Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
LuizRobertoS
Boa noiteee. tudo bem? Sua redação está ótima e estou torcendo muito por um 1000 . Entretanto, na sua redação redigida aqui no site encontrei dois errinhos de competência 1, vou pontuá-los aqui em baixo. 1. No trecho " Desse modo, o clamor dessa parte invisível da população trabalhadora não poderá sLeia mais
Boa noiteee. tudo bem?
Sua redação está ótima e estou torcendo muito por um 1000 . Entretanto, na sua redação redigida aqui no site encontrei dois errinhos de competência 1, vou pontuá-los aqui em baixo.
1. No trecho ” Desse modo, o clamor dessa parte invisível da população trabalhadora não poderá ser ouvida e essas mulheres serão cada vez mais prejudicadas se esse silenciamento por parte da mídia nacional persistir.” no lugar de “ouvida”, deveria ser “ouvido”, concordando com “clamor” e não com “população trabalhadora”.
2. No trecho “Portanto, comprova-se que, a medida que o preconceito estrutural é disseminado…” a expressão ” a medida que” deve conter crase .
Dito isso, não encontrei descontos em nenhuma das outras competências, sua redação realmente está ótima e estou torcendo por você. Adorei a referência à One Day At A Time.
Abraços.
See lessOs entraves na promoção da paternidade responsável no Brasil
LuizRobertoS
Os entraves na promoção da paternidade responsável no Brasil 1 O insigne poeta brasileiro, Carlos Drummond de Andrade, em seu poema “No meio do caminho”, retrata, de modo figurado, os obstáculos que o ser humano encontra ao longo de sua vida. De maneira análoga à obra de Drummond, pode-se associar tLeia mais
Os entraves na promoção da paternidade responsável no Brasil
1
O insigne poeta brasileiro, Carlos Drummond de Andrade, em seu poema “No meio do caminho”, retrata, de modo figurado, os obstáculos que o ser humano encontra ao longo de sua vida. De maneira análoga à obra de Drummond, pode-se associar tais obstáculos aos entraves na promoção de paternidade no Brasil, na qual surge na sociedade como um complexo desafio a ser sanado. Assim, é crucial analisar a falta de debate sobre esse assunto e a negligência paternal que fomenta o revés.
Mormente, é imperioso destacar a escassez de discussão como peça-chave do empecilho. Nesse viés, o escritor uruguaio, Eduardo Galeano, pontua que a primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la. Entretanto, com a falta de diálogo sobre a irresponsabilidade do pai que não cumpre com seu papel de proteger e cuidar do filho, difícil será modificar esse estorvo, por conseguinte, esse ato traz danos psicológicos, principalmente, para as crianças, pela ausência da figura paterna no seu cotidiano. Logo, enquanto esse cenário permanecer vigente, difícil será resolver o problema.
Outrossim, é mister salientar que a incúria da responsabilidade do pai, tem estreita relação para a persistência do imbróglio. Destarte, o filósofo francês, Jean-Paul Sartre, defende que cabe ao ser humano escolher seu modo de agir, pois este seria livre e responsável. Contudo, na nação brasílica, quando o progenitor do indivíduo, não está presente na vida do seu filho, está agindo de maneira irresponsável, visto que sua função é educar, cuidar e zelar pelo seu descendente. Por isto, ao passo que essa atitude indiligente for praticada, árduo será destravar essa barreira presente na vida de tantas pessoas.
Infere-se, portanto, que medidas precisam ser postas em vigor para mitigar o revés. Urge, dessa forma, que o Governo Federal – órgão responsável por todo o desenvolvimento nacional – por meio de verbas governamentais, crie campanhas de conscientização sobre a importância da figura paterna na vida das crianças, ademais, essa ação contribui para que a sociedade debata sobre as consequências que a ausência do pai configura na vida de seus filhos. Somente assim, nota-se um país que sabe o valor da presença do pai e como esta ajuda no desenvolvimento do pueril, além disso, a obra de Drummond poderá ser distanciada da realidade, ficando exclusivamente no eixo literário.
Parabéns. Sua redação está ótima, apenas atente-se mais às vírgulas.
Por exemplo: […] “O insigne poeta brasileiro, Carlos Drummond de Andrade, em seu poema “No meio do caminho”, retrata, de modo figurado” […]
com as vírgulas corretas ficaria:
O insigne poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, em seu poema “No meio do caminho”, retrata, de modo figurado
Fez o mesmo nos parágrafos seguintes, isolando sempre o nome na sua citação, o que não está correto.
Outra solução seria fazer o uso do aposto.
Por exemplo: […]” Nesse viés, o escritor uruguaio, Eduardo Galeano, pontua”[…]
como ficaria correto:
Nesse viés, o escritor uruguaio Eduardo Galeano pontua …
ou
Nesse viés, Eduardo Galeano, escritor uruguaio, pontua …
Sua nota:
160
200
200
200
200
960.
See lessCausas e consequências do imediatismo na sociedade contemporânea (MODELO ENEM)
LuizRobertoS
No documentário “Quanto tempo o tempo tem”, dirigido por Adriana L. Dutra, retrata o impacto que o excesso de informações tecnológicas e resultados imediatos, pressiona o ser humano a ter a necessidade de está sempre produzindo e correndo contra o tempo, resultando em diversos problemas emocionais qLeia mais
No documentário “Quanto tempo o tempo tem”, dirigido por Adriana L. Dutra, retrata o impacto que o excesso de informações tecnológicas e resultados imediatos, pressiona o ser humano a ter a necessidade de está sempre produzindo e correndo contra o tempo, resultando em diversos problemas emocionais quando não obtém a solução imediata que deseja. Nesta perspectiva, o imediatismo na sociedade contemporânea, é uma problemática, influenciada pela mídia e o individualismo humano.
Em primeira análise, é fundamental pontuar a consequência que a mídia traz com o excesso de dados imediatos. Sob esse viés, o inventor, Steve Jobs relata: “A tecnologia move o mundo”. Entretanto, o uso desenfreado de informações tecnológicas proporciona respostas instantâneas, que sem a educação tecnológica concebida no cidadão, em buscar a fonte confiável da informação, o indivíduo se torna vítima de crimes cibernéticos, auxiliando no compartilhamento de fake news e contribuindo, por conseguinte, com o aumento de notícias falsas.
Muito boa, porém com alguns errinhos.
120
200
160
160
160
Parabéns, continue assim que fará uma excelente redação em sua prova
See lessOs Impactos da Automedicação no Brasil
LuizRobertoS
Os Impactos da Automedicação no Brasil Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, a qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez queLeia mais
Os Impactos da Automedicação no Brasil
Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, a qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a automedicação na sociedade brasileira apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da falta de conscientização sobre a temática, quanto da dificuldade em agendar consultas médicas. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Em primeira análise, o avanço da tecnologia possibilitou o acesso a informação sobre muitas coisas, mas, ainda assim, a falta de conscientização sobre a automedicação e os seus riscos continua sendo uma entrave no Brasil. De acordo com a ANVISA, cerca de 35% dos medicamentos são adquiridos por pessoas que estão se automedicando sem orientação médica. No entanto, poucas delas sabem que isso pode causar problemas de saúde, como exemplo, a intoxicação. O uso abusivo destes medicamentos facilita o aumento da resistência de micro-organismos, o que compromete à eficácia dos tratamentos. Dessa forma, tem-se uma necessidade de amenizar esta problemática em prol do bem- estar coletivo.
120- alguns erros de concordância, redundância, uma vírgula, uma crase e algumas repetições excessivas de palavras que não são chave do texto.
See less160- muito bom, porém se aprofundou tanto no d1 que não teve espaço para defender o seu núcleo de tese no d2. Ficou muito superficial.
160- senti o seu reportório do d2 um pouco deslocado e não muito aprofundado.
120- faltaram alguns conectivos, principalmente para ligarem os parágrafos. é necessário que ao menos dois parágrafos estejam ligados por conectivos, e na sua redação isso não ocorreu.
200- proposta de intervenção simplesmente invejável. Muito boa. Parabéns.
Tema: aumento de DSTs entre jovens brasileiros
LuizRobertoS
Tema: aumento de DSTs entre jovens brasileiros Meus parabéns. A sua redação está ótima. Não tenho nada a observar sobre as competências 2, 3, 4 ou 5. Na competência 1, eu contei 3 erros de vírgulas, 1 de acento, e a falta de uma preposição "de". Nota C1 160 C2 200 C3 200 C4 200 C5 200 TOTAL 960
Tema: aumento de DSTs entre jovens brasileiros
Meus parabéns. A sua redação está ótima. Não tenho nada a observar sobre as competências 2, 3, 4 ou 5. Na competência 1, eu contei 3 erros de vírgulas, 1 de acento, e a falta de uma preposição “de”.
Nota
C1 160
C2 200
C3 200
C4 200
C5 200
TOTAL 960
See lessBiopirataria no Brasil
LuizRobertoS
Biopirataria no Brasil Estima-se que a biopirataria se iniciou no Brasil por volta do século XVI, época do descobrimento por Pedro Álvares Cabral. No entanto, esse problema perdura até os dias atuais, haja vista que houve uma intensa exploração dos recursos naturais do país descoberto, no qual(acresLeia mais
Biopirataria no Brasil
Estima-se que a biopirataria se iniciou no Brasil por volta do século XVI, época do descobrimento por Pedro Álvares Cabral. No entanto, esse problema perdura até os dias atuais, haja vista que houve uma intensa exploração dos recursos naturais do país descoberto, no qual(acrescente vírgula) cabe-se destacar a exploração do pau-brasil, espécie nativa da Mata Atlântica, segunda maior floresta em extensão(isole o temo “em extensão)do Brasil. (retire o ponto e acrescente uma vírgula) Uma vez que a extinção de espécies e o desequilíbrio ecológico configuram os maiores problemáticos desse pernicioso cenário.
Em primeiro lugar, é notório a extinção de espécies. Desse modo, em 2014(acrescente vírgula) o Brasil teria (tinha) 3299 espécies em risco de extinção, segundo levantamentos do IBGE. Dessa forma, o Brasil já perdeu muitos animais por irresponsabilidade do homem, uma vez que a biopirataria utiliza-se das espécies como uma forma de recurso financeiro, visando apenas o capital, e deixando de lado a preocupação com o meio natural. (conectivo) Pode-se concluir que a grande irresponsabilidade é por parte do ser humano.
Além disso, cabe ressaltar o desequilíbrio ecológico, no qual a consequência pode ser intensa e até mesmo catastrófica, chegar até mesmo a ter desastres naturais, como, (retire a vírgula) deslizamento de terras. Consoante a isso, o filósofo Hobbes dizia que “O homem é o lobo do homem”. Diante de tal exposto, o homem é o pior inimigo de si próprio, ou seja, algumas destruições que acontecem com o homem, são resultante das ações do mesmo. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham a combater esses obstáculos. Por conseguinte, é imprescindível medidas por parte do Ministério do Meio Ambiente, por intermédio do IBAMA, intensifique a segurança nos biomas mais explorados e também deixe as leis ambientas mais rígidas, a fim de que não haja oportunidade de contrabandistas explorarem o meio natural. ONGS poderiam levar até as escolas palestras apresentando os estragos que o desequilíbrio ecológico causa na nossa sociedade. Somente assim, a biopirataria diminuiria no Brasil.
Nota
160 (erros entre parênteses)
200
160 (a argumentação está quase perfeita, mas ainda existem equívocos)
200
160 (tem agente, ação, detalhamento e finalidade. faltou o modo)
Parabéns
See lessCORRIJO DE VOLTA. Evasão escolar
LuizRobertoS
Bom dia. Tudo bem. fiz uma correção pelo DOCS com alguns comentários. Parabéns pela sua escrita. https://docs.google.com/document/d/1JPG5gh2Da35IiWQ0oSqldx22DfE8Oa9XPJLQuX6ud1s/edit?usp=sharing Urge, portanto a necessidade de se combater o avanço dessa problemática. Logo, cabe ao Ministério da EducaLeia mais
Bom dia. Tudo bem.
fiz uma correção pelo DOCS com alguns comentários. Parabéns pela sua escrita.
https://docs.google.com/document/d/1JPG5gh2Da35IiWQ0oSqldx22DfE8Oa9XPJLQuX6ud1s/edit?usp=sharing
Urge, portanto a necessidade de se combater o avanço dessa problemática. Logo, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com as famílias e escolas, investir em campanhas midiáticas incentivando o ensino e conscientizando dos benefícios que o estudo pode trazer, com o objetivo de chamar a atenção da população juvenil e assim diminuir a taxa de evasão escolar. Dessa forma, o artigo 5º passará a ser um direito igualitário para todos.
See lessEscassez de saneamento básico à população brasileira
LuizRobertoS
Bom dia. Tudo bem? Primeiramente, parabéns. Você escreve muito bem. Entretanto tem algumas inadequações. Nada exagerado, mas que seria bom corrigir antes das provas, e tenho certeza que você será capaz. Há inadequações de vírgula. Dando uma olhadinha rapidinha nas que marquei aqui eu contei 6. tem tLeia mais
Bom dia. Tudo bem?
See lessPrimeiramente, parabéns. Você escreve muito bem. Entretanto tem algumas inadequações. Nada exagerado, mas que seria bom corrigir antes das provas, e tenho certeza que você será capaz.
Há inadequações de vírgula. Dando uma olhadinha rapidinha nas que marquei aqui eu contei 6. tem também dois erros de concordância, um no d1 e um no d2, onde os verbos deveriam estar conjugados no plural e estão no singular. Quanto a isso, sugiro sempre reler o texto em voz alta antes de enviá-lo, desta forma ficará mais fácil percebe-los.
Ademais, faltou um maior aprofundamento nos seus argumentos, em cima do que você trouxe de repertório, aliás, ótimas escolhas de repertório você fez, meus parabéns.
Por fim, mas não menos importante, a sua proposta interventiva deixa um pouquinho só a desejar, especifique melhor o seu agente e a finalidade que estará tudo perfeito, mesmo assim ela está entendível e coerente com o tema proposto.
Mais uma vez, parabéns. Você com certeza está no caminho certo.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Abraços.
O tabagismo no século XXI
LuizRobertoS
Bom dia, tudo bem? O texto tem um base boa e é coerente ao tema, entretanto faltou um maior aprofundamento da sua tese nos parágrafos de desenvolvimento, faltou trazer mais argumentos relacionados aos dados que você elencou e não somente soltos. Existem erros de vírgula, acentuação e regência, mas nLeia mais
Bom dia, tudo bem?
See lessO texto tem um base boa e é coerente ao tema, entretanto faltou um maior aprofundamento da sua tese nos parágrafos de desenvolvimento, faltou trazer mais argumentos relacionados aos dados que você elencou e não somente soltos.
Existem erros de vírgula, acentuação e regência, mas nada que não possa ser resolvido com uma melhor revisão antes de passar o texto a limpo, sugiro sempre ler e reler em voz alta, pois dessa forma perceberá mais fácil os erros. Por fim, a proposta de intervenção não ficou totalmente clara, pelo menos segundo as exigências do ENEM, caso seja para algum vestibular específico aí já não sei.
Espero que goste da correção e qualquer dúvida à respeito do que escrevi pode responder, ou se achar também que escrevi algo que não condiz com a realidade de sua redação.
Espero ter ajudado. Abraços
O impacto do lixo no meio ambiente
LuizRobertoS
Competência 1: Muito bom,contém poucas inadequações em sua redação. 160 Competência 2: Excelente uso de repertório sociocultural e boa argumentação 200 Competência 3: Texto muito bem organizado, parabéns. 200 Competência 4: Nenhuma ou quase nenhuma inadequação. 200 Competência 5: Proposta de interveLeia mais
Competência 1: Muito bom,contém poucas inadequações em sua redação.
See less160
Competência 2: Excelente uso de repertório sociocultural e boa argumentação
200
Competência 3: Texto muito bem organizado, parabéns.
200
Competência 4: Nenhuma ou quase nenhuma inadequação.
200
Competência 5: Proposta de intervenção muito bem elaborada, entretanto com apenas 4 dos 5 elementos obrigatórios.
160
Total: 920