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TEMA- Soluções para acabar com o analfabetismo no brasil.
queziaoqcapbl
olá!!🥰 *INTRODUÇÃO* Ótimo repertório! Só atente ao uso da letra maiúscula. Correlacione sua tese com o repertório. *DESENVOLVIMENTOS I e II* Atente-se ao uso da letra maiúscula!! Evite o uso de "Neste viés, é notório" e "Consequentemente, é evidente "... fica redundante. Reveja tbm o uso da vírgula.Leia mais
olá!!🥰
*INTRODUÇÃO*
Ótimo repertório!
Só atente ao uso da letra maiúscula.
Correlacione sua tese com o repertório.
*DESENVOLVIMENTOS I e II*
Atente-se ao uso da letra maiúscula!!
Evite o uso de “Neste viés, é notório” e “Consequentemente, é evidente “… fica redundante.
Reveja tbm o uso da vírgula.
Organize mais a estrutura de seus desenvolvimentos.(coloque conectivo + repertório. Contextualize o repertório como argumento + opinião.)
*CONCLUSÃO*
Conclusão:
Agente- OK
Ação- OK
Modo- ?
Detalhamento- OK
Efeito- OK
Competência 1: Dominar linguagens – 120
See lessCompetência 2: Compreender fenômenos – 160
Competência 3: Enfrentar situações-problema – 160
Competência 4: Construir argumentação – 160
Competência 5: Elaborar propostas- 160
760
Não deixe de treinar, a prática vai impulsionar vc.
Os discursos de ódio em questão nas redes sociais
queziaoqcapbl
olá!! vou tentar te ajudar como posso. Em geral, parágrafos pequenos. *INTRODUÇÃO* Alguns erros de vírgula como em "Porém o discurso de ódio" (ausência de vírgula) e em "Em tese se, percebe-se " (vírgula no lugar errado e se percebe-se é redundante) Problemática mal desenvolvida e tese bem pouco detLeia mais
olá!! vou tentar te ajudar como posso.
Em geral, parágrafos pequenos.
*INTRODUÇÃO*
Alguns erros de vírgula como em “Porém o discurso de ódio” (ausência de vírgula) e em “Em tese se, percebe-se ” (vírgula no lugar errado e se percebe-se é redundante)
Problemática mal desenvolvida e tese bem pouco detalhada.
*DESENVOLVIMENTOS I e II*
No 1° desenvolv., falta de repetório. No 2°, o seu dado, deve ter fonte.
Atente-se ao uso de vírgula e as letras maiúsculas no início de frase.
*CONCLUSÃO*
Conclusão:
Agente- OK
Ação- OK
Modo- ?
Detalhamento- ?
Efeito- ?
Se vc colocar os pontos citados acima na sua conclusão, ela estará completa como pede uma das competências do enem.
Competência 1: Dominar linguagens – 80
See lessCompetência 2: Compreender fenômenos – 120
Competência 3: Enfrentar situações-problema – 120
Competência 4: Construir argumentação – 120
Competência 5: Elaborar propostas- 80
520
Não deixe de treinar, a prática vai impulsionar vc.
Leia tbm as competências do ENEM.
O problema da saúde mental
queziaoqcapbl
olá!! *INTRODUÇÃO* Alguns erros no uso da vírgula, está curta e precisa ser melhor desenvolvida. *DESENVOLVIMENTOS I e II* Uso da vírgula e da crase errados. Na parte "muitas pessoas acham que não precisam se cuidar,e que isso e frescura e que não existe", há o uso repetido da partícula 'que'. SeusLeia mais
olá!!
*INTRODUÇÃO*
Alguns erros no uso da vírgula, está curta e precisa ser melhor desenvolvida.
*DESENVOLVIMENTOS I e II*
Uso da vírgula e da crase errados.
Na parte “muitas pessoas acham que não precisam se cuidar,e que isso e frescura e que não existe”, há o uso repetido da partícula ‘que’.
Seus desenvolvimentos precisam ser organizados.
*CONCLUSÃO*
Quando vc usa o “depreende-se portanto” fica redundante e inadequados, pois, é como se vc estivesse dizendo que sua redação foi perfeita e que dela dá p se concluir tudo. corretores não gostam desse tipo de conectivo.
Conclusão:
Agente- OK (é preciso o uso de letra maiúscula!)
Ação- OK (intervenção fraca)
Modo- OK
Detalhamento- ?
Efeito- OK
Só um detalhe, não achei a intervenção forte para resolver os desafios.
Competência 1: Dominar linguagens – 120
See lessCompetência 2: Compreender fenômenos – 160
Competência 3: Enfrentar situações-problema – 120
Competência 4: Construir argumentação – 120
Competência 5: Elaborar propostas- 120
640
Não deixe de treinar e assistir vídeos sobre redação, a prática vai impulsionar vc.
A necessidade de discussão acerca do autismo no Brasil
queziaoqcapbl
olá!! *INTRODUÇÃO* Ótima introdução, só ficou redundante a parte "Fora da ficção, na atualidade..." Nesse caso menos é mais! *DESENVOLVIMENTOS I* "Infelizmente" dá um toque de pessoalidade... se vc preferir, beleza. Mas não sei se é adequado. O diagnóstico do autismo não é impreciso, só dá para descLeia mais
olá!!
*INTRODUÇÃO*
Ótima introdução, só ficou redundante a parte “Fora da ficção, na atualidade…”
Nesse caso menos é mais!
*DESENVOLVIMENTOS I*
“Infelizmente” dá um toque de pessoalidade… se vc preferir, beleza. Mas não sei se é adequado.
O diagnóstico do autismo não é impreciso, só dá para descobrir aos 3/4 anos. Antes disso, o profissional que expõe o diagnóstico antes, é precipitado.
*DESENVOLVIMENTO II*
O “tema” desinformação ficou muito batido entre os desenvolv., deveria separar mais os argumentos.
Dê mais sua opinião.
*CONCLUSÃO*
Conclusão:
Agente- OK
Ação- OK
Modo- OK
Detalhamento- OK
Efeito- OK
Competência 1: Dominar linguagens – 200
See lessCompetência 2: Compreender fenômenos – 160
Competência 3: Enfrentar situações-problema – 120
Competência 4: Construir argumentação – 160
Competência 5: Elaborar propostas- 160
800
Não deixe de treinar, a prática vai impulsionar vc.
Combate a depressão
queziaoqcapbl
olá!! *INTRODUÇÃO* Introdução relativamente pequena. Desenvolva mais sobre o que vc escreveu, pq q a depressão aumentou na pandemia? Fale mais sobre seu ponto de vista. tenha uma tese. (obs: geralmente uma redação modelo enem tem apenas 2 desenvolvimentos, já que usamos 2 argumentos na introdução) *Leia mais
olá!!
*INTRODUÇÃO*
Introdução relativamente pequena.
Desenvolva mais sobre o que vc escreveu, pq q a depressão aumentou na pandemia?
Fale mais sobre seu ponto de vista.
tenha uma tese.
(obs: geralmente uma redação modelo enem tem apenas 2 desenvolvimentos, já que usamos 2 argumentos na introdução)
*DESENVOLVIMENTOS I II III*
Exponha opinião, não apresente apenas dados.
Não repita conectivos.
Varie repertórios, não use penas dados.
Atente-se ao uso da norma padrão. (Não use “os depressivos” ou “um verdadeiro inferno”)
*CONCLUSÃO*
Não use palavras como felizmente, tente algo mais impessoal.
Na hora que citou o governo, seria adequado reformular… “O Governo Federal e o ministério da Saúde”
Conclusão:
Agente- OK
Ação- OK (intervenção fraca)
Modo- ?
Detalhamento- OK
Efeito- OK
Só um detalhe, não achei a intervenção forte para resolver os desafios.
Competência 1: Dominar linguagens – 120
See lessCompetência 2: Compreender fenômenos – 160
Competência 3: Enfrentar situações-problema – 120
Competência 4: Construir argumentação – 120
Competência 5: Elaborar propostas- 120
640
Não deixe de treinar e assistir vídeos sobre redação, a prática vai impulsionar vc.
Condições econômicas e a depressão
queziaoqcapbl
olá!! *INTRODUÇÃO* Conclusão bem contextualizada, porém, senti falta de uma relação entre o 1° repertório e o 2°. obs: Romantismo deveria vir em letra maiúscula. (Percebo que vc não organizou os argumentos e desenvolvimentos na "ordem". Vc deve colocar o 1° arg. citado na introdução, no 1° desenvolvLeia mais
olá!!
*INTRODUÇÃO*
Conclusão bem contextualizada, porém, senti falta de uma relação entre o 1° repertório e o 2°.
obs: Romantismo deveria vir em letra maiúscula.
(Percebo que vc não organizou os argumentos e desenvolvimentos na “ordem”. Vc deve colocar o 1° arg. citado na introdução, no 1° desenvolvimento e assim por diante.)
*DESENVOLVIMENTO I*
Fuga do tema e do ponto marcado no início do desenvolvimento.
Ausência de opinião.
*DESENVOLVIMENTO II*
Erro de concordância.
falta de opinião e esclarecimento sobre pontos ditos a princípio.
*CONCLUSÃO*
Não é indicado o uso de conectivos de tal estilo. Tente usar o “logo”, “portanto”…
Conclusão:
Agente- OK
Ação- OK
Modo- OK
Detalhamento- ?
Efeito- OK
Competência 1: Dominar linguagens – 120
See lessCompetência 2: Compreender fenômenos – 160
Competência 3: Enfrentar situações-problema – 160
Competência 4: Construir argumentação – 120
Competência 5: Elaborar propostas- 160
720
Desafios para combater o COVID-19 no cenário brasileiro
queziaoqcapbl
olá!! *INTRODUÇÃO* Introdução relativamente grande se comparar com os desenvolvimentos, seria mais valido encurta-la. Há um pequeno erro em "ouve doenças" Na minha opinião, se você usasse como repertório uma doença que vc exemplificou depois, ganharia mais sentido para sua tese. Por mais que seja veLeia mais
olá!!
*INTRODUÇÃO*
Introdução relativamente grande se comparar com os desenvolvimentos, seria mais valido encurta-la.
Há um pequeno erro em “ouve doenças”
Na minha opinião, se você usasse como repertório uma doença que vc exemplificou depois, ganharia mais sentido para sua tese. Por mais que seja verdade a afirmação, não entrou em consonância com o que foi dito depois.
Notei alguns erros na frase: “cituações como esta”. Creio que em situações foi um erro de digitação mas a palavra “esta” é usada para mostrar algo que vem posteriormente, não anteriormente. O certo seria “situações como essa”
*DESENVOLVIMENTO I*
Usar um fato mais concreto como repertório no desenvolvimento I seria interessante.
Erro da conjugação do verbo em: “o número de golpes e fake news aumentou durante a pandemia.”
Golpes e fake news acabam entrando no plural.
Acho que seria válido tbm usar um outro conectivo no lugar do “com isso”, deixaria algo mais formal.
*DESENVOLVIMENTO II*
Usar um fato mais concreto como repertório no desenvolvimento II seria interessante.
*CONCLUSÃO*
Não indico o uso do “entende-se”, pois, para o corretor é como se vc tivesse firme convicção de que deixou tudo claro o suficiente para concluir aquilo. Por mais que pareça que sua redação está completa na hora, às vezes pode não parecer para o corretor.
Conclusão:
Agente- OK
Ação- OK (obs: vírgula errada entre alunos e a importância)
Modo- ?
Detalhamento- OK
Efeito- OK
Só um detalhe, não achei a intervenção forte para resolver os desafios do covid
Competência 1: Dominar linguagens – 120
See lessCompetência 2: Compreender fenômenos – 200
Competência 3: Enfrentar situações-problema – 120
Competência 4: Construir argumentação – 120
Competência 5: Elaborar propostas- 160
720
A questão da pedofilia no Brasil
queziaoqcapbl
Olá, correção modelo ENEM. Introdução: Na próxima redação que for fazer, enriqueça -a com repertório sociocultural (se não souber oq é, há uma grande variedade de conteúdos sobre no google). Bom seria tbm que não fosse usado o "nota-se", pois, se subentende que vc explicou algo muito bem e que se gaLeia mais
Olá, correção modelo ENEM.
Introdução:
Na próxima redação que for fazer, enriqueça -a com repertório sociocultural (se não souber oq é, há uma grande variedade de conteúdos sobre no google).
Bom seria tbm que não fosse usado o “nota-se”, pois, se subentende que vc explicou algo muito bem e que se garante no que escreveu… sendo que às vezes nem houve tanta clareza na explicação.
Apresentou tese isso é importante e fundamental para a sua redação.
Também é bem visto pelos corretores quando há a apresentação dos argumentos antes dos desenvolvimentos ( não é obrigatório mas é uma forma de introduzir o assunto.)
Desenvolvimento I e II: usar uma alusão, citação ou repertório para introduzir os desenvolvimentos tbm é uma boa escolha, assim, vc esclareceria mais seu ponto de vista.
O que seria indicado é usar outro conectivo no desenvolvimento I (o conectivo do desenvolvimento II tá perfeito). No inicio do parágrafo I a a frase: “Pode-se observar que no país em que vivemos acontece muito a questão da pedofilia, as notícias ocorrem muito rápido nos jornais” não revela muito sobre o argumento que será defendido…
No desenvolv II a parte: “As vezes essa situação se não for revelada pode ser levado até mesmo a um estupro, ai sim pode a situação será agravada mais ainda.” não apresenta coesão. O uso do ” ai sim” tbm não é adequado em redações, opte por um conectivo de conclusão como: Assim; Logo; Portanto;
Conclusão:
O ENEM exige os seguintes passos na conclusão:
Agente- ok ( o indivíduo)
Pode ser usado um orgão governamental, ong ou até a família (pesquise sobre os gomifes)
Ação- ok ( abrir a boca, pedir ajuda)
Modo- explique de que modo pedir ajuda, para qm pedir ajuda.
Detalhamento- Dê detalhes.
Efeito- o que resultaria abrir a boca?
Competência 1: Dominar linguagens – 120
See lessCompetência 2: Compreender fenômenos – 160
Competência 3: Enfrentar situações-problema – 120
Competência 4: Construir argumentação – 120
Competência 5: Elaborar propostas- 120
640
assista aulas de redação modelo ENEM no outube, têm várias aulas gratuitas e não deixe de praticar para melhorar!!!
O aumento das ISTs entre os jovens no Brasil.
queziaoqcapbl
Redação ótima!!!! Escrita com coesão e coerência, além da norma padrão. Só um alerta ao uso da vírgula. Sem erros graves, seu texto está nota 960. Competência 1: Dominar linguagens – 200 Competência 2: Compreender fenômenos – 200 Competência 3: Enfrentar situações-problema – 200 Competência 4: ConstLeia mais
Redação ótima!!!! Escrita com coesão e coerência, além da norma padrão. Só um alerta ao uso da vírgula. Sem erros graves, seu texto está nota 960.
Competência 1: Dominar linguagens – 200
See lessCompetência 2: Compreender fenômenos – 200
Competência 3: Enfrentar situações-problema – 200
Competência 4: Construir argumentação – 200
Competência 5: Elaborar propostas- 160
Da academia à cirurgia: até quando a busca pelo ideal da imagem é uma escolha saudável?
queziaoqcapbl
Introdução: Apresentou repertório, apresentou tese e argumentos. Só mudaria o lugar da vírgula em: "No Brasil hodierno, não é diferente, mesmo depois de séculos ainda há uma valorização excessiva..." Poderia ficar: "No Brasil hodierno não é diferente, mesmo depois de séculos, ainda há uma valorizaçãLeia mais
Introdução:
Apresentou repertório, apresentou tese e argumentos.
Só mudaria o lugar da vírgula em: “No Brasil hodierno, não é diferente, mesmo depois de séculos ainda há uma valorização excessiva…”
Poderia ficar: “No Brasil hodierno não é diferente, mesmo depois de séculos, ainda há uma valorização excessiva…”
Desenvolvimento I:
A parte que fala sobre cirurgia, poderia ter sido deixada para citar no argumento II, pois, Fala sobre procedimentos estéticos.
Mudaria tbm o lugar da vírgula em: “no século XXI, visto que a mídia, por exemplo, é um dos principais fatores que exerce coerção sobre o pensamento das pessoas…”
Fora isso, está um ótimo desenvolvimento. Boa defesa de argumento.
Desenvolvimento II:
Bom parágrafo.
Conclusão:
Agente- OK
Ação- OK
Modo- como o Ministério da Saúde investe por meio da criação de campanhas?
Detalhamento- De detalhes.
Efeito- OK
Competência 1: Dominar linguagens – 200
See lessCompetência 2: Compreender fenômenos – 200
Competência 3: Enfrentar situações-problema – 160
Competência 4: Construir argumentação – 160
Competência 5: Elaborar propostas- 160
880
Ótima redação, só tome cuidado com vírgula e a conclusão.