Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Desafios atuais das grandes cidades brasileiras: que mudanças são necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas? – ENEM
Luzjojo
No livro de Aluísio Azevedo, O cortiço, é retratada as relações interpessoais dos moradores de uma casa em que cada família vivia em um quarto. Ao longo da trama, a narrativa revela como a crescente urbanização no século XIX afetou Em primeiro lugar, faz se necessário lembrar que durante a PrimeiraLeia mais
No livro de Aluísio Azevedo, O cortiço, é retratada as relações interpessoais dos moradores de uma casa em que cada família vivia em um quarto. Ao longo da trama, a narrativa revela como a crescente urbanização no século XIX afetou Em primeiro lugar, faz se necessário lembrar que durante a Primeira Revolução Industrial, com a criação de fábricas e a implementação da divisão de trabalho, foi acentuada a diferença de classes entre os assalariados e burgueses. Além disso, com o aumento populacional nas cidades, foram criando-se polos de concentração de renda e os mais pobres foram marginalizados para longe dos centros. Assim, surgiram os subcentros nas cidades, para os mais desafortunados, reflexo da espoliação urbana.
Para Aristóteles, “O homem é um animal político”, por isso a estrutura sociopolítica das cidades é capaz de moldar os indivíduos daquele local. Consequentemente, os polos urbanos segregados e de baixa renda apresentam, por exemplo, menos saneamento básico e pavimentação, enquanto excedem em violência e são afastados dos centros. Logo, populações instáveis financeiramente são privadas de se apropriar dos centros urbanos por distância e falta de renda.
Portanto, é necessário que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para a melhoria na qualidade de vida dos moradores das cidades, urge que o Governo implemente, por meio de investimentos estatais, melhorias no transporte, saneamento e segurança. Esses investimentos contribuiriam para a mobilidade urbana e um modelo de cidade compacta que as pessoas precisariam se deslocar menos. Somente assim será possível reduzir os danos da segregação urbana e a precarização da vida dos indivíduos.
See lessEfeitos da precariedade do transporte público no Brasil
Luzjojo
No atual corpo social, é perceptível a precariedade do transporte coletivo ao redor da extensão territorial brasileira. No filme “Cronicamente Inviável”, gravado e produzido no Brasil, apresenta-se ao público o sofrimento da sociedade diante das más condições dos meios de locomoção do povo e a superLeia mais
No atual corpo social, é perceptível a precariedade do transporte coletivo ao redor da extensão territorial brasileira. No filme “Cronicamente Inviável”, gravado e produzido no Brasil, apresenta-se ao público o sofrimento da sociedade diante das más condições dos meios de locomoção do povo e a superlotação que os cidadãos são cotidianamente submetidos para chegarem a seus destinos. Utilizando a série como exemplo e visto que a mesma retrata a realidade do povo tupiniquim, percebe-se que situações como as ocorridas no filme são extremamente frequentes e reais, podendo ocasionar, gradativamente, cada vez mais efeitos prejudiciais à comunidade, como o aumento do sentimento de desamparo social e danos ainda maiores à questão da mobilidade urbana. Dessa maneira, é visível a problemática, que deve ser urgentemente combatida.
Primordialmente, é importante ressaltar que um dos principais efeitos da precariedade do transporte público no Brasil é a intensificação da sensação de desatenção e despreocupação do governo com a população. Na música “They Don’t Care About Us”, o cantor Michael Jackson expõe o sofrimento da comunidade em meio às inúmeras situações de desamparo governamental existentes no Brasil, acrescentando nos versos musicais a fala de uma cidadã do país, que afirma que as autoridades não ligam para o povo brasileiro. Desse modo, as referidas denúncias e problemáticas retratadas na letra e no vídeoclipe da canção ainda fazem parte do cotidiano da nação atualmente, sendo mais presentes e significativas na questão das condições do transporte público, em que, principalmente, trabalhadores e estudantes se submetem a ônibus e metrôs lotados, sem manutenção, segurança ou conforto ao exercerem o direito de ir e vir. Além disso, o constante sofrimento coletivo após jornadas exaustivas de longas horas e a privação de usufruir de uma mobilidade digna contribui também para a diminuição da qualidade de vida dos indivíduos, proporcionando graves desgastes físicos e mentais e reforçando ainda mais a ideia apresentada na música citada, de que “eles” realmente não ligam para o bem-estar do povo brasileiro.
See lessCaminhos para assolar o analfabetismo
Luzjojo
Olá Daniel! No critério 1, a escrita está excelente, porém acho que há acento no trecho: ” a educação é indispensável para o ser humano, pois através dela muda-se a maneira de viver”. Está faltando as Aspas nesse trecho da redação. Já no critério 2, mostra-se a tese na introdução e apresenta os arguLeia mais
Olá Daniel!
See lessNo critério 1, a escrita está excelente, porém acho que há acento no trecho: ” a educação é indispensável para o ser humano, pois através dela muda-se a maneira de viver”. Está faltando as Aspas nesse trecho da redação.
Já no critério 2, mostra-se a tese na introdução e apresenta os argumentos dos parágrafos seguintes.
No terceiro, você contradiz no segundo parágrafo: “urge apontar que os responsáveis pela educação dos braaileiros, desconhecem esse benefício”, e depois diz: “O Ministério da Educação acompanha os dados negativos…”. Além disso, qual foi a fonte desses dados do desenvolvimento do analfabetismo?
No quarto, eatá impecável, parabéns!
Já no quinto, a proposta de intervenção está ótima em sua conclusão, porém acho que poderia colocar mais um item de intervir tal problemática.
Nota
C1= 180
C2= 200
C3= 160
C4= 200
C5= 180
Total= 920.
Caminhos para assolar o analfabetismo no Brasil.
Luzjojo
Sua redação esta boa, vc trouxe dados, argumentou bem e fez uma intervenção. Do que eu vi na sua redação foi um erro de escrita “deve criar” aqui deveria esta no plural, já que e O MEC junto com O Conselho. Dois sujeito. No final do D1 vc faz frase de fechamento só que vc falou praticamente a mesmaLeia mais
Sua redação esta boa, vc trouxe dados, argumentou bem e fez uma intervenção. Do que eu vi na sua redação foi um erro de escrita “deve criar” aqui deveria esta no plural, já que e O MEC junto com O Conselho. Dois sujeito.
See lessNo final do D1 vc faz frase de fechamento só que vc falou praticamente a mesma coisa “e isso precisa mudar” vc escreveu isso antes e depois foi e escreveu isso no fechamento “e precisa mudar com urgência.” Toma cuidado tenta usar sinônimos.