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Os desafios para a inclusão digital de idosos no Brasil
Smirna
C1: 160 Sua escrita é muito boa, PARABÉNS POR ISSO. Detectei apenas um desvio: "negligência governamental INFLUENCIA..." - INFLUÊNCIA Embora eu não seja muito boa com a pontuação, o que me impossibilita de argumentar muito sobre isso. É sempre bom continuar praticando e tomando cuidado com essa compLeia mais
C1: 160
Sua escrita é muito boa, PARABÉNS POR ISSO. Detectei apenas um desvio:
“negligência governamental INFLUENCIA…” – INFLUÊNCIA
Embora eu não seja muito boa com a pontuação, o que me impossibilita de argumentar muito sobre isso. É sempre bom continuar praticando e tomando cuidado com essa competência.
Outrossim, apresentou o uso de expressões redundantes a escrita. Tente ser um pouco mais direto, tudo bem?
C2: 120
Se manteve rente ao gênero solicitado, dissertativo-argumentativo. PARABÉNS. Usou de dois pontos muito bons para a discussão, embora tenha apresentado uma delas de maneira equivocada.
Na introdução você exemplifica: “INCENTIVO FAMILIAR”, contudo, no parágrafo de desenvolvimento referente ao ponto supracitado, apresentou argumentação relativo ao “abandono” ou mesmo a “carência” dos idosos nesse quesito. Assim, sugiro que substitua o termo inicial.
C3: 160
Trouxe boas referências, embora tenho que considerar uma delas fraca. Veja, quando apresentou os dados do IBGE, você acrescentou um dado futurista, mas argumentou a problemática no presente, e o tema pede toda o desenvolvimento no presente. Isso tonou seu texto um mais frágil e prejudicou sua nota.
C4: 160
Bom uso dos conectivos, senti falta apenas no início do texto.
Ademais, fez uso excessivo da palavra “IDOSOS” (5 vezes, 2 no mesmo parágrafo”. Sei que em certos momentos torna-se inevitável sua utilização, mas tente evitar ao máximo essas repetições, tudo bem?
C5: 120
Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).
Urge, pois, que medidas sejam tomadas para amenizar o problema. Logo, o Governo Federal (AGENTE) – Poder Executivo no âmbito da União – precisa investir em cursos técnicos educacionais que viabilizem o conhecimento sênior (AÇÃO), por meio de políticas públicas e aprovações feitas pelo Congresso Nacional (MODO). Além disso, é necessário que haja uma conscientização das comunidades para que aconteça uma integração familiar que beneficie tecnologicamente a terceira idade (AÇÃO). Com isso, o fito de tais ações é estabelecer uma sociedade justa e igualitária, a fim de que os idosos possam ser incluídos na internet (EFEITO).
Apresentou duas ações, mas ambas incompletas. Não notei o detalhamento, que caberia no trecho sobre as “POLÍTICAS PÚBLICAS…”. Além disso, sua segunda ação sequer apresentou um MODO. Interligar as duas com um único efeito foi bom, não sei se foi proposital, mas foi bom assim mesmo.
TOTAL: 720
See lessTema: Mobilidade Urbana no século XXI – O ir e vir em questão na sociedade brasileira
Smirna
C1: 200 Você possui uma ótima escrita, PARABÉNS POR ISSO. Ainda identifiquei dois erros, número máximo permitido para se alcançar a pontuação total nessa competência. "Como resultado dessa construção históricas..." - Pôs HISTÓRICAS, tendo o escrito o resto da sentença no singular e não plural. "DadoLeia mais
C1: 200
Você possui uma ótima escrita, PARABÉNS POR ISSO.
Ainda identifiquei dois erros, número máximo permitido para se alcançar a pontuação total nessa competência.
“Como resultado dessa construção históricas…” – Pôs HISTÓRICAS, tendo o escrito o resto da sentença no singular e não plural.
“Dado isso, concerne aos governos municipais” – Uma vez que você utiliza de “GOVERNOS MUNICIPAIS” como agente, deve ser iniciado com letra maiúscula.
Lembrando que posso ter deixado algo passar, afinal, sou apenas uma estudando, assim como você.
C2: 200
Você manteve-se atenta ao gênero dissertativo-argumentativo, PARABÉNS.
Apresentou a problemática, discutiu sobre e apresentou resolução para os itens mencionados.
C3: 160
Seu maior problema foi não ter apresentado nenhum dado estatístico ou reportagem que apoiasse seu ponto de vista. Assim, sua argumentação perdeu o impacto, tornou-se superficial.
C4: 120
Fez um bom uso de conectivos, senti falta de algum no seguinte trecho:
“regiões periféricas. Como resultado dessa construção históricas…” – Antes desse COMO, não aconselho iniciar um argumento assim.
Contudo, foi muito bem no geral.
Seu maior problema é a repetição de palavras. Por exemplo:
Veículo – 4 vezes (2 no mesmo parágrafo)
Transporte – 8 vezes (4 no mesmo parágrafo, 2 em outro e 2 em outro)
Mobilidade urbana – 3 vezes
No que se refere a MOBILIDADE URBANA, a repetição dessa ideia é que me preocupa, embora acredite que você poderia ter evitado, uma vez que já é o tema da redação, TALVEZ não seja tão cobrada quanto as outras.
C5: 160
Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).
Infere-se, portanto, que é imprescindível a tomada de medidas atenuantes ao entrave abordado. Dado isso, concerne aos governos municipais (AGENTE) a criação de planos diretores (AÇÃO) que visem orientar a população quanto ao adequado uso e a correta ocupação do solo (MODO). Além disso, o Estado (AGENTE), por meio da Secretaria de Comunicação, deve incentivar o uso do transporte público (AÇÃO), propondo a criação de rodízios para veículos particulares (MODO), por exemplo. Dessa maneira, o Brasil poderá garantir o direito ao transporte a seus cidadãos e, também, reduzir os efeitos que causa ao meio ambiente (EFEITO).
Senti falta do detalhamento na sua conclusão, isso te impediu a nota completa.
TOTAL: 840
Parabéns pelo bom trabalho, sério mesmo. Precisa se atentar para um erro aqui e outro ali, mas foi um texto muito bom.
E, mais uma vez, lembro que sou apenas uma estudante. Espero ter te ajudado.
See lessO dilema da doação de órgãos (se puderem ser detalhistas <3 )
Smirna
C1: 120 Sua escrita é muito boa. Contudo, ainda notei alguns erros no uso de vírgulas e concordância. "pois a ausência de campanhas..." - Creio que após esse POIS, deveria ter uma vírgula. "é válido, também, citar..." - A maneira mais adequada de escrever esse trecho seria TAMBÉM É VÁLIDO CITAR... ELeia mais
C1: 120
Sua escrita é muito boa. Contudo, ainda notei alguns erros no uso de vírgulas e concordância.
“pois a ausência de campanhas…” – Creio que após esse POIS, deveria ter uma vírgula.
“é válido, também, citar…” – A maneira mais adequada de escrever esse trecho seria TAMBÉM É VÁLIDO CITAR… Essas vírgulas estão postar de maneira errada.
“Pela vivência e pelas MEMÓRIAS CRIADA com aquele…” – Pela lógica, faltou um s em CRIADAS.
Ah, e também a redundância de termo.
“processo do procedimento gera uma desinformação…” – Foi uma escolha equivocada quando optou por PROCESSO DO PROCEDIMENTO”.
Por fim, você escreveu “ONG’S”. Não se usa a forma abreviada, apenas siglas ou letras, se não foi citado anteriormente na forma extensa. Logo, deveria ter escrito “Organizações não governamentais”.
C2: 120
Ao meu ver você entendeu a proposta, embora tenha elaborado de maneira muito confusa seus argumentos.
Você se estendeu demais e acabou repetindo as mesmas ideias com outras palavras.
Por exemplo, no seu 2° parágrafo você inicia com a ideia de que o governo não informa adequadamente a população sobre o tema. Depois, parafraseia com o pensamento do filosofo sobre essa quebra de contrato, que retoma a ideia de que o governo não cumpre seu papel. Em seguida, discorre sobre a falta de medidas por parte do governo e, por fim, volta a falar da quebra de contrato.
Resumindo, muito discurso para pouco conteúdo.
Fez o mesmo esquema no 3° parágrafo.
Ah, e existe uma diferença entre “DOAÇÃO DE ÓRGÃOS” (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) e “DOAÇÃO DE TECIDOS” (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). Ambos são extremamente importantes, mas não são a mesma coisa.
Parece besteira, mas pode te tirar pontos na hora da correção.
C3: 120
Parafraseou uma citação e trouxe dados estatísticos, embora quando mencionou o G1, não informou exatamente o que ele é
Sim, sabemos que é um site de notícias, mas a ideia da redação é convencer o leitor do seu ponto de vista. Se você apenas citar um nome qualquer, como saber se é verdadeiro e confiável?
C4: 120
Bom uso dos conectivos. Entretanto, abusou da repetição de termos.
É válido essa repetição em alguns casos, mas como você usou em excesso, perdeu pontos.
Procedimento: 5 vezes (2 em um único parágrafo e 2 em outro)
Órgãos: 5 vezes (2 no mesmo parágrafo)
Doação: 5 vezes (2 no mesmo parágrafo)
Desinformação: 3 vezes no mesmo parágrafo
C5: 160
Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).
Portanto, diante do exposto, medidas devem ser tomadas para amenizar o panorama dos dilemas da doação de órgãos. Logo, cabe ao Ministério da Saúde (AGENTE) promover programas sociais com reuniões comunitárias e palestras (AÇÃO) visando um maior entendimento sobre o assunto (EFEITO). Essa ação pode ser feita por meio de uma readequação dos gastos públicos (MODO), uma vez que os impostos pagos pela população são para o melhoramento do bem-estar (DETALHAMENTO). Em adição a isso, o Ministério da Cidadania (AGENTE), em união com ONG’s, deve promover projetos de consolação familiar de pacientes com potencial de doação (AÇÃO). Assim, mais realidades como a de Kate serão realizadas (EFEITO).
Embora sua conclusão tenha todos os elementos, ela ainda está meio confusa. Tem informação demais. Uma conclusão deve ser direta e resumida, a sua é bem extensa. Além disso, não sei se essa parte dos impostos pode ser entendida como detalhamento, talvez um corretor oficial do Enem não considere. Tome cuidado com isso.
TOTAL: 640
See lessDesigualdade escolar em tempos de pandemia
Smirna
C1: 160 Sua escrita é muito boa, PARABÉNS POR ISSO. Contudo, ainda identifiquei alguns erros. Por exemplo, no seguinte trecho, no final do primeiro parágrafo, faltou a crase: "falta de acesso a internet" Além disso, ocorre a repetição excessiva de palavras. Em alguns casos é inevitável e acaba tornaLeia mais
C1: 160
Sua escrita é muito boa, PARABÉNS POR ISSO. Contudo, ainda identifiquei alguns erros.
Por exemplo, no seguinte trecho, no final do primeiro parágrafo, faltou a crase:
“falta de acesso a internet”
Além disso, ocorre a repetição excessiva de palavras. Em alguns casos é inevitável e acaba tornando-se irrelevante, mas não é o caso aqui.
Acesso – 4 vezes (duas no mesmo parágrafo)
Internet – 5 vezes (3 no mesmo parágrafo)
Outrossim, tenha cuidado com a concordância. Na sua conclusão você citou dois agentes.
“o governo e o Ministério da Educação, através de campanhas educativas e distribuição de verbas para a educação, crie programas…” – A propósito, Governo deveria ser escrito com a primeira letra maiúscula, pois, nesse caso ele é sujeito.
Voltando, você mencionou dois agentes, logo, “CRIE” está incorreto, pois deveria abranger ambos os órgãos nacionais.
E, por fim, não é recomendável o uso de siglas sem que você tenha escrito a/as palavra/palavras por completo antes.
Quando você usou “PNAD” e “IBGE” sem explicar seu significado, perdeu pontuação.
C2: 200
Você abordou perfeitamente o tema, não se desviou e manteve o foco no estilo de texto dissertativo-argumentativo.
C3: 200
Trouxe diferentes referências, não somente dados estatísticos, como também históricos “constituição de 1988” e concepção filosófica de John Locke.
Contudo, CUIDADO. No final você citou a magna carta:
“Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela realização dos elementos listados na Magna Carta”.
Contudo, em momento algum citou quais eram esses elementos, isso praticamente inutilizou seu argumento. Não sei se um corretor oficial fecharia sua nota nessa competência.
C4: 200
Ótimo uso dos conectivos.
C5: 200
PARABPENS, sua conclusão possui os 5 elementos essenciais. Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (explicação e exemplos).
Infere-se, portanto, a necessidade de se contrapor esses obstáculos. Para tal fim, é fundamental que o governo e o Ministério da Educação (AGENTE), através de campanhas educativas e distribuição de verbas para a educação (MODO), crie programas que possibilitem a população carente a acessar a internet e a ter acesso a um sistema de ensino de qualidade (AÇÃO) – com a intenção de diminuir esses dados alarmantes (EFEITO). Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela realização dos elementos listados na Magna Carta. (DETALHAMENTO)
CONTUDO, lembre-se que ao citar superficialmente a Carta Magna, deixando informações vagas no texto, você correu o risco de inutilizar esse trecho. Assim, sua conclusão poderia ter sido incompleta.
TOTAL: 960
See lessO meio ambiente em questão ao Brasil
Smirna
C1: 40 PONTOS Você usa vírgulas em excesso, muitas do texto estão em locais inadequados. Creio que o termo "obra prima" não se encaixa no contexto, troque por "matéria prima". C2: 80 PONTOS Você trabalhou de forma insuficiente os dois focos da problemática. Você apenas jogou informações superficiaisLeia mais
C1: 40 PONTOS
Você usa vírgulas em excesso, muitas do texto estão em locais inadequados.
Creio que o termo “obra prima” não se encaixa no contexto, troque por “matéria prima”.
C2: 80 PONTOS
Você trabalhou de forma insuficiente os dois focos da problemática. Você apenas jogou informações superficiais e deixou o pensamento vago, isso prejudica a leitura.
C3: 80 PONTOS
Logo no início você joga muitas informações que poderiam ser extremamente relevantes ao texto, mas desvia totalmente o foco no desenvolvimento. Além disso, seus argumentos quanto as queimadas e ao desmatamento são simplórios, sem consistência. Você vai jogando mais e mais informações sem se aprofundar em nenhuma, isso desvaloriza seu texto.
C4: 80 PONTOS
Você quase não faz uso de conectivos ao decorrer do texto, isso pode prejudicar a leitura.
C5: 40 PONTOS
Sua conclusão não apresenta nenhum dos elementos conclusivos necessários nesse trecho, são eles: Agente, Ação, Modo, Finalidade e Detalhamento. Você apenas supõe que as mudanças devem acontecer, mas não fala quem pode fazer acontecer, como vai fazer, quais serão os objetivos e quais benefícios surgirão com isso.
TOTAL – 320 PONTOS
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