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Desafios para a valorização da herança africana no Brasil – ENEM 2024
Lucas_Oliveira_Martins
Essa redação não é sua, é do Alex Novais Maciel, estudante do Enem de 2023 que tirou nota 1000 na redação. Infelizmente plágio não só desconta como zera sua nota entt... 0/1000 obs: Esse tema foi muito difícil e essa redação é genial! O cara argumentou com tanta maestria que dá até nojo. O cara foiLeia mais
Essa redação não é sua, é do Alex Novais Maciel, estudante do Enem de 2023 que tirou nota 1000 na redação. Infelizmente plágio não só desconta como zera sua nota entt…
0/1000
obs: Esse tema foi muito difícil e essa redação é genial! O cara argumentou com tanta maestria que dá até nojo. O cara foi cirúrgico. Mas vc…. Gastou uma redação pra ver no que ia dar, se pá pra ver se era realmente confiável a avaliação do pessoal daqui… É válido seu questionamento, só não é válido seu texto
See lessTEMA: Caminhos para garantir o reconhecimento cultural do carnaval no Brasil (ENEM)
Lucas_Oliveira_Martins
Opa Malu tudo bem? Sua redação ficou muito boa, parabéns! C1 (Domínio da norma padrão): Nota 160/200 Sua redação tem alguns erros ortográficos e repetições desnecessárias, o que tira a excelência do texto e ( ao meu ver) os 200. Por exemplo: "prepotênte", "os africanos viram as suas o seu modo de viLeia mais
Opa Malu tudo bem? Sua redação ficou muito boa, parabéns!
C1 (Domínio da norma padrão): Nota 160/200
Sua redação tem alguns erros ortográficos e repetições desnecessárias, o que tira a excelência do texto e ( ao meu ver) os 200. Por exemplo: “prepotênte”, “os africanos viram as suas o seu modo de vida”, a repetição de evento no final do 2º parágrafo ou escrever Estado com o “e” minúsculo ( se referindo a uma unidade federativa) no final do 3º parágrafo
C2 (Compreensão da proposta): Nota 200/200
Seu texto aborda bem o tema e sua tese
C3 (Seleção e organização de argumentos): Nota 180/200
Seus argumentos são validos, porém são bem amplos o que dificulta um pouco as conexões com a tese. Um argumento que, por exemplo, tratasse da origem do Carnaval seria ótimo pra demostrar sua importância cultural e reforçar o perigo do descaso que fazem a ele
C4 (Coerência e coesão): Nota 160/200
Houve algumas repetições de palavras e redundâncias, porém, num geral, seu texto é coeso
C5 (Proposta de intervenção): Nota 140/200
Sua proposta, ao meu ver, carece do detalhamento e traz um conflito em relação a sua tese. Sua tese se estrutura ao tratar o Carnaval como uma comemoração não reconhecida e praticada como um feriado nacional, ou seja, não é um período de “ócio homogêneo”. Sendo assim, caberia a sua conclusão uma proposta direcionada a reformulação do Carnaval, a fim de legaliza-lo ou apenas legitima-lo como um feriado nacional
840/1000 ( Mas lembrando que essa é só minha opinião;) Bons estudos, espero que ajude!)
See lessTEMA: Caminhos para garantir o reconhecimento cultural do carnaval no Brasil (ENEM)
Sara Suzany
Olá Malu! Parabéns por sua redação. C1 (Domínio da norma padrão): Nota 200/200 Pequenos erros ortográficos, como “prepotênte” (deve ser escrito sem o acento). De forma geral muito bom, normalmente tiram pontos a partir de 3 erros. C2 (Compreensão da proposta): Nota 200/200 Abordou bem a proposta, orLeia mais
Olá Malu! Parabéns por sua redação.
C1 (Domínio da norma padrão): Nota 200/200
Pequenos erros ortográficos, como “prepotênte” (deve ser escrito sem o acento). De forma geral muito bom, normalmente tiram pontos a partir de 3 erros.
C2 (Compreensão da proposta): Nota 200/200
Abordou bem a proposta, organizou bem e de forma clara.
C3 (Seleção e organização de argumentos): Nota 180/200
Os argumentos são são muito bons, talvez um pouco mais de detalhamento enriqueceria o texto.
C4 (Coerência e coesão): Nota 180/200
De forma geral muito bom, sugiro, para melhorar ainda mais, que você dê uma pesquisada em mais opções de conectivos em cada novo período.
C5 (Proposta de intervenção): Nota 160/200
Faltou um pouco mais de detalhamento de como essas ações seriam implementadas e como os resultados seriam mensurados.
920/1000 (não sou profissional, então essa nota pode ser ainda maior kkk, bons estudos <3)
See lessDesafios para a valorização da arte urbana
Vitor13
Análise da redação Título: "Desafios para a valorização da arte urbana": O título é direto e conecta-se bem ao tema abordado. Poderia ser mais criativo, mas cumpre o objetivo. Introdução Análise geral: Conexão com o tema: O autor utiliza a obra Utopia, de Thomas More, como gancho, o que enriquece oLeia mais
Análise da redação
Título:
“Desafios para a valorização da arte urbana”: O título é direto e conecta-se bem ao tema abordado. Poderia ser mais criativo, mas cumpre o objetivo.
Introdução
Análise geral:
Conexão com o tema: O autor utiliza a obra Utopia, de Thomas More, como gancho, o que enriquece o repertório sociocultural. No entanto, a relação entre a obra e a problemática não está suficientemente clara. A referência a “planos de More” é vaga, já que o autor não apresenta “planos”, mas uma sociedade ideal.
Problematização: A introdução identifica os principais problemas — negligência governamental e deficiência educacional — de forma clara, mas apresenta uma construção confusa na frase “os desafios para a valorização da arte urbana apresenta barreiras”.
Estrutura:
Tema: [OK]
Contexto sociocultural: [OK]
Problema 1 (negligência governamental): [OK]
Problema 2 (educação deficiente): [OK]
Coerência entre as partes: [??] (a relação com Utopia poderia ser melhor explicada).
Desenvolvimento 1
Análise geral:
Tópico frasal: O parágrafo começa bem ao apontar a negligência governamental como causa principal da desvalorização da arte urbana.
Citação e argumentação: A referência a Hobbes é pertinente, mas falta articulação com o tema. A citação serve mais como uma introdução genérica ao papel do Estado, sem conectar-se de forma direta aos desafios específicos da arte urbana.
Problematização: A frase “a maioria dos artistas urbanos […] são de baixa renda ou taxados de pichadores” é relevante, mas carece de exemplos concretos ou dados que sustentem a afirmação. A generalização enfraquece o argumento.
Conclusão parcial: O parágrafo conclui com a necessidade de reformulação da postura estatal, mas sem detalhar como essa mudança poderia ser implementada.
Estrutura:
Tópico frasal: [OK]
Citação + relação ao problema: [??] (a citação não está bem integrada).
Exemplificação/problematização: [OK], mas falta aprofundamento.
Conclusão parcial: [OK].
Desenvolvimento 2
Análise geral:
Tópico frasal: O parágrafo aborda a deficiência educacional como causa da desvalorização da arte urbana, cumprindo a função de diversificar os argumentos.
Citação e argumentação: A citação de Sêneca é bem escolhida, mas sua aplicação ao tema é fraca. O autor menciona que o sistema educacional não impulsiona a valorização da arte urbana, mas não detalha como isso ocorre ou apresenta exemplos específicos.
Problematização: A frase “causa a ausência de informação sobre as artes existentes e o preconceito com os artistas urbanos” é relevante, mas poderia ser melhor fundamentada. A expressão “uma mazela na hodierna” é vaga e não agrega valor ao argumento.
Conclusão parcial: O parágrafo fecha com a ideia de que o sistema educacional perpetua o problema, mas falta maior conexão com a proposta de intervenção que será apresentada na conclusão.
Estrutura:
Tópico frasal: [OK]
Citação + relação ao problema: [??] (a conexão é frágil).
Exemplificação/problematização: [OK], mas faltam dados ou exemplos.
Conclusão parcial: [OK].
Conclusão
Análise geral:
Proposta de intervenção:
O autor aponta o Ministério das Comunicações e programas midiáticos como agentes de transformação. A escolha é adequada, mas faltam detalhes sobre o como e o para quê.
A proposta é ampla e aborda conscientização e discussão, mas não apresenta medidas concretas para implementar a valorização da arte urbana no âmbito educacional ou estatal.
Finalidade: A frase “a coletividade alcançará a Utopia de More” é vaga e soa idealista demais sem explicação ou fundamentação prévia.
Estrutura:
Agentes (quem): Ministério das Comunicações e programas midiáticos [OK].
See lessAções (o que): Discutir e conscientizar sobre o tema [OK].
Meios (como): [??] Não explica como as campanhas serão realizadas.
Finalidade (para quê): [??] Não detalha os objetivos específicos das ações.
Pontuação geral
Competência 1 (Domínio da norma-padrão): 160
Problemas de concordância e algumas frases confusas, como “os desafios […] apresenta”.
Competência 2 (Compreensão do tema): 160
O tema foi compreendido, mas a relação com Utopia e as citações filosóficas carece de maior conexão com o argumento central.
Competência 3 (Repertório sociocultural): 140
A citação de Hobbes e Sêneca é pertinente, mas a aplicação é superficial. A menção à obra Utopia carece de aprofundamento.
Competência 4 (Coerência e coesão): 160
Há coesão entre as partes, mas a transição entre as citações e o tema poderia ser mais fluida.
Competência 5 (Proposta de intervenção): 140
A proposta é válida, mas carece de detalhamento nos meios e na finalidade.
Nota final: 760
Impacto das redes socias no comportamento dos jovens brasileiros
Vitor13
Introdução Análise geral: Uso do gerúndio e conectivos: O “trazendo se” apresenta dois problemas: a construção desnecessária do gerúndio e o uso inadequado do pronome. Um conectivo como “Analogamente” daria mais fluidez e formalidade. Apresentação do tema: O texto apresenta claramente o tema e faz uLeia mais
Introdução
Análise geral:
Uso do gerúndio e conectivos: O “trazendo se” apresenta dois problemas: a construção desnecessária do gerúndio e o uso inadequado do pronome. Um conectivo como “Analogamente” daria mais fluidez e formalidade.
Apresentação do tema: O texto apresenta claramente o tema e faz uma boa introdução com o gancho da série Black Mirror. A transição para o problema principal é direta, mas o uso de “mazela social” soa pouco natural.
Estrutura:
Tema + gancho com citação cultural: [OK]
Problema 1: Uso indiscriminado das redes sociais: [OK]
Problema 2: Impacto no comportamento dos jovens: [OK]
Desfecho (necessidade de análise): [OK]
Desenvolvimento 1
Análise geral:
Argumentação e aprofundamento:
O tópico frasal está bem estruturado, mas há superficialidade no detalhamento dos impactos no desenvolvimento psicológico e educacional. Poderia explorar exemplos específicos ou dados para reforçar o argumento.
A citação de Durkheim é interessante, mas ocupa muito espaço que poderia ser usado para expor a opinião do autor. Além disso, falta estabelecer uma conexão mais explícita entre a citação e os problemas apresentados.
O uso de “pode-se comprovar que os brasileiros já se encontram nesta condição” é vago. Por que se encontram nessa situação? Quais são as evidências?
Estrutura:
Tópico frasal: [OK] (pode ser mais direto e objetivo).
Citação + relação ao problema: [OK], mas faltou aprofundar.
Problematização: [OK].
Desfecho: [??] (não há uma conclusão clara do parágrafo).
Desenvolvimento 2
Análise geral:
Argumentação e aprofundamento:
O tópico frasal está adequado, mas repete a estrutura do primeiro parágrafo, o que pode soar monótono.
A frase “corrobora para dificuldade” precisa de revisão (“corrobora para a dificuldade”).
A discussão sobre o papel do Estado e dos pais/responsáveis é pertinente, mas novamente falta detalhamento. Como essas influências moldam o comportamento das crianças? Quais são os impactos de longo prazo?
A afirmação de que as empresas influenciam diretamente os jovens carece de fundamentação ou exemplos concretos.
Estrutura:
Tópico frasal: [OK].
Citação + relação ao problema: [??] (não há citação direta e a argumentação é vaga).
Problematização: [OK].
Desfecho: [??] (não conclui de forma clara).
Conclusão
Análise geral:
Conectivo de conclusão: Faltou o uso de um conectivo adequado, como “Portanto” ou “Logo”.
See lessClareza e detalhamento: As soluções propostas são boas, mas pouco detalhadas. Por exemplo, como será feita a “regulação do uso”? O que significa “controle do tempo de uso”? É necessário ser mais específico e claro.
Estrutura:
Quem: Estado, empresas e Ministério (mas faltou especificar as empresas). [OK]
O que: Regulação do uso e campanhas educacionais. [OK]
Detalhamento: Controle do tempo de uso e palestras. [OK]
Meio: [??] Faltou detalhar como o Estado e os Ministérios executarão essas ações.
Finalidade: [??] Não ficou claro qual é o objetivo final das medidas propostas.
Pontuação geral
Competência 1 (Domínio da norma-padrão): 160
Problemas de digitação (ex.: “piscológico”, “á falta”) e algumas construções pouco formais prejudicam a nota.
Competência 2 (Compreensão do tema): 160
O tema foi bem compreendido e abordado em todos os parágrafos.
Competência 3 (Repertório sociocultural): 160
Boa citação de Durkheim e referência cultural (Black Mirror), mas faltou explorar mais os impactos psicológicos e sociais com exemplos ou dados.
Competência 4 (Coerência e coesão): 160
Há coesão entre os parágrafos, mas a repetição de estruturas e o uso de conectivos insuficientes prejudicam a fluidez.
Competência 5 (Proposta de intervenção): 140
A proposta apresenta boas ideias, mas falta detalhamento e clareza sobre os meios e a finalidade das ações.
Nota final: 780
Os limites entre a estética e a saúde
Sara Suzany
Boa noite, tudo bem? Parabéns pela redação, apresenta uma boa estrutura, conectivos e uma boa argumentação. Dê uma atenção para a gramática, em "círculo social por não apresentar “características” que todos tem" o tem deve ser escrito "têm" pois está no plural (essa passagem inclusive ficou muito geLeia mais
Boa noite, tudo bem? Parabéns pela redação, apresenta uma boa estrutura, conectivos e uma boa argumentação. Dê uma atenção para a gramática, em “círculo social por não apresentar “características” que todos tem” o tem deve ser escrito “têm” pois está no plural (essa passagem inclusive ficou muito generalizada, te recomendo evitar isso), Indubitavelmente faltou uma letra, acredito que seja por conta da digitação, erro de concordância em “a alimentação desapropriada dos indivíduos por complexos com o corpo é extremamente perigoso” perigoso se refere à alimentação desapropriada então deveria ser perigosa. Na conclusão senti falta de um detalhamento, se você tem dúvida de como fazer isso te aconselho a dar exemplos ou inventar nomes para a campanha ou uma hashtag.
See lessespero ter ajudado :)
O tabagismo e suas consequências
Sara Suzany
Boa noite, tudo bem? A referência escolhida para a introdução se adequa ao tema mas eu te aconselho a estrutura-la melhor. Os dois parágrafos de desenvolvimento estão pequenos e superficiais, você poderia acrescentar dados como a percentagem anual de casos de câncer de pulmão ou a taxa de incêndiosLeia mais
Boa noite, tudo bem? A referência escolhida para a introdução se adequa ao tema mas eu te aconselho a estrutura-la melhor. Os dois parágrafos de desenvolvimento estão pequenos e superficiais, você poderia acrescentar dados como a percentagem anual de casos de câncer de pulmão ou a taxa de incêndios causados pelo exemplo que você citou. Sobre a conclusão, a proposta de intervenção deve estar relacionada com os argumentos do desenvolvimento, ao fazer a conclusão você pode se perguntar “campanhas nas escolas vão diminuir o tabagismo? ” você deu uma solução a longo prazo que só serviria para educar as próximas gerações entende? além disso, “as campanhas vão evitar incêndios ou problemas ambientais?” você não detalhou sua proposta o que faz o corretor se encher de perguntas sobre como isso seria feito. Na sua conclusão deve ter AGENTE (quem faz) + AÇÃO+ MEIO (por meio de quê, de que modo como vai ser realizada) + FINALIDADE (com quê objetivo) + DETALHAMENTO (exemplos, especificações etc).
See lessespero ter te ajudado :)
A importância e os desafios da oferta de educação financeira nas escolas do Brasil
Sara Suzany
Oi Ana, seu texto está bom mas pode melhorar. Você apresentou uma boa introdução, entretanto cuidado com a tese pois ela não ficou muito clara. Quanto aos seus argumentos foram muito bons, mas eu acho que podiam ser mais explorados, você fez boas referencias mas não explicou essa argumentação, deixaLeia mais
Oi Ana, seu texto está bom mas pode melhorar. Você apresentou uma boa introdução, entretanto cuidado com a tese pois ela não ficou muito clara. Quanto aos seus argumentos foram muito bons, mas eu acho que podiam ser mais explorados, você fez boas referencias mas não explicou essa argumentação, deixando ela fraca. A sua conclusão está quase perfeita, você apresentou agente, ação, finalidade mas faltou o meio, modo e detalhamento, procura vídeos no youtube sobre a estrutura da proposta de intervenção e dá uma estudadinha, é bem fácil. Por fim quero te atentar quando as vírgulas e o excesso delas, eu também tinha dificuldades com vírgula mas assisti esse vídeo que me ajudou muito:
See lesshttps://www.youtube.com/watch?v=IEYg_2PyIOE
espero ter te ajudado de alguma forma, continue escrevendo ;)
A progressiva marcha brasileira ao colapso ambiental
Sara Suzany
Felipe você está de parabéns, sua redação apresenta citações que refletem autoria e argumentação, você conhece os mecanismos linguísticos e a estrutura da redação. Acredito que você poderia até tirar 1000, eu só achei que você poderia explorar um pouco mais o segundo argumento, não sei se isso te faLeia mais
Felipe você está de parabéns, sua redação apresenta citações que refletem autoria e argumentação, você conhece os mecanismos linguísticos e a estrutura da redação. Acredito que você poderia até tirar 1000, eu só achei que você poderia explorar um pouco mais o segundo argumento, não sei se isso te faria ultrapassar a quantidade de linhas mas é uma sugestão que deixo. A retomada à alusão de Bauman no final ficou muito bem construída. É isso, espero ter ajudado ;)
See lessTema:Caminhos para combater os maus tratos aos animais (coloquem nota de acordo com os critérios do Enem pfvr)
Sara Suzany
Olá Ana, tudo bem? seu texto está bom mas pode melhorar. A citação "Atirei o pau no gato tô tô mas o gato tô tô não morreu reu reu" não deve ter colocada pois reflete um padrão de informalidade, eu sugiro que você substitua por " A cantiga infantil "atirei o pau no gato", mesmo que popularmente conhLeia mais
Olá Ana, tudo bem? seu texto está bom mas pode melhorar.
See lessA citação “Atirei o pau no gato tô tô mas o gato tô tô não morreu reu reu” não deve ter colocada pois reflete um padrão de informalidade, eu sugiro que você substitua por ” A cantiga infantil “atirei o pau no gato”, mesmo que popularmente conhecida, reflete a problemática dos maus tratos à animais”.
O conectivo “ademais” não se encaixa aqui, você poderia ter usado “Em analogia, Entretanto, Em contrapartida” etc, esse link tem vários conectivos: https://blog.imaginie.com.br/conectivos-para-redacao/
Cuidado com repetição de palavras.
Na sua introdução não ficou muito claro a sua tese (que é a frase mais importante do texto), toma MUITO cuidado com isso.
Não é proibido utilizar 2º pessoa do plural mas eu já vi em algum lugar que é bom evitar pois pode dificultar a impessoalidade. Cuidado com a gramática também, encontrei alguns desvios de ortografia e pontuação
Sua conclusão ficou um pouco poluída, com muita informação, identifiquei no minimo 3 ações quando duas são suficientes.
Acho que é isso, tenta reescrever e estuda bastante os conectivos, espero ter ajudado ;)