Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
“CAMINHOS PARA REDUZIR OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA NO BRASIL”.
MiZukiGrazy
Segundo o filósofo empirista “John Locke”, o conhecimento provém da experiência, assim como a educação é a base do conhecimento. ( faça a relação ao tema) ( faltou conectivo) No ano de 2020 o mundo enfrentou a chegada de um novo vírus: O Covid – 19, ( covid-19 é a doença) variante do Coronavírus. EsLeia mais
Segundo o filósofo empirista “John Locke”, o conhecimento provém da experiência, assim como a educação é a base do conhecimento. ( faça a relação ao tema) ( faltou conectivo) No ano de 2020 o mundo enfrentou a chegada de um novo vírus: O Covid – 19, ( covid-19 é a doença) variante do Coronavírus. Este causa infecções respiratórias e, nos casos mais graves, pode levar o indivíduo à morte.
(faltou a tese)
Primordialmente é importante ressaltar que devido ao, ( essa virgula não é necessária) Covid-19 as autoridades decretaram estado de emergência e todos os países tiveram que adotar a quarentena. Logo( faltou virgula) houveram a necessidade de fecharem as escolas públicas e privadas. Contudo, as escolas das redes privadas obtiveram recursos para ter ensino à distância (EAD) de modo que continuem as atividades normais. Entretanto, as escolas da rede pública não retornaram por falta de mecanismos, bem como falta de dinheiro e professores. Conforme uma pesquisa do TIC Educação de 2019, quase 40% dos alunos da rede pública não possuem computador ou ”tablet” em casa, portanto estes não obtiveram estudos suficientes para completar o ano letivo. ( boa argumentação)
Em consequência disso, nota-se o despreparo dos professores da rede privada para lidar com esse novo conceito de ensinar os alunos através de meios tecnológicos.A internet é a principal vilã para essa conexão entre alunos e professores, como todos estão em casa, automaticamente o uso da “internet” será triplicado ( como isso acontecerá? desenvolva melhor). Além disso, aumentou-se a preocupação da saúde mental dos jovens, principalmente aos que estão cursando o ensino médio que se preparam para o ensino superior. (faltou repertorio)
Em virtude dos fatos mencionados, é necessário que o ministério da educação ( letra maiuscula para nome), um órgão do governo federal do Brasil, com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), organizem uma campanha que possa melhorar os recursos para o EAD das escolas da rede pública, através de doações, bem como fornecer ”tablets” e ”internet” para que alunos acessem às aulas de maneira que não prejudique estes no ensino. Além disso, os alunos devem ter comprometimento aos estudos para que a saúde mental destes seja pouco afetada.
(faltou a finalidade)
c1: 180
See lessc2: 120
C3: 120
C4: 180
C5: 180
Persistência do racismo no século xxI
MiZukiGrazy
O ativista norte americano Matin Luther King em seu discurso no ano de 1963, fala do seu sonho de ver uma sociedade onde todos fossem iguais sem distinção de cor. No entanto, mesmo após 58 anos, percebe – se ainda a irresponsabilidade da sociedade no que concerne à persistência do racismo no séculoLeia mais
O ativista norte americano Matin Luther King em seu discurso no ano de 1963, fala do seu sonho de ver uma sociedade onde todos fossem iguais sem distinção de cor. No entanto, mesmo após 58 anos, percebe – se ainda a irresponsabilidade da sociedade no que concerne à persistência do racismo no século xxI. Esse cenário divergente é fruto tanto das consequências causadas pela escravidão, quanto da negligência do Estado em aplicar leis. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos.
(ótimo, aplicou bem a tese e o repertorio.)
Convém ressaltar a princípio, que as sequelas causadas pela escravidão são perceptiveis ( faltou acento) mesmo após 132 anos de abolição. Recentemente, o jovem negro Matheus foi agredido e acusado de ser um ladrão por dois homens, mesmo tendo em mãos a nota fiscal de um relógio. ( desenvolva melhor) Assim sendo, percebe-se que o país ainda não fez a devida reparação da escravidão, ( relacione melhor o exemplo e o tema) pois não houve de imediato a preocupação em inseri-los em escolas e mercado de trabalho gerando preconceito. ( como esse fato gera preconceito? deixe claro)
Ademais a negligência do Estado em aplicar leis que punam atos racistas, impulsiona ainda mais o problema. Segundo o jornalista Gilberto dimenstein as leis brasileiras funcionam apenas na teoria.
Nesse sentido, tendo em Vista que as punições são brandas, aqueles que humilham pessoas negras não temem as consequências de seus atos. Desse modo, é inadimíssivel que a população negra seja prejudicada por falta de justiça. (otimo desenvolvimento)
Por tanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Dessarte, para mitigar o preconceito racial, necessita-se, urgentemente, que o Poder Legislativo, juntamente com o Executivo apliquem leis mais severas, para que haja punição para crimes de preconceito racias (erro de ortografia), com o objetivo de diminui-lo. Assim o Brasil poderá ter sua realidade mais próxima dos sonhos de Martin Luther King. ( faltou detalhamento)
c1: 200
See lessc2: 180
c3: 180
c4: 200
c5: 180
Tema: A importância do combate ao tabagismo no Brasil
MiZukiGrazy
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o câncer de pulmão, comumente causado pelo tabagismo, é uma das principais causas de morte em todo o mundo, consequência acarretada devido a dependência do uso de cigarros e quase 80% dos 1,1 bilhão de fumantes do mundo vivem em países de baixa e média rLeia mais
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o câncer de pulmão, comumente causado pelo tabagismo, é uma das principais causas de morte em todo o mundo, consequência acarretada devido a dependência do uso de cigarros e quase 80% dos 1,1 bilhão de fumantes do mundo vivem em países de baixa e média renda. Bem como as maiores motivações para alimentar ou induzir esse vício, são as publicidades, status social {e há ainda pessoas que desenvolvem compulsão pelo cigarro.} essa informação deixou a tese um pouco confusa
Ótima introdução
Em uma primeira análise, temos o marketing do tabaco durante o século XX, onde a chamada “era de ouro do tabaco”, em Hollywood, mantinha em cena astros de cinema com o comportamento “descolado”, típico de uma juventude saudável e moderna, onde o cigarro era o objeto que transmitia glamour, rebeldia, beleza, liberdade e muitas vezes associados ao desempenho sexual e esportivo. Desta maneira { faltou virgula} seguia { o que seguia?} influenciando os jovens, idade em que a maioria dos usuários se tornavam dependentes.
Em segunda análise, o fumo de cigarros ocasiona diversos tipos de problemas, dentre eles estão os impactos ambientais, tais como a contaminação do solo e{ virgula ao inves do “e”} córregos e a poluição do ar, devido ao uso de agrotóxicos da fumicultura. { o fumo que causa esses impactos ou agrotóxicos? ficou confuso} Além disso, não existe nível seguro de exposição passiva à fumaça do tabaco, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, a cada ano, cerca de 65 mil crianças morrem de doenças atribuíveis ao fumo passivo.
Otima argumentação
Em virtude dos fatos mencionados, para a valorização da saúde e vida da população, medidas precisam ser tomadas. { nao deixe essa frase em um paragráfo sozinha}
Logo, as mídias sociais { quais?} deveriam promover conteúdo para desestimular a sociedade ao fumo em conjunto com o Conselho de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) com a proibição da publicidade do tabaco, pois não haveria recrutamento efetivo de novos fumantes. Por fim, com Governo Federal aplicando impostos sobre o produto, desencorajariam o uso do cigarro, pois assim como os avisos de imagem nas embalagens trazem resultados positivos, a perda de dinheiro é um forte impulso para esmorecer o tabagismo no Brasil. { inicie essa frase de forma diferente} Pois a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Art. 196 da Constituição Federal do Brasil. { nao ficou conectado esse artigo}
Ficou confusa sua intervenção e nao consegui identificar o meio/modo
C1: 160
See lessC2: 160
C3: 120
C4: 200
C5: 160
Analfabetismo Digital
MiZukiGrazy
Barão de Itararé, um dos criadores do jornalismo alternativo durante o período da ditadura no país, estava certo ao dizer: “O Brasil é feito por nós, só falta desatar os nós”. Nesse sentido (faltou virgula) o analfabetismo digital se apresenta como um dos nós a serem desatados. ( sem esse ponto e coLeia mais
Barão de Itararé, um dos criadores do jornalismo alternativo durante o período da ditadura no país, estava certo ao dizer: “O Brasil é feito por nós, só falta desatar os nós”. Nesse sentido (faltou virgula) o analfabetismo digital se apresenta como um dos nós a serem desatados. ( sem esse ponto e conclua a frase) Essa perspectiva seja pela falta de educação tecnológica, seja pela falta de acessibilidade a aparelhos tecnológicos, o descaso com a incompreensão do uso da internet, continua afetando de forma negativa o cotidiano brasileiro, o que exige reflexão urgente.
( ficou confuso e não deixou a tese clara)
Precipuamente, é fulcral pontuar que o desconhecimento digital deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, é evidente o vasto número de pessoas que não possui o mínimo conhecimento a rede de internet, de tal forma sendo restringidos de serem incluídos na “cidadania digital”. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
(Bom argumento)
Ademais, é fundamental apontar a inacessibilidade a aparelhos tecnológicos em relação a camada social mais pobre como impulsionadora da ausência dos saberes digitais no Brasil. De acordo com o educador Darcy Ribeiro, “O Brasil, último país acabar com a escravidão (vírgula) tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso”. Diante de tal exposto, é notório a influência da desigualdade social neste cenário o que ocasiona a difusão de pessoas leigas em questões digitais. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(Ótimo!!)
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo junto ao ministério da educação e infraestrutura, ( não possui esse ministério, mencione cada um) por intermédio de parcerias público-privadas, venham promover educação digital nas escolas, dispositivos wifi gratuitos para a população carente de internet, aparelhos tecnológicos mais acessíveis e propagandas instrucionais a fim de incluir cada vez mais pessoas na “cidadania virtual”. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
(Boa proposta, mas não detectei seu detalhamento)
C1: 160
See lessC2: 160
C3: 160
C4: 200
C5: 160
Analfabetismo Digital
MiZukiGrazy
Olá, não sei corrigir mt bem mas vou dar minha opinião Segundo o artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. No entanto, o que se observa na realidade é o oposto do que é dito no artigo, uma vez que há cidadãos desquaLeia mais
Olá, não sei corrigir mt bem mas vou dar minha opinião
Segundo o artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. No entanto, o que se observa na realidade é o oposto do que é dito no artigo, uma vez que há cidadãos desqualificados para vagas de emprego devido sua falta de conhecimento na área de informática. ( nao ficou clara a relação entre o artigo e o fato de n terem qualificacoes) Diante disso, é fundamental analisar os fatores que favorecem esse quadro. ( deixe a tese clara)
Primeiramente, é válido ressaltar que este acontecimento deriva de uma baixa atuação dos setores governamentais, pois o estado deveria ser o primeiro a garantir o bem-estar da população, como dito por Thomas Hobbes. ( qual relação de bem-estar e desqualificação? Deixe claro. Desenvolva melhor este argumento)
Ademais, segundo o artigo 6º da Constituição Federal, todo cidadão é inerente ao direito de educação e trabalho. Valendo ressaltar que não seria uma questão apenas de bem-estar, o conhecimento dado ajudaria a obter um cargo em uma empresa, garantindo o seu sustento. ( desenvolva melhor esse argumento)
Nesse âmbito, cabe ao Estado, por meio de aulas presenciais e à distância, promover cursos de capacitação totalmente gratuitos e com certificados inclusos, a fim de amenizar essa situação de cidadãos que ficam sem empregos por não serem qualificados. Assim, os cidadãos poderão usufruir dos seus direitos da forma correta, como dito no artigo 6° da Constituição Federal.
(Ótima intervenção, continue assim)
Acho q você fugiu um pouco do tema e precisa dedicar mais a argumentação
See lessA escrita também está ótima
A falta de leitura como hábito no Brasil
MiZukiGrazy
A produção dos literatas brasileiros é conhecida em diversos países. { nao precisaria necessariamente desse ponto final} Nomes como Jorge Amado e Machado de Assis levaram o Brasil, por meio de suas obras, a indivíduos de todo o mundo. “Gabriela Cravo e Canela” e “Dom Casmurro” são obras amplamente cLeia mais
A produção dos literatas brasileiros é conhecida em diversos países. { nao precisaria necessariamente desse ponto final} Nomes como Jorge Amado e Machado de Assis levaram o Brasil, por meio de suas obras, a indivíduos de todo o mundo. “Gabriela Cravo e Canela” e “Dom Casmurro” são obras amplamente conhecidas no país por suas adaptações para a televisão. Contudo, apesar do vasto repertório nacional, a leitura não é um hábito para muitos brasileiros, e esse fato dificulta a mobilidade social do Brasil.
ótima introdução, mas faltou a tese
Primeiramente, vale analisar os motivos por trás do déficit de leitura do país. Nesse contexto, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) aponta que o Brasil está dentre os países que menos leem no mundo. Não obstante, há cerca de 16 milhões de iletrados no país, afirma o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE). Portanto, como esperar muitos leitores em uma nação onde quase 10% dos participantes não sabe ler? { normalmente não é recomendado frases interrogativas} Ademais, ainda segundo o IBGE, 26% da população está na linha da pobreza. Dessa maneira, muitas crianças não vão à escola, pois têm que trabalhar para contribuir com as despesas da família, ou cuidar dos mais novos para que seus pais possam trabalhar. Assim, questiona-se outra vez: como exigir alfabetização em um país no qual a evasão escolar é “normal”?
bom desenvolvimento, mas poderia melhorar na organização dos repertórios, pois foram muitos dados e ficou confuso
Em decorrência disso, observa-se que a exclusão literária contribui para a permanência da exclusão social. Nesse sentido, os motivos supracitados impedem que cerca de metade dos habitantes não sustentem o hábito de ler, segundo o IBOPE. Consequentemente, o desenvolvimento racional e o pensamento crítico desses indivíduos é prejudicado, assim como o acesso às informações que contribuem para seu crescimento profissional. Por conseguinte, desprovidos de atualizações técnicas, raciocínio crítico e proatividade, características exigidas pela atual competição de mercado, os brasileiros pobres e iletrados são inalcançados pelo processo de mobilidade social, permanecendo, desse modo, na zona de exclusão socioeconômica.
muito bom, mas pode melhorar na organização das informações
Assim, conclui-se que, para transformar a leitura em um hábito e, consequentemente, promover a mobilidade social, tem-se que investir em ações afirmativas. Para isso, cabe ao Ministério da Educação reforçar as políticas de alfabetização na idade certa e, também, a de idosos. { a de idosos o que? não ficou claro} Deve-se fazê-lo por meio de implantação de programas sociais com esse fim nas zonas com maior incidência de analfabetismo e de evasão escolar. Porque, desse jeito, a escola fica mais perto de quem não consegue ir até ela. Logo, munidos da habilidade de ler, os brasileiros conhecerão sua literatura além da televisão. { faltou a finalidade}
muito boa intervenção, mas atente-se a organização das ideias
See lessDesafios para a formação de surdos no Brasil
MiZukiGrazy
A constituição de 1988, { "Constituição" com letra maiúscula, cuidado} documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, tal prerrogativa não tem se concretizado com ênfase na pratica quando se fala dos surdoLeia mais
A constituição de 1988, { “Constituição” com letra maiúscula, cuidado} documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, tal prerrogativa não tem se concretizado com ênfase na pratica quando se fala dos surdos, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão essencial. Diante desta perspectiva, faz-se imperiosa a analise {faltou acento} dos fatores { quais fatores? voce precisa falar previamente} que favorecem esse quadro.
ficou bom, mas poderia deixar a tese mais clara
Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o desfalque no acesso a educação dos surdos no Brasil. Nesse sentido, notamos que ocorre um preconceito {fale mais sobre} e que muitas escolas nem oferecem estrutura para inclui-los {quem? voce nao citou nessa frase} ao meio académico. { o correto é o acento circunflexo} Essa conjuntura, segundo as ideias do filosofo {faltou acento} contratualista John Locke, configura-se como uma violação ao “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadões {cidadãos é o correto} desfrutem de direitos indispensáveis como a educação, o que infelizmente é uma realidade no país.
pode melhorar na argumentação
Ademais é fundamental apontar que no artigo 58 o Ministério da Educação garante educação de qualidade aos portadores de necessidades especiai, o que não é eficaz já que ainda hoje no Brasil existe um deficit muito grande desse acesso a educação. Logo é inadmissivel que esse cenario continue a perdurar.Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstaculos.Para isso é necesario que o Estado, por intermedio de criação de escolas para surdos e inclusão nas escolas comuns, {como?} faça essas pessoas terem apoio e acessibilidade para terem uma formação digna, a fim de se estabelecerem em sociedade e no mercado de trabalho. { faltou detalhamento}
Assim, se consolidara uma sociedade mais justa e igualitaria, onde o Estado desempenha o “contrato social”, tal como afirma o filosofo John Locke
ótima finalização.
é importante dar atenção a escrita e deixar as ideias mais claras.
See lessO direito irrestrito à propriedade privada X direito à moradia
MiZukiGrazy
De acordo com a Constituição Federal de 1988, o direito à propriedade é fundamental ao indivíduo. Infelizmente, essa não é a realidade do corpo social atual, cujo o Brasil possui 6,9 milhões de famílias sem acesso à moradia. Essa problemática, [ não precisa dessa vírgula] é resultado do descaso do ELeia mais
De acordo com a Constituição Federal de 1988, o direito à propriedade é fundamental ao indivíduo. Infelizmente, essa não é a realidade do corpo social atual, cujo o Brasil possui 6,9 milhões de famílias sem acesso à moradia. Essa problemática, [ não precisa dessa vírgula] é resultado do descaso do Estado perante a essa população, [ nao precisa dessa vírgula] e pela inexecução dos limites impostos pela lei da propriedade.
Ótima introdução
A priori, Karl Marx em seu livro ” O Manifesto Comunista”, refere-se ao Estado como sendo efetivo apenas para os interesses da burguesia. [ qual a relação direta com a problemática? deixe mais claro] Desse modo, é possível afirmar que o Estado não tem cumprido sua função executiva, uma vez que, 12% da população brasileira encontra-se sem acesso à moradia. É evidente, que há falta de políticas públicas referentes a habitação, sendo assim, a população com menos visibilidade é a mais afetada, exacerbando a desigualdade social. Esse cenário evidencia o descaso por parte do Estado.
muito boa argumentação
Ademais, segundo Adam Smith, onde há grande propriedade, há grande desigualdade. Paralelo a isso, de acordo com o IBGE, o Brasil possui cerca de 6,05 milhões de imóveis abandonados, sem cumprir sua função social.
[ nao era necessario outro repertorio] O resultado disso é a alta concentração de propriedades privadas irrestritas que não são notificadas, em contrapartida, da grande quantidade de pessoas sem casa. Essa desproporção é resultado da inexecução da lei do direito à propriedade, no qual a mesma deve cumprir uma função social.
Portanto, medidas efetivas precisam ser tomadas. [ seria melhor um conectivo] É preciso ação enérgica do poder executivo para cumprir com a constituição federal, para assim, com a desapropriação dos imóveis ilegais, transferi-los para a moradia popular com aluguel social de baixo custo. O governo precisa estabelecer parcerias com movimentos que entendem da causa, como o MTST (Movimento Dos Trabalhadores Sem Teto). [ essa parte ficou sem conexão ] O Ministério da Economia juntamente com o de Infraestrutura devem realocar investimentos, para a formulação e implementação de políticas públicas de habitação. [ por meio…?] Dessa maneira, espera-se cumprir com a constituição federal de modo a gerar moradia para os desabrigados.
ficou bastante confuso a intervenção.
comp 1: 160
See lesscomp 2: 200
comp 3: 160
comp 4: 200
comp 5: 120