Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Inclusão de Autistas no Brasil
Matheus1021
Boa tarde, parabéns pela redação! No entanto, algumas observações: 1- Na introdução, especificamente na primeira linha em "A Constituição da República Federativa no Brasil – criada em 1988 –" ao invés de "criada" usaria "promulgada", então ficaria assim: "A Constituição da República Federativa no BrLeia mais
Boa tarde, parabéns pela redação!
See lessNo entanto, algumas observações:
1- Na introdução, especificamente na primeira linha em “A Constituição da República Federativa no Brasil – criada em 1988 –” ao invés de “criada” usaria “promulgada”, então ficaria assim: “A Constituição da República Federativa no Brasil – promulgada em 1988–”, pois na MINHA OPINIÃO fica mais formal quando se fala em um documento. OBS: não que o “criada” esteja errado, pelo contrário.
2-evite usar os mesmos conectivos, como está nos finais dos desenvolvimentos (LOGO)
3- utiliza letras maiúsculas nos termos referentes à Constituição, como Carta Magna.
Etarismo: desafios para romper com os estigmas sociais
Matheus1021
Boa noite, parabéns pela redação! No entanto, algumas observações: - Não recomendo que a introdução tenha mais linhas que os desenvolvimentos 1 e 2, aliás, nas redações nota mil geralmente a introdução é o parágrafo que contêm menos linhas; - Aprofundaria mais o D1 e principalmente o D2, pois, acheiLeia mais
Boa noite, parabéns pela redação!
See lessNo entanto, algumas observações:
– Não recomendo que a introdução tenha mais linhas que os desenvolvimentos 1 e 2, aliás, nas redações nota mil geralmente a introdução é o parágrafo que contêm menos linhas;
– Aprofundaria mais o D1 e principalmente o D2, pois, achei muito curto e pouco detalhamento
Crianças na rua, sem educação, sem futuro.
Matheus1021
Boa noite, parabéns pela redação! No entanto, algumas observações: - Não recomendo a introdução ter mais linhas que os desenvolvimentos, aliás, a introdução é o parágrafo que geralmente tem menos linhas nas redações nota mil, então se fosse você aprofundava mais o Desenvolvimento 1 e o DesenvolvimenLeia mais
Boa noite, parabéns pela redação!
See lessNo entanto, algumas observações:
– Não recomendo a introdução ter mais linhas que os desenvolvimentos, aliás, a introdução é o parágrafo que geralmente tem menos linhas nas redações nota mil, então se fosse você aprofundava mais o Desenvolvimento 1 e o Desenvolvimento 2.
NÃO É PARA ENEM, PRECISO DE CORREÇÕES E OBSERVAÇÕES (CORRIJO TODOS DE VOLTA) – A Relação do Homem e a Natureza
Natally
Oie, achei seu texto MUITO bom, mas eu fiquei um pouquinho perdida no final do primeiro parágrafo devido a falta interligação entre algumas partes. Acho que seria legal também você abordar a utilização dos recursos naturais, seja para o consumo ou capitalismo e elaborar melhor as consequências dissoLeia mais
Oie, achei seu texto MUITO bom, mas eu fiquei um pouquinho perdida no final do primeiro parágrafo devido a falta interligação entre algumas partes.
Acho que seria legal também você abordar a utilização dos recursos naturais, seja para o consumo ou capitalismo e elaborar melhor as consequências disso, com o colapso iminente e as mudanças já observadas na prática.
Na conclusão você também poderia exemplificam melhor e propor mudanças de forma mais clara.
Como os humanos superariam esses desafios? O que poderia ser modificado? Como a relação com a natureza poderia se tornar harmoniosa?
Por fim, acho que essas pequenas mudanças ajudariam bastante na melhora do texto que já está excelente.
Espero ter ajudado. Sucesso!!
See lessCaminhos para combater a Intolerância Religiosa no Brasil.
Natally
Oie, vou pontuar algumas coisas que observei. A introdução está ótima, só mudaria esse finalzinho aqui "Isso ocorre, seja pela educação deficiente acerca do tema, bem como a negligência estatal." - Isso ocorre devido a educação deficiente no que se refere ao tema, assim como pela negligência estatalLeia mais
Oie, vou pontuar algumas coisas que observei.
A introdução está ótima, só mudaria esse finalzinho aqui “Isso ocorre, seja pela educação deficiente acerca do tema, bem como a negligência estatal.”
– Isso ocorre devido a educação deficiente no que se refere ao tema, assim como pela negligência estatal vigente.
D1 muito bon também e super articulado. Acho que seria legal destrinchar um pouco mais o Brasil colônia só pra deixar o leitor a par dos acontecimentos do passado.
“Outrossim, é nítido que a displicência governamental está fortemente motivada pela escassez de políticas públicas perante ao assunto. Desdenhando da sentença afirmada pela Constituição de 1891-que evidencia o Brasil como um país laico.”- falta argumentar mais nessa parte e tenta fazer uma ligação melhor dos parágrafos pra ficar mais coerente
Destrincha melhor o Darwinismo Social também, acho que faltou explicar melhor essa sentença
Na conclusão, faltou tu detalhar melhor como o governo deve atuar e para que ele deve fazer mudanças
É legal vc ligar melhor os parágrafos tb pra o entendimento mais fluido.
Por fim, acredito que apenas algumas mudanças estruturais podem te garantir uma nota muito boa.
Espero ter ajudado. Sucesso!!
See lessTema Implicações da deficiencia nas escolas regulares. Tema de concurso da banca FUNDEP, não é enem. Corrija que eu corrijo de volta. Conto com sua ajuda.
taynelc
C1: Foi apresentada mais de uma problemática em cima do tema proposto, e apresentada uma tese a ser defendida. O objetivo da sua introdução foi alcançado. Citar a lei para reforçar sua tese é um ponto forte, pois mostra domínio sobre o assunto proposto. C2: O parágrafo dois está muito bom, conciso,Leia mais
C1: Foi apresentada mais de uma problemática em cima do tema proposto, e apresentada uma tese a ser defendida. O objetivo da sua introdução foi alcançado. Citar a lei para reforçar sua tese é um ponto forte, pois mostra domínio sobre o assunto proposto.
C2: O parágrafo dois está muito bom, conciso, direto e apresenta bons argumentos. Mas vale salientar, que o termo correto para pessoas com deficiência é ‘PCD’, e quando é uma deficiência ou alteração cognitiva diz-se ‘pessoas neuro divergentes’. É de extrema importância usar a nomenclatura correta para cada tipo de deficiência no caso da sua redação, pois demonstra domínio sobre o que está sendo dito, e não é generalista.
C3: O terceiro parágrafo tá bem elaborado, a citação sobre Vygotsky tem ideias bem parecidas às de Paulo Freire. Diria que agregaria na redação um pensador e educador brasileiro, reconhecido mundialmente por esses mesmos princípios, já que o problema também é brasileiro. Não vejo isso como uma ‘falta’ e sim como um adicional. Perspectivas sociais de pensadores do meio citado/proposto dá uma alusão ao leitor de maior domínio do conteúdo por parte do escritor/apresentador de ideias.
C4: Como foi citado pelas meninas, nota-se uma dificuldade da resolução da problemática apresentada, pareceu simplório a forma como discorreu o assunto, como se deixasse a entender que o problema é ‘fácil’ de resolver, e basicamente atribuiu toda resolução deum problema complexo a tecnologia ou aparatos tecnológicos, o que acaba desumanizando de certa forma o problema e terceirizando a resolução do mesmo as maquinas, houve uma discrepância de ideias, no começo fala que devesse tratar com mais humanidade o problema, e depois, diz que a resolução mais eficaz é o uso de máquinas.
Conclusão: O texto foi bem redigido, tem boas colocações, bons argumentos, o único problema real foi a conclusão. Mas você escreveu bem, e demonstrou autoridade no assunto.
Parabéns!
See lessFora da realidade
taynelc
Olha, de forma geral sua redação quase não atende aos pré-requisitos de uma dissertação argumentativa, a não ser a quantidade de linhas que geralmente é 15, tá faltando MUITA informação. Não existe uma tese apresentada no primeiro parágrafo pra que exista uma ideia a ser trabalhada em cima dela e asLeia mais
Olha, de forma geral sua redação quase não atende aos pré-requisitos de uma dissertação argumentativa, a não ser a quantidade de linhas que geralmente é 15, tá faltando MUITA informação.
Não existe uma tese apresentada no primeiro parágrafo pra que exista uma ideia a ser trabalhada em cima dela e assim defende-la.
No mínimo sua introdução deveria conter uma tese com duas problemáticas pra serem discorridas durante o texto. Uma no primeiro parágrafo de desenvolvimento, e uma no segundo.
A conclusão é pra apresentar uma possível proposta de resolução pros problemas que você apresentou.
Você problematizou uma situação mas não apresentou uma solução pra ela, apenas apresentou os fatos de forma direta, a sua conclusão é um resumo da sua ideia, mas tem que ir mais fundo nisso.
Existem erros de concordância, e domínio da norma culta exigida como padrão nas redações.
O termo “geração Z” deveria estar com aspas, já que é um termo não oficial, mas aspas únicas, assim: ‘geração Z’, já que não se trata de uma citação, e logo mais deveria vir com a explicação do termo.
No entanto percebe-se uma boa capacidade de analisar e formar ideias sobre problemas, só precisa desenvolver mais a escrita e saber expressar através dela suas ideias. <3
See lessGarimpo Ilegal no Brasil.
taynelc
C1: Você se colocou muito bem na sua introdução ao citar a constituição, é um bom inicio, você apresentou uma crítica e desenvolveu bem ela, ainda deixou claro sua visão de quem é a culpa da problemática apresentada. Porém, no trecho "Entretanto, quando se observa a deficiência de medidas na luta coLeia mais
C1: Você se colocou muito bem na sua introdução ao citar a constituição, é um bom inicio, você apresentou uma crítica e desenvolveu bem ela, ainda deixou claro sua visão de quem é a culpa da problemática apresentada. Porém, no trecho “Entretanto, quando se observa a deficiência de medidas na luta contra o “Garimpo ilegal”, verifica-se que esse preceito é constatado na teoria e não desejado na pratica.” Você não evidenciou o “quem?” da questão, antes do ponto. Quem não deseja que isso seja posto em prática? Isso tem que ficar evidenciado antes do ponto, ou, de apresentar outra ideia, ou dar seguimento a mesma.
C2: O uso do “Em primeiro plano” não está errado, ele serve justamente para evidenciar uma ideia, e é bom para iniciar um parágrafo de desenvolvimento. Mas eu trocaria o trecho “é necessário problematizar” por “evidencia-se que”, pois o “É necessário problematizar” também serve para evidenciar uma problemática. Tanto um quanto outro servem pra pôr uma ideia em evidencia, Porém no segundo quando você se coloca como “Em primeiro plano, evidencia-se que (…)” Você diz ao leitor que o fato mais importante do problema está sendo apresentado naquele momento, pois você definiu o ‘primeiro plano’ a problemática mais importante, e agora vai evidenciá-la.
No trecho: “(…) ocasionando contrariedades e configurando um cenário caótico.” Você deixa o leitor sem saber QUEM está deixando o cenário caótico, e sua crítica fica ‘perdida’ nas informações que foram apresentadas (E foram várias); O pecado desse paragrafo é a organização das informações apresentadas. Por exemplo “hierarquizando e marginalizando uma massa populacional” que massa populacional é essa? Depois fica evidente que está referindo-se aos povos originários da região.
Mas deve-se ficar evidente no momento citado, EX: “Os povos originários que habitam a região enfrentam situações de hierarquização e marginalização impostas pelos garimpeiros que ‘dividem’ o mesmo espaço, forçando-os a viver em situações de insalubridade, onde invadem seu local, a qual é definido por lei, Notam-se muitas doenças causadas pelo o mercúrio, substância utilizada na separação do o ouro, resultado da atividade dos garimpeiros, com a contaminação nos rios, a alimentação dos indígenas é afetada, já que os peixes são a base de sua dieta. Isso ocorre devido à lacuna na fiscalização.”
São as mesmas informações, porém organizadas de forma mais assertiva e coesa.
O “diversas divergências” pode deixar um espaço vago na interpretação do leitor, o ideal nesse caso seria “conflito de interesses”.
O trecho: “Assim, percebe-se a falta de fiscalizações alavancadas por diversas divergências no âmbito dos garimpeiros” também é vago, que divergências? Quem está evolvido diretamente com essas divergências? Abrir e fechar pontos significa muitas vezes ‘isolar’ ideias, que por sua vez, precisam ficar claras dentro da proposta apresentada entre eles.
Citação é importante, mas a forma que foi citada, dá a entender que o filme é baseado em uma realidade social real vivida no local indicado, quando não é. Então é importante deixar claro que o filme faz uma alusão a realidade, e pode ser usado para que as pessoas tenham uma ideia do quão prejudicial é o garimpo na região para os povos nativos e os próprios garimpeiros.
O trecho: “pecaminoso e inadequado, geradas pelas condutas inconvenientes, gerando uma mazela sem princípios e imoral frentes a esses obstáculos.”
Pode ser substituído por “pecaminoso e inadequado. Essas condutas inconvenientes geram uma mazela sem princípios e são imorais frente a esses obstáculos.”
O termo “Vexaminoso” vem muito de ideal pessoal, então nesse caso, não seria ideal, porém não creio que esteja errado… Mas pode ser substituído por “lamentável, que apesar de ser também um ideal pessoal, diante das ideias apresentadas, é de senso comum que entende-se como realmente lamentável.
C3: Existem erros ortográficos e de coesão, de organização e de veracidade de fatos apresentados, sem nenhum respaldo ou fonte.
No seu trecho inicial você que o promotor do problema é a negligência do estado, quando, na verdade o garimpo ilegal é promovido por empresas privadas, a negligencia estatal é um dos agravantes da questão. Quando você diz que o estado “promove” algo, você esta também dizendo que a culpa, ou, financiamento, provém do mesmo. Seria mais interessante, para não comprometimento da veracidade das suas ideias, apresentar o estado como um agravante, e não como total culpado. Ao fazer essa afirmação você se contradiz com seu primeiro desenvolvimento, já que falou dos garimpeiros, ou é um ou é outro. A forma de apresentação da problemática não está em ‘cadeia’ como é o esperado, está direcionando culpas em cada paragrafo e repetindo soluções que estão sempre presentes em todas redações. Como: Políticas publicas para publico X e Y; Ineficácia estatal; Conscientização: Punições Severas; etc.
No mesmo trecho você inicia outro assunto, que claramente poderia ser colocado na introdução, ou, primeiro desenvolvimento, já que citações históricas são geralmente abordadas no começo ou para reafirmar algo, como você fez, porem ficou confuso, já que sua tese não esta bem definida e detalhada como pede os padrões. É culpa do estado? Do Garimpo/Garimpeiro? Da falta de conscientização? Da ganância? Ganância de quem? São questões que devem ficar claras ao apresentar sua tese.
Você usou muitas afirmações mas não citou os dados dessas informações que afirmou, então você ‘peca’ um pouco quando trata-se de veracidade de informações, já que trouxe a tona muitos pontos, mas não desenvolveu tanto nenhum deles. Eu sugeriria, escolher no máximo três e trabalhar bem em cima deles, ao invés de vários, como foi feito.
C4: Bom, na sua conclusão você apresentou sim uma proposta de resolução do problema, mas a mesma proposta foi citada nos parágrafos anteriores de forma indireta. Apresentou mais problemáticas, no paragrafo que deveria apresentar soluções. As soluções apresentadas são repetitivas na maioria das redações, como por exemplo: redirecionamento de verba, conscientização social, e okay, estão certas também, mas é abrangente demais, sugiro escolher um caminho, um exemplo claro de caminho para sua própria resolução seria usar mídias sociais como meio de conscientização massiva desse problema, outra seria, a inserção de uma cartilha educacional obrigatória que envolva conscientização por meio da educação escolar infantil para que os futuros cidadãos do país mudem a perspectiva, e vejam a importância da preservação da cultura e dos povos originários como um todo.
Também percebe-se no seu texto uma repetição de palavras, o que torna a leitura cansativa, e o uso da palavra “habitat” para se referir ä povos indígenas não é correta. Habitat é um termo que se refere ao ambiente natural onde vivem determinadas espécies de animais ou plantas. Os povos indígenas são seres humanos que possuem culturas, línguas, histórias e modos de vida próprios. Eles não são parte da natureza, mas sim sujeitos que interagem com ela de forma diversa e complexa. Portanto, usar a palavra habitat para se referir aos territórios indígenas é uma forma de desumanizar e invisibilizar os povos originários, negando sua identidade e seus direitos.
Conclusão final: Você tem boas ideias, tem muito argumento e opiniões formadas, o que indica um senso critico apurado. Mas, quando se trata de organizar as ideias você deixa a desejar.
Creio que se continuar escrevendo isso será aperfeiçoado com o tempo e a prática.
ESTOU ABERTA A CRITICAS E CORREÇÕES DAS MINHAS REDAÇÕES. Agradeço desde já!
See lessO Desaparecimento de Pessoas em ênfase no Brasil
taynelc
ESTRUTURAÇÃO: Ótima, cumpre com as demandas de uma redação padrão. ESCRITA: Muito boa, uso coerente das palavras, leitura fácil, passa com clareza a proposta definida. INTRODUÇÃO: Boa demais, apresentou o problema do tema de forma clara, e evidenciou fatos. C2: Apresentou novamente fatos comprovadosLeia mais
ESTRUTURAÇÃO: Ótima, cumpre com as demandas de uma redação padrão.
ESCRITA: Muito boa, uso coerente das palavras, leitura fácil, passa com clareza a proposta definida.
INTRODUÇÃO: Boa demais, apresentou o problema do tema de forma clara, e evidenciou fatos.
C2: Apresentou novamente fatos comprovados e conseguiu mostrar uma possível resolução do problema. Ao fazer a citação esqueceu das aspas no termo “Zumbi”, como é uma citação isso se faz necessário.
C3: Não era necessário usar o ‘Em suma’, já que esse termo serve pra evidenciar algo importante, como indicar uma síntese ou resumo do que já foi escrito (isso foi feito), no entanto, foi adicionado mais informações, então realmente não caberia no inicio do paragrafo, também pode ser usada para indicar uma conclusão sobre algo, mas a “conclusão” apresentada por esse termo ficou parecendo apenas uma indicação/amostra de dados. Já o uso do mesmo termo no final do parágrafo está correto, pois evidencia uma solução para o problema.
A palavra busca está empregada corretamente em número, no entanto seria interessante tratar a ultima frase de forma mais geral, como se trata de um problema social.
EX: Sendo assim, é de suma importância que instituições de segurança governamentais unam forças com as famílias dos desaparecidos, para que os procedimentos de buscas alcancem o êxito desejado.
Obs: Coloquei “procedimentos de buscas” pois subentendesse que existirá mais um tipo de procedimento, o que cabe com a proposta de unir forças entre as instituições de segurança e a sociedade como família.
C4: Foi apresentada uma solução concisa e de acordo com o tema. Portanto, de acordo com a descritiva da redação, usou-se o singular como o ‘Amarildo’ Citado, fosse o principal foco, não apenas um exemplo. quando se escreve “Assim, deve ser feito o repasse de verbas que serão utilizadas para o treinamento mais eficiente dos órgãos responsáveis pela segurança da população, que atuarão com o registro e coleta de informações, investigações, monitoramento e apoio aos familiares, maximizando as chances de encontrar em segurança a pessoa que desapareceu” Você -pode- deixar a desejar, pois quando se fala de um problema social em escala, como o tema proposto, é indicado usar o plural, embora a concordância na sua escrita esteja correta. Uma dica nesse caso é usar ” maximizando as chances de encontrar em segurança as pessoas desaparecidas” pois o leitor entende o problema de forma geral, em escala maior, embora o significado seja o mesmo.
O uso da palavra “Ademais” apesar de correta, se enquadra num padrão muito grande de redações já feitas, isso dá sensação de “cópia” e repetição de padrões, os corretores estão acostumados com esse termo, assim como vários outros usados em esqueletos de redações, apesar de não ser uma cópia, para o corretor com cérebro extremamente ‘cansado’ de ler o termo varias vezes, torna-se “mais uma”, apesar das excelentes ideias apresentadas.
CONCLUSÃO FINAL: Sua redação é muito boa e sua escrita coerente, mas faltou um toque seu como citado anteriormente. Sinto-me lendo um artigo jornalístico. Após o “o Banco de Dados de Pessoas Desaparecidas deve ser aperfeiçoado e divulgado nas mídias sociais (….)” Você poderia explicar o porquê da importância das redes sociais nessa tarefa de forma impessoal, porém citando coisas como o numero de usuários nas redes sociais que é muito alto, e o governo federal, assim como as instituições de busca precisam estar inseridas nessas redes para o maior alcance de divulgações.
Sua redação é boa, você tem uma escrita ótima, e é coerente na apresentação de ideias. Um pouco impessoal, mas daria uma ótima jornalista.
Estou aberta a criticas, se puder avaliar minha redação e as próximas, serei grata <3
See lessDesafios para combater o desaparecimento de pessoas no Brasil
taynelc
Sua escrita está coesa, no entanto, ao meu ver, parece faltar aprofundamento no assunto. E existe um "clichê" . Pode-se dizer assim, em redações, que é basicamente o esqueleto, o mesmo texto com os temas sendo encaixados nele. Torna-se perceptível para o leitor esse padrão, imagino que para o corretLeia mais
Sua escrita está coesa, no entanto, ao meu ver, parece faltar aprofundamento no assunto. E existe um “clichê” . Pode-se dizer assim, em redações, que é basicamente o esqueleto, o mesmo texto com os temas sendo encaixados nele. Torna-se perceptível para o leitor esse padrão, imagino que para o corretor como avaliador não deve ser diferente. Termos como “Ademais”; “A priori” estão sendo usados de forma massiva em muitas redações. Também há um problema estrutural na organização dos parágrafos, fora isso, se continuar assim o 1000 vem fácil, como citado acima.
See less