Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Medos e fobias
Sheron
Tomando o ENEM como referencial para falar sobre sua redação, aqui vão algumas dicas para ajudar a melhorar a construção do seu texto: No texto como um todo, senti que faltaram mais conectivos. O uso deles pode deixar seu texto, além de mais dinâmico e mais atraente para o corretor, que sempre visaLeia mais
Tomando o ENEM como referencial para falar sobre sua redação, aqui vão algumas dicas para ajudar a melhorar a construção do seu texto:
See lessNo texto como um todo, senti que faltaram mais conectivos. O uso deles pode deixar seu texto, além de mais dinâmico e mais atraente para o corretor, que sempre visa textos com uma pegada mais original (com um tom mais autoral e menos genérico), também te dão mais pontos na parte de coerência e coesão. Os conectivos são detalhes que enriquecem o seu texto, isso é fato.
Outra coisa bem importante, são as referências que você vai usar para comprovar sua tese e dar mais solidez aos seus argumentos. É de extrema importância haver fontes externas ao seu conhecimento empírico, pois, os corretores não podem pensar que você inventou todas as informações que ali foram supracitadas. Falar coisas como: “Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a média mundial de casos de ansiedade foi de 3,6%”, passa uma sensação de que você realmente sabe do que está falando, e que pode provar o quanto sabe sobre isso. Logo, dados estatísticos, citações de livros, músicas ou livros (até mesmo sendo clichê porém com impacto, pode usar citações de sociólogos e filósofos), e que claro, que tenham a ver com o tema em questão, podem ser meios de você enriquecer seus argumentos.
Outro problema que identifiquei foi a questão da pontuação. Tente tomar um pouco mais de cuidado ao usar os sinais gráficos em sua dissertação.
O último ponto que eu queria discutir, é sobre sua conclusão. De novo, tomando o ENEM como referencial, a banca gosta de uma proposta de intervenção muito bem detalhada, onde eles exigem alguns pontos essenciais: quem vai fazer? como vai ser feito? por meio de quê vai ser feito? qual finalidade isso terá? e creio que tenha mais um, porém não estou me lembrando. Em suma, seu texto está excelente! A norma padrão foi respeitada, então, isso já é um ponto positivo. Parabéns pelo texto!