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DESAFIOS ATUAIS DAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS
natan_rosa
Boa tarde, tudo bem? Segue a análise da sua dissertação: Análise Introdução: 1- Sempre use termos como "aproximadamente, cerca de", por que caso o número de pessoas desabrigadas não for 80 mil o corretor poderá descontar pontos. 2- Sempre que iniciar um parágrafo ou um período use conectivos. 3- VocLeia mais
Boa tarde, tudo bem?
See lessSegue a análise da sua dissertação:
Análise Introdução:
1- Sempre use termos como “aproximadamente, cerca de”, por que caso o número de pessoas desabrigadas não for 80 mil o corretor poderá descontar pontos.
2- Sempre que iniciar um parágrafo ou um período use conectivos.
3- Você citou três problemas então obrigatoriamente terá que desenvolver esses nos demais parágrafos.
………………………………………………………………………………………………………….
Análise do Desenvolvimento 1:
1- Novamente, sempre inicie os parágrafos com conectivos.
2- Você só citou fatos, porem não os desenvolveu, o que deixa o seu primeiro parágrafo fraco.
3- Cuidado com a gramática.
4- Em geral, esse parágrafo está regular em alguns aspectos e precário em outros.
………………………………………………………………………………………………………….
Análise do desenvolvimento 2:
1- Você não usa conectivos isso causará uma queda na sua nota.
2- Foi inserida outra problemática alem das demais apresentadas no parágrafo de introdução.
3- Você não desenvolveu as três problematicas apreentadas na introdução.
.…………………………………………………………………………………………………………
Análise da Conclusão:
1- Faltou o MODO.
2- Uso pretérito imperfeito, erro grave na primeira competencia.
3- As propostas estão vagas.
………………………………………………………………………………………………………….
Total:.540
C1:.120
C2:.80
C3:.120
C4:.80
C5:.140
Boa sorte!!!
Se puder, avaliar como a melhor correção, agradeço :) (dá um trabalhinho fazer a correção detalhada).
Obesidade e sobrepeso no Brasil – ENEM
natan_rosa
Boa tarde, tudo bem? Segue a análise da sua dissertação: Análise Introdução: 1- Primeiramente, a tese não está clara. 2- Cuidado com a acentuação!. 3- Cite de qual país é a constituição, isso atribui uma maior riqueza de detalhes a sua dissertação. 4- Você citou três problemas, então será obrigado aLeia mais
Boa tarde, tudo bem?
See lessSegue a análise da sua dissertação:
Análise Introdução:
1- Primeiramente, a tese não está clara.
2- Cuidado com a acentuação!.
3- Cite de qual país é a constituição, isso atribui uma maior riqueza de detalhes a sua dissertação.
4- Você citou três problemas, então será obrigado a desenvolver esses na argumentação.
………………………………………………………………………………………………………….
Análise do Desenvolvimento 1:
1- Início de parágrafo e períodos sempre usar conectivos.
2- Explique quem é o filosofo
3- Você não explicou porque a pessoa escolhe se nutrir de maneira irregular em detrimento à ascenção economia.
………………………………………………………………………………………………………….
Análise do desenvolvimento 2:
1- Bom parágrafo, porem faltou ser mais coesivo, a citação de um dado, por exemplo, atribuiria uma maior autoridade para o seu texto.
2- Novamente, cuidado com a gramática.
.…………………………………………………………………………………………………………
Análise da Conclusão:
1- Faltou o MODO na conclusão.
2- Faltou especificar qual orgão do poder publico será responsável por realizar essa ação.
3- Ótima retomada da constituição.
………………………………………………………………………………………………………….
Total:. 760
C1:. 160
C2:. 200
C3:. 120 (você não desenvolveu às três problemáticas nos parágrafos de argumentação)
C4:. 120
C5:. 160
Boa sorte!!!
Se puder, avaliar como a melhor correção, agradeço :) (dá um trabalhinho fazer a correção detalhada).
RASCUNHO Enem 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
Estercar
Boa tarde, "Na Era Vitoriana, famílias ricas pagavam fotógrafos para registrar entes falecidos, porém os mais pobres dependiam de desenhos feitos por pintores[1]. Infelizmente, o contexto vitoriano assemelha-se à realidade atual[2], não só pela desigualdade social, mas também o abandono estatal, fraLeia mais
Boa tarde,
“Na Era Vitoriana, famílias ricas pagavam fotógrafos para registrar entes falecidos, porém os mais pobres dependiam de desenhos feitos por pintores[1]. Infelizmente, o contexto vitoriano assemelha-se à realidade atual[2], não só pela desigualdade social, mas também o abandono estatal, fragilizando a posse do registro civil implicando a plena cidadania no Brasil. Nesse sentido, é preciso intervir sobre esse triste cenário coletivo.”
1; ok, temos aqui um caso de desigualdade social mas essa parte não ficou muito bem contextualizada no assunto. Acredito que esse repertório seria mais aproveitado em temas que expressam explicitamente a desigualdade e a hierarquização.
2; acho que a frase poderia ter sido trabalhada de outra maneira, ex: “Nessa ótica, sem dúvidas, o cenário vitoriano se assemelha à realidade vivida atualmente no Brasil, já que o acesso à cidadania não é garantia na sociedade civil. Logo, a desigualdade social, em conjunto com o abandono estatal, fragilizam a posse do registro civil, o que implica na plena cidadania do país.”
“Nesse viés[1], no clipe “Drama Club” a cantora americana Melanie Martinez retrata que ninguém quer viver roteiros sociais[2],[3] fora da obra, papéis de invisibilidade são validados pela vulnerabilidade individual[4]. Segundo o site G1, 2,7 milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento[5]. Contudo, apesar desse dado, a gratuidade do documento é silenciada com a precariedade do serviço, visto que adversidades no agendamento – contato com a internet – e a retirada – “por que tão longe” e “como ir” – desqualificam o indivíduo. Desse modo, a nula quebra dessa realidade “apaga” a existência de cidadania ao indivíduo.”
1; como você está começando um novo parágrafo, o ideal seria usar um conectivo de iniciação (a priori, primeiramente, em primeira análise)
2; acho que esse repertório poderia ter sido melhor explicado, ex: “Na música ‘Drama club’, a cantora norte-americana Melanie Martinez, retrata que …”
obs: quando se fala americano, você se refere à todas as pessoas que nasceram no continente América, para se referir ao Eua, o termo certo seria “norte-americano” ou “estadunidense”
3; adicione um ponto final de escreva “Fora” em maiusculo.
4: ok, esse é o seu tópico frasal (retomada da tese) e ele tem que ser escrito antes do repertório, só que como a primeira argumentação que você colocou na introdução foi “desigualdade social”, você teria que escrever algo mais coeso com ela, pq o corretor pode confundir ou não entender
5: não tem nenhuma regra que impeça dois repertórios no mesmo parágrafo mas é PREFERIVEL usar só um
– achei a argumentação ok mas o primeiro repertório tomou muito espaço do parágrafo
“Outrossim, a falta de investidas estatais compromete o reconhecimento jurídico do cidadão. Conforme a filósofa francesa Simone de Beauvoir, o mais escandaloso de um escândalo é a normalização dele[1]. Nessa lógica, a negligência interventiva estatal relaciona-se à fala de Beauvoir, pois a inexistência de cartórios locais – regiões periféricas – e a localização elitizada – centros urbanos – viabilizam a irregularidade documentar. Logo, a burocratização para posse do documento civil dificulta a retirada de outros, como a carteira de trabalho, e prejudica a presença social.”
1; quando for escrever citações, use aspas
– esse parágrafo foi melhor que o outro
“Faz-se necessário, portanto, tomar ações para remediar o impasse. Para tanto, cabe ao Ministério da Cidadania efetivar a regularidade documentar e social, por meio da criação da Entidade Documental Social, estruturada com varas de desenvolvimento com mutirões coletando dados em áreas periféricas para emissão e entrega do registro civil e canais de integração para o envio agilizado de documentos otimizando processos em fóruns, cartórios e Correios, a fim de amparar o indivíduo, garantir o acesso à cidadania e fiscalizar o papel do Estado. Assim, o ideal vitoriano será desmobilizado no Brasil.”
agente: ministério da cidadania
ação; efetivar a regularidade documentar e social
meio; criação da entidade documental social
finalidade; amparar o indivíduo, garantir o acesso à cidadania e fiscalizar o papel do estado
detalhamento: não teve
C1: 200 (não vi tantos erros de escrita, só algumas virgulas, mas elas não bastam pra tirar pontos)
See lessc2: 160 (ok, eu gostei do seu segundo desenvolvimento mas eu não entendi muito o primeiro, tipo, na introdução, o argumento era a desigualdade social mas na hora era outro que não tinha muito a ver com o primeiro)
c3; 180 (tirei pontos por causa do primeiro repertório no d1)
c4; 200
c5; 160 (não tinha o ultimo agente)
total: 900
ENEM 2021: Invisibilidade e registro civil: a garantia do direito à cidadania no Brasil
martaemilia8
por mim seu texto está bem realizado. introdução: coesa e bem desenvolvida, apresenta o A1 e A2. desenvolvimento: bem desenvolvido, argumentado e fundamentos legitimado conclusão: com todos elementos da 5 competência bem trabalhado. não vou estipular uma nota para não jogar de mais ou menos, no critLeia mais
por mim seu texto está bem realizado.
introdução: coesa e bem desenvolvida, apresenta o A1 e A2.
desenvolvimento: bem desenvolvido, argumentado e fundamentos legitimado
conclusão: com todos elementos da 5 competência bem trabalhado.
não vou estipular uma nota para não jogar de mais ou menos, no critério de correção do enem.
See lesso único problema é a gramatica, coisa ao qual você já percebeu.
Parabéns e sucesso !!!
Fome no Brasil: Um problema persistente. (ENEM)
Estercar
Boa tarde, os parágrafos não foram definidos muito bem, dê uma olhada na próxima. "[1]“A tontura da fome é pior do que a do álcool […] Percebi que é horrível ter só ar dentro do estômago”, diz um trecho do livro “Quarto de despejo”, obra de[3] Carolina de Jesus feita em 1960, mostrando[2] que a fomeLeia mais
Boa tarde, os parágrafos não foram definidos muito bem, dê uma olhada na próxima.
“[1]“A tontura da fome é pior do que a do álcool […] Percebi que é horrível ter só ar dentro do estômago”, diz um trecho do livro “Quarto de despejo”, obra de[3] Carolina de Jesus feita em 1960, mostrando[2] que a fome é um problema persistente ao longo da história do país, e que prevalece nos dias atuais. Diante da atual situação brasileira, esse empecilho foi ainda mais agravado pelo atual vírus da Covid-19 e pela desigualdade social, que atinge, majoritariamente, as mesmas vítimas.”
1; acredito que começar já com o trecho da obra não seria muito bom pois a atenção do leitor fica meio dispersa. Na próxima, escreva: “Na obra “Quarto de despejo, da autora brasileira Carolina de Jesus, …”
Uma coisa que eu pensei agora foi ao invés de você escrever o trecho (coisa que raramente você vai lembrar durante a prova), faça menção do eu lírico, ex: “o eu lírico denuncia o cenário de fome em que passa.”
2: uso do gerúndio, ele não tira pontos mas eu não gosto de usa-lo na redação pois acho que deixa o texto informal.
3: o que a autora é? autora, pensadora, educadora?
– a tese que identifiquei (a fome é um problema persistente) estava junto com a contextualização, o que faz parecer que ela faz parte da contextualização e que não tenha uma tese.
– tente separar bem as frases, tipo, não delimite ela por virgulas e sim por pontos finais.
– os seus argumentos são: desigualdade social e covid, mas o que o covid contribui para a fome? tente especificar.
“[1]Carolina[2] era uma mulher preta[3] e favelada[3] que trabalhava como catadora de lixo, e na maior parte de sua vida, lutou contra a fome e a miséria[4]. Assim também, essa é a realidade de muitas pessoas no Brasil, que vivem ou sobrevivem sabendo que terão sorte se houver pelo menos uma refeição ao dia, mães que como ela, deixam de comer para alimentar seus filhos, que crescem acostumados com a fome[5]. Nesse sentido, a desigualdade social é o principal fator que agrava a miséria[6], pois os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres[7], assim sucessivamente, de geração em geração prevalecendo a desproporção econômica da população.[8]”
1; comece com um conectivo (a priori, primeiramente, em primeira análise)
2: quem é carolina??
3: palavra não dicionalizada, troque por um sinonimo ou escreva entre aspas.
4; de acordo com qual site? não se pode usar informações sem fontes
5; trabalhe melhor o argumento
6; é o mesmo que você falou na introdução; trabalhe isso melhor
7; tem um sociologo que trabalho essa teoria, você poderia usa-lo no texto
8; faltou a finalização do desenvolvimento
“[1]Atualmente, com a pandemia de Covid-19, temos como consequência social e econômica no Brasil, a insegurança alimentar[2]. [3]Visto que, essa inseguridade decorre dos pais estarem desempregados, seus filhos que antes faziam de 2 a 3 refeições nas escolas agora só se alimentam em casa, pois as escolas estão fechadas, além dos mantimentos estarem absurdamente caros. Ademais, após uma pesquisa realizada em novembro e dezembro de 2020[4], nota-se que, em relação à cor da pele das pessoas entrevistadas, os pardos e os pretos, são os que mais sofrem com a carência alimentar, que também é mais frequente em casas chefiadas por mulheres.[5]”
1: adicione um conectivo, ex: ademais, entretanto, contudo
2; ao invés de escrever sobre covid na introdução, você poderia ter escrito isso.
3; adicione um conectivo, ex: nesse sentido, em vista disso
4; qm fez essa pesquisa?
5; faltou a finalização do desenvolvimento
“Portanto, conclui-se que,[1] esse problema sempre esteve presente em nossa sociedade, [2]com as mesmas vítimas, ou seja, pretos e pardos, favelados e analfabetos que são os principais alvos da fome e da miséria, que sofreram ainda mais ao longo da pandemia[2]. Logo, faz-se necessário,[3] mobilização do Ministério da Cidadania e o SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), para realizarem[4] campanhas de doações de cestas básicas, através de ONGs e projetos sociais que promovam assistência social a essas famílias combatendo à fome, e ações que disponibilizem empregos, para que essas pessoas tenham acesso aos seus direitos, alimento na mesa, boa saúde e consequentemente, uma qualidade de vida melhor.[5]”
1; retire a virgula
2; apague isso
3; retire a virgula e adicione um “a”
4; troque por “para a realização de”
5; faltou a finalização da redação
– agente; ministério da cidadania e sisan
– ação; campanhas de doação de cesta básica (se eu fosse escrever, trocaria por “arrecadação e distribuição de cestas básicas” pois a palavra “campanha” sofre bastante preconceito pelos corretores)
-meio; ong e projetos sociais
– fianlidade; pessoas terem acesso ao direito
– dertalhamento; não identifiquei
c1; 120
See lessc2; 120
c3; 120
c4; 120
c5; 160
total; 640
Por que dirigir embriagado ainda é uma prática recorrente na sociedade brasileira
skaynicolas1021
Boa tarde. No seu desenvolvimento um, senti que a citação da CTB e a explicação da lei atual ficou meio largada, não tendo um desenvolvimento adequado, além de não ser retomada. Somente erros de português foram notáveis, mas não sou experiente nisso. Na sua conclusão só faltou retomar novamente suaLeia mais
Boa tarde.
No seu desenvolvimento um, senti que a citação da CTB e a explicação da lei atual ficou meio largada, não tendo um desenvolvimento adequado, além de não ser retomada. Somente erros de português foram notáveis, mas não sou experiente nisso.
Na sua conclusão só faltou retomar novamente sua introdução.
Congratulations.
See lessA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM QUESTÃO NO BRASIL (NOTA ENEM)
skaynicolas1021
Boa tarde. Ótimo texto, tudo perfeito. Sua conclusão se inicia com uma contextualização meio clichê, o que pode acarretar em alguns pontos a menos, porém, sem problemas. No final de sua conclusão, você esqueceu de retomar a sua introdução, pois o contexto histórico ficou esquecido durante a redação.Leia mais
Boa tarde.
Ótimo texto, tudo perfeito. Sua conclusão se inicia com uma contextualização meio clichê, o que pode acarretar em alguns pontos a menos, porém, sem problemas.
No final de sua conclusão, você esqueceu de retomar a sua introdução, pois o contexto histórico ficou esquecido durante a redação.
De resto excelente.
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa – 200
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 180
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 160
Nota: 940
See lessEstigmas associados às doenças menntais
skaynicolas1021
Introdução: Bela contextualização, e ótima estruturação textual. “coadunam-se” = se coadunam – nesse caso se usa próclise. Desenvolvimento: D1-“é fulcral entender a relação do hiato legislativo como intrínseco para que esse óbice continue.” – acho que você quis dizer “esse óbice não continue.” BeloLeia mais
Introdução:
Bela contextualização, e ótima estruturação textual.
“coadunam-se” = se coadunam – nesse caso se usa próclise.
Desenvolvimento:
D1-“é fulcral entender a relação do hiato legislativo como intrínseco para que esse óbice continue.” – acho que você quis dizer “esse óbice não continue.”
Belo tópico frasal, relacionando o que você irá defender.
Argumento de autoridade identificado.
Seu ponto de vista foi identificado.
Conclusão ok.
D2 – Tópico frasal ok.
Argumento de sociocultural identificado, porém eu recomendo que ao usar essa expressão “cidadão de papel” é citar o nome do autor dela, no caso da obra: Gilberto Dimenstein.
Conclusão ok.
Conclusão:
Agente: Ok
Ação: ok
Modo: ok
Finalidade: ok
Detalhamento – ok.
Congratulations.
See lessInfância e cibercultura
skaynicolas1021
Introdução: Repertório: Sociocultural. Apresentou o tema corretamente. Tese 1: desenvolvimento de sua personalidade . Tese 2: aspectos de sua vida adulta. Foi meio difícil encontrar as teses, uma dica é no final da introdução, dar enfâse nestas. Como: "Necessitando o debate sobre bla bla". Mas ficouLeia mais
Introdução:
Repertório: Sociocultural. Apresentou o tema corretamente.
Tese 1: desenvolvimento de sua personalidade .
Tese 2: aspectos de sua vida adulta.
Foi meio difícil encontrar as teses, uma dica é no final da introdução, dar enfâse nestas. Como: “Necessitando o debate sobre bla bla”. Mas ficou perfeita.
Desenvolvimentos:
Tópico frasal: Ok.
“Em civilizações da Antiguidade, por exemplo, ser criança estava condicionado à socialização, ao aprendizado, às experiências e brincadeiras coletivas.” Um argumento meio fraco, pois na antiguidade muitas vezes crianças eram forçadas a trabalhar. Seria melhor especificar, quais ou qual civilização a criança obtinha desses direitos.
O restante do parágrafo foi bem desenvolvido, porém faltou a conclusão do desenvolvimento.
D2: Faltou o tópico frasal.
Parágrafo bem desenvolvido, ótimos repertórios, com um incrível desfecho.
Conclusão:
Faltou o tópico frasal.
Agente: Prefeituras, em consonância com a Secretaria de Educação de cada município.
Ação: elabore estratégias para limitar o uso das mídias digitais nas escolas públicas
Modo: por meio de cronogramas de atividades, palestras com psicólogos e profissionais da área, além de orientação às famílias.
Finalidade: Assim, com o intuito de conscientizar primordialmente o público infantil, reduzir o uso inapropriado de eletrônicos pelos mesmos e minimizar os efeitos negativos da exposição precoce, será possível verificar uma melhoria efetiva na qualidade de vida das crianças e o zelo pela sua infância.
Detalhamento: Tem.
Retomada da introdução: Não retomou o livro que você citou na introdução, cuidado, pois ele não pode ser esquecido.
Comentários gerais: Não analisei a ortografia, pois sou péssimo nisso.
Recomendo que estude mais sobre tópicos frasais.
Não esqueça de concluir e deixar tudo organizado.
Dica:
Desenvolvimento deve ter:
Conectivo + tópico frasal + desenvolvimento com sua opinião + conclusão.
Nota:
See less1 – 160
2 – 200
3 – 120
4 – 120
5 – 160
Nota: 760
A amplitude da corrupção na sociedade brasileira
skaynicolas1021
Introdução: Repertório: Contexto histórico. Apresenta o tema corretamente. Tese 1: setor político. Tese 2: fatos do cotidiano. Desenvolvimento: D1 - Conectivo - Ok. Tópico frasal - ok. Retomada ao tema: Ok. Repertórios: Autoridade e fatos atuais. Conclusão: Senti falta de uma conclusão no seu desenvLeia mais
Introdução: Repertório: Contexto histórico.
Apresenta o tema corretamente.
Tese 1: setor político.
Tese 2: fatos do cotidiano.
Desenvolvimento:
D1 – Conectivo – Ok.
Tópico frasal – ok.
Retomada ao tema: Ok.
Repertórios: Autoridade e fatos atuais.
Conclusão: Senti falta de uma conclusão no seu desenvolvimento.
D2- Tópico frasal: Não teve.
Retomada ao D2: “uma vez que a corrupção *também* está atrelada em fatos rotineiros” – Ok.
Repertórios: Autoridade.
Conclusão: Ok.
Conclusão: Tópico frasal, retomando o tema: Ok
Agente: MPF (Ministério Público Federal)
Ação: reforçar a fiscalização da aplicação do dinheiro público,
Modo: por meio de políticas públicas – muito clichê. Quais políticas poderiam?
Finalidade: a fim de inibir os constantes desvios ilícitos do Estado e assegurar uma boa governança.
Detalhamento: Tem.
Conclusão 2:
Agente: os pais
Ação: buscar informações a respeito de práticas corruptas presentes na contemporaneidade
Modo: mediante pesquisas e estudos – meio clichê também. Faltou completar que pesquisas, quais estudos?
Finalidade: de modo que os mesmos sejam aptos a dialogar com seus filhos sobre o certo e o errado.
Detalhamento: Ok.
Retomada a introdução: Tem.
A conclusão ficou perfeita. O ideal é ter apenas 1 proposta bem completa, por isso tente focar principalmente apenas em uma, para não ter frases meio clichê.
See less