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Preservação do Patrimônio histórico cultural brasileiro
M4Y
Olá, Victoria. Tudo bem? Espero que sim! Vamos para a correção. INTRODUÇÃO - Repertório sociocultural ausente - Problematização ok - Tese ok DESENVOLVIMENTOS - Tópico frasal ok - Embasamento ok - Argumentação ok INTERVENÇÃO - Agente ok - Ação ok - Meio/Modo ok - Finalidade ok - Detalhamento ok Obs 1Leia mais
Olá, Victoria. Tudo bem? Espero que sim!
Vamos para a correção.
INTRODUÇÃO
– Repertório sociocultural ausente
– Problematização ok
– Tese ok
DESENVOLVIMENTOS
– Tópico frasal ok
– Embasamento ok
– Argumentação ok
INTERVENÇÃO
– Agente ok
– Ação ok
– Meio/Modo ok
– Finalidade ok
– Detalhamento ok
Obs 1: Sua redação está muito boa, bem desenvolvida com uma argumentação estruturada. Porém senti falta de um repertório consolidado na abertura da introdução.
Nota: 880
See lessC1 – 200
C2 – 160
C3 – 120
C4 – 200
C5 – 200
A importância da reivindicação pela saúde pública no Brasil
M4Y
Olá, tudo bem? Espero que sim. Em geral, sua redação está muito boa. Tenho apenas dois pontos: 1. Você só apresentou uma tese: "já que a saúde pública no Brasil tem encontrado dificuldades em sua reivindicação pela carência de investimentos governamentais." Não sou corretora profissional, então nãoLeia mais
Olá, tudo bem? Espero que sim.
Em geral, sua redação está muito boa.
Tenho apenas dois pontos:
1. Você só apresentou uma tese: “já que a saúde pública no Brasil tem encontrado dificuldades em sua reivindicação pela carência de investimentos governamentais.”
Não sou corretora profissional, então não sei se você seria penalizada por isso. Mas geralmente a redação apresenta duas teses.
2. Alguns erros de gramática.
– Bem esta = bem-estar
– Certos pronomes relativos, conjunções subordinativas e advérbios devem ser seguidos de próclise.
quando observa-se = quando se observa
– Busque por sinônimos para não repetir muitas vezes algumas palavras.
Por fim, é isso.
See lessbjs
Os estigmas relacionados à saúde mental na sociedade brasileira
M4Y
Olá, tudo bem? Espero que sim! Nesta correção serei bem direta nos seus pontos fortes e fracos e darei algumas dicas que podem te ajudar. INTRODUÇÃO - O objetivo deste paragrafo é apresentar e explicitar o problema fazendo uma comparação ou uma contraposição de fatos, citações e outros repertórios sLeia mais
Olá, tudo bem? Espero que sim!
Nesta correção serei bem direta nos seus pontos fortes e fracos e darei algumas dicas que podem te ajudar.
INTRODUÇÃO
– O objetivo deste paragrafo é apresentar e explicitar o problema fazendo uma comparação ou uma contraposição de fatos, citações e outros repertórios socioculturais. Além de mostrar o problema que envolve a temática, você deve apresentar duas teses, que são seus dois argumentos sobre seu ponto de vista.
– Na minha visão, sua introdução foi em fraca. Sua alusão não foi bem estruturada e não apresentou conectivos adequados.
– DICA: pesquise por listas de conectivos com seus respectivos significados, você também pode pesquisar por repertórios genéricos que atende a diversos temas.
DESENVOLVIMENTOS
– De primeira vista, quando li seu primeiro tópico frasal, me perguntei se você realente entendeu o tema da redação, se você sabia o significado da palavra estima.
– DICA: Sempre fique atenta quando estiver lendo os textos motivadores.
– Você apresentou causa e consequência e apresentou seu ponto de vista, ok, falta apenas um pequeno detalhe: seu embasamento. Você deve dar valor aquilo que esta apresentando, pode apresentar dados ou fato, além de conceitos filosóficos.
INTERVENÇÃO
– Sua intervenção não está totalmente completa. Você se esqueceu de colocar uma finalidade, ou seja, um objetivo, além do detalhamento.
Espero ter ajudado! bjs
See lessCombate aos maus-tratos no Brasil
M4Y
Olá, Jonata! Tudo bem? Espero que sim :) Desde já, peço desculpa por qualquer erro. Vamos para a correção... INTRODUÇÃO - Estratégia de abertura: ok - Problematização: ok - Tese: desenvolver melhor sua tese, você apenas falou de consequências não especificou qual delas os próximos parágrafos irão abLeia mais
Olá, Jonata! Tudo bem?
Espero que sim :)
Desde já, peço desculpa por qualquer erro.
Vamos para a correção…
INTRODUÇÃO
– Estratégia de abertura: ok
– Problematização: ok
– Tese: desenvolver melhor sua tese, você apenas falou de consequências não especificou qual delas os próximos parágrafos irão abordar.
OBS: Do meu ponto de vista, acho que falar sobre animais de laboratório se torna um tangenciamento do tema, porém, o tema que você colocou não está especificando além de eu não ter lido o a proposta que você leu. Mas, se não fosse esse o caso, você já teria zerado sua redação.
DESENVOLVIMENTO
– Tópico frasal: ausente
– Embasamento: ok
– Argumentação: ok
– Sua tese era sobre consequências mas você não sitou nenhuma.
INTERVENÇÃO
– Agente: ok
– Ação: ok
– Meio/Modo: ok
– Finalidade: deixar mais claro
– Detalhamento: pequeno
OBS: bicho é um termo informal, não se deve usar na redação. Busque por sinônimos.
C1- 120
See lessC2- 120
C3 – 80
C4- 160
C5- 160
A nova arte das indústrias o ecocídio
M4Y
Olá, Gabriel! Tudo bem? Espero que sim :) Desculpe qualquer erra desde já, agora vamos para a correção... INTRODUÇÃO - Estratégia de abertura: ok - Não entendi o por quê de você ter juntado uma citação com a um fato, poderia apenas usar um deles como alusão histórica. - Problematização: ok - Não comLeia mais
Olá, Gabriel! Tudo bem?
Espero que sim :)
Desculpe qualquer erra desde já, agora vamos para a correção…
INTRODUÇÃO
– Estratégia de abertura: ok
– Não entendi o por quê de você ter juntado uma citação com a um fato, poderia apenas usar um deles como alusão histórica.
– Problematização: ok
– Não compreendi as suas teses
DESENVOLVIMENTO
– Ausência de tópico frasal e argumentação.
– Você apenas mostrou fatos
– Uso de primeira pessoa, isso é um erro grave
INTERVENÇÃO
– Ausência do anúncio da proposta de intervenção
NOTA: 0 – Pois houve tangenciamento do tema
Ao longo do seus texto você escreveu sobre o ocorrido da Vale, acho que você se esqueceu o tema “A nova arte das indústrias o ecocídio”. Você deveria apresentar teses sobre o tema da proposta, por isso sua redação foi zerada.
See lessComo reduzir a produção e o descarte ilegal de lixo no Brasil?
izabela458
Sua redação está perfeita, coesiva, bem estruturada, e apresenta bem os argumentos e os problemas bem abordados . Parabéns!!! *Competências* Domínio da norma padrão da língua portuguesa = 200 Compreensão da proposta de redação = 160 Seleção e organização das informações = 200 conhecimento dos mecaniLeia mais
Sua redação está perfeita, coesiva, bem estruturada, e apresenta bem os argumentos e os problemas bem abordados . Parabéns!!!
See less*Competências*
Domínio da norma padrão da língua portuguesa = 200
Compreensão da proposta de redação = 160
Seleção e organização das informações = 200
conhecimento dos mecanismos linguísticos = 200
proposta de intervenção para o problema abordado = 160
Total – 920
Como reduzir a produção e o descarte ilegal de lixo no Brasil? (Coloquem pontuação das competências pfvr)
M4Y
Olá, Monielly! Tudo bem? Espero que sim. Vamos para a correção INTRODUÇÃO - Apesar de comparar duas realidades não ser incorreto, você poderia colocar um livro, filme, documentário, entre outros. - O uso do conectivo Ademais não está totalmente incorreto, mas como você pretende contrapor as diferentLeia mais
Olá, Monielly!
Tudo bem? Espero que sim.
Vamos para a correção
INTRODUÇÃO
– Apesar de comparar duas realidades não ser incorreto, você poderia colocar um livro, filme, documentário, entre outros.
– O uso do conectivo Ademais não está totalmente incorreto, mas como você pretende contrapor as diferentes realidades, seria melhor o uso de: pelo contrário, em contraste com, porém…
– Substituição do conectivo Contudo por um conectivo de conclusão: assim, dessa forma, loo, por isso…
– Tese 1: falta de investimentos por meio do governo
– Tese 2: escassez de conscientização das pessoas.
DESENVOLVIMENTO 1
– Tópico frasal: “evidente que a falta de investimento do governo para reduzir a produção e assim ter um descarte legal do lixo produzido é um fator presente”
– Não entendi por que você falou da sua segunda tese neste parágrafo.
– Ausência de embasamento
– Pontuação inadequada, pelo menos três períodos.
– Argumentação superficial
DESENVOLVIMENTO 2
– Tópico frasal: entupimento de bueiros nas cidades e alagamentos, criação de animais mesquinhos e doenças , são apenas algumas consequências do mal descarte.
– Embasamento: De acordo com o IBGE o Brasil produz em média 387 quilos de resíduos por habitante por ano
– Ausência de argumentação
INTERVENÇÃO
– Agente: Qual Governo? Municipal, Estadual, Federa?
– Ação: devem investir em limpezas diárias das cidades, fiscalização de lixões
– Meio/Modo: com projetos de conscientização separação de lixo descartável e não descartável pelas famílias
– Ausência de finalidade e detalhamento
– Fechamento ok
C1- 120
See lessC2 – 80
C3 – 80
C4 – 120
C5 – 120
Tema: ensino à distância
izabela458
Olá, antes de tudo quero dizer que não sou profissional com correção, mais vou tentar lhe ajudar com o pouco que sei. Ademais, boa sorte na sua caminhada. Pontos gerais, negativos: erros de ortografia, repetição da palavra ‘internet’ Falta de coesão Introdução: Na sua introdução falta coesão no textLeia mais
Olá, antes de tudo quero dizer que não sou profissional com correção, mais vou tentar lhe ajudar com o pouco que sei. Ademais, boa sorte na sua caminhada.
Pontos gerais, negativos:
erros de ortografia, repetição da palavra ‘internet’
Falta de coesão
Introdução:
Na sua introdução falta coesão no texto, o que impossibilita o corretor a entender de primeira.
Desenvolvimento:
D1; Está muito bom seus argumentos, contextualização e etc… Sendo que, ‘entretanto’ é um conectivo, tem que ser; “ …aos estudantes. Entretanto, por mais…” ao utilizar algum dado tem que especificar a fonte.
D2; Ficou um pouco confuso em relação a seus argumentos e você poderia contextualizar mais fazendo alusão a Zygmunt. Ficaria mais coeso trocar “Associadamente” por Associado a isso,… e deixar mais claro referente ao problema.
Conclusão:
See lessTópico conclusivo ✅
Três períodos ✅
A sua conclusão está bem argumentada. Entretanto foge do “projeto” de uma conclusão ENEM se esse for seu foco, a cada período você pode utilizar conectivos é essencial para garantir pontos nas competências demonstrando coesão para seu texto.
Quando for construir sua conclusão se atente : no agente, meio/modo, detalhamento, finalidade e ação. São de extrema importância para conseguir nota máxima na competência 5 respeitando os direitos humanos.
Você fez muito bem trazer à Constituição que utilizou na introdução para a conclusão, muito bom, vc relacionou o texto.
A fome no Brasil: como combater esse problema
M4Y
Olá, Victoria! Tudo bem? Vamos para a correção INTRODUÇÃO Repertório: "Na obra “utopia” do escritor Thomas More..." Problematização: "No entanto, a realidade é o oposto do que o autor prega, uma vez que a fome no Brasil ainda persiste." Tese: "...atuando no silenciamento e na desigualdade socioeconôLeia mais
Olá, Victoria! Tudo bem?
Vamos para a correção
INTRODUÇÃO
Repertório: “Na obra “utopia” do escritor Thomas More…”
Problematização: “No entanto, a realidade é o oposto do que o autor prega, uma vez que a fome no Brasil ainda persiste.”
Tese: “…atuando no silenciamento e na desigualdade socioeconômica.”
Obs: apenas aluns erros de digitação.
DESENVOLVIMENTO 1
Tópico frasal: ausência de vírgula após conectivo – “A princípio, a falta de debate caracteriza-se como complexo dificultador.”
Embasamento: “…Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é a verdadeira forma de ação.”
Argumentação: superficial.
DESENVOLVIMENTO 2
Tópico frasal: “Ademais, deve ressaltar desigualdade socioeconômica.”
Embasamento: “De acordo com o portal gauchazh mais de 3% da sociedade brasileira vivem em pobreza extrema. Além disso, segundo o Ministério da Saúde ,em 2017, mais de cinco mil pessoas morreram desnutrição no país.”
Argumentação: superficial
INTERVENÇÃO
Anúncio da proposta de intervenção: “Portanto, medidas são necessárias para alterar esse quadro.”
Agente: escolas e a prefeitura
Ação: promover um espaço para rodas de conversa
Meio/Modo: por meio de professores e convidados
Finalidade: mais pessoas compreendam questões relativas sobre o tema e se torne cidadãos mais atuantes na busca de resoluções
Detalhamento: ?
Fechamento da proposta: ?
– Erros de pontuação
C1 – 160
See lessC2 – 120
C3 – 120
C4 – 120
C5 – 160
OS IMPACTOS DOS JOGOS ELETRÔNICOS NA VIDA DOS JOVENS NA CONTEMPORANEIDADE
M4Y
Introdução: - Bom repertório - "a prática desses jogos digitais em nosso tempo traz liberdades semelhantes" Caso o candidato use pronomes como da primeira pessoa do singular ou plural, como eu, me, mim, meu/minha e comigo ou nós, nos, nosso ou conosco, ele pode perder pontos em sua redação. RecomendLeia mais
Introdução:
– Bom repertório
– “a prática desses jogos digitais em nosso tempo traz liberdades semelhantes”
Caso o candidato use pronomes como da primeira pessoa do singular ou plural, como eu, me, mim, meu/minha e comigo ou nós, nos, nosso ou conosco, ele pode perder pontos em sua redação. Recomendo você usar “na atualidade”, ” nos dias hodiernos”, “nos dias atuais”, “Hoje em dia”, “na contemporaneidade”.
– Teses: “sobretudo pelo vício que é gerado e a cultura por vezes preconceituosa refletida nestes.”
Desenvolvimento 1 e 2
– Argumentação superficial e centrados no texto de apoio
Intervenção
– “Portanto, algo deve ser feito para mitigar o problema, e o Ministério da Educação deve promover e divulgar atividades coletivas mais interessantes e abertas nas escolas de todos os níveis de ensino, de modo a incentivar uma maior participação e diversidade de alunos.
Reescrita
Portanto, algo deve ser feito para mitigar os problemas que abrange os jogos eletrônicos. Assim, o Ministério da Educação deve promover….”
Agente: Ministério da Educação
Ação: promover e divulgar atividades
Meio: ?
Modo: ?
Finalidade: Incentivar uma maior participação
Detalhamento: ” também devem acontecer campanhas de conscientização acerca das práticas saudáveis do videogame, englobando tanto alunos, quanto responsáveis… também é necessário a divulgação e incentivo financeiro de eventos e oficinas sobre programação, voltadas principalmente ao público feminino das escolas.”
C1: 160 – Falhas eventuais.
See lessC2: 120 – Cópia de um trecho do texto motivacional.
C3: 120 – Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas ainda centrados apenas nos argumentos propiciados pelos textos de apoio.
C4: 160 – Algumas inadequações.
C5: 120 – Proposta de intervenção incompleta.