Gravidez na adolescência em questão no Brasil ( corrijam de acordo com o Enem, obg)

  • 1

Na obra “Utopia”, do inglês Thomas More, é retratado uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega; nesse sentido,  tendo em vista uma barreira, que é a questão da gravidez na adolescência, com contornos específicos para a sociedade brasileira. Assim, cabe analisar essa questão, com ênfase nas suas causas e consequências.

Mormente, é importante ressaltar os fatores que possibilitam essa problemática. Segundo a ONU, “a taxa de grávidas adolescentes no Brasil está acima da média mundial.”Esse cenário tampouco é devido a falta de informações, pelo contrário, é a questão da desigualdade social, regiões menos economicamente desenvolvida, tendo um resultado grave, que é a gravidez precoce e necessita de mais atenção.

Vale também ressaltar os fatores desse fenômeno. De acordo com a Organização Mundial Da Saúde, em uma pesquisa  relatou que a gravidez só é considerada precoce , quando a menina engravida entre 10 a 19 anos. Todavia, pode resultar em consequências desagradáveis tanto para a saúde da gestante, quanto para o bebê; algo muito preocupante , pois pode gerar vários problemas para as meninas que tornam-se mães na adolescência.

Depreende-se, portanto, que a gravidez precoce pode ser muito prejudicial as adolescentes brasileiras. Necessita-se , urgentemente, que o Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da educação, criem projetos sociais com medidas preventivas e educativas, no intuito de gerar mais conhecimento adequado em relação a gravidez na adolescência, principalmente para as regiões menos economicamente desenvolvida. Desse modo, o impacto nocivo de adolescentes grávidas no Brasil e a coletividade, alcançará a Utopia de More de uma sociedade perfeita, longe de confrontos e problemas.

Compartilhar

4 Correções

  1. Apresenta alguns erros gramaticais. Tome cuidado com o uso da pontuação. Poderia ter explícitado um pouco mais sua tese deixando ela mais clara. Bom uso de conectivos. Proposta de intervenção de acordo com os critérios do Enem.
    Competência 1: 160
    Competência 2: 180
    Competência 3: 160
    Competência 4: 180
    Competência 5: 200
    Total: 880

    • 1
  2. Achei a sua tese meio fraca, você não detalhou muito, alem de não apresentar a real problemática para desenvolver no argumentos 1 e 2. Alem disso no 2° paragrafo achei que faltou mais informações, você apenas disse que a gravidez na adolescência é causada por desigualdade. Sua tese ficou boa, você colocou a finalidade que é algo muito importante que poucas pessoas lembram de colocar’

    • 1
  3. Oi oi oi
    Kkkkkkk posso estar errada, mas lendo sua redação tive a impressão de que você é mais uma discípula do Felipe Araújo. Se for, chega batendo aqui, colega! 🖐
    cuidado com as citações que todo mundo usa, fica meio genérico. As obras “Utopia” e “Modernidade líquida” são as mais usadas, acredito que pela facilidade de se encaixar na maior parte dos assuntos, mas de tão usadas em outros modelos de redação acabam ficando previsíveis, sabe? Acho que não tira ponto no que diz respeito ao repertório cultural, mas os corretores vão ver com outros olhos citações diferentes.
    Gostei do D1, mas senti falta de ressaltar mais os fatores que contribuem para isso. Poderia ter falado sobre a falta de uma educação sexual realmente efetiva no Brasil. O dado que você colocou é bom, mas ele poderia vir logo após você dizer oq contribue para o alto indice de gravidez na adolescência. Aí você colocava o dado, falava sobre ele e fechava perfeitamente seu D1. Mais a tua lógica tá ótima, o caminho é por aí.
    No D2 você repete o mesmo do D1 inicialmente, dar a entender que vai falar sobre a mesma coisa. Não só isso, usa as mesmas palavras. Busque usar sinônimos, isso vai te ajudar bastante ;)
    Novamente, ótimos dados, mas faltou um pouco de argumentação. Mais cê tá no caminho certinho, vi muita coisa boa, a estrutura do texto está ótima!
    Gostei da conclusão. Acho que encontrei todos os agentes. Bom uso dos conectivos.
    Parabéns! Você está indo muuito bem, não desista!

    • 1
  4. Houve uma contradição na sua redação, no segundo parágrafo, você menciona que a gravidez na adolescência não ocorre devido a falta de informações, porém, na conclusão, você propõe projetos sociais com medidas educativas, então a falta de informação é ou não é uma das causas da gravidez precoce?
    Porque a desigualdade social é considerada como a causa principal desse problema? Senti falta de um detalhamento maior na sua tese.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.