Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
“Debate sobre a gordofobia no Brasil”
emillainepaiva
Olá! Meus comentários sobre seu texto estão entre as chaves. Corrigi segundo o modelo de redação do ENEM. Boa sorte na realização de seus sonhos! Na clássica série de gibis “Turma da Mônica” a personagem principal sofre depreciação por conta do seu peso, sendo chamada diversas vezes de “gorducha”. ILeia mais
Olá! Meus comentários sobre seu texto estão entre as chaves. Corrigi segundo o modelo de redação do ENEM. Boa sorte na realização de seus sonhos!
Na clássica série de gibis “Turma da Mônica” a personagem principal sofre depreciação por conta do seu peso, sendo chamada diversas vezes de “gorducha”. Infelizmente, a gordofobia que afeta a protagonista também está presente fora da ficção no Brasil. [amei o repertório kkk; e produtivo] Logo, é crucial [a] análise das suas causas, as quais destacam-se: o preconceito camuflado [antecipação argumentativa 1 ok] e a omissão do Estado. [antecipação argumentativa 2 ok]
See lessDiante desse cenário, é importante evidenciar como o assédio à pessoa gorda é colocado com uma preocupação com a saúde do indivíduo. [aqui eu já teria mencionado o preconceito camuflado para retomar o A1 presente na tese] Só para ilustrar, segundo a teoria do homem cordial proposta por Sérgio Buarque de Holanda, o brasileiro seria um povo cortês, mas que usa da sua amabilidade para disfarçar relações de violência. Nesse sentido, a pressão exercida pela sociedade em razão do peso é vista como uma proteção à saúde, pois tem-se no imaginário coletivo que magreza é sinônimo de estar saudável. Entretanto, esse pensamento apenas mascara a violência e o preconceito previsto por Sérgio Buarque. Assim, é inaceitável que uma nação mundialmente conhecida pela sua cordialidade perpetue a gordofobia.
Ademais, a inércia estatal [A2 ok] em frear a discriminação em função do corpo também urge ser considerada. A esse respeito, o filósofo contratualista John Locke afirma ser responsabilidade do Estado prover bem-estar coletivo e igualdade à população. Todavia, indo contra as ideias de Locke, é notável a falta de ações governamentais para acabar com o preconceito corporal, a exemplo da escassez de políticas públicas e leis. Dessa forma, é inadmissível que esse cenário ineficaz perdure. [D2 ficou raso, mas entendi q vc quis focar no D1]
Portanto, o combate à gordofobia precisa ser regra no Brasil [retomada ok]. Nesse viés, cabe ao Governo Federal [agente] acabar com esse preconceito [ação], por meio de um projeto de lei que não apenas torne a gordofobia ilegal [modo/meio 1], mas que também preveja multa e até prisão para os seus propagadores [ainda é modo/meio]. Além disso, o Ministério da Saúde [agente 2] deve promover uma campanha de conscientização [ação 2], através da distribuição de panfletos [modo/meio 2], que informem a população de que o sobrepeso nem sempre está relacionado a enfermidades [ainda é modo/meio]. Enfim, essas ações teriam a finalidade de afastar a realidade nacional àquela vivida por Mônica. [finalidade 1 e 2]
[texto inegavelmente coeso e bem articulado com os elementos conectivos]
[algumas inadequações no uso da vírgula]
[no mais, redação com muito potencial]
A importância da cultura popular na construção identitária do brasileiro
emillainepaiva
Olá! Meus comentários sobre seu texto estão entre as chaves. Corrigi segundo o modelo de redação do ENEM. Boa sorte na realização de seus sonhos! Cultura compreende a bagagem de todo um povo, ultrapassando limites da história e geografia, alcança cada fração do ser que nela cresce. [ótima definição,Leia mais
Olá! Meus comentários sobre seu texto estão entre as chaves. Corrigi segundo o modelo de redação do ENEM. Boa sorte na realização de seus sonhos!
Cultura compreende a bagagem de todo um povo, ultrapassando limites da história e geografia, alcança cada fração do ser que nela cresce. [ótima definição, mas para dar prioridade a ela, coloque uma fonte: dicionário, autor etc] Sendo de tamanha importância na construção do indivíduo, segrega-se qual cultura deveria ser digna de compor um povo e quais valores são defendidos e seus impactos. [aqui seria bom deixar claro sua opinião contrária a essa segregação] [também é interessante fazer uma antecipação argumentativa já na introdução]
See lessÉ de conhecimento público a miscigenação brasileira, a estruturação da população do Brasil tem como base diversos tipos de cultura. Entretanto, vê-se que crenças elitistas que enxergam culturas, principalmente, africanas e indígenas como inúteis e pessoas marginalizadas como inconvenientes, mostra que parte da população não acolhe quem não lhe convém. Cria-se narrativa de fazer outras culturas caberem no que é mais aceito. Desta forma, a cultura tão essencial ao ser humano é julgada por juízes autoproclamados. [argumentação forte, ótimo. no entanto, faltou uma fonte que embasasse o que foi dito, como por exemplo, vc poderia ter citado o conceito de darwinismo social ou o período de invasão portuguesa ao território brasileiro; ou até mesmo algum dado]
Devido à intrínseca importância da cultura para o ser, questiona-se os valores alicerçados ao cidadão nela inserido. Utilizando-me [se for modelo enem, NUNCA use primeira pessoa] das palavras da filósofa francesa, Simone de Beauvoir, “É preciso erguer o povo à altura da cultura e não rebaixar a cultura ao nível do povo”. [bom repertório, mas você precisa legitimá-lo, relacionando- o com o tema em questão] Visto que a vivência em sociedade não se sustenta por valores sociais subjetivos, a disponibilização de conteúdos pornográficos ou de depreciação de outrem, semelhantes ao show da “Mc Pipoquinha”, onde foi encorajado contato infantil, não podem representar um país e seu povo. [creio que aqui vc fugiu um pouco ao tema]
No intuito de assegurar o direito básico de expressão e atenuar as problemáticas discutidas, ações urgentes precisam ser tomadas. [fuga ao tema novamente, pouco foi falado no seu texto sobre a presença da cultura popular na construção da identidade nacional] É necessário que o Ministério do Desenvolvimento Social, em parceria ao Ministério da Cultura, [agente 1 ok] criem políticas de acolhimento social e disponibilização de valores através da cultura [ação 1 ok], em shows, eventos e atividades que instruam a conservação cultural [detalhamento 1]. O Ministério dos Direitos Humanos [agente 2] deve promover políticas estatais [ação 2] que conscientizem e protejam o valor e trajetória de cada cultura, de modo que cada fração do brasileiro seja resguardada. [finalidade 2]. [Duas propostas, mas nenhuma delas completa; se for modelo enem, não pontuaria os 200 pontos na C5.]
[também não achei muito desvios gramaticais, boa pontuação na competência 1]
A IMPORTÂNCIA DO COMBATE AO PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO BRASIL
emillainepaiva
Olá, deixo meus comentários sobre sua redação entre as chaves. E sobre o comentário do colega, seu texto segue sim um esqueleto/estrutura muito usada, mas é por que isso funciona. Então continue nesse caminho, inúmeras notas mil em 2022 foram seguindo esse padrão. Boa sorte! Que o bom Deus te ajudeLeia mais
Olá, deixo meus comentários sobre sua redação entre as chaves. E sobre o comentário do colega, seu texto segue sim um esqueleto/estrutura muito usada, mas é por que isso funciona. Então continue nesse caminho, inúmeras notas mil em 2022 foram seguindo esse padrão. Boa sorte! Que o bom Deus te ajude na conquista de seus sonhos!
O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira adaptou, em 1889, o lema positivista “Ordem e Progresso” não apenas na bandeira nacional, mas também para a sociedade. No entanto, em um âmbito social em que há a falta de importância do combate ao preconceito linguístico no Brasil, percebe-se o contrário de uma nação em progresso. Nesse sentido, tal problemática é causada pela inércia estatal [antecipação argumentativa 1 ok} e pela desigualdade social [antecipação argumentativa 2 ok].
See lessDiante desse cenário, é importante destacar a ineficácia governamental [ argumento 1] em relação à disseminação do preconceito linguístico. A esse respeito, no ano de 1988, o Brasil conheceu o documento mais importante de sua história: A Constituição Federal. Nela é previsto ser dever do Estado – ou deveria – assegurar e promover o combate à intolerância do dialeto em todo o território nacional. Entretanto, tal norma aparenta estar presente apenas no papel, tendo em vista que não é possível identificar medidas eficazes para mitigar o viés. Isso ocorre devido à falta de investimentos em setores que ofertam o direito descrito, consequentemente, uma parte da sociedade é alvo de brincadeiras desagradáveis no que se refere ao seu linguajar, por conseguinte, [não é recomendável usar conectivos de conclusão em seguida, como em “consequentemente”, por conseguinte” e “logo”] a legislação prevista não tem sido realidade entre essas pessoas. Logo, a omissão estatal acerca da temática se mostra um grave problema.
Ademais, a desigualdade social [argumento 2] reflete, também, na manutenção de uma problemática historicamente ocorrente. Tal questão ocorre [ocorre e ocorrente não ficou muito bom, tente substituir], pois, de acordo com à análise [a não craseado] da antropóloga brasileira Lilia Schwarcz, desde a independência do Brasil, não há a formação de um ideal de coletividade – ou seja, de uma “Nação” ao invés de, meramente, um “Estado”. Com isso, o caráter de desigualdade social e exclusão do diferente se mantém, sobretudo, no que diz respeito aos indivíduos que sofrem com o preconceito linguístico, os quais, frequentemente, são obrigados a lidarem com situações humilhantes: das mais diversas discriminações até o fato de não se sentirem pertencentes ao corpo social, haja vista a falta de leis que criminalizam a prática exercida por uma parte da população. Portanto, não é razoável que esse empecilho permaneça em uma sociedade que almeja tornar-se nação desenvolvida.
É urgente, portanto, que se combata o preconceito linguístico no Brasil. Mediante o exposto em suma [basta um dos conectivos], cabe ao Poder Executivo [agente ok] – órgão de maior hierarquia e importância no âmbito social [detalhamento ok] – por meio da aplicação dos poderes estatais [modo/meio ok], elaborar leis que visam combater a intolerância de linguajar e orientar os infratores para que possam disseminar atitudes positivas [ação ok], a fim de que o viés seja mitigado [finalidade presente, mas muito genérica]. Outrossim, cabe [cabem] as mídias [agente 2 ok] [a deveria ser craseado] promoverem uma campanha nacional [ação 2 ok] intitulado [intitulada] “O preconceito enraizado” e nela exemplificar os malefícios de brincadeiras que envolvam o modo de fala de indivíduos e os benefícios caso isso não ocorra. Essas iniciativas terão a finalidade de garantir o direito descrito na Carta Magna e fazer com que o Brasil haja progresso [finalidade 2 ok].
ENEM – “Amazônia em perigo: a necessidade de preservar a maior floresta tropical do mundo”.
Alessandraciic
Boa tarde! Segue sua correção. "Competência 1 A competência 1 examina o domínio das regras e convenções gramaticais da língua portuguesa. Alguns dos aspectos analisados nesse tópico são: estrutura sintática acentuação pontuação ortografia concordância verbal e nominal translineação" Total : 200 PontLeia mais
Boa tarde!
Segue sua correção.
“Competência 1
A competência 1 examina o domínio das regras e convenções gramaticais da língua portuguesa. Alguns dos aspectos analisados nesse tópico são:
estrutura sintática
acentuação
pontuação
ortografia
concordância verbal e nominal
translineação”
Total : 200 Pontos ( Algumas inadequações que colocação de vírgula, mas que não destaco tanto, mas dê uma estudada sobre pontuação, sobretudo colocação das vígulas).
Competência 2
A competência 2 examina três eixos principais:
a compreensão do tema (considerando o recorte específico do assunto)
adequação do tipo textual (texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo)
uso de repertório sociocultural (diferentes áreas do conhecimento relacionadas ao tema)”
Total: 160
Você tem um bom repertório e soube explorar bem. Uma opinião pessoal quanto ao uso de uma emissora em especial para validar sua informação. Você poderia ter fontes de órgãos do governo como ICMbio, IBAMA ou ONG conhecidas com GREENPEACE. Na minha opinião valida mais, ou você poderia usar ” segundo noticidado pela emissora X com base nos dados do governo….”
Competência 3
A competência 3 examina a evidência ou não de um projeto de texto. Esse projeto se refere à organização pré-textual e compreende as etapas quatro etapas:
seleção de informações e ideias
relação entre as informações e o tema
organização da sequência de informações e estratégias argumentativas
interpretação das etapas anteriores
apresentação de leitura crítica e autoral”
Total: 200 pontos
“Competência 4
A competência 4 examina o uso de conectivos e operadores argumentativos para estabelecer conexão entre as diferentes partes do texto e evidenciar as relações e interpretações estabelecidas.
Total: 200
Competência 5
A competência 5 examina a proposta de intervenção. Ela exige que a proposta apresente cinco elementos, para que seja considerada completa:
agente
ação
modo/meio
detalhamento
finalidade”
Total: 200
Pontuação total 960 pontos.
Você tem tudo para chegar a uma redação nota mil. O treino e persistência levam à perfeição.
See lessDesafios para desenvolver o gosto pela leitura entre crianças e adolescentes.
Alessandraciic
Boa tarde! Vou tentar corrigir seguindo os critérios do ENEM, mas não sou docente. 1. Domínio da escrita formal em língua portuguesa Domínio excelente da escrita formal em português. Pequenos erros gramaticais ou de convenções são aceitos excepcionalmente. 200 2. Compreensão do tema e aplicação dasLeia mais
Boa tarde!
Vou tentar corrigir seguindo os critérios do ENEM, mas não sou docente.
1. Domínio da escrita formal em língua portuguesa
Domínio excelente da escrita formal em português. Pequenos erros gramaticais ou de convenções são aceitos excepcionalmente. 200
2. Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento
Bom domínio do estilo dissertativo-argumentativo e considerações consistentes. 160
3. Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos
Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema. 160
4. Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação
Tem um repertório diversificado de recursos de coesão, articulando bem o texto, apresentando poucas inadequações.160
5. Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos
Proposta de intervenção mediana, mas articulada com a argumentação desenvolvida no texto.120
Total: 800
O seu texto com algumas melhoras será nota mil facilmente.
See lessSugiro que você melhore a proposta de intervenção. Colocar o governo é muito amplo… Quem do governo? é federal? estadual? municipal? Tente ser mais específica.
o desafio para a valorização dos povos tradicionais do Brasil
Alessandraciic
1. Domínio da escrita formal em língua portuguesa Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios. 160 2. Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento Fundamentação previsível e conhecimento mediano do texto dissertativo-argumentativo.120 3. Capacidade de interpretação das informaçõLeia mais
1. Domínio da escrita formal em língua portuguesa
Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios. 160
2. Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento
Fundamentação previsível e conhecimento mediano do texto dissertativo-argumentativo.120
3. Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos
Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema. 160
4. Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação
Coesão pouco diversificada, articulando o texto de forma mediana. 120
5. Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos
Apresenta proposta relacionada ao tema e articulada com a argumentação desenvolvida.160
Total: 720 pontos
Sua redação está boa, só faltou mais desenvolvimento sobre o tema, explorar mais o repertório sociocultural. É um tema que tem muitos referências que podem ser usadas.
See lessO D1 e D2 ficaram parecidos. Pouca exploração de outros elementos.
Gostei da sua conclusão, mas não está tão alinhada com o texto como um todo.
O DESAFIO DE REDUZIR AS DESIGUALDADES ENTRE AS REGIÕES DO BRASIL
Alessandraciic
Olá, Mateus! Segue a sua correção. Vou tentar seguir os critérios de correção do ENEM. Não sou docente. 1. Domínio da escrita formal em língua portuguesa Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios. 160 pontos 2. Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento Bom domínio do estiloLeia mais
Olá, Mateus!
Segue a sua correção. Vou tentar seguir os critérios de correção do ENEM. Não sou docente.
1. Domínio da escrita formal em língua portuguesa
Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios. 160 pontos
2. Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento
Bom domínio do estilo dissertativo-argumentativo e considerações consistentes. 160
3. Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos
Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema. 160
4. Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação
Tem um repertório diversificado de recursos de coesão, articulando bem o texto, apresentando poucas inadequações.160
5. Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos
Apresenta proposta relacionada ao tema e articulada com a argumentação desenvolvida. 160
Total: 800 pontos
Percebi poucos desvios da norma culta, algumas vírgulas inadequadas, mas nada muito grave. Já li outras redações suas e percebi que o texto de introdução é o mesmo que você usa em todas. Uma dica como aluna que está em preparação também. Como você nesta fase de treino, tente buscar outras alternativas, porque este é p momento de você criar boas referências. Embora você use uma abordagem que é curinga, pode acontecer de no dia da prova ser um tema de redação que não dá para você usar esse autor. Só uma dica mesmo. É sempre bom ter mais alternativas.
See lessA importância da discussão do autismo no Brasil
Alessandraciic
Boa tarde! Boa escolha de tema e abordagem com um repertório sociocultural bem amplo com a citação de pensadores, série... A sua conclusão poderia ter sido mais explorada. Você citou o Ministério da Cidadania e coloca a relação com o mercado de trabalho, não seria uma intervenção multiministerial ouLeia mais
Boa tarde!
See lessBoa escolha de tema e abordagem com um repertório sociocultural bem amplo com a citação de pensadores, série…
A sua conclusão poderia ter sido mais explorada. Você citou o Ministério da Cidadania e coloca a relação com o mercado de trabalho, não seria uma intervenção multiministerial ou interministerial? Já que pode entrar o Ministério do Trabalho, da saúde , ademais, você citou no D2 o trabalho de conscientização nas escolas…
Não houve desvio da gramática. Só uma observação que no D2 você usou a 1° pessoa do plural. Atente-se para deixar seu texto mais impessoal.
Eu daria 880 na sua redação, com a melhora desses aspectos seu texto facilmente pode ser 1000.
A FALTA DE EMPATIA NAS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL
Alessandraciic
Boa tarde! Li sua redação percebi um texto claro, coeso, coerente. Bom domínio da gramática. Só senti falta de uma conclusão que conseguisse abranger o que você citou no D1 e no D2. Vi outra redação sua e percebi a mesma introdução, um sinal de que você tem bom repertório que pode entrar em distintaLeia mais
Boa tarde!
See lessLi sua redação percebi um texto claro, coeso, coerente. Bom domínio da gramática.
Só senti falta de uma conclusão que conseguisse abranger o que você citou no D1 e no D2.
Vi outra redação sua e percebi a mesma introdução, um sinal de que você tem bom repertório que pode entrar em distintas situações.
Sua redação tem tudo para chegar a nota 1000. Eu daria 900 tranquilamente pois está bem escrita. Só precisa ir aparando arrestas para ficar perfeito.
A importância da doação de órgãos no Brasil.
Alessandraciic
Obrigada pelas pontuações!
Obrigada pelas pontuações!
See less