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Como é possível acabar com os desafios da valorização da Herança africana no Brasil?
Le.Le.Lê
Olá! Vou fazer alguns comentários, espero que eles te ajudem nas próximas vezes em que for escrever redações! Depois disso, colocarei uma estimativa de nota para o seu texto. ⏺️ INTRO C1) Constituição se inicia com letra maiúscula. "o mesmo" não pode ser usado como pronome, ou seja, para retomar o sLeia mais
Olá! Vou fazer alguns comentários, espero que eles te ajudem nas próximas vezes em que for escrever redações! Depois disso, colocarei uma estimativa de nota para o seu texto.
⏺️ INTRO
C1) Constituição se inicia com letra maiúscula.
“o mesmo” não pode ser usado como pronome, ou seja, para retomar o substantivo “Estado”.
C2) Eu sei que todos recomendam colocar as palavras da frase temática na introdução, mas não basta apenas “jogar” o tema no meio da introdução (“desafios da valorização da herança africana no Brasil”).
Deixe os exemplos para o desenvolvimento (“visto os casos de racismo apenas por pessoas praticarem uma religião de matriz africana, por exemplo”).
C3) O parágrafo está meio incoerente, as ideias não estão suficientemente encadeadas umas às outras.
A seguir, eu apresento as ideias presentes na sua introdução.
A Constituição garante à sociedade os direitos ➜ O Estado não tem cuprido sua função ➜ existe racismo ➜ isso é um problema.
Por mais que a conexão entre essas ideias (as setas) possam parecer claras na sua mente, elas precisam estar escritas com clareza. O corretor não pode presumir o que você quis dizer.
C4) “Portanto, deve-se analisar os problemas gerados” (pelo quê?) A coesão não se faz somente com conectivos.
Sugiro trocar “Portanto” por “Assim”.
Sugestão de melhoria:
A Constituição Brasileira de 1988 garante à toda a sociedade o direito ao bem-estar. Entretanto, é nítido que os afrodescendentes não desfrutam plenamente dessa prerrogativa, por causa do racismo estruturado no país. Assim, é preciso analisar a falta de reconhecimento da cultura africana como um dos principais alicerces dessa grave problemática, com o objetivo de resolver tal impasse.
⏺️ D1
C2 e C3) Estude um pouco melhor a estrutura de um parágrafo de desenvolvimento. Pode ser, por exemplo:
Tópico frasal ➜ Argumento ➜ Repertório ➜ Reflexão ➜ Síntese
C4) Não há conectivos nesse parágrafo. As ideias ficam um pouco soltas.
Sugestão de melhoria:
Diante desse cenário, é nítido que a violência contra os negros é uma chaga que existe desde a época colonial. Isso porque, durante a escravidão, esses povos foram oprimidos pelos conquistadores portugueses, forçados a abandonar as suas culturas — por exemplo, seus hábitos e seus idiomas. Todavia, os escravizados resistiram, como pode ser exemplificado pelo ícone Zumbi dos Palmares, que lutou pela liberdade dos africanos. Dessa forma, essas pessoas contribuíram para a construção da identidade brasileira, e por isso, precisam receber o devido crédito.
⏺️ D2
C2) Faltou um tópico frasal, isso é, um breve resumo do seu principal argumento. Na verdade, você sequer argumentou nesse parágrafo. Ele ficou extremamente expositivo, o que quer dizer que você só explicou a música, mas não trouxe propriamente o seu ponto de vista. Lembre-se que o estilo de texto é dissertativo-argumentativo, você precisa aliar esses dois elementos, e o seu parágrafo foi predominantemente dissertativo.
C3) Não ficou clara a conexão entre
racismo ➜ negligência do Ministério da Cultura ➜ a herança africana não é valorizada ➜ ela é um ponto importante na história brasileira
Tente ir se fazendo perguntas ao longo do texto, como “Por quê?”, “Como isso ocorre?”.
C4) Evite a repetição de palavras, sobretudo no mesmo parágrafo. Estas foram as palavras que você repetiu:
“retrata”, “retratando”, “retrata”
“música”
“medo”
“cultura”
“preconceito”
“sociedade”
Sugestão de melhoria:
Ademais, há uma agressão simbólica contra os povos de origem africana que perpetua-se até a atualidade. Acerca disso, a música “Alright” de Kendrick Lamar retrata as dificuldades enfrentadas pelas pessoas negras para terem a sua cultura aceita, sofrendo por causa de estereótipos racistas. Nesse sentido, é visível que a herança africana não é devidamente valorizada no país, uma vez que seus representantes precisam, muitas vezes, esconder suas identidades por medo de retaliação. Logo, a sociedade necessita ter mais contato com as práticas desses povos originários, a fim de compreendê-las e respeitá-las.
⏺️ CONCLUSÃO
C1) Há alguns problemas ortográficos. Ler mais pode ajudar com isso.
C5) Na sua redação, há a presença de:
Agente: o Estado em apoio com o Ministério da Cultura
Detalhamento: sendo entidades com um poder expressivo e necessário para resolver este problema
Várias ações: Como por exemplo, promoverem eventos explicando sobre a importância da herança cultural africana, conversar com líderes de grupos culturais africanos como dos “quilombos contemporâneos”, além de destinar verbas para estes grupos que podem passar pela falta de recursos financeiros para se manterem
Faltou o meio e a finalidade.
Sugestão de reescrita:
Portanto, há uma necessidade premente de reverter os malefícios acima expostos. Nesse viés, o Estado, por meio do Ministério da Cultura — entidade com um poder expressivo e necessário para resolver essas mazelas —, deve promover eventos abertos ao público com a participação de líderes de grupos culturais africanos, com o intuito de divulgar a beleza da herança desses povos. Com a implementação dessa ação, os problemas descritos na música “Alright” serão mitigados rumo a um Brasil mais inclusivo, diverso e equitativo.
⏺️ NOTAS
C1) 100/200
C2) 100/200
C3) 80/100
C4) 80/100
C5) 120/100
Total: 480/1000
Dica: Leia algumas das redações nota mil dos anos anteriores. Busque pela apostila gratuita “Redamil”.
Continue treinando e aprimorando sua escrita. O aprendizado é uma jornada. Você colhe os frutos do seu esforço conforme vai aprendendo com seus erros. Boa sorte!
See lessEnem 2024 – Desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Le.Le.Lê
Olá! Espero que esteja bem! Vou dividir minha avaliação conforme os parágrafos. ⏺️ INTRO Senti falta de uma contextualização no início do seu texto. Normalmente não começamos "de cara" com nossa tese. Acho que teria ficado bacana iniciar com uma alusão histórica. Obs: Lendo o final do seu texto, euLeia mais
Olá! Espero que esteja bem!
Vou dividir minha avaliação conforme os parágrafos.
⏺️ INTRO
Senti falta de uma contextualização no início do seu texto. Normalmente não começamos “de cara” com nossa tese. Acho que teria ficado bacana iniciar com uma alusão histórica.
Obs: Lendo o final do seu texto, eu percebi uma retomada do modernismo, então eu supus que, na realidade, você tenha feito essa alusão mas não percebeu que ela foi cortada na hora de enviar a redação online. Menos mal!
Evite a repetição de palavras, sobretudo no mesmo parágrafo.
desafios => obstáculos
valorização => reconhecimento
Fora isso, sua introdução está ótima!
C1 nenhum erro gramatical ✔️
C2 compreensão do tema e do estilo dissertativo-argumentativo ✔️
C3 coerência e projeto de texto ✔️
C4 coesão (talvez um pequeno desconto pela repetição de palavras)
⏺️ D1
C1 ✔️
C2 Senti que faltou articular o repertório com a sua argumentação. Por mais que a relação entre a citação e seus argumentos possa ser inferida, é importante que essa ligação esteja escrita claramente e não precise ser deduzida pelo corretor.
C3 A relação entre “informação” e palavras agressivas presentes no vocabulário popular não foi bem estabelecida.
C4 Eu acho mais seguro começar com um conectivo de retomada da introdução, como o famoso “Diante desse cenário” (mas acredito que não teria nenhum desconto por usar “A príncipio”).
⏺️ D2
Faltou uma conclusão para o parágrafo. Ela não é obrigatória, mas é parte recomendável da estrutura dissertativa-argumentativa.
C1 ✔️
C2 O repertório poderia ser melhor utilizado, mas está bem colocado. ✔️
C3 Senti que não há uma lógica muito clara entre governo, normalização de escândalo e presença de representações eurocêntricas. Novamente, é claro que podemos relacionar esses fatores, como se estivéssemos juntando peças de um quebra-cabeça, mas a sua redação tem que vir com as peças já encaixadas.
C4 ✔️
⏺️ CONCLUSÃO
C1 ✔️
C2 ✔️
C3 ✔️
C4 ✔️
C5 ✔️
⏺️ NOTAS
See lessCabe ressaltar que eu não sou corrretora oficial rs. Esta é apenas minha opinião, os corretores provavelmente reparariam em detalhes que me escaparam.
C1 200/200
C2 180/200
C3 140/200
C4 180/200
C5 200/200
Total: 900/1000
Boa sorte! :-D
A questão da acessibilidade de deficientes físicos no Brasil
Le.Le.Lê
Olá! Além dos comentários do Rafael, tenho mais alguns apontamentos. ⏺️ INTRO (C1) "onde" só pode ser usado para se referir a lugares físicos, ex: a casa onde você mora. "A crítica da autora pode ser utilizada analogamente na sociedade atual, em questão da acessibilidade de deficientes físicos no BrLeia mais
Olá! Além dos comentários do Rafael, tenho mais alguns apontamentos.
⏺️ INTRO
(C1) “onde” só pode ser usado para se referir a lugares físicos, ex: a casa onde você mora.
“A crítica da autora pode ser utilizada analogamente na sociedade atual, em questão da acessibilidade de deficientes físicos no Brasil, ONDE atinge uma minoria e por isso não é um assunto com a devida visibilidade. Segundo o IBGE, mais de 2 milhões de brasileiros com alguma deficiência mental ou intelectual relataram ter tido alguma dificuldade de acesso a determinado lugar (sugiro deixar esse repertório para o desenvolvimento). Com isso, emerge um problema sério em virtude da invisibilidade (de quem?) e da omissão estatal.”
=> A crítica da autora pode ser utilizada analogamente na sociedade atual, em relação à questão da acessibilidade de deficientes físicos no Brasil que, ao atingir uma minoria, não recebe a devida visibilidade. Assim, constata-se um problema sério em virtude da invisibilidade das pessoas com deficiência e da omissão estatal.
(C2) Compreensão do tema ✔️
Adequação ao estilo dissertativo argumentativo ✔️
(C3) Coerência ✔️
(C4) Coesão
A sua introdução ficou repleta de informações que não se conectam muito bem. Seria preferível trazer somente um repertório e organizar melhor o parágrafo.
Dica: só por garantia, ao antecipar seus argumentos na introdução, deixe-os na mesma ordem em que serão tratados nos dois parágrafos seguintes. Você falou, na introdução, primeiro da invisibilidade e depois do papel do Estado, mas no desenvolvimento isso se inverteu. Não é uma regra, mas é bom se prevenir.
⏺️ D1
(C1) Não reparei em nenhum erro ortográfico. ✔️
(C2) Uso de repertório pertinente e produtivo. ✔️
(C3) Argumentação muito superficial, se esforce mais para convencer o leitor.
(C4) Repetição muito próxima (três vezes) da palavra “papel”. Você poderia substituir por: obrigação, função.
⏺️D2
(C1) “devido a invisibilidade do problema e a falta de interesse dos órgãos públicos”
Faltou acento grave nos dois “a”.
a (preposição) + a (artigo) = à (crase)
=> devido à invisibilidade do problema e à falta de interesse dos órgãos públicos
Dica: tente substituir por um substantivo masculino e veja se “a” se torna “ao”. Nesse caso, precisa de crase.
(C3) “Porém, a dificuldade de acesso (a quê?) de deficientes no Brasil vai de contraponto com o artigo”
=> Em contrapartida, a dificuldade enfrentada por deficientes para acessar locais públicos no Brasil contraria a suposta equidade prevista na Carta Magna.
“órgãos públicos, como o EPD – Estatuto da Pessoa com Deficiência”
⚠️ Estatutos não são órgãos, são leis!
(C4) “de acordo com” expressão prolixa (longa demais), prefira optar por: segundo, conforme, consoante, etc.
“que se faz presente” também é uma expressão proliza.
Sugestão:
invisibilidade que se faz presente nos dias atuais => invisibilidade presente atualmente.
⏺️ CONCLUSÃO
(C1) “Portanto, é imprescindível resolver essa temática, para isso, …”
Sugiro trocar uma vírgula por um ponto final.
=> Portanto, é imprescindível resolver essa temática. Para isso, …
Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário são iniciados com letra maiúscula.
“deverá tornar obrigatório a implementação de rampas”
Concordância: obrigatória (a implementação é um substantivo feminino).
“Tal ação * ainda * pode contar com órgão de fiscalização dos locais e * ainda * aplicação de multas”
“ainda” deve ficar entre vírgulas nesse caso
(C3) É o Poder Legislativo que faz leis. O Poder Judiciário fiscaliza a aplicação delas.
Rampas e elevadores vão resolver todo o problema de acessibilidade de PCDs? A resposta até poderia ser sim se todos os deficientes fossem cadeirantes, mas também há outros tipos de deficiência, como a visual e a auditiva. Certifique-se de que a sua proposta de intervenção contempla todos os problemas que você levantou na sua argumentação.
Além disso, essa proposta não “melhora a invisibilidade do problema”. Para isso, seria necessário que houvesse mais debates públicos a respeito do assunto, por exemplo, com o engajamento da mídia ou das escolas.
(C4)
“Tal ação * ainda * pode contar com órgão de fiscalização dos locais e * ainda * aplicação de multas”
Evite repetir palavras, sobretudo na mesma frase.
⏺️ NOTA
C1) Aspectos gramaticais: 120/200
C2) Compreensão do tema: parece que você não aplicou plenamente o conceito de “acessibilidade”, ele não se refere somente a deficientes físicos. Por exemplo, uma palestra pode se tornar mais acessível ao contar com intérprete de Libras.
Estilo dissertativo-argumentativo ✔️
Repertório ✔️
140/200
C3) Coerência e argumentação: 100/200
C4) Coesão: 120/200
C5) Proposta de intervenção contendo os cinco elementos (agente✔️ ação✔️ meio✔️ finalidade✔️ detalhamento✔️): 200/200.
Total: 680/1000
Continue escrevendo e evoluindo, você está no caminho certo!
See lessOs novos pecados capitais do mundo moderno. A poluição do meio ambiente.
Le.Le.Lê
Olá! Vou elencar meus comentários na ordem dos parágrafos e, ao final, avaliar especificamente cada uma das cinco competências do ENEM. ⏺️ INTRO: "Os sete pecados capitais descritos pela religião" ... descritos por qual religião? Lembre-se de que há várias, então é necessário que você especifique: rLeia mais
Olá!
Vou elencar meus comentários na ordem dos parágrafos e, ao final, avaliar especificamente cada uma das cinco competências do ENEM.
⏺️ INTRO:
“Os sete pecados capitais descritos pela religião”
… descritos por qual religião?
Lembre-se de que há várias, então é necessário que você especifique: religião católica.
De resto, sua introdução está boa, contextualiza o problema e antecipa os argumentos.
⏺️D1
“Em primeira análise, a busca pela abastança faz com que se utilizem de meios prejudiciais à natureza.”
(C4) Esse tópico frasal não está muito coeso (organizado).
Você repetiu a palavra “busca” que já estava ao final do parágrafo anterior. Troque busca por procura, desejo, ambição, etc.
“faz com que” é uma expressão prolixa (longa demais). Opte por: gera, causa, acarreta, …
Eu substituiria essa frase por:
=> Em primeira análise, é evidente que a ganância é prejudicial à natureza.
“Nesse sentido, tem-se o garimpo ilegal, que, ainda que haja fiscalização, está presente de grande parte do território brasileiro, e, por meio da utilização de produtos químicos, como o mercúrio, polui rios e lagos, ameaçando a vida da fauna e dos povos indígenas.”
⚠️ “garimpo ilegal, que” vírgula incorreta, ela separa o sujeito (garimpo ilegal) do predicado (está presente em grande parte do território brasileiro). Apenas uma circunstância pode aparecer entre esses dois, entre vírgulas, como é o caso de “ainda que haja fiscalização”. Poranto, é correto usar vírgula antes e depois desse trecho, mas não antes do “que” (nessa frase).
Seria correto utilizar vírgula antes de “que” se fosse uma explicação, por exemplo:
“tem-se o garimpo ilegal, que está presente em grande parte do Brasil, poluindo rios e lagos.”
Eu sei que o sentido é muito similar ao da sua frase, mas o que muda é que agora o sujeito e o predicado foram separados por outra oração.
“ainda que haja fiscalização” => Sugiro que você problematize mais, ou seja, escreva de um jeito que deixe claro que há algo grave, como: fiscalização insuficiente, negligência dos órgãos fiscalizadores, …
(C1) “está presente *de* grande parte do território brasileiro” de => em
(C1) “brasileiro, e, por meio da utilização” a primeira vírgula foi aplicada incorretamente.
=> brasileiro e, por meio da utilização
Obs: o uso da vírgula não está propriamente relacionado ao “E”, e sim às orações e à função das palavras. Nesse caso, é preciso colocar vírgula para isolar a circunstância antecipada. A ordem natural é sujeito + verbo + circunstância, mas é comum anteciparmos uma circunstância e, então, precisamos colocar ela entre vírgulas. A ordem “natural” da sua frase seria algo como: o garimpo ilegal está presente em grande parte do terrirório brasileiro e polui rios e lagos por meio da utilização de produtos químicos. Percebe que esse final foi “antecipado” no seu texto? Por isso precisa usar vírgula no começo e no final desse trecho, ficando algo assim: o garimpo ilegal está presente em grande parte do terrirório brasileiro e, por meio da utilização de produtos químicos, polui rios e lagos.
(C3) É preciso que você explique como a poluição do meio ambiente afeta a fauna e os povos indígenas. Eu sei que parece óbvio, mas o corretor não está acompanhando os seus pensamentos, você precisa escrever a sua linha de raciocínio para que ele saiba o que você quer dizer. Eu percebi que a próxima frase fala dos povos indígenas, mas você não comentou sobre a fauna, então é melhor que você retire essa palavra (fauna) do seu texto, assim como, caso você não comentasse sobre elevar a fiscalização ambiental na sua proposta de intervenção, haveria uma falha no projeto de texto.
Sugestão:
=> Nesse sentido, evidencia-se, em decorrência da insuficiente fiscalização, o garimpo ilegal presente em grande parte do território brasileiro, causando a poluição do meio ambiente, por exemplo, com mercúrio. Isso ameaça a vida da fauna e das comunidades locais, uma vez que o lugar onde habitam é degradado, reduzindo os recursos disponíveis.
“Nesse contexto” é um conectivo muito parecido com “Nesse sentido”, que você tinha acabado de usar. Você poderia utilizar: Acerca disso, Sob esse viés, …
Sugestão:
Prova disso é o caso relatado pela Fundação Oswaldo Cruz em 2016, no qual povos aborígenes que moravam próximo ao rio Uraricoera, em Roraima, estavam com 92% de seu organismo contaminado com esse elemento químico.
“Desse modo, vive-se atualmente em uma sociedade de risco, conforme defende Ulrich Beck, em que a busca pela riqueza a qualquer custo, concretizada por meio de atividades como o garimpo ilegal, perpetua os riscos à própria sobrevivência humana.”
A conclusão do parágrafo está ótima ✔️
Sequer era necessário trazer mais um repertório (é mais comum ter um só por parágrafo), mas ficou pertinente.
Apenas recomendo um pequeno ajuste: conte sucintamente quem é Ulrich Beck, normalmente citamos a profissão da pessoa, mas também podemos generalizar para: pensador, estudioso, teórico, caso não lembremos exatamente qual é. Também é legal destacar a importância dessa pessoa, trazendo adjetivos como: relevante, eminente, importante, famoso, …
=> conforme defende o sociólogo Ulrich Beck
⏺️ D2
(C1) Não reparei em nenhum erro gramatical. ✔️
(C2) Ótimo repertório, pertinente e produtivo. ✔️
(C3) A argumentação está bem coerente. ✔️
(C4) Parágrafo coeso e com conectivos bem utilizados: outrossim, sob esse viés, nessa perspectiva, conquanto, por conseguinte, os quais, também, portanto, etc. ✔️
Sugestão:
“Por conseguinte, é comum nas cidades a existência de lixões a céu aberto, os quais poluem o solo pela produção de chorume, e também de sistemas de esgoto sem tratamento, que escoam diretamente nos rios, poluindo as águas que são utilizadas para consumo humano.”
=> Por conseguinte, é comum nas cidades, a existência NÃO SÓ de lixões a céu aberto, os quais poluem o solo pela produção de chorume, COMO TAMBÉM de sistemas de esgoto sem tratamento, […].
⏺️ CONCLUSÃO
“a poluição se apresenta como um dos mais graves ‘pecados’ modernos”
(C3) Fica muito bom retomar na conclusão a conteztualização que você usou na introdução ✔️
(C5)
agente: Governo Federal
meio: MMA
ação: alocar verbas suficientes para a efetiva proteção da natureza
de modo a fomentar a construção de aterros sanitários e de áreas de tratamento de esgoto (não fica muito claro se isso é um detalhamento ou uma finalidade)
finalidade: construir uma realidade mais sustentável, assegurando a sobrevivência das gerações presentes e futuras
Para a competência 5 é suficiente uma única proposta de intervenção completa, mas você fez bem em trazer mais uma, porque isso ajuda na competência 3, que trata de coerência, já que, muitas vezes, uma única medida não é suficiente para resolver os dois problemas que abordamos no desenvolvimento. Entretanto, vale lembrar que a segunda proposta não precisa ser completa (conter os cinco elementos). Você fez tudo isso corretamente. ✔️
Sugestão: por garantia eu colocaria as propostas de intervenção na ordem dos parágrafos de desenvolvimento, ou seja, a primeira proposta referente ao D1 e a segunda, ao D2.
⏺️ NOTA
Já vou adiantando que esses números não são exatos, pois eu não conheço todos os métodos de avaliação dos corretores. Isso quer dizer que minha nota é uma aproximação.
C1) 180/200
preposição de => em (D1)
uso incorreto da vírgula (duas vezes no D1)
Eu sei que você pode ter duas falhas e um desvio gramatical, mas não sei ao certo o que isso significa. Acho que você não teria desconto na sua nota nessa competência por conta desses três apontamentos.
C2) 180/200
Compreensão do tema: eu não sei qual era a sua frase temática, inclusive, sugiro que acrescente o tema nas próximas redações que você enviar aqui na plataforma para correção. Podemos perceber que o eixo temático era meio ambiente, mas é preferível saber exatamente qual é o tema para poder te avaliar melhor.
Uso adequado de pelo menos um repertório ✔️
Adequação do texto ao estilo dissertativo-argumentativo ✔️
C3) 160/200
Coerência e argumentação.
Tirei alguns pontos aqui porque acho que o encadeamento de ideias no D1 poderia melhorar um pouco.
C4) 180/200
Coesão.
O principal ponto de atenção foi o tópico frasal do D1.
C5) 180/200
Proposta de intervenção completa (na minha opinião), mas seria possível levantar uma dúvida quanto à presença de detalhamento.
Total: 880/1000
See lessÉ isso, espero ter ajudado! Boa sorte nas suas futuras redações! Continue escrevendo e evoluindo!
Caminhos para combater a epidemia da dengue no Brasil
Le.Le.Lê
Olá! Vou trazer meus apontamentos na ordem de leitura da sua redação, marcando as competências envolvidas na questão. Peço desculpas se minha linguagem for direta demais, eu não quero ofender, apenas dar sugestões para que você possa aprimorar sua escrita. Entretanto, isso não seria possível sem errLeia mais
Olá!
Vou trazer meus apontamentos na ordem de leitura da sua redação, marcando as competências envolvidas na questão. Peço desculpas se minha linguagem for direta demais, eu não quero ofender, apenas dar sugestões para que você possa aprimorar sua escrita. Entretanto, isso não seria possível sem erros, não é mesmo? Então eu vou pontuar os deslizes que encontrei.
⏺️ INTRO
C2 e C3) Achei que seu repertório não foi muito pertinente. Falar sobre invisibilidade é relevante em questões socioemocionais, nas quais uma parte da população sofre em silêncio. O caso da dengue não se enquadra muito bem nisso, porque as pessoas, em geral, sabem que essa doença existe, ela já foi bastante divulgada. Não é como se fosse uma “doença secreta”. Esse repertório faria sentido se você argumentasse que as pessoas estão adoecendo sem saber o que está acontecendo com elas, desprovidas de informações importantes e, além disso, que ninguém sabe que elas estão doentes e, então, ninguém presta auxílio. Só que, se for essa a ideia, você precisa deixar bem claro. O corretor não vai fazer as relações entre o repertório e o tema por você, é preciso que sua linha de raciocínio esteja toda no papel. Releia o seu texto se perguntando “por quê?” e, se em algum momento a resposta não estiver escrita, faltou coerência.
“Djamila Ribeiro, * afirma que o primeiro passo a ser dado para solucionar uma questão é tira-lá* da invisibilidade. Na realidade Brasileira * a crítica da autora é verificada na dificuldade de combator* a epidemia de dengue no país ( ( por que a crítica da autora tem relação com isso? ) ), que afeta toda à * população e causa diversas mortes. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da omissão governamental e da influência midiática.”
C1) “Djamila Ribeiro, afirma que …”
Muito cuidado com essa vírgula incorreta aí, separando o sujeito (quem executa a ação) do predicado (a ação em si)! Não coloque vírgula nessa situação, a menos que você vá antecipar uma circunstância, por exemplo:
Djamila, no ano de 2015, afirmou que …
Djamila, em Londres, afirmou que …
Djamila, que estava cansada, afirmou …
tira-lá => tirá-la
“Na realidade brasileira, a crítica da autora”
Como você antecipou uma circunstância (a ordem natural seria que algo ocorre na realidade brasileira, então esse trecho estaria no final da frase), precisa acrescentar vírgula. Não tem problema nenhum antecipar informações de tempo, lugar, etc., é até bonito em vários casos, mas lembre-se da vírgula! Além disso, brasileira não é escrito com letra maiúscula.
afeta toda à população => a população
Algumas dicas sobre crase:
à = a (preposição) + a (artigo)
O nome desse acento é grave, porque é o contrário do acento agudo; faz sentido, não faz?
Na dúvida se tem crase ou não, tente substituir o substantivo por algo masculino. Por exemplo, “afeta todo o povo”. Tá vendo que não virou “ao”? Isso significa que não precisa de acento grave no “a” de “afeta toda a população”. Essa tática vale porque o “ao” se forma da mesma maneira que o “à”: a (preposição) + o (artigo) = ao. Por exemplo, na frase “eu vou ao colégio”, se substituíssemos “colégio” (substantivo masculino) por “universidade” (substantivo feminino), ficaria “eu vou à universidade”.
⏺️ D1
C1) “Nesse cenário,ressalta-se * de início, que … ”
Faltou vírgula, pelo mesmo motivo citado mais acima (Na realidade brasileira).
=> Nesse cenário, ressalta-se, de início, que …
C4) É preferível trocar “Nesse cenário” => Diante desse cenário
Para iniciar a frase depois do tópico frasal, acrescente um conectivo como: Nessa perspectiva, Nesse viés / sentido / raciocínio.
C2) Sobre o repertório, pode ser bem difícil lembrar de citações diretas (aquelas que precisam ficar entre aspas), então eu recomendo que você tente escrever a ideia do pensador com as suas próprias palavras, é mais garantido (mas não tem problema nenhum citar diretamente, só é um pouco menos comum). Além disso, traga uma breve descrição de quem é que você está trazendo, isso eleva a autoridade da argumentação. => John Locke, eminente filósofo contratualista, definiu que …
“De fato” é uma boa expressão pois afirma a argumentação.
C1) Paralelismo: “a legislação tem papel crucial nas epidemias de dengue no Brasil e a importância de combatê-las”
=> a legislação tem papel crucial NAS epidemias [..] e NA importância de combatê-las ( (ainda assim parece haver alguma incoerência na construção da frase) )
“visto que, é dever dela garantir”
Retire a vírgula. Ela só precisa estar ANTES de “visto que”, nunca depois, a menos que você vá antecipar alguma circunstância, por exemplo: Ela era a mais bonita do baile, visto que, naquele dia, tinha posto seu melhor vestido. Como o “naquele dia” explicita uma circunstância de tempo que, na estrutura padrão, estaria ao final (tinha posto seu melhor vestido naquele dia), quando ela é antecipada, precisa estar entre vírgulas. Isso se deve à circunstância e não ao “visto que”.
Exemplo: Ele tirou nota mil na redação, visto que treinou bastante antes da prova.
C3) Você repetiu a mesma palavra (papel) em frases próximas, evite isso.
⏺️ D2
C3) “outro fator agravante (de quê?) é a influência da mídia.” => do revés, da problemática, do óbice…
C4) Conectivos! Recomendo acrescentar um no início da frase da Chimamanda.
C2) O repertório não foi suficientemente produtivo. Não basta dizer “Tal conjuntura está presente”, é uma afirmação vazia. Você tem que justificar por qual motivo há relação entre o que a autora afirma e a sua tese. Inclusive, isso deveria vir depois de “uma vez que …”, esse é um ótimo conectivo pra “puxar” a conexão, mas você acabou trazendo algo que ficou incoerente (desconto na C3). Observe:
“Chimamanda defende que a mudança do “status quo” – o estado das coisas – é sempre penosa. Tal conjuntura está presente na luta contra a epidemia de dengue, uma vez que a mídia tem o papel fundamental de informar e ajudar o bem-estar da população.”
Parece que você está afirmando que: Tal conjuntura (a de que mudar o status quo é difícil) está presente na luta contra a doença porque a mídia precisa informar a população. Vê que não faz sentido?
C3) “Dessa forma, é preciso combater a influência da mídia para superar o problema.”
Você está dizendo que é preciso retirar a influência da mídia? Isso é bastante inviável. Como seria possível impedir que veículos que se propagam em massa possam afetar a opinião pública? O que você pode dizer é que é preciso utilizar a influência da mídia para reverter o problema, ou seja, aproveitar o alcance que ela tem para espalhar algo relevante. Acredito que tenha sido isso que você quis dizer, mas não foi o que deu a entender por escrito, e os corretores não podem ser “bonzinhos” de te dar nota pelo que você quis dizer (até porque eles não leem seus pensamentos). Outro detalhe, tome cuidado com “retirar a influência da mídia” porque isso pode levar à interpretação de censura.
⏺️ CONCLUSÃO
C1) “Para isso * o Ministério da Saúde” => vírgula
C3) Como assim “melhorar a influência midiática”? Parece que, agora, você está dizendo que o Ministério deve investir recursos para aumentar o sucesso da mídia, aumentar a influência dela. Talvez, para seguir a linha de raciocínio que eu suponho que você tinha, troque por algo como “melhorar o efeito da influência midiática”. Eu sei que parece muito sutil, mas faz toda a diferença. Só que, ainda assim, não parece uma finalidade tão boa… Tipo, o objetivo devia ser algo grandioso como “combater o alastramento da dengue no Brasil”.
A segunda proposta ficou muito vaga. Ela realmente não precisa conter todos os cinco elementos (ação, agente, detalhamento, meio, finalidade) se a primeira estiver completa, mas precisa apresentar-se viável e pertinente. Essas palestras com médicos iam acontecer nos canais televisivos também? Normalmente, palestras são algo presencial (ou uma videoconferência / videochamada), então você deve trazer onde elas vão acontecer. Se for para passar na televisão, talvez o vocábulo “documentários” faça mais sentido.
“Paralelamente, é preciso agir sobre a omissão governamental.” Esse trecho então está totalmente vago. Agir de que forma? Quem? Como? Se for para citar isso, traga um pouco mais de informações. Inclusive, seria muito importante que essa proposta fosse mais detalhada, não por causa da C5, mas por causa da C3. Sim! Eu sei que nós normalmente pensamos nos cinco elementos para gabaritar a C5, porém, se a sua conclusão não abordar formas de diminuir todos os problemas que você argumentou (no D1 e D2, e que você antecipou lá na introdução), isso configura uma falha no projeto de texto. É claro que você não precisa solucionar totalmente os problemas, entretanto, é necessário buscar mitigar (por minimamente que seja) tudo o que foi apontado, não dá para deixar “pontas soltas”. Nesse caso, a sua conclusão deve visar tanto a melhor eficiência do governo quanto da mídia, já que você falou sobre isso no desenvolvimento. Essa parte eu diria que você cumpriu, ao incluir tanto um ministério quanto a televisão na sua proposta.
⏺️ NÚMEROS
Afinal, sei que todo mundo fica ansioso pra ter um retorno em notas numéricas. Já vou adiantando que essa nota não é “cravada”, pois eu não conheço todos os métodos de avaliação dos corretores. Isso quer dizer que minha nota é uma aproximação.
C1) Gramática (uso adequado do português formal): 100/200
C2) Compreensão do tema: Preste atenção em cada palavra da frase temática. Você não comentou sobre “Caminhos para combater”, apenas relatou os desafios para isso. Lógico, daria para dizer que a proposta de intervenção é um caminho, mas isso “não vale” porque é obrigatório em qualquer tema.
Uso pertinente e produtivo de repertório: Somente um repertório é exigido, portanto, está ok, já que a parte do John Locke foi relacionada à tese. ✔️
Adequação ao tema dissertativo-argumentativo ✔️
160/200
C3) Coerência e articulação para defender um ponto de vista. 100/200
C4) Coesão (conectivos) 120/200
C5) Proposta de intervenção completa, respeitando os direitos humanos 180/200 (um corretor poderia não considerar o detalhamento presente).
Nota final: 660/1000
See lessEu vejo potencial na sua escrita, continue treinando! Bons estudos e parabéns pela dedicação!
O combate ao crime organizado na realidade brasileira atual
Le.Le.Lê
Olá! ⏺️ INTRO C2) Sua introdução ficou muito longa, parecendo um parágrafo de desenvolvimento. Normalmente, a estrutura desse primeiro parágrafo é contextualização => relação com o tema => antecipação dos argumentos. C1) Cuidado! Nunca coloque uma vírgula separando o sujeito do predicado. "UmaLeia mais
Olá!
⏺️ INTRO
C2) Sua introdução ficou muito longa, parecendo um parágrafo de desenvolvimento. Normalmente, a estrutura desse primeiro parágrafo é contextualização => relação com o tema => antecipação dos argumentos.
C1) Cuidado! Nunca coloque uma vírgula separando o sujeito do predicado.
“Uma das causas desse cenário, é a grande influência que o crime organizado tem no país”
“Um exemplo disso, foi o ataque de uma facção criminosa”
Vírgula inadequada nos dois casos
“Nas comunidades, onde se predomina o tráfico de drogas, essa violência é ainda mais intensa”
Primeiramente, esse “se” não deveria estar ali. => onde predomina o tráfico
Em segundo lugar, tenha atenção ao uso da vírgula. Do jeito que está escrito, parece que em TODAS as comunidades predomina o tráfico de drogas, porque o trecho entre vírgulas serve para explicar algo sobre o termo que veio antes. Generalizações são perigosas, nem todas as comunidades são assim. Agora, se você deixar sem essa vírgula, o sentido fica mais adequado, já que, dessa forma, indica que a violência é intensa nas comunidades em que há tráfico de drogas (e não em TODAS as comunidades).
C3) A violência atinge somente “a camada mais pobre e vulnerável da população”? O mais correto seria acrescentar “principalmente” ou “sobretudo”.
⏺️ D1
C3) É aconselhável trazer um tópico frasal, ou seja, uma breve frase que resuma o argumento que será tratado no parágrafo.
C1) combate-las => combatê-las
⏺️ D2
C3) A primeira frase parece uma conclusão do parágrafo anterior, então eu não começaria um novo assim.
Foram apenas citados vários problemas, mas a articulação das frases não configurou uma argumentação consistente.
=> Ademais, nas comunidades, os reflexos do crime organizado são ainda maiores. Exemplo disso são as crianças envolvidas no tráfico de entorpecentes, as pessoas inocentes assassinadas e os moradores segregados. Isso tudo ocorre porque essas periferias são alvo do controle interno das organizações criminosas, principalmente ligadas ao tráfico de drogas. (??) Por conseguinte, a desigualdade social e desconfiança no Sistema de Justiça aumentam.
(??) Explicar como as organizações criminosas geram todos esses problemas. Eu sei que parece óbvio, mas o seu texto precisa ser beemm claro. Não vale a pena jogar vários exemplos sem utilizar eles. Você pode reduzir o número de casos e trabalhar melhor com eles.
⏺️ CONCLUSÃO
C3) Não é tão comum trazer novos repertórios no último parágrafo. Usualmente, não se acrescentam novas informações na conclusão.
Além disso, quando você cita um monte de problemas no decorrer do texto, você se complica na hora da proposta de intervenção. Algumas pessoas esquecem que não basta somente ter os cinco elementos (agente, ação, meio, detalhamento e finalidade). Isso é suficiente para gabaritar a quinta competência, porém, se a sua proposta não buscar mitigar toda a problematização que você trouxe, deixando aspectos de fora, você perde pontos na terceira competência. É por isso que várias pessoas ainda fazem duas propostas de intervenção (apenas uma delas precisa conter todos os cinco elementos exigidos na C5).
C1) “afim” => a fim
afim: afinidade, proximidade. Ex: “Compre comidas saudáveis: frutas, legumes e afins.” (afins = coisas parecidas).
a fim: finalidade, objetivo.
⏺️ GERAL
Sua redação ficou muito “pesada” em informações. Lembre-se que a redação do ENEM é dissertativo-argumentativa, os fatos precisam estar relacionados à sua tese, articulados com os seus argumentos. Quem precisa fazer essa relação é você, por escrito, por mais que pareça óbvio, porque os corretores não sabem o que está se passando na sua mente. Eu sinto que o seu texto está muito dissertativo, ou seja, ele descreve a realidade mas não apresenta claramente um ponto de vista. Sugiro ler redações nota mil para se inspirar! Há várias delas no projeto gratuito online “Redamil”.
C1) Gramática (uso adequado do português formal): 120/200
C2) Compreensão do tema ✔️ e adequação ao estilo dissertativo-argumentativo: 100/200
C3) Coerência e defesa de uma tese clara: 120/200
C4) Coesão (conectivos): 100/200
C5) Proposta de intervenção completa (cinco elementos) e respeitando os direitos-humanos: 200/200
Nota final: 640/1000
Você tem ótimas ideias, só precisa aprender a argumentar em cima delas e a utilizar diversos conectivos para interligá-las. Boa sorte e continue escrevendo, você tem bastante potencial!
See lessENEM 2020 – “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”
Le.Le.Lê
Olá! Vou separar minhas dicas na ordem de leitura da redação e, ao final, avaliarei cada competência. ⏺️ INTRO "De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2017, o Brasil foi o país com o maior número de depressivos na América Latina. Tal cenário expõe como é grave o estigma associado àsLeia mais
Olá! Vou separar minhas dicas na ordem de leitura da redação e, ao final, avaliarei cada competência.
⏺️ INTRO
“De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2017, o Brasil foi o país com o maior número de depressivos na América Latina. Tal cenário expõe como é grave o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira […]”
C3) Essa transição ficou muito brusca, o repertório não foi suficientemente produtivo. Você precisa relacionar o dado com a sua tese. Eu acho que seria preferível guardar essa informação para o desenvolvimento, onde você poderia abrir mais a análise, já que a introdução costuma ser bem “enxuta”, “sequinha”. No entanto, ainda é possível usá-lo, por exemplo, assim:
=> A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que o Brasil foi o país com o maior número de depressivos na América Latina em 2017. Tal pesquisa aponta a necessidade de reflexão sobre o tratamento destinado às pessoas com transtornos mentais, em função desse dado alarmante. Nesse raciocínio, percebe-se que há um estigma associado a essas doenças na sociedade brasileira, o qual é reforçado pela carência de conscientização acerca do assunto e, consequentemente, pelo capacitismo generalizado. *Assim, é necessário compreender como esses fatores atuam na realidade nacional com o intuito de promover intervenções efetivas.*
*No caso de faltarem de linhas, essa frase poderia ser suprimida.
C1) “De acordo com” é uma expressão prolixa (longa demais). Prefira optar por: consoante, segundo, conforme, etc. Ainda assim, na minha opinião, não começaria o texto com essas palavras, parece estranho, falta de autoria ou algo assim. Note que eu modifiquei isso na sugestão acima.
“Tal cenário expõe como é grave o estigma […], *do qual* é reforçado” => o qual
Na dúvida, pense no seguinte: “o qual” é utilizado no lugar de “que”; já “do qual” substitui “de que”.
“é reforçado pela carência de conscientização acerca desses transtornos e, consequentemente, *o* capacitismo generalizado”
Paralelismo => é reforçado PELA carência […] e, consequentemente, PELO capacitismo generalizado
Ou => é reforçado pela carência […] e, consequentemente, surge o capacitismo generalizado
C2) Demonstrou compreensão do tema ✔️
C4) Conectivos ✔️
⏺️ D1
Tópico frasal ✔️
É ótimo exemplificar! ✔️
Repertório produtivo. O conectivo “Analogamente” ajuda na relação, muito bom. ✔️
C1) “Bo Burnahm, um famoso ícone de entretenimento na Internet * que teve uma série” (faltou vírgula para isolar o aposto explicativo).
“muitos indivíduos negligenciam seus transtornos e *agravam eles*” => os agravam
C3)
“decorrente da ingenuidade do apresentador”
Sugiro trocar por “ignorância” para problematizar mais.
“porque não há a democratização *desse conhecimento* por parte de instituições de projetos educacionais.”
Qual conhecimento? Talvez você estivesse se referindo ao citado no tópico frasal, mas aí a referência já está muito distante para usar “desse”. Por garantia, certifique-se de não retomar elementos que não existiram claramente antes. Os corretores fazem seu trabalho rapidamente e não vão se esforçar muito para entender a sua linha de raciocínio, é bom deixar tudo “mastigado”.
Além disso, evite a repetição de palavras, sobretudo no mesmo parágrafo. “Conhecimento” já foi usado na primeira frase.
Outro detalhe é a generalização. Cuidado com isso. No seu argumento, parece que você está afirmando que TODAS as instituições são negligentes quando é possível, na verdade, que parte delas instrua seus estudantes a respeito do tema.
=> muitos indivíduos negligenciam seus transtornos e os agravam, por conta da insuficiente difusão de informações pertinentes ao tema na maioria das instituições de ensino.
C1) “Então, *pendura-se* a automutilação psicológica daqueles que não compreendem sua saúde mental.” => perdura
⏺️ D2
C1) “Isso *consegue ser* exemplificado” => é
“*na* série animada” => pela
“*da qual* a protagonista” => na qual
“por não receber ajuda em sua integração escolar, *ela cresceu* sem amigos” => cresce
“devido *a* sua grande dificuldade” => à
“essas limitações são taxadas” => tachadas (taxado = tributado; tachado = acusado)
C3) A sua conclusão do parágrafo é ótima, mas traz alguns termos que você poderia ter utilizado e aprofundado na sua argumentação, como “capacitismo” e “neuronormativo”. O trecho pode ser ajustado assim:
=> Em suma, ao considerar tais indivíduos inferiores ou incapazes, configura-se um padrão neuronormativo e capacitista, uma vez que o tratamento que recebem de parte significativa da sociedade é preconceituoso. Logo, esse estigma deve ser desconstruído.
⏺️ CONCLUSÃO
C5) Parabéns, proposta de intrevenção completinha (agente✔️ detalhamento✔️ ação✔️ meio✔️ finalidade✔️)
C1) Não notei nenhum desvio.
C3) A proposta aborda os problemas discutidos em todo o desenvolvimento. ✔️
⏺️ CORREÇÃO
Essa é uma aproximação, pois eu não tenho certeza quanto a todos os métodos de avaliação dos corretores.
C1) 120/200
C2) 180/200
C3) 160/200
C4) 180/200
C5) 200/200
Nota final: 840/1000
Sua estrutura já está ótima, agora é só começar a “lapidar” alguns detalhes, sobretudo quanto aos deslizes gramaticais e desvios de coerência.
Espero ter ajudado!
See lessO estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (ENEM 2020)
Le.Le.Lê
Olá! Muito obrigada por corrigir minha redação, sou sua fã aqui na comunidade! Sempre gosto de ler seus comentários e suas redações (nunca encontro nada para corrigir) :-) Você tocou exatamente na competência que eu mais preciso melhorar, a C3. Suas dicas de interligar frases, repetir palavras do eiLeia mais
Olá! Muito obrigada por corrigir minha redação, sou sua fã aqui na comunidade! Sempre gosto de ler seus comentários e suas redações (nunca encontro nada para corrigir) :-)
See lessVocê tocou exatamente na competência que eu mais preciso melhorar, a C3. Suas dicas de interligar frases, repetir palavras do eixo temático e acrescentar mais juízo de valor foram ótimas.
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (ENEM 2020)
Le.Le.Lê
Olá! Receio que você não esteja identificando a tese corretamente nas redações, já que a tese pode ser a antecipação dos argumentos. Esse trecho que você citou, envolvendo o desamparo dos brasileiros, é a utilização produtiva do repertório para contextualização. Sobre o outro aspecto, eu tento evitaLeia mais
Olá! Receio que você não esteja identificando a tese corretamente nas redações, já que a tese pode ser a antecipação dos argumentos. Esse trecho que você citou, envolvendo o desamparo dos brasileiros, é a utilização produtiva do repertório para contextualização. Sobre o outro aspecto, eu tento evitar construir redações com dados estatísticos pois é mais difícil lembrar de números específicos para cada tema possível; por mais que eu pesquise isso enquanto estiver treinando, parece-me inviável valer-me disso no dia da prova. Entretanto, agradeço as sugestões, tentarei aprimorar minhas redações com seus conselhos!
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RossoRonaldoAmaro
Muito obrigada por sua correção, mas eu queria tirar algumas dúvidas dela para eu poder aproveitá-la melhor! - Primeiramente, eu queria saber se quando você tirou pontos em certas competências com a justificativa de ter que usar "exemplos próximos da realidade brasileira", você genuinamente acha queLeia mais
Muito obrigada por sua correção, mas eu queria tirar algumas dúvidas dela para eu poder aproveitá-la melhor!
– Primeiramente, eu queria saber se quando você tirou pontos em certas competências com a justificativa de ter que usar “exemplos próximos da realidade brasileira”, você genuinamente acha que o corretor de uma redação iria tirar esses pontos, ou você está me dando uma recomendação/dica? Eu realmente concordo que utilizar repertórios brasileiros, tanto de obras quanto de personalidades, é inevitavelmente melhor porque querendo ou não o próprio repertório, do qual está servindo como um exemplo, se aproxima mais da realidade do Brasil, porque geralmente engloba aspectos próprios do país, além de deixar claro que o problema realmente acontece no território nacional. Porém, como eu estava simulando o primeiro dia do ENEM, do qual há um limite de tempo e não pode haver consultas, eu utilizei experiências e obras estrangeiras, contudo, não deixei de fazer uma analogia (sempre utilizando conectivos como “analogamente” e “do mesmo modo” e logo depois esclarecendo que aquela realidade coincide com a dos brasileiros) com o Brasil, então eu não vejo por qual motivo eu teria penalidade em certas competências.
– Eu também queria saber o porquê da penalidade na competência IV. Em uma redação que eu postei anteriormente, também houve alguns comentários que apontaram a falta de fluidez entre alguns parágrafos e conectores, mas eu realmente não entendo esse ponto. Eu queria que, se possível, você me desse exemplos de quando que isso ocorre no meu texto e de como melhorar, porque eu realmente não consigo identificar o problema. Na minha visão, eu estou utilizando os conectores da forma que deveria e com o sentido devido.
Agradeço muito se você tiver paciência comigo e puder me responder! :)
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