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O Trabalho Escravo nos Dias de Hoje (se possível por nota)
Maria Do Carmo
Eae, tudo bem? Não sou corretora, sou apenas uma aluna assim como você, então veja esse comentário mais como uma "dica" do que como uma correção de fato. Competência 1: não posso falar, pois também não sei o suficiente. É possível tenha alguns erros, mas não me atrevo a entrar nessa área pq eu tambéLeia mais
Eae, tudo bem? Não sou corretora, sou apenas uma aluna assim como você, então veja esse comentário mais como uma “dica” do que como uma correção de fato.
Competência 1: não posso falar, pois também não sei o suficiente. É possível tenha alguns erros, mas não me atrevo a entrar nessa área pq eu também não sei.
obs: acho que aqui faltou o “ser” para dar mais sentido a frase. 3 linha, 1 parágrafo.
“que foi feito de objeto ao submetido a vários experimentos em sua época (…)”
*Aqui faltou o plural de “negra” linha 5, primeiro parágrafo.
“negra e indígenas principalmente, são forçadas ao trabalho escravo e sem escolha de revidar(…)”
Enfim, achei o desenvolvimento um pouco expositivo, mas isso é algo que você pode resolver facilmente com aulas e prática. Você usou bons dados, gostei, o uso deles é esperado na redação, fora a alusão histórica com a Lei Áurea que também foi boa.
Gostei da conclusão. Eu achei os 5 agentes. Acho que você pegaria os 200 pontos dessa competências.
Ademais, não posso contribuir mais, pq também estou aprendendo.
See lessBons estudos ;)
TEMA: A GARANTIA DO DIREITO INTEGRAL À INFÂNCIA (coloquem nota pfv)
MaryP
Olá! Vou corrigir seu texto por competência e depois com a nota final! C1: Na conclusão, "Governo Federal" tem letras maiúsculas! /// Faltou a vírgula na primeira linha, depois da citação do filme /// Falta de vírgulas depois dos conectivos "entretanto", "Por este motivo" (o certo seria "esse motivoLeia mais
Olá! Vou corrigir seu texto por competência e depois com a nota final!
C1: Na conclusão, “Governo Federal” tem letras maiúsculas! /// Faltou a vírgula na primeira linha, depois da citação do filme /// Falta de vírgulas depois dos conectivos “entretanto”, “Por este motivo” (o certo seria “esse motivo”) /// No 4° parágrafo ficaria melhor assim “Vale ressaltar ainda”. NOTA 120 PONTOS
C2: Foram utilizadas duas visões de mundo na sua redação, na introdução e no 1° desenvolvimento. Eu achei que poderia ter outra visão em outro desenvolvimento, pois enriqueceria seu texto. NOTA: 180 PONTOS.
C3: Analisando a estrutura de informações, a introdução ficou ótima, só não cortaria em dois períodos a citação do filme. Agora, nos outros desenvolvimentos faltou você explorar mais o tema, expor mais a sua opinião e o que provoca tal problema, por isso é indicado fazer apenas dois desenvolvimentos, e não três, pois você poderá escrever mais sobre aquelas teses apontadas. NOTA: 160 PONTOS
C4: Repetição da palavra “criança”, utilize sinônimos para ajudar a substituir. Faltou usar mais conectivo, assim que iniciar um período coloque um conectivo, “Dessa forma”, “Desse modo”, “Sob esse viés”, “Nesse contexto”, “Em coadunação com ….”. NOTA: 160 PONTOS
C5: Você apresentou uma solução para o problema, então ela tem que ser muito bem explicada e detalhada. Faltou detalhar mais em como vai acontecer esse investimento em políticas públicas, como vai endurecer as punições, como vai incentivar a educação tardia dos pais? NOTA: 140 PONTOS
NOTA FINAL: 760 PONTOS
See less.
Considerações finais: Parabéns pela iniciativa de escrever uma redação, significa que você está procurando melhorar! Não desista! Apenas falta pegar essas dicas e continuar escrevendo que chegará na nota máxima.
A participação popular é importante para a luta pela preservação da Amazônia? ( coloquem a nota, por favor! É a minha primeira redação)
MaryP
Olá! Vou corrigir seu texto por competência e depois com a nota final! C1: Vou avaliar a gramática. Percebeu que no primeiro parágrafo, depois da citação você deixou um período enorme, o certo era dividir com o ponto esse período, ficaria assim: introdução + reafirmar tema + teses. /// Evite o uso dLeia mais
Olá! Vou corrigir seu texto por competência e depois com a nota final!
C1: Vou avaliar a gramática. Percebeu que no primeiro parágrafo, depois da citação você deixou um período enorme, o certo era dividir com o ponto esse período, ficaria assim: introdução + reafirmar tema + teses. /// Evite o uso de gerúndio, como “ocorrendo”, utilize um conectivo, ficaria “de modo que ocorre” pra enriquecer seu texto! // Na última linha da introdução, tem um erro de paralelismo, o correto seria “da fauna e da flora”. /// Na citação do Gandhi faltaram as aspas /// Texto bem informal, utilize linguagem formal na redação e evite de colocar “nós temos que fazer isso…”, pois a redação tem que ser escrita na terceira pessoa, coloque “a sociedade tem que fazer isso….” NOTA 80 PONTOS
C2: Foram utilizadas outras visões de mundo na sua redação, na introdução e no 1° desenvolvimento, como Gandhi e a história brasileira! Eu achei que poderia ter outra visão no 2° desenvolvimento, não é obrigatório, mas enriquece muito o texto, por exemplo você poderia ter falado sobre aquecimento global e a relação com o desmatamento! NOTA: 160 PONTOS.
C3: Aqui eu analiso a estrutura das informações e sua argumentação. Na introdução você não deixou claro as suas teses, que você falará em cada desenvolvimento. A estrutura ficou falha na introdução (introdução + reafirmar tema + teses). /// No 1° e 2° desenvolvimentos, a estrutura está OK, porém faltou expor mais a sua opinião, criticando mesmo, falando quem provoca o desmatamento, o motivo de ocorrer, a razão de ninguém fazer nada, o Governo ajuda ou é negligente?, a população tem educação ambiental pra debater de fato esse tema nas escolas? NOTA: 120 PONTOS
C4: Repetição de muitas palavras, “Brasil”, “desmatamento”, “Amazônia”, utilize sinônimos para ajudar a substituir. Faltou usar mais conectivo, assim que iniciar um período coloque um conectivo, “Dessa forma”, “Desse modo”, “Sob esse viés”, “Nesse contexto”, “Em coadunação com ….”. NOTA: 120 PONTOS
C5: Na conclusão modelo ENEM, a regra é colocar duas propostas de intervenção, no seu texto eu vi apenas uma sem detalhamento e no fim uma grande finalização. No modelo ENEM basta responder essas perguntas: quem vai fazer / o que vai fazer / como vai fazer (detalhado) / o intuito da ação. Se montar duas intervenções respondendo bem essas perguntas você fecha a competência. Faltou detalhar, as campanhas serão em quais veículos? Como vai ser essa abordagem? NOTA: 120 PONTOS
NOTA FINAL: 600 PONTOS
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Considerações finais: Parabéns pela iniciativa de escrever uma redação, significa que você está procurando melhorar! Não desista! Apenas falta pegar essas dicas e continuar escrevendo que chegará na nota máxima.
A questão dos atletas paraolímpicos no Brasil
MaryP
Olá! Vou corrigir seu texto por competência e depois com a nota final! C1 – Cuidado com períodos muito longos! No segundo parágrafo o último período ficou muito extenso. Cuidado com o "queísmo", a repetição de "que" na redação. NOTA: 180 PONTOS. . C2 – Achei super válido as visões de mundo utilizadaLeia mais
Olá! Vou corrigir seu texto por competência e depois com a nota final!
See lessC1 – Cuidado com períodos muito longos! No segundo parágrafo o último período ficou muito extenso. Cuidado com o “queísmo”, a repetição de “que” na redação. NOTA: 180 PONTOS.
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C2 – Achei super válido as visões de mundo utilizadas! NOTA: 200 PONTOS.
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C3 – NOTA: Texto muito bem estruturado e com um ponto de vista claro e objetivo. NOTA: 200 PONTOS
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C4 – Os conectivos foram bem empregados, no caso sua coesão textual ficou muito boa, entretanto no 2° parágrafo é colocado uma palavra em gerúndio: “…colaborando..”, nas redações evite sempre o gerúndio, pois para o corretor isso é visto como falta de gramática sua em não empregar um conectivo no lugar do gerúndio. Conectivos bem trabalhados! NOTA: 180 PONTOS
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C5 – Na conclusão não encontrei a solução de proposta do segundo problema citado no terceiro parágrafo, apenas o da mídia, embora tenha juntado a resolução do governo com a mídia acho que faltou resolver o segundo problema.Entretanto o primeiro problema foi muito bem resolvido. NOTA: 140 PONTOS
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NOTA FINAL: 900 PONTOS
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Considerações finais: Redação bem escrita, parabéns! Esses erros foram só alguns detalhes, com certeza se continuar escrevendo e treinando chegará na nota máxima.
Coragem a Bordo
Maria Do Carmo
Muito bonito o relato, meus parabéns! Para mim ele deixa claro como nossas amizades, quando boas e construtivas, podem nos transformar em pessoas melhores. Você escreve muito bem. Não posso falar sobre a pontuação, pq não sou a melhor pessoa com isso, mas a meu ver não teve quase erro algum. Na linhLeia mais
Muito bonito o relato, meus parabéns!
Para mim ele deixa claro como nossas amizades, quando boas e construtivas, podem nos transformar em pessoas melhores. Você escreve muito bem. Não posso falar sobre a pontuação, pq não sou a melhor pessoa com isso, mas a meu ver não teve quase erro algum.
Na linha 3 do segundo parágrafo, isso lendo pelo celular, você escreveu “votou” ao invés de “voltou”, mas acredito que isso seja culpa do corretor ortográfico.
Bom, é isso. Parabéns! ;)
See lessGravidez na adolescência em questão no Brasil ( corrijam de acordo com o Enem, obg)
Maria Do Carmo
Oi oi oi Kkkkkkk posso estar errada, mas lendo sua redação tive a impressão de que você é mais uma discípula do Felipe Araújo. Se for, chega batendo aqui, colega! 🖐 cuidado com as citações que todo mundo usa, fica meio genérico. As obras "Utopia" e "Modernidade líquida" são as mais usadas, acreditoLeia mais
Oi oi oi
See lessKkkkkkk posso estar errada, mas lendo sua redação tive a impressão de que você é mais uma discípula do Felipe Araújo. Se for, chega batendo aqui, colega! 🖐
cuidado com as citações que todo mundo usa, fica meio genérico. As obras “Utopia” e “Modernidade líquida” são as mais usadas, acredito que pela facilidade de se encaixar na maior parte dos assuntos, mas de tão usadas em outros modelos de redação acabam ficando previsíveis, sabe? Acho que não tira ponto no que diz respeito ao repertório cultural, mas os corretores vão ver com outros olhos citações diferentes.
Gostei do D1, mas senti falta de ressaltar mais os fatores que contribuem para isso. Poderia ter falado sobre a falta de uma educação sexual realmente efetiva no Brasil. O dado que você colocou é bom, mas ele poderia vir logo após você dizer oq contribue para o alto indice de gravidez na adolescência. Aí você colocava o dado, falava sobre ele e fechava perfeitamente seu D1. Mais a tua lógica tá ótima, o caminho é por aí.
No D2 você repete o mesmo do D1 inicialmente, dar a entender que vai falar sobre a mesma coisa. Não só isso, usa as mesmas palavras. Busque usar sinônimos, isso vai te ajudar bastante ;)
Novamente, ótimos dados, mas faltou um pouco de argumentação. Mais cê tá no caminho certinho, vi muita coisa boa, a estrutura do texto está ótima!
Gostei da conclusão. Acho que encontrei todos os agentes. Bom uso dos conectivos.
Parabéns! Você está indo muuito bem, não desista!
A obesidade no Brasil
Gioos05
Oii, tudo bem? Vou fazer uma pequena correção. Você pode explorar mais na introdução, faça uma contextualização histórica ou até mesmo através de obras literárias e cinematográficas. Preste muita atenção na coesão e coerência das frases de seu texto, para não gerar possíveis duvidas ao corretor. UtiLeia mais
Oii, tudo bem? Vou fazer uma pequena correção. Você pode explorar mais na introdução, faça uma contextualização histórica ou até mesmo através de obras literárias e cinematográficas. Preste muita atenção na coesão e coerência das frases de seu texto, para não gerar possíveis duvidas ao corretor. Utilize mais conectivos ao mudar as frases, completando as ideias. Existem muitos conectivos e cada um pode ser usado em uma situação específica, como por exemplo: Em primeiro lugar; antes de mais nada; antes de tudo; em princípio; primeiramente; acima de tudo; principalmente; primordialmente; sobretudo; a priori; a posteriori (estes são usados no início de frases para apresentar uma ideia) …// Igualmente; da mesma forma; assim também; do mesmo modo; similarmente; semelhantemente; analogamente; por analogia; de maneira idêntica; de conformidade com; de acordo com (estes são usados para estabelecer entre ideias)// e assim existem muitos outros. Continue praticando que vc vai longe!!! :)
See lessA crise hídrica brasileira
Maria Do Carmo
Oi, gostei muito da sua redação! É leve e flui muito bem! Atente-se ao uso de conectivos, por exemplo, "Levando-se" não é conectivo para inicio de conclusão. Ótimos dados e citações. Acho que faltou apenas um pouco do seu posicionamento ao longo do texto, só para não ficar muito expositivo. Na conclLeia mais
Oi, gostei muito da sua redação! É leve e flui muito bem!
See lessAtente-se ao uso de conectivos, por exemplo, “Levando-se” não é conectivo para inicio de conclusão. Ótimos dados e citações. Acho que faltou apenas um pouco do seu posicionamento ao longo do texto, só para não ficar muito expositivo. Na conclusão acho que só a ação deixou um pouco a desejar, mas no geral eu gostei.
Ótimo texto, você tem muito potencial!
Preconceito enfrentados pelos homossexuais na doação de sangue
Maria Do Carmo
Oi, vou "corrigir" como uma aluna kkkk. Quero mais te dar dicas do que corrigir de verdade. Eu passo longe de ser corretora, por isso não se apegue aos pontos e mais as dicas, pq os critérios de retirada de pontos dos avaliadores do Enem são uma outra coisa. Sou uma completa amadora kkkkkk mas vamosLeia mais
Oi,
See lessvou “corrigir” como uma aluna kkkk. Quero mais te dar dicas do que corrigir de verdade. Eu passo longe de ser corretora, por isso não se apegue aos pontos e mais as dicas, pq os critérios de retirada de pontos dos avaliadores do Enem são uma outra coisa. Sou uma completa amadora kkkkkk mas vamos lá!
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Pra começar, que tema interessante!
Realmente é um absurdo que em pleno séc XXI homossexuais ainda não possam doar sangue como qualquer outra pessoa, prova do preconceito presente na sociedade.
Olha, na tua introdução quando você fala:
“Nessa lógica, diante das falhas dos aspectos governamentais, juntamente com a organização Mundial de Saúde, se tornam a principal influência para o preconceito na doação de sangue, fomentando em consequências graves para a sociedade.” – O que é que a Organização Mundial da Saúde tem com isso? qual o erro dela aí? Não ficou muito claro. Esse ponto se bem desenvolvido poderia ser um dos seus argumentos para os desenvolvimentos.
Então, no D1 a argumentação ficou um pouquinho rasa. Você poderia ter mergulhado melhor no assunto do preconceito e leis. Cuidado com a forma como você colocar os dados e citações ao longo do texto para não ficar algo meio jogado. Lembre-se que há sim citações que cabem na maioria dos temas, mas nem só de citações se faz um texto. Argumente usando elas como exemplo tbm. Ah, cuidado para não deixar os parágrafos muito desproporcionais.
Sobre o D2 destaco o mesmo já dito a respeito do D1.
Gostei da conclusão, achei o Agente, meio (embora esse tenha ficado um pouco vago), ação e objetivo, porém faltou o detalhamento na primeira proposta.
A segunda proposta também faltou detalhamento.
Acho que vale ressaltar que doenças sexualmente transmissíveis não é algo que acomete apenas o público LGBT, então, os teste para detectar tais doenças deveriam ser generalizados para todos os públicos. Acho que produzir testes de doenças específicas apenas para homossexuais seria uma forma de continuar com o preconceito, admitindo que algumas doenças são “exclusivas” desse grupo, quando já sabemos que não é.
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Enfim,
1 Competência – Demonstrar domínio da norma culta da língua.
Você escreve bem, embora tenha alguns errinhos. Não sou referência para falar pq também tenho problema com a vírgula, mas fica tranquila que tudo isso vai se resolver durante teus estudos.
PONTOS: 140
* Lembre-se que nomes de instituições como “Ministério da Saúde” se escreve com letra maiúscula ;)
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2 Competência – compreender a proposta de redação/aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema/dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
*Separei a 2 competência em 3 partes para ficar mais claro. Acredito que você compreendeu a proposta de redação embora tenha falado um pouco superficialmente dela. Você colocou citações e dados muito legais, parabéns! E definitivamente conhece a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo.
PONTOS: 200
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3 Competência – Selecionar, relacionar, organizar, e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
* A argumentação em si ficou fraquinha :( um pouquinho confusa tbm
PONTOS: 60
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4 Competência – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Você fez bom uso dos conectivos ao meu ver, deixando passar apenas em alguns poucos lugares.
PONTOS: 170
5 Competência: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos Direitos Humanos. Aqui você precisa do AGENTE – AÇÃO – MEIO – OBJETIVO – DETALHAMENTO.
PONTOS: 140
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Total: 710
Olha, a minha “correção” é completamente amadora, mas ainda assim, 710 é uma boa nota! você tem muito potencial! Não desista! Boa sorte no Enem!
A proteção dos povos indígenas em tempos de pandemia(corrijo de volta)
Maria Do Carmo
Olá, redação muito bem escrita! Atente-se ao tamanho dos parágrafos para que estes não fiquem desproporcionais. O D1 tem 6 linhas, enquanto que o D2 tem 8. Não fica esteticamente bonito e você provavelmente perdera pontos por causa disso :( Cuidado com o excesso de vírgulas ao longo do texto, você pLeia mais
Olá,
See lessredação muito bem escrita! Atente-se ao tamanho dos parágrafos para que estes não fiquem desproporcionais. O D1 tem 6 linhas, enquanto que o D2 tem 8. Não fica esteticamente bonito e você provavelmente perdera pontos por causa disso :(
Cuidado com o excesso de vírgulas ao longo do texto, você perde pontos na primeira competência pelo uso incorreto da mesma.
No geral o texto está bom. Ah, você testou numa folha de papel para saber se cabe em 30 linhas? Pq, as vezes, a gente se empolga no computador e escreve demais kkkk
fora isso parabéns!