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A QUESTÃO DA FOME NO BRASIL. COMO ENFRENTAR ESSE PROBLEMA?
maria1818
Oi, Kami! Vamos lá: INTRO: Existem dois pontos de atenção muito importantes aqui. 1° faltou o repertório para introduzir o assunto! e 2º você não delimitou da melhor forma as suas problemáticas. O que devemos considerar como os seus pontos chaves de desenvolvimento: alheamento populacional/passividaLeia mais
Oi, Kami! Vamos lá:
INTRO:
Existem dois pontos de atenção muito importantes aqui. 1° faltou o repertório para introduzir o assunto! e 2º você não delimitou da melhor forma as suas problemáticas. O que devemos considerar como os seus pontos chaves de desenvolvimento: alheamento populacional/passividade no governo ou a carestia/desemprego?
Outra coisa, o termo “passividade” fica muito amplo para a interpretação. Passividade no sentido de ser calmo, passividade educacional, econômica, política? que tipo de passividade é essa?
DESEN 1: “De início, a carestia é uma característica presente no país que impulsiona não só a questão da fome no Brasil mas também o crescimento econômico que é insuficiente para acabar com a fome no país” A carestia impulsiona um crescimento econômico que não é suficiente? ficou confusa essa defesa.
Acredito que você poderia ter focado mais na sua problemática: a carestia. Ela só foi citado na primeira linha e o restante do parágrafo foi destinado a uma abordagem mais ampla sobre a falta de prevenção da fome. Por mais que o repertório e sua defesa encima dele tenha sido ótima, você fugiu dos assuntos relacionados a carestia, como: escassez, aumento de preços habituais, aumento no custo de vida e por ai vai.
DESEN 2: “Por consequência, (1) é fato público que a instabilidade políticas(2) e os demais (3), se tornou evidente na medida que os trabalhadores foram impedidos ao acesso a sua função (4). De acordo com o pensador Gabriel Contino, “só se muda o futuro com a mudança do presente”. Ainda assim sem formas de alterar o cenário brasileiro, principalmente a respeito da questão da fome no Brasil, fica nítida a dificuldade de obter progresso. (5)”
1 – Como você vai começar um paragrafo com um novo argumento acho que esse não é o melhor conectivo.
2 – Cuidado com a concordância verbal, Kami!
3 – Os demais o que?
4 – Eles não tem mais acesso a que função? Acho que você consegue explicar melhor ;)
5 – Todo tema que o enem nos traz tem alguma “solução”, até pq você mesmo cria uma pra o problema, então acho que não faz muito sentido falar que não tem um caminho para resolver.
6 – No seu dens.2 faltou argumentar mais ne. A instabilidade política não foi uma problemática citada na intro (atenção nisso!), mas de qualquer forma como esse ponto de instabilidade auxilia no crescimento da fome no Brasil? Precisa defender porque o problema que você traz até o desenvolvimento tem relação ao tema da redação.
CONCLUSÃO: “Portanto, é de extrema importância combater a problemática atual. Para que isso aconteça, o Governo Federal através do Ministério da Economia e Agricultura, precisa dar atenção para a população que vem sofrendo com o desemprego e a fome, abrindo vagas de trabalho e programa de renda maior. Somente assim, a fome não será mais uma questão no país.”
1 – Faltou o detalhamento e o modo ;)
Kami, se você quiser levar só uma coisa de tudo o que escrevi: delimite melhor as suas problemáticas na introdução. Assim, em cada desenvolvimento você vai tratar apenas de uma e vai correr menos riscos de fugir dos assuntos que propôs no começo da redação.
Espero ter ajudado e desculpa qlqr coisa!! ;)
See lessAS MANIFESTAÇÕES DE VIOLÊNCIA NOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL
maria1818
Oii, vamos lá: INTRO: "Ao afirmar, em sua célebre canção “O Tempo Não Para”, o compositor Cazuza faz, de certo modo, uma comparação entre o futuro e o passado. De fato, ele estava certo pois, as ações violentas nos estádios não acontecem (1) só no contexto hodierno, uma vez que ocorrem (1.2) desde aLeia mais
Oii, vamos lá:
INTRO: “Ao afirmar, em sua célebre canção “O Tempo Não Para”, o compositor Cazuza faz, de certo modo, uma comparação entre o futuro e o passado. De fato, ele estava certo pois, as ações violentas nos estádios não acontecem (1) só no contexto hodierno, uma vez que ocorrem (1.2) desde a Idade Média,(2) a diferença é que naquela época as manifestações de imposição e poder ocorriam (1.3) no centro do estádio entre os gladiadores(3), não nas arquibancadas. Desse modo, elas ainda persistem, seja pela percepção de que a violência é a solução para tudo , seja (1.4) pelo fanatismo como impulsionador das agressões entre times rivais.”
1 – Cuidado com os ecos e repetições em um curto espaçamento;
2 – O correto aqui seria um pontito final;
3 – Talvez seja só pela digitação, mas como eu vi que se repetiu durante todo a redação vou falar só aqui encima: não colocamos espaço depois das pontuações, só antes.
DESN 1: “Em primeira análise, convém enfatizar que parte dos torcedores adotam erroneamente a metáfora “Futebol é guerra” e encaram as partidas como combates (4). Desse modo ,usam da violência para demonstrar supremacia sobre o time rival em caso de resultado negativo, por isso estão entre as principais causas das agressões nas arquibancadas dos estádios. Nessa óptica, de acordo com o filósofo contratualista Thomas Hobbes ,os cidadãos têm a predisposição para resolver os conflitos com o uso da violência, (5)diante disso, percebe-se que a visão dele se mostra atemporal visto que a violência é usada para resolver conflitos na sociedade brasileira atual (6).Dessa forma, é inaceitável que, em pleno século XXI, o Brasil lidere a classificação dos países que mais matam em estádios de futebol.” (7)
4 – Que tipo de combate? Verbal, físico, emocional?
5 – Aqui iria outro ponto final
6- e pq é usado na sociedade inteira? Você trouxe o argumento que é usado diante do cenário de perda apenas entre os torcedores. A sociedade como um todo não é o público em questão na sua redação. Cuidado com isso!! ;)
7 – O seu repertório foi pertinente para a primeira problemática, mas acredito que tinha como desenvolver mais a sua tese. Se trouxesse mais exemplos, como a da agressão diante de resultados negativos do time perdedor, talvez contribuiria para que seu argumento ficasse com um peso igual ao do seu repert.
DESEN 2:
No desen. 2 acho que, levando o parágrafo inteiro em consideração, vc focou mais em explicar o que gera o fanatismo do que em argumentar o porquê de ele ser um dos agravantes para a violência. Correlacionar a falta de empatia da sociedade com uma adoração que se torna agressiva não foi uma das melhores estratégias eu acredito.
CONC: “Portanto, fica evidente que a percepção de que a violência é a solução para tudo e o fanatismo no futebol são impulsionadores das manifestações de violência nos estádios de futebol e que, a partir disso, são necessárias mudanças (7).Para tanto, é fundamental que o Poder Público promova comerciais que visem enfatizar o futebol como lazer e a violência como forma inadequada de resolver divergências,por meio da divulgação nos canais midiáticos. Nesse sentido, o intuito de tal medida é tornar as torcidas organizadas pacíficas durante e após as partidas e, consequentemente, minimizar o problema da violência. Feito isso, a metáfora “Futebol é guerra” seria desmistificada , assim como o pensamento de Herbert Marcuse e assim o ciclo de violência nos estádios seria atenuado.”
7 – Helo, cuidado, mais uma vez, com a repetição de palavras. Tente trabalhar mais com os sinônimos. Tenha atenção tbm nas frases muito extensas que podem dificultar o entendimento da oração inteira.
Agente = Poder público não precisa estar com letra maiúscula no meio da frase. Fora que considerar os três tipos de poderes nacionais ficou muito amplo para a sua proposta.
Meio = Topster, só acho que ficou um pouco repetitivo quando você fala “comerciais” e logo depois “divulgação nos canais midiáticos”.
Finalidade foi ficou boa, só faltou detalhar melhor. Grande parte das ultimas orações ficaram focadas na parte de intuito.
Pra finalizar acho que a retomada do segundo repertório não agregou muito. Como disse antes, esse tem relação com a falta de empatia, que não foi uma das problemáticas que você disse que traria na intro.
Desculpa qlqr coisa e espero ter ajudado ;))
See lessEvasão escolar e a realidade brasileira
maria1818
Oii, vamos lá: INTRO: A Constituição Federal de 1988 prevê em seu artigo 6° o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se destacado com ênfase quando se observa o número de crianças e jovens que não frequentam as escolas no Brasil (1). Nesse conLeia mais
Oii, vamos lá:
INTRO: A Constituição Federal de 1988 prevê em seu artigo 6° o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se destacado com ênfase quando se observa o número de crianças e jovens que não frequentam as escolas no Brasil (1). Nesse contexto, as principais causas é (2) a negligência governamental e a situação financeira dessas famílias. (3)
1- Delimitou o tema bem, topster.
2 – Cuidado com a concordância: “as principais causas são*”
3 – “Sobre esse viés, observa-se que a esfera legislativa rompe com esse acordo graças a negligência governamental e a precária situação financeira de uma grande parcela das famílias brasileiras.” Talvez nesse modelo a delimitação das suas duas problemáticas ficariam melhores.
DEN 1: A princípio, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de estudantes nas escolas, visto que, muitos não frequentam por morar longe, geralmente no interior da cidade e/ou não possuir transporte para se locomover (4) até a unidade escolar (5). Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do contrato social, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de seus direitos como a educação.
4 – Concordância: “não possuírem transportes para se locomoverem”
5 – A falta de transporte é único abandono que o governo demonstra possuir para esses estudantes? E a baixa qualidade de ensino? Despreocupação com o clima escolar e capacitação dos educadores? Acredito que poderia ter ido um pouco mais afundo nessa sua primeira dor (sendo com esses exemplos ou mantendo apenas a incúria do Estado pelos transportes). Para que, assim, o seu repertório (que achei perfeito) desse mais ênfase para a negligência governamental.
DESEN 2: Ademais, é fundamental destacar uma pesquisa realizada pelo IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, onde aponta que a evasão escolar é causada, em sua maioria, por estudantes de baixa renda, pois precisam trabalhar desde muito cedo para ajudar a família e não sobra tempo para os estudos. Consequentemente, não chegam a terminar nem o ensino fundamental e não sabem ler e nem escrever 6.
6- Eu sempre tenho mais dificuldades em desmembrar as problemáticas quando coloco repertórios muito expositivos. Acredito que esse tenha sido o principal ponto de atenção aqui, já que o único argumento que você trouxe foi o da pesquisa do IBGE. Fora que a baixa escolaridade não foi uma das consequências da evasão escolar que você delimitou na introdução e mesmo assim fez parte do seu argumento e finalização do parágrafo.
CONCLUSÃO: Portanto, medidas devem ser tomadas para combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação e o Governo (8) busquem formas de conscientizar esses jovens por meio de campanhas e palestras nas escolas e realizem visitas nas casas dessas famílias para incentivar os mesmos a frequentarem a escola (9) (10), a fim de que as ideias de John Locke não se concretizem. (11)
8 – Agente = Que governo? Estadual, munícipal…?
9 – Cuidado com a repetição de palavras.
10 – Acho que poderia ter dado uma atenção maior na parte de detalhamento. Foi muito cirúrgica nas outros pontos obrigatórios para a conclusão.
11 – Ótima forma de terminar a redação e já incluir o efeito, mas quais são as ideias de Locke mesmo? Você falou dela a tanto tempo que a pessoa que lê nem lembra mais.
Acho que o principal ponto é tentar desenvolver mais as teses na próxima e não colocar todo o peso da sua argumentação apenas no repertório ;)
Desculpa qlqr coisa e espero ter ajudado!!
See lessViolência nas redes urbanas
maria1818
Oii, Iza!! Olha, como você mesmo disse, está bem no comecinho dos conhecimentos sobre redação. Aconselho a você dar uma olhada nas redações nota 1000 do enem, assim vc consegue conhecer melhor como se estrutura uma texto dissertativo argumentativo. A redação modelo Enem precisa das seguintes caracteLeia mais
Oii, Iza!!
Olha, como você mesmo disse, está bem no comecinho dos conhecimentos sobre redação. Aconselho a você dar uma olhada nas redações nota 1000 do enem, assim vc consegue conhecer melhor como se estrutura uma texto dissertativo argumentativo.
A redação modelo Enem precisa das seguintes características (vou citar as principais que já vão te ajudar muito para a próxima):
Introdução: onde você vai começar com um repertório, escolher um conectivo e correlacionar esse repertório com o seu tema da redação. Você colocou o repertório (assalto do jovem e a namorada) no final da introdução, isso fica confuso e não gerou uma boa construção. Fora que precisa delimitar melhor as problemáticas do seu assunto. Drogras, prostituição e etc são problemas da sociedade, mas o que gera isso nas cidades urbanas? Você não respondeu isso ao longo da redação e isso faz a gente perder vários pontinhos
Os argumentos que você trouxe ao longo da red não foram bem construídos (mas eles são bons viu), a gente percebe isso pq você escreve, escreve mas não escreve nada kkkkkk (leia com humor, please s2)
O último paragrafo da nossa redação é sempre destinado a famosa conclusão, ou proposta de intervenção. Como você vai resolver os problemas que desenvolveu ao longo do texto. São elementos obrigatórios para isso: Agente (quem vai fazer), Ação (o que vai fazer), Modo (como vai fazer) efeito (pra que fazer) e o detalhamento (explicar melhor tudo).
Iza, duas dicas essenciais principalmente para quem está começando: estuda o que cada parágrafo precisa ter em uma redação e se inspira nas de nota 1000
Espero ter te ajudado e desculpa qualquer coisa ;))
See lessO aumento da Fake news na sociedade conteporanêa. ( por favor coloquem na correção uma nota de 0 a 1000, simulando o enem)
maria1818
O aumento de Fake News na sociedade contemporânea INTRO: Atualmente, nós conhecemos a internet como uma “terra sem lei”, já que nela supostamente podemos discorrer sobre tudo, (1) e com esse conceito de “lugar sem regras” começaram a surgir as notícias falsas, propagadas por pessoas com más inteçõesLeia mais
O aumento de Fake News na sociedade contemporânea
INTRO: Atualmente, nós conhecemos a internet como uma “terra sem lei”, já que nela supostamente podemos discorrer sobre tudo, (1) e com esse conceito de “lugar sem regras” começaram a surgir as notícias falsas, propagadas por pessoas com más inteções* e/ou pessoas com pouco acesso a conhecimento verídico e de qualidade. (2) Mas compartilhar essas fake news tem consequências? Será que isso incentiva mais pessoas a fazerem o mesmo?
1 – O ideal aqui seria colocar um ponto para a uma nova oração junto com um conectivo.
2 – Se a gente forçar um pouquinho consegue lembrar de algum repetório, seja de filme, série, pensador e tantos outros que caberiam na sua intro. Acredito que assim ela ficaria com mais conteúdo
DESEN 1: Bom,(1) as fake news aumentaram bastante nos últimos anos, principalmente por conta do maior acesso à internet e por conta da pandemia do novo Coronavírus. Durante o auge da Covid-19 no Brasil, muitas informações não comprovadas foram publicadas na web,(2) porém esse excesso de notícias gerava uma série de consequências na sociedade, como crises de ansiedade e abalo psicológico. (3)
1- Existem conectivos iniciais que ficariam melhor aqui: Primeiramente, A priori e por ai vai;
2 – Por que houve esse aumento de casos de fake news durante a pandêmia? Senti que você focou mais em falar sobre esse ponto do que em responder a sua primeira pergunta da introdução.
3 – Por que essas notícias falsas acarretam nessas consequências? Trazer um repertório que afirme essa a sua tese é fundamental.
DESEN 2: (1) Durante esse período de isolamento, (muitas pessoas com o intuito de ajudar e noticiar as outras compartilhavam fake news sem saber, já que nós não conheciamos* muito sobre o vírus (2)), com isso (3)mais frações da população repassavam essas informações, porém elas estão no nosso meio até hoje e não discorrem somente sobre o novo Coronavírus (4). Mas o que podemos fazer para diminuir a falta de informação e a propagação de notícias falsas entre os Brasileiros?
1 – Conectivo;
2 – Toda essa oração ficou um tanto quanto informal;
3 – “graças a esse alto nível de desinformação” Reafirme bem a sua tese;
4 – Trata-se sobre o que mais então? Você focou muuiitoo em falar sobre o impacto que o covid trouxe na fake news, mas em nenhum momento você falou que esse seria o seu foco na introdução!
5 – Mais uma vez faltou um repertório para sustentar as suas teses. Com eles iria ficar mais fácil dissertar um pouco mais em cada parágrafo, já que eles ficaram superficiais ;)
CON: (1) Para diminuirmos a “epidemia das fake news”, devemos (2) cobrar do gorverno* e da imprenssa(3) meios de combate (4), como por exemplo: palestras, eventos sociais e reconhecimento midialístico, tendo assim o objetivo de influenciar a população Nacional (5) a saber da problematíca* existente ao compartilhar notícias recebidas em apps de mensagem. Já para acabar com a falta de conhecimento básico (6), temos que cada vez mais incentivar o estudo e procurar formas de deixar a educação acessível para todos. (7)
1 – Conectivo
2 – Priorize o uso da terceira pessoa na redação “a sociedade deve”, por exemplo
3 – Imprensa
4 – “meios de combater esse impasse” parece que só meios de combate ficou solto ali no meio;
5 – Nacional não precisa ter letra maiúscula no meio da frase.
6 – Sua tese era sobre a falta de desinformação e não de conhecimento básico
7 – Você não tocou no termo educação em nenhum momento da sua red. ficou perdida essa frase no final aqui
—
Mari, não vou dar notas por dois motivos:
Não faço a mínima ideia de qual seria a nota justa para cada competência da sua redação e, o mais importante, as notas que vc recebe aqui não vão valer de nada no final do ano, as correções sim são importantes.
Acho que você precisa focar mais em aprender a utilizar repertórios ao seu favor, vai ajudar muito na robustez da sua redação e não vai deixar você falar tanto de uma coisa que na intro não mencionou nenhuma vez.
É isso, espero ter te ajudar e desculpa qlqr coisa ;)
See lessDesafios da educação inclusiva no Brasil.
maria1818
Oii, vamos lá: INTRO: Para uma boa intro é importante lembrarmos de alguns pontos indispensáveis: 1) Contextualização - Essa parte você arrasou. Explicou bem a base de uma educação inclusiva 2) Apresentação do tema - Depois de contextualizar vc precisa ligar (com conectivos) as primeiras orações comLeia mais
Oii, vamos lá:
INTRO: Para uma boa intro é importante lembrarmos de alguns pontos indispensáveis:
1) Contextualização – Essa parte você arrasou. Explicou bem a base de uma educação inclusiva
2) Apresentação do tema – Depois de contextualizar vc precisa ligar (com conectivos) as primeiras orações com o tema da sua redação. A educação inclusiva não é um regra no nosso sistema educacional, precisa deixar isso explicito logo no primeiro paragrafo.
3) Sua tese, ou seja, o que você defenderá. Quais são os desafios na construção de uma educação inclusiva no Brasil? Negligência governamental? desigualdade social? outro ponto? Precisa delimitar a sua tese na introdução e argumentar sobre ela em cada parágrafo
DESEN 1: Repetição de termos atrapalha na leitura.
Como faltou especificar quais serão suas teses na intro eu suponho que a problemática desse paragrafo seja a tardia implementação da educação inclusiva no Brasil.
Vale fazermos algumas perguntas pensando sobre isso para que o desenvolvimento fique mais rico: Pq essa demora em incluir isso na nossa cultura educacional? Quais foram as consequências desse atraso? quem são os principais prejudicados nessa história?
Acredito que respondendo perguntas desse tipo ficaria mais fácil de montar um desenvolvimento mais estruturado
DESEN 2: Mesmo problema que o primeiro desenvolvimento: falta de tese. Você colocou vários problemas, mas não fez ligação entre eles.
Cuidar com a pontuação desnecessária ;)
CONCLUSÃO: Para uma boa conclusão é importante lembrarmos de alguns pontos indispensáveis:
Retomar os objetivos propostos na redação
Ação (o que será feito?)
Agente (quem vai fazer – MEC e qual o outro poder público? tem que especificar)
Modo (como os agentes irão preparar os professores e as escolas?)
Efeito (futuro melhor e mais incluso – topster)
Conhece o canal redação zika? ver a professora corrigindo as redações ajuda muito ;)
Desculpa qlqr coisa e espero ter te ajudado de alguma forma!!
See lessA cultura do cancelamento
maria1818
Oi, Ingrid!! Achei sua redação boa, mas segue alguns pontos que acredito que podem melhorar: INTRO: O conectivo "nesse sentido" poderia ser substituído por "Fora da ficção", por exemplo. "Logo(,) é preciso analisar os efeitos do (da cultura do) cancelamento e a ineficácia da legislação (brasileira).Leia mais
Oi, Ingrid!! Achei sua redação boa, mas segue alguns pontos que acredito que podem melhorar:
INTRO: O conectivo “nesse sentido” poderia ser substituído por “Fora da ficção”, por exemplo.
“Logo(,) é preciso analisar os efeitos do (da cultura do) cancelamento e a ineficácia da legislação (brasileira).
DESEN 1: Não podemos esquecer de utilizar virgula depois dos conectivos.
Acredito que a argumentação ficou um pouco vaga e existem palavras que se substituídas por alguns sinônimos poderiam afastar um pouco o coloquialismo da sua redação.
DESEN 2: “Além disso, outra grande causa” vc não estava falando de causa e sim efeitos.
O segundo desenvolvimento pode melhorar na parte de argumentação tbm, Ingrid. Por que a negligência governamental é uma das causas da cultura do cancelamento? vc não explicou essa parte
E até acho que para uma coerência melhor do texto seria melhor colocar primeiro o paragrafo de causa e depois o de consequência.
CONCLUSÃO: A primeira coisa que a gente coloca na redação é o conectivo e a retomada do tema da redação. Outra coisa é especificar a ação que será feita junto com o detalhamento, para não deixar o seu ultimo paragrafo de forma vaga. Não precisa colocar tantos agentes assim nessa parte, focar em detalhar é mais importante do que cinco agentes diferentes ;)
Espero ter te ajudado de alguma forma e desculpa qlqr coisa ;)
See lessESTIGMAS DAS DOENÇAS MENTAIS NO BRASIL
maria1818
INTRO: Se vc sabe quais teses serão defendidas ao longo da redação é legal traze-las para a intro. Por exemplo, vc trouxe argumentos referentes à falta de apoio do Estado e o preconceito no Brasil, então seria uma boa finalizar o paragrafo 1 assim: "Diante dessa perspectiva, convém analisarmos a falLeia mais
INTRO: Se vc sabe quais teses serão defendidas ao longo da redação é legal traze-las para a intro. Por exemplo, vc trouxe argumentos referentes à falta de apoio do Estado e o preconceito no Brasil, então seria uma boa finalizar o paragrafo 1 assim: “Diante dessa perspectiva, convém analisarmos a falta de apoio governamental e o alto nível de preconceitos ligados aos estigmas das doenças mentais no Brasil.” ;)
DESEN 1: Acho que o seu segundo parágrafo podia ter ficado mais desenvolvido. Acredito que fica mais fácil de isso acontecer quando colocamos nosso repertório no começo do parágrafo, pq ai a probabilidade de vc ter mais insights de conteúdos e deixar a argumentação mais completa é maior!
“…medidas para que estes problemas sejam resolvidos e extinguidos de nossa sociedade” Essa parte ficaria perfeito em uma conclusão :)
DESEN 2: “provocando destinos cruéis, que é a maior causa de morte no Brasil atualmente.” que cauda é essa? Se for a depressão teria que reformular a frase pq não pareceu ter uma ligação direta.
CONCLUSÃO: “Para isso, é imprescindível que o estado” É bobo e vc talvez até já saiba, mas quando falamos de estados brasileiros o ‘e’ é minúsculo, mas quando o objetivo é escrever Estado como governo o ‘E’ é maiúsculo :)
“por meio de campanhas públicas e medidas públicas…” Por meio de campanhas e medidas públicas (assim não fica tão repetitivo)
Achei sua redação bem bacana, Enzo! Só acho que trabalhar mais essa parte de desenvolver melhor os argumentos que vc traz é importante.
Desculpa qlqr coisa e espero ter te ajudado de alguma forma!!
See lessImplicações da falta de saneamento básico na saúde pública brasileira
maria1818
Oii! Achei sua intro bem estruturada! O segundo paragrafo achei um pouco superficial. Nesses temas de redação sobre desigualdade social eu sempre gosto de lembrar do Milton Santo e sua teoria sobre a globalização perversa, onde ao invés de a globalização promover avanços sociais, acaba contribuindoLeia mais
Oii!
Achei sua intro bem estruturada!
O segundo paragrafo achei um pouco superficial. Nesses temas de redação sobre desigualdade social eu sempre gosto de lembrar do Milton Santo e sua teoria sobre a globalização perversa, onde ao invés de a globalização promover avanços sociais, acaba contribuindo para a elitização das cidades, o que gera ainda mais segregação social, concentrando recursos federais em áreas mais elitizadas e desrespeitando nossos direitos básicos.
O repertorio de Jonh Locke ficou bacana, mas acredito que vc consegue estruturar melhor essa parte!
“Consequentemente, com essa falta, os cidadãos estão mais propícios a contraírem doenças infecciosas e (por) conviverem com esgoto mal tratado e, por conseguinte, o direito a saúde (de qualidade) fica restrito (, majoritariamente,) a (as) grandes metrópoles.
“Logo, cabe ao Estado, por meio de campanhas especializadas, aumentar o tratamento e incentivar de maneira eficaz…” O Estado deve incentivar ele mesmo com as campanhas? Essa parte achei que não fez muito sentido.
“cuidar de indivíduos que possuem doenças causadas pelo esgoto.” O que cauda as doenças não é o esgoto em si, e sim a falta de saneamento básico.
Giulia, achei seus repertórios inteligentes, mas acredito que vc precisa se atentar principalmente na parte de coerência na redação como um todo.
Desculpa qlqr coisa e espero ter te ajudado de alguma forma! :)
See lessDesafios atuais das grandes cidades brasileiras // Modelo ENEM
maria1818
Oi, Nek!! Bora lá INTRODUÇÃO) Como o Let.red disse, é importante lembrarmos em ligar nosso repertório com a problemática do tema. - Os dois argumentos que você trouxe na intro são bem bacanas de trabalhar (comodismo populacional e falta de investimento), arrasou! Mas seria importante especificar quaLeia mais
Oi, Nek!! Bora lá
INTRODUÇÃO) Como o Let.red disse, é importante lembrarmos em ligar nosso repertório com a problemática do tema.
– Os dois argumentos que você trouxe na intro são bem bacanas de trabalhar (comodismo populacional e falta de investimento), arrasou! Mas seria importante especificar qual o comodismo populacional vc pensou
DESENVOLVIMENTO) ótimo que vc não esqueceu de trazer nos dois parágrafos justamente os dois argumentos que trouxe na intro.
– “muita gente” acredito que tenha ficado informal, que tal na próxima usar cidadãos? :)
– não esquece do “ao” quando for escrever “ao invés de…”
– “muita gente deixa de se rebelar e debater sobre a situação, se acomodando com ela, invés de lutar contra a problemática” Que situação e problemática é essa? Existem vários desafios e problemas em grandes cidades, seria legal escolher um deles para vc conseguir desenvolver mais sua redação.
– “Dito isso, é inadmissível a subsistência desse cenário.” essa frase ficou lindona e forte, mas acredito que um pouco sozinha. Complementar um pouco mais esse seu posicionamento ajudaria em não deixa-la tão solta no final do parágrafo e também em desenvolver esse seu primeiro argumento. “Dito isso, é inadmissível a subsistência desse cenário onde a população não se posiciona na busca por uma melhor e mais fluida mobilidade urbana nas ruas mais movimentadas do Brasil.” (fiz esse exemplo de conclusão de primeiro desenvolvimento imaginando que a dificuldade na mobilidade urbana fosse um dos desafios escolhidos por vc)
– ” o governo não aplica dinheiro na educação, saúde, segurança e sociodiversidade” a critica ao governo é super válida sobre esse tema, mas quando a gente diz “o governo não aplica dinheiro na educação…” parece que estamos afirmando que ele não aplica nenhum dinheiro, e isso não é lá completamente verdade, né?
– Acredito que nesse segundo paragrafo vc poderia ter ido um pouco mais a fundo tbm, talvez trazendo um repertório que vc conseguisse trabalhar mais alongando mais o assunto do governo e os desafios.
CONCLUSÃO) Acredito que pelo Governo ter sido escolhido como um dos responsáveis pelas dificuldades nas cidades ele deveria ser o responsável, tbm, por reparar esse problema e não apenas a mídia como o único agente da proposta.
– A redação termina de uma forma incrível quando ligamos nosso primeiro repertório com a conclusão, mandou bem!!
Eu não sou nenhuma especialista, mas vou te dar uma dica: é legal a gente ter em mente que nem só de repertórios super inteligentes e de palavras difíceis é feito uma boa redação. é nossa prioridade fazer um texto onde escolhemos bem os problemas que temos que abordar ao longo da redação e resolve-los da melhor forma possível na conclusão. Ver modelos acima de 900 pontos e assistir vídeos da “redação e gramática Zica” me ajuda bastante nos estudos!
É isso, Nek! Desculpa qlqr coisa e espero ter te ajudado em algo e da melhor forma possível ;))
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