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Os desafios ao combate ao etarismo
Le.Le.Lê
Olá! Sua redação já revela um ótimo domínio do tema e uma estrutura organizada e envolvente. Tenho apenas alguns apontamentos. 🔸Na introdução, separe a citação da explicação através de vírgula, dois-pontos ou ponto final. Por exemplo: “ ‘A mesma sociedade que gerou a longevidade gerou o horror ao enLeia mais
Olá!
Sua redação já revela um ótimo domínio do tema e uma estrutura organizada e envolvente. Tenho apenas alguns apontamentos.
🔸Na introdução, separe a citação da explicação através de vírgula, dois-pontos ou ponto final. Por exemplo:
“ ‘A mesma sociedade que gerou a longevidade gerou o horror ao envelhecimento’. Essa frase do escritor … “
🔹No trecho em que se diz que a presença constante nas redes sociais intensifica a pressão para manter uma aparência jovem, pode ser interessante ilustrar com um exemplo concreto, mesmo que breve. Exemplo: “Por meio de filtros e retoques, as redes sociais reforçam padrões estéticos inatingíveis, aumentando a ansiedade e a sensação de inadequação.”
🔸Na frase original temos um pequeno problema, consegue identificá-lo? “Segundo uma pesquisa da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) identificou que o botox é o procedimento estético mais realizado no Brasil.”
Redundância e Conflito na Estrutura: A expressão “Segundo uma pesquisa…” já indica que a informação vem de uma fonte, portanto, não é necessário utilizar novamente o verbo “identificou”. Essa duplicidade gera um conflito na estrutura da frase e deixa o trecho confuso.
E neste outro trecho, há um leve desvio de clareza, percebe? “Nesse sentido, o medo de envelhecer ao buscar formas para aumentar a longevidade evidencia o culto à juventude.” Você não falou de formas de aumentar a longevidade, mas sim da aparência jovem.
Opte por: “Segundo dados da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), o botox é o procedimento estético mais realizado no Brasil. Nesse sentido, o medo de envelhecer e a busca por procedimentos que prolonguem a aparência jovial evidenciam o culto à juventude.”
🔹Embora você já utilize expressões como “Primeiramente” e “Em segundo lugar”, reforçar as transições entre parágrafos pode ampliar a coesão. Por exemplo, na transição entre o primeiro e o segundo argumento, considere introduzir uma frase como: “Além disso, os estereótipos negativos sobre o envelhecimento potencializam esse cenário …”
🔸Sugestão para reforçar o vínculo entre a narrativa de “A Substância” e o seu argumento sobre estigmas e preconceitos no ambiente profissional:
“No filme ‘A substância’ (2024), protagonizado por Demi Moree, a história da apresentadora Elisabeth, aos 50 anos, que é demitida por ser considerada ‘velha demais’, ilustra vividamente como o etarismo se manifesta no mercado de trabalho.”
🔹Conclusão e chamado à ação: Uma sugestão é retomar a ideia central da citação de Pondé para dar um fechamento mais forte. Exemplo: “Dessa forma, assim como a citação de Pondé nos lembra, a mesma sociedade que proporciona a longevidade também impõe um medo paralisante do envelhecimento. Cabe ao poder público e à sociedade combater esse etarismo por meio de políticas inclusivas e uma mudança cultural.”
🔸Evite repetições: Em “Cabe ao poder público promover políticas públicas…”, a repetição de “públicas” pode ser evitada. Sugestão: “Cabe ao poder público implementar medidas que mitiguem o preconceito no mercado de trabalho e na sociedade.”
Lembre-se: cada pequeno ajuste fortalece sua escrita. Continue praticando e explorando seu estilo!
See lessModelo ENEM / Tema: A disseminação de imagens não autorizadas na Internet e seus efeitos.
Le.Le.Lê
Olá! Suas ideias são promissoras; agora, precisamos organizá-las com mais clareza. Vou te oferecer algumas dicas para alinhar a sua redação à estrutura do ENEM. Meu primeiro conselho é procurar as apostilas gratuitas do projeto RedaMil. Lá, você poderá ler as redações que gabaritaram a banca do ENEMLeia mais
Olá! Suas ideias são promissoras; agora, precisamos organizá-las com mais clareza. Vou te oferecer algumas dicas para alinhar a sua redação à estrutura do ENEM.
Meu primeiro conselho é procurar as apostilas gratuitas do projeto RedaMil. Lá, você poderá ler as redações que gabaritaram a banca do ENEM — é uma ótima fonte de inspiração e aprendizado! 📑
Minha intenção aqui é ajudar você, entretanto, minha correção ficou um pouco extensa, então eu vou precisar que você me ajude a te ajudar! O que acha de ler meus comentários aos poucos, ao longo da semana? Sugiro que pegue a sua versão da redação escrita à mão e vá fazendo anotações.
Agora, vou te apresentar as cinco competências do ENEM que os corretores usam para te dar uma nota. Além disso, vou te dar dicas de como melhorar em cada uma.
1️⃣ Gramática e convenções ortográficas. Apesar de você poder gastar um tempo estudando as regras, quem não se cansa desse jeito? Eu prefiro e recomendo fortemente ler um pouco todos os dias, foi o que mais me ajudou! Caso você não curta a leitura, procure primeiro gêneros que se aproximem dos seus interesses (pode até ser uma revista sobre um assunto sobre o qual você costume ver vídeos), comece por textos curtos até se habituar, que tal?
2️⃣ É dividida em três principais aspectos:
*Entendimento do tema: Aborde a frase temática inteira e não só parte dela. Por exemplo, escrever somente acerca da internet sem abordar os efeitos da disseminação de imagens nela te descontaria pontos.
*Adequação ao estilo dissertativo argumentativo: Você tem que equilibrar a dose de “dissertar” (explicar, expôr o assunto) e “argumentar” (dar a sua opinião sobre o tema).
*Repertório: Não basta apenas dar a sua opinião, ela precisa fazer sentido e ser legitimada, isto é, estar embasada em algo ou alguém “mais famoso do que você”. O ENEM é bastante “bonzinho” quanto a repertórios: praticamente qualquer coisa vale, desde séries da Netflix até artigos científicos. É por isso que não vale tanto a pena ficar procurando repertórios na internet. Você já viu ou leu muitas coisas, não é? Agora só precisa aprender a usá-las.
3️⃣ Coerência: Esta é a competência mais difícil para mim. Consiste na qualidade da sua argumentação, em deixá-la sem “lacunas”. Certifique-se de que sua tese (opinião principal) esteja bem amarrada com exemplos claros e que seu argumento siga uma linha lógica contínua. Além disso, é necessário que seu texto tenha uma organização geral muito boa, a qual chamamos de “projeto de texto”, que seria um planejamento prévio à escrita — pensar antes de escrever, usar cada parte do texto de forma estratégica para conduzir o leitor a concordar com você.
4️⃣ Coesão: Os aspectos principais são: evitar a repetição de palavras e usar conectivos adequadamente. O que acha de assistir uma aula curtinha que explique alguns conectivos?
5️⃣ Proposta de intervenção: É necessário apresentar cinco elementos:
Ação: o que será feito para resolver o problema?
Meio: como isso será feito?
Agente: quem vai fazer?
Finalidade: qual é o objetivo?
Detalhamento: acrescente detalhes de qualquer um dos outros quatro elementos (o mais fácil é o agente).
Espero que minhas dicas te ajudem e que você leia tudo com muita atenção. Seguem mais algumas sugestões específicas para o seu texto:
🔶 INTRO
🔸Introduza o assunto com um filme ou série que represente, em algum momento, a disseminação de imagens não autorizadas na internet e seus efeitos. Ex: Na série Adolescência, uma garota é ridicularizada em sua escola após o compartilhamento de uma foto dela nua.
🔸Em seguida, relacione o seu repertório com o assunto. Ex: A produção da Netflix representa um problema real, pois a disseminação de imagens não autorizadas na internet traz consequências negativas.
🔸Observe como eu já trouxe uma tese — meu ponto de vista — ao afirmar que isso traz consequências negativas. Aqui, seria indicado já citar duas principais consequências, sendo que cada uma seria abordada em um parágrafo do desenvolvimento. Em outros temas, pode ser mais interessante trazer duas causas, ou então uma causa e uma consequência. Que tal começar a treinar a escrita somente da introdução?
🔷 D1
🔹No ENEM não é tão legal você trazer dois pontos de vista. O mais interessante é adotar uma posição e defendê-la ao longo de todo o texto. Basicamente, o conselho é: não fique em cima do muro!
O seu D1 fala bem da internet, dos benefícios dela. Entretanto, note que o tema não é só “internet”. Você precisa falar também sobre “os efeitos da disseminação de imagens não autorizadas”, então você teria um desconto bem significativo na sua nota da C2 ao não abordar a frase temática inteira.
🔶 D2
🔸Essa explicação do conceito de “imagens não autorizadas” também é uma estratégia válida de contextualização lá na introdução, mas a essas alturas do texto já não faz mais tanto sentido.
🔸Você trouxe um ótimo argumento de que a internet pode ser ruim quando utilizada por pessoas mal intencionadas. Agora, só precisa aprofundá-lo, mergulhar mais fundo, entende? Qual exemplo prático você acha que melhor ilustra os efeitos negativos mencionados?
🔸Ao formular um argumento, tem algumas perguntas que podem te ajudar a “clarear as ideias”. Por exemplo:
*Quem é afetado pelo problema? Ex: as crianças.
*Como isso afeta essas pessoas? Ex: expondo intimidades que colocam as crianças em uma situação vulnerável.
*O que pode ser feito para resolver esse problema? Ex: ter ambientes virtuais mais seguros.
*Por que o problema ainda não foi resolvido? Ex: Porque é muito difícil fiscalizar e rastrear atividades criminosas na internet.
Responder cerca de 2 dessas perguntas por parágrafo de desenvolvimento já é bom. Depois, vá justificando a resposta da pergunta no decorrer do parágrafo.
Obs: não é pra escrever a pergunta literalmente no texto, só pense nela e escreva a resposta, ok? Após, prossiga com a sua linha de raciocínio explicando porque responderia isso.
🔷 CONCLUSÃO
🔹Comece com um conectivo de conclusão, como você fez com “Portanto”, esse é um ótimo conectivo!
🔹Depois do conectivo, prossiga com uma frase que indique a necessidade de tomar atitudes.
🔹Traga a sua proposta com os cinco elementos que eu expliquei anteriormente (agente, ação, meio, detalhamento e finalidade).
🔹Por fim, traga uma perspectiva positiva sobre o cenário decorrente da tomada de atitude. É bacana fazer uma retomada do repertório que você usou lá na introdução.
🚀 Continue lendo e escrevendo, trilhando a sua jornada rumo à aprovação!
See lessDesafios para a integração de indivíduos com transtorno do espectro autista. (ENEM)
Le.Le.Lê
Olá! 🔹 Você tem boas ideias e organiza seu texto de forma adequada à estrutura do ENEM, entretanto, há alguns detalhes que podem te ajudar a garantir uma nota mais alta. Pense na sua redação como um diamante: ela já vale bastante, só precisa ser lapidada. 💎 🔶 INTRO 🔸[C1]🔸 🔸Inicie a palavra "Estado"Leia mais
Olá!
🔹 Você tem boas ideias e organiza seu texto de forma adequada à estrutura do ENEM, entretanto, há alguns detalhes que podem te ajudar a garantir uma nota mais alta. Pense na sua redação como um diamante: ela já vale bastante, só precisa ser lapidada. 💎
🔶 INTRO
🔸[C1]🔸
🔸Inicie a palavra “Estado” com letra maiúscula quando quiser se referir a um país, uma nação.
🔸Pontuações:
“No entanto, seus princípios não são aplicados em sua totalidade. (1) Pois, (2) a integração de indivíduos com transtorno do espectro autista enfrenta diversos desafios (3) como a negligência estatal e a falta de estrutura escolar.”
1) Não é comum interromper uma frase e iniciar a próxima com “Pois”. Prefira colocar uma vírgula e seguir com a explicação, caso contrário, o texto parecerá fragmentado.
2) Essa vírgula após a palavra “pois” é desnecessária.
3) Faltou uma vírgula antes de “como”, para indicar que você vai exemplificar os desafios. Inclusive, sugiro colocar um travessão para destacar os seus argumentos.
=> No entanto, seus príncipios não são aplicados em sua totalidade, pois a integração de indivíduos com transtorno do espectro autista enfrenta diversos desafios — como a negligência estatal e a falta de estrutura escolar.
🔷 D1
🔹[C1]🔹
🔹”Nesse sentido, é válido destacar, (1) que o Estado brasileiro tem se comportado (2) de forma negligente perante aos (3) portadores do espectro autista.”
1) A vírgula foi aplicada incorretamente.
2) Para deixar seu texto mais conciso, opte por trocar a locução “tem se comportado” por “se comporta”, ou, para ainda mais objetividade, substitua todo o trecho “tem se comportado de forma negligente” por “é negligente”.
(3) O correto é “perante os”, não “perante aos”.
=> Nesse sentido, é válido destacar que o Estado brasileiro é negligente perante os portadores do espectro autista.
🔹”(1) Visto que, (2) esses indivíduos não recebem o apoio necessário para se integrarem no mercado de trabalho e na educação. (3) Situação que fere a Lei Brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (4).”
1) Nesse trecho você está fragmentando seu texto novamente. A explicação que inicia por “visto que” devia estar ainda na frase anterior.
2) Vírgula usada incorretamente.
3) Texto fragmentado, não há porque começar uma nova frase. Troque esse ponto final por vírgula, ou, ainda melhor, por um travessão para destacar seu argumento.
4) O nome da Lei deve estar com letras maiúsculas.
=> Nesse sentido, é válido destacar que o Estado brasileiro é negligente perante os portadores do espectro autista, visto que esses indivíduos não recebem o apoio necessário para se integrarem no mercado de trabalho e na educação — situação que fere a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
“… a Lei Brasileira de inclusão da pessoa com deficiência. No qual, seu objetivo é promover …”
=> a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência, cujo objetivo é promover
🔹”Pois, oportunidades não são ofertadas e não são disponibilizados recursos necessários para essas pessoas, o que resulta em exclusão social.”
A mesma dupla de erros que você já teve duas vezes anteriormente: iniciar uma nova frase com “pois”, “visto que” ou outra expressão explicativa; e colocar vírgula depois dessa palavra.
🔹[C3]🔹
🔹”Situação que fere a Lei Brasileira de inclusão da pessoa com deficiência. No qual, seu objetivo é promover a inclusão social dessas pessoas (1) . No entanto, na prática, essa garantia não é cumprida (2).”
As duas últimas frases são redundantes e deveriam ser eliminadas para seu texto não ficar “andando em círculos”.
1) É óbvio que o objetivo da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência é promover a inclusão social dessas pessoas, porque isso está no próprio nome.
2) Você já disse que essa garantia não é cumprida no trecho “situação que fere a Lei”.
🔹[C4]🔹
🔹Evite a repetição de palavras. Nesse parágrafo, você usou “pessoa” ou “pessoas” três vezes.
pessoas => parcela populacional, grupo, parte da população, cidadãos, etc.
🔶 D2
🔸[C1]🔸
🔸”atender suas necessidades”
A regência do verbo atender exige preposição: atender às suas necessidades.
🔸”disponibilizam materiais adaptados e o acolhimento adequados ”
Paralelismo: não há artigo antes de “materiais”, mas há antes de “acolhimento”. Coloque artigo nos dois ou em nenhum.
“acolhimento adequados” => concordância: acolhimento adequado
🔸[C2]🔸
🔸”resultando em baixo desempenho acadêmico”
Seria interessante você trazer um repertório que legitimize a sua afirmação de que autistas têm baixo desempenho acadêmico. De onde você tirou essa afirmação? Seria ainda melhor se o repertório também relacionasse a queda nas notas em decorrência dos fatores que você citou: estrutura e acolhimento insuficientes.
🔸[C4]🔸
🔸”… é a falta de escolas com estrutura adequada para atender suas necessidades, evidenciando uma falta de estrutura que fere o artigo 58 …”
Repetição muito próxima das palavras “falta” e “estrutura”.
=> é a falta de escolas com estrutura adequada para atender às suas necessidades, o que fere o artigo 58
🔷 CONCLUSÃO
🔹[C1]🔹
🔹”o Governo Federal, instância máxima de governança * em conjunto com o Ministério da Educação”
* Faltou uma vírgula para isolar o aposto explicativo.
🔹”a fim de promover um ambiente escolar mais inclusivo e * com isso * promover uma sociedade mais justa à todos.”
* Faltaram duas vírgulas.
🔹”mais justa à todos” => mais justa para todos
🔹[C5]🔹
See lessÓtima proposta de intervenção: completa e pertinente aos argumentos discutidos no decorrer da redação. Parabéns!
Desafios atuais das grandes cidades brasileiras (para o ENEM)
Le.Le.Lê
Olá, tudo bem? É perceptível que você tem ótimas ideias, sua redação está boa. Entretanto, há vários detalhes que podem ser aprimorados para que você tire notas mais altas e eleve a qualidade da sua argumentação. Sugiro que você busque a sua redação manuscrita e vá acompanhando meus apontamentos enqLeia mais
Olá, tudo bem?
É perceptível que você tem ótimas ideias, sua redação está boa. Entretanto, há vários detalhes que podem ser aprimorados para que você tire notas mais altas e eleve a qualidade da sua argumentação. Sugiro que você busque a sua redação manuscrita e vá acompanhando meus apontamentos enquanto faz anotações no texto original (ao menos, isso funciona para mim). Espero que a leitura dos meus comentários não seja cansativa, e que possa te auxiliar na sua jornada rumo à nota mil. 🤗
Já vou adiantando: acredito que a competência à qual você tem que se atentar mais é a primeira – aquela que fala das regras gramaticais e das convenções de escrita.
⏺️ INTRO
“o imperador Nero que * sonhando em construir a Roma perfeita, livre das mazelas paisagísticas e sociais que a assolavam, num ato de loucura * ateia fogo e destrói toda a cidade.”
Os asteriscos indicam vírgulas ausentes que deveriam estar ali. De forma simples, eu costumo pensar qual é a oração principal – nesse caso, “o imperador Nero ateia fogo e destrói toda a cidade”. O restante da frase são “detalhes”, por assim dizer. A estrutura normal dos períodos em português é sujeito ➔ verbo ➔ complemento. Interprete esses “detalhes” que eu citei como complementos que, na ordem normal, viriam ao final da oração. Caso eles sejam antecipados, precisam estar entre vírgulas (ou, se estiverem no começo da frase, com apenas uma vírgula depois).
“Em consonância com o enredo supracitado * os desafios atuais das grandes cidades brasileiras são um problema a ser amenizado.”
*vírgula
C2) A transição do repertório para a problemática da redação ficou um tanto brusca e artificial, meio “forçada”, sabe? O trecho “Em consonância com o enredo supracitado” indica que há uma relação do repertório com o tema, mas é preciso que, depois, você elucide qual é essa relação — não basta apenas dizer que ela existe se você não deixar claro o que é. Talvez ficaria melhor algo como:
=> Assim como nesse trágico episódio, parcela significativa dos brasileiros também enfrenta problemas urbanos.
“Dessa maneira * são necessárias medidas para a superação do entrave, o qual tem como causas principais as condições sociais da população e o descaso governamental.”
*Lembre-se que esses conectivos de começo de frase (“Dessa maneira”) sempre são seguidos por uma vírgula.
Cuidado com termos vagos “as condições sociais da população” é um pouco redundante, porque se as condições são “sociais” está implícito que são condições da população. Talvez você prefira algo como “condições socioeconômicas”, que é um pouco mais preciso.
Também sugiro uma alteração na última frase para aprimorar a coesão (C4).
=> Dessa maneira, medidas são necessárias para a superação do entrave, cujas principais causas são as condições socioeconômicas populacionais e o descaso governamental.
⏺️ D1
“De início * a sociedade tem papel determinante na permanência da chaga no país; neste contexto * a escritora Marina Colassanti * em sua crônica, * “Eu sei, mas não devia”, elucida a cerca * de como as pessoas ignoram os problemas sociais”
Faltou vírgula após o conectivo “De início”.
Troque o ponto e vírgula ao final desse período por um ponto final.
Neste contexto => use “Nesse” para retomar algo que já foi dito anteriormente (o contexto foi descrito na frase anterior).
É necessário colocar vírgula após o conectivo “Nesse contexto”.
Vírgula antes do trecho “em sua crônica ‘Eu sei, mas não devia’ “, porque isso também é um detalhe, como aqueles que eu mencionei na introdução, se lembra?
Você colocou uma vírgula desnecessária após “crônica”.
a cerca => acerca (quando tiver o sentido de: sobre, a respeito)
C3: algumas alterações para fortalecer a argumentação)
=> Nesse contexto, a escritora Marina Colassanti, em sua crônica entitulada “Eu sei, mas não devia”, afirma existir uma ignorância populacional quanto aos problemas sociais.
C3) Na primeira frase do parágrafo, colocar toda a “sociedade” como determinante na permanência da chaga parece um excesso de generalização. De acordo com a sua argumentação, pareceria mais adequado trocar o termo “sociedade” por “camada mais abastada da sociedade” ou simplesmente “elites sociais”.
“De maneira análoga em meio a realidade nacional essa tese pode ser exemplificada pelo fato de que pessoas de classes sociais mais elevadas que habitam em regiões privilegiadas de grandes cidades brasileiras não se interessam pelos problemas enfrentados pelas populações de classes sociais menos abastadas que vivem em locais com poucos recursos para se ter uma vida digna, como por exemplo, a problemas de saneamento básico e segurança.”
Tente simplificar um pouco essa frase, tornando sua comunicação mais concisa, direta e objetiva. Além disso, deixar suas frases mais curtas pode evitar a dor de cabeça com todas as vírgulas que se tornam necessárias quando há muitos períodos interligados.
=> Essa tese coincide com a realidade nacional, ao observar a indiferença da maioria das pessoas de classes sociais elevadas em relação aos problemas enfrentados pelos mais pobres como, por exemplo, saneamento básico e segurança ineficientes.
C3) Além disso, há um erro lógico aqui: “poucos recursos para se ter uma vida digna, como por exemplo, a problemas de saneamento básico e segurança”. Parece que você está dizendo que “problemas de saneamento básico e segurança” são exemplos de recursos para se ter uma vida digna, quando eles representam o contrário.
” Deste modo, diante da apatia coletiva perante a problemática, o óbice permanece presente em meio a nação. ”
=> Desse modo (retomar o modo descrito anteriormente)
=> à nação
Na dúvida se vai crase ou não no “a”, tente substituir por um substantivo masculino. Se o correto da frase ficar com “ao”, significa que precisa de acento.
Ex: em meio ao povo. Tá vendo como virou “ao”? Quer dizer que, no caso de um substantivo feminino como “nação”, você deve usar crase.
⏺️ D2
“Ademais * é notável a negligência estatal no tocante aos desafios atuais das grandes cidades brasileiras;”
* vírgula após conectivo
Nesse caso, prefira trocar o ponto e vírgula por ponto final e iniciar uma nova frase em seguida. A transição fica mais natural.
“neste sentido * Cícero, filosofo e político romano, diz que ‘o bem-estar do povo deve ser a lei suprema’, contudo * há uma lacuna […]”
=> Nesse sentido,
=> vírgula após os conectivos “Nesse sentido” e “contudo”
“[…] há uma lacuna entre a teoria e a prática em meio a realidade verde e amarela, uma vez que o Estado não proporciona uma organização adequada nas cidades, o que causa dificuldades tanto sociais, como a favelização, quanto ambientais, como poluição das águas e do ar.”
Ajustes para melhorar a clareza e coesão (C3 e C4).
=> contudo, na realidade verde e amarela, há uma lacuna entre essa teoria e a prática, uma vez que o Estado não proporciona uma organização urbana adequada. Esse cenário caótico causa dificuldades sociais — como a favelização — e ambientais — como a poluição das águas e do ar.
“Desta forma * o Estado tem papel chave na permanência do estorvo no Brasil.”
Desta forma => Dessa forma,
⏺️ CONCLUSÃO
“Para isso (*vírgula) cabe ao Governo Federal, por meio do Ministério das cidades, promover campanhas que serão veiculadas em rádio e televisão para fomentar a empatia entre as classes mais e menos abastadas para que um ajude o outro em seus problemas;”
O Ministério das Cidades não é um meio adequado para promover campanhas em rádio e televisão. O melhor seria convocar o Ministério das Comunicações.
Evite repetir palavras. Troque o segundo “para” por “a fim de que”
Pode retirar o trecho “mais e menos abastadas”, porque só escrever “entre as classes” já fica claro o suficiente.
Prefira uma linguagem um pouco mais formal no trecho “para que um ajude o outro em seus problemas”.
=> para fomentar a empatia entre as classes sociais, a fim de motivar a cooperação mútua.
Troque o ponto e vírgula por ponto final e inicie nova frase em seguida.
“em paralelo (*vírgula) o Ministério das cidades deve organizar uma ação para melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras onde classes mais baixas residem com a finalidade de proporcionar a todos uma vida digna.”
Esse trecho ficou muito vago. Em textos argumentativos, você precisa afirmar as coisas com convicção. Qual ação seria essa?
“Por fim * com essas medidas * as cidades brasileiras se aproximarão da cidade idealizada por Nero no livro de Sienkiewicz.”
* vírgulas
É uma boa ideia finalizar o texto retomando o repertório da introdução. Isso ajuda na C3 ao dar indícios de que o texto foi planejado. 👏
Continue escrevendo, você tem potencial!
See lessBoa sorte ✧❤✧
Tema: Os efeitos da hiperconectividade em crianças e adolescentes (ENEM)
Le.Le.Lê
Obrigada pela correção! Quero escrever como você um dia!
Obrigada pela correção! Quero escrever como você um dia!
See lessTema: Que História pode e deve ser ensinada? (UFRGS 2024)
Le.Le.Lê
Olá, amigo! Você colocou meu texto numa inteligência artificial?
Olá, amigo! Você colocou meu texto numa inteligência artificial?
See lessDesafios para a valorização da herança africana no Brasil.
Le.Le.Lê
Obrigada! Fico feliz em poder ajudar! Quando fizer sua próxima redação, volte à comunidade para ajudarmos você :-)
Obrigada! Fico feliz em poder ajudar! Quando fizer sua próxima redação, volte à comunidade para ajudarmos você :-)
See lessA importância é desafios da educação política no Brasil.
Le.Le.Lê
Olá! Você tem boas ideias, mas falta organização nesse texto. C1) Use "essa" para retomar algo que foi dito antes e "esta" para apresentar algo que virá depois. Use "onde" somente para se referir a lugares. Quando não for um local, substitua por "no qual" (e variações disso para manter a concordânciLeia mais
Olá! Você tem boas ideias, mas falta organização nesse texto.
C1) Use “essa” para retomar algo que foi dito antes e “esta” para apresentar algo que virá depois.
Use “onde” somente para se referir a lugares. Quando não for um local, substitua por “no qual” (e variações disso para manter a concordância: na qual, nas quais, nos quais).
Ministério da Educação (letras maiúsculas)
Estude o uso da vírgula e da crase.
C2) Certifique-se de abordar cada uma das palavras da frase temática. No caso desse tema, atente-se às palavras: importância, desafios, educação, política, Brasil.
Traga pelo menos um repertório. É importante que ele esteja relacionado a uma ou mais dentre as palavras da frase temática. Não basta jogar uma citação, é preciso refletir a respeito dela e relacioná-la ao tema.
C3) Projeto de texto.
Estrutura da introdução: contextualização + relação com a problemática + tese (antecipando dois argumentos)
Estrutura do desenvolvimento: tópico frasal + argumento + repertório + reflexão + síntese
Aprofunde seus argumentos. Traga repertórios para tornar a sua opinião mais confiável, mas também produza algo próprio, refletindo em cima dos dados que trouxer. Seu desenvolvimento precisa ser uma progressão lógica, não informações jogadas. Relacionar causas e consequências ajuda. A dica é ir se perguntando:
* Como isso acontece?
* Por que isso ocorre? Qual é a causa?
* Qual a consequência disso?
* Quem é atingido por esse problema?
* Por que ainda não foi resolvido?
Isso construirá argumentos mais sólidos.
C4) Evite parágrafos de um único período. Divida frases muito longas em frases menores.
Estude conectivos.
C5) O ENEM exige uma proposta de intervenção que contenha cinco elementos:
* Agente: Quem executará a proposta?
Exemplos: Governo, ONGs, Ministérios, instituições privadas, família, escola, sociedade (Macete: GOMIFES).
* Ação: O que será feito? => implementar projetos, investir em áreas específicas, promover campanhas, etc.
* Meio: Como será feito? De que modo será posto em prática?
* Finalidade: Qual o objetivo disso tudo? Qual a perspectiva caso essa proposta seja colocada em prática?
* Detalhamento de um dos outros quatro elementos: o mais fácil é detalhar o agente, explicando por que ele é importante para solucionar essa problemática em específico.
Obs: A ordem em que esses cinco elementos aparecem na sua conclusão não importa, o importante é que todos estejam presentes.
Sugiro que procure as apostilas do projeto gratuito RedaMil. Lá, você terá acesso às redações que gabaritaram a avaliação do ENEM e poderá se inspirar a respeito do que os corretores mais gostam de ver no seu texto. Boa sorte!
See lessDesafios para a valorização da herança africana no Brasil.
Le.Le.Lê
Como eu percebi que você está interessado em notas, vou dar uma avaliação aproximada nos critérios do ENEM. C1) Gramática: 100/200 O erro no uso da crase, do paralelismo e da vírgula foram repetidos no decorrer do texto. C2) Compreensão do tema e repertório pertinente e produtivo: 180/200 C3) ProjetLeia mais
Como eu percebi que você está interessado em notas, vou dar uma avaliação aproximada nos critérios do ENEM.
C1) Gramática: 100/200
O erro no uso da crase, do paralelismo e da vírgula foram repetidos no decorrer do texto.
C2) Compreensão do tema e repertório pertinente e produtivo: 180/200
C3) Projeto de texto e coerência dos argumentos: 100/200
C4) Coesão, uso de conectivos: 120/200
C5) Proposta de intervenção: 160/200
Nota: 660/1000
Obs: os corretores não podem dar nota 100 como eu fiz, apenas 80 ou 120. Entretanto, como são dois corretores que avaliam sua redação, a média deles pode ficar em 100. Eu dei essa nota porque fiquei em dúvida se você estaria no nível 80 ou no 120. O mesmo vale para a nota 180 (média de 160 e 200).
É isso aí, espero que te ajude! Continue evoluindo ;-)
See lessDesafios para a valorização da herança africana no Brasil.
Le.Le.Lê
Olá! Eu listei minhas sugestões de melhoria na ordem em que elas aparecem no texto. Também destaquei aspectos positivos. Espero que te ajude! ⏺️ INTRO C2) Repertório clássico: Constituição de 1988 (lembre-se sempre de colocar o ano). Gostei da relação com a Revolução Francesa e o Iluminismo. ✔️ C1)Leia mais
Olá! Eu listei minhas sugestões de melhoria na ordem em que elas aparecem no texto. Também destaquei aspectos positivos. Espero que te ajude!
⏺️ INTRO
C2) Repertório clássico: Constituição de 1988 (lembre-se sempre de colocar o ano). Gostei da relação com a Revolução Francesa e o Iluminismo. ✔️
C1) Estado com letra maiúscula ao se referir a nações (Brasil, Alemanha, Japão, Canadá, Angola, Panamá, Austrália, etc.).
Estado com letra minúscula para fazer referência a partes da federação (como SP, SC, MG, BA, AM), a menos que a palavra esteja no começo da frase (porque frases sempre são iniciadas com letra maiúscula).
C3) Muito bem ao salientar que os principíos da Constituição não são aplicados “em sua totalidade”. Muitas pessoas se esquecem de fazer essa ressalva e, por causa de um único problema, afirmam que TODAS as leis não funcionam. Continue evitando generalizações errôneas, os corretores estão de olho! ✔️
“O direito em (C1) ter a cultura valorizada é falho (C3)”
C1) em => de
C3) O direito não é falho, o direito é algo positivo que deve existir.
=> O direito de ter a cultura valorizada não é plenamente respeitado.
C3) Muito bem! Você antecipou os argumentos que serão abordados no D1 e no D2. ✔️
C1) “devido à negligência estatal e *a* desigualdade”. Crase => à desigualdade (suponho que possa ser um erro de digitação).
⏺️ D1
C2) O tópico frasal não coincide com o argumento antecipado na introdução. Fique atento!
C4) Evite a repetição de palavras, como “tiveram” e “cultura” (na segunda frase), pois isso atinge a sua coesão.
C1) “se adequar *a* cultura dos colonizadores”
Verbo transitivo indireto (exige preposição): quem se adequa, se adequa a algo.
se adequar a+a cultura => a (preposição) + a (artigo) = à (crase)
“e com isso (C1.1) se formou um estereótipo (C3.1) a cerca (C1.2) dessa cultura (C1.3) tornando a (C1.4) julgada e esquecida pela sociedade em geral(C3.2).”
C1.1) Inicie uma nova frase em “e com isso”. Evite períodos muito longos.
C1.2) a cerca => acerca
C1.3) vírgula
C1,4) tornando a => tornando-a
C3.1) ⚠️ Lacuna argumentativa. Explique melhor como esse estereótipo se formou.
C3.2) Generalização errônea. Todo mundo julga a cultura africana? Todo mundo esqueceu dela? Nesses casos, prefira escrever “grande parte da sociedade”.
Sugestão de reescrita da segunda frase: Devido ao contexto histórico em que o Brasil se formou, a cultura dos negros foi oprimida e eles tiveram que se adequar aos costumes dos colonizadores portugueses. Isso gerou um estereótipo negativo acerca dos hábitos de matriz africana, já que estes foram combatidos no passado.
C1) “Além disso, durante todos esses anos * o estado brasileiro se mostrou negligente perante esse aspecto, mesmo com instituições destinadas a valorização das culturas. ”
* vírgula
estado brasileiro => Estado brasileiro
“instituições destinadas *a* valorização das culturas” => crase
“Segundo zgymunt Baumam (*), essas instituições são denominadas ‘instituições zumbis’ (C1.1) que existem na teoria (C1.2) mas não cumprem sua função social na realidade.”
(*) Três erros na grafia do nome do filósofo Zygmunt Bauman. Normalmente, os corretores são benevolentes quanto a isso e não descontam pontos.
C1.1 faltou vírgula para introduzir a explicação
C1.2 faltou vírgula antes do “mas”
C3) Senti falta de uma conclusão do parágrafo, reafirmando a sua tese ou destacando a necessidade de intervenção para mudar essa realidade.
⏺️ D2
C1) Concordância: “a desigualdade social e étnica são fatores que representam grandes desafios”
a desigualdade => singular ; são fatores que representam grandes desafios => plural (precisa concordar)
Troque por:
=> as desigualdades social e étnica são fatores que representam grandes desafios
ou => a desigualdade social e étnica é um fator que representa grande desafio
“para a valorização africana * visto que * em grande parte das exposições de arte,”
Faltou uma vírgula antes de visto que, pois você iria introduzir uma explicação.
Faltou outra vírgula antes de “em grande parte das exposições de arte”, para isolar esse trecho que representa uma especificação.
“as obras artísticas ligadas à elite e a padrões europeus”
Paralelismo: ligadas à elite e aos padrões europeus
“Devido a (1) desigualdade social (2) as oportunidades”
=> Devido à desigualdade social, as oportunidades
C3) “as oportunidades dessas pessoas” Que pessoas?
“por obterem um menor poder aquisitivo (C1) não conseguem adquirir um estudo de qualidade (C3)”
C1) vírgula
C3) ⚠️ Lacuna argumentativa. Faltou relacionar essa informação do estudo de qualidade com a valorização da arte africana.
Além disso, novamente faltou uma frase de conclusão do parágrafo. (C3)
⏺️ CONCLUSÃO
“é necessário que o Governo Federal *em conjunto* com os Ministérios da cultura e educação trabalhem *em conjunto* ”
C4) A repetição do trecho “em conjunto” prejudica a coesão.
C1) Ministérios da Cultura e da Educação (letras maiúsculas e paralelismo).
Reescrita do parágrafo para corrigir aspectos da C1:
Portanto, para que os desafios referentes à valorização da herança africana sejam enfrentados, é necessário que o Governo Federal, em conjunto com os Ministérios da Cultura e da Educação, trabalhe para criar projetos que apresentem a cultura afro-brasileira para a população, por meio de palestras nas escolas e nos meios de comunicação, a fim de aumentar o conhecimento da nação acerca de suas raízes.
C5) Agente: Governo Federal em conjunto com os Ministérios
Ação: criar projetos que apresentem a cultura afro-brasileira
Meio: palestras nas escolas e nos meios de comunicação
Finalidade: a fim de aumentar o conhecimento (tinha ficado muito vago, por isso eu incluí algumas palavras).
Detalhamento: ??
⏺️ Sugestões de estudo:
C1) Crase, paralelismo e uso da vírgula.
C3) Parágrafo de desenvolvimento, sobretudo o tópico frasal e a frase de conclusão.
⏺️ Comentários finais
Eu sei que são detalhes chatos, e que ler tudo isso pode sobrecarregar nossa mente com tantas informações. Sugiro que vá voltando nessa correção ao longo de alguns dias e, se tiver dúvidas ou discordar de meus comentários, responda por aqui e poderemos conversar. Eu estou evitando dar notas porque acho essa parte muito trabalhosa e, particularmente, não acrescenta muito no nosso processo de aprendizagem. O melhor mesmo é aprimorar os erros. Entretanto, se quiser que eu faça uma avaliação, pode pedir também.
Parabéns pela redação! Você está próximo de uma nota muito boa.
See lessBoa sorte na sua jornada, continue escrevendo :-)