Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A “uberização” do trabalho na era tecnológica: precarização ou liberdade?
MireleS
Em minha opinião, a introdução dava pra ser mais centralizada no assunto, com poucas linhas abordando em foco o que seria falado no decorrer do texto, mas foi usado muitos exemplos que deveriam ser usados no desenvolvimento. Faltou abordar mais sobre o lado positivo dos trabalhadores em uber, vistoLeia mais
Em minha opinião, a introdução dava pra ser mais centralizada no assunto, com poucas linhas abordando em foco o que seria falado no decorrer do texto, mas foi usado muitos exemplos que deveriam ser usados no desenvolvimento.
See lessFaltou abordar mais sobre o lado positivo dos trabalhadores em uber, visto que seu tema fala sobre os dois lados.
TEMA: Desafios para o combate ao abandono afetivo de idosos no Brasil (ENEM)
MireleS
Escrita muito bem gramaticalmente. Acho que deveria abordar mais sobre o Estatuto do Idoso e citar mais sobre as politicas públicas sobre essa realidade. A primeira parte do desenvolvimento está muito boa. Seria interessante na conclusão usar mais agentes de intervenções. No geral está muito boa, paLeia mais
Escrita muito bem gramaticalmente. Acho que deveria abordar mais sobre o Estatuto do Idoso e citar mais sobre as politicas públicas sobre essa realidade.
See lessA primeira parte do desenvolvimento está muito boa.
Seria interessante na conclusão usar mais agentes de intervenções.
No geral está muito boa, parabéns.
O analfabetismo no Brasil
MireleS
Muito boa redação. ................................................................................................................... ............................................................................................................... .....................................................Leia mais
Muito boa redação.
See less…………………………………………………………………………………………………….
…………………………………………………………………………………………………
………………………………………………..
……………………………………….
………………………………………………………………..´´´´´´.´.´.´.
O ensino à distância no Brasil
MireleS
Muito boa tese, porem precisar articular melhor a tese com o desenvolvimento e conclusão. Adicionar mais repercussões socioculturais com exemplos para ficar mais claro e diversa. Muito bom as referencias ................................................................................................Leia mais
Muito boa tese, porem precisar articular melhor a tese com o desenvolvimento e conclusão. Adicionar mais repercussões socioculturais com exemplos para ficar mais claro e diversa. Muito bom as referencias
See less………………………………………………………………………………………………..
Os desafios da alfabetização digital no Brasil
Ariel_hsy
Competência I: Em "A constituição Federal de 1988 lei suprema e fundamental no Brasil.." deveria-se ter entrecortado "lei suprema e fundamental no Brasil", pois esta frase, sintaticamente, funciona como um aposto de especificação. Em "[...]O direito a educação, como inerente a todo cidadão brasileirLeia mais
Competência I: Em “A constituição Federal de 1988 lei suprema e fundamental no Brasil..” deveria-se ter entrecortado “lei suprema e fundamental no Brasil”, pois esta frase, sintaticamente, funciona como um aposto de especificação.
Em “[…]O direito a educação, como inerente a todo cidadão brasileiro” Houve a falta da utilização da crase antecedendo “educação” e um desvio por utilização inadequada de vírgula.
Em “[…]As necessidades sociais exigidas devido o avanço..” Houve um desvio por falta de utilização do objeto direto pleonástico: “Ao”.
Em “[…]Cada vez mais comuns no dia a dia, ter acesso a..” Deveria-se ter utilizado os dois pontos nesse caso para indicar a enunciação e enumeração de elementos.
Em “[…]Trazem a muitos sentimentos de..” Houve um desvio por falta de concordância nominal. “Quem traz, traz algo ou alguém”. Não há esse artigo “a”.
Em “[…]Parcela da sociedade da sociedade menos favorecida, não desfrutam..” Houve dois desvios: um por utilização inadequada de vírgula e um por falta de concordância verbal. “Parte da sociedade não desfruta” seria correto, pois “sociedade” dialoga com verbos no singular.
Em “[…]Segundo índice de Gini..” Há a falta de um artigo.
Em “[…]O Ministério da Educação, deve incorporar..” Houve um desvio por utilização inadequada de vírgula pois não deve-se separar vírgula de verbo.
Competência II: A compreensão temática é plena e abrangente.
Competência III: O repertório sociocultural é bom. Foi uma boa escolha citar Locke e argumentar a partir da negligência do Estado na intervenção. Foi um argumento coerente.
Competência IV: O uso dos conectivos é bom, mas a estrutura da redação está muito discrepantes. Os parágrafos possuem tamanhos que diferem-se excessivamente um dos outros.
Competência V: A proposta de intervenção está bem elaborada.
I – 80
See lessII – 160
III – 120
IV – 120
V – 160
Sistema Prisional – Desafios e soluções
Ariel_hsy
Competência I: No terceiro parágrafo,em "[...]do detento quanto a sua reinserção na vida social", deveria-se ter utilizado a crase, pois este é um caso de contração prepositiva por preposição e artigo essenciais. No mesmo parágrafo, em "[...]Possibilidade de inseri-los",faltou utilizar o acento agudLeia mais
Competência I: No terceiro parágrafo,em “[…]do detento quanto a sua reinserção na vida social”, deveria-se ter utilizado a crase, pois este é um caso de contração prepositiva por preposição e artigo essenciais.
No mesmo parágrafo, em “[…]Possibilidade de inseri-los”,faltou utilizar o acento agudo, pois este é um tipo de colocação pronominal, a ênclise, que, na maioria das vezes, requer acento agudo na última vogal ou semivogal.
Competência II: a compreensão temática foi certeira. Muito bom! A argumentação foi previsível quanto à questão da ressocialização, mas acredito que, ao se falar sobre tal temática, principalmente no Brasil, essa é a linha argumentativa mais coesa e consistente possível.
Competência III: Foi uma ótima escolha citar a Declaração Universal de Direitos Humanos ao introduzir-se o tema. As referências a Hobbes e Aristóteles também foram bem elaboradas.
Competência IV: O uso dos conectivos textuais, bem como os recursos coesivos estão excelentes. Contudo, seria bacana buscar uma aproximação maior entre os parágrafos, pois notei que a introdução está um pouco menor que os demais parágrafos.
Competência V: A proposta de intervenção é excelente: Especifica os agentes, meios e finalidades da intervenção.
I – 160
See lessII – 200
III – 160
IV – 160
V – 200
O preconceito linguístico
Ariel_hsy
Competência I: "[...]Por meio dos padres jesuitas, desde então.." Nesta oração, deveria-se ter encerrado em "Jesuitas" e iniciado-se uma nova oração em "Desde então". No mesmo parágrafo em "[...]Suma parte da população não permeiam". Houve um desvio por falta de concordância verbal pois a palavra "pLeia mais
Competência I: “[…]Por meio dos padres jesuitas, desde então..” Nesta oração, deveria-se ter encerrado em “Jesuitas” e iniciado-se uma nova oração em “Desde então”.
No mesmo parágrafo em “[…]Suma parte da população não permeiam”. Houve um desvio por falta de concordância verbal pois a palavra “população” é um substantivo coletivo. Sendo assim, ele concorda com o verbo no sentido singular, e não plural. “Não permeia” seria mais adequado.
No segundo parágrafo, em “[…]A mais tenra idade. Pois é..” nesse caso, não há necessidade de encerramento e início de outra oração. O termo “pois” funcionaria para dar continuidade à oração.
Em “[…]Estigmas à quem sofre” a crase foi indevida pois não há preposição, apenas artigo. A presença de artigo e preposição são requisito para utilização da crase.
Em “[…]Possuem oportunidades em vários ambitos sejam eles”. Houve a falta de uma vírgula e falta de concordância nominal. O pronome “eles” estabelece relação com “oportunidades”. Nesse caso, deveria-se ter utilizado o pronome do caso reto plural feminino “elas”.
No último parágrafo em “O respeito as diversas”. Agora sim, faltou a crase.
Competência II: A compreensão temática foi razoável. Foi bacana fazer uma contextualização sociohistórica, mas ela não foi trabalhada de forma muito pertinente. Os jesuítas de fato atuaram como pedagogos sobre os indígenas, ensinando-os a língua portuguesa, mas a questão do preconceito linguísticos se desdobrou mais à frente.
Competência III: O repertório sociocultural foi razoável também. Boa alusão histórica e citação a figura de autoridade.
Competência IV: A estrutura textual e os conectivos são bons, mas há um problema grande nas construções frasais. As orações soam desconexas umas das outras. Estão confusas. “Sobre esse âmbito, ressalto o preconceito o qual por si” dá pra entendee que se tente enfatizar e conceituar o que é preconceito, mas é bom evitar construções muito complexas quando não se tem um pleno domínio desse gênero textual para se evitar confusão e obliquidade na redação.
Competência V: Foi boa. Houve agente e ação de intervenção.
I – 80
See lessII – 120
III – 120
IV – 120
V – 120
Esporte e cidadania no Brasil
Ariel_hsy
Competencia I: Na última palavra do primeiro parágrafo, "Conquistá-lo", faltou a utilização do acento agudo. No segundo parágrafo faltou a utilização de uma vírgula antecedendo "[...]a prática". No terceiro parágrafo, em "[...]Todo ser humano tem direito a saúde.." faltou a crase, pois "quem tem dirLeia mais
Competencia I: Na última palavra do primeiro parágrafo, “Conquistá-lo”, faltou a utilização do acento agudo.
No segundo parágrafo faltou a utilização de uma vírgula antecedendo “[…]a prática”.
No terceiro parágrafo, em “[…]Todo ser humano tem direito a saúde..” faltou a crase, pois “quem tem direito, tem direito A algo”. Há uma preposição essencial nessa oração e, para se fazer referência à saude, utiliza-se antes o artigo feminino, caracterizando, assim, a crase (Preposição essencial (A) + Artigo feminino simples e singular (A) = À).
Ainda neste parágrafo, em “Á aqueles”. O acento agudo não se aplica neste caso.
No último parágrafo, em “[…]Em breve á saúde dos brasileiros..” Novamente, o acento agudo não entra nesse artigo.
Competência II: A compreensão temática foi boa. Um caminho bacana para se argumentar a partir dessa proposta temática seria o reconhecimento da cidadania no âmbito da construção da identidade coletiva e comunitária por meio de atividades físicas e lúdicas. A redação, como um todo, parece ter se focado muito no futebol (Completamente compreensível, uma vez que o Brasil, de fato, é conhecido como “O país do futebol”, mas essa é mais uma sugestão do que um apontamento de falha.
Competência III: A utilização de dados estatísticos e alusão à Constituição federal foram boas escolhas e demonstram um bom repertório sociocultural. Seria interessante citar algum filme, livro, ou música também para complementar mais nesta competência.
Competência IV: A estrutura textual está excelente: Os parágrafos possuem tamanho muito próximo, e totalizam quatro, característica comum entre redações com notas próximas à 1000. Os conecticos também estão bons.
Competência V: Identifiquei uma inconsistência na proposta de intervenção. Diz-se, aqui, que o Ministério da Saúde iria intervir na situação por meio da utilização de espaços em desuso. Mas essa não é função habitual de tal ministério. Também diz-se que “A saúde dos brasileiros estará comprometida” caso tal feito não seja realizado com brevidade. Isso soa muito generalista.
I – 120
See lessII – 160
III – 120
IV – 120
V – 120
Feminismo no Brasil (Corrige com as competências do Enem)
Ariel_hsy
Competencia I: "No livro [...] Demonstra a violência" faltou um sujeito para a ação. Seria interessante adicionar a partícula apassivadora ( -se) para expressar um sujeito indeterminado. Em "[...]Conseguinte que, o Brasil.." Essa vírgula não precisava ter sido colocada. Em "[...]Nessa perspectiva doLeia mais
Competencia I: “No livro […] Demonstra a violência” faltou um sujeito para a ação. Seria interessante adicionar a partícula apassivadora ( -se) para expressar um sujeito indeterminado.
Em “[…]Conseguinte que, o Brasil..” Essa vírgula não precisava ter sido colocada.
Em “[…]Nessa perspectiva dois aspectos se fazem relevante, a..”. Faltou utilizar uma vírgula antes de “dois” e faltou a utilização dos dois pontos depois de “relevante”, pois houve a anunciação de algo.
No segundo parágrafo em “[…]Vale ressaltar que, a família..” novamente, a vírgula não entra depois dessa conjunção coordinativa.
Em “predominou pensamentos machistas”, há um problema por falta de concordância verbal. “Pensamentos machistas predominaram” seria mais adequado.
“[…]Contribuindo com o crescimento da desigualdades implicando na violência” faltou uma vírgula antecedendo o verbo.
No parágrafo seguinte, em “Leis de proteção às mulheres” faltou uma frase. (Crase é um tipo de contração prepositiva, basicamente, Artigo feminino (A) + Preposição essencial (A) = À)
No último parágrafo em “Os recursos da mídia e comunicação, devem” Houve um desvio por acentuação pois não deve-se separar sujeito de verbo.
Competência II: A compreensão temática foi boa. Contudo, senti um vazio muito grande na argumentação.. Não houve alusões históricos nem comprovação da argumentação. Sei que os fatos colocados na redação são verídicos. Concordo com eles. Mas é necessária comprovar seus argumentos com base em algo, ou, nesse caso, torna-se um texto predominantemente opinativo e expositivo.
Competência III: Não houve apresentação de um repertório sociocultural. Não houve alusões históricas claras, nem citações cinematográficas, nem literárias, nem nada. Essa competência requer a apresentação de um repertório. Pode ser música, filme, série, filósofo, qualquer tipo de repertório. Pois, dessa forma, você comprova possuir conhecimentos prévios sobre o assunto e também originalidade na argumentação.
Competência IV: A utilização dos conectivos textuais e recursos coesivos foi boa. Demonstra que você pesquisou a estrutura da redação, então continue praticando para desenvolver-se. O tamanho dos parágrafos ficou bastante curto. Isso não é necessariamente um problema, mas é bom se atentar ao desenvolvimento maior da redação como um todo.
Competência V: Ficou muito fraca. Não especificou-se os agentes interventores e, atribuir a conscientização à sociedade como alternativa de resolução dessa problemática é muito vago.
I – 80
See lessII – 80
III – 80
IV – 120
V – 120
A exploração trabalhista na sociedade moderna
Ariel_hsy
Obs: tive um problema para transcrever a redação, mas ali na palavra "Justamente", há o início de outro parágrafo. .................................................................................................................................................................... ....................Leia mais
Obs: tive um problema para transcrever a redação, mas ali na palavra “Justamente”, há o início de outro parágrafo.
See less………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
……………………………………………………………………….