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O estigma relacionado as doenças mentais no Brasil
Richard16
c1: Avalia a ortografia e no seu texto tem palavras faltando acento e a palavra Brasil no inicio do seu texto esta em minúsculo e falta virgulas e no lugar de aonde eu colocaria onde e tiraria o e como e cuidado com a repetição de palavras pra evitar isso use sinônimos .120 c2: Você compreendeu bemLeia mais
c1: Avalia a ortografia e no seu texto tem palavras faltando acento e a palavra Brasil no inicio do seu texto esta em minúsculo e falta virgulas e no lugar de aonde eu colocaria onde e tiraria o e como e cuidado com a repetição de palavras pra evitar isso use sinônimos .120
See lessc2: Você compreendeu bem a proposta do texto porem com esses erros deixou seu texto com o mesmo sentido só que outras palavras.120
c3: Eu sugeria pra você trocar o conectivo em segundo plano por além disso, vale analisar que… bons repertórios , alusão histórica.200
c4: Bons conectivos, esta de acordo com a norma padrão dissertativa- argumentativa. 200
c5: Na sua conclusão eu sugiro que você faça essas perguntas: quem vai fazer? O que fazer? Como fazer? Por meio de? qual a finalidade? e que você pesquise sobre modelos prontos de redação no mais bom texto.120 nota: 760
Educação Industrial
Richard16
Sua redação caminha muito bem. Porém o que me causou incomodo foi o fato do título não estar adequadamente relacionado ao que o texto expressa, nesse caso, a educação financeira. Vc introduziu bem o assunto, e deixou uma lacuna para ser preenchida no d1 e d2. No D1 vc diz ao final: “mas conhecem o mLeia mais
Sua redação caminha muito bem. Porém o que me causou incomodo foi o fato do título não estar adequadamente relacionado ao que o texto expressa, nesse caso, a educação financeira. Vc introduziu bem o assunto, e deixou uma lacuna para ser preenchida no d1 e d2. No D1 vc diz ao final:
“mas conhecem o modo de reprodução das samambaias.” Que samambaias? Seja mais objetivo, ou explique um termo anterior sem ser tão subjetivo para a análise do texto. Seu D2 está bom, nada a falar. Mas sua conclusão poderia ser mais elaborada, e o período final ser menos genéricos e voltado um pouco pro texto.
Nota: 720
See lessA educação domiciliar em questão no Brasil.
Richard16
Olá. Primeiramente, atente-se para o uso dos conectivos utilizados no início de cada parágrafo de desenvolvimento. Você utilizou “Ademais” no primeiro desenvolvimento e “Em primeiro plano” no segundo, criando, assim, um problema de progressão textual. Sugiro que troque a posição deles. O seu períodoLeia mais
Olá.
Primeiramente, atente-se para o uso dos conectivos utilizados no início de cada parágrafo de desenvolvimento. Você utilizou “Ademais” no primeiro desenvolvimento e “Em primeiro plano” no segundo, criando, assim, um problema de progressão textual. Sugiro que troque a posição deles.
O seu período “De maneira análoga […], pode-se estabelecer uma relação não distante do poema” parece incompleto. Ao ler, fiquei com a dúvida: é possível estabelecer uma relação entre o poema e o que mais? Seria a realidade brasileira atual? Tente relacionar isso melhor com o tema da redação.
A sua conclusão não está “fluida”. Tente mudar para algo do tipo:
Torna-se evidente, portanto, a necessidade de medidas que possam atenuar essa questão. Assim, é dever do Governo Federal, principal órgão responsável pelo bem-estar social, atuar através do Ministério da Educação investigando formas eficazes de reter o conteúdo lecionado nas aulas, concedendo cursos gratuitos de memória, foco e hábito, com a finalidade de tornar a escola um local agradável aos alunos. […]
Esses são apenas alguns pontos do texto que eu mudaria. Continue estudando e praticando!
See lessA revolução digital e seus impactos.
Richard16
Quanto ao tema, demonstra entendimento da proposta apresentada. Texto coerente, em virtude da consistência argumentativa, apenas acrescentaria na conclusão a solução para os problemas apresentados, no caso dos aspectos negativos. Coesão boa, tendo em vista a construção dos parágrafos. Bom repertórioLeia mais
Quanto ao tema, demonstra entendimento da proposta apresentada.
See lessTexto coerente, em virtude da consistência argumentativa, apenas acrescentaria na conclusão a solução para os problemas apresentados, no caso dos aspectos negativos.
Coesão boa, tendo em vista a construção dos parágrafos.
Bom repertório.
Domínio da norma culta.
Parabéns! Ótimo texto!
Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (enem)
Richard16
Olá, Boa noite! Competência 1 (Gramática): 160 - Você escreve muito bem! No entanto, vai perder alguns pontos por causa de alguns erros ou excesso de pontuações e por alguns esquecimentos que geraram erros pequenos na concordância de algumas frases. Competência 2 (Interpretação do tema, RepertóriosLeia mais
Olá, Boa noite!
Competência 1 (Gramática): 160 – Você escreve muito bem! No entanto, vai perder alguns pontos por causa de alguns erros ou excesso de pontuações e por alguns esquecimentos que geraram erros pequenos na concordância de algumas frases.
Competência 2 (Interpretação do tema, Repertórios e Estrutura da Redação): 120 – Começou contextualizando muito bem, repertório da constituição sempre é uma boa tacada! Você conseguiu grifar a principal expressão do tema, que é a intolerância religiosa, porém, faltou falar sobre o COMBATE e também os CAMINHOS ao longo da redação, o que fará você perder alguns pontos nessa competência. Boa citação indireta de Locke, porém, acho que você poderia ter explicado melhor com outras palavras esse tão conhecido “Contrato social”. Bom repertório no D2, explicou bem o seu argumento 2.
Competência 3 (Argumentação e coerência do texto): 120 – Ótimas teses, você é bem coerente em toda a redação. No D1, você argumentou bem, foi direto ao ponto, mas acho que você poderia colocar as consequências desse desrespeito, detalhar mais a sua argumentação, para não ficar muito vaga. Digo o mesmo no D2, faltou um aprofundamento, você limitou o seu argumento 2 em um tópico frasal, não desenvolveu detalhadamente o seu argumento. Sugiro que estude um pouco mais os tipos de argumentações. Outra coisa agora na finalização da conclusão, o que cria essa sociedade sociável? Você precisa colocar mais detalhes para que sua redação fique coerente. Evite usar verbos no gerúndio, use apenas no infinitivo!
Competência 4 (Coesão do texto): 200 – Você foi excelente nessa competência, conseguiu interligar cada parágrafo e cada período muito bem. Faltaram 2 elementos Coesivos interligando os tópicos frasais, mas não achei que fosse de tirar pontos porque você construiu muito bem o texto.
Competência 5 (Proposta de Intervenção): 120 – Você falou sobre ações, que ações seriam essas? O que o ministério teria que fazer? Qual as consequências dessas ações? Faltou detalhamento! Alguma característica do ministério ou algum exemplo das ações ou alguma consequência do efeito são considerados detalhamento. Por isso, você perdeu 80 pontos!
Resumindo: Você tem muito potencial, escreve muito bem e consegue ter boas interpretações. Somente sugiro que você estude um pouco mais a argumentação, o português na gramática e aprofunde mais nos repertórios.
Nota: 720
Se precisar de ajuda, pode me chamar por mensagem aqui nesse site 🤗
See lessCartão postal da economia
Richard16
Olá, vejo que você está estudando a redação do Enem, então irei corrigir baseado nas competências desse exame. Toda redação possui em sua macroestrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. E possui também as microestruturas. Ou seja, Introdução: Contextualização + Apresentação do tema + Tese 1Leia mais
Olá, vejo que você está estudando a redação do Enem, então irei corrigir baseado nas competências desse exame.
Toda redação possui em sua macroestrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. E possui também as microestruturas. Ou seja,
Introdução: Contextualização + Apresentação do tema + Tese 1 e Tese 2
Desenvolvimento 1: Tópico frasal 1 que retome a tese 1 + Exposição + Argumento 1
Desenvolvimento 2: Tópico frasal 2 que retome a tese 2 + Exposição + Argumento 2.
Conclusão: Retomada dos argumentos + Agente + Ação + Modo + Efeito + Detalhamento + Finalização.
Sabendo disso, vamos as competências!
Competência 1 (Gramática): 160 – Você foi muito bem na gramática, consegue escrever muito bem, Só perdeu 40 pontos devido ao esquecimento da posição das vírgulas e demais pontuações.
Competência 2 (Interpretação do tema e Estrutura da redação): 80 – Interpretou bem o tema. No entanto, faltou um aprofundamento nele, você falou Só do turismo, sendo que tem bastantes fatores que influenciam positivamente a nossa economia. Perdeu ainda mais pontos por causa do excesso de repertórios, não se pode colocar mais de um repertório em um parágrafo. Isso destrói gravemente a coerência de um texto. E também porque não completou a microestrutura da redação.
Competência 3 (Argumentação e coerência do texto): 40 – Houve argumentação na introdução, porém, não houve a retomada dessa argumentação nos desenvolvimentos 1 e 2. Você só expôs dados, deveria ter usado sua argumentação nos dois desenvolvimentos para ter coerência com seus dados.
Competência 4 (Coesão do texto): 120 – Faltou alguns elementos Coesivos que interligasse as microestruturas do texto. As macroestruturas foram interligadas muito bem.
Competência 5 (Proposta de Intervenção): 40 – Você só colocou o agente na proposta, cadê a ação desse governo? Cadê o modo pelo qual o governo irá realizar essa ação? Cadê o objetivo ou efeito dessa ação? Cadê o detalhamento, alguma característica a mais?
Resumindo: Sugiro que volte a estudar todas as competências da redação do Enem, treine mais a argumentação e o uso de repertórios.
Nota: 440
Se precisar de ajuda em redação, pode falar comigo por mensagem aqui nesse site!
See lessO impacto da pandemia na economia Brasileira
Richard16
Nota: 600 Competência 1 - 180 - Apresentou uma gramática excelente, porém agora existe o Enem digital e tem que prestar bastante atenção na hora de digitar, para que você não perca ponto por erro de vírgula ou erro de letras, houve um erro de regência na tese, faltou a preposição antes da tese 2. CoLeia mais
Nota: 600
Competência 1 – 180 – Apresentou uma gramática excelente, porém agora existe o Enem digital e tem que prestar bastante atenção na hora de digitar, para que você não perca ponto por erro de vírgula ou erro de letras, houve um erro de regência na tese, faltou a preposição antes da tese 2.
Competência 2 – 120 – Entendeu muito bem o tema e desenvolveu ótimas teses, conseguiu apresentar a proposta que o tema queria insinuar. Porém, você irá perder alguns pontos, pois você colocou 2 repertórios na introdução, o primeiro teve total sentido e você conseguiu retomar com a apresentação do tema, mas a citação de Thomas Hobbes ficou sem sentido naquela posição, tirando isso, a introdução foi excelente. Perdeu mais alguns pontos, porque não apresentou a estrutura completa da redação: Introdução – Desenvolvimento 1 – Desenvolvimento 2 – conclusão.
Competência 3 – 80 – A redação do Enem necessita que você faça no mínimo 2 desenvolvimentos, você só colocou 1. Outra coisa, você não retomou as teses 1 e 2 da introdução, não conseguiu desenvolver um argumento consistente, só enrolou nesse desenvolvimento. O tópico frasal é só uma apresentação da tese, porém você não retomou a tese, colocou outro aspecto não apresentado na introdução, o tópico frasal também não é argumentação, faltou as causas e consequências, a quem esse problema atinge? Como esse problema ocorre na sociedade? Faltou um projeto de texto antes de escrever a redação! Nunca escreva uma redação sem antes fazer um projeto de texto!
Competência 4 – 160 – Você escreve muito bem, tem noção de sinônimos e consegue não repetir as palavras necessárias. Tirei 40 pontos em função do seu esquecimento com relação às conjunções que interligam a estrutura do texto, ou seja, perdeu ponto na coesão. O primeiro esquecimento foi no desenvolvimento, você esqueceu de colocar uma conjunção que interligasse a introdução e o desenvolvimento. O segundo esquecimento também foi na coesão, esqueceu de interligar a proposta de intervenção com o tópico frasal da conclusão, que era para ser usado uma conjunção conclusiva antes de “é necessário”.
Competência 5 – 80 – Por fim na conclusão, você só apresentou 2 dos 5 requisitos necessários, você só apresentou as ações e os agentes. Faltou o modo: por meio de que o governo irá fazer isso? Faltou o efeito: qual o objetivo dessas ações?
Faltou o detalhamento: como essas ações irão fazer isso? Quem são esses agentes?
Ponderações finais: Eu sugiro que você detalhe bem os agentes dos repertórios
See lessEx: Quem é Thomas Hobbes? O Enem é como se fosse um neném, você precisa explicar tudo bem detalhado para que ele possa entender, diga que Thomas Hobbes era um sociólogo importante na história que já conseguirá bons pontos. Continue estudando, você tem um grande potencial! Se precisar de ajuda, pode falar comigo que eu te passo o meu número do Whatsapp. Desculpa ser tão rígido, é que o Enem não costuma ter piedade!
Nomofobia no Brasil – (Vício em Smartphones)
Richard16
Nota: 900 Competência 1 - 200. Não houve erros drásticos que pudessem abaixar a pontuação, gramática excelente, Estrutura do texto bem construída, o que mostra que você fez um projeto de texto antes de escrever. Competência 2 - 160. Você conseguiu compreender bem o tema e conseguiu interpretar cadaLeia mais
Nota: 900
Competência 1 – 200. Não houve erros drásticos que pudessem abaixar a pontuação, gramática excelente, Estrutura do texto bem construída, o que mostra que você fez um projeto de texto antes de escrever.
See lessCompetência 2 – 160. Você conseguiu compreender bem o tema e conseguiu interpretar cada palavra do tema com perfeição! Porém, a competência 2 trata também dos repertórios! E você precisa colocar um repertório que tenha uma finalização significativa, tem que detalhar os agentes dos repertórios. Quem é Thomas Hobbes, o Enem é como se fosse um neném! Você precisa detalhar cada palavra para que o corretor possa entender com perfeição.
Competência 3 – 140.Achei que faltou uma aprofundada melhor nos seus argumentos, sugiro que pense nas causas, consequências, impactos e a quem o problema atinge, tente ser o mais direto possível, para não se perder ao longo do texto. Tirei um pouco mais de pontos porque não achei que a solução tivesse a ver com os argumentos que tu apresentaste. Pense antes na solução do problema e depois nos argumentos, isso facilita a coerência do seu texto.
Competência 4 – 200. Conseguiu construir um belo texto, não achei que essas repetições pudessem ser tão drásticas, mas é bom que você procure estudar sinônimos.
Competência 5 – 200. Você colocou duas propostas de intervenção, apesar de não ter tido uma boa coerência, conseguiu apresentar todos os requisitos – agente, ação, efeito, meio e detalhamento. Por isso tirou a nota máxima nessa competência
Os desafios do processo de inclusão digital de jovens no Brasil
Richard16
Olá, não sou nenhum especialista, mas posso ajudar de acordo com os conceitos que aprendi! Críticas: Você não seguiu a estrutura completa da redação, porque não tem uma sequência lógica e não teve uma construção elaborada para essa redação. Faltou um planejamento e mais estudo sobre a estrutura da rLeia mais
Olá, não sou nenhum especialista, mas posso ajudar de acordo com os conceitos que aprendi!
Críticas: Você não seguiu a estrutura completa da redação, porque não tem uma sequência lógica e não teve uma construção elaborada para essa redação. Faltou um planejamento e mais estudo sobre a estrutura da redação. Você está fazendo uma redação dissertativa-argumentativa, por isso não pode falar na 1° pessoa nem do singular e nem do plural, deve-se escrever sempre na 3° pessoa como se fosse uma notícia de jornal, mas com o seu ponto de vista. Mais uma vez digo que eu entendi o seu ponto de vista, mas como você não contextualizou e nem colocou alguma alusão histórica ou algum repertório para sustentar os seus argumentos, não deu para seguir uma sequência coerente. Houve muitas repetições de palavras. Sugiro que você estude mais sinonimos para que não haja mais que duas repetições de palavras.
No último parágrafo eu entendi que você quis colocar a conclusão, mas como falei antes, faltou muita coisa da estrutura que você deve seguir. Por isso eu irei colocar a estrutura da redação aqui para você ver.
Outra coisa: estude concordância verbal e nominal, colocação pronominal, ortografia, acentuação gráfica, pontuação, coesão e coerência, a estrutura completa da redação.
Introdução: Contexto Histórico ou alusão histórica + Tema + tese
Desenvolvimento 1: Dados, alusões ou exemplos que sustentem o seu argumento + Argumento 1
Desenvolvimento 2: Dados, alusões ou exemplos que sustentem o seu argumento + Argumento 2
Conclusão: Agente (O cara ou o órgão público que faz a ação) + ação (solução que o agente irá estabelecer) + modo (meio pelo qual o agente irá realizar essa ação, ou seja, como ele irá realizar?) + efeito (objetivo da solução) + detalhamento (alguma coisa que você queira falar a mais sobre o tema)
Você tem um grande potencial, só precisa se planejar e estudar mais, o 1000 vem! Continue estudando, se quiser mais ajuda é só mandar mensagem para o meu perfil!
See lessDemocratização do acesso ao cinema no Brasil
Richard16
Introdução: Muito boa, gostei da alusão ao Thomas more, conseguiu construir uma boa tese junto com a alusão, deixando o texto coerente, e ainda deu um respaldo do que ia falar no desenvolvimento. Desenvolvimento: D1 está muito bom, mas acho que faltou um aprofundamento melhor no que tange à contrariLeia mais
Introdução: Muito boa, gostei da alusão ao Thomas more, conseguiu construir uma boa tese junto com a alusão, deixando o texto coerente, e ainda deu um respaldo do que ia falar no desenvolvimento.
Desenvolvimento: D1 está muito bom, mas acho que faltou um aprofundamento melhor no que tange à contrariedade dessa harmonia social. Já no D2 faltou uma explicação melhor do auto preço dos ingressos, você só argumentou o que ficou bom, mas falta alguns dados ou alguma alusão filosófica ou um contexto que explique esse problema no país, para que possa seguir uma sequência lógica.
Conclusão: Quase tira 200 pontos, porém, faltou o modo, ou seja, como o governo irá fazer essa ação??
Com base nessa análise e sabendo que houve alguns desvios gramaticais, sua nota seria: 860 pontos.
É uma nota ótima, todo mundo almeja uma nota como essa, mas sempre pense no 1000, continue assim, você tem um grande potencial!
See lessO 1000 vem!