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A IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DA MULHER NO ESPORTE
Thamirysbds
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;) INTRODUÇÃO -- Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente.Leia mais
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;)
INTRODUÇÃO —
Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente. Entretanto, percebi 3 erros quanto à gramática:
-> Ausência de vírgula: “No filme “Mulan”[,] a personagem…” a preposição “no” pede a vírgula
-> Vírgula desnecessária: “…bem como[,] a carência…” a vírgula em “bem como” você só coloca antes do termo
-> Uso do ‘mesmo’: “gera a desvalorização do mesmo.” o termo ‘mesmo’ é adjetivo de igualdade, jamais o use para retomar palavras/termos anteriores, pois é gramaticalmente errado.
Tenho 2 observações:
-> Você repetiu “personagem”
-> Adjunto adnominal deslocado com 3/+ palavras você coloca entre vírgulas: “no exército[,] disfarçada de homem[,] para substituir…” deixa o texto e a leitura mais organizada.
D1 —
É fato que um parágrafo pequeno, principalmente os de argumentação, não dá pra você defender sua ideia com “unhas e dentes”. Por outro lado, um parágrafo enorme, cansa o leitor e dá a impressão que você está “enchendo linguiça”, em outras palavras, tá enrolando. Então, é sempre bom um parágrafo de tamanho mediano, cuja fundamentação seja a maior parte.
Não há muito o que falar sobre a estrtura, está correta, só está vazia. Você discorreu de forma enxuta sobre o assunto, tão enxuta que eu não consegui ligar a invisibilidade (dito na introdução) com o problema salarial (dito no presente parágrafo). Em uma argumentação mais elaborada, eu tenho certeza que você teria atingido seu objetivo, mas, infelizmente, não foi o caso.
Outro problema foi seu tópico frasal. Acredito que você saiba que o tópico é o “coração” do parágrafo, se você trouxer um tópico falando que 1+1 = 3, vai ter que discorrer e provar isso durante todo o seu parágrafo, trazendo fatos de outras áreas (C2) e, lógico, sua opinião (C3). Seguindo, você começou falando que a mídia não cobre os jogos femininos, porém, na hora de defender isso você acabou trazendo outro assunto, a falta de investimento salarial. Discrepância nítida. Ambos os assuntos têm a ver com a invisibilidade da mulher no esporte, mas faltou fundamentação, ou seja, conexões. Como fazer tais conexões? Simples, basta argumentar mais, defender seu ponto e sua opinião, mostrar ao corretor o que passa na sua cabeça, é isso que o Enem (ou a FGV) vai pedir de você.
Erros:
-> Adjunto adverbial deslocado: “midiática não cobre[,] em horários nobres[,] jogos femininos”
-> Concordância: “entre [a] seleção masculina e [a] feminina”
-> Concordância: “que é refletid[a] em várias áreas” o que é refletida? ‘a diferença de investimento’
D2 —
Aqui cabe tudo que eu falei sobre o D1
Seu tópico, o modo como você escreveu, está sem sentido. ‘Outrossim’ significa “igualmente”, esse “é” logo após não é necessário, ficou parecendo que você queria falar alguma coisa, mas desistiu no meio da frase e encerrou ela logo.
Cadê a tese? Foi ótima a citação de Freud, mas onde que eu leio a parte que você coloca seu ponto de vista? Seu maior problema é a quase ausência de opinião, procure trabalhar mais esse aspecto para poder subir a C3.
Erros:
-Vírgula: “e, por isso, são mais”, no meio da frase, você isola os termos conclusivos
-Uso do ‘mesmo’
CONCLUSÃO —
Completa.
Observação:
-> Coloca ‘atravessar’ no lugar de ‘através’ e veja se faz algum sentido, porque é isso que a palavra significa. O Enem releva tal erro, mas o correto seria “por meio/intermédio de”.
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= 880
Bons estudos!
See lessPrincipais entraves para a redução das queimadas no Brasil
Willyans
A animação “The Lorax” mostra uma realidade em que árvores são feitas de plásticos e o ar é comercializado pelas pessoas. O objetivo de tal obra é exemplificar, de forma descontraída, a importância da preservação ambiental enquanto há tempo. Fora da ficção, no Brasil hodierno, a situação do meio ambLeia mais
A animação “The Lorax” mostra uma realidade em que árvores são feitas de plásticos e o ar é comercializado pelas pessoas. O objetivo de tal obra é exemplificar, de forma descontraída, a importância da preservação ambiental enquanto há tempo. Fora da ficção, no Brasil hodierno, a situação do meio ambiente é um caso preocupante, assim como em “The Lorax”, posto que os recorrentes casos de incêndios florestais ressaltam a importância de se debater medidas mitigadoras. Nesse sentido, é lícito destacar os principais entraves para a redução das queimadas no Brasil, como a negligência do Estado e a mentalidade capitalista vigente, além de meios resolutivos.
– perfeita. Não encontrei erros.
Em primeira análise, o dever do Estado em preservar e cuidar do seu meio ambiente está sendo ignorado, uma vez que poucos planos são postos em práticas para evitar a imensa perda florestal no Brasil. Tal devastação pode ser comprovada mediante análise dos dados expostos no site “Rede Brasil atual”, o qual mostra que em 2020, no território brasileiro, foram perdidos mais de 1.600,00 hectares de florestas primárias. Assim, observa-se que essas absurdas taxas representam bem a posição inerte do Estado frente à problemática exposta, necessitando-se urgentemente que projetos sejam criados para atenuar o hodierno quadro ambiental no Brasil.
-Dado estatístico bastante pertinente ao tema, e argumentação clara e bem desenvolvida. Novamente, não encontrei erros.
Ademais, é importante citar a selvagem mentalidade capitalista como óbice na diminuição das queimadas no Brasil. Nesse viés, a ganância de muitos produtores rurais os leva a desmatar, seja com máquinas ou fogo, intensivamente grandes áreas de mata para estabelecimento de agropecuárias, plantação de soja, entre outros produtos, sendo tais práticas evidenciadas no documentário “Cownspiracy”. Logo, conclui-se que o capitalismo está intrinsecamente ligado à preservação ambiental, recaindo sobre os grandes produtores a responsabilidade das queimadas provocadas por ações antrópicas.
– Mesma coisa do d1, impecável.
Portanto, o Estado deve enfrentar a missão de cuidar do seu meio ambiente e, além disso, fiscalizações devem acontecer para evitar queimadas criminosas. Para isso, urge que o Ministério da Agricultura(agente), Pecuária e Abastecimento desenvolva o plano(ação) “Proteja nossas florestas”, o qual se caracterizará pela intensa fiscalização nas zonas de maior incidência de queimadas e das respectivas punições para os autores dessas práticas(detalhamento da ação). Tal projeto deverá ser feito por meio(modo) da aliança entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com as autoridades ambientais locais, visando prevenir a destruição(finalidade) de grandes áreas florestais no Brasil e, por conseguinte, evitar um desequilíbrio ecológico. Feito isso, espera-se que reduza as expressivas estatísticas de queimadas no Brasil futuramente e, consequentemente, tenhamos a capacidade de valorizar a vegetação nacional.
– uma das melhores redações que já li. Redação “simples” e objetiva.
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Educação financeira
Willyans
No filme “ A procura da felicidade”(1), é retratado o drama vivido por um pai que enfrenta sérios problemas financeiros, o que impossibilitou o gozo dos seus direitos fundamentais. Nesse contexto, a obra cinematográfica assemelha-se à realidade brasileira, uma vez que (2)cidadãos têm o(3) bem-estarLeia mais
No filme “ A procura da felicidade”(1), é retratado o drama vivido por um pai que enfrenta sérios problemas financeiros, o que impossibilitou o gozo dos seus direitos fundamentais. Nesse contexto, a obra cinematográfica assemelha-se à realidade brasileira, uma vez que (2)cidadãos têm o(3) bem-estar social afetado por dívidas decorrentes da ausência de educação financeira. Logo, torna-se preciso analisar os fatores influenciadores de tal conjuntura: negligência familiar e governamental.
1- não se separa sujeito de verbo.
2- os cidadãos*.
3- têm o seu*.
De início, é válido ressaltar a importância da família para a introdução da educação financeira na vida dos indivíduos. Pois(1), segundo o modelo sistêmico do terapeuta Salvador Minuchin, a família é a principal influência comportamental do ser humano. Entretanto, com a carência de tempo decorrente da exarcebada(2) preocupação com o êxito pessoal, comportamento característico da sociedade moderna, (3)responsáveis negligenciam a aplicabilidade dessa didática para seus filhos. Com efeito, introduzem na sociedade indivíduos que não sabem conviver com finanças, o que pode contribuir para crise econômica do país e (4)endividamento de(5) cidadãos.
1- não se utiliza “pois” depois de ponto final, só após ou entre vírgula.
2- exacerbada”.
3- os responsáveis*.
4- e para o endividamento*.
5- eu trocaria por “dos cidadãos”.
Outrossim, é lícito postular a negligência do estado como corroborador da problemática,visto que, sendo o responsável por garantir o bem-estar social (1)apresenta escassez de políticas públicas voltadas para inserção da educação financeira. Desse modo, tal situação é exemplificada na expressão “cidadão de papel” (2)do escritor brasileiro Gilberto Dimenstein, em que os direitos só tangem apenas a teoria por falta de cumprimento e expressividade. Diante disso, apresenta-se para sociedade um aparente estado de anomia,o que faz a população não reivindicar a implementação da didática financeira em seu cotidiano.
1- vírgula.
2- vírgula.
Mediante o exposto, é perceptível a necessidade de inserir a educação financeira na vida de todos. Por isso, é necessário que o Governo federal(agente)(1)(2) aliado às instituições de ensino, promova campanhas(ação) educacionais a (3)cerca do tema, por meio(modo) das mídias sociais e digitais, a fim de tornar público a importância dessa disciplina(finalidade). Além disso, é ideal que o mesmo agente(agente) promova(4) a inserção da matéria de educação financeira(ação) desde o ensino fundamental(detalhamento) e estenda essa iniciativa aos familiares(5) por intermédio (modo)de reuniões mensais, para que seja sanada a problemática(finalidade). Dessa maneira, o exposto no filme “ A procura da felicidade” não será mais uma realidade de brasileiros.
1- letra minúscula.
2- vírgula.
3- acerca*.
4- repetição de palavras próximas, evite isso.
5- vírgula.
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Desafios para proteção da criança e da adolescência (correção modelo enem pfvr)
Willyans
Isabella Nardoni,(1) era uma crinça(2) de 5 anos que foi agredida e morta pelo pai e a(3) madrasta em 2008 no Brasil.De maneira análoga a isso(4) tem-se as dificuldades na proteção da infância e do adolescente nos dias de hoje.Nesse prisma(5) destacam-se dois aspectos importantes: insuficiência dasLeia mais
Isabella Nardoni,(1) era uma crinça(2) de 5 anos que foi agredida e morta pelo pai e a(3) madrasta em 2008 no Brasil.De maneira análoga a isso(4) tem-se as dificuldades na proteção da infância e do adolescente nos dias de hoje.Nesse prisma(5) destacam-se dois aspectos importantes: insuficiência das leis e negligência familiar(6).Conquanto, tais aspectos precisam ser revistos.
1- não se separa sujeito de verbo.
2- criança*.
3- pelo pai e pela madrasta*.
4- vírgula.
5- vírgula.
6- ficou estranho, coloque os artigos antes das palavras. Ex: …destacam-se dois aspectos importantes: a insuficiência das leis e a negligência familiar.
Sob esse víes,é necessário ressaltar a insuficiência das leis(1) brasileiras.(2)O Instituto da Criança e do Adolescente (ECA),em teria(3) deveria garantir a segurança desses indivíduos, porém essas tem os direitos desrespeitados diaremente.No Brasil(4) índices(5) indicam que o trabalho infantil é recorrente,este é qualificado como crime no país.Logo, é necessário que as leis de proteção os(6) menores sejam mais eficientes e rígidas para que tais ações deixem de acontecer.*
1- vc usou as mesmas palavras na introdução, troque por sinônimos, ex: insuficiência legislativa.
2- coloque um conectivo.
3- em teoria*.
4- vírgula.
5- quais índices? quem fez a pesquisa? explique.
6- aos menores*.
*Em geral, seu parágrafo ficou muito expositivo, vc apenas joga informações e dados, mas não explica como isso acontece realmente no país.
Outrossim, é notório a negligência familiar com os menores de idade.Na série Lúcifer, o protagonista Lúcifer Morningstar foi negligenciado pelo pai durante anos,tais atitudes paternas causaram problemas em seus relacionamentos, principalmente de confiança.Sendo assim,é possível trazar(1) semelhanças da ficção com a realidade de crianças brasileiras que são negligenciadas por suas famíllias(2) e encontram dificuldades emocionais na vida adulta.*
1- traçar*.
2- famílias*.
*ficou mais argumentativo que o outro, mas dá pra se aprofundar mais.
Em vista dos fatos supracitados,faz-se urgente a adoçãode(1) medidas que venham a(2) conter a falta de proteção de crinças(3) e adolescentes.Por conseguinte,cabe ao Poder Judiciário(agente),(4) fazer que as leis existentes sejam mais eficienves(ação)(5)(6) por meio(modo) de fiscalização periódicas(7) do Conselho Tutelar em lares desestruturados,campanhas que insentivem(8) a denúncia de abuso de menores(9) e acompanhamento psicológico para menores*(detalhamento)(10) que sofrem com esses abusos,a fim(finalidade) de que esses indivíduos tenham seus direitos garantidos e sua saúde mental (11)assegurada.Somente assim, casos como a(12) da Isabella Nardoni seram(13) cadavez(14) mais raros.
1- adoção de*.
2- venham conter*.
3- crianças*.
4- não se separa sujeito de verbo.
5- eficientes*.
6- vírgula.
7- periódica*.
8- incentivem*.
9 e 10 – repetição de palavras mt próximas.
*isso aqui ficou mais parecido com outra ação do que com um detalhamento, mas irei contar como detalhamento. Detalhe bem ação, não coloque outra.
11- sua saúde mental seja assegurada*.
12- casos como o*.
13- serão*.
14- cada vez*.
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Nota: 720.
Brincadeiras de Luta Devem Ser Estimuladas ou Evitadas?
Thamirysbds
Oioi :) Intro- "se reúnem para lutarem como uma forma de terapia." eu achei a construção da frase meio estranha, ficaria melhor "homens usam a luta como uma forma de terapia". Enfim, acredito que não há erro, apenas uma má colocação. Olha, Thiago não te aconselho a terminar o parágrafo dizendo "convLeia mais
Oioi :)
Intro-
“se reúnem para lutarem como uma forma de terapia.” eu achei a construção da frase meio estranha, ficaria melhor “homens usam a luta como uma forma de terapia”. Enfim, acredito que não há erro, apenas uma má colocação.
Olha, Thiago não te aconselho a terminar o parágrafo dizendo “convém analisar os motivos…” e pipipi popopo. Sim, é uma forma não errônea de estruturação, entretanto não é indicada. A “magia” da introdução é você fazer com que o leitor antes mesmo de ler seus desenvolvimentos já saiba do que ambos irão tratar. Se isso facilita pro leitor, imagine pro corretor.
Ah, “levam a evitar…”
D1-
A princípio (não é conectivo, mas você não perdeu pontos)
Concordância: “DanoSS físicoSS e psicológicoSS”
Evita a repetição [diversas]: “bem como, outras incentivando”
Vírgulas:
-> “apenas uma brincadeira[,] existe a possibilidade” (‘locução conj. concessiva “mesmo que”)
-> “na internet[,] causando danos” (assindética, normalmente antes de gerundio tem)
Tempo verbal: “o que deveria ser…” (a construção da frase exige o futuro do pretérito, por ser algo que deveria acontecer, mas não acontece). Ao usar o “devia” (pretérito perfeito) você estar se referindo a algo que aconteceu e foi inacabado.
Sua argumentação está ótima, mas acredito que faltou um “tikinho” de informação para explicar onde exatamente a ansiedade/depressão entra nisso.
D2-
” e alcançaram os mesmos…” você sabe que ta errado, eu sei que sabe, foi apenas um deslizÃO da sua parte
“fisicamente e mentalmente.” quando tiver assim, você escreve assim: “físico e mentalmente” o primeiro termo normal e o segundo com a terminação, senão causa o famigerado eco sonoro.
Argumentação excelente.
Conclusão-
” que serviram para educar…” ai ai Thiago…
ÃO: futuro | servirÃÃÃÃÃOOOO
M: passado | SERVIram
Crase: “ensino as artes marciais”: às artes
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Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado (ENEM 2011)
Thamirysbds
Oi, Ângelo! Intro- Cara, a introdução ficou bem boa, sem muitos erros e com um excelente tamanho e estrutura. O que tenho a dizer é: toda palavra estrangeira vem entre aspas, é regra: "Hollywood Arts" e "The Slap". Outra coisa, faltou uma crase em "leva à obsessão" D1- Tenho certeza que você colocaLeia mais
Oi, Ângelo!
Intro-
Cara, a introdução ficou bem boa, sem muitos erros e com um excelente tamanho e estrutura. O que tenho a dizer é: toda palavra estrangeira vem entre aspas, é regra: “Hollywood Arts” e “The Slap”. Outra coisa, faltou uma crase em “leva à obsessão”
D1-
Tenho certeza que você coloca “Segundo fulano de tal” e não “Segundo o fulano de tal”, então, por que seria “Segundo [uma] pesquisa?”. O correto é “Segundo pesquisa da…”
Olha só, quase deixei passar esse erro de concordância verbal: “tendo em vista que seu conteúdo de notícias e informações podem ser acessados”.
-O que mesmo que “podem ser acessados?”
-> o conteúdo [singular] :)
Correto: “tendo em vista que seu conteúdo de notícias e informações pode ser acessado”
Cara, você conhece a estrutura da redação, eu sei disso. Entretando, porém, todavia, lê essa sua tese de fechamento do D1 de novo. Parece que você tá concluindo o pensamento do parágrafo ou acrescentando novas informações? Pois é, você não concluiu nada, cuidado com isso, principalmente pelo uso do “por isso”, que exige um fechamento.
D2-
Erro de colocação pronominal: “que mostrou-se exemplar”. Há partícular que “puxam” a próclise, isto é, o pronome oblíquo antes do verbo e uma dessas partículas é o uso do “que” (e demais pronomes relativos). Então, o correto seria: “que se mostrou exemplar”
Eu te aconselho a pegar essas aspas de “furando” e colocar em “exemplar” -visto que logo após você “desmente” isso- e trocar aquele por “infringir”, não precisaria de mais aspas e é de uso formal.
Outra coisa, nem todo mundo sabe o que é “exposed” -ou até mesmo cancelamento- visto que é um termo/expressão bastante atual. Não é um erro pavoroso, claro que não, nem é um erro, basicamente, mas, para que fique completo, eu aconselho a você trazer uma breve (MAS BREVE MSM) explicação só para “matar” qualquer dúvida que possa surgir ao leitor.
E, por último, senti falta de uma problematização maior hein, tem muita citação. Lembra que o que mais conta é sua argumentação e seu poder de persuasão, a citação é só para ti dar uma moralzinha mesmo.
Conclusão-
Completa e bem elaborada. Só uma coisa, antes desse “a fim” é uma vírgula, cuidado com o truncamento hein.
Vou te dar uma nota só para fins avaliativos, não tenho competência ou autoridade para isso, mas caso queira:
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Ótima redação, parabéns! Bons estudos, se precisar, só chamar. =)
See lessescravidão contemporânea e seus efeitos no Brasil
Willyans
A ideia de trabalho servil implantada no sistema feudal se estabeleceu nos ideais europeus e influenciou diretamente na escravidão vivida em suas colônias. Nessa conjuntura, as marcas sociais da escravidão vivida no Brasil nos permitem perceber que, mesmo após a abolição, a exploração da mão de obraLeia mais
A ideia de trabalho servil implantada no sistema feudal se estabeleceu nos ideais europeus e influenciou diretamente na escravidão vivida em suas colônias. Nessa conjuntura, as marcas sociais da escravidão vivida no Brasil nos permitem perceber que, mesmo após a abolição, a exploração da mão de obra ainda existe no pais. Hodiernamente, além da cultura escravista que ainda persegue os brasileiros, a negligência estatal contribui avidamente para esse problema social.
*introdução muito boa, não encontrei erros.
Diante desse cenário, cabe salientar que a cultura de exploração do trabalho é uma das razões da constância dessa mazela social. Segundo o sociólogo Florestan Fernandes ao(1) diz que “escravo liberto não é escravo integrado”, evidencia a carência de integração dos pretos libertos no Brasil na sociedade colonial, que (2)por não terem como viver no âmbito social pós alforria, acabavam voltando para a casa dos seus senhores e,(3) trabalhando horas por dia por um salário mais que insuficiente. Vê-se, então, a necessidade de mudar a sociedade escravocrata contemporânea e a sua cultura de exploração.*
1- “ao diz que “está incorreto, o correto seria: “segundo… o escravo liberto…”.
2- vírgula.
3- uso indevido da vírgula.
*achei o parágrafo muito expositivo, vc basicamente apenas falou sobre as consequências da abolição da escravidão, sem falar sobre como influenciou ou influencia no Brasil atual.
Outrossim, é importante destacar que a ineficiência do governo é uma das principais razões para a persistência desse problema social. De acordo com o filósofo francês Barnett, o Estado é incapaz de obedecer às suas próprias leis e, consequentemente, inapto e contraditório como legislador. Logo, por mais que o governo tente, de forma jurídica, minimizar essa mazela social, ele próprio a acentua com sua incapacidade de fiscalizar e colocar leis em prática. Desse modo, é preciso reafirmar as normas jurídicas em vigor no país.
*gostei do repertório, mas vc n falou sobre como isso influencia na escravidão contemporânea, veja que vc apenas fala sobre a incapacidade do Estado, mas n explica as consequências disso no trabalho compulsório. Argumente mais.
Portanto, existe a necessidade de realizar medidas não somente no âmbito governamental, como também no cultural, fazendo com que,(1) esse problema social seja atenuado. Assim sendo, cabe ao governo federal(agente), instância máxima de poder(detalhamento do agente), implantar medidas educacionais(ação), por meio(modo) de materiais didáticos, como e-books e apostilas, a fim(finalidade) de diminuir o(2) essa dificuldade enfrentada pelo corpo social. Ademais, cabe ao Ministério do Trabalho, de comum acordo com as instituições privadas, reafirmar as leis trabalhistas (3)por meio de palestras, como as TED(4), com o fim de diminuir os casos de trabalho análogo à escravidão. Neste sentido, os tempos feudais jamais se repetirão.
1- uso indevido da vírgula.
2- não tem esse artigo aqui.
3- vírgula.
4- oq é isso? não abrevie essas siglas que não são muito conhecidas.
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Democratização do acesso à internet (modelo enem, nota pfvr)
Willyans
O artigo 5(1) da Constituição Federal brasileira prevê que “Somos todos iguais perante a Lei”*, entretanto, tal perspectiva não se faz real no Brasil, visto que,(2) a democratização do acesso à internet está longe de ser uma realidade no Brasil(3). Logo, faz-se urgente analisar essa problemática, cuLeia mais
O artigo 5(1) da Constituição Federal brasileira prevê que “Somos todos iguais perante a Lei”*, entretanto, tal perspectiva não se faz real no Brasil, visto que,(2) a democratização do acesso à internet está longe de ser uma realidade no Brasil(3). Logo, faz-se urgente analisar essa problemática, cuja as principais causas são de cunho estatal e pobreza(4).
1- artigo 5°*
2- uso indevido da vírgula.
3- repetição de palavras próximas, troque por “território nacional”, por exemplo.
4- cunho social e pobreza? ficou desconexo. Troque por “cunho estatal e social”.
*aqui te aconselho a fazer um citação indireta, fica melhor de ler. Ex: o artigo 5° da Constituição Federal assegura a todos os cidadãos a igualdade perante a lei.
Ademais(1), as ações estatais mostra-se(2) como um empecilho para a resolução do problema.No Brasil foi sancionada a Lei do acesso à internet em 2014, prevendo que todo cidadão tem o direito à internet. Apesar disso, muitos cidadãos(3) brasileiros não tem(4) rede de internet, esses por sua vez são prejudicados, uma vez que convivem sem total acesso à informação.Desse modo, é possível qualificar o descaso dos governantes como crime no Brasil(6), além de ser um agravante para desigualdades.
1-use um conectivo com função de “iniciar”, como: em primeiro plano, em primeiro lugar.
2- as ações…mostram-se*.
3- troque por indivíduos, vc já repetiu essa palavra na linha acima.
4- verbo “ter” para conjugar sujeito no plural fica “têm”.
6- veja que em dois parágrafos vc já usou essa palavra 4 vezes, a maioria sem necessidade. Não é proibido repetir, mas troque por substantivos sempre que possível.
*obs: vi que vc tem boas ideias, mas não desenvolveu muito. Não tenha medo de se aprofundar na argumentação, cite exemplos e desenvolva mais sua opinião sobre o assunto.
Por conseguinte, a pobreza apresenta-se como outro fator que dificulta a solução do impasse. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),mostra(1) que o número de acesso a(2) internet aumentou 75,3% nos últimos anos. Porém, esse aumento não significa queda nas taxas de desigualdade, pois estas continuam altas para aqueles que sofrem com a falta de recursos. (3)Classificando que os mais afetados com essa falta de democratização são aqueles de baixa renda.
1- esse “mostra que” só seria possível se vc começasse com “Uma pesquisa realizada pelo….mostra que..”, usando como vc usou fica desconexo e atrapalha na coesão do texto. O certo seria ” Segundo o…. o número de acesso…”.
2- acesso à*.
3- aqui seria uma vírgula.
*outra argumentação rasa, cite mais exemplos. Isso te faz perder ponto na C3.
Portanto, para que a democratização do acesso à internet seja uma realidade no Brasil medidas precisam ser tomadas. Logo,é necessário que o Ministério da Infraestrutura(agente) democratize o acesso à rede(ação)(1) por meio da criação de lan house públicas em áreas periféricas(meio), (2)se faz necessário também que o Ministério da Educação(agente) disponibilize o acesso às redes nas escolas públicas(ação) para que os estudantes tenham o seu direito de acesso à informação garantido(finalidade).Desse modo, o artigo 5(3) da Constituição Federal brasileiro será enfim realidade no país.
See less1- vírgula.
2- faz-se*. Aqui vc quis fazer outra proposta, então seria mais correto o uso do ponto final, e não da vírgula.
3- artigo 5°*.
obs: vc fez duas propostas, o que não é necessário, mas também não é proibido, porém vc deixou as duas incompletas. Veja, na primeira faltou a finalidade e o detalhamento(3 elementos válidos valem apenas 120 pontos na C5), e na segunda faltou o modo, o detalhamento e a finalidade(2 elementos válidos valem apenas 80 pontos na C5) Nesse caso, a proposta mais completa valerá. Faça apenas uma proposta e detalhe ao máximo.
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Como combater o abuso de autoridade do agente policial?
Thamirysbds
Hello, Thiago! quem é vivo sempre aparece né?!?! Não vou repetir as observações de Willyans, ele pontuou bem. Vou falar apenas o que ele deixou escapar. INTRODUÇÃO --- -> Se você pegar um corretor chatão, ele tiraria pontos até desse "fim" com letra maiuscula, pq não tem necessidade. -> "paraLeia mais
Hello, Thiago! quem é vivo sempre aparece né?!?!
Não vou repetir as observações de Willyans, ele pontuou bem. Vou falar apenas o que ele deixou escapar.
INTRODUÇÃO —
-> Se você pegar um corretor chatão, ele tiraria pontos até desse “fim” com letra maiuscula, pq não tem necessidade.
-> “para ser perfeita” o Brasil será perfeita? Desvio de concordância
-> Sua introdução está boa e dentro do padrão. Entretanto, se fosse pra mudar, eu te aconselho a mudar a parte “analisar as principais maneiras de combater essa atitude” para algo que enfatize que tais coisas são o problema:
“convém analisar aque tais atitudes são reflexos de problemas como a falta de punições mais efetivas…”
—-> Isso por que a parte de combater o problema é na conclusão
D1 —
-> Se me permite uma dica, tente evitar citações diretas, as indiretas mostram mais autoria
-> olha o erro de paralelismo quase despercebido “poder nas abordagens, principalmente, da polícia militar.” -> […] principalmente, NAS da polícia militar. [‘nas’ o que? abordagens da pm]
-> Carlos Lacerda: citação 1 | consequências: citação 2 | argumentos? esse problema acarreta oq na sociedade? Faltou o seu posicionamento nesse parágrafo.
D2 —
-> “é necessário uma reestruturação” reestruturação é uma mocinha: necessária
-> olha o isolamento: “e, diante das inúmeras filmagens de abordagens, é possível”
-> evita essa locução “acaba (verbo no gerundio)” você não ta acabando com nada ne
-> “acabam resultando em um trabalho” aprenda: resultar com sentido de acarretar, é VTD, ou seja, não tem preposição:
resulta um trabalho | acarreta um trabalho
-> isolamento: “agente, como a do abordado, em risco.”
-> “melhora” é mais pra paciente, prefira “melhoria”
-> “treinamento do policial(,) que conta…” pq teve a vírgula? pelo simples fato de vc estar se referindo ao conjunto de policiais, todos nessa mesma situação -com poucas horas de curso e pouca eficácia-, caso fosse a um grupo especifico de policiais, vc não precisaria da vírgula, seria uma restrição. Assunto, caso precise: OS Adj.
CONCLUSÃO —
-> truncamento sintático: “novas medidas. Afim de desenvolver melhores”, se você ainda não completou o pensamento (vc ainda ia falar da finalidade), pq vc fechou o período? Não faz isso, corta o pensamento bem na metade. Caso queria encerrar o período e deixar a finalidade separada, puxe à ideia anterior:
” Tal ação será feita a fim…” [acho que já comentei isso com o senhor]
Afim = afinidade | Comprei banana, maçã, uva e afins. (outras frutas)
A fim = finalidade.
C1: 160
See lessC2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 880
TEMA: O combate a Homofobia nas escolas.
Willyans
Na série televisiva “Glee”, O personagem Kurt sofre com agressões físicas, ofensas e ameaças constantes na escola por ser um Homossexual(1) assumido e usar roupas consideradas extravagantes. Kurt então,(2) decide mudar de escola por não suportar mais a homofobia sofrida. Infelizmente esse é um retraLeia mais
Na série televisiva “Glee”, O personagem Kurt sofre com agressões físicas, ofensas e ameaças constantes na escola por ser um Homossexual(1) assumido e usar roupas consideradas extravagantes. Kurt então,(2) decide mudar de escola por não suportar mais a homofobia sofrida. Infelizmente esse é um retrato do que acontece bastante com muitos jovens fora fora(3) da ficção, o que resulta em graves problemas psicológicos.
1- a palavra “homossexual” é escrita com letra minúscula.
2- não se separa sujeito de verbo, o certo seria: “Kurt, então, decide…
3- repetição da palavra “fora”.
Em primeiro plano, deve – se ressaltar um estudo realizado em 2007 pelo pesquisador IIan H. Meyers, do departamento de ciências sociais da universidade Columbia (EUA)(1)que mostra que transtornos mentais prevalecem em pessoas LGBTQI+ porque (2)segundo o autor, os estigmas e as discriminações que os rodeiam criam em seu entorno um ambiente socialmente hostil, favorável ao desenvolvimento de problemas de saúde como depressão , ansiedade, pensamentos suicidas e automutilação. Logo, diante de tal exposto, é evidente os males que tal problemática pode causar e deve ser combatida com urgência.
1- vírgula.
2- vírgula.
Ademais, destaca – se uma pesquisa apresentada na audiência pública na câmara dos deputados que revelou que 73% dos estudantes brasileiros que se identificam como homossexuais já sofreram bullyng homofóbico na escola. E o levantamento revelou também que 60% se sentem inseguros no ambiente escolar e 37% já chegaram a ser vitimas de violência física*. Em vista disso, pode – se dizer que o Filósofo Frances, Voltaire, estava certo ao afirmar que “Preconceito é opinião sem conhecimento.” Isto é(1), algo sem fundamento e sem razão que só trás consequências graves a vida dos indivíduos(2)*.
1-não tem essa vírgula aqui.
2- e quais seriam essas consequências graves? explique.
*seu parágrafo está completamente expositivo, veja que vc apenas citou dados e citação do filósofo, apenas um repertório produtivo já te garante 200 na C2, não exagere.
*Não é obrigatório, mas não te aconselho a começar o parágrafo de desenvolvimento com um dado estatístico, mas sim com um tópico frasal.
Portanto, faz – se necessário o combate a homofobia no ambiente escolar. E para isso, cabe ao Governo Federal(1)(agente) juntamente do(2) Ministério da educação promoverem(3) campanhas(ação) nas redes de ensino públicas e privadas(detalhamento) que conscientize(finalidade) que pessoas com orientações sexuais diferentes existem,(4) e que devem ser respeitadas!(5) Assim, se consolidará um ambiente escolar mais harmonioso e seguro para estudarem.
See less1- governo federal se escreve com letra minúscula.
2- juntamente ao*.
3- cabe ao governo… promover*.
4- não se separa orações que têm o mesmo sujeito, ao menos se for adversativa, o que não é o caso. Vírgula equivocada.
5- Não use exclamação na redação do Enem, use um ponto final.
*conclusão incompleta, faltou o modo.
C1: 80
C2:140
C3:120
C4:200
C5:160