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O QUE ACHAM??? O ESTIGMA ASSOCIADO ÀS DOENÇAS MENTAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA
VictorVieira_
Achei a redação muito bem escrita e devo aqui dar meus sinceros parabéns a você. Entretanto creio que para uma redação de ENEM (30 linhas) o texto ficou demasiado prolixo e, portanto, longo. A linguagem está perfeita, mantendo-se na modalidade formal da língua portuguesa sem digressões e flutuação nLeia mais
Achei a redação muito bem escrita e devo aqui dar meus sinceros parabéns a você. Entretanto creio que para uma redação de ENEM (30 linhas) o texto ficou demasiado prolixo e, portanto, longo.
See lessA linguagem está perfeita, mantendo-se na modalidade formal da língua portuguesa sem digressões e flutuação na formalidade.
Um conselho: ao invés de se preocupar na descrição minuciosa de todos os elementos externos do seu texto, como você fez com a eletroconvulsoterapia, você poderia focar mais na inclusão de repertório sociocultural na sua dissertação. Digo isso porque o ENEM valoriza muito mais os textos com originalidade, mas no geral o seu texto já está muito bom
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
VictorVieira_
No geral a redação apresenta bons argumentos e uma "esqueleto" claro, embora tenha sérios problemas de vírgula e pontuação que sugiro que busque melhorar caso seja seu ENEM de treineiro. Além disso, senti falta de estruturas conjuntivas e conectivos no seu texto, mas o que tange ao conteúdo para mimLeia mais
No geral a redação apresenta bons argumentos e uma “esqueleto” claro, embora tenha sérios problemas de vírgula e pontuação que sugiro que busque melhorar caso seja seu ENEM de treineiro.
See lessAlém disso, senti falta de estruturas conjuntivas e conectivos no seu texto, mas o que tange ao conteúdo para mim foi bastante claro e bom.
Uma dica: o ENEM valoriza muito redações que tenham originalidade! Portanto, nas próximas redações busque incluir no seu texto repertórios socioculturais que podem ser desde filmes até citações de filósofos.
Eu pontuaria sua redação na faixa dos 700 pontos
Evasão Escolar (Se puderem CORRIGIR COM NOTA eu agradeço :D)
VictorVieira_
COMPETÊNCIA 1 - 80 Erros crassos de plural, uso excessivo e confuso da vírgula, flutuação de formalidade COMPETÊNCIA 2 - 180 Compreensão e aplicação da proposta no texto final com ínfimos problemas COMPETÊNCIA 3 - 200 Bom, adequado e produtivo repertório sócio-cultural aplicado no texto COMPETÊNCIALeia mais
COMPETÊNCIA 1 – 80
Erros crassos de plural, uso excessivo e confuso da vírgula, flutuação de formalidade
COMPETÊNCIA 2 – 180
Compreensão e aplicação da proposta no texto final com ínfimos problemas
COMPETÊNCIA 3 – 200
Bom, adequado e produtivo repertório sócio-cultural aplicado no texto
COMPETÊNCIA 4 – 120
Argumentação ficou comprometida pelo uso indiscriminado de vírgulas e pontos.
COMPETÊNCIA 5 – 100
Proposta presente mais vaga e imprecisa.
TOTAL = 580
Busque melhorar
See lessBons estudos!
TERRORISMO COMO ARMA IDEOLÓGICA
VictorVieira_
Avaliação da Introdução: Tese bastante definida e um esqueleto coeso. Uso adequado do repertório da Constituição Federal Erro 1 - Tratamento vago do artigo da constituição - A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, (prevê em seu artigo) prevê em um dos seus artigosLeia mais
Avaliação da Introdução: Tese bastante definida e um esqueleto coeso. Uso adequado do repertório da Constituição Federal
Erro 1 – Tratamento vago do artigo da constituição – A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, (prevê em seu artigo) prevê em um dos seus artigos o direito a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro.
Explicação: A constituição brasileira tem inúmeros artigos e o modo como você escreveu dá a entender que só tem um, então busque nesses casos utilizar-se de expressões mais generalistas caso não saiba ao certo qual é a coisa específica
Avaliação do D1 – Este desenvolvimento está inadequado ao tema, pois é sobre o TERRORISMO ENQUANTO ARMA IDEOLÓGICA. A violência vinda de meios paupérrimos e desletrados não há de ser ideológica na essência da ação humana do individuo infrator, tendo em vista que seria uma contradição lógica alguém basear suas atitudes violentas em preceitos ideológicos sendo que ela não teve educação nem para os conhecimentos mais básicos.
Além disso esse parágrafo tem muitos erros de acentuação e ortografia no geral. Busque corrigir!
ATENÇÃO: EU SE FOSSE CORRETOR DESCONSIDERARIA INTEGRALMENTE ESTE PARÁGRAFO!
Erro 2 – Víes – Viés
Erro 3 – Cidadões – Cidadãos
Erro 4 – Consequêntemente – Consequentemente
Avaliação do D2 – Adequado, porém fraco. Não zeraria este fragmento, entretanto ele poderia ser mais condizente ao tema principal e aos seus desdobramentos.
Erro 5 – Falta fluidez
Erro 6 – Erros de pontuação e vírgula
Avaliação da Conclusão – Direta e clara, mas incompleta. Os elementos para uma conclusão completa são: AGENTE, AÇÃO, MODO, OBJETIVO, DETALHAMENTO. Faltou modo e detalhamento.
Erro 6 – Projetro – Projeto
Devo ter deixado escapar algumas coisa, mas essa correção já fala sobre a maior parte dos problemas.
See lessNão deixe que os erros lhe desanime!
Um erro que você comete e aprende com ele é um erro a menos para se preocupar no futuro!
Bons Estudos
-Victor
Origens da Vida
VictorVieira_
Gostaria antes de dizer que a minha correção dirá respeito ao tema escolhido, pois achei um tanto desviado dos temas mais corriqueiros dos vestibulares e do ENEM. É quase certo que no ENEM um tema como esse nunca irá aparecer, pois eles se utilizam de problema sociais, políticos e econômicos que aflLeia mais
Gostaria antes de dizer que a minha correção dirá respeito ao tema escolhido, pois achei um tanto desviado dos temas mais corriqueiros dos vestibulares e do ENEM.
See lessÉ quase certo que no ENEM um tema como esse nunca irá aparecer, pois eles se utilizam de problema sociais, políticos e econômicos que afligem a sociedade brasileira. Apesar de eu particularmente ter gostado do tema é fato que tempo do estudante é bastante corrido para desperdiçar com ilações fantasiosas.
Tome como conselho o que eu vou lhe dizer:
Nada que demande um conhecimento muito aprofundado irá cair nos vestibulares pois eles estão lidando com alunos de E.M em sua maioria.
Entretanto, se estiver escrevendo para algum concurso público que abarque essas questões, ou então se você estiver fazendo por prazer próprio enquanto alguém que não tem preocupação em relação ao tempo, digo que a redação está boa embora não tenha uma P.I (até porque é problema bastante irresoluto)
Bons estudos
Depressão na sociedade brasileira
VictorVieira_
C1-180 Alguns erros de concordância e vírgula C2-140 Argumentação existente porém, não muito aprofundada C3-200 Dispõe de repertório sociocultural vasto e adequado C4-180 Apresenta boa estruturação do texto com quantidade aceitável de conectivos C5-180 Dispõe de uma P.I simples e direta, embora nãoLeia mais
C1-180
See lessAlguns erros de concordância e vírgula
C2-140
Argumentação existente porém, não muito aprofundada
C3-200
Dispõe de repertório sociocultural vasto e adequado
C4-180
Apresenta boa estruturação do texto com quantidade aceitável de conectivos
C5-180
Dispõe de uma P.I simples e direta, embora não muito detalhada no que diz respeito aos meios e motivações.
Nota Final: 880
Sistema Carcerário e Reintegração.
Ana_LauraRM
Olá Josué, boa tarde. Vou tentar corrigir sua redação por parágrafos. P1- Dois erros de concordância/norma-culta: resocialização, ao invés de ressocialização, e "convênio", ao invés de convívio. Fora isso, acho que não teve muitos erros grandes. P2- Erro: "problemas sociais com viés ideológico", comLeia mais
Olá Josué, boa tarde. Vou tentar corrigir sua redação por parágrafos.
See lessP1- Dois erros de concordância/norma-culta: resocialização, ao invés de ressocialização, e “convênio”, ao invés de convívio. Fora isso, acho que não teve muitos erros grandes.
P2- Erro: “problemas sociais com viés ideológico”, como “problemas” está no plural, “viés ideológicos” também deveria estar, ficando assim: “problemas sociais com vieses ideológicos”. Outro ponto que você errou foi não ter exposto o ponto de vista defendido. Em textos dissertativos-argumentativos SEMPRE tem que estar claro o ponto de vista defendido. Também não houve o uso de conhecimentos de outras áreas, como alusões históricas, citações, informações de dados científicos, e etc.
P3- Você tangenciou no tema, ou seja, fugiu dele. Este é um erro grave. Você focou muito tanto neste parágrafo quanto no outro nas “revoltas contra o estado”, e não na reintegração de presos.
P4- Este parágrafo não tem ligação com os parágrafos de desenvolvimentos. Nele você aborda a ideia de desenvolver socialmente e economicamente as favelas, morros e etc, mas o que isso tem haver com as revoltas contra o estado que você citou antes, e ainda mais, com o título do seu texto, que é a reintegração de presos? Cuidado: você também não seguiu o que é necessário numa proposta de intervenção: O QUE vai ser feito, QUEM vai fazer, COMO vai ser feito, PARA QUE vai ser feito e um DETALHAMENTO sobre algum desses, ou seja, sua proposta está incompleta. Na última frase você acrescenta “evitar condenações”, e como você não tinha citado isso antes, dá a impressão de ser um novo argumento que não foi bem desenvolvido. Cuidado: o fechamento é a hora de reafirmar e concluir o que foi dito, e não expor mais argumentos sem desenvolvê-los.
Notas:
C1 – 160 pontos (alguns erros de gramática, mas poucos)
C2- 40 pontos (tangenciou o tema)
C3- 40 pontos (não houve a defesa de um ponto de vista)
C4- 80 pontos (parágrafos mal relacionados entre si)
C5- 80 pontos (proposta de intervenção insuficiente)
Total: 400 pontos (corrijo olhando a tabela de notas que o MEC disponibiliza, se quiser ver é só entrar no site deles falando sobre as competências do ENEM.)
Dicas: Estude o modelo de redação dissertativo-argumentativo e leia muitas redações do ENEM e suas respectivas correções.
Se praticar bastante você com certeza vai ir looonge e fazer redações dignas de 1000, acredite em você e que Deus te abençoe muito pra você conquistar seus sonhos. Beijosss
O patriostimo em questão no Brasil
Ana_LauraRM
Olá Matheus, boa tarde! Vou corrigir (tentar) sua redação por parágrafos e contando que o objetivo dela é seguir o modelo dissertativo-argumentativo. Parágrafo 1- Apresentou o tema bem, mas não houve a apresentação do ponto de vista defendido nem dos argumentos que você vai utilizar ao longo dos desLeia mais
Olá Matheus, boa tarde! Vou corrigir (tentar) sua redação por parágrafos e contando que o objetivo dela é seguir o modelo dissertativo-argumentativo.
See lessParágrafo 1- Apresentou o tema bem, mas não houve a apresentação do ponto de vista defendido nem dos argumentos que você vai utilizar ao longo dos desenvolvimentos. Neste tipo de texto, você tem que deixar bem claro se o texto é a favor do tema discutido ou se considera aquilo um problema (sempre de forma impessoal). Você errou nesta parte, e também não apresentou melhor os argumentos que você iria abordar. Não tenha medo de gastar algumas linhas na introdução!
Parágrafo 2 e 3- Cometeu os mesmos erros da introdução, pois você não expôs nenhum ponto de vista a ser defendido, o que faz seu texto se assemelhar mais a um texto expositivo do que um texto dissertativo-argumentativo. Outro erro é que você não fez ligações com outras áreas de disciplinas, como alusões históricas ou até mesmo citar um filme que pode se relacionar com o tema do texto. Isso daria mais embasamento ao seu texto e mais credibilidade. Ponto positivo: você desenvolveu muito bem as informações que apresentou.
Parágrafo 4 – Este é o parágrafo da proposta de intervenção. Você tem quem apresentar a proposta e falar QUEM vai faze-la, COMO vai faze-la, POR QUE vai faze-la e apresentar o DETALHAMENTO sobre algumas dessas informações que você deu. Você errou quando não apresentou nenhuma dessas informações.
Notas (de acordo com o modelo Enem):
Competência 1 – 200 (não houve muitos erros de português)
Competência 2 – 120 pontos (apresentou um texto dissertativo-argumentativo com muitas falhas)
Competência 3 – 40 pontos (infelizmente, não apresentar um ponto de vista o faria perder muitos pontos)
Competência 4 – 200 (articulou as partes do texto e também apresentou recursos coesivos entre os parágrafos)
Competência 5- 40 pontos (infelizmente, a falta daquelas informações que te falei deixaram sua proposta vaga ou até mesmo inexistente)
Total: 600 pontos
Dicas: estude o modelo dissertativo- argumentativo, como se fazer uma proposta de intervenção e leia muuuuitas redações exemplares do modelo Enem, e leia bastante correções.
Você vai longe, você escreve bem e desenvolve bem os argumentos, desejo muuuito que Deus te ajude a conquistar seus sonhos, bejosss
Atual cenário da Leitura no Brasil
Ana_LauraRM
Bom dia Jacieli, vou (tentar) corrgir sua redação por parágrafos P1: Sua introdução apresentou bem o tema, mas fiquei um pouco confusa quanto as vírgulas, tem duas em específico que estão erradas em "...Direitos Humanos, garante a todos, o direito a democratização...) e deveria ser "Direitos HumanosLeia mais
Bom dia Jacieli, vou (tentar) corrgir sua redação por parágrafos
See lessP1: Sua introdução apresentou bem o tema, mas fiquei um pouco confusa quanto as vírgulas, tem duas em específico que estão erradas em “…Direitos Humanos, garante a todos, o direito a democratização…) e deveria ser “Direitos Humanos garante a todos o direito a democratização”. Também tive dúvidas quanto á retomada ” esta parcela da população”, pois deixa o leitor confuso sem saber exatamente a quem você se refere, visto que (acredito eu) se referia á “sociedade brasileira”, que não apresenta ideia de ser apenas uma parcela da população. Cuidado com as vírgulas e retomadas (estas tem que estar explícito a quem está se referindo).
P2- Está escrito “aos desdobramento”, deveria ser “aos desdobramentos”. Houve a apresentação e defesa do seu ponto de vista no tópico frasal (primeira frase), o que é uma coisa que te daria pontos. Mas há uma frase que contém mais de um erro de concordância mais adiante: “Segundo o Instituto Pró- livro, o Brasil em 2011, consta que os Brasileiros lê apenas “1,8” de algum tipo de livro por ano.”, a palavra “consta” aparenta estar relacionada à “instituto”, mas devido à quebra que se fez com as vírgulas, o trecho ficou bem confuso. Também há o erro de concordância “lê” se referindo aos “brasileiros” (que está em letra maiúscula, quando não deveria), sendo assim deveria ser “leem” (no plural, e não no singular). Outro erro de ambiguidade é quando se fala “o Brasil em 2011” e depois se fala “consta que os brasileiros leem”, deixando o leitor confuso, pois a marca temporal sugere que a pesquisa vale para 2011, mas logo depois você afirma coisas no presente. Isso deixa dúvidas se o tempo verbal que você usou está errado ou se apenas não deveria ter colocado o “em 2011”. O período correto deveria ser (exemplo): “Segundo o Instituto Pró- livro (pesquisa feita em 2011), no Brasil, consta-se que os brasileiros leem apenas 1,8 de algum tipo de livro por ano.”
P3- O terceiro parágrafo de desenvolvimento apresenta alguns erros. A frase “por exemplo sendo então como impulsionador da troca de livros por celulares e computadores. ” está errada, o “Por exemplo” não fez sentido com o todo, e a palavra “impulsionador” instiga o leitor a saber quem é este impulsionador que faz o fenômeno da troca de livros pela tecnologia acontecer, e você não explicita bem quem é. Deveria ser ” sendo então o impulsionador…” ou “por sendo então como impulsionador da troca de livros os celulares e computadores. “. Há também o erro de você não ter feito ligação da frase de Bauman com o tema. Só colocar a frase sem correlacioná-la com o tema a faria perder pontos.
P4- Outro erro de concordância, na frase “será revertido da criação de um plano de comunicação”, quando deveria ser “será revertido à criação de um plano de comunicação”. Seu parágrafo ficou bom e sua proposta de intervenção também.
Notas:
C1- 120 pontos; (muitos erros da norma culta)
C2- 160 pontos (fez alusões e não fugiu ao tema, mas as alusões não foram devidamente relacionadas ao tema).
C3- 120 (não houve ligação clara entre os parágrafos, houve erros nos argumentos que os deixam confusos e o excesso deles sem um desenvolvimento maior também foi prejudicial.)
C4- 160 (Houve alguns erros de retomadas e poucos elementos conectivos entre os períodos)
c5- 200 (ótimo! parabéns!)
Total: 760
Dicas: Estude o uso da vírgula, da crase e do plural e singular. Estude também os conectivos e pronomes de ligação.
Você vai longe, acredite em você e que Deus te abençoe pra você conquistar seus sonhos, beijosss
A evasão escolar no Brasil do século XXI
VictorVieira_
Se puder, mandem as correções pelos critérios do ENEM ( dando a nota para cada competência e comentando os erros que por ventura eu cometi) que me ajudaria a me auto-avaliar. MUITO OBRIGADO :)
Se puder, mandem as correções pelos critérios do ENEM ( dando a nota para cada competência e comentando os erros que por ventura eu cometi) que me ajudaria a me auto-avaliar.
See lessMUITO OBRIGADO :)