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Desafios Para o Combate A Violência Doméstica No Brasil.
luizamarinho
Olá, Ryan! Vamos à sua correção. Acredito que a nota do moço acima foi equivocada, pois de cara já encontrei desvios na norma culta da Língua Portuguesa. Sou monitora de redação em um cursinho privado. Irei pontuar uns tópicos antes de dar a nota geral, tudo bem?? * Coloque uma vírgula após "SancionLeia mais
Olá, Ryan! Vamos à sua correção. Acredito que a nota do moço acima foi equivocada, pois de cara já encontrei desvios na norma culta da Língua Portuguesa. Sou monitora de redação em um cursinho privado. Irei pontuar uns tópicos antes de dar a nota geral, tudo bem??
* Coloque uma vírgula após “Sancionada em 2006”.
* Não se utiliza a expressão “do mesmo/da mesma” para retomar termos ditos anteriormente, ou seja, não são recursos coesivos.
* “que várias mulheres TÊM” – falta o acento circunflexo no “tem”, pois “mulheres” é plural.
* Falta acento agudo em “íntegra”.
* Seu primeiro desenvolvimento tem muito gerúndio (tendo, sendo, ocorrendo). Isso não pode ocorrer, pois é uma marca de oralidade.
* “a mulher sendo contemplada com medida protetiva mas o estado não tendo meios para monitorar” – Tem dois erros só nessa estrutura: Falta vírgula antes de “mas” e “Estado” deve ser escrito com inicial maiúscula.
* ” Abrindo assim, ” – tem dois erros nessa estrutura: O ponto final que existe antes de “abrindo” é inadequado, troque por uma vírgula. Ademais, “assim” deve estar entre vírgulas.
* Atlas da Violência deve ser escrito com inicial maiúscula.
* Falta vírgula após “Segundo o Atlas da Violência”.
* Diminua a quantidade de “que” na sua redação, pois é um vício linguístico.
* Tem-se a repetição exagerada de diversos termos: como, mulheres, que, com.
* “oque as tornam” – “o que” deve ser separado.
* “as tornam mais vulnerável a violência doméstica” – tem-se dois erros nessa estrutura: o certo é “vulneráveis”, e falta crase em “à violência doméstica”.
* “com o agressor usando violência psicológica ameaçando-a de abandono.” – falta vírgula antes de “ameaçando-a”.
* Falta vírgula após “Segundo a Secretária de Segurança Pública de São Paulo “.
* “de cada 4 mulheres agredidas 1 não denúncia ” – falta vírgula antes de “1”.
* “que visem a construção ” – falta crase nesse “a”.
* ” sugerissem” não, sugerir.
* “com o fim de” não, com o fito de.
* “do combate a violência doméstica.” – falta crase nesse “a”.
* Seus argumentos são bons, mas não são aprofundados devidamente.
* Sua proposta de intervenção tem 4 elementos, falta o meio/modo.
NOTAS GERAIS ————————————————————————————
C1 (80) – O participante demonstra insuficiente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com muitos desvios gramaticais e de convenções da escrita, além de uma estrutura sintática deficitária, com muitos desvios de pontuação, de grafia, crase e concordância.
C2 (200) – O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Tem-se a abordagem completa do tema e há, pelo menos, um repertório produtivo, legitimado e pertinente.
C3 (120) – Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma desorganizada, sem indícios de autoria, ou seja, os argumentos são previsíveis.
C4 (120) – O participante articula as partes do texto sem inadequações, mas apresenta repertório limitado de recursos coesivos e há a repetição exagerada de alguns termos.
C5 (160) – participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem o meio/modo.
TOTAL = 680 :)
See lessCorrupção brasileira: a deturpação do conceito de ética
luizamarinho
Olá, Felipe! Vamos à sua correção. Irei pontuar uns tópicos antes de dar a nota geral. * Antes de tudo, coloque isso na sua cabeça: inserir palavras extravagantes e bonitas não irá fazer com que sua nota aumente, nem irá impressionar o corretor. A redação do ENEM é uma produção feita pro ESTUDANTESLeia mais
Olá, Felipe! Vamos à sua correção. Irei pontuar uns tópicos antes de dar a nota geral.
* Antes de tudo, coloque isso na sua cabeça: inserir palavras extravagantes e bonitas não irá fazer com que sua nota aumente, nem irá impressionar o corretor. A redação do ENEM é uma produção feita pro ESTUDANTES que ainda não ingressaram na faculdade. Não se espera vocábulos exagerados. Logo, utilize palavras mais simples e objetivas.
* Tem-se um erro na estrutura de uma frase, como pontuado por seu amigo anterior: ” “aquilo que faz mal à colmeia também não fará bem à abelha.” – deveria ser assim.
* Tente diminuir a quantidade de “que” na sua produção, pois é um vício linguístico.
* Você utilizou “a fim de” 3x durante o texto. Cuidado!
* O uso do “depreende-se” está inadequado. Troque ele por uma frase com sentido equivalente e verá a inadequação: ” Deduz-se, portanto, a premência de medidas com o fito de liquidar esse impasse.” – não faz sentido. Reestruture dessa forma: “Depreende-se, portanto, que há a premência de medidas […]”
* Tem-se alguns erros de vírgula ao longo do texto.
* Você não explicou o que o Montesquieu defendia, logo, não dá para relacionar ao argumento supracitado. Senti falta de uma melhor explicação e um aprofundamento maior entre “vontades egocêntricas” com “corrupção”. Você não pode jogar essas expressões e esperar que o corretor entenda que você tá falando que os políticos são individualistas e roubam. VOCÊ TEM QUE EXPLICAR, JUSTIFICAR E EMBASAR tudo que inserir do texto. Não coloque informações subentendidas para que o corretor tenha que desvendá-las.
* O certo é “Sob tal ÓTICA”.
* Cuidado com o uso do gerúndio (SENDO, FAZENDO, PENSANDO, DEMONSTRANDO), pois é uma marca de oralidade. Troque por: de forma/modo a ser […]
* A proposta é muito bem pensada e apresenta os 5 elementos válidos. Entretanto, senti falta de uma relação da proposta com o parágrafo 3. Como a concretização dessa ação reverterá o quadro de desemprego? Explique.
NOTAS GERAIS —————————————————————————————-
C1 (160) – O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
C2 (200) – O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Tem-se a abordagem completa do tema e, pelo menos, um repertório pertinente, legitimado e produtivo.
C3 (160) – Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto.
C4 (180) – O participante articula as partes do texto sem inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
C5 (200) – O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, com detalhamento suficiente.
TOTAL = 900 :)
See lessValorização do SUS
luizamarinho
Olá, Lucas! Como vai? Vamos à sua correção. Irei pontuar uns tópicos antes de dar a nota geral, tudo bem? * A sua introdução está ok, mas ela pode ser potencializada. Sua contextualização é seca. Ela é feita por definição, mas não é chamativa. A contextualização é primordial na sua redação. Quanto mLeia mais
Olá, Lucas! Como vai? Vamos à sua correção. Irei pontuar uns tópicos antes de dar a nota geral, tudo bem?
* A sua introdução está ok, mas ela pode ser potencializada. Sua contextualização é seca. Ela é feita por definição, mas não é chamativa. A contextualização é primordial na sua redação. Quanto mais inovadora e bela for, mais vontade de ler teu texto o corretor vai ter. Logo, pense em alguma área do conhecimento para impressionar o corretor e relacionar com o recorte temático: música, texto, obra, filme, etc. Sua contextualização não é errada, mas é pouco chamativa.
* Eu aconselho colocar, na introdução, os tópicos que serão abordados nos demais parágrafos, para consolidar melhor e evidenciar a formação de um projeto de texto.
* Utilize, no início dos parágrafos 1 e 2, um conectivo. Exemplos: Em primeira análise/Em segunda análise; Primeiramente/ademais; De início/outrossim.
* Tem-se alguns erros de pontuação, de escrita e de marca de oralidade na sua redação. Exemplos
1. “se fossem comprados particularmente, por exemplo, a insulina, medicamento utilizado no tratamento de Diabetes.” – havia uma quebra de conexão entre os períodos.
2. ” totalizando um alto custo financeiro” – atente-se no gerúndio (totalizando), pois é uma marca de oralidade. Troque por: de modo/forma a totalizar.
3. “estão distribuídas por todo o país, portanto, de fácil […]” – portanto é junto. Você havia escrito de forma separada.
4. “As classes de menor renda eram atendidas por curandeiros, pois não podiam pagar pelo serviço médico.” – coloquei a vírgula antes de pois; no seu texto ela não existia.
5. ” todos têm esse acesso” – coloquei o acento em “têm” (que não havia no seu texto), pois “todos” é plural, logo, “tem” deve ter acento circunflexo.
6. “é evidente que, em vista de tantos benefícios,” – coloquei a vírgula depois do “que”.
7. “o acesso à saúde e ,dessa forma, reduzir […]” – faltou a vírgula depois do “e”.
8. ” a saúde a todos” – tirei a crase que tinha antes de todos, pois não se usa crase antes de pronomes indefinidos (todos).
9. “portanto, SÃO de fácil acesso para toda a população.” – faltou essa palavra.
10. Não é bem um erro, mas aconselho que você aumente o tamanho dos períodos. As frases são muito curtas. Há uma saturação de pontos finais que não nos deixa respirar. As ideias, quando estão começando a se desenvolver, acabam. Cuidado.
* Aconselho que diminua a quantidade de “que” na sua redação.
* Suas ideais não são aprofundadas corretamente. Você diz, o texto todo, que a população não valoriza tal serviço, mas não diz o motivo! Você tem que justificar e exemplificar TUDO que inserir na redação. Os dois parágrafos falam sobre a mesma coisa: O SUS é bom e ninguém da valor. Você está só rodeando as informações. Quando você ler o tema, procure duas causas para ele. Exemplo: se o tema for “assédio sexual”, pense nas causas dessa existência e dessa perpetuação do assédio nos dias de hoje. Caso você diga que as causas são a sociedade conservadora e machista e a indústria banalizadora, fale sobre cada uma em um parágrafo de desenvolvimento. Dessa forma, você deveria ter pensado nas causas (ou em uma causa e uma consequência) da desvalorização do SUS.
* Sua proposta está incoerente. Como você passa o texto TODO culpando a população e, na proposta, chama ela para resolver o problema? Não é coerente. Entretanto, apresenta 4 elementos válidos, que serão contabilizados na C5.
NOTAS GERAIS ————————————————————————————
C1 (120) – O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com alguns desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
C2 (160) – O participante desenvolve o tema por meio de argumentação precária e apresenta mediano domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Tem-se a abordagem completa do tema, mas a inserção de um repertório externo, no parágrafo 3, não foi produtivo, pois a argumentação é ínfima.
C3 (80) – Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma desorganizada, sem indícios de autoria, ou seja, os argumentos são previsíveis, pouco aprofundados. O projeto de texto não é bem evidente, e a conclusão é contraditória.
C4 (120) – O participante articula as partes do texto com nenhuma inadequação, mas apresenta repertório limitado de recursos coesivos. Tem-se a repetição exacerbada de termos como “saúde” e “acesso”, além do “queísmo”.
C5 (160) – O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
TOTAL = 640
See lessTEMA: Sistema carcerário brasileiro: problemas e soluções (modelo ENEM)
luizamarinho
Olá, Juh! Vamos à sua correção. Irei pontuar algumas coisas antes de dar a nota geral. * Depois de " Na série “Os Carcereiros” coloque uma vírgula. * "SÃO EXIBIDAS as nuances que [...]" - Cuidado com a concordância. * Eu aconselho colocar de cara, na introdução, os tópicos que serão abordados nos deLeia mais
Olá, Juh! Vamos à sua correção. Irei pontuar algumas coisas antes de dar a nota geral.
* Depois de ” Na série “Os Carcereiros” coloque uma vírgula.
* “SÃO EXIBIDAS as nuances que […]” – Cuidado com a concordância.
* Eu aconselho colocar de cara, na introdução, os tópicos que serão abordados nos demais parágrafos, pois isso evidencia a formação concreta de um projeto de texto, e sua nota na C3 vai subir. Se você disse, na introdução, que vai valar sobre causas e consequência, exemplifique elas logo.
* Não entendi o final da introdução. Consequências como solução??
* Você aborda, no 2 parágrafo, a questão do ambiente inóspito proporcionado aos prisioneiros. Senti falta, apenas, de um dado para comprovar essa situação e de uma responsabilização. Quais os culpados por isso?
* Outrossim, senti falta de uma melhor explicação acerca do seu argumento no 3 parágrafo: “esses conceitos arcaicos não garantem a diminuição dos crimes e a solução da problemática do sistema prisional.” Por que eles não garantem? Como você pode afirmar isso??
* “como, por exemplo” é uma expressão redundante. Ou você utiliza “como”, ou usa “por exemplo”.
* Sua proposta é muito bem detalhada e coerente com os argumentos. A moça aí de cima se equivocou com a nota da C5. Percebe-se que há o detalhamento da finalidade, veja: A finalidade, em si, é essa: “com o fito de abolir os imbróglios do sistema carcerário no Brasil”. Seu detalhamento é esse: ” Enfim, a partir dessas ações, as cenas de “Os Carcereiros” não serão mais confundidas no âmbito real brasileiro.” Logo, depreende-se que sua nota na C5 será máxima.
NOTAS GERAIS ———————————————————————-
C1 (160) – O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação e de concordância.
C2 (200) – O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Tem-se abordagem completa do tema e, pelo menos, um repertório produtivo.
C3 (160) – Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
C4 (200) – O participante articula as partes do texto com ausência de inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
C5 (200) – O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, com suficiente detalhamento.
TOTAL = 920.
Parabéns, gata :)
See lessO excesso de lixo no cenário brasileiro e os problemas para o meio ambiente
luizamarinho
Olá, tudo bem? COMPETÊNCIA 1 - O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são bastante recorrentes, dentre eles: VÍRGULA, PONTUAÇÃO, CONCORDÂNCIA, REGÊNCIA = 80 COLeia mais
Olá, tudo bem?
COMPETÊNCIA 1 – O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são bastante recorrentes, dentre eles: VÍRGULA, PONTUAÇÃO, CONCORDÂNCIA, REGÊNCIA = 80
COMPETÊNCIA 2: O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. A tese é evidente, a abordagem do tema é completa e há, pelo menos, um repertório produtivo = 200
COMPETÊNCIA 3: Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, bem organizados e exemplificados, ou seja, os argumentos estão bem articulados. Senti falta de uma creditação (notícia, artigo, dados) para comprovar, efetivamente, a sua afirmação de que não há políticas públicas eficientes e a questão dos lixões. Senti falta, também, de uma maior explicação acerca dessa parte: “quem sofre é o meio ambiente com os nosso atos.” – esse trecho ficou completamente abandonado. Não foram mencionadas as reais consequências desses atos expostos. Atente-se, também, na estruturação dos parágrafos: não deixe sua introdução maior que os desenvolvimentos. Ok? = 120.
COMPETÊNCIA 4: O participante apresenta um ínfimo repertório de recursos coesivos. As partes do texto não são bem articuladas ou ligadas. Há falta de operadores argumentativos no início do 2 e do 3 parágrafos e ligando os períodos. Tem-se a repetição excessiva de alguns termos (lixo,que,logo) = 120
COMPETÊNCIA 5 – Duas propostas são inseridas: A primeira apresenta 4 elementos válidos, e a segunda apresenta 2 elementos válidos. Logo, de acordo com a banca corretora, deve-se avaliar a proposta com maior quantidade de elementos = 160
NOTA GERAL: 680
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Observações:
* Indico utilizar conectivos no início dos parágrafos e no meio deles. A competência mais fácil de fechar é a 4. Se você usar bastante conectivos, de maneira correta e não superficial, corre pro abraço.
See less* Quando tiver fazendo sua produção, fique com o celular ao lado para procurar sinônimos de palavras.
* Quando tiver fazendo seu argumento, lembre-se de explicar, justificar e embasar tudo que você disser. Não afirme NADA se não poder comprovar.
* Atente-se nos erros de gramatica pontuados. Estude eles. O maior problema de sua redação é a escrita, os desvios e os erros sintáticos.
* Deixe os 4 parágrafos com quantidades similares de linhas. Não deixe a introdução maior que os argumentos.
DESAFIOS PARA PROTEGER A POPULAÇÃO INDÍGENA NO BRASIL
luizamarinho
Olá, Isa! Como está? Vamos à sua correção. COMPETÊNCIA 1: - Inadequação da vírgula no final do 3 parágrafo. Reestruturando: "preservação e proteção tanto da população indígena quanto de sua cultura. " (a vírgula estava inadequada, separando complemento nominal). - Atente-se no gerúndio (cometendo),Leia mais
Olá, Isa! Como está? Vamos à sua correção.
COMPETÊNCIA 1:
– Inadequação da vírgula no final do 3 parágrafo. Reestruturando: “preservação e proteção tanto da população indígena quanto de sua cultura. ” (a vírgula estava inadequada, separando complemento nominal).
– Atente-se no gerúndio (cometendo), pois é uma marca de oralidade. Troque por: de forma a não cometer; de modo a não cometer, etc.
– Não utilize o futuro do pretérito na redação (poderia). Seja assertivo! Reestruturando: “Dessa forma, o Brasil PODERÁ se tornar um país mais igualitário e justo”
COMPETÊNCIA 2:
– Tem-se a abordagem completa do tema, a tese é evidente, o texto é muito bem estruturado em 4 parágrafos, ausência de partes embrionárias, e há, pelo menos, um repertório produtivo.
COMPETÊNCIA 3:
– Percebe-se a estruturação concreta de um projeto de texto por causa da inserção de duas causas logo na introdução, configurando uma tese por antecipação.
– O desenvolvimento 1 está muito bem pensado e as ideias são coerentes. Eu explicaria, apenas, a origem dessa falta de conhecimento. Por que o brasileiro não conhece a cultura de seus próprios descendentes?
– O desenvolvimento 2 está igualmente bom. Eu procuraria explicar, apenas, o porquê desse Ministério ter ideais contrárias historicamente. Lembre-se de explicar tudo que você afirma na redação. Não coloque brechas discursivas (informações não evidenciadas , mas que você espera que o corretor entenda) no seu texto.
– A sua conclusão está muito coesa com os argumentos mencionados. Entretanto, eu acho meio contraditório culpar o Estado pelo imbróglio, mas chamá-lo para resolvê-lo.
COMPETÊNCIA 4:
– É notório que você possui um vasto repertório de conectivos. Todavia, atente-se na repetição do “que” e do “esse/essa” ao longo do texto, ok?
COMPETÊNCIA 5:
– Duas propostas são inseridas: As duas apresentam 5 elementos válidos. PARABÉNS.
NOTAS ———————————————————————————————————————-
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 160
C4 – 180
C5 – 200
TOTAL: 900.
See lessDesafios da popularização da vacinação no Brasil
luizamarinho
Olá, moça. Tudo bem?? Vamos à sua correção. COMPETÊNCIA 1 - A participante apresenta domínio mediano da norma culta da Língua Portuguesa. Entre os desvios gramaticais e erros sintáticos estão: AUSÊNCIA/INADEQUAÇÃO DE VÍRGULAS, JUSTAPOSIÇÃO DE FRASES, TRUNCAMENTO SINTÁTICO, GRAFIA = 120 COMPETÊNCIA 2Leia mais
Olá, moça. Tudo bem?? Vamos à sua correção.
COMPETÊNCIA 1 – A participante apresenta domínio mediano da norma culta da Língua Portuguesa. Entre os desvios gramaticais e erros sintáticos estão: AUSÊNCIA/INADEQUAÇÃO DE VÍRGULAS, JUSTAPOSIÇÃO DE FRASES, TRUNCAMENTO SINTÁTICO, GRAFIA = 120
COMPETÊNCIA 2 – Tem-se a abordagem completa do tema, a tese é evidente, a redação é bem estruturada em 4 parágrafos e há, pelo menos, um repertório produtivo = 200.
COMPETÊNCIA 3 – O projeto textual está bem definido pela inserção de duas causas logo na introdução, configurando uma tese por antecipação. Entretanto, o seu texto está contraditório. No desenvolvimento 1, você afirma que o governo faz seu papel na tentativa de vacinar a população. Entretanto, no parágrafo seguinte, você afirma que o governo não cumpre a lei, não faz nada para mudar o problema. Além disso, no 1 desenvolvimento, você disse “é evidente que o governo realiza ações […]”, mas você não provou isso. Não afirme coisas sem embasar e creditar elas devidamente. Ademais, no seu 2 desenvolvimento, você afirma que não está tendo o cumprimento da Carta Magna. Como você pode provar isso? Por que isso acontece? Quem descumpre? Não deixe brechas discursivas (pensamentos não evidenciados no texto, mas que você espera que o corretor saiba) no seu texto. Na sua conclusão, você chama o estado para resolver o problema, mas o culpa no texto inteiro. Isso é bem contraditório. = 80
COMPETÊNCIA 4 – Percebe-se que você possui um bom repertório de conectivos. Entretanto, atente-se na repetição excessiva do “que” ao longo de seu texto. =180
COMPETÊNCIA 5 – A proposta apresenta 5 elementos válidos, mas não se relaciona efetivamente com os argumentos, perdendo pontos na C3. =200
NOTA FINAL = 780
See lessProteção integral
luizamarinho
Olá, Thiago. Tudo bem? Vamos à sua correção. Qualquer dúvida, é só chamar. C1 - O participante apresenta um insatisfatório domínio da norma culta da Língua Portuguesa. Tem-se erros sintáticos e desvios gramaticais que comprometem a fluidez textual. Alguns deles: GRAFIA, VÍRGULA, FALTA DE PALAVRAS, MLeia mais
Olá, Thiago. Tudo bem? Vamos à sua correção. Qualquer dúvida, é só chamar.
C1 – O participante apresenta um insatisfatório domínio da norma culta da Língua Portuguesa. Tem-se erros sintáticos e desvios gramaticais que comprometem a fluidez textual. Alguns deles: GRAFIA, VÍRGULA, FALTA DE PALAVRAS, MARCAS DE ORALIDADE (EXCESSO DO GERÚNDIO), LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS, REGÊNCIA = 80
C2 – Tem-se a abordagem completa do tema, a tese é evidente, o texto é bem estruturado em 4 parágrafos (mas o tamanho deles não está muito nivelado) e há, pelo menos, um repertório produtivo, mas ele poderia ser mais bem explorado = 180
C3 – O projeto textual não está muito bem definido. Tem-se a inserção de muitas informações, tudo fica confuso, o 2 parágrafo está demasiadamente grande, os dois parágrafos de desenvolvimentos falam sobre a mesma coisa. Lembre-se de abordar diferentes ideias em cada parágrafo de argumento. Escolha 2 causas para o tema abordado, mencione uma em cada desenvolvimento. A proposta de intervenção está muito grande e muito confusa. Tem muitos agentes, muitas ações, muito TUDO. Cuidado! = 80
C4 – Os conectivos estão ótimas, mas tem-se a repetição de algumas palavras e expressões = 160
C5 – Há 3 propostas na conclusão: A primeira proposta apresenta 4 elementos, e as restantes apresentam 3. Cuidado! Apenas uma proposta é necessária. = 160
TOTAL = 660
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