Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Os desafios em relação à adoção tardia no Brasil
sdsdsouza
1. "O grito" é um excelente repertório, mas não ficou clara a relação entre a obra citada e a problemática do texto. 2. "e as crianças já estarem mais desenvolvidas"* "receosos"* "situações em que"* 3. No D1, o trecho "No Brasil até tem uma lei..." parece desconexo do que foi dito anteriormente no mLeia mais
1. “O grito” é um excelente repertório, mas não ficou clara a relação entre a obra citada e a problemática do texto.
2. “e as crianças já estarem mais desenvolvidas”* “receosos”* “situações em que”*
3. No D1, o trecho “No Brasil até tem uma lei…” parece desconexo do que foi dito anteriormente no mesmo parágrafo. Vale ressaltar que um parágrafo contém apenas uma ideia.
4. Atenção para a concordância verbal: “as negligências do governo influenciaM”
5. Estado, com E, refere-se ao conjunto de instituições que controlam o país. Já estado, com e, refere-se a unidades federativas (Bahia, São Paulo, etc.).
6. No D2 e na conclusão, há uma falha na construção do período, sendo difícil entender o que você quis passar. Evite escrever períodos muito longos, pois você pode acabar se perdendo nas ideias. Além disso, evite a repetição de palavras (o uso de sinônimos torna a leitura menos cansativa).
Boa sorte!
See lessA cultura do cancelamento no meio virtual
sdsdsouza
1. Problemas na construção do período. Seria mais adequado as seguintes estruturas: "Em 1969, nos Estados Unidos, o ser humano adentrou em um novo mundo: a internet havia sido criada e com ela várias mudanças ocorreram" e "Na série 'Control Z', exibida na Netflix, há um grupo...". 2. As redes sociaiLeia mais
1. Problemas na construção do período. Seria mais adequado as seguintes estruturas: “Em 1969, nos Estados Unidos, o ser humano adentrou em um novo mundo: a internet havia sido criada e com ela várias mudanças ocorreram” e “Na série ‘Control Z’, exibida na Netflix, há um grupo…”.
2. As redes sociais*
3. Problemas quanto à acentuação das palavras:
E um dos mais preocupantes É a cultura do cancelamento no meio virtual*
analisar os fatores e os impactos que norteiam estA questão*
Na SÉRIE “Control Z”*
4. Atente para a diferença entre “a” (indica tempo futuro) e “há” (indica tempo decorrido, passado). Logo, o correto seria “De fato, HÁ fatores que levam a cultura de cancelamento nas redes sociais…”
5. Atente para a construção de sentido do período “De fato, a fatores que levam a cultura de cancelamento nas redes sociais…”
6. Atenção para a concordância nominal: “as opiniões dos seres humanos ACERCA da realidade são quase sempre equivocadAs.
7. Não se usa o verbo conjugado em primeira pessoa no texto dissertativo-argumentativo. Substitua “Isso mostras que não devemos julgar e massacrar alguém por algo que ela” por “Isso MOSTRA que não se deve julgar e massacrar alguém por algo que ela FEZ/DISSE (A FRASE ESTÁ INCOMPLETA)”. Substitua “Pois todos cometemos erros em nossas vidas” por “todos cometem erros em suas vidas”.
8. Evite a repetição de palavras, principalmente quando esta repetição ocorrer em locais períodos próximos.
9. Atenção ao uso do “Isso” (refere-se a algo que já foi dito) e do “Isto” (refere-se a algo que ainda será dito). O pronome “onde” só deve ser utilizado para se referir a lugares físicos.
10. Em sua conclusão, evite expressões como “Somente assim”, pois elas passam a ideia de que apenas a sua proposta de intervenção é viável. O uso de “caso isso seja feito” e expressões semelhantes seria mais adequado.
Boa sorte!
See lessA importância de uma infância saudável na formação do cidadão
sdsdsouza
1. A tese não está vaga e insuficiente, caindo no senso comum. 2. *formar-se. 3. Cuidado com a repetição de palavras, como "ambiente" e "saudável" e "esse" e suas variantes. 4. Cuidado com a construção dos períodos: antes de "com isso uma infância saudável gera..." seria mais adequado o uso de um poLeia mais
1. A tese não está vaga e insuficiente, caindo no senso comum.
2. *formar-se.
3. Cuidado com a repetição de palavras, como “ambiente” e “saudável” e “esse” e suas variantes.
4. Cuidado com a construção dos períodos: antes de “com isso uma infância saudável gera…” seria mais adequado o uso de um ponto de segmento.
Boa Sorte!
See lessINVISIBILIDADE E REGISTRO CIVIL: GARANTIA DE ACESSO À CIDADANIA NO BRASIL
sdsdsouza
1. Introdução: você apresentou um bom repertório sociocultural. No entanto, a inserção da íntegra da proposta de redação no período não se adequou ao contexto. Além disso, sua tese foi vaga, não apresentou, de forma objetiva, a sua opinião acerca do tema. 2. D1: há um problema de construção do períoLeia mais
1. Introdução: você apresentou um bom repertório sociocultural. No entanto, a inserção da íntegra da proposta de redação no período não se adequou ao contexto. Além disso, sua tese foi vaga, não apresentou, de forma objetiva, a sua opinião acerca do tema.
2. D1: há um problema de construção do período composto. O correto seria: “a negligência estatal é uma das principais causas desse impasse (,) pois é dever do Estado…”.
3. D2: novamente, há um problema quanto a construção do período: ” o abandono familiar também contribui para a invisibilidade do registro civil (,) já que, a família…”;
A citação de Aristóteles parece desconexa ao parágrafo. Você não elucidou qual é a relação entre o que ele disse e a o problema que você apontou. Além disso, a conjunção “Visto que” supõe um período composto. Logo, deveria haver uma outra oração ligada a essa, o que não é o caso.
4. Conclusão: mais uma vez, problemas com a pontuação: “a importância do registro civil (,) com a finalidade de ter um Brasil mais desenvolvido”.
Boa Sorte!
See lessAbuso sexual de crianças e adolescentes
sdsdsouza
1. Problemas de pontuação: o correto seria "No que se refere ao abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil (,) não é somente um problema local,mas global (,) visto que é um transtorno social que causa danos..."; "destaca-se também um sistema de justiça deficiente no país (,) o que facilita oLeia mais
1. Problemas de pontuação: o correto seria “No que se refere ao abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil (,) não é somente um problema local,mas global (,) visto que é um transtorno social que causa danos…”;
“destaca-se também um sistema de justiça deficiente no país (,) o que facilita o ato”;
“o abuso sexual pode influenciar diretamente os estudos (e) a saúde mental (,) além de comprometer as relações…”;
” Segundo levantamento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) (,) em 2020 (,) 73% dos casos de abuso acontece (não há vírgula) na casa da própria vítima ou do suspeito”;
“onde (,) segundo o jornal metrópole (,) em 2019 (,) no Brasil (,) apenas 1% dos abusadores são realmente punidos e (,) com isso (,) as vítimas são obrigadas a conviver com medo e as marcas da violência”;
“mais meios de prevenção contra abusos infantis (,) como pontos de ajuda”.
2. A sua introdução já começa com a tese. Isso não necessariamente é errado, mas trazer informações que apresentam o tema ao leitor, como dados e citações, torna sua produção melhor.
3. O pronome “onde” só é usado quando se refere a lugares físicos.
4. Problemas de acentuação, regência e conjugação: “em relação (à) punição”, “ineficiência (do) governo e (do) mundo” e “(é) necessário”.
5. Quanto à argumentação, há algumas falhas. Em sua introdução, você diz que o abuso sexual de crianças e adolescentes não é apenas um problema local, mas sim “global”. Entretanto, não há explicações acerca dessa dimensão global do problema. Além disso, no primeiro parágrafo do desenvolvimento, as ideias não estão bem esclarecidas: de que forma o abuso sexual afeta os estudos, a saúde mental e as relações? Não há dados ou exemplos que elucidem isso.
Ainda no D1, o segundo período parecer não ter relação com primeiro.
6. Sua conclusão está pouco desenvolvida: não é dito o modo como sua proposta de intervenção seria realizada, nem os efeitos que causaria.
7. Atente para a repetição de palavras e/ou expressões.
Nota: 500
See lessO estigma relacionado as doenças mentais no Brasil
sdsdsouza
1. Cuidado com a redundância: "NO BRASIL o estigma de que a saúde mental é algo supérfluo é uma característica marcante NA SOCIEDADE BRASILEIRA". Não é necessário o uso de "No Brasil" e "na sociedade brasileira" ao mesmo tempo, pois ambos passam a mesma ideia. 2. A repetição de palavras e/ou expressLeia mais
1. Cuidado com a redundância: “NO BRASIL o estigma de que a saúde mental é algo supérfluo é uma característica marcante NA SOCIEDADE BRASILEIRA”. Não é necessário o uso de “No Brasil” e “na sociedade brasileira” ao mesmo tempo, pois ambos passam a mesma ideia.
2. A repetição de palavras e/ou expressões tornam o a leitura cansativa e monótona e indica um vocabulário reduzido. Portanto, devem ser evitadas. Em seu texto, nota-se o uso excessivo de, por exemplo, “esse/essa//desse, serviço, Brasil, problema, solução, estigma, tratamento, saúde mental”.
3. Há problemas de pontuação e ortografia, principalmente no que se refere ao uso da vírgula e do ponto e à acentuação de palavras, como em “negligencia” e “clinicas”.
4. Cuidado com o uso do “onde” e do “aonde”. Ambos só podem ser usados em referência a lugares físicos. O segundo, em situações que indicam movimento (“Aonde você vai?”), e o primeiro, locais fixos.
5. Quanto a estrutura, nota-se que você sabe o que deve ser feito em cada parte do texto. Porém, a desorganização das ideias prejudica o entendimento da mensagem e, por vezes, faz com que a mesma coisa seja dita, só que em outras palavras, atrasando a progressão textual.
See lessMundo real versus mundo virtual: deve haver limites entre ambos?
sdsdsouza
1. Em um texto dissertativo-argumentativo, usa-se a terceira pessoa. Por isso, não se pode usar pronomes como "eu" e "você". 2. Não deve haver apresentação do autor e, apesar de um dos objetivos da introdução do texto ser a apresentação do tema, isso não precisa ser de forma explícita, como em "hojeLeia mais
1. Em um texto dissertativo-argumentativo, usa-se a terceira pessoa. Por isso, não se pode usar pronomes como “eu” e “você”.
See less2. Não deve haver apresentação do autor e, apesar de um dos objetivos da introdução do texto ser a apresentação do tema, isso não precisa ser de forma explícita, como em “hoje vou falar sobre…”.
3. A estrutura do texto dissertativo-argumentativo é, basicamente:
Introdução: contextualização do tema e sua opinião (tese);
Desenvolvimento: argumentos que sustentem a sua tese, o por quê de você achar tal coisa;
Conclusão: proposta de solução do problema.
4. Há problemas gramaticais de pontuação e acentuação, e não se deve utilizar a linguagem típica da internet, como “tbm” (o correto é “também”).