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As questões da gordofobia na sociedade brasileira
sandycs
Agradeço por dispor do seu tempo para corrigir minha redação! Recebi a correção da minha redação da plataforma Descomplica/Vestibulares e a competência 1 foi corrigida da seguinte forma e nota: Competência 1 Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa COMENTÁRIO Parabéns pelLeia mais
Agradeço por dispor do seu tempo para corrigir minha redação!
Recebi a correção da minha redação da plataforma Descomplica/Vestibulares e a competência 1 foi corrigida da seguinte forma e nota:
Competência 1
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
COMENTÁRIO
Parabéns pela sua redação! Seu texto demonstra uma compreensão sólida dos princípios básicos da escrita. Continue praticando para manter e aperfeiçoar ainda mais suas habilidades! 😊🎯
NOTA
200
Obs.: salvo engano até 3 erros de ortografia não são computados para baixar a nota.
Acredito que quando você colocou C1 estava se referindo ao C2
Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
COMENTÁRIO
A redação está muito boa, hein! Você desenvolveu bem o tema da gordofobia na sociedade brasileira, com argumentos consistentes e embasados em um repertório sociocultural amplo. Foi legal ver você analisando a influência da mentalidade capitalista, criticando a omissão do Estado e refletindo sobre a manipulação midiática. 👏 Para alcançar a nota máxima, sugiro evitar trechos previsíveis, buscando mais originalidade na argumentação. Além disso, aprofundar a análise sobre as consequências práticas da discriminação e propor soluções mais detalhadas e inovadoras seria ótimo. Que tal explorar mais os efeitos psicológicos da gordofobia, usando exemplos concretos ou dados estatísticos para reforçar seus argumentos? Isso pode enriquecer ainda mais seu texto. 😉 Outra dica é garantir uma estruturação mais clara nos parágrafos, para uma progressão fluida e coesa do texto. Evite generalizações e busque uma maior conexão entre os argumentos apresentados. Uma revisão para evitar repetições também pode ser bem útil. Continue assim, você está no caminho certo! ✍️🌟
NOTA
160
O que não consigo fazer é explicar tudo de uma forma resumida para que caiba em 30 linhas.
See lessSe puderem me ajudar nessa questão, ficarei muito grata.
REDAÇÃO: A necessidade de combater o analfabetismo funcional no Brasil (modelo enem)
sandycs
O livro “A menina que roubava livros”, do escritor australiano Markus Zusak, retrata a história de Liesel, uma menina 1 adotada por um casal, que era analfabeta funcional e contou com a ajuda de seu pai adotivo para desenvolver sua escrita e leitura. Nessa perspectiva, a realidade destoa da ficção,Leia mais
O livro “A menina que roubava livros”, do escritor australiano Markus Zusak, retrata a história de Liesel, uma menina 1 adotada por um casal, que era analfabeta funcional e contou com a ajuda de seu pai adotivo para desenvolver sua escrita e leitura. Nessa perspectiva, a realidade destoa da ficção, uma vez que as pessoas analfabetas funcionais não são devidamente direcionadas para desenvolver suas habilidades na língua portuguesa. Dessa maneira, faz-se necessário entender o porquê da permanência dessa situação, além de resolver suas problemáticas que permeiam entre a evasão escolar e a baixa qualificação escolar.
Em primeira instância, vale ressaltar que a evasão escolar colabora para que os processos educacionais não sejam efetivados. Sob esse viés, o filósofo grego Pitágoras afirma que é melhor educar as crianças para não ser preciso punir os homens. Nesse contexto, mesmo que seja ofertada a educação, o problema do analfabetismo funcional destaca-se pela escassez de interesse por parte dos estudantes de frequentarem regularmente as escolas. Logo, a constante evasão escolar faz com que os estudantes não presenciem o ensinamento e sejam disfuncionais para a sociedade.
Outrossim, é notório que a baixa qualidade das instituições públicas escolares corrobora na formação de indivíduos alfabetizados funcionalmente. Nesse âmbito, o filme ‘’a sociedade dos poetas mortos’’ apresenta um modelo ideal de professor, que estimula o pensamento critico2 e autônomo de seus alunos. Contudo, a estrutura escolar no Brasil não é atrativa para confortar os alunos e os profissionais educacionais são preparados de maneira vaga e não instigam a vontade de estudar nos alunos. Desse modo, a sociedade não construirá cidadãos funcionais e estes não exerceram3 os ideais democráticos, uma vez que não foram educados corretamente.
Fica clara, portanto, a necessidade da adoção de medidas que visem resolver as contrariedades do tema. Destarte, o Ministério da Educação, em consonância à Secretaria Especial da Cultura, deve promover mais ações e projetos de incentivo à leitura, por meio da criação de novas bibliotecas públicas e rodas de conversa nesses ambientes, no intuito que o cidadão adquira o hábito da leitura e desenvolva suas habilidades na escrita. Ademais, cabe ao Ministério da Fazenda, em parceria às escolas, realizar investimentos em sua infraestrutura e contrate professores de qualidade, almejando criar um ambiente atrativo para os alunos. Sendo assim, o Brasil formará cidadãos alfabetizados e funcionais à sociedade e casos como o de Liesel tornarão mais frequentes.
Abaixo há todos os tópicos que são avaliados no Enem em relação à redação, juntamente aos apontamentos do que seguiu/trouxe corretamente (✅).
Segue MINHA análise:
NOTA= 940
COMPETÊNCIA 1 – 160
Aqui avaliam tudo na parte gramatical e formal na redação. O corretor irá avaliar se você seguiu a gramática normativa, norma culta padrão e a estrutura de suas frases e períodos. Ou seja, além dos errinhos de vírgulas e acentuações, as gírias e outras oralidades também serão descontados – mesmo que estejam entre aspas!
Seguem abaixo os desvios e falhas presentes em sua redação:
1 – vírgula
2 – acentuação
3 – erro de grafia, o correto é exercerão
COMPETÊNCIA 2 – 180
Nessa competência são avaliados dois fatores importantíssimos para a sua nota final: TEMA E TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Nesses carinhas, você precisa ter seguido todos os critérios abaixo para a nota máxima.
TEMA:
Seguir e citar todos os elementos do tema na redação ✅
Não houve tangência ao tema da redação ✅
TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO:
Estrutura correspondente ao texto dissertativo-argumentativo: Introdução, argumentos e conclusão ✅
Respeito à linguagem impessoal do gênero exigido ✅
Presença de UM repertório sociocultural, legitimado, pertinente e produtivo – não houve clareza quanto ao repertório sociocultural (escolas, pais ou responsáveis, alunos (adultos, jovens ou crianças) ou governo)
Nenhuma parte do texto embrionária✅
Argumentação com autoria e sem previsibilidade ✅
COMPETÊNCIA 3 – 200
Nessa competência se avalia o seu projeto de texto, e isso inclui diversos fatores, como os listados abaixo, que precisam ser respeitados para você não ter problemas aqui:
Cada parágrafo respeita sua função ✅
Tese bem construída e defendida nos desenvolvimentos✅
Proposta de intervenção que soluciona os problemas discutidos ao longo do texto ✅
Argumentos bem construídos
Argumentos seguindo totalmente o tema ✅
COMPETÊNCIA 4 – 200
Essa competência avalia a coesão textual, bem como se o repertório linguístico está em dia, ou seja, o uso de conectivos e o manejo controlado das repetições, como na lista abaixo:
O aluno trouxe, pelo menos, 2 conectivos ligando os parágrafos ✅
O aluno trouxe, pelo menos, 1 conectivo em cada parágrafo, ligando as ideias ✅
Os conectivos trazidos estão utilizados no contexto adequado ✅
O aluno teve bom manejo quanto às repetições ✅
COMPETÊNCIA 5 – 200
Nessa última competência, devemos desenvolver uma proposta de intervenção contendo 5 elementos válidos (ação, agente, modo, detalhamento e finalidade), ou seja, em caso de mais de uma proposta desenvolvida, uma dela PRECISA estar completa. Assim, segue a listinha:
O aluno trouxe todos os elementos necessários para a proposta de intervenção ✅
See lessO aluno apresentou uma proposta de intervenção sem elementos nulos✅
O aluno respeitou os Direitos Humanos✅
A proposta está de acordo com o tema ✅
Pricipais problemas hatitacionais na grandes cidades brasileiras
sandycs
No filme “Cidade de Deus” é mostrado um complexo habitacional com pouco acesso à eletricidade e água. Fora da ficção, infelizmente, a realidade não é diferente, no tocante aos problemas habitacionais nas grandes cidades brasileiras, já que, muitas pessoas recorem1 a eles como forma de moradias. A saLeia mais
No filme “Cidade de Deus” é mostrado um complexo habitacional com pouco acesso à eletricidade e água. Fora da ficção, infelizmente, a realidade não é diferente, no tocante aos problemas habitacionais nas grandes cidades brasileiras, já que, muitas pessoas recorem1 a eles como forma de moradias. A saber, isso se da não só pela falta de empregos nos centros urbanos, como também a baixa infraestruturas deles.
Em primeira análise, a dificuldade de conseguir trabalho corrobora com problemática. Nesse sentido, a ilusão de que cidades grandes são sinônimo de uma melhor condição de vida ganha força no final do século XIX, com a industrialização. Essa situação fez com que pessoas investisem1 todas as economias em prol de se deslocarem para elas e assim não concretizando seus planos eram frustradas e não tendo possibilidades de retornar3, procuram lugares de baixo custo.
Ademais, a consequência desse êxodo rural ressultou1 em uma grande parte da população vivese1 longe dos centro. Segundo dados do IBGE, um pouco mais de 20°/. da população mora em favelas. Nesse contexto, locais semelhantes o1 do filme começam a ser desenvolvidos, onde as necessidades mínimas de vida são negligenciadas. Desse modo, essas regiões, por serem mais baratas, não fornece uma boa qualidade de vida para os moradores.
Diante do exosto1, medidas precisão ser tomadas. Então2 o Ministério da Economia deve ajudar os Estados que têm esses ploblemas1, por meio de verbas dos cofres públicos, para a construções de moradias, no locais que têm chance e melhoramento das condições básicas nos morros. A fim de que essa realidade seja modada1 e a ficção fique nos cinemas.
1 – Erros na ortografia
2- Falta de vírgula após o conectivo
3- Frase confusa
Esses erros podem tirar vários pontos na sua redação. Assim, sugiro que seja feita uma releitura do texto antes de enviar para correção!
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