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Redação sobre os perigos do trânsito
Marina Azeredo
COMPETÊNCIA 1= 120 1)"No Brasil, o Ministério da Saúde registrou mais de 30.000 mil mortes no trânsito no ano de 2019." ➡️"No ano de 2019" deveria ter vírgula,já que é um adjunto adverbial que indica tempo. Esse período Ficaria assim:⤵️ "No Brasil, o Ministério da Saúde registrou mais de 30.000 milLeia mais
COMPETÊNCIA 1= 120
1)”No Brasil, o Ministério da Saúde registrou mais de 30.000 mil mortes no trânsito no ano de 2019.”
➡️”No ano de 2019″ deveria ter vírgula,já que é um adjunto adverbial que indica tempo.
Esse período Ficaria assim:⤵️
“No Brasil, o Ministério da Saúde registrou mais de 30.000 mil mortes no trânsito,no ano de 2019″
2)”Além disso, o governo fornecer uma ouvidoria somente para a população constatarem caso presenciarem esse tipo de crime.”
➡️Deve ter uma vírgula antes da palavra “caso” já que é um adjunto que expressa a idéia de condição.
Ficaria assim:⤵️
“Além disso, o governo fornecer uma ouvidoria somente para a população constatarem,caso presenciarem esse tipo de crime.”
➡️ Além disso,o verbo “constatarem” deveria estar no singular já que essa verbo se refere a “população”,e a palavra população está no singular. (Concordância verbal)
COMPETÊNCIA 2=80
Essa COMPETÊNCIA diz respeito a você ter a capacidade de colocar repertório pertinente e produtivo,e também diz respeito a você escrever uma redação dissertativa-argumentativa.
➡️ DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA✔️
➡️No entanto,em relação ao repertório pertinente e produtivo, não vemos isso em seu texto. Você colocou somente um repertório que foi na introdução,e no Enem são necessárias colocar pelo menos 2 repertórios.
Além disso, você até argumentou nos desenvolvimentos,mas não embasou seus argumentos com algum fato, citação, período histórico, estatísticas,filmes ou livros.(esses são alguns repertórios que vc pode usar).
⚠️ATENTE-SE PARA ISSO,A ARGUMENTAÇÃO JUNTO AO REPERTÓRIO É MUITO IMPORTANTE NO ENEM.
COMPETÊNCIA 3:80
Essa COMPETÊNCIA fala sobre a argumentação e sobre o projeto de texto.
Isso é algo que não é perceptível em seu texto,veja a minha análise abaixo:⤵️
1)➡️ PROJETO DE TEXTO:Isso é você pensar no seu texto antes de escrevê-lo. Você precisa,antes mesmo de começar a fazer o rascunho da redação,saber o que vai tratar dentro do texto.
O tema da sua reação é “Os perigos do trânsito”,a partir disso você poderia selecionar quais são os perigos do trânsito,por quê eles são causados e pensar em um repertório para embasar esse seu argumento.
Eu não consegui ver isso em seu texto,na introdução você poderia ter feito uma tese, colocando,assim,os dois argumentos que trataria nos desenvolvimentos,mas não fez.
2)➡️ ARGUMENTAÇÃO: argumentar é você dar a sua opinião,mas não de forma direito,no caso do Enem,pois no Enem é necessário escrever a redação em 3° pessoa.
Mas mesmo assim, você precisa argumentar com fatos e comprovar esses fatos através do repertório.
➡️VEJA O SEU 2° DESENVOLVIMENTO:
“Primeiramente, é importante destacar que, geralmente, os acidentes de trânsito ocorrem devido à embriaguez, ou desobedecendo a velocidade da via ou verificação de mensagens e ligações através do celular. Todas essas situações afetam a vida, não só a do motorista, mas de outros indivíduos também.”
Você mostra no período que vai falar sobre: embriaguez, desobedecer a velocidade da via e ver mensagens e ligações enquanto está dirigindo. No entanto, você não argumenta sobre isso.
Você simplesmente fala isso e depois diz que essas situações afetam a vida do motorista e dos indivíduos.
Aí fica uma lacuna,pois eu te pergunto:”afetam de que forma?”,por que afeta?”,”que indivíduos são esses?”.
Percebe? você não pode deixar nenhuma lacuna para o corretor responder. Você precisa tapar essas lacunas com a argumentação.
Além disso, você disse que esse acidentes ocorrem por embriaguez, não respeitar a velocidade permitida e mexer no celular,mas que fato você me mostra para comprovar isso?
Você precisa citar algum dado,alguma alusão de filme, série,livros ou até mesmo algo sobre a história do mundo/Brasil que mostre que o que você está dizendo é o certo.
➡️VAMOS PARA O 3° DESENVOLVIMENTO:
“Outra preocupação constante é a questão do motorista que causa o atropelamento e não presta socorro para a vítima. Certamente, essa situação é um perigo constante para ciclistas que usam a ciclovia junto aos condutores.”
“Essa situação é um perigo constante para os ciclistas”,mas por quê é perigoso para eles?
Que fato você coloca para me comprovar que o que vc escreveu é verdade?
Outra lacuna deixada e não embasou o argumento.
⚠️EU RECOMENDO VOCÊ A ESTUDAR SOBRE A COMPETÊNCIA 3. ESTUDE SOBRE O QUE É O REPERTÓRIO,O QUE É O ARGUMENTO,AS FORMAS DE ARGUMENTAR EM UMA REDAÇÃO E COMO FAZER UM PROJETO DE TEXTO.
Isso é muito importante na redação.
COMPETÊNCIA 4=160
Já essa competência fala sobre usar os conectores/Conectivos e sobre a repetição de palavras.
➡️Na minha opinião, você poderia usar mais conectivos para iniciar os parágrafos.
Como por exemplo na conclusão o “portanto ou assim”,o qual dão idéia de conclusão.
➡️Em relação a repetição não há tantos assim.
Mas você repetiu o “Ou” três vezes,análise e veja, se tiver como mudar para outra palavra,mude.
COMPETÊNCIA 5=80
Ela analisa a proposta de intervenção com os 5 ítens e se essa proposta não fere os direitos humanos.
➡️”Levando-se em consideração esses aspectos, é necessário que o Ministério da Justiça e a segurança pública(AGENTES) solidifique as leis de trânsito e forneçam penas mais rigorosas para os acidentes de trânsito(AÇÃO). Além disso, o governoAGENTE)fornecer uma ouvidoria somente para a população constatarem caso presenciarem esse tipo de crime”(AÇÃO).
Você precisa fazer uma proposta que tenha:
AGENTE, AÇÃO,MEIO/MODO, FINALIDADE E DETALHAMENTO.
Você colocou o agente e a ação,ok!
Mas por meio de que o Ministério da Justiça vai solidificar as leis de trânsito?
E para quê ele vai fazer isso?qual é o propósito dessa ação?
E você precisa detalhar um desses 4(AGENTE, AÇÃO,MEIO OU MODO E FINALIDADE.)
TOTAL:520.
Essa foi minha correção. Lembrando que eu também sou aluna,no entanto, gosto de ajudar os outros também. Por isso,se tiver alguma outra coisa errado que não tenha visto já peço perdão.
CONTINUE ESCREVENDO E ESTUDANDO, VOCÊ ALCANÇAR A NOTA QUE DESEJA.
A prática leva a perfeição, portanto,estude e pratique❤️
See lessPrincipais desafios para a inclusão educacional e aceitação social da pessoa autista no Brasil.
Marina Azeredo
COMPETÊNCIA 1=200 1)"A esse respeito, o filósofo grego Aristóteles descreve a política como uma organização que possui o dever de preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade. " >DEVERIA TER VÍRGULA ENTRE ARISTÓTELES,POIS VOCÊ EXPLICA FALANDO QUE ELE É UM "FILÓSOFO GREGO" E DEPOIS VOCÊ COLLeia mais
COMPETÊNCIA 1=200
1)”A esse respeito, o filósofo grego Aristóteles descreve a política como uma organização que possui o dever de preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade. ”
>DEVERIA TER VÍRGULA ENTRE ARISTÓTELES,POIS VOCÊ EXPLICA FALANDO QUE ELE É UM “FILÓSOFO GREGO” E DEPOIS VOCÊ COLOCA O NOME DELE.
➡️ Ficaria assim:⤵️
“A esse respeito,o filósofo grego,Aristóteles,descreve a política como uma organização que possui o dever de preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade. ”
COMPETÊNCIA 2=200
Abordagem completa do tema e repertório bom e pertinente.
COMPETÊNCIA 3=160
1)”[…]uma vez que instituições acabam por impedir o ingresso destes indivíduos.”
➡️ Você disse que as instituições impedem o ingresso dos indivíduos autistas,mas porquê elas impedem?
Ficou com uma lacuna nesse seu argumento.
COMPETÊNCIA 4=160
➡️DESSA FORMA usado no início do segundo parágrafo não ficou bom,pois é um conectivo de conclusão. Se você colocasse somente “em primeira análise” ficaria mais correto.
COMPETÊNCIA 5=200
Ficou muito bom sua proposta de intervenção. No entanto,ao colocar o APAE e suas implicações,eu acho que, você deveria colocar que implicações são essas,pois ficaria mais fácil para o corretor entender.
Você escreve muito bem, continue sempre melhorando.
Lembrando que eu também sou aluna e essas foram as observações que consegui tirar do seu texto.
TOTAL:920✨
See lessOs impactos dos jogos eletrônicos na vida de jovens
Marina Azeredo
INTRODUÇÃO: "Jogos eletrônicos são um meio de diversão utilizada por crianças, jovens, adultos e até mesmo pessoas de mais idade. Para muitos, jogos estimulam violência, fazendo com que jovens fiquem agressivos, além de aspectos de saúde, que muitos culpam o videogame. Mas por que jovens gostam tantLeia mais
INTRODUÇÃO:
“Jogos eletrônicos são um meio de diversão utilizada por crianças, jovens, adultos e até mesmo pessoas de mais idade. Para muitos, jogos estimulam violência, fazendo com que jovens fiquem agressivos, além de aspectos de saúde, que muitos culpam o videogame. Mas por que jovens gostam tanto de jogar? ”
PONTOS A SEREM ANALISADOS:
1)Na introdução é recomendável fazer uma tese, apresentando os argumentos que serão defendidos ao longo do texto.
1 DESENVOLVIMENTO:
” O jogo é uma ferramenta que muitos usam para passar o tempo, se divertindo, aumentando sua autoestima e até mesmo conhecendo pessoas novas( se o jogo for online). Além do mais, jogos podem ter função fundamental na aprendizagem do aluno, visando a concretização da aprendizagem, pois fazem que o aluno fique mais interessado pela busca de conhecimentos. ”
PONTOS A SEREM ANALISADOS:
1)Em todas as redações nota mil no desenvolvimento há um tópico frasal,ou seja,um primeiro período que apresenta o primeiro argumento que vamos falar nesse desenvolvimento.
2)Além disso,se começa os desenvolvimentos com conectivos,como por exemplo,a princípio, em primeiro lugar, em primeira análise,entre outros. Assim,você garantirá uma boa nota na competência 4.
3)Sobre a argumentação você não fez isso de forma clara. Nesse parágrafo da sua redação só há a explicação do que é os jogos e sua função.
2 DESENVOLVIMENTO:
“Cerca de 75 milhões de pessoas jogam videogame no Brasil, sendo que 45% dos jogadores jogam pelo celular. Se professores de instituições de ensino passasem a utilizar essa ferramenta para estimular os alunos a buscar mais conhecimentos , poderiam fazer com que alunos tivessem uma assimilação e compreensão melhor do assunto ”
PONTOS A SEREM ANALISADOS :
1)Você colocou os dados, mas não explicou de onde tirou. E quando colocamos qualquer dado ou citação temos que colocar quem falou ou da onde tiramos.
2)Ademais,o tema é” Os impactos dos jogos eletrônicos na vida de jovens”,você deveria ter falado desses impactos.
No entanto, você não falou nada sobre. Logo,pode-se dizer que tangenciou o tema proposto.
CONCLUSÃO:
“Portanto, se professores começarem a utilizar jogos eletrônicos como uma ferramenta pedagógica, iria auxiliar de maneira positiva o processo de aprendizagem de crianças e jovens, que teriam mais interesse, buscando mais conhecimentos, consequentemente tendo uma compreensão melhor do assunto. ”
PONTOS A SEREM ANALISADOS:
1)Na proposta de intervenção você deve colocar 5 elementos(agente, ação,meio/modo,finalidade e detalhamento).
Não vejo isso na sua conclusão.
RECOMENDAÇÕES:
See lessEstude mais sobre cada parte da redação.
Estude conectivos.
Estude repertório.
E estude os 5 elementos da proposta de intervenção.
Entraves e possíveis ações de redução da mortalidade infantil no século XXI (ENEM)
Marina Azeredo
COMPETÊNCIA 1=160 "Assim, pode-se afirmar que a má alimentação e a falta de acesso à hospitais , agravam o problema." - Não separa sujeito do verbo por vírgula, e você fez isso ao colocar a vírgula depois de hospitais,pois o sujeito é "a má alimentação e falta de acesso à hospitais" e o verbo é "agrLeia mais
COMPETÊNCIA 1=160
“Assim, pode-se afirmar que a má alimentação e a falta de acesso à hospitais , agravam o problema.”
– Não separa sujeito do verbo por vírgula, e você fez isso ao colocar a vírgula depois de hospitais,pois o sujeito é “a má alimentação e falta de acesso à hospitais” e o verbo é “agravam.”
“Comprovando essa ideia, segundo o Ministério da Saúde, um terço das crianças de 5 a 9 anos está com excesso de peso.”
– O verbo está deveria ser no plural,pois se refere ao substantivo crianças que está no plural.
COMPETÊNCIA 2=160
No seu primeiro desenvolvimento conseguiu ligar bem o seu repertório com seus argumentos. Mas no segundo desenvolvimento não vi você usando algum repertório para embassar seu argumento. Seria muito se você usasse alguma estatística sobre a falta de postos de saúde ou usar alguma outra coisa para fortalecer mais o que você disse.
COMPETÊNCIA 3= 120
Acho que você deixou a desejar quando selencionou suas ideias,não organizou elas muito bem.
Você poderia argumentar mais no seu primeiro desenvolvimento,dando mais ênfase e não só falando que as pessoas desenvolvem doenças por causa de dietas alimentares não saudáveis.
Você poderia explicar que dietas são essas,poderia deixar mais claro que às pessoas se refere às crianças,pois é delas que o tema fala.
COMPETÊNCIA 4=200
Não vi muitas repetições e você usou os conectivos muito bem.
COMPETÊNCIA 5=120
“É mister que os governos , em parceria com empresas privadas,(agentes) atuem de maneira a divulgar dietas alimentares saudáveis(ação), apresentando suas vantagens principalmente para a manutenção do bem-estar infantil com a finalidade de reduzir problemas de saúde associados à má alimentação.(finalidade) Além disso, vê-se necessário que ocorra uma redução de impostos nos setores de saúde(ação), visando aumentar a concorrência entre os hospitais, ampliando o número de postos de saúde e barateando os custos do atendimento médico, levando ao abaixamento de óbitos de crianças.”(finalidade). Aonde está o meio ou modo e o detalhamento?
Lembre-se sempre a proposta de redação deve estar completa.
TOTAL=760!!
See lessEntraves e possíveis ações de redução da mortalidade infantil no século XXI
Marina Azeredo
Competência 1= 160 Erros de vírgulas: 1)"os mesmo não são usufruídos, na maioria das vezes por grupos minoritários." "na maioria das vezes" deve ser isolada por vírgulas, já que é uma locução adverbial de tempo,e é obrigatório usar vírgula para isolar o adjunto e locuções. 2) "O aumento da mortalidaLeia mais
Competência 1= 160
Erros de vírgulas:
1)”os mesmo não são usufruídos, na maioria das vezes por grupos minoritários.”
“na maioria das vezes” deve ser isolada por vírgulas, já que é uma locução adverbial de tempo,e é obrigatório usar vírgula para isolar o adjunto e locuções.
2) “O aumento da mortalidade infantil índica a carência de políticas públicas eficazes em garantir as condições necessárias em garantir as condições necessárias para manter estável a saúde da puérpera e por conseguinte, do nascituro.”
“por conseguinte” deve também estar entre vírgulas, já que é uma conjunção conclusiva,e toda conjunção conclusiva quando deslocada deve estar entre vírgulas.
No caso esse período ficaria assim:
O aumento da mortalidade infantil índica a carência de políticas públicas eficazes em garantir as condições necessárias para manter estável a saúde da puérpera e,por conseguinte, o nascituro.”
3)” atestando assim a razão pela qual estados com altos indicadores de mortalidade infantil, são relacionados a desvio de recursos financeiros”
“Assim” deve aparecer entre vírgulas,pois indica uma conclusão e, como eu já disse,palavras que expressão conclusão quando deslocadas no texto devem ser isoladas por vírgula.
Outra coisa:
Não se separa o sujeito do verbo,e você fez isso ao escrever essa oração.
“ESTADOS COM ALTOS INDICADORES DE MORTALIDADE INFANTIL” é o sujeito.
E você o separou do verbo “RELACIONADOS” pela vírgula.
Isso não pode.
4)”Parafraseando o sociólogo Zigmunt Bauman, as relações humanas têm sido marcadas pelo individualismo e pela busca incessante e exclusiva com o intuito de encontrar o bem-estar pessoal.”
Nesse período deveria ter um ponto ao final,pois você terminou uma citação indireta e irá relacioná-la com o tema e argumentos expostos.
Competência 2=160
Não acho que você usou bem os repertórios que expôs.
Os repertórios foram muitos bons,mas não foram tão pertinentes para o tema,e para os argumentos que foram defendidos.
Competência 3=160
Eu acredito que você tenha feito um projeto de texto bom,mas acho que sua forma de organizar as ideias não fluiu muito.
Você não se aprofundou nos seus argumentos, e eu senti um pouco de falta de coerência no que você disse.
UM EXEMPLO:
“Parafraseando o sociólogo Zigmunt Bauman, as relações humanas têm sido marcadas pelo individualismo e pela busca incessante e exclusiva com o intuito de encontrar o bem-estar pessoal.Atestando, assim, a razão pela qual estados com altos indicadores de mortalidade infantil são relacionados a desvio de recursos financeiros, afinal os mesmos deveriam ser utilizados para melhorar a qualidade da população e quando isso não ocorre, a problemática é perpetuada.”
– Você afirmou que o sociólogo disse que os seres humanos estão buscando cada vez mais o individualismo e bem estar pessoal,mas ao conectar seu argumento com esse repertório não encaixou muito bem.
Pois,o que os desvios de recursos financeiros que são destinados para melhorar a qualidade dá população,tem a ver com o individualismo e a buscar pelo bem estar pessoal?
Talvez,tenha até alguma conexão,mas como você quis passar isso para o leitor? Pois não ficou tão explícito.
Competência 4= 160
Sabe na competência 3 que eu falei que faltou coerência? Então.
Essa falta de coerência se dar também pela falta de elementos coesivos.
Pois se você não tem coesão dificilmente conseguirá ter coerência. Essas duas andam juntas.
Você deveria usar mais conectivos interparágrafos,ou seja,conectivos dentro do texto,para ligar uma oração a outra,e até mesmo mostrar sua sequência de argumentos.
Competência 5=200
Eu adorei sua proposta de intervenção.
Ela está totalmente dentro dos argumentos debatidos no texto,e dentro do tema.
Mas há uma observação:
“Assim, as propostas do ECA seriam aplicadas, logo o cenário de mortalidade infantil no país poderá mudar.”
Você usou a sigla ECA,e é mais opcional você não só colocá-la, como também, escrever o que ela significa. Assim,você vai poupar o corretor de voltar novamente no texto para ver o significado dela.
E essa sigla não é tão conhecida, se fosse não seria necessário escrevê-la.
Espero que tenha gostado dá correção,eu não sou profissional,mas gosto de ajudar as pessoas.
Total:840
Continue estudando,e tenho certeza que conseguirá uma boa nota.
See lessTEMA: ANALFABETISMO NO BRASIL: PASSADO, PRESENTE E FUTURO.
Marina Azeredo
Em primeiro lugar eu não sou profissional. Mas irei corrigir sua redação com o pouco conhecimento que sei. Afinal,também sou estudante e estou no 3°ano. -Não era necessário você escrever 6 parágrafos. Pois o texto dissertativo-argumentativo segue uma estrutura e essa estrutura é:introdução,desenvolvLeia mais
Em primeiro lugar eu não sou profissional.
Mas irei corrigir sua redação com o pouco conhecimento que sei. Afinal,também sou estudante e estou no 3°ano.
-Não era necessário você escrever 6 parágrafos. Pois o texto dissertativo-argumentativo segue uma estrutura e essa estrutura é:introdução,desenvolvimento e conclusão. E sendo esse o tipo de texto pedido pela banca do enem,a maioria das pessoas que tiraram mil fizeram somente 4 parágrafos. Sendo,um de introdução,dois de desenvolvimentos e um de conclusão.
Além disso,a redação do Enem são 30 linhas não daria para escrever tudo isso.
-Sua argumentação é boa,só que não adianta ter a argumentação boa se a estrutura do texto está errada.
°Recomendo a você que estude a estrutura de um texto dissertativo argumentativo.
-Você escreve super bem,há poucos desvios gramaticais e erros ortográficos.
-Sua conclusão está Incompleta,pois na conclusão é necessário ter uma proposta de intervenção que tenha um agente,uma ação, um meio/modo,a finalidade e o detalhamento.
E você só colocou o agente(secretária de educação), a ação(deve ofertar planos e pacotes de Internet) e a finalidade(para que os estudantes não tenham a necessidade de se deslocarem de suas residências a fim de uma conexão). Além de detalhar mais um pouco, mas faltou o meio ou modo,como esses planos vão ser ofertados.
°Você escreve muito bem, só procure se enquadrar na estrutura do texto.
See lessAssim,tenho certeza que alcançará uma boa nota.