Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O AUMENTO DE HOMICIDIOS ENTRE OS JOVENS BRASILEIROS E SEUS FATORES MOTIVADORES
Lulugu
Oi, Vitória. Tudo bem? De início, seu texto está muito bom. Parabéns! Porém, você cometeu alguns impasses que proporcionou uma mal interpretação em algumas partes e que deve ser corrigidos! A primórdio, quando você cita "Black Mirror", não consegue adequá-la corretamente ao contexto. Isso fere a comLeia mais
Oi, Vitória. Tudo bem? De início, seu texto está muito bom. Parabéns! Porém, você cometeu alguns impasses que proporcionou uma mal interpretação em algumas partes e que deve ser corrigidos!
A primórdio, quando você cita “Black Mirror”, não consegue adequá-la corretamente ao contexto. Isso fere a competência 2 (alusão histórica) e 3 (Projeto de texto). Tente perceber o porquê da igualdade entre os temas e traga com mais clareza de objetividade ao leitor. (Você poderia incrementar um apenas “De modo análogo à ficção, a realidade brasileira se enquadra nesse contexto, à medida que muitos jovens ,por fala de oportunidades e falha na educação paternal, acabam cometendo homicídio.”)
Ademais, ainda na introdução, seja mais sucinta na análise de suas teses e não esqueça que todo conteúdo parágrafo de ter COMEÇO, MEIO E FIM. Logo, finalize seu paragrafo. Seja com um: “Dessa maneira, é ideal que medidas sejam tomadas para sanar tais problemática.”
No seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, você não articulou muito ao tema sua opinião, não sendo muito clara. Dessa forma, sugiro que sempre quando for fazer o texto, pense muitooo nas palavras chaves e jogue ela em todos os parágrafos ( claro que com seus sinônimos). Você poderia falar que a pobreza é a causa pq devido a ela, muitos jovens não têm oportunidade e acabam encontrando o cenário de homicídio atrativo para conseguir dinheiro, devido as propostas de alto valor. Essa falta de clareza, impede a conquista de nota na competência 3, que mede o projeto textual.
No segundo parágrafo de desenvolvimento, você cometeu o mesmo erro pela falta de objetividade. Preste mais atenção da próxima. ;)
Na Conclusão, vc está bem articulada ao modelo ENEM. Dessa forma, interpretou que existe um AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO. Todavia, necessita-se que vc preencha todas essas “lacunas” com todos esses elemento e vc não conseguiu concluir, perdendo ponto na competência 3 e 5. (Pois a 5 visa a conclusão). ADEMAIS, um erro típico da maioria é confundir o “CONTUDO” com o “COM TUDO”. Esse exprime uma ideia de oposição, enquanto com tudo, de conclusão. Cuidado, pois ao colocar “CONTUDO”, vc está negando todo seu texto acima. No mais, é só :) Parabéns pela produção e continue firme. Você vai arrasar! <3
See lessNOTAS:
COMP1: (linguegem) 180
COMP2: (alusão histórica) 140
COMP3: (projeto) 100
COMP4: (coesão, {conectivos}) 160
COMP5: (proposta de intervenção) 140
TOTAL: 720. ÓTIMA NOTA, PARABÉNS!
TEMA: As condições de trabalho dos profissionais de saúde no Brasil
Lulugu
Olá, Luis. Você já conhece da estrutura, mas lhe carece um embasamento forte na sua argumentação. Lembre-se: ARGUMENTAR=EXPLICAR SEU PONTO DE VISTA. Vou explicar de acordo com as competências Comp. 1- GRAMÁTICA -> !20, Você deslizou várias vezes no uso incorreto da vírgula e também na precariedadLeia mais
Olá, Luis. Você já conhece da estrutura, mas lhe carece um embasamento forte na sua argumentação. Lembre-se: ARGUMENTAR=EXPLICAR SEU PONTO DE VISTA.
See lessVou explicar de acordo com as competências
Comp. 1- GRAMÁTICA -> !20, Você deslizou várias vezes no uso incorreto da vírgula e também na precariedade de sinônimos,como o etc) Busque revisar como usar a esse mecanismo linguístico gramatical da pausa. Como por exemplo, na frase: ” Configurando assim aplicar…” era necessário um par de vírgulas entre o “assim” para enfatizar sua ideia. (REVISE TB PRONOMES NA PRÓCLISE, MESÓCLISE E ÊNCLISE)
Comp. 2 Contexto externo! Parabéns! você trouxe muitos embasamentos para comprovar sua ideia, mas lembre-se: o corretor gosta de vários tipos de conhecimento. Nesse sentido, você pegou utilizando a música em dois argumentos consecutivos. Por mais que o ENEM exija apenas um deles, sendo bem crítico, te darem a nota 180
Comp 3: Aqui é que calcula o seu nível de argumentação e exposição EXPLICATIVA DAS IDEIAS. Desse modo, nos parágrafos de argumentação, sua opinião ficou muito “jogada” não indo com objetividade ao ponto. Como por exemplo no desenvolvimento ! você fala sobre a falta de infraestrutura, porem, por que ela acontece???? SEJA MAIS PROFUNDO DIZENDO QUE OS CAPITAIS DESTINADOS A ESSA INSTITUIÇÃO DA SAÚDE SÃO ESCASSOS E INCAPAZES DE SUPRIR A NECESSIDADE DE UMA ESFERA MAIOR DE PESSOAS. ACRESCENTE MAIS_> O GOVERNO, CUJO TEM OBRIGAÇÃO DEFENDER A SAÚDE, MAL PRESTA AS CIDADES INTERIORANAS SUPORTES ADEQUADOS DE EXAMES E SUPORTES A MEDICINA PREVENTIVA. Logo, notando alguns deslizes pela falta de um planejamento de texto externo, sua nota é 100 (lembre-se, estou sendo muito crítico!)
Competência 4: Aqui cobra o uso de diversos conectivos a fim de ligar ideias dentro do texto. Você tem um repertório bom de conectivos, pelo que li,não repetiu ou quase não repetiu nenhum, porém, as retomadas durante a oração, fez você perder bastante nota. Como exemplo da frase:”Eles referenciam os impasses…” Note que o pronome eles, na verdade teria que ser ELAS, pois são AS MÚSICAS. Nessa perspectiva, ao usar eles, você deslocou sua ideias lá no princípio quando fala sobre enfermeiros. Além desse, há vários outros conectivos que precisam ser revisados. Nota 140
Competência 5: Aqui é a parte da proposta. É legal que se façam duas propostas para atender as duas problemáticas. Dessa forma, você apenas colocou uma, concluindo-a certificadamente.Sua nota será a metade:100
No mais, você já está no caminho, basta agora praticar! UMA DICA: FAÇA UM PLANEJAM NETO TEXTUAL ANTES DE EXPOR SUAS IDEIAS NO PAPEL. PARABÉNS E BOA SORTE
NOTA TOTAL: 640
Mobilidade urbana brasileira ENEM
Lulugu
Olá, Rafildees. Bom dia! De início, sua redação está BOA! Falta complementar alguns detalhes. Quando for fazê-la, tente pensar que o corretor é o seu inimigo e você tem que convencê-lo de sua ideia. convencer no sentido de REFUTAR mesmo kkkk Sua introdução está bem articulado, demostrando as teses eLeia mais
Olá, Rafildees. Bom dia!
See lessDe início, sua redação está BOA! Falta complementar alguns detalhes. Quando for fazê-la, tente pensar que o corretor é o seu inimigo e você tem que convencê-lo de sua ideia. convencer no sentido de REFUTAR mesmo kkkk
Sua introdução está bem articulado, demostrando as teses explícitas. isso auxilia muito , pq já tenho uma ideia do que se tratará o texto. Senti falta de uma contextualização que ligasse o seu conhecimento externo com o problema abordado! (isso é essencial para ganhar pontos na competência 2!)
No seu primeiro parágrafo de argumentação ficou bem fraco. Você conseguiu abordar o que pensava, mas com insuficiência de recursos que a comprovasse.
No parágrafo seguinte, houve uma boa abordagem, mas não explícita, do tipo: como isso ocorre?
Sua conclusão ficou bem completa, com AGENTE, MODO, AÇÃO, E FINALIDADE, mas prefiro que você aborde nela seus dois posicionamentos acima.
No mais, É EVIDENTE QUE VOCÊ TEM UM BOM DOMÍNIO DA ESTRUTURA TEXTUAL, BASTA APENAS TER CUIDADO E FAZER UM PLANEJAMENTO TEXTUAL ANTES DE COLOCAR SUAS IDEIAS NO PAPEL!
Nota: média de 650
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DAS CRIANÇAS
Lulugu
Olá, Davi. Boa noite. Então,de início destaco que não é aconselhável usar provérbios na redação. Isso por que, os mesmo podem ter plurais sentidos e o corretor não aceitar a posição exposta, a não ser que traga uma pertinência rígida para que o ele seja aceito. Desse modo, no provérbio exposto por vLeia mais
Olá, Davi. Boa noite. Então,de início destaco que não é aconselhável usar provérbios na redação. Isso por que, os mesmo podem ter plurais sentidos e o corretor não aceitar a posição exposta, a não ser que traga uma pertinência rígida para que o ele seja aceito. Desse modo, no provérbio exposto por você, identifico algo relacionado à honestidade e não à presença familiar. No mais, sua introdução ficou bem evidenciada, expondo, claramente, suas duas teses.
See lessNo primeiro parágrafo de desenvolvimento, você peca pelo exagero de conteúdo no tópico frasal (curta frase em que é exposta sua tese). Ao mencionar a personalidade infantil nesse tópico, você não abordou o mesmo na sua argumentação, tornando seu argumento incompleto!
No parágrafo seguinte, boa estrutura para uma argumentação, mas baixa comprovação para eu confiar nesse ponto de vista (SE POSSÍVEL, RELEIA-A NOTANDO ESSAS FALHAS ABAIXO.)
—->só a ausência da família é culpada pelos problemas na adolescência?
—> tem como me comprovar essa ideia? (se sim, explicite-a, se não não a inclua como argumento!)
Na proposta, você notou, corretamente, todos os tópicos necessários para forma-la, mas não acho que seja uma solução para os problemas: FALTA DE CRITICIDADE e PROBLEMAS QUE LEVAM O ADOLESCENTE À PRISÃO.
Espero ter ajudado em algo. Uma dica é estudar muito as redações nota mil e colocar na prática!
Nota: 590
C1: 150 (vários erros de acentuação e gênero nos substantivo)
C2: 120 ( bom repertório, mas com irregularidade na sua exposição)
C3: 100 ( Boas ideias mas fracos argumentos)
C4: 140 (falta de alguns conectivos nos lugares que necessitam)
C5: (abordagem ótima para uma conclusão, mas não soluciona as teses)
Continue escrevendo! Esse gênero argumentativo é só na prática que conseguimos aprimorá-lo! VOCÊ TEM ÓTIMAS IDEIAS, MAS ADEQUE-AS! Boa sorte!
A Importância da Mulher para a Agricultura
Lulugu
Olá, mechamo_Itálo. Boa noite. Para ser sincero, achei suas argumentações bem fracas correlacionando-as ao tema proposto. Nesse viés, sua introdução pecou por falta de teses, que são os "resumos" de suas argumentações e também por excesso de contexto exterior. Na mesma. não correlacionastes as oraçõLeia mais
Olá, mechamo_Itálo. Boa noite. Para ser sincero, achei suas argumentações bem fracas correlacionando-as ao tema proposto. Nesse viés, sua introdução pecou por falta de teses, que são os “resumos” de suas argumentações e também por excesso de contexto exterior. Na mesma. não correlacionastes as orações, deixando-as soltas, como na frase ” a atuação das mulheres no campo vem diminuindo” não conectando-a com a cultura social. Sendo assim, esses dois notórios foram pilares para entender, em mim, uma falta clara de conectivos e não elaboração textual.
See lessNo primeiro parágrafo de desenvolvimento, o que você quis dizer com a importância da mulher no campo, unindo-o com igualdade de gênero?Não deixou claro. Logo, poderias usar Marx em que a divisão sexual do trabalho exposta por ele, as mulheres ocupavam afazeres domésticos apenas e não poderiam trabalhar firmemente nas lavouras. Sendo assim, esse pensamento generalista de que mulheres são um sexo frágil, traga também por Simone de Beauvoir no livro “Segundo sexo” é resultado de presenças culturais existentes até hoje na contemporaneidade e afeta drasticamente a economia local.
No seu segundo parágrafo de desenvolvimento, quando você cita: “Outrossim, a participação feminina no mercado de trabalho é cada vez maior”(poderia continuar com…) porém, a mesma recebe menores salários por fator atrelado a uma vertente cultural , ao qual o sexo feminino é submissa ao masculino e, assim, também, a mesma não deve receber a mesma quantia salarial. Use como conhecimento externo Fryda e sua opinião sobre a submissão.
Sua conclusão não foi muito explícita, ocorrendo alguns erros quanto a falta de conectivos e aos assuntos abordados. Nessa fase, você aborda soluções para sua problemáticas. Todavia, abordastes propostas que fugiam do campo de sua argumentação, como na primeira em que pudes auxílio para construção de leis que valorizem a mão de obra feminina no campo: qual a problemática que você trouxe para ligar com essa solução? Na seguinte, quais equipamentos irão suprir a desvalorização da mulher frente ao homem no meio trabalhista?
PORÉM, SUA REDAÇÃO FICOU BEM ESTRUTURADA DEVENDO APENAS PRESTAR ATENÇÃO AO PASSA-LA PARA O PAPEL.
NOTAS:
C1:Houve alguns erros gramaticais e ausencia de sinônimos =140
C2: 120, por causa dos erros citadops acima. (Opiniões sem esclarecimentos)
C3:120
C4:120
C5:80
Final: 580
TEMA: Cultura de transgressão de leis, tão comentada no Brasil de hoje
Lulugu
Olá, Iris. Boa noite! Tudo bem? Você tem um ótimo repertório e estrutura textual. Porém, falta o PLANEJAMENTO para dissertar. *A Introdução ficou muito boa. Parabéns. Nela, conseguistes ligar um repertório ao assunto. Desse modo, a transgressão ocorreu com facilidade. * No primeiro parágrafo de deseLeia mais
Olá, Iris. Boa noite! Tudo bem?
See lessVocê tem um ótimo repertório e estrutura textual. Porém, falta o PLANEJAMENTO para dissertar.
*A Introdução ficou muito boa. Parabéns. Nela, conseguistes ligar um repertório ao assunto. Desse modo, a transgressão ocorreu com facilidade.
* No primeiro parágrafo de desenvolvimento, achei fraco a sua exposição. Isso por que te faltou um planejamento antes d construir o texto.Note que você deu uma leve ferida aos direitos humanos ao afirmar que os nativos eram ignorantes. Assim, concluiu, mesmo sem querer que estudo está ligado a civilizado, fato que não tem relação. Logo, a falta de artigos que comprovassem sua ideia me levou a não concordância da mesma. como por exemplo a emissão da explicação de como o individualismo afeta essa problemática.
*No início do segundo parágrafo de desenvolvimento, houve uma leve exposição, quando você relatou outros países, fato que não precisaria acontecer. Você, mais uma vez feriu o direito do homem ao relatar que todos somos corruptos, evite a metonímia nesses casos. E, ao final, quando você está prestes a concluir, você contradiz tudo o que acaba de falar, evidenciado na frase “manutenção da corrupção “. Se vai fazer uma manutenção, tornar-se-a boa, não um empecilho.
Na proposta você deveria apontar soluções para os dois problemas citados, mas você fez o mesmo para apenas um deles, tonando, então o primeiro argymento sem chance se ser “consertado”.
Na sua segunda proposta, você selecionou apenas as classes mais alta. Por que?
NO MAIS, SEU TEXTO ESTÁ NO CAMINHO CERTO! VOCÊ SE DEDICA MUITO E, ISSO, TORNARÁ SEU SONHO REALIDADE. PEÇO QUE QUANDO FOR ESCREVER, ANTES MESMO DE COLOCAR A INTRODUÇÃO, FAÇA UM “CANTO DE CONVERSA” E INTRODUZA TUDO O QUE FOR FALAR, CRIANDO UM CLÍMAX GRADATIVO. SUA DISSERTAÇÃO MELHORARÁ 100%! PARABÉNS E BOA SORTE! <3
“O mundo de bengala”
Lulugu
Olá, Kelly. Tudo bem? Então, faço das palavras de OTAG as minhas quanto ao primeira competencia. Mas imponho algumas correções em relação à sua argumentação. Em primeiro plano é sempre necessário que você sustente sua opinião em cima de um repertório cultural, seja ela reportagem, notícias, filmes,Leia mais
Olá, Kelly. Tudo bem? Então, faço das palavras de OTAG as minhas quanto ao primeira competencia. Mas imponho algumas correções em relação à sua argumentação. Em primeiro plano é sempre necessário que você sustente sua opinião em cima de um repertório cultural, seja ela reportagem, notícias, filmes, série, livros, história, contextos literário entre outros. Isso por que os mesmo ajudam a confirmar seu pensamento. É preciso, também, que você antes de começar qualquer argumento, introduza-o através de uma frase, ao qual chama-se “trópico frasal”. Ou seja, vamos la: Antes de você argumentar o primeiro parágrafo, deveria colocar uma periodo ou dois explicando o que irá falar, suponhamos que começaria assim: “Em primeiro plano vale ressaltar que a econômia eleva-se nas casas dos idoso.” (EXEMPLO BEM SIMPLES SÓ PARA VOCÊ ENTENDER)
See lessNo segundo parágrafo de argumentação, houve mais um erro quanto a colocação do “;”, devendo ser apenas a virgula. Além desse, mesmo com o argumento, você nãop esclareceu o PORQUE da mão de obra tornar-se algo que não se eleva nessa fase de idade.
Na sua proposta de intervenção, você esquecu de colocar o meio para a primeira solução. E, assim, ficou um pouco vago de como aquele projeto será feito.
Minha nota final seria: 640. Mas, você escreve muito bem! Continue assim. Recomendo que leia várias redações nota 1000, que estão disponibilizadas no site do Lucas Felpi. Boa sorte
Caminhos para construir a saúde mental na população brasileira
Lulugu
Olá, Júlia. Boa noite! Caraca! Você tem uma ótima estrutura de texto. Porém vi alguns errinhos. NÃO SOU FORMADO EM LETRAS, porém, sempre corri atrás de professores da área para me auxiliar na escrita de uma boa redação. Sendo assim, no seu primeiro parágrafo de argumentação, você decidiu falar sobreLeia mais
Olá, Júlia. Boa noite!
See lessCaraca! Você tem uma ótima estrutura de texto. Porém vi alguns errinhos. NÃO SOU FORMADO EM LETRAS, porém, sempre corri atrás de professores da área para me auxiliar na escrita de uma boa redação. Sendo assim, no seu primeiro parágrafo de argumentação, você decidiu falar sobre a falta de debate ocasionando a ampliação
de problemas com a saúde mental. Desse modo, você colocou muitas informações, mas não explicou ao certo o PORQUÊ que a mesma influencia negativamente. OPINIÃO: (poderia colocar que, como fomos criados numa estrutura cultural, em que, é “proibida” a expressão de sentimentos, quando não a cumprimo-la, somos tratados como COVARDES, etc).
No segundo parágrafo de desenvolvimento, você foi muito feliz ao relatar seu ponto de vista, especificando, detalhadamente e com contexto externo. Parabéns, mas, cuidado com as constantes repetições (depressão=doença mental)
Já na conclusão, você abordou uma proposta apenas para o argumento2, não falando no que pode ser feito com a falta de debate. CUIDADO, O ENEM COBRA UMA PROPOSTA PARA CADA ARGUMENTO!
1- 180
2- 200
3-120
4- 180
5-140
TOTAL: 820! Ficou uma ótima redação, refaça-a, revendo os erros! NÃO PARE DE ESCREVER. BOA SORTE!!!
Democratização do acesso ao Cinema no Brasil(ENEM 2019)
Lulugu
Olá, Failez. Encontrei no seu texto um erro que eu também tenho: escrever demais! kkkk Então, seu texto tem uma ótima estrutura e boa argumentação, porem, apresenta algumas falhas. Na introdução, o verbo assistir é VTI, necessita do artigo "a", logo após um erro na colocação de vírgulas. Mesmo assimLeia mais
Olá, Failez. Encontrei no seu texto um erro que eu também tenho: escrever demais! kkkk
See lessEntão, seu texto tem uma ótima estrutura e boa argumentação, porem, apresenta algumas falhas. Na introdução, o verbo assistir é VTI, necessita do artigo “a”, logo após um erro na colocação de vírgulas. Mesmo assim, consegui entender o gancho que seu texto irá ter, pautado no corpo social e atenção estatal.
No primeiro parágrafo de desenvolvimento, você pecou muito ao tratar o filme humorístico com uma obra que não traz benefícios (foi o que deu a entender) EVITE, pois isso pode comprometer sua nota pautado no ferimento dos direitos humanos (liberdade pessoal de opção). Outro erro foi a questão de que a não democratização ocorre por quê? Pela falta das pessoas assistirem aos filmes que aumentem seu intelecto? Um pouco sem sentido…
No segundo parágrafo de desenvolvimento, você diz que o acesso é ligado a poucas salas, no entanto, mais tarde afirma que é uma questão financeira. Escolha um lado apenas, facilita a minha compreensão e eleva sua argumentação.
Na conclusão, você detalhou muito bem, parabens! Porém colocou um arranjo nela que deveria atribuir logo no segundo parágrafo: a questão da ANVISA. No mais, gostei demais da sua redação. Tente escrever menos, reformulando suas ideias centrais que darão credibilidade ao texto!
REVISE:
PONTUAÇÃO;
SINÔNIMOS;
REPETIÇÃO DE IDÉIAS;
Parabéns e Boa sorte!
Analfabetismo funcional no Brasil
Lulugu
Olá, Ana. Tudo bem? Boa tarde! Seu texto tem uma boa estrutura, porém ta carecendo de argumentos. Na introdução você especificou que o que fomenta o analfabetismo funcional, que é a falha na educação brasileira, juntamente com a falta de projetos oferecidos pelo governo. OK! Estendi. (muito bom!) NoLeia mais
Olá, Ana. Tudo bem? Boa tarde!
See lessSeu texto tem uma boa estrutura, porém ta carecendo de argumentos.
Na introdução você especificou que o que fomenta o analfabetismo funcional, que é a falha na educação brasileira, juntamente com a falta de projetos oferecidos pelo governo. OK! Estendi. (muito bom!)
No primeiro parágrafo de desenvolvimento, você não explicou o porquê que da falha e como ela afeta, colocando apenas dados sem fontes(isso é muito grave, pois soa como se você tivesse tirando ideias de sua cabeça, e, ser subjetivo não é argumentar).
No segundo parágrafo de desenvolvimento, você pecou, pois ficou muito contraditório. No inicio disse que a falta de projetos incentivava o analfabetismo, e, quando foi detalhar o porquê, disse que é a falar de interesse do cidadão, informando que existiam projetos com o “curso técnico e jovem aprendiz”, oferecidos pelo governo que o aluno não “aproveita”.
na conclusão, ficou bem estruturada, puxando todos ops ganchos exigidos, todavia, faltou esclarecimento. No mais, gostei muito de seu texto! Continue escrevendo que você, já, já garante 1000! Boa sorte!