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Implicações da falta de saneamento básico na saúde pública brasileira
Lucas.mmmendes
O filósofo Jean-Paul Sartre defende que cabe ao ser humano escolher seu modo de agir, pois este seria livre e responsável(1). No entanto, percebe-se a irresponsabilidade da sociedade(2), e do governo, no que concerne à falta de saneamento básico para uma parcela da população e suas implicações na saLeia mais
O filósofo Jean-Paul Sartre defende que cabe ao ser humano escolher seu modo de agir, pois este seria livre e responsável(1). No entanto, percebe-se a irresponsabilidade da sociedade(2), e do governo, no que concerne à falta de saneamento básico para uma parcela da população e suas implicações na saúde pública brasileira. Nesse contexto, observa-se que a presente situação reflete um cenário desafiador, intensificado tanto pela insuficiência governamental quanto pela falta de debate.
(1) esse repertório é pouco produtivo. Não há relação com saneamento
(2) Por que a sociedade seria irresponsável? Essa responsabilidade não seria do Estado?
Em primeiro lugar, nota-se que a inoperância estatal é um impasse latente no problema. A esse respeito, o filósofo Aristóteles defende que o Estado é responsável por garantir o bem-estar da sociedade. Entretanto, tal responsabilidade não está sendo honrada no que tange ao fornecimento adequado de saneamento básico à população, visto que o governo, muitas vezes, investe pouco em ações voltadas à implantação desse conjunto de serviços e infraestrutura em áreas que carecem destes, gerando riscos à saúde pública(3). Dessa forma, para que o bem-estar seja plenamente usufruído pela sociedade, é preciso que o governo saia da inércia em que se encontra.
(3) quais seriam esses riscos?
Além disso, o silenciamento desse panorama lamentável é outro fator preocupante. Sob esse enfoque, a escritora Nadejda Mandelstam explica que “o silêncio é o verdadeiro crime contra a humanidade”. Tal silêncio contua-se(4) presente na falta de saneamento básico em determinadas regiões brasileiras, posto que, muitas vezes, o Ministério da Saúde não promove e nem divulga, nos meios de comunicação em massa, campanhas voltadas à abordagem das implicações desse problema na saúde pública, o que gera um desconhecimento generalizado do meio social acerca da questão(5). Desse modo, urge que esse “crime” à sociedade seja combatido.
(4) acredito que seja outra palavra
(5) esse não é o maior dos problemas. O meio social não precisa (apenas) ser informado dos problemas causados pela falta de saneamento, pois ele não pode agir sem a ajuda do Estado…
Portanto, faz-se imprescindível intervir nessa problemática. Nesse sentido, cabe ao Governo Federal criar políticas públicas voltadas à implementação de saneamento básico em áreas que carecem desse conjunto de serviços e infraestrutura, por meio da destinação de verbas federais que subsidiem essa ação, com o objetivo de promover melhores condições de saúde aos brasileiros(6). Paralelamente, o Ministério da Saúde deve divulgar esse feito, na forma de campanhas, nas mídias sociais(7) a fim de informar as pessoas acerca do tema(8). Assim, espera-se, com efeito, tornar a sociedade mais responsável(9), conforme defendeu o filósofo Sartre.
(6) Essa proposta de intervenção não tem detalhamento
(7) vírgula
(8) Proposta com os cinco elementos
(9) Por que?
Notas:
CI – 200 (apenas 2 desvios gramaticais)
CII – 160 (pelo repertório pouco produtivo)
CIII – 120 (comentários (2), (3), (5) e (9))
CIV – 200 (tem elementos coesivos entre e intraparágrafo)
CV – 200 (a proposta de intervenção 2 tem os cinco elementos)
Parabéns pela redação!
See lessEspero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte!!!
Democratização do acesso ao sanemento básico no Brasil (nota pfvr)
Lucas.mmmendes
Olá! Seguem alguns comentários: O artigo 5 da Constituição Federal prevê que perante a lei somos todos iguais, entretanto no que diz respeito à democratização ao acesso do saneamento básico(1) tal lei não se faz verdadeira, visto que,(2) muitos brasileiros não tem acesso à(3) esse recurso. Nesse priLeia mais
Olá! Seguem alguns comentários:
O artigo 5 da Constituição Federal prevê que perante a lei somos todos iguais, entretanto no que diz respeito à democratização ao acesso do saneamento básico(1) tal lei não se faz verdadeira, visto que,(2) muitos brasileiros não tem acesso à(3) esse recurso. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: falta de investimento público e o legado histórico brasileiro.
(1) vírgula
(2) não tem vírgula
(3) não tem crase
Primeiramente, é inegável a falta de verbas públicas destinadas a resoluçaõ(4) do problema. Desse modo(8), é necessário ressaltar que(5) de acordo com o site (6)águasustentavél,104 milhões de brasileiros não tem acesso à rede de esgoto(7). Conquanto, é possível avaliar o descaso das autoridades legais quanto ao tratamento de esgoto dos brasileiros, de modo que quase metade da população não tenha alcance a este recurso previsto na Constituição de 1988(9)(10).
(4) resolução
(5) vírgula
(6) Instituto Água Sustentável
(7) Sugestão de escrita para esse período: “Sob esse viés, vale ressaltar a persistência de índices negativos de cobertura dos serviços de saneamento básico no Brasil, já que, de acordo com o Instituto Água Sustentável, 104 milhões de cidadãos não possuem coleta de esgoto doméstico em suas residências.”
(8) uso inadequado do elemento coesivo. “Desse modo” é conclusivo, o que não se encaixa com a apresentação de argumentos
(9) faltou aprofundar. Qual é o problema disso? Quais são as consequências causadas pela falta de saneamento?
(10) A CF de 1988 não prevê isso… Existe uma legislação específica (Lei nº 11.445/2007)
Outrossim, é notório que o legado histórico do Brasil não é o melhor diante ao(11) tema. Dessa forma(12), faz-se importante lembrar a chegada da coroa portuguesa no Brasil, quando houve pavimentação em parte Rio de Janeiro, alargamento das ruas e ínicio(13) do saneamento básico, porém os lugares periféricos destinados aos escravos continuaram em condições precárias. Sendo assim, é possível observar que a falta da democratização de itens básicos no Brasil tem raízes intrínsecas no seu passado(14)(21).
(11) do
(12) uso inadequado do elemento coesivo. “Dessa forma” é conclusivo, o que não se encaixa com a apresentação de argumentos
(13) início
(14) Sugestão: coloque esse parágrafo como Desenvolvimento 1
(21) atualmente há democratização?
Em vista dos fatos supracitados, faz-se urgente à(15) adoção de medidas que venham ampliar o acesso da limpeza pública(16). Por conseguinte, cabe ao Ministério da Infraestrutura, fazer redes de esgoto, tratamento de sólidos(17) e (18) água em áreas necessitadas, por meio de verbas do Governo Federal, a fim de que a democratização do saneamento seja uma realidade no país(19). Somente assim, o artigo 5(20) será uma verdade para os cidadãos brasileiros.
(15) sem crase
(16) saneamento básico não é só limpeza pública…
(17) resíduos sólidos?
(18) de
(19) anteriormente vc não tinha falado sobre democratização do acesso ao saneamento
(20) da CF
Notas:
CI – 120 (muitos desvios gramaticais)
CII – 160 (identifiquei problemas em um dos seus repertórios socioculturais: A CF, diretamente, não prevê o saneamento a todos)
CIII – 120 (faltou desenvolver o argumento do desenvolvimento 1 (comentário 9); faltou falar sobre a democratização (ou falta dela) do acesso ao saneamento na atualidade)
CIV – 160 (alguns conectivos usados de forma errada)
CV – 160 (faltou o detalhamento em sua proposta de intervenção)
Parabéns pela redação!
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Saneamento Básico no Brasil
Lucas.mmmendes
Olá! Seguem meus comentários: A Constituição de 1988 prevê o direito à saúde em todo o Brasil(1)(2). Todavia, o país nem sempre põe em prática tal garantia, visto que tanto a desigualdade social quanto omissões estatais são causas da falta de saneamento básico em muitos locais. Logo, é válido discutLeia mais
Olá! Seguem meus comentários:
A Constituição de 1988 prevê o direito à saúde em todo o Brasil(1)(2). Todavia, o país nem sempre põe em prática tal garantia, visto que tanto a desigualdade social quanto omissões estatais são causas da falta de saneamento básico em muitos locais. Logo, é válido discutir a problemática.
(1) Esse repertório sociocultural é válido e pertinente, mas é muito amplo. Sugestão: “Um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – estabelecidos em Assembleia pela ONU – é garantir saneamento básico para todos”. Mas é só uma sugestão mesmo, seu repertório não está errado
(2) Outra sugestão: o saneamento básico é composto por quatro componentes (abastecimento de água, esgoto sanitário, manejo de águas pluviais e gestão de resíduos sólidos). Sugiro, então, que vc defina o que é saneamento no primeiro parágrafo (após o repertório). Assim, quando vc precisar falar de cada um desses componentes de forma separada, essa ideia já terá sido apresentada antes. Sugestão: “Um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – estabelecidos em Assembleia pela ONU – é garantir saneamento básico para todos, o qual pode ser entendido como um conjunto de medidas que visa promover a saúde e o bem-estar das pessoas, por meio de serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e gestão de resíduos sólidos”.
Diante desse cenário, cabe ressaltar a desigualdade social como fator desse quadro. Nesse sentido, Aristóteles argumenta que a política deve ser utilizada para promover justiça e equilíbrio. Entretanto, o fato de muitas famílias pobres, sem moradia, ocuparem locais sem sistemas de esgotos(3) demonstra que o pensamento do filósofo está longe de se tornar uma realidade no país. Consequentemente, pode haver poluição de lençóis freáticos pelos resíduos sólidos(4) produzidos por tais grupos familiares, pondo em risco a saúde pública. Assim, nota-se que o equilíbrio socioeconômico poderia combater o problema(5).
(3) Nesse caso, sugiro generalizar para as quatro componentes do saneamento, pois, infelizmente, essa é a realidade dessas famílias
(4) Ficou confuso. Qual a relação entre falta de esgotamento sanitário e gestão de resíduos sólidos? Existe, mas vc não falou. Caso vc aceite minha sugestão anterior, pode deixar resíduos sólidos e acrescentar esgoto doméstico. Caso contrário, sugiro rever isso
(5) Em parte, discordo disso. Acredito que o equilíbrio socioeconômico ajuda, mas não resolve o problema. Lembre-se que o saneamento básico é um conjunto de serviços, os quais são executados por meio de obras de infraestrutura a nível municipal e, em muitos casos, intermunicipal. Dessa forma, não há como resolver o problema apenas dando dinheiro a população. Os governos (Municipal, Estadual e Federal) precisam intervir diretamente
Ademais, o descaso estatal em muitos locais brasileiros representa outro agravante. Segundo Durkheim, o Estado deve assegurar o funcionamento correto da sociedade. Contudo, ao se omitir da responsabilidade de fornecer água tratada(6) para parte da população, o governo brasileiro deixa de seguir a lógica do sociólogo. Em decorrência disso, esse grupo populacional pode contrair doenças e infecções provenientes do consumo da água não tratada(6). Por conseguinte, fica evidente a necessidade de ações do Ministério da Saúde nesses lugares(7).
(6) Não é só água tratada…
(7) Não somente o Ministério da Saúde, mas também o Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento
Portanto, é imprescindível superar as causas dessa situação. Nesse viés, o Poder Executivo deve diminuir a desigualdade de renda no Brasil, por meio do aumento do auxílio do programa Bolsa Família — valor que deve ser igual a 2 salários mínimos para cada núcleo familiar —, a fim de garantir capital para o aluguel de moradias em locais com esgotos e água tratada(8)(9)(10). Paralelamente, o Ministério da Saúde(11) deve promover o saneamento básico para todas as regiões brasileiras, a fim de garantir boas condições sanitárias para toda a população. Desse modo, o país facilitará o direito à saúde previsto na Carta Magna.
(8) Não acredito que isso resolva o problema. Mas também não posso dizer que está errado 😊
(9) O problema não é só a água e o esgoto, mas também a gestão de resíduos sólidos e o manejo de águas pluviais. Sugiro colocar saneamento
(10) essa proposta de intervenção tem os 5 elementos
(11) veja o comentário (7)
(12) essa proposta de intervenção tem apenas agente, ação e objetivo
Primeiramente, quero dizer que fui um pouco exigente por causa do tema, pois tenho muito carinho por ele 😊. Então, não consegui distinguir o nível médio (Enem) do superior (engenharia) durante a correção. Me desculpe por isso e peço, também, que aceite esses comentários como um aprendizado.
Notas:
CI – 200 (não consegui identificar nenhum desvio gramatical)
CII – 200 (o texto é dissertativo-argumentativo; fala sobre o tema; tem uma tese; tem repertório válido, pertinente e produtivo)
CIII – 160 (a única falha argumentativa foi em (4). Meus outros comentários foram apenas sugestões)
CIV – 200 (elementos coesivos tanto dentro dos parágrafos como entre parágrafos)
CV – 200 (proposta 1 tem os cinco elementos)
Parabéns pela redação!
See lessEspero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte!
Pobreza Menstrual no Brasil
Lucas.mmmendes
Olá! Seguem minhas observações: A constituição de 1988 prevê o direito à saúde em todo o Brasil. Todavia(1) o país nem sempre põe em prática tal garantia, visto que tanto a desigualdade social quanto a falta de saneamento básico para parte da população representam causas da pobreza menstrual. Logo,Leia mais
Olá! Seguem minhas observações:
A constituição de 1988 prevê o direito à saúde em todo o Brasil. Todavia(1) o país nem sempre põe em prática tal garantia, visto que tanto a desigualdade social quanto a falta de saneamento básico para parte da população representam causas da pobreza menstrual. Logo, cabe discutir esses dois tópicos.
(1) vírgula
Diante desse cenário, é válido ressaltar, a princípio, a desigualdade social como fator da problemática. Nesse sentido, Aristóteles argumenta que a política deve ser utilizada para promover justiça e equilíbrio. Entretanto, o fato de muitas mulheres não possuírem recursos(2) para comprar produtos destinados à higiene menstrual demonstra que o pensamento do filósofo está longe de se tornar uma realidade no país. Consequentemente, pode haver evasão escolar por parte desse público, o qual talvez não encontre formas seguras de conter o sangramento durante o período letivo(3). Assim, nota-se que o equilíbrio socioeconômico poderia combater o problema.
(2) financeiros
(3) Gostei muito de sua argumentação, mas tente aprofundar mais. Acrescente uma frase na sequência dessa respondendo às seguintes perguntas, por exemplo: a) quais são os desdobramentos disso (evasão escolar)? b) a pobreza menstrual pode aumentar as desigualdades de gênero, já que as mulheres com menos recursos financeiros poderão ter menos escolaridade que os homens?
Ademais, a falta de saneamento básico em algumas regiões do Brasil representa outro agravante. Sob essa ótica, segundo a ONG “Trata Brasil”(11), mais de 25 milhões de brasileiros moram em lugares sem esgoto e mais de 10 milhões não recebem água tratada. Em decorrência disso, essa população pode sofrer com infecções por conta da má higienização relacionada à menstruação(5), além de diversas doenças. Por conseguinte, fica evidente a necessidade de ações do Ministério da Saúde nesses lugares.
(11) coloque o ano de referência, pois esses dados mudam muito
(4) essa frase ficou um pouco confusa. Sugestão: “essa população pode sofrer com infecções causadas pela má higienização durante o período menstrual”
Portanto, é imprescindível superar as causas dessa situação. Nesse viés, o Poder Executivo, aliado ao Ministério da Economia(5), deve diminuir a desigualdade de renda no Brasil(6) por meio do aumento do auxílio(7) do programa(8) Bolsa Família — valor que deve ser igual a 2 salários mínimos para cada núcleo familiar —, a fim de erradicar a pobreza menstrual(9). Paralelamente, o Ministério da Saúde deve promover o saneamento básico para todas as regiões brasileiras, a fim de garantir a dignidade feminina durante a menstruação(10). Desse modo, o país facilitará o direito à saúde previsto na Carta Magna brasileira.
(5) Isso está errado, pois o Ministério da Economia faz parte do Poder Executivo. Sugiro deixar apenas Ministério da Economia
(6) vírgula
(7) ficou confuso. Sugestão: “por meio do aumento no valor do auxílio…”
(8) coloque a letra inicial maiúscula
(9) proposta de intervenção 1 tem os cinco elementos
(10) essa proposta de intervenção tem apenas agente, ação e finalidade
Notas:
CI – 200 (encontrei 3 desvios gramaticais, mas acredito que isso não justifique a perda de pontos)
CII – 200 (o texto é dissertativo-argumentativo; fala sobre o tema; tem uma tese; tem repertório válido, pertinente e produtivo)
CIII – 160 (única falha que encontrei foi em (3), acho que se vc aprofundar mais um pouco ficará perfeito. Mas eu entendo que, muitas vezes, não temos espaço para escrever mais…)
CIV – 200 (elementos coesivos tanto dentro dos parágrafos como entre parágrafos)
CV – 200 (proposta 1 tem os cinco elementos)
Parabéns pela redação!
See lessEspero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte!
As novas tecnologias voltadas ao ensino-aprendizagem no Brasil
Lucas.mmmendes
Olá! Farei alguns comentários. Aristóteles dizia(1) que o homem possui, por natureza, o desejo de conhecer. Entretanto, tal desejo é prejudicado no Brasil, onde tanto o preconceito relacionado ao uso de novas tecnologias nas escolas quanto o fato de a maior parte dessas ferramentas não serem feitasLeia mais
Olá!
Farei alguns comentários.
Aristóteles dizia(1) que o homem possui, por natureza, o desejo de conhecer. Entretanto, tal desejo é prejudicado no Brasil, onde tanto o preconceito relacionado ao uso de novas tecnologias nas escolas quanto o fato de a maior parte dessas ferramentas não serem feitas para esse âmbito dificultam sua inserção na educação brasileira. Logo, cabe discutir a questão.
(1) opte por “afirmava”. Outra opção seria substituir por “Segundo Aristóteles…”
Diante desse cenário, vale ressaltar o preconceito contra produtos digitais nas escolas. Nesse sentido, Schopenhauer afirma que os limites do conhecimento de um homem determinam sua visão de mundo. Sob essa ótica, o pensamento do filósofo pode ser relacionado ao fato de parte da população, ao não compreender o potencial das novas tecnologias no processo de aprendizagem, se posicionar contra seu uso na esfera educacional. Consequentemente, ocorre, em alguns casos, a exclusão digital. Assim, é preciso remediar essa visão equivocada.
Ademais, o fato de a finalidade da maioria dos produtos eletrônicos não ser a de educar representa outro agravante. Esse quadro corrobora com a opinião de Jaron Lenier, pois, para o escritor, grande parcela das atuais ferramentas do mundo digital é elaborada para viciar e manipular usuários. Em decorrência disso, há uma carência de recursos tecnológicos eficientes voltados ao âmbito escolar, atrasando sua utilização(2). Por conseguinte, algumas ações no setor tecnológico brasileiro se mostram necessárias.
(2) Aqui é apenas uma observação: acho válido esse seu ponto de vista, mas discordo dele. Penso que não há carência por novos recursos tecnológicos que auxiliem o processo ensino-aprendizagem, por exemplo, o Youtube, que é utilizado, majoritariamente, para entretenimento, mas que também tem muito conteúdo educacional de qualidade. Apesar de termos pensamentos diferentes, admito que vc argumentou muito bem, parabéns!
Portanto, é imprescindível superar a atual realidade. Nesse viés, o Ministério da Educação deve conscientizar o corpo social, por meio de campanhas publicitárias nas diversas mídias e de palestras — ministradas por técnicos em informática,(3) docentes(4) e abertas ao público,(5) sobre o uso de novas tecnologias no ambiente escolar, a fim de melhorar o ensino brasileiro(6). Paralelamente, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações deve investir em “startups” que desenvolvam recursos tecnológicos para melhorar a educação. Desse modo, o Brasil facilitará o desejo natural por conhecimento que Aristóteles teorizara.
(3) aqui é um “e”
(4) aqui tem uma vírgula pra separar as orações
(5) no lugar da vírgula vc deve colocar um travessão
(6) essa proposta de intervenção tem os cinco elementos necessários
Comentários:
CI – 200 (apenas três desvios gramaticais)
CII – 200 (fala sobre o tema; o texto é dissertativo-argumentativo; seus repertórios são válidos, pertinentes e produtivos; tem uma tese)
CII – 200 (o projeto de texto apresentado na introdução é cumprido no desenvolvimento; além disso, não fui capaz de identificar nenhuma falha argumentativa ou ponto que precisou de mais detalhamento)
CIV – 200 (bom uso dos conectivos)
CV – 200 (tem os cinco elementos)
Parabéns pela redação!!!!
See lessTexto de muita qualidade.
Boa sorte!!!!
Doação de Órgãos no Brasil e seus desafios
Lucas.mmmendes
Olá! Irei corrigir com base nos critérios do Enem Para Betinho(1), a sociedade civil só evoluirá ao se comprometer com a solidariedade, dentre outros aspectos. Entretanto, tal compromisso nem sempre é observado no Brasil, onde tanto o preconceito relacionado à morte encefálica quanto a ineficiente lLeia mais
Olá! Irei corrigir com base nos critérios do Enem
Para Betinho(1), a sociedade civil só evoluirá ao se comprometer com a solidariedade, dentre outros aspectos. Entretanto, tal compromisso nem sempre é observado no Brasil, onde tanto o preconceito relacionado à morte encefálica quanto a ineficiente legislação relacionada ao transplante de órgãos são obstáculos para a doação de organismos(4) do corpo humano. Assim, cabe discutir a problemática.
(1) especifique quem é Betinho
Diante desse cenário, é válido ressaltar o preconceito sobre a morte encefálica como fator do problema. Nesse sentido, Schopenhauer defendia que os limites do conhecimento de um homem determinam sua visão de mundo. Sob essa ótica, o pensamento do filósofo pode ser relacionado ao fato de alguns familiares, por não compreenderem a irreversibilidade da morte encefálica, optarem por não doar os órgãos de seus entes que se encontram nessa situação. Consequentemente, muitas vidas podem deixar de ser salvas e a fila para receber transplantes cresce. Logo, é preciso remediar essa visão errônea presente na sociedade brasileira.
Ademais, a legislação nacional representa outro empecilho para a questão, visto que ainda não existe um documento legal que possa ser deixado ainda em vida para comprovar o desejo de se tornar um doador de organismos(4). Tal empecilho vai contra o Estado,(2) idealizado por Durkheim, que garante o funcionamento correto da sociedade. Em decorrência disso, a autorização para tornar pacientes terminais em doadores fica a cargo das famílias, as quais nem sempre sabem sobre o desejo de doar dos mesmos(3). Por conseguinte, são necessárias ações do Poder Legislativo sobre a questão.
(2) retire essa vírgula, pois ela mudou totalmente o sentido de sua frase. Com essa vírgula, vc está dizendo que a idealização do Estado, de forma geral, foi feita por Durkheim, o que está errado, já que ele viveu entre os séculos XIX e XX e a existência do Estado vem de muito antes
(3) utilize mesmo apenas quando for uma comparação. Sugestão: substitua por desses
Portanto, é imprescindível superar esse quadro. Nesse viés, o Ministério da Educação, aliado ao Poder Legislativo, deve criar, respectivamente, a disciplina Doar Para a Vida e a Lei da Vontade Doadora. Essa nova disciplina deve ser obrigatória, por meio da inclusão na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no ensino médio brasileiro, além de ser elaborada por médicos, biólogos e enfermeiros. Sua finalidade será fomentar a conscientização sobre quando o encéfalo morre e a importância da doação de organismos(4). Paralelamente, a nova lei deverá criar um documento legal para autorizar previamente a doação de órgãos daqueles que se encontram em casos clínicos terminais. Desse modo, será possível se aproximar da solidariedade que Betinho idealizara.
(4) pode ser ignorância minha, mas não tenho certeza se o uso da palavra organismos como sinônimo para órgãos é adequado
Notas:
CI – 200 (apenas 2 desvios gramaticais – (2) e (3))
CII – 200 (o texto é dissertativo-argumentativo; tem uma tese; tem repertórios válidos, pertinentes e produtivos; e não foge ou tangencia o tema)
CIII – 200 (a única observação é a (2), pois o uso dessa vírgula prejudicou a coerência de seu repertório)
CIV – 200 (não identifiquei nenhum desvio coesivo)
CV – 200 (uma das propostas de intervenção tem os cinco elementos)
Parabéns pela redação!!!!
Espero ter ajudado de alguma forma.
See lessBoa sorte!!!
o lixo e a sociedade de consumo
Lucas.mmmendes
Olá! Corrigi com base no Enem. “O mundo vai girando cada vez mais veloz, a gente espera do mundo e ele espera de nós um pouco mais de paciência”. Assim, baseado no trecho da canção de Lenine, infere-se que a sociedade de consumo prioriza o viés econômico em detrimento do desenvolvimento sustentável.Leia mais
Olá!
Corrigi com base no Enem.
“O mundo vai girando cada vez mais veloz, a gente espera do mundo e ele espera de nós um pouco mais de paciência”. Assim, baseado no trecho da canção de Lenine, infere-se que a sociedade de consumo prioriza o viés econômico em detrimento do desenvolvimento sustentável. Tal conjuntura culmina no perecimento do meio ambiente devido ao esgotamento dos recursos naturais e ao acúmulo de lixo.
Sob essa perspectiva, segundo o filósofo Theodor Adorno, a Indústria Cultural atua na massificação e na comercialização de interesses. Por conseguinte, o “Fetichismo da mercadoria” induz o indivíduo ao consumo de itens frívolos como pressupostos para o convívio e a aceitação social, em que se prioriza a lógica da novidade, em vez da lógica da necessidade. Nesse viés, há a “Obsolescência programada”, na qual a vida útil das mercadorias é reduzida com o objetivo de fomentar a aquisição de novos produtos, o que favorece o descarte dos objetos e o acúmulo de lixo.
Outrossim, no documentário “Oceano de plástico”, aplique(1) na plataforma Netflix, note-se(2) os impactos da intervenção antrópica no meio natural, visto que se tem a formação das “ilhas” de resíduos plásticos devido ao descarte inadimplente e ao descaso ambiental. Ademais, no Brasil, foi considerado(3) a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), que pretendia acabar com os lixões a céu aberto. Contudo, esses ainda são realidade no território nacional e contribuem na disseminação de doenças, como a leptospirose e a dengue, nas enchentes, devido ao entupimento de bueiros, e na contaminação dos lençóis freáticos, causada pela infiltração do chorume no solo.
(1) disponível?
(2) nota-se?
(3) instituída?
Logo, é notória a interferência da sociedade de consumo no meio natural. Dessa forma, faz-se necessário a atuação do(4) Ministério(4) da Saúde, da Educação e do Meio Ambiente, em conjunto com os(5) mecanismos de proteção ambiental, como a AIA (Avaliação de Impacto Ambiental), no fornecimento de saneamento básico à população e na efetivação das jurisdições previstas na PNRS. Tais ações podem ser consolidadas por intermédio da coleta seletiva do lixo,(6) de palestras que visem incentivar o consumo consciente e da construção de aterros sanitários(7). Assim, haverá uma maior seguridade ambiental e social e uma gestão efetiva dos resíduos sólidos no território nacional.
(4) dos Ministérios
(5) o adequado seria “por meio de mecanismos de proteção ambiental…”, já que a AIA é um estudo, isto é, um meio pelo qual a ação pode ser realizada.
(6) apague a vírgula e coloque um “e”
(7) a proposta de intervenção tem os cinco elementos
Notas:
CI – 160 (poucos desvios gramaticais)
CII – 200
CIII – 200
CIV – 200
CV – 200
Desculpe por qualquer equívoco.
See lessBoa sorte!
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL
Lucas.mmmendes
Olá! Irei corrigir com base no Enem. Na obra “O espírito das Leis”, Montesquieu enfatizou que é preciso analisar as relações sociais existentes em um povo para, assim, aplicar as diretrizes legais e abonar o progresso coletivo. No entanto, ao observar a dificuldade da educação inclusiva no Brasil, cLeia mais
Olá! Irei corrigir com base no Enem.
Na obra “O espírito das Leis”, Montesquieu enfatizou que é preciso analisar as relações sociais existentes em um povo para, assim, aplicar as diretrizes legais e abonar o progresso coletivo. No entanto, ao observar a dificuldade da educação inclusiva no Brasil, certifique-se(1) que a teoria do filósofo diverge da realidade tupiniquim contemporânea, haja vista a persistência da negligência do governo ao devido ensino adequado no Brasil, fato que impede a ascensão do Estado brasileiro. Com efeito, é imprescindível enunciar os aspectos socioculturais e a insuficiência legislativa como pilares fundamentais da chaga.
(1) certifica-se
É importante considerar, antes de tudo(2) o fator grupal. Conforme o pensador Jurgen Habermas, a razão comunicativa – ou seja, o diálogo – constitui etapa fundamental do desenvolvimento social. Nesse ínterim, a falta de estímulo ao debate a respeito do estorvo para a educação inclusiva no território nacional, todavia, coíbe o poder transformador da deliberação e, consequentemente, ocasiona a precária aprendizagem de pessoas que precisa de tratamentos especiais. Destarte, discorrer criticamente a problemática é o primeiro passo para a consolidação do progresso sociocultural habermaseano.
(2) vírgula
Além disso, merece destaque o quesito constitucional. Segundo Jean-Jacques Rousseau, os cidadãos cedem parte da liberdade adquirida na circunstância natural para que o Estado garanta direitos intransigentes. A dificuldade da didática inclusiva na sociedade brasileira, entretanto contrasta a concepção do pensador na medida em que, embora a Lei Brasileira de (3)inclusão (LBI)(5) que garante apoio aos deficientes, entretanto(4) essa lei não trouxe mudanças significativas(6). Dessa forma, ações precisam ser executadas pelas autoridades competentes com o fito de dirimir o revés.
(3) inicial maiúscula
(4) repetição dessa palavra no mesmo período. Sugestão: no entanto
(5) vírgula
(6) Eu entendi o que vc quis dizer, mas a forma como vc escreveu ficou confusa. Vou te dar uma sugestão: “Entretanto, a dificuldade da didática inclusiva na sociedade brasileira contrasta a concepção do pensador, pois, embora exista a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que garante apoio aos deficientes, não houveram mudanças significativas.”
Portanto, a temática como sendo(7) um obstáculo intrínseco de raízes culturais e legislativas. Logo, a mídia(8) por intermédio de programas televisivos de grande audiência, irá discutir o assunto com professores, com o objetivo de mostrar as reais consequências do problema, apresentar visão crítica e orientar os espectadores a respeito do impasse. Essa medida ocorrerá por meio da elaboração de um projeto estatal, em parceria com o Ministério das Comunicações(9). Em adição, o Ministério da Educação (MEC),(10) deve melhorar(11) o ensino para pessoas com deficiências(12). Desse modo, com a deliberação de Habermas e a justiça de Rousseau, a sociedade brasileira terá o progresso social concretizado, como enfatizou Montesquieu.
(7) substitua “como sendo” por “é”
(8) vírgula
(9) essa proposta tem os cinco elementos
(10) não pode separar o sujeito do verbo, logo não tem vírgula
(11) evite essa palavra. Ela tem muita subjetividade, pois a definição de melhor ou pior depende do observador. Por exemplo: substitua “melhorar” por “deve reformular os métodos de ensino aplicados em pessoas com deficiências”
(12) essa proposta tem apenas agente e ação
Notas:
CI – 160 (alguns desvios gramaticas)
CII – 200 (ok)
CIII – 160 (por causa dos erros apresentados no desenvolvimento 2)
CIV – 200 (ok)
CV – 200 (a primeira proposta de intervenção tem os cinco elementos)
Parabéns pela sua redação!!! Vc tem um vocabulário excelente. Seus poucos erros são fáceis de serem superados. Acredito que até o dia da prova vc conseguirá evoluir bastante.
See lessMe desculpe por qualquer equívoco. Boa sorte!!!!
TEMA ENEM: o papel das creches escolares em questão no Brasil
Lucas.mmmendes
Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco 😊 No atual século XXI, as mulheres, histórica e culturalmente encarregadas de cuidar e educar seus filhos em casa, estão cada vez mais inseridas no mercado de trabalho. Essa realidade auLeia mais
Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco 😊
No atual século XXI, as mulheres, histórica e culturalmente encarregadas de cuidar e educar seus filhos em casa, estão cada vez mais inseridas no mercado de trabalho. Essa realidade auxilia a desenvolver o papel das creches em questão(1) no Brasil, recurso cada vez mais procurado, visto que aumenta a disseminação da educação pelo país(2) ao passo que, infelizmente, gera uma terceirização da criação infantil.
(1) Sugestão: retire “em questão”, pois deixa a leitura mais fluida
(2) vírgula
Em primeira análise, as creches auxiliam na disseminação da educação pelo país. Nesse sentido, na obra “A Revolução dos Bichos”, do escritor George Orwell, é descrita uma realidade onde os porcos, alfabetizados, detêm o poder de controle sobre os outros animais não letrados e, por conseguinte, mais possibilidades de crescer na sociedade animal. Fora da ficção, indivíduos que recebem instrução pedagógica possuem uma importante vantagem: o maior acesso às oportunidades, principalmente no futuro mercado de trabalho, realidade que demonstra o quão importante é o acesso à educação, tanto pública quanto privada, que instituições como as creches garantem desde a infância.
Sob esse viés(3), o aumento da utilização das creches no Brasil tende a gerar a terceirização da criação infantil. Nessa perspectiva, as creches criam a terceirização da criação infantil, visto que os responsáveis, principais provedores da criança, não possuem tempo suficiente para realizar atividades de interação com o infante devido ao seu trabalho. Nesse sentido(4), essa realidade auxilia a criar um abismo emocional entre responsáveis e criança ao invés de um laço de confiança e afeto que, caso não desenvolvido corretamente, põe em xeque(5) o desenvolvimento infantil e tende a criar um indivíduo adulto inseguro e despreparado, podendo, inclusive, reverter os benefícios da creche, como o acesso à educação e interação social. Dessa forma, de acordo com Sartre, a violência é sempre uma derrota, frase que ilustra essa realidade, visto que a falta de interação parental e suas consequências podem ser considerados uma violência contra o infante.
(3) Como vc vai apresentar um argumento negativo depois de um positivo, seria interessante utilizar um conectivo de contraste, por exemplo: por outro lado, no entanto, entretanto, contudo, etc.
(4) utilize outro pra não ficar repetitivo
(5) linguagem conotativa
Assim, o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde devem realizar campanhas que visem a disseminação de conhecimento a respeito dos benefícios das creches – por meio de programas televisivos – assim como cursos, que podem se chamar “Aproveitamento Parental”, com fins de ensinar aos responsáveis o modo correto de interagir com as crianças(6) a fim de aproveitar seu desenvolvimento(7). Dessa forma, as vantagens das creches serão cada vez mais exaltadas.
(6) vírgula
(7) proposta de intervenção com os cinco elementos
Notas:
CI – 200 (identifiquei apenas 3 desvios)
CII – 200 (fala sobre o tema, tem uma tese, o texto é dissertativo-argumentativo, tem repertório produtivo)
CIII – 200 (não fui capaz de identificar nenhuma falha/incoerência em sua argumentação)
CIV – 160 (pelas observações (3) e (4))
CV – 200 (tem os cinco elementos)
Parabéns pela redação!!! Boa sorte!!!
See lessDesafios do saneamento básico no Brasil
Lucas.mmmendes
Olá! Primeiramente, quero dizer que, assim como você, nesta plataforma, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco Ao afirmar(1), em sua célebre canção “O Tempo Não Para”, o poeta e compositor Cazuza faz, de certo modo, uma comparação entre o futuro e o passado(1). De fato, eleLeia mais
Olá! Primeiramente, quero dizer que, assim como você, nesta plataforma, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco
Ao afirmar(1), em sua célebre canção “O Tempo Não Para”, o poeta e compositor Cazuza faz, de certo modo, uma comparação entre o futuro e o passado(1). De fato, ele estava certo, pois o saneamento básico não é um problema exclusivamente atual, uma vez que acontece desde a antiguidade(3). Desse modo, na contemporaneidade, as dificuldades ainda persistem, seja pela poluição dos recursos hídricos e (4)a desigualdade social.
(1) Acho que vc pode retirar essa parte sem nenhum prejuízo. Mas é só uma sugestão mesmo 😉
(2) Não consegui relacionar esse repertório com o tema. Sugiro que vc retire
(3) Gostei dessa relação histórica. Deixo como sugestão que vc pesquise um pouco sobre a história do sanitarista inglês John Snow (não é o de GOT, tá?). Ele é muito importante para a epidemiologia moderna e é um repertório sociocultural incrível para esse tema. Aí vc pode utilizar isso como repertório da introdução
(4) para manter o paralelismo, coloque “seja pela desigualdade social”
Sob essa perspectiva, convém enfatizar que a contaminação das águas está entre as principais casas(5) da falta de higiene(6). (7)O Nordeste é a segunda região que mais sofre com a perda de água,(8) contém o maior número de municípios que não apresentam(9) estações de tratamento de água. Sob esse viés(10), muitos municípios dessa região(11) não entregam água devidamente tratada a seus moradores, cansando(12) problemas na saúde populacional como leptospirose(13), cólera e a esquistossomose(13). Dessa forma, é inaceitável que, em pleno século XXI, estejamos(14) passando por essa situação alarmante(15) a qual atinge mais que a metade da população mundial.
(5) causas
(6) o uso dessa palavra é equivocado. Sugestão: “Sob essa perspectiva, convém enfatizar que a contaminação das águas está entre as principais causas da falta de saneamento no Brasil.”
(7) Utilize um conectivo. Por exemplo, “nesse sentido”
(8) no lugar da vírgula é um “e”
(9) substitua “apresentam” por “possuem”
(10) esse conectivo tem a mesma estrutura do “sob essa perspectiva”. Sugiro que vc utilize outro
(11) Para evitar repetição, substitua “municípios dessa região” por “desses”
(12) causando
(13) Essas duas doenças são causadas pela falta de saneamento, mas a contaminação não ocorre pela ingestão de água. Sugiro retirar
(14) Não utilize a primeira pessoa. Sugestão: “a sociedade esteja passando”
(15) vírgula
Ademais(16) o desequilíbrio populacional como(17) mais um dos fatores que agravam esse impasse. De acordo com Emilie Durkeim, sociólogo francês, os fatos podem ser normais ou patológicos. Seguindo essa linha de raciocínio, observa-se que um ambiente patológico, em crise, rompe total harmônica social, visto que um sistema corrompido não favorece o processo coletivo(18).
(16) vírgula
(17) seria “é”?
(18) faltou relacionar isso com o tema. Como isso se relaciona com o saneamento?
Fica evidente que a poluição dos recursos hídricos e a desigualdade social são prejudiciais ao saneamento básico e que, portanto, é necessário(19) mudanças. Para isso(20) o Estado,(21) deve promover ações que supram o problema, por meio de leis para evitar e denunciar ligações clandestinas(22), vazamentos(22) e tendo como obrigação a coleta de todo o esgoto das residências(22). Nesse sentido, o intuito de tal medida é que todos tenhamos(23) um abastecimento de água(24) e uma limpeza urbana melhor(25). Feito isso, a população do Nordeste(26) não passará mais pelo caos na(27) qual está passando pela fata de higiene(28) localizada(29).
(19) “é necessário que ocorram mudanças”
(20) vírgula
(21) não tem vírgula
(22) Seus argumentos foram: a) a contaminação dos mananciais (corpos hídricos utilizados para abastecimento humano); b) cidades nordestinas sem acesso a água potável; c) doenças causadas pelo consumo de água contaminada. Em momento algum vc fala a respeito dessas ações, o que causa incoerência em sua redação. Era esperado que vc tentasse solucionar os problemas que você citou no desenvolvimento. Sugestão: reescreva a sua proposta de intervenção de forma a resolver os problemas que vc apresentou.
(23) Não utilize a primeira pessoa. Mude por “tenham”
(24) faltou dizer que ela deve ser tratada
(25) a palavra “melhor” tem muita subjetividade, isto é, o que é melhor ou pior depende do ponto de vista do observador
(26) E a Região Norte??? E as regiões periféricas das grandes cidades, inclusive das Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste??? O problema não está só no Nordeste!!! Cuidado com isso, pois seu tema envolve todo o país. Não é pq vc exemplificou a Região Nordeste que o problema existe apenas lá…
(27) no
(28) higiene é DIFERENTE de saneamento
(29) seu tema pediu pra solucionar no país…
Notas:
CI – 120 (muitos desvios gramaticais)
CII – 120 (fala sobre o tema, exceto no 2º parágrafo de desenvolvimento; o texto é dissertativo-argumentativo, apesar do 2º parágrafo de desenvolvimento não possuir argumentos; tem uma tese; mas não possui repertório produtivo)
CII – 120 (o 2º parágrafo de desenvolvimento é expositivo; sua conclusão apresenta ideias que não haviam sido desenvolvidas antes)
CIV – 160 (faltou colocar alguns conectivos e utilizou um de forma errada)
CV – 160 (faltou o detalhamento na proposta de intervenção)
Final: 680
Espero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte!
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