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Desafios e soluções para o preconceito linguístico no Brasil
Raquel Vitoria Ferreira
No primeiro parágrafo você colocou "Sensu assim", apesar de ser visível qual era sua intenção "Sendo assim" perde ponto na Competência 1 (aconselho sempre fazer uma revisão no final da escrita). No 2 parágrafo você errou uso da crase em "cabem as escolas", deve se usar crase. No 3 parágrafo, você esLeia mais
No primeiro parágrafo você colocou “Sensu assim”, apesar de ser visível qual era sua intenção “Sendo assim” perde ponto na Competência 1 (aconselho sempre fazer uma revisão no final da escrita). No 2 parágrafo você errou uso da crase em “cabem as escolas”, deve se usar crase. No 3 parágrafo, você escreveu “prestigio” e “pais” (erro de acentuação”). Bom, esses são alguns erros mais alarmantes (oriento o estudo da gramática). Também é importante um melhor planejamento e progressão textual, interligando melhor sua argumentação. No último parágrafo seu texto deve apresentar na intervenção (Agente, Ação, Modo, Finalidade, Detalhamento), você deve fazer uma completa ou uma completa e outra com apenas alguns elementos. Na sua, a primeira faltou o modo e a segunda você colocou apenas dois elementos. Você já conhece bem a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, com um pouco mais de estudo e treino vai se sair muito bem.
See lessC1: 120
C2: 180
C3: 160
C4: 160
C5: 180
Nota 800
OS EFEITOS DE UMA SOCIEDADE DE PADRÕES ESTÉTICOS
Raquel Vitoria Ferreira
Competência 1: 160 Competência 2: 200 Competência 3: 180 Competência 4: 180 Competência 5: 200 Nota 920 Observação: No terceiro parágrafo inicie apresentando o argumento 2 que você colocou na tese, pois vai demonstrar que você elaborou um projeto de texto. Cuidado com a competência 1, como no fragmeLeia mais
Competência 1: 160
See lessCompetência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 180
Competência 5: 200
Nota 920
Observação: No terceiro parágrafo inicie apresentando o argumento 2 que você colocou na tese, pois vai demonstrar que você elaborou um projeto de texto. Cuidado com a competência 1, como no fragmento “para se encaixar no ideais”. No fechamento na conclusão você pode retomar a alusão histórica do parágrafo 1, para apresentar uma retomada. Além disso, se atente em fazer citações e articular bem a sua argumentação (a do Nelson Mandela ficou meio solta).
A exploração do trabalho infantil
Raquel Vitoria Ferreira
Competência 1: Domínio da língua portuguesa 140 Competência 2: Compreensão da proposta 140 Competência 3: Organização e defesa 100 Competência 4: Conhecimentos linguísticos e argumentação 100 Competência 5: Proposta de intervenção 160 Nota: 640 Você pode melhorar trabalhando mais os seus argumentosLeia mais
Competência 1: Domínio da língua portuguesa 140
See lessCompetência 2: Compreensão da proposta 140
Competência 3: Organização e defesa 100
Competência 4: Conhecimentos linguísticos e argumentação 100
Competência 5: Proposta de intervenção 160
Nota: 640
Você pode melhorar trabalhando mais os seus argumentos e usando o repertório como uma prova deles, seu texto não pode ser baseado em referências. O parágrafo de conclusão deve ser usado somente para concluir, não pode ser uma continuação do desenvolvimento. Boa sorte nos estudos…
As novas descobertas na ciência
Raquel Vitoria Ferreira
Olá, tudo bem? O seu texto não está dentro dos parâmetros da redação proposta pelo ENEM, inicialmente, você pode melhorar elaborando um texto com parágrafos (introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão). Na introdução deve ser apresentada uma tese, ou seja, o posicionamento que vaiLeia mais
Olá, tudo bem?
See lessO seu texto não está dentro dos parâmetros da redação proposta pelo ENEM, inicialmente, você pode melhorar elaborando um texto com parágrafos (introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão). Na introdução deve ser apresentada uma tese, ou seja, o posicionamento que vai ser adotado. Nos dois desenvolvimentos você deve aprofundar suas ideias, eles podem ser uma continuação (causa e consequência) ou dois fatores diferentes. Na conclusão você deve colocar uma proposta de intervenção, apresentando (agente, meio, finalidade e detalhamento).
Provavelmente o texto que você escreveu ultrapassa das 30 linhas, fica meio complicado estabelecer uma nota. Sua nota estaria entre 500 e 600.
TEMA: Os perigos dos “stalkers virtuais” no século XXI
Raquel Vitoria Ferreira
A priori, é fulcral destacar que as perseguições virtuais derivam da escassa atuação dos setores governamentais, no que concerne às ações que coíbam esse ato. Segundo Rousseau, é dever do Estado garantir a proteção dos cidadãos em troca de algumas liberdades individuais. Entretanto, é observável o dLeia mais
A priori, é fulcral destacar que as perseguições virtuais derivam da escassa atuação dos setores governamentais, no que concerne às ações que coíbam esse ato. Segundo Rousseau, é dever do Estado garantir a proteção dos cidadãos em troca de algumas liberdades individuais. Entretanto, é observável o descumprimento desse acordo, exemplificado, pela falta de monitoramento nos meios tecnológicos para garantir uma navegação segura e privada. Sob esse prisma, tem-se como causa os investimentos reduzidos por parte do poder público na efetivação dos direitos dos indivíduos. Por conseguinte, levando à impunidade dessas atividades.
See lessOutrossim, é válido reconhecer que o panorama apresentado é capaz de ferir os direitos constitucionais. De acordo com artigo cinco da Constituição Federal, a privacidade é uma garantia social. Dessa maneira, o “cyberstalking” – ato de vigiar ou espionar alguém pela internet – representa uma ruptura do código de lei. Dessa forma, torna-se evidente que essas ações são fortemente prejudiciais aos moldes democráticos propostos no contexto brasileiro. Sendo assim, mudanças emergenciais devem ser adotadas para proteger a cidadania brasileira que vem sendo abalada pelo uso inadequado e criminoso do meio virtual.
Você acha que os desenvolvimentos dessa forma ficaram melhores ? Depois que fiz a leitura da sua correção e olhei novamente a redação percebi o desfalque de argumentos, pois foquei mais em contextualizar do que realmente aprofundar. Muito obrigada, ótima correção.
“A crescente crise da mobilidade urbana brasileira”
Raquel Vitoria Ferreira
Introdução : Ótimo parágrafo, apresentou repertório e uma tese articulada. Entretanto, cometeu um erro na pontuação (você deve colocar vírgula após Thomas Morre). Desenvolvimento 1: Indico que os períodos sejam menores, pois acabam comprometendo a organização e o entendimento do texto. Além disso, vLeia mais
Introdução : Ótimo parágrafo, apresentou repertório e uma tese articulada. Entretanto, cometeu um erro na pontuação (você deve colocar vírgula após Thomas Morre).
See lessDesenvolvimento 1: Indico que os períodos sejam menores, pois acabam comprometendo a organização e o entendimento do texto. Além disso, você mudou o foco do desenvolvimento do texto e não organizou bem as ideias.
Desenvolvimento 2: Você organizou bem as ideias, mas cuidado com o tamanho dos períodos (frisando novamente).
Conclusão: Não se usa “através”, pois expressa o sentido de “passar por algo”; você escreveu “politica” (o correto é “política”); a conclusão deve apresentar agente, ação, meio, finalidade e detalhamento (sua redação apresenta apenas 2 dos quesitos).
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa 120
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto 160
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 160
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160
5. Respeito aos direitos humanos 120
NOTA 720
O mau comportamento e a agressividade crescente de alunos no ambiente escolar
Raquel Vitoria Ferreira
No primeiro parágrafo você não colocou vírgula após o conectivo "Nesse sentido". No segundo parágrafo você deveria usar "perda" e não "perca"... "Perca" deve ser usado na forma conjugada do verbo perder na 1.ª ou na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou na 3.ª pessoa do singular do impLeia mais
No primeiro parágrafo você não colocou vírgula após o conectivo “Nesse sentido”.
See lessNo segundo parágrafo você deveria usar “perda” e não “perca”… “Perca” deve ser usado na forma conjugada do verbo perder na 1.ª ou na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou na 3.ª pessoa do singular do imperativo.
No terceiro parágrafo você deveria usar “essa” no lugar de “esta”, pois você já introduziu o assunto.
Na conclusão: “portanto” deve estar entre vírgulas; após “outrossim” tem vírgula; não tem vírgula depois de “escolas”; não se pode usar “através” (pois transmite o sentido de passar por algo, ou seja, o uso é incorreto no contexto da redação).
Sua introdução ficou boa, pois você apresentou um repertório e articulou a tese do seu texto. Porém, não ficou evidente a relação causa e consequência explicitada na tese no seu primeiro parágrafo. Com isso, você perde pontos no quesito do projeto de redação. No seu primeiro desenvolvimento você não referenciou corretamente a citação, ou seja, ela não tem validade.