Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
TEMA: O SUICÍDIO ENTRE OS JOVENS BRASILEIROS
Nildaline Rocha
Olá -Comentários iniciais- "No livro “Bird Box”, é retrato(1) um mundo caótico(2)dominado por criaturas obscuras. Ao longo da trama é revelado que os humanos são afetados mentalmente e(3) logo após o contato com esses seres, executam o suicídio. Fora da ficção, essa realidade não é distinta, visto qLeia mais
Olá
-Comentários iniciais-
“No livro “Bird Box”, é retrato(1) um mundo caótico(2)dominado por criaturas obscuras. Ao longo da trama é revelado que os humanos são afetados mentalmente e(3) logo após o contato com esses seres, executam o suicídio. Fora da ficção, essa realidade não é distinta, visto que as criaturas são análogas aos transtornos psíquicos e em como a sociedade se posiciona diante dessa problemática.(4)* Contudo, discutir sobre os transtornos mentais e os perigos para os jovens ainda é considerado “tabu” em uma sociedade marcadamente preconceituosa e em um Estado descrente que não propaga ações suficientes para evitar consequências desastrosas(5)*.”
1- retratado
2- coloque uma vírgula
3- coloque uma vírgula depois do “e”
4*- parabéns! Problematização impecável, juntamente com um repertório de uso produtivo
5*- sua tese é notadamente diferente daquelas que estou acostumada a fazer (e corrigir). No entanto, isso não significa que a sua maneira de deixar clara sua opinião ao leitor esteja errada. Pelo contrário, foi muito bem construída.
Exceto por esses erros de português, sua introdução está completa:
Apresenta repertório sociocultural legitimado, pertinente ao tema e produtivo;
Problematização;
Tese.
Desenvolvimento 1
“Primeiramente, é necessário analisar que os casos de suicídio são mais recorrentes entre jovens. De acordo com a Falcso (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais), jovens de 16 a 19 anos são os mais comuns a cometer suicídio, responsáveis por 3% dos casos,(1) e(2) as redes de comunicação exercem uma influência, visto que um padrão de vida “perfeito” é criado e propagado para toda uma comunidade, uma sociedade cega pela ideia de vida “perfeita”, excluindo qualquer indivíduo que não se encaixa nesse padrão utópico. Assim, os jovens ou até a família brasileira não é encorajada a abordar sobre essa temática.”
1- retire a vírgula
2- coloque uma vírgula
Ótima argumentação. Consistente e bem elaborada.
No entanto, o repertório sociocultural utilizado, embora legítimo e pertinente, não é de uso produtivo.
Desenvolvimento 2
Boa argumentação.
Bom uso do repertório.
Proposta de intervenção
See lessAgente ok
Ação ok
Meio / modo ok
Detalhamento ok
Finalidade ok
Notas
C1- 160
C2-180
C3- 160
C4- 200
C5- 200
O Desafio na formação de professores no Brasil
Nildaline Rocha
Olá -Comentários iniciais- Introdução "Na animação indicada ao Óscar em 2019, “Klaus”, é retratada uma personagem professora que deixou a sua vocação para ser comerciante devido às dificuldades que ela enfrentou para exercer a sua(1)profissão. Assim como no filme, a carreira da docência no Brasil veLeia mais
Olá
-Comentários iniciais-
Introdução
“Na animação indicada ao Óscar em 2019, “Klaus”, é retratada uma personagem professora que deixou a sua vocação para ser comerciante devido às dificuldades que ela enfrentou para exercer a sua(1)profissão. Assim como no filme, a carreira da docência no Brasil vem passando por desafios ao longo dos anos, e (2)muitos deles envolvem a formação dos próprios docentes. Dentre esses impasses, é pertinente analisar acerca da baixa procura pela carreira, a qual está relacionada com o mau(3) investimento na graduação desses profissionais.”
1-retire o “sua”
2- vírgula depois do “e”
3- substitua “mau ” por “baixos”
Sua introdução está completa:
Apresenta repertório sociocultural legitimado, pertinente ao tema e produtivo;
Problematização;
Tese explícita.
Desenvolvimento 1
“É importante pontuar, de início, o pouco interesse entre os jovens pela profissão docente;(1)isso acontece devido aos desafios que o trabalho exige, e(2)que apesar de sua importância, não é remunerada(3) como deveria. Esta realidade é relatada pela humorista Criss Paiva, a qual trabalhou por dez anos na educação infantil,(4)e escolheu abrir mão da profissão devido à grande sobrecarga exigida. Assim, a disputa baixa pode acarretar na baixa qualidade dos profissionais que a escolhem e também da formação que eles recebem.”
1- retire o ponto e vírgula e coloque um ponto final
2- vírgula após o ” e”
3- remunerado
4- retire a vírgula
Ponto forte: tópico frasal
Erros: argumentação pouco consistente e repertório que não é produtivo
Desenvolvimento 2
“Paralelo a isso, a falta de investimentos para a excelência acadêmica dos profissionais está ligada diretamente à baixa valorização e procura da carreira, bem como à qualidade de todo o sistema educacional. Segundo a vice-presidente da fundação Carlos Chagas, Bernadete Gatti, se não cuidarmos dos professores da educação básica, estamos fadados a ter dados educacionais de baixo nível. Dessa forma, entende-se que uma vez que não há investimentos nos docentes, toda a educação do país é prejudicada.”
Mesmos erros do D1:
repertório que não é produtivo e argumentação expositiva.
Quando for argumentar, siga esse passo a passo:
Coloque o problema;
Explique como essa causa se dá no problema;
Relacione o repertório à discussão desenvolvida ao longo do parágrafo.
Proposta de intervenção
See lessAgente:ok
Ação:ok
Meio/ modo: inexistente
Detalhamento: inexistente
Finalidade: inexistente
Notas
C1: 160
C2: 180
C3: 160
C4: 200
C5: 80
OBSTÁCULOS PARA AMPLIAR A DOAÇÃO DE SANGUE NO BRASIL
Nildaline Rocha
Olá -Comentários iniciais- Introdução "a qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas" o correto é " na qual" "o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega" prefira " observa-se que, na realidade contemporânea, ocorre o oposto do que o autorLeia mais
Olá
-Comentários iniciais-
Introdução
“a qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas” o correto é ” na qual”
“o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega” prefira ” observa-se que, na realidade contemporânea, ocorre o oposto do que o autor prega”
Sua introdução está completa:
Apresenta repertório sociocultural legitimado, pertinente e produtivo;
Problematização;
Tese explícita.
Desenvolvimento 1
“todos os dias, porém a falta de conscientização” faltou uma vírgula depois de ” porém”
Sua forma de argumentar é um tanto diferente do que estou acostumada a fazer e corrigir. Mas, de modo geral, está convincente. As ideias desenvolvidas nesse parágrafo são coerentes com a discussão trazida ao texto além de serem trabalhadas de modo lógico.
Ressalva: o repertório usado não é produtivo. No entanto, apenas esse deslize não é o suficiente para você perder ponto na C2 pois, essa competência exige que apenas um repertório utilizado na redação seja produtivo.
Desenvolvimento 2
“Diante de tal contexto, a ausência de estímulo ao ato” o correto seria ” ato de doar sangue”
Bom repertório mas, este não é produtivo.
Proposta de intervenção
See lessAgente ok
Ação ok
Meio/ modo ok
Detalhamento ok
Finalidade ok
As problemáticas acerca do fenômeno da cultura do cancelamento no Brasil
Nildaline Rocha
Olá -Comentários iniciais- Introdução "(1)Na obra “Utopia”, do inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, observa-se, na atualidade, o oposto do âmbito social sublime defendido pelo o(2) autor, uma vLeia mais
Olá
-Comentários iniciais-
Introdução
“(1)Na obra “Utopia”, do inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, observa-se, na atualidade, o oposto do âmbito social sublime defendido pelo o(2) autor, uma vez que as problemáticas acerca do fenômeno da cultura do cancelamento no Brasil apresentam barreiras(3), as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nesse contexto, percebe-se a consolidação de um impasse(4)em virtude da negligencia governamental e (5)má influencia midiática.”
1- modelo pronto kkkk. Não é errado utiliza-los mas, é preciso encaixar o tema corretamente. Lembre-se de que o modelo pronto precisa adaptar -se ao tema e não o contrário
2- retire o “o”
3- pense um pouco: como é que o tema é um problema e apresenta barreiras, ou seja, outro problema? Percebe? O grande problema de quem usa modelos prontos, muitas vezes, é este: não saber encaixar corretamente o tema e, ainda, tornar o repertório produtivo.
No entanto, sua dificuldade principal, pelo que noto, está exatamente no ato de entender o problema por trás do tema. Quando for ler a proposta de redação, procure responder a seguinte pergunta: “Qual é o problema?”
4- coloque uma vírgula
5- e da má influência midiática
Pontos fortes: tese;
Repertório pertinente e legitimado mas que poderia ter um uso mais produtivo;
Pontos a melhorar : entendimento do problema por trás do tema;
Desenvolvimento 1
“Convém ressaltar, a princípio, que o descaso estatal acentua o empecilho(1). Nessa perspectiva, a Constituição (2)de 1988 institui direitos iguais e(3) bem-estar social a todos(4). Entretanto, a lei(5) torna-se ineficiente, visto que as ações do Estado para combater os desafios do cancelamento(6) no país são escassas, o que promove a ineficiência da legislação. Diante disso, esse cenário é ocasionado pela carência de campanhas públicas sobre os problemas psicológicos que pode causar ao indivíduo, que sofre ataques de usuários da internet, o que contribui para a banalização da cultura do cancelamento e uma mazela na hodierna(7).”
1- bom tópico frasal
2- ” Constituição Federal de 1988″
3-” e assegura”
4- retire o ” a todos”
5- a Constituição Federal de 1988 é um documento e não apenas uma lei
6- cancelamento do quê?
7- sua argumentação não é consistente pois as ideias desenvolvidas estão desorganizadas
Para resolver isso, foque nos seguintes aspectos:
Projeto de texto estratégico;
Argumentação consistente:
Explicar como essa causa se dá no problema;
Tornar o repertório produtivo;
Criar uma relação de causa e efeito.
Desenvolvimento 2
“Outrossim, outra dificuldade é a inadequada atuação da mídia. Nesse viés, em 2020 a cantora,(1) Luísa Sonza, foi alvo de cancelamento nas redes sociais por uma suposta traição ao seu ex-marido. Nesse sentido, essa conjuntura foi motivada pela ação dos canais de notícias – sites e páginas no Instagram,(2) por exemplo- e usuários da internet que compartilharam divulgações não verídicas, o que provoca os ataques as pessoas públicas e a má intervenção midiática.(3)”
1- retire a vírgula
2- retire a vírgula
3- argumentação expositiva
( mesmas observações feitas no desenvolvimento 1)
Proposta de intervenção
See lessAgente ok
Ação ok
Meio/ modo ok
Detalhamento ok
Finalidade ok
Notas
C1- 160
C2- 160
C3- 160
C4- 200
C5- 200
Desafios para a inclusão digital dos idosos. Se possível com nota por competência! =)
Nildaline Rocha
Olá -Comentários iniciais- Introdução Muito bem construída mas, atente-se ao seguinte detalhe: O repertório utilizado na introdução é legitimado e pertinente ao tema porém não é produtivo. Você não relaciona os direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso ao tema.Só falar que " tal prerrogativa não tLeia mais
Olá
-Comentários iniciais-
Introdução
Muito bem construída mas, atente-se ao seguinte detalhe:
O repertório utilizado na introdução é legitimado e pertinente ao tema porém não é produtivo. Você não relaciona os direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso ao tema.Só falar que ” tal prerrogativa não tem se reberverado na prática” não torna o repertório produtivo.
No entanto, isso é só uma observação que, na prática, não interfere na sua nota pois, segundo o Inep, é preciso que apenas 1 repertório seja legitimado pertinente e produtivo para que o participante obtenha a nota máxima na C2.
Fora isso a introdução está completa:
Apresenta repertório sociocultural
Problematização
Tese evidente
Desenvolvimento 1
“tornou-se fluente a alguns toques na tela. ” substitua por “tornou-se facilitado pelas inovações tecnológicas”
“usufruir dessa tecnologia, isso se dá pela falta de programas governamentais de inclusão digital.” Percebe que depois da vírgula o discurso ficou incoerente?
Faça isso: ” usufruir dessa tecnologia haja vista isso ocorre pela falta de programas governamentais voltados à inclusão digital.”
Exceto por esses dois deslizes, o desenvolvimento 1 da sua redação está esplêndido.
Apresenta tópico frasal
Repertório sociocultural legitimado pertinente ao tema e produtivo (pois você faz um paralelo entre o pensamento de Heráclito e as mudanças tecnológicas no Brasil)
Explica como a causa se dá no problema.
As ideias apresentadas são coerentes e desenvolvidas de maneira linear.
Desenvolvimento 2
” que possibilitem o acesso às redes. ” acesso à internet, não era melhor?
Argumentação consistente com repertório legitimado, pertinente e produtivo.
Parágrafo muito bem desenvolvido. Parabéns pela coerência, não só desse parágrafo como também de todo o texto.
Conclusão
See lessProposta de intervenção
Agente ok
Ação ok
Meio / modo ok
Detalhamento ok
Finalidade ok
Notas
C1- 200
C2- 200
C3- 200
C4- 200
C5- 200
Você tirou 1000. Parabéns.
OS ENTRAVES PARA O FORTALECIMENTO DO HÁBITO DE LEITURA NO PAÍS (CORRIGAM MODELO ENEM PFVR)
Nildaline Rocha
Olá -Comentários iniciais- Introdução "Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas more, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas(1). Nesse viés, é notável que vivemos em uma realidade antagônica(2), onde crianças e jovens não sãoLeia mais
Olá
-Comentários iniciais-
Introdução
“Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas more, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas(1). Nesse viés, é notável que vivemos em uma realidade antagônica(2), onde crianças e jovens não são incentivados a consolidar um hábito precioso, que é a leitura(4). Nessa perspectiva, entende-se que a dificuldade de acesso aos livros, bem como a carência de incentivo são entraves que perpetuam a resolução da problemática(5).”
1- bom repertório mas, não é produtivo
2- eu não recomendo que você conjugue verbos na 1⁰ pessoa do plural em uma redação do Enem
3- problematização mal construída. Para resolver isso sugiro que, quando for fazer a leitura da proposta de redação, procure responder a seguinte pergunta: Qual é o problema?
4- tese explícita. Ótimo
Desenvolvimento 1
“Em primeira análise, é essencial ressaltar que os preços exorbitantes(1),(2) e a escassez de bibliotecas públicas, é(3) um desafio presente no Brasil. Segundo o sociólogo e ativista de direitos humanos Herbert José, “um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência, muda sim pela sua cultura”. Nesse sentido, na contemporaneidade, a falta de acesso aos livros é um fator que desestimulam(4)todos aqueles que desejam ler mais, como também os preços altíssimos que deixam em desvigor as classes baixas.(5) Dessa maneira, há um cenário desproporcional para a criação de uma cultura rica em hábitos de leitura.(6)”
1- preço do quê?
2- retire a vírgula
3- acho que você cometeu um equívoco pois, em vez de anunciar o argumento que vai ser discutido nesse parágrafo você coloca dois aspectos totalmente diferentes do que foi falado na tese
5- eu sei que o repertório tá mais pra cima mas, foi nesse ponto que percebo o uso produtivo dele
6- argumentação pouco consistente. Da próxima vez que você for escrever uma redação do Enem siga esse roteiro para o desenvolvimento:
-Tópico frasal
-repertório
-argumentação:
Explicar como essa causa se dá no problema;
Retomar a ideia desenvolvida no repertório;
Consequência dessa causa
( não vou ficar me prolongando muito porque no YouTube, se você procurar direito, existem vídeos de especialistas em redação Enem que explicam isso direitinho)
Desenvolvimento 2
Mesmos comentários do desenvolvimento 1
Proposta de intervenção
See lessAgente ok
Ação ok
Meio / modo (inexistente)
Detalhamento (inexistente)
Finalidade ok
Notas
C1- 200
C2- 200
C3- 160
C4- 160
C5- 160
“Aversão ao diferente” (Tema (ENEM 2020): O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira)
Nildaline Rocha
Olá Você deve ter uma letra bem pequena porque os parágrafos estão gigantes :) -Comentarios iniciais- "No livro pertencente ao realismo mágico “A Metamorfose”, de Franz Kafka, o protagonista Gregor Samsa é transformado em um “inseto monstruoso”, sofrendo diversos preconceitos a partir de então. ReneLeia mais
Olá
Você deve ter uma letra bem pequena porque os parágrafos estão gigantes :)
-Comentarios iniciais-
“No livro pertencente ao realismo mágico “A Metamorfose”, de Franz Kafka, o protagonista Gregor Samsa é transformado em um “inseto monstruoso”, sofrendo diversos preconceitos a partir de então. Renegado pela família e sem poder trabalhar , sua nova vida se resumia a estada em seu quarto – na qual a ausência de autonomia pessoal era preponderante.(1)Paralelamente ao universo literário, a realidade enfrentada pelos portadores de doenças mentais ainda é um tabu na sociedade brasileira, na qual o estigma da invisibilidade e da falta do cumprimento dos direitos dessas pessoas ainda permanecem(2). Para modificar esse cenário, é essencial que a sociedade tupiniquim (3)tenha acesso à informações confiáveis acerca dos transtornos mentais, bem como da desconstrução de ideais de uma “vida perfeita” e idealizada – uma vez que síndromes psíquicas podem acometer indivíduos em qualquer parte da vida(4).”
1- não que esteja de todo errado mas, você não precisa narrar toda a história do livro em sua redação.
Bastava você ter escrito assim: ” No livro “A Metamorfose”, de Franz Kafka, o protagonista Gregor Samsa ao ser metamorfoseado em um “inseto monstruoso” passa a ser alvo de preconceitos por parte das pessoas as quais conviviam com ele.”
A grande vantagem em introduzir um repertório de forma concisa é a de que, assim, você foca apenas na ideia principal e consegue torna-lo produtivo na frase seguinte.
2- Aqui você faz o que eu chamo de ” encher linguiça”. Escreve muito mas, não diz nada. Seguinte, nessa parte você deveria ter relacionado o repertório ao problema, que deveria aparecer explicitamente. Só isso. Ficaria mais ou menos assim:
“Paralelamente ao universo literário, a realidade enfrentada pelos portadores de doenças mentais na sociedade brasileira é lamentável, visto que, esses indivíduos são constantemente estigmatizados pela população.”
Percebe? O segredo para ir bem em redação Enem não é escrever muito mas sim escrever o que importa. Para isso você deve dominar a estrutura desse gênero textual.
3- retire o tupiniquim
4- a tese não está ruim, porém, pode melhorar. Procure ser mais breve no anúncio dos seus argumentos.
Desenvolvimento 1
Seu projeto de texto não é estratégico. Há muita informação nesse parágrafo e pouco desdobramento do argumento. Argumentação consistente no Enem é aquela em que há uma sequenciação lógica das ideias.
Para isso, aqui vai um passo a passo pra te ajudar:
1- tópico frasal ( responsável por anunciar o argumento que vai ser discutido)
2- repertório
3- explicar como essa causa se dá no problema
colocar o problema
tornar o repertório produtivo
4- consequência do problema
Desenvolvimento 2
Mesmos comentários do desenvolvimento 1. Tanto o D1 quanto o D2 expressam sua mesma dificuldade: sua argumentação é jornalística. E isso é ruim porque,no Enem, a forma correta de argumentar não é desse jeito.
Proposta de intervenção
See lessAgente ok
Ação ok
Meio/ modo ( inexistente)
Detalhamento ok
Finalidade ok
Notas
C1- 160
C2- 160
C3- 160
C4- 160
C5- 160
Por que dirigir embriagado ainda é uma prática recorrente na sociedade brasileira?
Nildaline Rocha
Olá -Comentários iniciais- Introdução Completa e muito bem construída. Apenas retire a crase em " descaso com à legislação" Vejamos os pontos fortes desse parágrafo: •Uso produtivo do repertório (por meio da retomada da sua ideia principal na problematização) que, por sua vez, é pertinente e legitimLeia mais
Olá
-Comentários iniciais-
Introdução
Completa e muito bem construída. Apenas retire a crase em ” descaso com à legislação”
Vejamos os pontos fortes desse parágrafo:
•Uso produtivo do repertório (por meio da retomada da sua ideia principal na problematização) que, por sua vez, é pertinente e legitimado;
• ótima problematização
• tese explícita ( o que demonstra a existência de um projeto de texto).
Até aqui, em virtude do uso produtivo do seu repertório e adequação à estrutura ao texto dissertativo-argumentativo, 200 pontos estão garantidos na C2.
Desenvolvimento 1
“Estado Democrático de Direito” o correto é ” Estado democrático de direito
” os cidadãos tratam com descaso as normas legais instituídas ” tome cuidado quando for argumentar para não generalizar. Nessa parte o correto seria ” os cidadãos muitas vezes tratam com descaso as normas legais instituídas.”
Fora isso, seu parágrafo foi muito bem construído.
Pontos fortes:
•Uso produtivo do repertório (atrelado à discussão desenvolvida nesse parágrafo) além deste ser legitimado e pertinente;
• coesão e coerência argumentativa
Desenvolvimento 2
“De outra parte, o Estado tem se mostrado ainda” sugiro que você substitua esse ” De outra parte” por um conectivo interparágrafo ( responsável por conectar um parágrafo ao outro) pois, na redação Enem, é obrigatório pelo menos dois deles. Nessa redação você utiliza apenas um ( situado no último parágrafo) sendo este o ” portanto”
Aqui no D2, para atender a essas exigências, bastaria você ter colocado um desses conectivos:
Além disso
Ademais
Outrossim
Em segundo plano
“Ocorre que o poder regencial não obteve êxito integral no cumprimento de seu dever” faltou um conectivo que expressa oposição antes de ” poder regencial” ficando assim: Ocorre, entretanto, que o poder regencial
Outro parágrafo muito bem feito:
• Apresenta repertório sociocultural legitimado pertinente ao tema e produtivo;
• argumentação com opinião explícita
• causa do problema muito explicada
Proposta de intervenção
See lessAgente ok
Ação ok
Meio / modo ok
Detalhamento ok
Finalidade ok
Notas
C1- 200
C2- 200
C3- 160
C4-160
C5- 200
Combate à corrupção sistêmica no Brasil atual
Nildaline Rocha
Olá -Comentários iniciais- Introdução "Maquiavel, pensador renascentista, observava nos atos corruptos uma ligação entre leis fracas e a falta de ação dos cidadãos em relação à coisa (1)pública. Sua tese parece se confirmar(2) no Brasil, onde tanto a baixa participação política de uma parcela da popLeia mais
Olá
-Comentários iniciais-
Introdução
“Maquiavel, pensador renascentista, observava nos atos corruptos uma ligação entre leis fracas e a falta de ação dos cidadãos em relação à coisa (1)pública. Sua tese parece se confirmar(2) no Brasil, onde tanto a baixa participação política de uma parcela da população quanto a ineficiente legislação contra corruptos são causas da corrupção sistêmica brasileira(3). Assim, é cabível discutir ações para a (4)problemática.”
1- substitua ” coisa” por “espaço”
2- ficaria melhor algo como: tal perspectiva, pode ser facilmente verificada contexto brasileiro, no qual os atos corruptos ocorrem de maneira sistêmica”
3- eu aconselho você colocar a tese em uma sentença separada da problematização
No geral sua introdução está completa:
Apresenta repertório sociocultural legitimado, pertinente ao tema e produtivo;
Problematização;
Tese explícita.
Desenvolvimento 1
Completo.
Ressalva: procure referenciar seu repertório. Tipo, você cita Durkheim mas, quem é ele? Um filósofo? Sociólogo? Artista?
Desenvolvimento 2
“para promover a justiça e o equilíbrio.” Equilíbrio do quê? Na sociedade? Na política? Explícite
“Consequentemente, há a perpetuação de práticas corruptas no Brasil, as quais geram desequilíbrios sociais, como a pobreza, fome e outras mazelas.” Como essas práticas corruptas provocam esses desequilíbrios sociais? Não ficou claro
Proposta de intervenção
See lessAgente ok
Ação ok
Meio / modo ok
Detalhamento ( inexistente)
Finalidade ok
Pontuação
C1- 200
C2- 180
C3- 180
C4- 200
C5- 160
A importância da educação socioemocional nas escolas para a construção do cidadão do futuro.
Nildaline Rocha
Olá -Comentários iniciais- " No seriado ”Sex Education”, é retratado o cotidiano dos jovens que estudam na escola Moordale em que muitos desses adolescentes são cheios(1)de problemas psicológicos e dificuldades sociais típicas da escola, mas encontram refúgio nos concelhos do aluno Otis e da sua mãeLeia mais
Olá
-Comentários iniciais-
” No seriado ”Sex Education”, é retratado o cotidiano dos jovens que estudam na escola Moordale em que muitos desses adolescentes são cheios(1)de problemas psicológicos e dificuldades sociais típicas da escola, mas encontram refúgio nos concelhos do aluno Otis e da sua mãe que é terapeuta sexual e ajuda os alunos psicologicamente e emocionalmente em diversas áreas da vida(2). Saindo da ficção(3), observa-se que a realidade da maioria dos jovens brasileiros assemelha-se a dos jovens de Moordale, pois não há uma devida atenção do corpo docente a (4)questão emocional dos mesmos.(5) Nesse viés, faz-se necessário tratar sobre a importância da educação social emocional nas escolas brasileiras, a fim de entender qual a barreira para que isso não aconteça e destruí-la.(6)”
1- substitua ” são cheios” por ” enfrentam muitos”
2- repertório sociocultural legitimado pertinente ao tema e produtivo mas, procure deixá-lo mais conciso
3- Substitua por ” Fora da ficção ”
4- retire o ” a” e coloque ” para a ”
5- substitua ” dos mesmos” por ” esses indivíduos”
6- cadê a tese?
Desenvolvimento 1
” O primeiro aspecto a se considerar é que a educação socioemocional fortalece o jovem construindo positivamente sua personalidade e é imprescindível para a sociedade melhorar. De certo, ela atua como fator de construção de um corpo social consciente e emocionalmente instável(1), além disso é importante para desconstruir preconceitos que impedem os jovens de crescer como um bom cidadão para o futuro. Desse modo, o educador Paulo Freire discute essa ideia,(2) ao trazer a análise de que a educação transforma o indivíduo e este transforma o mundo, ou seja, se há um ato educacional saudável, este formará pessoas plenas nos mais amplos aspectos e que por consequência serão cidadãos mais responsáveis, que saibam tomar decisões e tenham habilidades para lidar com suas próprias emoções. Por tudo isso a educação socioemocional é indispensável para os tempos atuais e futuros.”(3)
1- não seria ” estável”?
2- retire a vírgula
3- confesso que é uma argumentação um tanto diferente do que eu estou acostumada a corrigir. Embora sua argumentação tenha sido bem construída, atente-se para esse ponto: cadê o problema que a proposta de redação quer que você argumente? De fato, você coloca o tema da redação mas, cadê o problema em si?
Ponto forte: repertório sociocultural legitimado pertinente ao tema e produtivo
Desenvolvimento 2
” Ademais, vale ressaltar que o tratamento psicológico, por ser ainda tratado como um tabu na sociedade, que reflete na educação infanto-juvenil, muitas vezes é negligenciado mesmo sendo uma parcela fundamental da formação do futuro. Isso advém de um patriarcalismo(1) enraizado, no qual a parte emocional do indivíduo é prejudicada uma vez que ocorre a omissão do ensinamento socioemocional principalmente do autocontrole e autoconhecimento, desde casa até a escola, moldando o comportamento e a personalidade do adolescente em formação. Sob esse aspecto, através da obra ”Raízes do Brasil” no capítulo ”Homem Cordial”(2), Sergio Buarque de Olanda apresenta a (3)”cordialidade” o que(4) seria agir com emoção frente a razão, inclusive a cordialidade pode significar agir de maneira violenta. Ou seja, nota-se que o jovem que não tem autocontrole de suas emoções está mais propenso a agir de maneira erronia(5), o que contribui para o mundo distópico(6).”
1- patriarcalismo. Aqui, você cometeu um equívoco pois, essa palavra não significa a ideia que você desenvolve ao longo da frase.
2- ao citar um livro, não é necessário colocar também o capítulo específico em que o autor desenvolve a ideia em questão
3- “apresenta o conceito de ” cordialidade” ”
4- substitua ” o que” por ” isto é”
5- errônea
6- ” mundo distópico” ficou estranho
Até aqui, percebo que seu projeto de texto não é estratégico visto que há muita informação ao longo dos parágrafos de desenvolvimento porém que foram mal desenvolvidos e, dessa forma, contribuem muito pouco para uma boa argumentação.
De modo bem direto, a sua dificuldade está na falta de seleção de ideias, concisão nos parágrafos e organização dessas informações ao longo do texto. Traduzindo: você precisa de ler a proposta de redação de forma eficiente e fazer um projeto de texto estratégico.
Ponto forte: repertório sociocultural legitimado
Conclusão
” Portanto, é notório a importância da inclusão da educação socioemocional no currículo das escolas brasileiras, visto seus benefícios. Cabe ao estado promover a capacitação do corpo docente por meio de cursos técnicos, os quais instruam técnicas de desenvolver a capacidade emocional dos jovens, a fim de trazer futuramente para o corpo discente(1) o pleno desenvolvimento dessas capacidades. Afinal,(2) assim como os jovens de Moordale(3) todos precisam de refúgio e aprendizado.”
1-docente
2- substitua o “afinal” por um conectivo conclusivo
3- coloque uma vírgula
Proposta de intervenção
See lessAgente ok
Ação ok
Meio / modo ok
Detalhamento ok
Finalidade ok
Notas
C1- 160
C2- 200
C3- 160
C4- 180
C5- 200