Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
ENERGIAS RENOVÁVEIS COMO MECANISMO DE SUSTENTABILIDADE (ENEM)
mariaeduardanunes
Oi!!!! Vou te mostrar o que eu encontrei. No 1º parágrafo: "pois avisos sobre crises ambientais são recorrentes na mídia e questiona a durabilidade da vida na Terra." quem está questionando a durabilidade da vida na Terra? Se forem os avisos, coloque "questionam". Caso seja a mídia, coloque "na mídiLeia mais
Oi!!!! Vou te mostrar o que eu encontrei.
No 1º parágrafo: “pois avisos sobre crises ambientais são recorrentes na mídia e questiona a durabilidade da vida na Terra.” quem está questionando a durabilidade da vida na Terra? Se forem os avisos, coloque “questionam”. Caso seja a mídia, coloque “na mídia que questiona…” ou até mesmo “na mídia, a qual questiona…”.
“como mecanismo de sustentabilidade” aqui acho que você poderia colocar “o” antes de “mecanismo”.
No 2º parágrafo: “isto porque” no que se refere a essa expressão, eu pesquisei e usamos “isto” para algo que ainda será dito e “isso” para algo que já foi dito. Então, nesse caso, acredito que você explicou o porquê da conta de luz ter vindo exorbitante. Por isso, seria “isso porque”. Além disso, me parece que a vírgula está no local errado. Você escreveu: “exorbitante, isto porque, foi necessário”, creio que poderia ser: “exorbitante, isso, porque foi necessário” ou ainda “exorbitante. Isso, porque foi necessário”.
“que possuem um alto custo” acho que pode tirar esse “um”.
No 4º parágrafo: “através de campanhas” tente usar o “através de” somente quando for no sentido de atravessar, prefira expressões como “por meio de” e “mediante”.
“na tv aberta e internet” acredito que você tenha que escrever “na TV aberta e na Internet” se estiver referindo-se a internet como uma rede mundial.
Você redigiu uma boa redação! Tente retomar, no final do texto, um dos seus repertórios. É isso, você está no caminho certo. Qualquer dúvida pode entrar em contato comigo. Bjus, sucesso!!
C1: 160
See lessC2: 160
C3: 160
C4: 200
C5: 200
Nota final: 880
Estratégias para mitigar as problemáticas das Cracolândias no Brasil
mariaeduardanunes
Oi! Vou te mostrar o que encontrei. No 1º parágrafo: "O escritor inglês George Orwell, afirma" não há vírgula, a menos que você acrescente uma antes de "George" deixando "George Orwell" entre vírgulas. Eu achei seus repertórios legais, mas senti que o do Orwell ficou "jogado", para mim, faltou vocêLeia mais
Oi! Vou te mostrar o que encontrei.
No 1º parágrafo: “O escritor inglês George Orwell, afirma” não há vírgula, a menos que você acrescente uma antes de “George” deixando “George Orwell” entre vírgulas. Eu achei seus repertórios legais, mas senti que o do Orwell ficou “jogado”, para mim, faltou você relacionar ele ao tema antes de citar a novela.
No 3º parágrafo: “a exclusão social, como a implementação de barreiras físicas para conter essa população e a política de caça às drogas” acredito que “como a implementação de barreiras físicas para conter essa população” seja uma exemplificação do que é a exclusão social. Nesse caso, acrescente uma vírgula após “população”.
“se fundamenta na marginalização” eu acho que se você estiver referindo-se a exclusão social e a política de caça às drogas, deveria ser “se fundamentam”.
No 4º parágrafo: o seu “meio/modo” pode ser identificado, porém seria bom você marcá-lo com expressões (por meio de, mediante…). Não encontrei o seu detalhamento. É legal você retomar um dos seus repertórios no final do texto.
Cuidado com o gerúndio, pois o excesso dele pode ser considerado informal (palavras terminadas em -ando, -endo, -indo) e com o período longo. Além disso, use mais conectivos e tente não repeti-los ao longo do texto,
(a nota que vou te dar é um chute porque não sei pontuar com exatidão). É isso, bjus e sucesso. Qualquer dúvida pode entrar em contato comigo.
C1: 160
See lessC2: 160
C3: 200
C4: 160
C5: 160
Nota final: 840
O preconceito contra dependentes químicos no Brasil
mariaeduardanunes
Vou te apontar o que eu encontrei! No 1º parágrafo: "do pintor norueguês Edvard Munch retrata a inquietude" acrescente uma vírgula depois de "Munch". "observa-se que, na conjuntura brasileira" não há vírgula, a menos que você acrescente outra vírgula após "contemporânea". "preconceito é, amiudamenteLeia mais
Vou te apontar o que eu encontrei!
No 1º parágrafo: “do pintor norueguês Edvard Munch retrata a inquietude” acrescente uma vírgula depois de “Munch”.
“observa-se que, na conjuntura brasileira” não há vírgula, a menos que você acrescente outra vírgula após “contemporânea”.
“preconceito é, amiudamente” não há vírgula e a palavra seria amiudadamente? Não a conhecia! Dei um google e faltou mais um “da”.
“a negligencia governamental” faltou acento em “negligência”.
No 2º parágrafo: “á baixa” seria “à baixa”, mas acredito que tenha sido um erro de digitação.
No 3º parágrafo: “a exclusão nos hospitais tal qual na sociedade,” acho que seria bom colocar o “tal qual na sociedade” entre vírgulas.
“onde a forma” tome cuidado com esse “onde”. Tente utilizá-lo quando quiser retomar um local físico.
No 4º parágrafo: “Por tanto” se escreve junto (“Portanto”).
“vigor, leis eficazes” não há vírgula.
“o governo” escreva governo com a inicial maiúscula.
Boa redação! Na introdução você fez uma contextualização e apresentou as causas. Gostei dos seus desenvolvimentos. Você fez bom uso dos conectivos, Porém, na proposta de intervenção não encontrei o seu detalhamento. É isso, sucesso para você!
C1: 120
See lessC2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 160
Nota final: 880
O outro lado do lucro das industrias farmacêuticas
mariaeduardanunes
Oiii! Vou apontar o que achei. No 1º parágrafo "o corpo social vêm" acho que para concordar com corpo social que é um só, seria "vem". "lucro da industria" a palavra "indústria" tem acento. "acesso à medicamentos" não há crase, por ser uma palavra masculina (os medicamentos), então seria "acesso aosLeia mais
Oiii! Vou apontar o que achei.
No 1º parágrafo “o corpo social vêm” acho que para concordar com corpo social que é um só, seria “vem”.
“lucro da industria” a palavra “indústria” tem acento.
“acesso à medicamentos” não há crase, por ser uma palavra masculina (os medicamentos), então seria “acesso aos medicamentos”.
“têm se tornado” acredito que seja “tem” para concordar com o acesso.
No 2º parágrafo “jornal Estado de Minas” coloque “Estado de Minas” entre aspas.
“custo no SUS” talvez seja melhor “explicar” o que seria o SUS, você colocaria “custo no Sistema Único de Saúde (SUS)”.
“que prevê que” para evitar um possível queísmo em seu texto, sugiro que substitua o primeiro que para “a qual”, ficaria assim: “Constituição Federal de 1988, a qual prevê que…”
“a saúde é o direito de todos” talvez seria melhor colocar “um direito de todos”.
No 3º parágrafo “Conforme Hélder Martins” acho que você deveria falar quem é ele.
“lucro das industrias” faltou acento em “indústrias”.
No 4º parágrafo as duas propostas de intervenção que você desenvolveu não estão completas, ambas possuem apenas 3 elementos, estando ausentes o detalhamento (uma informação a mais), o modo/meio (como? de que maneira?). Foi muito bom você ter retomado seu repertório no final da conclusão!
Em resumo, senti falta das causas no 1º parágrafo. Tente desenvolver melhor suas próprias ideias, pois sua argumentação está boa. Atente-se aos erros gramaticais e aos elementos da proposta de intervenção, a fim de que ela fique completa. Em contrapartida, você fez uso dos 2 conectivos interparágrafos que o ENEM exige (Outrossim e Portanto). Parabéns, sucesso para você!
OBS: Ainda sou estudante, entretanto, imagino que sua nota seria parecida com:
Competência 1= 160
See lessCompetência 2= 160
Competência 3= 160
Competência 4= 200
Competência 5= 120
Nota final= 800
A importância do antirracismo no combate à intolerância no Brasil
mariaeduardanunes
Vou apontar algumas coisas que encontrei. No 1º parágrafo "George Floid" seria "George Floyd". No 2º parágrafo "o Filósofo Voltáire" a palavra filósofo é escrita com a inicial minúscula e "Voltaire" não tem acento. "devido a escassez" há crase. "através de discussões" tente utilizar a expressão "atrLeia mais
Vou apontar algumas coisas que encontrei.
No 1º parágrafo “George Floid” seria “George Floyd”.
No 2º parágrafo “o Filósofo Voltáire” a palavra filósofo é escrita com a inicial minúscula e “Voltaire” não tem acento.
“devido a escassez” há crase.
“através de discussões” tente utilizar a expressão “através de” somente quando o sentido for atravessar algo, para substituí-la você pode usar “por meio de”, “por intermédio de”.
No 4º parágrafo ficou faltando apenas o detalhamento, você poderia ter citado alguma rede social ou programa de televisão como exemplo.
Cuidado com o “através de”.
Imagino que sua nota seria parecida com:
Competência 1= 160
See lessCompetência 2= 200
Competência 3= 160
Competência 4= 200
Competência 5= 160
Nota final= 880
PROBLEMAS CAUSADOS PELA POSSÍVEL APROVAÇÃO DA PROPOSTA DE TAXAÇÃO DE LIVROS NO BRASIL
mariaeduardanunes
Oiiiii, não vou corrigir sua redação como costumo corrigir, porque acredito que você precise saber outras coisas antes. Por isso, te darei dicas de como redigir uma dissertação argumentativa modelo ENEM. O texto deve ser escrito em 3º pessoa, sendo assim, você não pode se incluir nele. Comece o 2º,Leia mais
Oiiiii, não vou corrigir sua redação como costumo corrigir, porque acredito que você precise saber outras coisas antes. Por isso, te darei dicas de como redigir uma dissertação argumentativa modelo ENEM.
O texto deve ser escrito em 3º pessoa, sendo assim, você não pode se incluir nele.
Comece o 2º, 3º e 4º parágrafo com conectivos (pesquise no google: tabela de conectivos). O ENEM exige 2 conectivos interparágrafos (te aconselho a utilizar “Ademais” no início do 3º parágrafo e “Portanto” no início do 4º parágrafo).
Dentro de cada parágrafo também precisam ter conectivos.
Não repita os conectivos.
Existe uma competência que avalia exatamente isso, a competência 4.
A correção é baseada em 5 competências, algumas estão interligadas.
Depois que você entender a estrutura do texto, te aconselho a procurar mais sobre as competências, para que você possa saber exatamente o que eles estão analisando no texto.
É necessário fazer uso de um repertório sociocultural, e ele precisa estar pertinente, produtivo e legitimado (pesquise sobre isso, é muito importante).
Em termos gerais, a estrutura é como você fez mesmo, o recomendado é o uso de 4 parágrafos (o primeiro é a introdução, o segundo e o terceiro são os de desenvolvimento e o 4º é a conclusão).
No 1º parágrafo você deve fazer uma contextualização do tema e relacioná-lo, após isso você acrescenta a sua tese (o seu ponto de vista) com as causas (isso você fez). E se possível, faça um fechamento do parágrafo, mostrando que alguma coisa precisa ser feita para resolver aquele problema (mas não tão detalhadamente, porque isso você vai fazer no final).
No 2º parágrafo e no 3º parágrafo você deve apresentar seus argumentos, entretanto, não utilize expressões como “No meu ponto de vista”, porque aí você estaria escrevendo em primeira pessoa e é preciso que escreva em terceira pessoa. É interessante usar o repertório em algum desses parágrafos.
No 4º parágrafo você vai fazer a proposta de intervenção, ela contém 5 elementos (agente – quem deve fazer -, ação – o que deve ser feito -, modo/meio – de que modo -, finalidade/efeito – para que – e o detalhamento – uma informação a mais sobre qualquer um desses elementos). Existem causas que você vai conseguir “resolver” com somente uma proposta de intervenção, porém, algumas vezes não terão como, daí você vai ter que fazer duas, nesse caso, só uma precisa estar completa (uma precisa ter os 5 elementos e a outra não, então a outra pode ter por exemplo, apenas ação, agente e finalidade). É muito bom retomar um dos repertórios na conclusão.
Para ficar mais claro, leia redações que receberam nota 1000.
Vou deixar um link para você aqui (é um site que tem cartilhas de redações que receberam nota mil: https://www.lucasfelpi.com.br/redamil) se você não conseguir acessar, pesquise no Google “cartilha de redação nota mil”. Com elas será mais fácil para você entender as coisas que eu disse.
Não sei se eu esqueci de alguma coisa, provavelmente sim… sou estudante, mas, qualquer dúvida que você tiver, pode entrar em contato comigo que eu tento te ajudar!! Bjus, sucesso para você.
See lessRacismo um tabu hodierno .
mariaeduardanunes
Oi, Thiago! Vou corrigir sua redação me baseando nos critérios do ENEM, ok?! Ainda sou estudante, mas vou dar o meu melhor para tentar te ajudar. Bom, "Magna Carta ," quando for acrescentar qualquer tipo de pontuação ela precisa estar do lado da palavra, assim "Magna Carta, " ou então aqui "inafiançLeia mais
Oi, Thiago! Vou corrigir sua redação me baseando nos critérios do ENEM, ok?! Ainda sou estudante, mas vou dar o meu melhor para tentar te ajudar.
Bom, “Magna Carta ,” quando for acrescentar qualquer tipo de pontuação ela precisa estar do lado da palavra, assim “Magna Carta, ” ou então aqui “inafiançável . Dessarte” que seria “inafiançável. Dessarte”, o que eu quero dizer é que primeiro você deve colocar a pontuação e depois dar o espaço, sempre!
No 1º parágrafo “Numa conjuntura atual” não sei se “numa” é considerado informal, em todo caso te aconselho a utilizar “Na conjuntural atual”.
“Magna Carta” não sei se o Brasil também considera os termos Magna Carta e Carta Magna como o povo inglês, quando se trata da brasileira só ouvi dizer em “Carta Magna”… caso seja considerado, deixe para lá essa parte do que estou dizendo.
“perante à sociedade” não há crase.
“se tenha essa essa proteção” cuidado com a repetição de palavras.
“sua pratica” a palavra “prática” tem acento.
No 2º parágrafo “perante à população” não há crase.
No 3º parágrafo “um tendência” seria “uma tendência”.
“Consoante afirma o Jornal G1” eu mudaria um pouco essa frase… deixaria: “Consoante a isso, afirma o jornal G1”.
No 4º parágrafo “através de seus órgãos competentes” tente usar o “através de” quando o sentido realmente for atravessar algo, lhe indico que use “por meio de” ou “por intermédio de”.
“combate ao racismo e a injúrias” há crase, ficaria assim: “combate ao racismo e à injúrias”.
Em resumo, atente-se aos erros gramaticais e não se esqueça que o espaço deve vir somente depois da pontuação. Tente retomar um dos repertórios na conclusão do seu texto, para que ele fique claramente produtivo e tente também ampliar o uso de conectivos. Preste atenção no uso do gerúndio (palavras terminas em -ando, -endo e -indo), não pode ocorrer um excesso delas no texto. Apesar disso, há um bom desenvolvimento e você utilizou os 2 conectivos interparágrafos que o ENEM exige (no seu caso, Ademais e Portanto). Em seu primeiro parágrafo, você fez contextualização e conseguiu estabelecer uma relação, fazer um paralelo. Sua proposta de intervenção contém agente, ação, modo/meio, finalidade e detalhamento, estando assim completa. Parabéns, sucesso para você!
Imagino que sua nota seria parecida com:
Competência 1= 160
See lessCompetência 2= 160
Competência 3= 200
Competência 4= 160
Competência 5= 200
Nota final= 880
A Acessibilidade no Brasil
mariaeduardanunes
Oiiii, vou corrigir sua redação me baseando nos critérios do ENEM! No 1º parágrafo "importante do país prevê" acrescente vírgula antes de "prevê". "vir à todo" não há crase antes de "todo". "Diante dessa perspectiva" acredito que haja vírgula depois desse conectivo. "faz-se imperiosa à análise" nãoLeia mais
Oiiii, vou corrigir sua redação me baseando nos critérios do ENEM!
No 1º parágrafo “importante do país prevê” acrescente vírgula antes de “prevê”.
“vir à todo” não há crase antes de “todo”.
“Diante dessa perspectiva” acredito que haja vírgula depois desse conectivo.
“faz-se imperiosa à análise” não tenho certeza, mas, acho que aqui não há crase.
No 2º parágrafo “Em primeira análise” acrescente vírgula após esse conectivo.
“ressaltar à ausência” não há crase.
“Salvador Allunde” acho que o nome dele pode vir marcado entre vírgulas, tornando-se aposto.
“Diante de tal exposto” coloque vírgula após esse conectivo.
“comparado à realidade é” não há crase.
“poder executivo” escreva com as iniciais maiúsculas.
“Diante de tal exposto comparado à realidade é evidente o deficitário sistema do poder executivo em relação ao cumprimento da Legislação, o que é lamentável no país.” achei essa frase confusa, você poderia substituir por “Diante de tal exposto, comparando-se com a realidade, é evidente que o sistema do Poder Executivo é deficitário em relação ao cumprimento da Legislação.” daí, você só acrescentaria que muitas pessoas não têm acessibilidade…
“o que é lamentável” acredito que não seja bom usar expressões tão pessoais.
No 3º parágrafo “apontar às medidas” não tenho certeza, mas, acredito que aqui também não ocorre crase.
“medidas de acessibilidades” escreva “acessibilidade” no singular, nesse caso.
“Nesse sentido” coloque vírgula após esse conectivo.
“o Livro: “Direitos da Minoria”” pode escrever livro com a inicial minúscula.
“Logo” coloque vírgula após esse conectivo.
No 4º parágrafo “Sociedade Cívil” não tem acento.
“População” acho que “população” é escrita com a inicial minúscula.
Para que sua proposta de intervenção esteja completa faltou apenas o detalhamento, que seria uma informação a mais de qualquer elemento (agente, modo/meio, ação, finalidade/efeito)
Fez uma excelente escolha retomando um dos seus repertórios na conclusão.
Em resumo, atente-se aos erros gramaticais e aos elementos da proposta de intervenção, a fim de que ela fique completa. Você utilizou os 2 conectivos interparágrafos que o ENEM exige (no seu caso, Ademais e Portanto). Em seu primeiro parágrafo, você fez contextualização e conseguiu estabelecer uma relação, fazer um paralelo. Entretanto, faltou colocar as causas já na introdução. Apesar disso, você desenvolveu uma boa redação. Bjuss, sucesso para você!!!
OBS: Ainda sou estudante, entretanto, imagino que sua nota seria parecida com:
Competência 1= 120
See lessCompetência 2= 200
Competência 3= 160
Competência 4= 200
Competência 5= 160
Nota final= 840
Obesidade no Brasil
mariaeduardanunes
Oi, Samir! Vou corrigir sua redação me baseando nos critérios do ENEM, ok?! E não se preocupe, todos aqui estamos aprendendo, juntos! Acredito que quanto antes você descobrir o que está errando, mais tempo você terá para corrigir, por isso tentarei corrigir tudo que eu encontrar. Sou apenas estudantLeia mais
Oi, Samir! Vou corrigir sua redação me baseando nos critérios do ENEM, ok?! E não se preocupe, todos aqui estamos aprendendo, juntos! Acredito que quanto antes você descobrir o que está errando, mais tempo você terá para corrigir, por isso tentarei corrigir tudo que eu encontrar. Sou apenas estudante, mas darei o meu melhor para te ajudar.
Vamos lá!
No 1º parágrafo “imposta à essas crianças” não ocorre crase antes de pronomes demonstrativos.
No 2º parágrafo “través da padronização da beleza corporal através de propagandas televisivas” note que você utilizou “através” duas vezes em uma mesma frase, não é bom repetir os conectivos. Além disso, tente utilizar o “através de” quando for no sentido de atravessar algo de fato. Indico que faça uso do “por meio de” ou “por intermédio de”.
Você escreveu quase 7 linhas e não há nenhum ponto final, tome cuidado para não criar um período longo.
No 3º parágrafo “entre outros” lembro que quando eu era menor e escrevia essa expressão a corretora sempre puxava uma seta e perguntava “entre outros o quê?”, como se diz, eu deveria citar “os outros”.
No 4º parágrafo, suas duas propostas de intervenção contém apenas 3 elementos (agente, finalidade e ação). Tome cuidado, não pode utilizar “conscientização” na ação, somente na finalidade.
Em resumo, atente-se ao uso de conectivos (principalmente os interparágrafos, tente começar o 3º parágrafo com “Ademais” e o 4º parágrafo com “Portanto” mesmo, assim, ficaria excelente, uma vez que o ENEM exige 2). Foi uma excelente escolha retomar um dos repertórios na conclusão!!
Imagino que sua nota seria parecida com:
Competência 1= 160
See lessCompetência 2= 200
Competência 3= 200
Competência 4= 160
Competência 5= 120
Nota final= 840
Caminhos para o combate ao tabagismo na sociedade brasileira
mariaeduardanunes
Vou corrigir a sua redação no modelo ENEM, ok?! No 1º parágrafo "nos é apresentada" no ENEM você deve escrever em 3º pessoa, então suas opções são tirar essa parte ou mudar para algo do tipo: "No filme “É Proibido Fumar”, a protagonista Baby é uma professora de violão que se tornou fumante compulsivLeia mais
Vou corrigir a sua redação no modelo ENEM, ok?!
No 1º parágrafo “nos é apresentada” no ENEM você deve escrever em 3º pessoa, então suas opções são tirar essa parte ou mudar para algo do tipo: “No filme “É Proibido Fumar”, a protagonista Baby é uma professora de violão que se tornou fumante compulsiva desde a morte de sua mãe” dessa forma, eu retirei o “nos é apresentada e o “uma”.
Senti falta das causas em relação à problemática.
No 2º parágrafo “se considerarmos” escreva em 3º pessoa!
No 4º parágrafo “fica evidente que atitudes governamentais são necessárias atitudes públicas para a resolução do problema.” essa frase ficou confusa, indico que retire “atitudes públicas”.
Para sua proposta de intervenção ficar completa falou apenas o modo/meio.
Em resumo, amplie o uso de conectivos (o ENEM exige 2 conectivos interparágrafos, você utilizou apenas 1 – Em virtude dos fatos mencionados -, indico que use no 3º parágrafo “Além disso” ou “Ademais”.). Atente-se aos elementos da proposta de intervenção, a fim de que ela fique completa. Retome algum repertório na conclusão, para que ele fique claramente produtivo. Em alguns momentos senti que faltou você desenvolver sua própria argumentação para defender a sua tese. Não se esqueça de apresentar as causas no primeiro parágrafo. Bjus, sucesso para você!!!
OBS: Ainda sou estudante, entretanto, imagino que sua nota seria parecida com:
Competência 1= 160
See lessCompetência 2= 160
Competência 3= 160
Competência 4= 160
Competência 5= 160
Nota final= 800