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Implicações da falta de saneamento básico na saúde pública brasileira
larahsilva_
C1 (Domínio da norma culta) - 120 C2 (Compreensão da proposta de redação) - 120 C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) - 120 C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) - 80 C5 (Proposta de intervenção) - 160 Nota final - 600 No seu texto tem bastante erros de gramátiLeia mais
C1 (Domínio da norma culta) – 120
C2 (Compreensão da proposta de redação) – 120
C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) – 120
C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) – 80
C5 (Proposta de intervenção) – 160
Nota final – 600
No seu texto tem bastante erros de gramática (C1), mas acredito que alguns sejam de digitação. Também há bastante erros de coesão e concordância (C4), aconselho você a estudar um pouquinho mais esse ponto. Também tome cuidado com as informações: dados são muito importantes, mas quando você sobrecarrega seu texto com informações e não argumenta, está fugindo do modelo dissertativo argumentativo (C2) e pode até zerar sua redação.
Salientando que eu não sou profissional, minhas considerações são baseadas nos meus atuais conhecimentos, espero que ajude :)
See lessTema: o desafio no combate do tráfico de pessoas no Brasil
nalulopess
Olá, boa tarde. Não sou professora, nem especialista em redação, mas com o conhecimento que possuo, vou te avaliar. A sua introdução está excelente, o repertório que você trouxe é um tanto diferente do que costumamos ver, isso (pra mim) chama atenção. Você foi bem objetivo e deixou suas teses clarasLeia mais
Olá, boa tarde. Não sou professora, nem especialista em redação, mas com o conhecimento que possuo, vou te avaliar.
A sua introdução está excelente, o repertório que você trouxe é um tanto diferente do que costumamos ver, isso (pra mim) chama atenção. Você foi bem objetivo e deixou suas teses claras.
O seu primeiro parágrafo de desenvolvimento está EXCELENTE, você soube utilizar o repertório a seu favor, o ligando perfeitamente à sua argumentação, além de ter um excelente domínio da língua portuguesa e o uso de pontuações.
O seu segundo parágrafo de desenvolvimento também está muito bom, você faz um ótimo uso de conectivos e sabe desenvolver bem os argumentos que você escolheu, eu, com um olhar de estudante, vejo a sua redação como praticamente perfeita.
E, por fim, a sua proposta de intervenção responde à todas as exigências no ENEM (agente, ação, modo, efeito e detalhamento), a única coisa que poderia ser um problema para a banda de corretores é o “governo federal” com letras minúsculas, provavelmente você seria punido, caso esse texto fosse para os corretores do ENEM, mas eu não vou julgar isso, esses vacilos acontecem. Só fique mais atento, pois eles só querem um pé pra tirar pontos da gente kkkk.
Texto impecável!
C1: 200
See lessC2: 200
C3: 200
C4: 160
C5: 200
TOTAL: 960
Combate ao desperdício de Alimentos no Brasil
nalulopess
Olá, bom dia. Não sou especialista, nem professora, mas, com o conhecimento que eu tenho sobre redações, vou avaliar o seu texto. Espero, de coração, que você aceite as críticas com bons olhos e procure evoluir em seus próximos textos. INTRODUÇÃO: A sua introdução tem um contexto histórico excelenteLeia mais
Olá, bom dia. Não sou especialista, nem professora, mas, com o conhecimento que eu tenho sobre redações, vou avaliar o seu texto. Espero, de coração, que você aceite as críticas com bons olhos e procure evoluir em seus próximos textos.
INTRODUÇÃO: A sua introdução tem um contexto histórico excelente, mas você teve alguns probleminhas com as vírgulas, procure assistir aulas de pontuação caso você tenha um pouco de dificuldade com isso. A sua introdução não possui tese, o que deixa o leitor um tanto confuso sobre o que você vai falar, você apenas diz que é imprescindível a conscientização geral da sociedade (…)
Além disso, sua introdução ficou maior do que os seus dois parágrafos de desenvolvimento, na banca do ENEM isso vai parecer falta de planejamento de texto, tome cuidado. Na próxima, lembre-se disso.
DESENVOLVIMENTO I: Bom, seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, apesar de trazer fatos de conhecimento da população, está muito vago, senti falta de um repertório sociocultural, o qual iria reforçar a sua argumentação e fortalecer os fatos que você trouxe. Lembre-se de fazer um parágrafo maior e com mais informações, usando um repertório, conectivos e argumentando com ênfase.
DESENVOLVIMENTO II: Mais uma vez você trouxe fatos (muito bons, inclusive), mas eles se tornam um tanto frágeis, pois você apenas os colocou no texto e não os desenvolveu. Também senti falta de um repertório nesse parágrafo, procure sempre trazer um para fortalecer suas ideias.
CONCLUSÃO/INTERVENÇÃO: No mais, sua intervenção está incompleta, na sua primeira solução, você trouxe apenas um “agente”, uma “ação” e o “efeito” esperado e fez o mesmo na sua segunda solução. Lembre-se, a proposta de intervenção deve ter um agente (quem fará), uma ação (o que será feito), um modo (como será feito), um efeito (para que será feito) e um detalhamento, que pode ser de qualquer parte da intervenção.
C1 = 160
C2 = 120
C3 = 120
C4 = 120
C5 = 120
TOTAL = 640
É perceptível que você tem uma boa escrita, só precisa se aprimorar no padrão exigido pelo ENEM (se for o que você pretende fazer), seu texto trouxe excelentes fatos que poderiam ser reforçados com repertórios, estude e pratique com frequência e, até o ENEM, você vai estar dominando o texto dissertativo-argumentativo.
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larahsilva_
C1 (Domínio da norma culta) = 160 C2 (Compreender a proposta de redação) = 160 C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 160 C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 120 C5 (Proposta de intervenção) = 120 Nota final: 720 Agora vou justificar a nota de cada competêLeia mais
C1 (Domínio da norma culta) = 160
C2 (Compreender a proposta de redação) = 160
C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 160
C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 120
C5 (Proposta de intervenção) = 120
Nota final: 720
Agora vou justificar a nota de cada competência:
C1: Houve muitos erros de concordância e uso indevido ou errado de vírgulas ao decorrer no seu texto, recomendo que estude mais esse ponto.
C2: O que justificou o seu 160 foi exatamente o seu d2, pois você quase nao justificou, apenas apresentou dados. Tome bastante cuidado com isso, textos expositivos podem zerar a nota da sua redação.
C3: Argumentos do seu d2 pouco desorganizados e pouco pertinentes. Também, no seu d1 você abordou um assunto diferente do qual disse que abordaria, na introdução.
C4: Pouco articulação entre as partes do seu texto, além do repertório limitado de recursos coesivos e palavras repetindo constantemente.
C5: São 5 agentes que você deve abordar na conclusão: quem, o quê, como, para quê e detalhamento. Você abordou apenas quem, o quê e para quê, além de articular muito pouco sua proposta de intervenção com o restante do seu texto.
Lembrando que não sou profissional, apenas estou avaliando com base nos meus atuais conhecimentos e com o objetivo de te ajudar a melhorar :)
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larahsilva_
C1 (Domínio da norma culta) - 200 C2 (Compreensão da proposta de redação) - 160 C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) - 160 C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) - 160 C5 (Proposta de intervenção) - 200 Nota final - 880 Seu texto está muito bom, mas falta incluLeia mais
C1 (Domínio da norma culta) – 200
C2 (Compreensão da proposta de redação) – 160
C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) – 160
C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) – 160
C5 (Proposta de intervenção) – 200
Nota final – 880
Seu texto está muito bom, mas falta incluir um pouco mais de repertório social (-C2) no seu desenvolvimento, para sustentar sua argumentação. Também tente usar mais conectivos no início de seus períodos (-C4) pra diversificar seus recursos de coesão.
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larahsilva_
C1 (Domínio da norma culta) - 180 C2 (Compreensão da proposta de redação) - 200 C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) - 200 C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) - 180 C5 (Proposta de intervenção) - 200 Nota final - 960 Não sou profissional, mas eu realmente acLeia mais
C1 (Domínio da norma culta) – 180
C2 (Compreensão da proposta de redação) – 200
C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) – 200
C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) – 180
C5 (Proposta de intervenção) – 200
Nota final – 960
Não sou profissional, mas eu realmente achei sua redação muito boa. Você errou um pouco na questão de vírgulas e pontos finais. Por muitas vezes você acabou por prolongar um período que deveria ser finalizado. Isso também interfere no seus recursos de coesão, onde você também errou um pouco. Isso fez com que você perdesse pontos na C1 e na C4. Eu recomendo que você estude vírgulas e, principalmente, orações coordenadas.
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larahsilva_
C1 (Domínio da norma culta) - 150 C2 (Compreensão da proposta de redação) - 120 C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) - 150 C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) - 120 C5 (Proposta de intervenção) - 150 Nota final - 690 Você apresenta os erros gramaticais muitaLeia mais
C1 (Domínio da norma culta) – 150
C2 (Compreensão da proposta de redação) – 120
C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) – 150
C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) – 120
C5 (Proposta de intervenção) – 150
Nota final – 690
Você apresenta os erros gramaticais muitas vezes durante o texto, por isso perdeu 1/4 da sua C1.
Na sua introdução, o repertório foi muito bom, porém você não usou recursos coesivos o suficiente, as ideias estão meio soltas ainda, fora a tese mal desenvolvida. Quando você for citar uma obra, coloque o nome entre aspas, não entre vírgulas. Essas questões fez com que você perdesse pontos na C1, C3 e C4.
No seu d1, há alguns erros gramaticais quanto ao uso de vírgulas e também, no seu último período, há falta de coesão. Segundo o sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman “‘Não são as crises que o mudam o mundo, e sim nossa reação sobre elas’. Assim essa visão, embora correta, não se faz no Brasil, visto que a crise penitênciára tornou-se evidentes e elas sim mudam o mundo.” O quê não se faz no Brasil? “Elas sim mudam o mundo”, elas quem? Isso tem fez perder pontos na C1 e na C4.
No seu d2, mais uma vez você coloca o nome de uma obra entre vírgulas e não entre aspas (-C1). Além disso, você começa abordando um assunto e termina abordando outro, isso não é nenhum pouco recomendável, o que te fez perder pontos na C3 e na C4.
Na sua introdução, você usou uma proposta de intervenção pertinente e interessante, porém não usou todos os agentes: quem, o quê, como, detalhamento e para quê, o que fez você perder pontos na C5.
Os pontos perdidos na C2 foram por conta da argumentação não tão boa.
Lembrando que não sou profissional, então todas minhas considerações são baseadas nos meus atuais conhecimentos e pode ter muitos erros que cometi. Espero que tenha conseguido te ajudar um pouco.
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larahsilva_
C1 (Domínio da norma culta) - 180 C2 (Compreensão da proposta de redação) - 160 C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) - 200 C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) - 180 C5 (Proposta de intervenção) - 120 Nota final - 840 A primeira observação que eu gostaria deLeia mais
C1 (Domínio da norma culta) – 180
C2 (Compreensão da proposta de redação) – 160
C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) – 200
C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) – 180
C5 (Proposta de intervenção) – 120
Nota final – 840
A primeira observação que eu gostaria de fazer é pra que você tente usar o mesmo número de linhas em cada parágrafo, ou padronizar para que a introdução e a conclusão tenham o mesmo número de linhas, e ambos os parágrafos de desenvolvimento também.
Sua introdução ficou muito boa, gostei bastante mas acho que você poderia ter desenvolvimento um pouquinho mais sua problematização (2° período).
No seu d1, você acabou cometendo um erro muito comum: muita exposição. Acaba que você coloca muita informação e pouca opinião, pouca argumentação, e isso faz com que você perca pontos na sua C2 porque conta da fuga ao gênero dissertativo argumentativo, mas como você fez isso muito pouco, não perdeu tantos pontos, porém atente-se a isso.
Seu d2 também está muito bom, repertório cultural interessante, porém acredito que “consoante a isso” não seja o melhor recurso coesivo para se usar.
Na sua conclusão, eu indico que você use apenas uma proposta de intervenção, para que você não deixe nenhuma das duas incompletas, que foi o que ocorreu. Atente-se aos cinco agentes da intervenção: quem, o quê, como, detalhamento, e para quê. Ao não usar os cinco, você acabou por perder pontos. Usando os cinco, facilmente você ganha os 200 pontos da sua C5.
Lembrando que não sou profissional, uso apenas meus conhecimentos de estudante para fazer minhas considerações. Espero que eu tenha conseguido te ajudar de alguma forma.
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larahsilva_
C1 (Domínio da norma culta) - 120 C2 (Compreensão da proposta de redação) - 200 C3 (Selecionar e organizar argumentos) - 140 C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) - 140 C5 (Proposta de intervenção) - 200 Nota final - 800 Sua introdução está legal, gostei da contextualizaçãoLeia mais
C1 (Domínio da norma culta) – 120
C2 (Compreensão da proposta de redação) – 200
C3 (Selecionar e organizar argumentos) – 140
C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) – 140
C5 (Proposta de intervenção) – 200
Nota final – 800
Sua introdução está legal, gostei da contextualização porém sua tese não está muito boa. Tente melhorar seu último período.
See lessNo seu d1, você acabou perdendo pontos na C4 porque não articulou bem o exemplo com o seu tópico frasal.
O seu d2 está meio vago, tente se aprofundar mais e ser mais objetiva.
A falta de Empatia nas relações sociais do Brasil
larahsilva_
C1 (Domínio da norma culta) - 100 C2 (Compreensão da proposta de redação) - 100 C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) - 120 C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) - 120 C5 (Proposta de intervenção) - 120 Nota final: 560 Vamos pontuar parágrafo por parágrafo: NaLeia mais
C1 (Domínio da norma culta) – 100
C2 (Compreensão da proposta de redação) – 100
C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) – 120
C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) – 120
C5 (Proposta de intervenção) – 120
Nota final: 560
Vamos pontuar parágrafo por parágrafo:
Na música |1|Aves Expurgo de kamaitachi |2|um cantor que vem crescendo bastante nos últimos anos, ele utiliza de uma linguagem poética e faz uma crítica social |3|a falta de empatia na sociedade brasileira, a crítica fica explícita em diversos trechos da música. |4| “Um brinde ao nosso egoísmo”. A música reflete um comportamento frio presente nas pessoas do século XXI, gerando assim uma desunião e mostrando que ainda falta empatia nas relações sociais do Brasil, |5| manifestado em diversos casos de descriminação e preconceito como é visto de maneira sucinta em várias regiões do país.
|1| – Nome da música entre aspas
|2| – vírgula (estudar as orações)
|3| – o correto é “à”
|4| – Seria ideal juntar essas duas orações usando vírgula e um termo comparativo.
|5| – “manifestado”, o que é manifestado? A única palavra masculina no singular na sua oração anterior é “Brasil”, e acredito que não é isso que rsta sendo manifestado. Seria bom você escrever “fato manifestado”.
Além disso, você não incluiu quais serão os seus argumentos desenvolvidos no d1 e no d2, que são necessários na introdução.
|1|A mente humana é quase incompreensível |2|as emoções |3|as causas e consequências são estudadas a muitos e muitos anos. Porém, |4|muitas vezes |5| os estudiosos não obtiveram respostas concretas, o que gerou mais e mais debates a respeito de como funciona o cérebro. |6|uma das perguntas sem respostas é o que causa a psicopatia |7|uma doença mental que deixa a |8|pessoa sem emoções, sem sentir absolutamente nada além dessa pessoa cometer atos criminosos apenas por puro prazer, |9|muitas pesquisas chegaram perto mas ainda assim faltou alguns detalhes para uma teoria absoluta, |10|no Brasil os crimes hediondos que são vistos nos telejornais e nas mídias digitais, mostram que a frieza e a falta de empatia na sociedade brasileira é um problema real que necessita de atenção.
|1| – Seria legal incluir um conectivo no começo do parágrafo, como “Primeiramente” ou “Em primeira análise”
|2| – Ponto final
|3| – vírgula e seria bom incluir um “suas” antes da palavra “causas”
|4| – seria bom escrever “por muitas vezes”
|5| – vírgula
|6| – letra maiuscula
|7| – vírgula
|8| – de onde você tirou esse argumento? Não é essa a definição de psicopatia. Antes de apresentar um tema, recomendo que você o estude melhor. Além disso, não há sentido em incluir a existência de uma patologia, argumento que foi muito mal desenvolvido, em uma redação sobre falta de empatia.
|9| – ponto final e letra maiuscula
|10| – ponto final e vírgula
A teoria do caos (efeito borboleta) é uma teoria de que pequenos fatos, |1|podem causar grandes terremotos do outro lado do mundo.|2| Interligando com essa problemática, empatia gera empatia, segundo essa teoria. Entretanto, a falta dela também gera mais casos de preconceito e descriminação, como o que aconteceu no Big Brother Brasil, onde um participante utilizou de uma fala racista para se referir ao cabelo do participante João|3|. O preconceito e a falta de empatia andam lado a lado existe uma linha tênue separando a causa do efeito, assim segundo Newton toda ação gera uma reação. |4|
|1| – não há necessidade de vírgula aqui
|2| – “Interligando” não é um conectivo que cabe nessa frase
|3| – o que tem o cabelo do João? Faltou você desenvolver mais esse exemplo.
|4| – esse exemplo não tem nada a ver com o tema, se refere à forças, realmente não tem a ver com o efeito borboleta.
Além disso, esse parágrafo está muito desorganizado.
Portanto, |1|faz se necessário uma intervenção do |2|ministério da educação para que |3|desde cedo nas escolas sejam realizadas palestras |4||5|nas escolas com o intuito de conscientizar as crianças e os adolescentes |6|desde cedo para que eles desenvolvam empatia pelo próximo |7|evitando assim que o preconceito e a descrição no Brasil continue evidente, |8|somente assim será possível construir uma sociedade que se respeite e tenha mais empatia pelas pessoas ao seu redor, |9|seguindo a lógica da teoria do efeito borboleta, essa ação poderá gerar impactos positivos a longo e a curto prazo, conciliando também a |10|teoria de Newton que toda ação gera uma reação, assim seria possível um Brasil mais empático.
See less|1|- o correto é “faz-se”
|2|- Ministério da Educação é com letra maiuscula
|3|- o que seria “desde cedo”? Você está querendo dizer para serem feitas palestras para crianças pequenas? Explique melhor
|4|- palestras sobre o quê?
|5|- repetição de “nas escolas”
|6|- repetição de “desde cedo”
|7|- vírgula
|8|- ponto final e letra maiuscula
|9|- ponto final e letra maiuscula
|10|- isso não é uma teoria, é uma lei já comprovada, por isso chamamos de “terceira lei de newton”.
Além disso, você não incluiu os tópicos “como?” e “projeção de futuro” pedidos pela banca na conclusão.