Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Tema: O preconceito linguístico e seus efeitos em discussão no Brasil.
pedrogarcia123
Fala, Leo, tranquilo? Vamos lá, Há poucas coisas em sua redação que eu notei que, a meu ver, poderia ser fator de desconto dependendo do corretor. Começando pela vírgula, creio que no início esse trecho " a Constituição Federal, garante..." tenha sido apenas um erro de digitação em comparação com teLeia mais
Fala, Leo, tranquilo?
See lessVamos lá,
Há poucas coisas em sua redação que eu notei que, a meu ver, poderia ser fator de desconto dependendo do corretor. Começando pela vírgula, creio que no início esse trecho ” a Constituição Federal, garante…” tenha sido apenas um erro de digitação em comparação com texto, porém, noto em seu texto outros erros relacionados à virgula, Exemplificando só mais um para que não haja outros a posteriori este: “ao se expressar falando ou escrevendo fora da norma padrão da Língua Portugues”. uma vez que a oração é subordinada e não está na sua posição correta, isto é, após o S+V+O, tende a estar isolada por vígula a fim de manter a correção gramatical. Creio que você já saiba disso, porém é um reforço.
Outro ponto, é relacionado aos seus desenvolvimentos, uma vez que após o seu tópico frasal vem uma conjunção conclusiva que, na minha opinião, faz perder um pouco a fluidez do texto haja vista que a conclusão dá um sentido semântico de término de ideia e o D1 não tem esse sentido, fechou?
Ademais, não consegui notar outra incorreções que sejam prejudiciais à nota.
Outra dica é no término do parágrafo terminar com uma frase reflexiva, por exemplo, ” Dessa forma, se o preconceito linguístico continuar como regra, a liberdade de expressão, na prática, será exceção”. lembrando que isso é apenas uma ideia, haha.
C1: 160 pelas vírgulas que são cruéis para a coesão e principalmente a de introdução que já começa com o mais recorrente de todos que é a separação do sujeito e verbo.
C2: 200, impecável a estrutura dissertativo-argumentativo.
C3: 160, uma vez que comparações tão explícitas como essa: “Logo, não se espera que uma pessoa escreva em suas redes sociais com o mesmo vocabulário que Pero Vaz de Caminha usou na sua “Carta”, mesmo, ambos usando a Língua Portuguesa” faz com que o texto perca um pouco a formalidade exigida.
C4: 160, por conta das duas conjunções após os TF que faz, a meu ver, ficar desconexos.
C5: 200, belíssima proposta de intervenção.
uma obs na conclusão, faça uma breve retomada no início, pois demonstrará planejamento por exemplo ” Portanto, é mister que o preconceito linguístico seja atenuado” ou blá blá blá kkkk, entende?
Para finalizar tente reler de novo a redação a fim de encontrar todos os erros não só gramaticais, como semânticos, por exemplo “a importância do estudo gramatical, rompendo a visão de que a gramática é apenas algo inerte e aplicando seu uso no cotidiano do aluno.” demonstrar a importância do estudo gramatical, rompendo com a visão da gramática? confesso que fiquei bem confuso, porém, em sua proposta de intervenção, são encontrados os 5 elementos.
NOTA: 880.
A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL BRASILEIRO
pedrogarcia123
Gislaine! Irada a sua redação. Sugiro que, pelo tema ser referente ao patrimônio histório brasileiro, a introdução seria mais interessante ao citar a nossa CF e o direito à cultura no artigo 215 que diz sobre o acesso à cultura. Mas continua excelente a contextualização. Ademais, vale salientar queLeia mais
Gislaine! Irada a sua redação. Sugiro que, pelo tema ser referente ao patrimônio histório brasileiro, a introdução seria mais interessante ao citar a nossa CF e o direito à cultura no artigo 215 que diz sobre o acesso à cultura. Mas continua excelente a contextualização. Ademais, vale salientar que as vírgulas estão, em sua maioria, colocadas entre o famoso SVO, SUJEITO, VERBO E COMPLEMENTO, o que pode trazer grande perda de nota na C1.
See lessOutra ponto, Gi, é a proposta de intervenção que está faltando o detalhamento,nota que quando você fala “deve inserir a discussão sobre o tema” fica a pergunta, como, de qual modo, como será possível realizar essa discussão e onde? compreende?
Mas em si, o texto está lindo
c1 160
c2 200
c3 160. atente-se aos uso de aspas em citação direta!!!
c4 180, note que a conjunção do início do D2 é conclusiva, então deveria ser uma conjunção que introduz outra ideia e não um fechamento que é o papel da conclusão, compreende?
c5: 160, por faltar um aspecto só dos elementos: o detalhamento.
Dessa forma, sua nota é: 860.
TEMA: O papel do jovem nas modificações políticas na sociedade brasileira
pedrogarcia123
Muitíssimo obrigado! Então, preciso reler mais vezes a fim de notar esses erros gramaticais. Caracas, no decorrer da redação não veio o Eca para eu contextualizar. vou anotar para as futuras redações. muito obrigado pela correção. Estamos juntos, Ângela! Irei revisar as aulas de vírgulas rsrs. <3Leia mais
Muitíssimo obrigado! Então, preciso reler mais vezes a fim de notar esses erros gramaticais. Caracas, no decorrer da redação não veio o Eca para eu contextualizar. vou anotar para as futuras redações. muito obrigado pela correção. Estamos juntos, Ângela! Irei revisar as aulas de vírgulas rsrs. <3 <3 <3
See lessCaminhos para a redução de transmissões de HIV no Brasil
pedrogarcia123
Leonardo, tudo bem? Vamos lá, A sua redação compreende o tipo dissertativo-argumentativo e isso já é um passo grande. Porém, hão de se combater alguns erros principalmente gramaticais e semântico, Atente-se às palavras repetidas, logo na segunda linha de forma quase paralela há uma repetição da palaLeia mais
Leonardo, tudo bem?
See lessVamos lá,
A sua redação compreende o tipo dissertativo-argumentativo e isso já é um passo grande. Porém, hão de se combater alguns erros principalmente gramaticais e semântico,
Atente-se às palavras repetidas, logo na segunda linha de forma quase paralela há uma repetição da palavra “todos” o que pode acabar sendo prejudicial à sua redação. Outrossim, são os pronomes em sua redação que estão colocado de forma indevida e em excesso. Lembre-se de que o pronome “mesmo(a)” não pode ser usado como uma retomada de palavra dita antes. Tente buscar algum artigo em que fale a respeito de coesão entre pronomes, beleza? Outra coisa, não sei se você notou, mas sua introdução está bem grande e isso pode prejudicar a argumentação, uma vez que terá menos linhas para colocar as suas ideias. Outrossim, em seu encaminhamento argumentativo, você coloca três coisas: (1) prevenção e (2)conscientização para pessoas de todas as idades, além da (3)falta de investimentos adequados. Nesse sentido, em um texto dissertativo quando se evidencia 3 argumentos, há de se ter três parágrafos a fim de haver um aprofundamento de cada um, a dica é: atente-se a, apenas, dois argumentos.
+1 obs: leia o seu primeiro desenvolvimento, nele contém uma mini proposta de intervenção o que pode prejudicar no planejamento de texto.
c1: 120 uma vez que há muito erro relacionado ao pronome “mesmo” e a crase na primeira linha.
c2: 160, a sua estrutura é boa, você conseguiu demonstrar um conhecimento do texto dissertativo-argumentativo.
c3:100, Leo, em seus argumento há uma má-estruturação que deixa o texto pouco fluido e desconexo.
c4: 200, apesar de haver erro dos pronomes, vale a pontuação máxima pelos conectivos. obs os pronomes tirei na c1.
c5:80, Léo, a sua conclusão não atende aos 5 elementos exigidos. cade o agente? o detalhamento, o modo ou meio de realização? você evidencia apenas a ação e a finalidade.
reduz na introdução e organiza melhor a sua conclusão.
Espero ter ajudado, abraços e bons estudos.
NOTA: 660.
Sem título
pedrogarcia123
Belíssimo comentário. Estudar as competências do Enem é imprescindível para chegarmos ao famigerado 1000 pontos. Recomendo que leia a esta cartilha que, com certeza, irá agregar muito conhecimento. Ademais, veja alguns exercícios de sintaxe a fim de melhorar a gramática e as estruturas sintáticas. hLeia mais
Belíssimo comentário. Estudar as competências do Enem é imprescindível para chegarmos ao famigerado 1000 pontos. Recomendo que leia a esta cartilha que, com certeza, irá agregar muito conhecimento. Ademais, veja alguns exercícios de sintaxe a fim de melhorar a gramática e as estruturas sintáticas.
See lesshttp://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
Bons estudos.
ÁGUA: DESAFIOS E CONFLITOS NO BRASIL
pedrogarcia123
Boa tarde, Naiara, tudo bem? Vamos lá. A sua redação está maneira, apresenta a estrutura que o Enem pede, porém há algumas coisas que precisam ser corrigidas como gramática, pontuação e argumentos de autoridades para legitimar o que você fala, pois sem isso, o corretor pode descordar do que você falLeia mais
Boa tarde, Naiara, tudo bem?
See lessVamos lá.
A sua redação está maneira, apresenta a estrutura que o Enem pede, porém há algumas coisas que precisam ser corrigidas como gramática, pontuação e argumentos de autoridades para legitimar o que você fala, pois sem isso, o corretor pode descordar do que você fala a bel prazer por não ter uma legitimidade consolidada.
c1 120: Aqui é onde eu vi mais dificuldades logo na introdução que são , “CUJO UMA DAS”, “TÊM” e “FALTA DA MESMA”.
Lembre-se de que o pronome relativo “cujo” ele é flexível e concorda com o substantivo que vem à sua frente, neste caso” principais. bastava você ter colocado: CUJAS principais características é a água. (não coloque artigo na frente do “cuja” também. o caso do verbo “ter” é de concordância nominal O Brasil é um país privilegiado com esse recurso, já que abriga mais de 10% da água mundial, porém nos últimos anos TÊM passado. Leia com calma e veja que o sujeito do verbo “ter” é o Brasil e precisa estar no singular para concordar. Por fim, aqui é um dos erros mais recorrentes das redações: o uso “da mesma” para retomada de alguma palavra. Nai, não use essa palavra, pois ela não tem função de retomada, use um pronome diferente, beleza? e revise as vírgulas.
c2: 200: você apresenta uma estrutura bacana que atende a um domínio dissertativo-argumentativo.
c3: 160: pois você possui um repertório, porém não se legitima algumas situações que você propõe como ” Estima-se que os rejeitos lançados ao mar acarretarão efeitos por pelo menos 100 anos.” e “o consumo aumentou em pelo menos 0,6% nas regiões Sul e Sudeste, causado por hábitos inadequados da população. ” qual é a fonte disso? onde eu encontro. Dessa forma como está escrito parece que é apenas uma ideia jogada para completar um parágrafo.
c4: 160, visto que faltam conectivos para concatenar as ideias, na introdução quando você problematiza já falta um conectivo para manter a fluidez do texto.
c5: 160, a sua conclusão está longa, porém não apresenta um detalhamento nos 3 períodos de proposta. fique atento aos 5 critérios necessários.
NOTA: 800
SAÚDE GLOBAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO
pedrogarcia123
Boa tarde, Gislaine, tudo bem? Vamos lá. Já que você quer notas pela competências do Enem, serei realista no que o INEP cobra. Desta forma, a sua redação está em desacordo com a estrutura dissertartivo-argumentativo uma vez que, em seu texto, aparece mais uma exposição do tema do que a sua argumentaLeia mais
Boa tarde, Gislaine, tudo bem?
See lessVamos lá. Já que você quer notas pela competências do Enem, serei realista no que o INEP cobra. Desta forma, a sua redação está em desacordo com a estrutura dissertartivo-argumentativo uma vez que, em seu texto, aparece mais uma exposição do tema do que a sua argumentação, entende?
Lembre-se que a introdução ela precisa ter, minimamente, 3 coisa como contextualização, problematização e tese. você coloca apenas uma exposição de algo, e na introdução precisa haver o “juízo de valor”, ou seja, a sua opinião do fato e claro, colocar o tema como um problema para você solucionar na conclusão.
No seu D1 você coloca minimamente a sua opinião, porém prevalece apenas uma exposição do tema.
O D2 está 100% expositivo e não tem uma ligação direta com a saúde global em tempos de globalização visto que você não apresenta nenhum profundamento e deixa solta a ideia de forma genérica.
Por fim, a sua conclusão apresenta, também, uma forma muito genérica. o corretor não pode ficar na dúvida na hora de corrigir a sua redação. esse termo “as nações mais ricas” deixa muito abrangente, por mais que você queira passar a ideia de nações ricas em dinheiro o corretor pode pensar em riqueza na biodiversidade, na cultura e isso pode não ser tão legal.
C1 200, a sua gramática é boa, notei um erro de crase no início do D1 “À princípio”, note que princípio é um substantivo masculino então jamais coloque crase diante de alguma palavra masculina, deixe, apenas, a preposição.
C2 80, haja vista a recorrência de partes expositivas no texto.
C3 80, visto que não tem uma base o seu segundo desenvolvimento, pois fica confuso para o corretor saber o que quis dizer com a citação, pois você não aprofunda ela.
C4 120, pois faltam conectivos para a fluidez do texto e lembre-se que de “por conseguinte” é conclusivo e iniciar parágrafo de desenvolvimento com conclusão pode gerar erros coesivos.
C5: 120, visto que faltam dois elementos consistentes na conclusão- Agente e meio/modo.
NOTA: 600
CORRIJO DE VOLTA. TEMA: O Aumento do consumo de álcool entre os jovens (corrija com notas por competências, por favor explique sua nota)
pedrogarcia123
E aí, Jeremias, tudo bem? Amigo, a sua redação, a meu ver, está perfeita. Há pouquíssima coisa que eu vi que pode ser prejudicial como o seu segundo desenvolvimento que não ficou tão consistente quanto o primeiro visto que poderia ter citado algo que diz a respeito de indivíduos que consomem tal bebLeia mais
E aí, Jeremias, tudo bem?
See lessAmigo, a sua redação, a meu ver, está perfeita. Há pouquíssima coisa que eu vi que pode ser prejudicial como o seu segundo desenvolvimento que não ficou tão consistente quanto o primeiro visto que poderia ter citado algo que diz a respeito de indivíduos que consomem tal bebida alcoólica. Ademais creio que essa parte aqui “há indivíduos permitindo que seus filhos consumam”. Compreendo que é a bebida alcoólica que os filhos consomem, mas é importante explicitar isso, como você já disse no parágrafo anterior “bebida alcoólica”, só a inserção de um pronome para completar a transitividade do verbo “consumir” o qual exige um OD fecharia de forma filé.
C1 200, visto que a gramática está excelente.
C2 200 haja vista a sua estrutura estar perfeita
C3 180 por conta do que disse acima no D2
C4 200, os período estão bem coesos
C5 200, atende aos 5 requisitos e a retomada da CF é linda para o fechamento !
Educação, causa de transformação social.
pedrogarcia123
Bom dia, Lucas. Tudo bem? Amigo, a sua redação possui muitos argumentos bons, porém temos de colocar os assuntos na estrutura dissertativo-argumentativo do ENEM. Sugiro que você veja algumas videoaula dela. O seu texto ele é dissertativo, porém, em sua maioria, há, ao invés de uma argumentação, umaLeia mais
Bom dia, Lucas. Tudo bem?
See lessAmigo, a sua redação possui muitos argumentos bons, porém temos de colocar os assuntos na estrutura dissertativo-argumentativo do ENEM. Sugiro que você veja algumas videoaula dela. O seu texto ele é dissertativo, porém, em sua maioria, há, ao invés de uma argumentação, uma exposição o que pode acarretar uma grande desfalque na competência 2. Por exemplo a sua introdução a qual é tomada de exposição. Lembre-se de que o Enem sempre irá trazer uma situação que devemos problematizar. A falta de conectivos deixa o seu texto bagunçado e sem fluidez, você precisa reler várias vezes para notar a ideia que você está ligando.
Além disso, a sua proposta de intervenção, conforme a cobrança do Enem, não existe. uma vez que falta o agente claro e explícito. é evidente que precisamos valorizar, mas no seu texto, quem vai fazer isso? o quê vai fazer? como? para qual finalidade e, por fim, qual é esse detalhamento.
Para finalizar, coloque o seu “juízo de valor” na introdução, o corretor precisa ler e notar a sua opinião. Coloque seu texto na estrutura dissertativo-argumentativo do Enem que irá alavancar a sua nota! Parabéns!!!
Corrijo de volta ♡ A importância do debate sobre depressão e ansiedade à sociedade.
pedrogarcia123
Nathalia, eu gostei muito da sua redação, o seu repertório é legal e citar uma área da física realmente foi impactante. Porém, ao ler seu texto, percebi que estava faltando algumas coisas para manter a fluidez do texto. Como por exemplo, na introdução, você consegue problematizar, mas não há um retoLeia mais
Nathalia, eu gostei muito da sua redação, o seu repertório é legal e citar uma área da física realmente foi impactante. Porém, ao ler seu texto, percebi que estava faltando algumas coisas para manter a fluidez do texto. Como por exemplo, na introdução, você consegue problematizar, mas não há um retorno da lei da inércia, entende? isso fica importante para o corretor ver o planejamento do texto. Ademais, essa falta de retomada acontece nos dois parágrafos de desenvolvimento, uma vez que você coloca Habermas e Durkheim, mas não os retoma no aprofundamento. Seria interessante você no meio do desenvolvimento dizer que” X não acontece assim como a tese de tal filósofo haja vista (problemas).” Essa retomada é muito importante para a competência 3.
See lessOutra coisa também é a citação, a fim de dar mais consistência pode colocar um conectivo no segundo parágrafo para melhorar a competência 4.
Além disso, pensando que é um texto dissertativo formal, usar palavras coloquiais pode ser mal-visto pelo corretor como “tabu”. Essa palavra, a meu ver, é muito coloquial e pode não ser tao legal de usar. como “tabu” é um assunto que as pessoas dão pouca importância, você pode usar, por exemplo, “um assunto negligenciado” isso, com certeza, iria trazer mais consistência para a argumentação.
Para finalizar, a sua proposta de intervenção é boa, mas esse começo ” Portanto, medidas são necessárias para aclarar os fatos supracitados” é muito genérico tanto, que podemos usar para quaisquer tema de redação, compreende?
A minha sugestão é que você faça esse período com palavras que estejam no próprio tema e não precisa mudar muito como: “Portanto, medidas são necessárias para que o debate sobre depressão e ansiedade à sociedade sejam efetivos.” A meu ver, trará mais consistência para o seu texto e ficará mais fluido. E, de novo, eu gostei muito do seu texto, a gramática está excelente.