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A importância é desafios da educação política no Brasil.
Manuzinha008
## **Competência 1 – Domínio da norma culta da língua portuguesa** A redação apresenta **muitos erros gramaticais e estruturais**, que comprometem a norma culta e a clareza do texto. ### **Principais problemas:** ❌ **Erro de concordância verbal:** - *"Ao longo da história do Brasil enfrentou-se diveLeia mais
## **Competência 1 – Domínio da norma culta da língua portuguesa**
A redação apresenta **muitos erros gramaticais e estruturais**, que comprometem a norma culta e a clareza do texto.
### **Principais problemas:**
❌ **Erro de concordância verbal:**
– *”Ao longo da história do Brasil enfrentou-se diversos governos corruptos…”* → O sujeito é **”o Brasil”**, que está no singular, mas o verbo está no singular impessoal (**”enfrentou-se”**), gerando um erro. O correto seria:
– **”Ao longo da história, o Brasil enfrentou diversos governos corruptos…”**
❌ **Erro de regência verbal:**
– *”acarretando em eleições voláteis…”* → O verbo **”acarretar”** é transitivo direto e **não exige preposição**. O correto seria:
– **”acarretando eleições voláteis”**
❌ **Erro de pontuação:**
– *”como quando Dom Pedro I proclamou a República e realizou um empréstimo que pendurou por anos e esta problemática está diretamente ligada a falta de educação política.”* → A frase é longa e confusa. Melhor reescrevê-la de forma clara e objetiva.
– **”Por exemplo, quando Dom Pedro I proclamou a República, realizou um empréstimo que durou anos. Essa problemática está diretamente ligada à falta de educação política.”**
❌ **Erro no uso de crase:**
– *”ligada a falta de educação política.”* → O correto é **”ligada à falta de educação política”**, pois “falta” é um substantivo feminino precedido de preposição exigida pelo verbo.
🔹 **Veredito:** Há muitos erros que comprometem a clareza e a formalidade do texto.
**Nota: 100/200**
## **Competência 2 – Compreensão do tema e aplicação de repertório sociocultural**
A redação demonstra uma compreensão geral do tema, mas apresenta problemas na construção dos argumentos.
⚠ **Problema histórico grave:**
– O texto afirma que *”Dom Pedro I proclamou a República”*, o que é **factualmente incorreto**.
– **Correção:** A República foi proclamada em **1889**, pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Dom Pedro I, por sua vez, **declarou a Independência do Brasil em 1822**.
– Esse erro demonstra **falta de repertório histórico adequado** e compromete a credibilidade do argumento.
⚠ **Falta de aprofundamento:**
– O texto menciona **”fake news”**, mas não explica **como** elas influenciam as eleições nem **por que** a falta de educação política agrava esse problema.
– A crítica ao sistema educacional é válida, mas não há dados, exemplos concretos ou citações de especialistas que reforcem o argumento.
🔹 **Veredito:** O texto demonstra conhecimento do tema, mas a argumentação é superficial e contém erro factual grave.
**Nota: 100/200**
## **Competência 3 – Organização das informações e argumentação**
A redação possui **introdução, desenvolvimento e conclusão**, mas apresenta problemas na progressão das ideias.
✅ **Pontos positivos:**
– O texto segue uma estrutura básica coerente.
❌ **Problemas:**
– **Tese mal formulada na introdução:** O primeiro parágrafo mistura vários tópicos de forma confusa. Começa falando de governos corruptos, menciona Dom Pedro I erroneamente e só depois faz a relação com a educação política.
– Melhor reestruturar para algo mais direto, como:
– **”A falta de educação política no Brasil contribui para um cenário de desinformação e manipulação eleitoral, dificultando o fortalecimento da democracia.”**
– **Ideias pouco conectadas:** O segundo parágrafo começa abruptamente com *”Tendo isto em mente…”*, sem retomar claramente o que foi dito antes.
– **Argumento vago:** A afirmação *”o sistema educacional brasileiro não é adequado para a formação cidadã”* precisa ser detalhada. **Por quê? Como isso ocorre na prática?**
🔹 **Veredito:** A redação tem uma estrutura básica, mas falta coesão e profundidade na argumentação.
**Nota: 110/200**
## **Competência 4 – Coesão e coerência textual**
O texto apresenta alguns conectivos, mas de forma limitada e, às vezes, inadequada.
✅ **Uso de conectivos:**
– O texto utiliza **”Portanto”** na conclusão, o que ajuda na coesão.
⚠ **Problemas:**
– O uso de **”Tendo isto em mente”** no segundo parágrafo não faz uma conexão eficiente com a introdução.
– O terceiro parágrafo começa com **”A educação política é vista como necessária, mas…”**, o que introduz uma oposição. No entanto, o restante da frase não desenvolve bem esse contraste.
– Melhor seria: **”Embora a educação política seja fundamental para a democracia, sua implementação enfrenta desafios como a negligência estatal e a falta de interesse da população.”**
🔹 **Veredito:** A coesão existe, mas de forma superficial e com falhas de articulação.
**Nota: 120/200**
## **Competência 5 – Elaboração da proposta de intervenção**
A proposta de intervenção é **genérica e pouco detalhada**, comprometendo a nota nesta competência.
✅ **Pontos positivos:**
– Há um agente responsável (**Ministério da Educação**).
– Há uma ação mencionada (**implementar educação política na grade curricular**).
⚠ **Falta de detalhamento:**
– Como isso seria implementado?
– Qual seria o impacto esperado na sociedade?
– Como o governo garantiria que essa mudança funcionaria na prática?
🔹 **Sugestão para melhoria:**
– **”Para resolver esse problema, o Ministério da Educação deve incluir disciplinas de educação política na grade curricular do ensino fundamental e médio. Além disso, é essencial investir na capacitação dos professores, garantindo que esses conteúdos sejam abordados de maneira didática e acessível. Essa iniciativa pode ser acompanhada de campanhas de conscientização nas redes sociais para alcançar um público ainda maior e combater a desinformação.”**
🔹 **Veredito:** A proposta existe, mas é vaga e pouco detalhada.
**Nota: 130/200**
# **Notas finais:**
– **Competência 1:** 100
– **Competência 2:** 100
– **Competência 3:** 110
– **Competência 4:** 120
– **Competência 5:** 130
**Nota final: 560/1000**
# **O que melhorar para uma nota mais alta?**
✅ **Revisar a gramática e a pontuação** (corrigir erros de concordância, regência e crase).
✅ **Corrigir erros factuais** (Dom Pedro I não proclamou a República).
✅ **Aprofundar a argumentação** com dados, exemplos e citações relevantes.
✅ **Melhorar a estrutura** para que as ideias fiquem mais organizadas e conectadas.
✅ **Detalhar mais a proposta de intervenção**, explicando como ela funcionaria na prática.
Sua redação tem potencial, mas ainda precisa de **mais precisão argumentativa, correção gramatical e aprofundamento** para atingir notas mais altas. 🚀
See lessDesafios para a valorização da herança africana no Brasil – ENEM 2024
Manuzinha008
## **Competência 1 – Domínio da norma culta da língua portuguesa** Sua redação apresenta um nível razoável de formalidade, mas contém erros gramaticais e estruturais que prejudicam a fluidez do texto: ❌ **Erro de concordância verbal:** *"Tema como a herança dos africanos na história do país não sãoLeia mais
## **Competência 1 – Domínio da norma culta da língua portuguesa**
Sua redação apresenta um nível razoável de formalidade, mas contém erros gramaticais e estruturais que prejudicam a fluidez do texto:
❌ **Erro de concordância verbal:**
*”Tema como a herança dos africanos na história do país não são estudados…”* → O correto seria **”Temas como a herança dos africanos na história do país não são estudados…”** ou **”O tema da herança africana na história do país não é estudado…”**.
❌ **Erro de regência verbal:**
*”o filósofo inglês Thomas Hobbes, ‘O Estado é responsável por garantir o bem-estar da população’. Entretanto, tal citação não enquadra na situação brasileira…”* → O verbo “enquadrar” exige a preposição “se” para indicar adequação. O correto seria **”não se enquadra na situação brasileira”**.
❌ **Uso inadequado de conectivos:**
*”No entanto, ao se analisar a conjuntura brasileira, vê-se uma oposição ao desenho infantil supracitado…”* → O termo **”supracitado”** é rebuscado e inadequado para a norma culta do ENEM. Melhor: **”anteriormente mencionado”** ou simplesmente **”mencionado”**.
❌ **Pontuação inadequada:**
*”É preciso também, que em parceria com o Ministério da Cultura, faça palestras…”* → Não há necessidade da vírgula após **”É preciso também”**.
🔹 **Veredito:** A redação tem um bom domínio da norma culta, mas os erros de concordância, regência e pontuação indicam falta de revisão.
**Nota: 140/200**
## **Competência 2 – Compreensão do tema e aplicação de repertório sociocultural**
✅ **Repertório relevante:** Você menciona Monteiro Lobato, Albert Einstein e Thomas Hobbes, o que demonstra conhecimento interdisciplinar.
⚠ **Problemas na contextualização:**
– A menção a Monteiro Lobato é frágil, pois a obra **”Sítio do Pica-Pau Amarelo”** tem um histórico controverso de representações racistas (como a personagem Tia Nastácia, muitas vezes retratada de forma estereotipada). Isso enfraquece seu argumento.
– A citação de Einstein é genérica e pouco relacionada ao contexto. Seria mais adequado um pensador da área de sociologia ou história.
– A referência a Hobbes, embora válida, não está bem conectada ao tema, pois sua teoria do Estado se refere mais ao controle social do que à valorização cultural.
🔹 **Veredito:** O repertório está presente, mas precisa ser melhor contextualizado e articulado com o tema.
**Nota: 140/200**
## **Competência 3 – Organização das informações e argumentação**
✅ **Estrutura clara:** A redação tem introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos.
⚠ **Problemas de progressão argumentativa:**
– O primeiro parágrafo menciona a falta de ensino sobre a cultura afro-brasileira nas escolas, mas não detalha como isso ocorre ou seus impactos concretos.
– O segundo parágrafo discute a negligência governamental, mas a conexão entre o Estado e a invisibilização da herança africana poderia ser melhor explorada com exemplos ou dados concretos.
❌ **Problemas de relação entre as ideias:**
– O uso da palavra **”desenho infantil”** para se referir à obra de Monteiro Lobato é inadequado, pois trata-se de uma série literária infantil e não exclusivamente um desenho. Isso pode confundir o leitor.
🔹 **Veredito:** A argumentação é válida, mas há lacunas na relação entre os pontos abordados.
**Nota: 130/200**
## **Competência 4 – Coesão e coerência textual**
✅ **Uso adequado de conectivos:** A redação emprega conectivos como *”portanto”*, *”no entanto”*, *”ademais”*, garantindo coesão.
⚠ **Falta de aprofundamento nas transições:**
– A passagem entre os argumentos poderia ser mais fluida. Exemplo: *”A princípio, é crucial entender que assuntos como a cultura afro-brasileira não são comentados nas escolas.”* → Melhor reformular para **”Um dos principais desafios da valorização da herança africana no Brasil é a ausência de sua abordagem nas escolas.”** Isso tornaria a transição mais natural.
❌ **Incoerências conceituais:**
– A proposta de intervenção sugere que a BNCC deve **”revisar os materiais didáticos e certificar-se de que as tradições e crenças desse povo seja aplicada nas escolas”**, mas a BNCC já determina a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira. O problema não está na norma, mas na sua implementação.
🔹 **Veredito:** O texto é coerente, mas há falhas na fluidez e na precisão conceitual.
**Nota: 140/200**
## **Competência 5 – Elaboração da proposta de intervenção**
✅ **Proposta com agentes e ações:**
– Governo Federal e Ministério da Educação como responsáveis pela revisão dos materiais didáticos.
– Ministério da Cultura promovendo palestras e campanhas informativas.
⚠ **Falta de detalhamento:**
– Como essas palestras seriam realizadas? Para quais públicos? Quem as ministraria?
– Quais mídias sociais seriam utilizadas? Como se garantiria que as informações atingiriam um público amplo?
❌ **Problema na formulação do objetivo final:**
– A frase **”O objetivo final é garantir que a cultura africana seja repassada, tal como a personagem de Monteiro Lobato fazia.”** é problemática porque, como mencionado, Monteiro Lobato tem um histórico controverso no que se refere à representação dos negros. Isso pode enfraquecer sua argumentação.
🔹 **Veredito:** A proposta está bem direcionada, mas falta detalhamento e um objetivo final mais bem formulado.
**Nota: 150/200**
# **Notas finais:**
– **Competência 1:** 140
– **Competência 2:** 140
– **Competência 3:** 130
– **Competência 4:** 140
– **Competência 5:** 150
**Nota final: 700**
# **O que melhorar para alcançar uma nota maior?**
✅ **Corrigir erros gramaticais** (concordância, regência e pontuação).
✅ **Aprofundar o repertório** e conectá-lo melhor ao tema.
✅ **Melhorar a progressão argumentativa**, garantindo que os parágrafos se relacionem de forma mais fluida.
✅ **Aprimorar a proposta de intervenção**, tornando-a mais detalhada e prática.
Sua redação apresenta uma boa estrutura, mas ainda tem fragilidades na argumentação e na gramática. Com ajustes, pode facilmente atingir **800+** no ENEM. 🚀
See lessEducação antirracista
Manuzinha008
## **Competência 1 – Domínio da norma culta da língua portuguesa** Sua redação apresenta problemas gramaticais e de pontuação, que comprometem a norma culta: ❌ **Erro de crase:** *"perante à lei"* → O correto é **"perante a lei"**, pois "perante" não exige crase. ❌ **Pontuação inadequada:** Falta deLeia mais
## **Competência 1 – Domínio da norma culta da língua portuguesa**
Sua redação apresenta problemas gramaticais e de pontuação, que comprometem a norma culta:
❌ **Erro de crase:** *”perante à lei”* → O correto é **”perante a lei”**, pois “perante” não exige crase.
❌ **Pontuação inadequada:** Falta de vírgula após conectivos (*”Entretanto é visto que…”* deveria ser *”Entretanto, é visto que…”*).
❌ **Concordância verbal:** *”a majoritária parte das instituições de ensino não possuem material…”* → “parte” é um substantivo singular, então o verbo deveria estar no singular: **”não possui material…”**.
❌ **Problema de construção frasal:** *”as consequências dessa ação perduram até a contemporaneidade brasileira.”* → “Contemporaneidade” não é um termo adequado para o contexto. Melhor: **”as consequências dessa ação ainda são evidentes na sociedade brasileira atual.”**
🔹 **Veredito:** Há erros que comprometem a formalidade e fluidez do texto. Embora não sejam graves o suficiente para prejudicar a compreensão, indicam fragilidades no domínio da norma culta.
**Nota: 120/200**
—
## **Competência 2 – Compreensão do tema e aplicação de repertório sociocultural**
Você demonstra compreensão do tema e apresenta repertório pertinente, mas há algumas limitações:
✅ **Repertório válido:** A citação de Angela Davis é relevante, mas carece de maior contextualização.
✅ **Uso da legislação:** A menção à **Lei 10.639/2003** é acertada e bem integrada.
⚠ **Referência superficial à Constituição:** Você menciona que “todos são iguais perante a lei”, mas não especifica o artigo (Art. 5º da Constituição). Isso enfraquece o uso da referência.
🔹 **Veredito:** O repertório é legítimo, mas sua aplicação poderia ser mais aprofundada. Uma análise mais detalhada dos impactos da lei citada, por exemplo, fortaleceria o texto.
**Nota: 160/200**
—
## **Competência 3 – Organização das informações e argumentação**
O texto apresenta uma progressão lógica de ideias, mas com algumas falhas na articulação dos argumentos:
✅ **Estrutura bem definida:** Introdução, desenvolvimento e conclusão estão presentes.
⚠ **Falta de aprofundamento:** A redação menciona a permanência do racismo, mas não explora dados concretos ou exemplos específicos de como essa exclusão ocorre nas escolas.
❌ **Conexão abrupta entre parágrafos:** A transição entre o segundo e o terceiro parágrafo é brusca. Melhorar a coesão ajudaria a tornar a argumentação mais fluida.
🔹 **Veredito:** A organização está clara, mas a argumentação precisa de mais profundidade e transições mais suaves.
**Nota: 140/200**
—
## **Competência 4 – Coesão e coerência textual**
A redação apresenta alguns problemas na coesão textual:
✅ **Uso de conectivos:** Você utiliza *”entretanto”*, *”nesse sentido”*, *”portanto”*, mas de maneira mecânica.
⚠ **Falta de detalhamento:** A relação entre a citação de Angela Davis e o contexto brasileiro poderia ser melhor explicada.
❌ **Trechos truncados:** Exemplo: *”Com base nesse argumento o Estado criou a lei 10.639/2003…”* → Não há relação clara entre a fala de Davis e a criação da lei. Melhor reformular para estabelecer uma conexão mais lógica.
🔹 **Veredito:** O texto se mantém coerente, mas a coesão poderia ser mais bem trabalhada para evitar que as ideias pareçam desconectadas.
**Nota: 130/200**
—
## **Competência 5 – Elaboração da proposta de intervenção**
Sua proposta de intervenção atende a alguns critérios do ENEM, mas apresenta lacunas:
✅ **Agente:** Ministério da Educação.
✅ **Ação:** Capacitação de professores e distribuição de materiais didáticos.
⚠ **Meio de execução:** A fiscalização é mencionada de forma genérica. Como o Ministério da Educação monitoraria o cumprimento da lei?
❌ **Falta de detalhamento:** Como os materiais seriam distribuídos? Como a formação dos professores seria realizada?
🔹 **Veredito:** A proposta está dentro dos critérios, mas falta detalhamento sobre os meios de execução.
**Nota: 140/200**
—
# **Notas finais:**
– **Competência 1:** 120
– **Competência 2:** 160
– **Competência 3:** 140
– **Competência 4:** 130
– **Competência 5:** 140
**Nota final: 690**
# **O que melhorar para atingir uma nota maior?**
✅ **Corrigir erros gramaticais e de pontuação** (uso da crase, concordância verbal, pontuação após conectivos).
✅ **Aprofundar os argumentos** com exemplos concretos e dados.
✅ **Melhorar a coesão** para que os parágrafos se conectem melhor.
✅ **Detalhar mais a proposta de intervenção**, explicando melhor os meios de execução.
Sua redação tem uma boa base, mas precisa de mais refinamento para alcançar notas mais altas. Com melhorias, pode facilmente chegar a 800+ no ENEM. 🚀
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