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O sexismo no trabalho na sociedade brasileira
MayaradaSilva
Olá 👋 Parágrafo 01 Linha 02: Brasileira* iniciando também com letra maiúscula Linha 02: deveria ter uma vírgula após "brasileira" Linha 03: de acordo ... é exposto? Deveria ser ou "De acordo com o artigo 5° da Constituição Federal Brasileira" ou "É exposto no artigo 5° da Constituição Federal BrasilLeia mais
Olá 👋
Parágrafo 01
Linha 02: Brasileira* iniciando também com letra maiúscula
Linha 02: deveria ter uma vírgula após “brasileira”
Linha 03: de acordo … é exposto? Deveria ser ou “De acordo com o artigo 5° da Constituição Federal Brasileira” ou “É exposto no artigo 5° da Constituição Federal Brasileira”. Um ou outro, ok?
Linha 07: Instituto** iniciando com letra maiúscula
Linha 08: deveria ter uma vírgula após “estatística”
Linha 11: e do descaso estatal* (decorrente DE alguma coisa, no caso do descaso do estado)
Não acho legal usar dois repertórios socioculturais em um só parágrafo se você não estiver com uma boa desenvoltura na argumentação e no desenvolvimento também, por que pode deixar o seu texto mais expositivo do que argumentativo. Na minha opinião somente a Constituição bastava ali como repertório, você poderia ter usado a estatística em um dos parágrafos de desenvolvimento, teria enriquecido bastante seu texto.
Parágrafo 02
Linha 01: deveria ter uma vírgula após ” a princípio”
Linha 01: não precisa de vírgula após “destacar”
Linha 02: gêneros*
Linha 02: perpétua *
Linha 02: conforme o artigo 1 de onde? Não se esqueça também de usar ° com o número
Linha 03: que lei? Você não citou nenhuma lei anteriormente. Se você se refere ao artigo tem um erro de coerência aí então, deveria ser algo como : O artigo 1° dispõe sobre ….
Linha 05: oportunidades**
Linha 10: com as mulheres*
Linha 11: aos homens**
Parágrafo redundante, muito semelhante a ideia da introdução. Discorra mais sobre a desigualdade de gênero ( uma de suas teses) e não sobre a lei não estar sendo efetivada e etc.
Além da questão das mulheres serem consideradas inferiores aos homens, o que mais você poderia citar para enriquecer sua argumentação? Faltou justamente isso, argumentar mais.
Faltou muito muito a presença da sua argumentação, da sua opinião. Me convença que existe um problema e que ele tem que ser resolvido. Se você não soubesse que essa desavença existe, esse texto te provaria que isso é uma problemática prejudicial a toda população e que precisa URGENTEMENTE ser solucionada?
Parágrafo 03
Linha 02: governo iniciando com letra minúscula
Linha 02: não há necessidade de vírgula após “assunto”
Linha 03: da persistência do problema*
Linha 03/04/05: Incoerência. Deveria ser algo como: Em seu livro ” Instituições Zumbis”, o filósofo Zigmunt Bauman relata que as instituições**
Linha 06: cumprem*
Linha 07: do que acontece*
Linha 09: no sexismo*
Linha 11: direitos**
Linha 12: escritos*
O parágrafo não foi bem desenvolvido, tanto que tive a impressão de que foi escrito com pressa. Talvez seja uma questão de organização de ideias e de argumentos antes de jogar uma chuva de palavras no papel.
Sua argumentação rodou com base em um círculo, voltando sempre ao mesmo ponto. Esse é um tema que tem inúmeros tópicos importantes para serem citados, você poderia ter exposto alguns deles
Um exemplo é a necessidade imposta a população feminina de se provar e de se doar mais para ser valorizada no ambiente de trabalho.
Faltou muito muito a presença da sua argumentação, da sua opinião ( nos dois parágrafos de desenvolvimento). Me convença que existe um problema e que ele tem que ser resolvido. Se você não soubesse que essa desavença existe, esse texto te provaria que isso é uma problemática prejudicial a toda população e que precisa URGENTEMENTE ser solucionada?
Creio, em grande parte, que isso é por culpa da falta de organização. Faça um projeto de texto antes de escrever. Coloque em um papel separado o que você vai citar e como vai citar em cada parágrafo.
Parágrafo 04
Linha 02: deveria ter uma vírgula após “para isso”
Linha 04: não precisa de vírgula após “trabalho”
Linha 05: deveria ter uma vírgula após “crime”
Linha 08: ao invés do ponto final deveria ser uma vírgula
Linha 09: não precisa de vírgula após ” para assim”
Estude pontuação (vírgula) e coerência/ coesão textual. Ainda dá tempo até o Enem.
Parabéns!
See lessEspero ter ajudado
REDAÇÃO PARA O CONCURSO DO TRT 5ª REGIÃO, BANCA FCC. Não há uma descoberta científica que não seja importante. Alguns diriam que uma descoberta científica importante deve ser algo que possa ser aplicado; outros, que precisa trazer algum benefício para a humanidade. Mas não podemos nos esquecer das pesquisas conduzidas pela curiosidade dos pesquisadores. Elas são fundamentais para aumentar nosso conhecimento sobre como o universo ao nosso redor funciona. Considerando o depoimento acima, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo. Justifique seu ponto de vista.
MayaradaSilva
Olá 👋 Parágrafo 01 Linha 02: e é certo* Linha 04: necessidade de: Quem necessita, necessita de algo nesse caso, é de e não da Linha 05: não há necessidade de ponto final após "humano" Linha 05: não há necessidade de vírgula após "em que" Linha 05: em que é evidente? ficou confuso, seria melhor empreLeia mais
Olá 👋
Parágrafo 01
Linha 02: e é certo*
Linha 04: necessidade de:
Quem necessita, necessita de algo
nesse caso, é de e não da
Linha 05: não há necessidade de ponto final após “humano”
Linha 05: não há necessidade de vírgula após “em que”
Linha 05: em que é evidente? ficou confuso, seria melhor empregar um “seno evidente” ou algum sinônimo.
Parágrafo 02
Linha 03: deveria ter uma vírgula após “evolução”
Linha 05: geralmente não é permirido utilizar 1° pessoa em textos dissertativos argumentativos, assim como você fez em “pois sabemos”
Linha 05/06: (pois sabemos que em um contexto amplo é significativo) frase confusa, o que é significativo ? Eu sei que é a descoberta, mas você precisa citar isso. Não se esqueça de frisar a ideia novamente, usando um sinônimo.
Linha 09: período extremamente longo, tente acrescentar alguns pontos finais e conectivos, para que a frase não fique tão grande, pode ser que o leitor se perca na sua ideia e não compreenda algum ponto apresentado.
Linha 09: novamente a utilização da primeira pessoa ( nós ( sujeito oculto) temos)
Parágrafo 03
Linha 02: científicas**
Linha 03: não há necessidade de vírgula após “visto que”
Linha 06: novamente a utilização da primeira pessoa
Parágrafo 04
Linha 01: científicas*
Linha 02: não há necessidade de vírgula após “humano”
Linha 03: ao invés do ponto final após “população” deveria ser uma vírgula.
Linha 03: quem agiu?
Linha 05: contribuiu*
Não sei como funciona a correção de redação desse concurso, mas creio que para um maior embasamento seria benéfico que você utilizasse repertórios, ainda mais se forem de alusões de descobertas já feitas, como, por exemplo, descoberta do fogo, descoberta do rádio ( elemento químico), descoberta de fósseis e outros.
Ademais, faltou um certo aprofundamento das suas ideias ao longo do texto, um desenvolvimento melhor do que foi apresentado. Exemplo: no parágrafo 03 você poderia ter falado do por que o interesse em se aprofundar em novos assuntos é benéfico para outras áreas.
Você poderia ter introduzido mais ideias, como a de que as descobertas MOVEM o mundo, movem a economia, movem as cidades, movem as empresas multimilionárias e etc.
Entrando na questão das pesquisas conduzidas pela curiosidade dos pesquisadores você poderia ter falado sobre a IMAGINAÇÃO, afinal segundo Albert Einstein ” A imaginação é mais importante que o conhecimento”, sendo assim toda realização humana começa pela imaginação. Enfim, vários pontos poderiam ser introduzidos para que o texto ficasse mais “recheado”, não necessariamente as que eu citei, mas alguma coisa para aprofundar mais seu ponto de vista sobre o tema, ok?
1° – 35 pontos
2° – 20/25 pontos ( só tirei de 5 a 10 pq vc usou primeira pessoa 3 vezes, oq não é o ideia em um texto dissertativo argumentativo)
3° – 20 pontos ( poderia ter introduzido mais ideias e desenvolvido alguns pontos mais aprofundadamente, além de apresentar, em seu texto, alguns períodos confusos e com incoerência)
Parabéns!
See lessEspero ter ajudado
A necessidade de desconstruir o tabu acerca dos cuidados masculinos
MayaradaSilva
Olá 👋 Parágrafo 01 Linha 01: "Póstumas" também deveria estar inscrito iniciando com letra maiúscula Linha 03: ao invés da vírgula deveria ser um ponto final após "filhos" Linha 03: deveria ter uma vírgula após "desse modo" Linha 03: seria melhor que você colocasse, por exemplo, " não transmitindo aLeia mais
Olá 👋
Parágrafo 01
Linha 01: “Póstumas” também deveria estar inscrito iniciando com letra maiúscula
Linha 03: ao invés da vírgula deveria ser um ponto final após “filhos”
Linha 03: deveria ter uma vírgula após “desse modo”
Linha 03: seria melhor que você colocasse, por exemplo, ” não transmitindo a nenhuma criatura o legado da miséria humana”, para que fique um período maior, pq a forma que foi colocado o “desse modo” necessitava de um ponto final antes.
Linha 07: a necessidade**
Linha 10: não há necessidade de vírgula após “é evidente que”
Linha 10: não só a**
Não consegui compreender bem a relação do repertório sociocultural com a temática, ficou confuso e, pra mim, não teve uma boa conexão. Talvez fosse melhor substituir o repertório por outro que se encaixe melhor
Parágrafo 02
Linha 03: não há necessidade de vírgula após “acontece”
Linha 08: resistência do**
Resistência DE alguém A alguma coisa
Linha 11: pelo personagem**
Parágrafo bem estruturado e organizado. Períodos bem sequênciados e inseridos, parabéns!
Parágrafo 03
Linha 08: o artigo “o” deveria estar dentro dos “”
Linha 08: inicie a citação com letra maiúscula
Linha 11: não há necessidade de vírgula após “sendo que”
Linha 11: não há necessidade de vírgula após “escola”
Linha 11: “sendo que, nem mesmo na escola, é estimulada a isso” <—— Essa frase está um pouco confusa. Se você tivesse colocado algo como " sendo que nem mesmo na escola é estimulada a destruição dos estigmas relacionados a…."
Ótima estruturação de parágrafo também. Parabéns novamente
Parágrafo 04
Linha 06: deveria ter uma vírgula após "nesse viés "
para evitar confusão do leitor poderia substituir por " com o objetivo de sanar a falha educacional e descontruir os esteriótipos …"
Linha 07: os esteriótipos criados*
Linha 09: não há necessidade de vírgula após "possível"
Conclusão completinha
Sua redação está boa em relação a argumentação e a estruturação, mas a quantidade de erros faz a sua nota abaixar, tente estudar vírgulas para eliminar os erros relacionados a ela. Única coisa realmente confusa no seu texto e que eu não compreendi bem a relação foi a contextualização do repertório no primeiro parágrafo com o tema. Na minha opinião, seria melhor que você tivesse escolhido outra alusão que se relacionasse melhor
Parabéns!
See lessEspero ter ajudado.
O combate à apropriação cultural na sociedade brasileira
MayaradaSilva
Olá 👋 Parágrafo 01 Linha 01: houveram* Linha 05: A chegada dos jesuítas ao Brasil ilustra tal percepção, pois eles impuseram novos dogmas a população primitiva brasileira, desrespeitando as religiões dos índios ** Não está errado, mas mudando a sequência dos períodos fica mais coerente e compreensívLeia mais
Olá 👋
Parágrafo 01
Linha 01: houveram*
Linha 05: A chegada dos jesuítas ao Brasil ilustra tal percepção, pois eles impuseram novos dogmas a população primitiva brasileira, desrespeitando as religiões dos índios ** Não está errado, mas mudando a sequência dos períodos fica mais coerente e compreensível
Linha 07: novos dogmas a*
Quem impõe, impõe ALGUMA coisa ou impõe algo a alguém.
Linha 07: brasileira* começando com letra minúscula mesmo
Linha 10: e pela falta de empatia*
Parágrafo bom, apesar dos errinhos que pontuei. Senti falta apenas de conectivos entre os períodos, procure introduzir eles para que os parágrafos fiquem mais fluídos.
Parágrafo 02
Linha 01: por ter maior poder*
Linha 08: constatam-se
Linha 10: deveria ter um ponto final após ” nacional”
Linha 10: Logo, dificulta-se/ ou algum sinônimo
Linha 14: em desprezo a*
Linha 15: minoritárias
Linha 15: terão*
Linha 15/16/17: “porque terá sua essência apagada pela apropriação dela com o uso reconhecido e privativo da elite, porém injusto”.
Essa frase está um pouco incoerente e confusa, tente reformular.
Parágrafo 03
Linha 03: uma vez que não possuem*
Linha 07: resultado em um*
Linha 10: realizador*
Linha 11: mas é induzido a tomar tal atitude**
Linha 13: colocando em obsoleto as culturas**
Parágrafo 04
Linha 06: no qual transmitará/ será transmitido o pertencimento** ( “no qual” pois você está se referindo ao programa midiático, que está no masculino)
Linha 06: verdadeiro pertencimento** fica melhor
Linha 06: “na qual transmita o pertencimento verdadeiro da identidade cultural dos artistas”. Essa frase está confusa, tente reformular.
Linha 07: por meio do apoio de **
Sua argumentação está caminhando para ser ótima, parabéns! Gostei da construção dos parágrafos e também da ordem dos períodos e fatores, apesar de algumas frases estarem incoerentes.
Seus erros circulam muito em volta de esquecer de implementar uma palavra ou um artigo ou então colocar a palavra errada no período ( exemplo: colocar um “de” ao invés de um “do”), o que bloqueia a fluidez do seu texto na hora de ler.
Gostei bastante de você ter colocado a relação de poder que está incluído na apropriação cultural e ter citado o fato de o catolicismo ter apagado forçadamente as religiões da cultura indígena.
Você poderia ter desenvolvido um pouco mais aprofundadamente, ter falado, por exemplo, sobre o fato de que características culturais de um grupo em específico podem ser muito mal aceitas, mas quando adotadas por um indivíduo fora desse grupo é começa a ser “bem vista”. Só um detalhe para melhorar a sua redação, visto que a argumentação está boa.
Parabéns viu
See lessEspero ter ajudado.
Os desafios para o combate ao vício em celulares na era tecnológica no Brasil
MayaradaSilva
Olá 👋 Parágrafo 01 Linha 01: O documentário "O dilema das redes, disponível no acervo da Netflix, ** Linha 05: repetiu a palavra "sociais" duas vezes em um curto período de tempo Linha 06: não precisa de vírgula após "brasileiro" Somente o início do seu parágrafo que estava extremamente confuso, masLeia mais
Olá 👋
Parágrafo 01
Linha 01: O documentário “O dilema das redes, disponível no acervo da Netflix, **
Linha 05: repetiu a palavra “sociais” duas vezes em um curto período de tempo
Linha 06: não precisa de vírgula após “brasileiro”
Somente o início do seu parágrafo que estava extremamente confuso, mas foi a forma em que as frases foram colocadas, uma mudança ali e uma aqui e já está tudo certo!
Faltou você relacionar a realidade brasileira com a série. Por que existem os entraves para impedir o vício em aparelhos celulares? Devido a que?
Com essas informações sua introdução estaria um pouco mais completa.
Parágrafo 02
Linha 02: e tudo pode*
Linha 03: com o auxílio*
Linha 07: que ele definiu como *
Linha 08: constata – se que*
Linha 08: é propício*
Linha 08: quem são propícios ao vício são os cidadãos, deixe mais claro, pq a palavra “sociedade” compõe várias coisas.
Linha 10: e mantendo-os **
Linha 10: presos*
Linha 16: que, por conseguinte, **
Linha 16: ficaria melhor sendo “que ocasionará, por conseguinte, uma crise existencial no indivíduo”. A palavra “florescerá ” não se encaixou bem na frase e a deixou incoerente
Parágrafo 03
Linha 01: que fundações são essas?
Linha 11: não declarem ***
Linha 12: em um mundo*
Linha 13: escrúpulos*
Linha 14: se ele redigirá para diminuir o problema como ele vai continuar sendo negligente? Então teria que ser “deixando de negligenciar”
Parágrafo 04
Sua conclusão está completa e não encontrei nenhum erro gramatical
Sua argumentação é boa, isso é perceptível, só faltou interligar alguns pontos entre si e implementar outros, para que tudo fique coeso e coerente, ok?
Exemplo: no seu segundo parágrafo você não relacionou bem e profundamente o repertório com o que foi falado a seguir. Como o filósofo fala sobre relações, você poderia ter aplicado melhor o fato de que o vício extremo prejudica as relações sociais do indivíduo com a família, amigos, com o resto da sociedade e consigo mesmo. Poderia ter incluído o fato de que isso, futuramente, pode causar problemas psicológicos. Deveria ter desenvolvido mais esse eixo, somente.
Seu terceiro parágrafo está muito bom, apesar de ainda ter alguns erros, então siga a lógica que foi aplicada nele
Parabéns!
See lessEspero ter ajudado.
Desafios da integração regional do Brasil (modelo enem)
MayaradaSilva
Olá 👋 Linha 01: não comece seu parágrafo dessa forma, utilize conectivos como " No atual panorama social" e erc Linha 01: deveria ter uma vírgula após " que" Linha 02: no lugar da vírgula após "ocorriam" deveria ser um ponto final Linha 02: deveria ter uma vírgula após "porém" Linha 04: "relações" fLeia mais
Olá 👋
Linha 01: não comece seu parágrafo dessa forma, utilize conectivos como ” No atual panorama social” e erc
Linha 01: deveria ter uma vírgula após ” que”
Linha 02: no lugar da vírgula após “ocorriam” deveria ser um ponto final
Linha 02: deveria ter uma vírgula após “porém”
Linha 04: “relações” foi repetida duas vezes em um curto período, utilize sinônimos.
Linha 05: como o Brasil*
Linha 10: com os estados-nação
Linha 11: como o Brasil*
Linha 11: “como o Brasil” deveria estar entre vírgulas
Linha 12: deveria ter uma vírgula após “construídas”
Parágrafo 02
Linha 02: não há necessidade de vírgula após “benefícios”
Linha 03: deveria ter uma vírgula após “espalhado”
Linha 03: a expressão “essas regiões mais pobres” faz remeter que você esteja se referindo a algo já citado. Como você não citou as regiões mais pobres retire o “essas”
Linha 05: se houve diminuição, houve diminuição de algo, então deveria ser “diminuição de suas economias”
Linha 06: inicie a citação com letra maiúscula
Linha 08: você repetiu muito “como o Brasil”
Linha 09: não passa de uma**
O parágrafo está muito expositivo, sem quase nenhuma argumentação. Expresse mais sua opinião. Pq a ideia de que a aliança com uma nação subdesenvolvida é vista como negativa? Pq isso atinge as regiões mais pobres e afeta a economia destas? Desenvolva mais, fale sobre mais tópicos inter – relacionados entre si. Além disso, você citou dois repertórios sem fonte, o que se aplica a repertório não legitimado. Se for citar, cite a fonte também.
Parágrafo 03
Linha 01: troque por “existe também” ou algo parecido
Linha 03: quem está interessado em outras regiões? Deixe explícito
Linha 04: deveria ter uma vírgula após “o que”
Linha 05: deveria ter uma vírgula após “população”
Linha 08: Souza*
Linha 08: inicie a citação com letra maiúscula
Linha 10: deveria ter um ponto final após a citação
Linha 13: a uma separação*
Aqui você já desenvolveu mais, porém ainda não o suficiente. Você poderia falar sobre o que causa esse desconhecimento da população? Em relação a que a população está desinformada? Foram cortadas informações ao longo do parágrafo. Implemente mais sua argumentativa, convença quem está lendo de que o problema é real e que afeta a comunidade.
Parágrafo 04
See lessLinha 04: Organização das Nações Unidas deveria estar entre ( ). Porém, se você não quiser, não precisa escrever, pq é uma sigla bem conhecida.
Linha 06: mostrando*
Linha 08: troque “ocorra” por: sendo promovida ou algum sinônimo
Linha 10: Utilize “Dessa forma” ou “Desse modo” ao invés de ” Desse jeito”
Faltou a ação da sua proposta de intervenção. Além disso, alguns períodos estão muito confusos e bagunçados, fazendo seu parágrafo ficar incoerente e ocasionando com que a pessoa que esteja lendo tenha que se esforçar e voltar várias vezes para reler, coisa que seu corretor não vai se dar o trabalho de fazer.
Redacão sem título, tema é a questão do índio no Brasil contemporâneo
MayaradaSilva
Olá 👋 Linha 02: substitua o "acompanhamos" por "acompanha-se", " o público acompanha" ou algo parecido. Esse acompanhamos necessita do nós ( nós acompanhamos), não use primeira pessoa na redação. Linha 03: ponto final após "perfeito" Linha 05: a protagonista sofre* Acho que você poderia utilizar outLeia mais
Olá 👋
Linha 02: substitua o “acompanhamos” por “acompanha-se”, ” o público acompanha” ou algo parecido. Esse acompanhamos necessita do nós ( nós acompanhamos), não use primeira pessoa na redação.
Linha 03: ponto final após “perfeito”
Linha 05: a protagonista sofre*
Acho que você poderia utilizar outros repertórios socioculturais que se relacionem melhor com o tema. Veio na minha cabeça agora aquele desenho “Spirit”, cairia super bem nessa temática. Pocahontas também poderia ser usado com muito êxito.
O seu repertório é sobre um casamento em que a esposa é agredida pelo marido, o que não tem nada haver com o tema.
Parágrafo 02
Linha 04: troque “achamento” por algum sinônimo, pode utilizar “descobrimento”, entre aspas mesmo pq não foi um real descobrimento.
Linha 06: ponto final após “europeizava”
Linha 07: por exemplo? Não coloque uma suposição do que foi discutido, o foi discutido ou não. Talvez a forma que você empregou tenha dado outra interpretação da que você queria realmente passar. Talvez você quisesse dizer que foram discutidas várias coisas na carta e citar um exemplo, mas dessa forma que foi escrito a interpretação que o leitor tem é a de que você está supondo o que pode ter sido discutido. Reformule a frase que vai ficar mais compreensível
Linha 07: propensão? utilize outra palavra, o sentido que ficou foi o de que os indígenas tinham propensão a seguir o cristianismo, assim como, por exemplo, uma galinha é propensa a comer milho.
Parágrafo 03
Linha 08: senti falta de um conectivo ali após “conhecimento”, você poderia ter colocado um ponto final e começado com um “sendo assim, dessa maneira” ou outro conectivo a sua escolha
Linha 09: sentido contrário a que? sentido contrário da ideia proposta pelo filósofo *
Parágrafo 04
Linha 02: sobre o índio *
quem tem uma percepção, tem percepção SOBRE ALGO ou ALGUÉM e nunca AO algo ou alguém
Linha 04: deveria ter uma vírgula após “indivíduo”
Linha 05: conteúdos relacionados *
Linha 05: e a costumes *
Linha 06: com a finalidade*
Linha 09: deveria ter uma vírgula após ” curricular”
Conclusão completinha
Bom uso de repertórios, parágrafos com boa organização e fluidez, apesar de confusos em algumas partes.
See lessTente aprofundar mais sua argumentação sobre o tema, ela não é ruim, pelo contrario, você escreveu bem, mas faltou desenvolver mais, aprofundar mais. A questão indígena no Brasil aborda muitas vertentes e você enriquecerá seu texto introduzindo elas. Exemplo: o roubo de terras dos indígenas pelo governo, a exclusão social, o preconceito enraizado sobre as etnias.
Parabéns!
Espero ter ajudado
O aumento do sedentarismo no contexto da pandemia da covid-19
MayaradaSilva
Olá 👋 Parágrafo 01 Linha 01: filósofo ** Linha 04: deveria ter uma vírgula após "nação que" Linha 05: entre eles quem? Poderia ser entre a comunidade, entre o corpo social e etc Linha 06: deveria ser " ouve, percebe-se, nota-se" ou algum outro sinônimo, pq esse início de frase (Infelizmente, entre eLeia mais
Olá 👋
Parágrafo 01
Linha 01: filósofo **
Linha 04: deveria ter uma vírgula após “nação que”
Linha 05: entre eles quem? Poderia ser entre a comunidade, entre o corpo social e etc
Linha 06: deveria ser ” ouve, percebe-se, nota-se” ou algum outro sinônimo, pq esse início de frase (Infelizmente, entre eles, o grande aumento da taxa de sedentarismo) cria a expectativa ou se subentende que você vai colocar uma causa ou um efeito, o que não ocorreu.
Linha 12: deveria ter uma vírgula após “mortes”
Parágrafo bem escrito, com um repertório sociocultural bem empregado, relacionado com o tema/problema e as teses presentes. Ótimo
Parágrafo 02
Linha 02: não há necessidade de vírgula após “Poder Público ”
Linha 02: enquanto mantedor *
Linha 03: filósofo **
Linha 10: um novo repertório foi introduzido, mas não de forma correta. Deveria ter sido citado e relacionando com o tema anteriormente, assim como você fez com o filósofo Thomas Hobbes
Linha 11: ao se orientarem*
Linha 13: negligenciam*
Linha 13: os direitos*
Linha 13: negligenciam os direitos sociais de quem?
Linha 13/14: como o direito/ a qualidade***
Parágrafo 03
Linha 02: a baixa qualidade da saúde *
Linha 02: a qual proporciona *
Linha 03: devido ao sedentarismo*
Linha 06: o percentual de pessoas que praticavam atividades físicas caiu 42% durante a pandemia***
Da forma que foi escrito fica entendido que as pessoas que praticavam atividade física DURANTE a pandemia caiu para 42%, mas foi durante a pandemia que o número de pessoas praticantes diminuiu
Linha 06/07: repetiu “tal” duas vezes em um curto período, utilize sinônimos
Parágrafo 04
See lessNão encontrei nenhum erro, porém faltou o detalhamento na sua conclusão.
Algumas ideias foram introduzidas mas não foram desenvolvidas ou não foram desenvolvidas o suficiente. Tente não deixar ideias soltas ao longo do texto, tudo tem que estar bem conectado e interligado.
Boa utilização de repertórios socioculturais e a argumentação é boa, mas com um pouco mais de organização e aprofundamento vai ficar ainda melhor. Poderia ter falado que durante a pandemia e com o aumento do uso das redes sociais e de outras tecnologias os indivíduos começaram a deixar a prática de exercícios de lado, ou então queba angústia causada pelo caos ao redor do mundo desmotivou o ciclo vida de muitos cidadãos, faltou abordar mais profundamente o tema.
Parabéns
Espero ter ajudado
Os entraves no combate ao suicídio na sociedade brasileira
MayaradaSilva
Olá 😃 Parágrafo 01 • Linha 01: não há necessidade da vírgula antes de "13 Reasons Why" • Linha 01: o nome da série deve estar entre "" • Linha 01: a vírgula após "Hannah" deveria, na verdade, estar depois do "que" • Linha 03: deveria ter uma vírgula após "ficção" • Linha 03: a frase " já que é de prLeia mais
Olá 😃
Parágrafo 01
• Linha 01: não há necessidade da vírgula antes de “13 Reasons Why”
• Linha 01: o nome da série deve estar entre “”
• Linha 01: a vírgula após “Hannah” deveria, na verdade, estar depois do “que”
• Linha 03: deveria ter uma vírgula após “ficção”
• Linha 03: a frase ” já que é de preocupação a todos” não se encaixou bem ali, uma substituição faria bem ao parágrafo
Ex: Fora da ficção, o suicídio também tem sido abordado, visto que é uma problemática preocupante na atualidade
• Linha 04: quem “deve se ” atentar? Novamente, uma substituição seria válida ali.
Ex: Porém, é necessário atenção e preocupação em relação aos obstáculos …
• Linha 05: os obstáculos que evitam que o problema diminua SÃO as doenças mentais ou as CAUSAS delas? No caso, como você mesmo citou, a causa de uma depressão pode ser o bullying. Ouve um equívoco ali e sua tese não ficou muito bem colocada.
• Linha 05: grande repetição do “como”, tente substituir por um sinônimo. Muitas repetições implicam na queda da sua nota na competência 04
• GERAL: Você utilizou um argumento sociocultural muito bom, desenvolveu ele e logo relacionou com o tema, ótimo. Faltou somente a sua tese ser clara.
• PARÁGRAFO 02
• Linha 01: “visto que” não é um bom conectivo para se usar no início do parágrafo de desenvolvimento. Tente usar ” em primeiro lugar” ou algum semelhante desse.
• Linha 02: “alta crescente” traz incoerência pro seu parágrafo, coloque somente “estão em crescimento/ em alta”
• Linha 03: em decorrência de que o bem-estar desses 53% de brasileiros piorou?
• Linha 04: que são tidas muitas vezes*
• Linha 05: são causadores do***
• GERAL: Parágrafo não muito bem desenvolvido, existem lacunas de informações e, como eu disse no início, as doenças mentais são um viés para o suicídio, mas oq causa as doenças mentais? Exemplo, na série 13 Reasons Why, pelo pouco que sei, a Hanna comete suicido depois de ter sofrido bullying e ter sido vítima de um estupro, isso desencadeou uma depressão e ela veio a cometer suicídio.
Então o que incitou a depressão na garota (doença mental) foi as coisas terríveis ao qual a personagem foi submetida. Teria sido melhor que você falasse sobre isso também.
• Parágrafo 03
• Linha 02: o “também” não precisa estar entre vírgulas
• Linha 03: Arthur Schopenhauer não deveria estar entre vírgulas
• Linha 03: início da citação começa com letra maiúscula
• GERAL: Gostei do final do seu parágrafo, tava muito boa a ideia de que esses malefícios citados podem ocasionar que o indivíduo distorça a ideia que ele cultiva sobre ele mesmo, porém faltou desenvolver mais isso. Faltou mais argumentação, isso aconteceu, principalmente, pq sua tese tá meio bagunçada
Eu falaria desses entraves: a inexistência de tratamento psicológico adequado na rede pública brasileira e a desatenção governamental e populacional com a comunidade jovem. Pra mim, são as causas principais no aumento de suicídios no país e que impedem que o número de pessoas que cometem suicídio diminua.
• Parágrafo 04
• Linha 03: inverta a ordem aqui ” …e voluntários realizem a desmistificação das doenças mentais, por meio de campanhas nas redes sociais”. Muito melhor, né?
• Linha 04: “explicando da maneira correta”
• Linha 05: “fazendo o mesmo com o bullying e o assédio”
• Linha 05: esse “pois” ali não caiu bem, deixe somente o “Desse modo”
• Linha 06: “valorização da vida, que é…”
• GERAL: sua conclusão tem todos os elementos que o Enem exige, a finalidade ficou meio bagunçada e você focou muito nas doenças mentais e não no suicídio.
Continue treinando, parabéns!
See lessPRESERVAÇÃO AMBIENTAL E PRODUÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL BRASILEIRA
MayaradaSilva
Olá, boa tarde! Parágrafo 01 Linha 01: afirmava A CRIAÇÃO DE** Quem afirma, afirma algo, não tem como se afirmar um pacto, mas sim a criação/formação/firmação de um, tá bom? Linha 03: Terra deve começar com letra maiúscula, substantivo próprio Linha 04: NO contexto brasileiro atual** Linha 04: não pLeia mais
Olá, boa tarde!
Parágrafo 01
Linha 01: afirmava A CRIAÇÃO DE**
Quem afirma, afirma algo, não tem como se afirmar um pacto, mas sim a criação/formação/firmação de um, tá bom?
Linha 03: Terra deve começar com letra maiúscula, substantivo próprio
Linha 04: NO contexto brasileiro atual**
Linha 04: não precisa de virgila após “atual”
Linha 05: OBSERVADOS*
Parágrafo 02
Linha 03: NO famoso*
Linha 03: comercial DE*
Linha 03: deveria ter uma vírgula após “Globo”
Linha 04: a seguinte frase “cuja alavancada as emissões de metade (CH4), consome muita água e causa desmatamentos florestais” tem uma certa incoerência e trás travamentos durante a leitura do seu texto. Quando eu leio essa parte em voz alta consigo perceber isso.
Aconselho a mudar para algo como: como as elevadas emissões de metano, que consomem muita água e causam desmatamentos florestais
Parágrafo 03
Linha 02: Nada de crase no A
Linha 03: o que era enfatizado no artigo 225?
Linha 03 artido 225 DA Constituição Federal**
Linha 04: incoerência na grade ” as matrizes energéticas mais limpas ainda não foram dominantes no Brasil”. O correto seria ” as matrizes energéticas mais limpas ainda não SÃO dominantes no Brasil”
Linha 05: excessão*
Linha 05: DaS hidrelétricaS**
Linha 05: que forneceM**
Linha 05: aconselho tirar esse “em troca, infelizmente” e deixar “mas dependem de cenários chuvosos e ocasionam conflitos territoriais com comunidades ribeirinhas, além de alterações na natureza**
Parágrafo 04
Conclusão perfeita! Com todos os elementos que o Enem existe. Certamente um 200 na competência 5
Seu texto está bom, parabéns! Devo ressaltar que dia escrita é ótima, porém em certos pontos ela fica travada, ao invés de fluída, justamente por erros de plural, ou da troca de um DE por DO, enfim, análise os pontos que citei e tente ler seu texto em voz alta, você vai perceber quando travar em algumas partes.
See lessTirando isso, tem tudo para alcançar um 1000
Treine coerência e fluidez textual. Você tem um bom repertório de sinonimos, não repete muitas palavras, bom uso de conectivos, teses presentes, ótimos argumentos sociocultural, relacionou estes muito bem com sua argumentativa. Enfim, tudo muito bom!
Melhore nos errinhos que citei e o mil vem.
Boa sorte nos estudos!