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Os efeitos da poluição sonora nos centros urbanos brasileiros.
Le.Le.Lê
Olá! Receio que essa estrutura pareça muito "coringa". Sabe aqueles modelos que dá pra encaixar em qualquer tema? Se o corretor não notar, tudo bem. E se ele notar... Bem, não há nenhum critério que desconte pontos por causa de "modelo coringa", desde que a redação não se torne incoerente ou abordeLeia mais
Olá! Receio que essa estrutura pareça muito “coringa”. Sabe aqueles modelos que dá pra encaixar em qualquer tema? Se o corretor não notar, tudo bem. E se ele notar… Bem, não há nenhum critério que desconte pontos por causa de “modelo coringa”, desde que a redação não se torne incoerente ou aborde o tema de modo incompleto.
C1: G R A M Á T I C A 200/200
Último parágrafo: “compete ao Ministério das Comunicações, cujo dever é administrar os meios de comunicações no território nacional, *orienta* a população acerca dos perigos da poluição do som e maneiras de *evitar*”
=> orientar
=> evitar …? (o quê?)
Você repetiu muitas vezes “poluição sonora”, “poluição do som”, o texto não ficou tão rico no que concerne a palavras do eixo temático.
C2: ESTRUTURA, COMPREENSÃO DO TEMA E REPERTÓRIO PERTINENTE 80/100
A estrutura dissertativo-argumentativa está correta.
Porém, senti que o tema não foi abordado com profundidade e que os repertórios não foram suficientemente conectados ao assunto.
Preste atenção na frase temática: “Os efeitos da poluição sonora nos centros urbanos brasileiros.”
Você não comentou os “efeitos” e não citou os “centros urbanos” em nenhum momento, só repetiu a expressão “poluição sonora” sem, entretanto, abordar seu sentido e argumentar sobre isso.
Receio que tenha se aproximado de tangenciar o tema.
C3: PROJETO DE TEXTO E COERÊNCIA 120/200
Projeto de texto presente e adequado:
– tópicos frasais e conclusão dos parágrafos;
– retomada, na conclusão, da contextualização usada na introdução.
Continue mantendo esses pontos.
Coerência: a sua abordagem pareceu não ser bem relacionada à poluição sonora. Você não conectou muito bem o papel do governo e da mídia com o problema. Pareceu que você apenas descreveu, de forma geral, o que o governo e a mídia deveriam fazer, mas não em relação à problemática especificamente. Faltou aprofundamento e análise.
C4: C O E S Ã O 200/200
Uso diversificado de recursos coesivos e conectivos.
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 200/200
Completa, com os cinco elementos: ação, agente, detalhamento, meio e finalidade.
Nota final (na minha opinião): 800/1000
É uma ótima redação, mas pareceu desconexa da frase temática.
See lessContinue treinando e aperfeiçoando sua escrita, você tem potencial!
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Le.Le.Lê
Olá! Seu texto está ótimo. Tenho apenas alguns apontamentos gramaticais. Entretanto, você não teria um desconto significativo na nota por não haver repetição de erros. C1: G R A M Á T I C A 180/200 P1: "o culto ao corpo, à perfeição e aos ideais atléticos *levavam* os indivíduos" O verbo refere-se aLeia mais
Olá! Seu texto está ótimo. Tenho apenas alguns apontamentos gramaticais. Entretanto, você não teria um desconto significativo na nota por não haver repetição de erros.
C1: G R A M Á T I C A 180/200
P1:
“o culto ao corpo, à perfeição e aos ideais atléticos *levavam* os indivíduos”
O verbo refere-se ao sujeito “o culto ao corpo, …”, portanto, deve ser conjugado no singular.
=> o culto […] levava os indivíduos
Ao escrever uma sigla pela primeira vez no texto, é recomendável que você escreva o nome completo. No decorrer do restante do texto, será possível utilizar somente a sigla.
=> O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Certa vez, recebi o conselho de que, no ENEM, é preferível evitar a expressão “e/ou”, optando somente por uma delas.
Você repetiu a palavra “atípicos” ou “atípicas” três vezes, opte por sinônimos, hiperônimos e hipônimos para demonstrar sua riqueza de vocabulário. Exemplo: portadores de síndromes.
P3: “De acordo com” é uma expressão prolixa (mais longa do que o necessário)
=> Segundo; Consoante; Conforme …
C2: E S T R U T U R A E R E P E R T Ó R I O 200/200
A estrutura dissertativo-argumentativa foi seguida corretamente. O repertório foi pertinente.
C3: C O E R Ê N C I A E P R O J E T O 200/200
Ótimo! Você antecipou os argumentos na introdução, fez tópicos frasais e conclusões em cada parágrafo e retomou, na conclusão, a contextualização abordada na introdução. A sua proposta de intervenção foi pertinente com o desenvolvimento (soluciona os problemas que você apontou).
C4: C O E S Ã O 200/200
Diversificado uso de recursos coesivos e conectivos.
C5: P R O P O S T A 200/200
Os cinco elementos exigidos (ação, agente, meio, detalhamento e finalidade) estão presentes em pelo menos uma das propostas de intervenção.
Eu não sou corretora oficial, então posso ter deixado algo passar, mas creio que sua redação está muito boa. Para mim, sua nota seria 900+
See lessParabéns!!
Continue escrevendo e aprimorando seu talento ^^
Os desafios enfrentados pelos portadores de autismo e TDAH no Brasil
Le.Le.Lê
Olá! Você quis escrever uma redação sobre o mesmo tema? Vou te dar algumas dicas, então. A sua introdução ficou muito vaga. Não ficou claro qual é o assunto do qual você vai falar. Lembre-se de trazer palavras que remetam ao tema e de antecipar os argumentos que você discutirá no decorrer do desenvoLeia mais
Olá! Você quis escrever uma redação sobre o mesmo tema?
See lessVou te dar algumas dicas, então.
A sua introdução ficou muito vaga. Não ficou claro qual é o assunto do qual você vai falar. Lembre-se de trazer palavras que remetam ao tema e de antecipar os argumentos que você discutirá no decorrer do desenvolvimento. Esses dois pontos ajudam, respectivamente, na competência 2 (compreensão do tema) e 3 (projeto de texto).
Termos como “inversão de valores” e “inversão de papéis” ficaram soltos, vagos, carentes de sentido. Ao usar expressões assim, explique-as, pois o corretor não vai se esforçar para decifrar o que você estava pensando.
Recomendo que procure redações nota 1000 para ler e se inspirar! Muitos dos estudantes que gabaritaram essa prova nos últimos anos disponibilizaram seus textos em um projeto chamado “Redamil”.
Bons estudos!
As crescentes estatísticas de ISTs em jovens brasileiros
Le.Le.Lê
Olá, Maite! É sempre bom detalhar o autor/pensador/filósofo que você traz. Isso porque essa pessoa está servindo para enriquecer a sua argumentação, deixá-la mais forte, então faz todo sentido que você detalhe a autoridade dessa pessoa, o porquê de ela ser importante na temática. Não precisa ser muiLeia mais
Olá, Maite! É sempre bom detalhar o autor/pensador/filósofo que você traz. Isso porque essa pessoa está servindo para enriquecer a sua argumentação, deixá-la mais forte, então faz todo sentido que você detalhe a autoridade dessa pessoa, o porquê de ela ser importante na temática. Não precisa ser muito longo, por vezes basta: “O filósofo contratualista Thomas Hobbes”, “a escritora brasileira Djamila Ribeiro”.
See lessTema: Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças (ENEM PPL 2019)
Le.Le.Lê
Olá! Sobre os seus comentários: Eu consegui encaixar em 27 linhas, ficou legível. Eu tentei antecipar os argumentos do desenvolvimento na introdução: "Entretanto, a inserção precoce nos espaços virtuais tem trazido desafios (D1) à efetivação dessas normas. Nesse cenário, é indispensável que responsáLeia mais
Olá! Sobre os seus comentários:
Eu consegui encaixar em 27 linhas, ficou legível.
Eu tentei antecipar os argumentos do desenvolvimento na introdução:
“Entretanto, a inserção precoce nos espaços virtuais tem trazido desafios (D1) à efetivação dessas normas. Nesse cenário, é indispensável que responsáveis e educadores instruam os menores (D2) para que a informática seja utilizada de modo positivo (D3).”
A primeira frase de cada um dos meus parágrafos de desenvolvimento é um tópico frasal.
1. “É preciso observar, em primeiro lugar, os riscos inerentes à ‘navegação na web’.”
2. “Diante disso, ressalta-se a importância do acompanhamento da família quando seus membros de idade tenra acessam mídias digitais.”
3. “Entretanto, não basta proibir o uso de tecnologias da informação.”
“Ante o exposto” não atua como um conectivo no último parágrafo?
Obrigada pelo esforço em corrigir minha redação :-)
See lessTema: Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças (ENEM PPL 2019)
Le.Le.Lê
Olá! Eu fiz a introdução mais curta pois estava com receio de exceder o número de linhas máximo. Eu pensei que a antecipação dos meus argumentos estivesse clara na introdução, nesse trecho: "Entretanto, a inserção precoce nos espaços virtuais tem trazido desafios à efetivação dessas normas. Nesse ceLeia mais
Olá! Eu fiz a introdução mais curta pois estava com receio de exceder o número de linhas máximo. Eu pensei que a antecipação dos meus argumentos estivesse clara na introdução, nesse trecho: “Entretanto, a inserção precoce nos espaços virtuais tem trazido desafios à efetivação dessas normas. Nesse cenário, é indispensável que responsáveis e educadores instruam os menores para que a informática seja utilizada de modo positivo.”
No D1 eu falei dos desafios, no D2 eu abordei a responsabilidade dos adultos e no D3 eu expliquei de que modo a informática poderia ser positiva.
Sobre inserir o tema na introdução:
“a inserção precoce nos espaços virtuais” => uso de tecnologias digitais por crianças
Eu usei palavras da temática ao longo da introdução, como “criança”, “menores”, “informática”, comentei sobre o modo de utilização dessas tecnologias…
Realmente, faltou usar as palavras (ou algo que remeta a elas): “combate” e “indiscriminado”.
Eu consegui escrever ela em 30 linhas… Na realidade, em 27 kkk
Porém, admito que demora mais para elaborar três parágrafos com tópico frasal e conclusão, eu também recomendo optar por 2 parágrafos de desenvolvimento (mas isso não é uma regra).
Obrigada pela correção :-)
See lessVida Urbana no século XXI: A cidade é para todos?
Samuel1818
Continuação... Desconsidere o 200 na C4 C4- 180pts; [...] ‘Não obstante’ é mal empregado. C5- 160pts; Nenhuma das duas propostas de intervenção está completa. Veredito: C1- 160pts C2- 200pts C3- 160pts C4- 180pts C5- 160pts Nota final: 860 Se apenas uma das duas propostas estivesse com os cinco elemLeia mais
Continuação… Desconsidere o 200 na C4
C4- 180pts;
[…] ‘Não obstante’ é mal empregado.
C5- 160pts;
Nenhuma das duas propostas de intervenção está completa.
Veredito:
C1- 160pts
C2- 200pts
C3- 160pts
C4- 180pts
C5- 160pts
Nota final:
860
Se apenas uma das duas propostas estivesse com os cinco elementos, você fecharia 900.
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Samuel1818
Olá, Júlia! Não sou corretor, então vou corrigir com base nos meus conhecimentos. Parabéns pelo texto! Coloquei sua redação num corretor ortográfico e ele contou 361 palavras, está ótimo (se sua letra for média-grande), mantenha o padrão. Enfim, vamos para a correção: C1- 160pts; Apresenta bom domínLeia mais
Olá, Júlia!
Não sou corretor, então vou corrigir com base nos meus conhecimentos.
Parabéns pelo texto! Coloquei sua redação num corretor ortográfico e ele contou 361 palavras, está ótimo (se sua letra for média-grande), mantenha o padrão. Enfim, vamos para a correção:
C1- 160pts;
Apresenta bom domínio da norma culta, mas há erros visíveis, como:
•(1° parágrafo, linha 3) ”arquitetônicos, que desencorajassem”, não pode iniciar período com pronome oblíquo. Troque o ‘que’ por ‘os quais’ ou tire essa vírgula.
•(1° parágrafo, linha 5) “esta prática é denominada uma forma de”, há 2 erros aí: o termo ‘esta’ deve ser usado quando AINDA VAMOS citar algo, mas você quis fazer uma referência à prática JÁ citada ANTERIORMENTE, deveria utilizar ‘essa’; o outro erro é a ausência da palavra ‘como’ antes do artigo ‘uma’.
•(3° parágrafo, linha 5) “Sob esta ótica”, novamente o ‘esta’ no lugar de ’essa’. O certo é ‘Sob ESSA ótica’ porque você quer expressar sobre o parágrafo ANTERIOR, e não uma ideia nova que virá pela frente.
•(4° parágrafo, linha 6) “Não obstante”, esse conectivo expressa a ideia de contradição, significando “Apesar de”, ou seja, traz oposição a uma outra ideia. Troque por ‘Além disso’ ou ‘Outrossim’.
•(4° parágrafo, linha 7) “as grandes mídias em conjunto com o Ministério da Educação devem”, ausência de vírgulas depois de ‘mídias’ e antes de ‘devem’.
C2- 200pts;
Você segue a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo e reforça suas ideias com repertórios socioculturais pertinentes, valorizando a escrita.
C3- 160pts;
Está coeso e coerente, mas senti falta do tópico frasal no 2° parágrafo. Você também poderia ter aprofundado um pouco mais.
C4- 200pts;
See lessOs elementos coesivos (sinônimos, conectivos) estão muito bem dispostos e dando uma sequenciação lógica a sua redação, mas o ‘Não obstante’
Mundo real versus mundo virtual: deve haver limites entre ambos?
Samuel1818
Olá, Marjorie! Não sou corretor, então vou corrigir com base nos meus conhecimentos. Comentários: Ótima redação, você soube distribuir suas ideias na estrutura de um texto dissertativo-argumentativo de forma coerente, mas há erros visíveis. Coloquei no corretor ortográfico e ele contou 375 palavras,Leia mais
Olá, Marjorie!
Não sou corretor, então vou corrigir com base nos meus conhecimentos.
Comentários: Ótima redação, você soube distribuir suas ideias na estrutura de um texto dissertativo-argumentativo de forma coerente, mas há erros visíveis. Coloquei no corretor ortográfico e ele contou 375 palavras, está bom assim, mantenha o padrão.
C1- 140pts;
Sua ortografia é muito correta, porém, senti falta de complexidade gramatical e encontrei alguns erros (muitos no 4° parágrafo), como:
•(Linha 7, 1° parágrafo)- “vivem mais o mundo virtual, do que o mundo real”, essa vírgula não existe;
•(Última linha, 3° parágrafo)- “veem na internet, pode ser danoso a saúde mental”, aqui há 2 erros: essa vírgula não existe, bem como a falta de crase antes de ‘saúde mental’;
•(Linha 3, 4° parágrafo)- “por meio campanhas de conscientização”, faltou a preposição ‘de’ depois de ’por meio’;
•(Linha 5, 4° parágrafo)- “a respeito das consequências dos comentários hostis e a importância”, você utilizou ‘das’ para ’consequências’, ok, mas usou ’a’ para ’importância’. Erro de concordância, troque esse ’a’ por ’da’;
•(Linha 6, 4° parágrafo)- “Além disso, se faz imperioso”, esse ’se’ não pode iniciar uma frase porque é pronome oblíquo, então deve ocorrer ênclise e o pronome ir para a frente do verbo, ficando ‘faz-se’;
•(Linha 8, 4° parágrafo)- “quanto a realidade que vivem”, aqui há 2 erros: esse ‘a’ é craseado e faltou a preposição ’em’ para ficar ’em que vivem’;
•(Última linha, 4° parágrafo)- Erro de ortografia que muitas pessoas cometem. Não é ‘psicólogo’, é ‘psicológico’.
Essas “besteirinhas” elevariam sua nota da C1 para, no mínimo, 160pts, pois, como eu disse, há falta de complexidade gramatical. Depois de aprender a corrigir esses erros mais básicos que destaquei, estude inversão sintática.
C2- 200pts;
Você segue muito bem a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo e dispõe de uma boa base argumentativa, trazendo repertórios socioculturais (Black Mirror, Hannah Arendt e Clarice Lispector) pertinentes que fortalecem sua tese acerca do tema.
C3- 160pts;
Há um bom projeto de texto e seleção dos fatos, os quais trazem coesão e coerência para sua redação. Entretanto, senti falta de aprofundamento.
C4- 200pts;
Você desfruta muito bem dos elementos coesivos e utilizou uma gama de conectivos ao longo do texto, interligando o que você quis trazer. Isso gera uma sequência lógica à dissertação.
C5- 160pts;
Analisando sua proposta de intervenção I:
Agente: usuários (40)
Ação: criar um ambiente virtual mais saudável para todos (40)
Meio: campanhas de conscientização (40)
Detalhamento: a respeito das consequências dos comentários hostis e a importância de ser gentil na internet (40)
Finalidade: ???
Analisando sua proposta de intervenção II:
Agente: influencers (40)
Detalhamento: — criadores de conteúdo que exercem grande influência sobre o público — (40)
Ação: sejam mais sinceros quanto a realidade que vivem (40)
Modo/Meio: ???
Finalidade: ???
Como nenhuma das propostas está completa, você não fecha 200 na C5. Basta fazer uma com os cinco elementos, cada elemento vale 40.
Veredito:
C1- 140
C2- 200
C3- 160
C4- 200
C5- 160
Nota final:
860
Parabéns pela nota. Por conta da ausência da FINALIDADE na sua proposta de intervenção I, você não fechou os 900, mas está no caminho certo, Marjorie. Continue praticando, estude mais a gramática e sempre use os cinco elementos na conclusão (a C5 é a mais fácil de gabaritar). Com essas correções, tiraria 160 na C1 e 200 na C5, além da sua nota subir para 920.
Espero ter ajudado!
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Samuel1818
Olá, Vinícius! Não sou corretor, então vou corrigir com base na minha experiência e nos meus conhecimentos. Comentário: Excelente redação, parabéns! Você construiu um ótimo texto no modelo dissertativo-argumentativo. Tudo bem que coube na folha, porém coloquei no corretor ortográfico e ele contou 52Leia mais
Olá, Vinícius!
Não sou corretor, então vou corrigir com base na minha experiência e nos meus conhecimentos.
Comentário: Excelente redação, parabéns! Você construiu um ótimo texto no modelo dissertativo-argumentativo. Tudo bem que coube na folha, porém coloquei no corretor ortográfico e ele contou 520 palavras… Cara, isso é MUITA COISA! Eu escrevo 420 palavras no sufoco, e olha que minha letra é pequena. Tente manter no máximo 3 linhas de diferença de um parágrafo para o outro, pois você traz uma introdução pequena para uma conclusão muito grande, isso peca na coesão e coerência. Enfim, vamos para a correção:
C1- 200pts; Demonstrar domínio na norma culta.
Ortografia e gramática impecáveis.
C2- 200pts; Compreender a proposta de intervenção.
O modelo dissertativo-argumentativo é seguido, e você traz repertórios socioculturais que fortalecem seus argumentos.
C3- 160pts; Coesão e coerência.
Você demonstra que possui ampla base argumentativa e projeto de texto, todavia, como dito antes, é uma produção muito grande. Evite períodos muito longos e seja mais direto.
C4- 120pts; Uso dos conectivos.
Estou sentindo falta de conectivos no seu texto. Cadê “Em primeiro lugar”, “Em segundo lugar”, “Entretanto/Contudo/Todavia/No entanto”, “Sob essa ótica”, “Sob esse viés”, “Outrossim”, “Dessarte/Destarte”, “Dessa forma”, “visto que/uma vez que”, “Ademais”, “Nessa perspectiva”, etc.?
Apenas observei esses: “Uma análise”, “assim como”, “De acordo com”, “Nesse sentido”, “Além”, “Segundo”, “Diante disso” e “Assim”.
Os conectivos são utilizados para interligar os parágrafos e as orações, a fim de dar uma sequenciação lógica à redação. Eu dou 120pts, mas algum corretor poderia dar apenas 80pts e, tirando a média, temos 100pts (mas deixei 120). Use e abuse de conectivos no seu texto, a C4 é uma das mais fáceis de gabaritar.
C5- 200pts; Proposta de intervenção.
Sua proposta de intervenção I fechou os cinco elementos, a saber:
•Agente- Ministério da Justiça (40).
•Modo- parceria com ONGs e empresas privadas (40).
•Ação- deve liderar programas de prevenção à criminalidade, focando na capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade (40).
•Detalhamento- oferecendo treinamento técnico e tecnológico, visando à inserção imediata no mercado de trabalho (40).
•Finalidade- reduzir a criminalidade nas áreas urbanas mais críticas (40).
Veredito:
C1- 200
C2- 200
C3- 160
C4- 120
C5- 200
Nota final:
880
Sua redação está no padrão 940+ com certeza, parabéns por isso, mas como eu disse anteriormente, há uma carência em conectivos (campo obrigatório na C4), o que rendeu -80 pontos no seu texto e elevaria a nota para 960.
Você já sabe a estrutura completa, não há o que ensinar, sugiro apenas: escrever menos (reduzir entre 80-140 palavras) para melhorar na coerência pedida pela C3 e utilizar conectivos (que eu tenho certeza que você sabe) para subir essa C4. No mais, parabéns pela ótima escrita.
Espero ter ajudado!
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