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ENEM 2020 – “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”
RossoRonaldoAmaro
Muito obrigada por sua correção, mas eu queria tirar algumas dúvidas dela para eu poder aproveitá-la melhor! - Primeiramente, eu queria saber se quando você tirou pontos em certas competências com a justificativa de ter que usar "exemplos próximos da realidade brasileira", você genuinamente acha queLeia mais
Muito obrigada por sua correção, mas eu queria tirar algumas dúvidas dela para eu poder aproveitá-la melhor!
– Primeiramente, eu queria saber se quando você tirou pontos em certas competências com a justificativa de ter que usar “exemplos próximos da realidade brasileira”, você genuinamente acha que o corretor de uma redação iria tirar esses pontos, ou você está me dando uma recomendação/dica? Eu realmente concordo que utilizar repertórios brasileiros, tanto de obras quanto de personalidades, é inevitavelmente melhor porque querendo ou não o próprio repertório, do qual está servindo como um exemplo, se aproxima mais da realidade do Brasil, porque geralmente engloba aspectos próprios do país, além de deixar claro que o problema realmente acontece no território nacional. Porém, como eu estava simulando o primeiro dia do ENEM, do qual há um limite de tempo e não pode haver consultas, eu utilizei experiências e obras estrangeiras, contudo, não deixei de fazer uma analogia (sempre utilizando conectivos como “analogamente” e “do mesmo modo” e logo depois esclarecendo que aquela realidade coincide com a dos brasileiros) com o Brasil, então eu não vejo por qual motivo eu teria penalidade em certas competências.
– Eu também queria saber o porquê da penalidade na competência IV. Em uma redação que eu postei anteriormente, também houve alguns comentários que apontaram a falta de fluidez entre alguns parágrafos e conectores, mas eu realmente não entendo esse ponto. Eu queria que, se possível, você me desse exemplos de quando que isso ocorre no meu texto e de como melhorar, porque eu realmente não consigo identificar o problema. Na minha visão, eu estou utilizando os conectores da forma que deveria e com o sentido devido.
Agradeço muito se você tiver paciência comigo e puder me responder! :)
See lessTema: Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil (ENEM 2018 PPL)
RossoRonaldoAmaro
Oi! Que bom que eu consegui te ajudar :)! Sobre o que eu tinha mencionado do ENEM exigir duas teses, eu acho que me ensinaram uma definição um pouco diferente do que ensinaram para você. Quando eu digo "as duas teses" eu estou me referindo a basicamente a esses "dois argumentos principais" que vocêLeia mais
Oi! Que bom que eu consegui te ajudar :)! Sobre o que eu tinha mencionado do ENEM exigir duas teses, eu acho que me ensinaram uma definição um pouco diferente do que ensinaram para você. Quando eu digo “as duas teses” eu estou me referindo a basicamente a esses “dois argumentos principais” que você falou! Basicamente, quando você lê a frase tema você tem que se perguntar quais fatores (esses serão considerados seus argumentos principais) estão interligados a aquilo que está sendo exigido. Então, geralmente, você traz um fator que provoca aquela situação (algo que você vai desenvolver no D1) e depois uma consequência daquela situação (algo que você vai desenvolver no D2) ou você pode também trazer dois fatores que contribuem para a problemática! (Nesse caso, a primeira causa que você mencionou você vai trabalhar no D1 e, a segunda causa, no D2. Mas você deve se certificar que são dois fatores diferentes e que são definidos claramente no parágrafo de introdução!). No texto que você mandou, eu identifiquei apenas uma argumentação que você dispôs no D1 e no D2.
Sobre o que você falou de sua preocupação em continuar dentro da proposta, que bom que você pensou nisso! Muitas pessoas conseguem tangenciar o tema justamente por não seguir todas as palavras-chaves do texto. Porém, mesmo que a frase tema fale “Formas de organização da sociedade…” você pode mencionar a responsabilidade do governo! Claro os seus argumentos devem envolver o modo que a sociedade é disposta, contudo, isso é algo que o governo também tem obrigação e controle! Por que não há uma educação financeira de qualidade nas escolas para que os jovens cresçam sabendo como organizar suas finanças? Por que os transportes públicos não atendem a população como deveria para que pessoas de periferia consigam ir com segurança e rapidez para seus locais de trabalho? Por que não há milhares de pessoas que não buscam se especializarem em uma área já que a maioria dos empregos atuais exigem uma especialização? Tudo isso favorece extremamente a economia e favorece a diminuição da discrepância socioeconômica no Brasil, mas são formas de organização da sociedade que o governo não atua efetivamente para melhorar. E qualquer um desses pode ser usado como um argumento principal para posteriormente ser melhor explicado durante o D1 e D2!
See lessEspero ter ajudado :)!
ENEM 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil
RossoRonaldoAmaro
A sua redação está muito boa! Ela tem muito potencial de conseguir um 1000! Mas eu recomendo você escrever isso no papel do tamanho de uma folha de redação do ENEM para garantir que o seu texto conseguiria não extrapolar as 30 linhas de redação. Se você já tinha feito isso e conseguiu encaixar tudoLeia mais
A sua redação está muito boa! Ela tem muito potencial de conseguir um 1000! Mas eu recomendo você escrever isso no papel do tamanho de uma folha de redação do ENEM para garantir que o seu texto conseguiria não extrapolar as 30 linhas de redação. Se você já tinha feito isso e conseguiu encaixar tudo na folha, perfeito! Agora, se você não conseguiu, você pode colocar alguns sinônimos e simplificar algumas expressões! Por exemplo, em “Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista americano Murray Rothbard, uma parcela dos…” você poderia colocar “Esse cenário se deve, assim como pontuou o economista americano Murray Rothbard, por uma parcela dos…”. Além disso, tome cuidado com algumas repetições de palavras! Você não cometeu nenhuma repetição grave, mas você colocou conjugações de “perpetuar” no primeiro e no segundo parágrafos de forma que elas ficaram relativamente perto uma da outra, e “perpetua” é um verbo que tem muitos sinônimos, então um corretor que fosse um pouco mais chato e rígido talvez poderia tirar um ponto seu. Porém, lembrando, isso definitivamente não é algo que você precisa se preocupar muito, até porque, como eu disse, não foi uma repetição grave, e eu nem consegui perceber outra repetição relativamente próxima no seu texto, e isso é muito difícil quando uma das palavras chaves da frase tema é “cinema”! Parabéns!
See lessTema: Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil (ENEM 2018 PPL)
RossoRonaldoAmaro
Desculpa se ficou muito ruim para entender! Parte da sua redação estava no meu primeiro comentário de correção porque eu estava usando ela de base para escrever todos os meus pontos! Você pode ignorar essa parte que é só o seu texto. Não era para eu ter enviado com essa parte.
Desculpa se ficou muito ruim para entender! Parte da sua redação estava no meu primeiro comentário de correção porque eu estava usando ela de base para escrever todos os meus pontos! Você pode ignorar essa parte que é só o seu texto. Não era para eu ter enviado com essa parte.
See lessTema: Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil (ENEM 2018 PPL)
RossoRonaldoAmaro
– Eu também percebi que o que você colocou no segundo parágrafo poderia ser reajustado para ser colocado no primeiro e melhorar a sua argumentação. Na redação do ENEM muitas pessoas conseguem perder pontos por deixarem algumas coisas em seus textos muito vagas. Eu acho que seria melhor que quando voLeia mais
– Eu também percebi que o que você colocou no segundo parágrafo poderia ser reajustado para ser colocado no primeiro e melhorar a sua argumentação. Na redação do ENEM muitas pessoas conseguem perder pontos por deixarem algumas coisas em seus textos muito vagas. Eu acho que seria melhor que quando você mencionasse, por exemplo, que “é evidente que as iniciativas governamentais no âmbito da economia não têm sido satisfatórias.” você especificasse melhor *o que* não tá sendo satisfatório. Você até mencionou sobre a decadência de vagas de emprego, mas eu acho que você teria que ampliar essa explicação. Se você juntasse o que você falou no segundo parágrafo com o primeiro, o seu parágrafo ia ficar melhor. Claro que nesse caso você ia ter que escolher entre um dos dois repertórios que você usou.
– Quando você for escrever os parágrafos de desenvolvimento, procure usar cerca de 3-4 pontos finais para melhorar a estrutura do texto. Geralmente a primeira frase vai ser uma retomada breve da sua tese que você vai trabalhar naquele parágrafo, a segunda frase vai ser a introdução do seu repertório, e, por último, a terceira e a quarta vão se especializar em desenvolver e explicar a tese que você está trabalhando.
– Eu devo parabenizar pelo o uso de 3 repertórios! Um na introdução, um no primeiro parágrafo de desenvolvimento e um no outro parágrafo de desenvolvimento. Eu recomendo fortemente continuar fazendo isso nas suas redações! É perfeito para ajudar na sua argumentação.
PARÁGRAFO DE INTERVENÇÃO
– Parabéns! Você dispôs os 5 elementos do parágrafo de intervenção de forma muito clara e coesa!
OBS:
–> Isso que eu vou falar agora não é nenhuma regulamentação nem nada e não é algo que está de errado no seu texto, é apenas uma sugestão que, se você preferir, pode ignorar completamente. Eu não recomendo usar o poder coletivo da população brasileira como os principais responsáveis da problemática e no final usar o povo brasileiro como um agente que vai solucionar o problema. Eu digo isso porque eu já fiz algumas redações que seguiam um pouco dessa linha de raciocínio, mas geralmente eu não conseguia desenvolver muitos argumentos nesses textos porque eu percebi que realmente, o povo pode realizar ações que combatam o problema, mas, comumente, para conseguirem fazer isso, eles precisariam de recursos que a maioria dos brasileiros não tem acesso. E esses recursos, pelo menos em sua grande maioria, são fornecidos pelo governo ou por instituições maiores que deveriam acolher e fornecer auxilio para o povo, quando, na realidade, não fornecem. Então, pelo menos eu acho, muito difícil escrever uma redação exigindo que os brasileiros solucionem o problema quando a maioria deles não têm nem como fazer isso. É por isso que geralmente os textos de redação exigem que o governo tome uma providência sobre a complicação demonstrada na frase tema.
–> Eu recomendo também você pesquisar “redações nota 1000” e ler algumas! Elas são disponibilizadas em sites de notícia, como o g1, e ajudam muito a entender algumas coisas que precisamos desenvolver em nossos textos!
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
See lessEu infelizmente não consigo definir uma nota para a sua redação. Eu sinto muito por isso, mas eu não sou um professor para conseguir fazer isso precisamente. Mas eu gostei da sua redação! Eu espero que você continue escrevendo e enviando as suas redações aqui! Eu realmente espero ter ajudado!
Tema: Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil (ENEM 2018 PPL)
RossoRonaldoAmaro
eu....enviei a correção sem querer, então eu não terminei o que eu estava escrevendo
eu….enviei a correção sem querer, então eu não terminei o que eu estava escrevendo
See lessTema: Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil (ENEM 2018 PPL)
RossoRonaldoAmaro
Oi! Eu primeiramente já irei dizer que não sou um professor, sou apenas um estudante, então talvez eu deixei algumas coisas passarem batido, mas farei o meu melhor! PRIMEIRO PARÁGRAFO: - Primeiramente, eu percebi que o seu parágrafo de introdução apresenta apenas 2 frases (apenas 2 pontos finais), aLeia mais
Oi! Eu primeiramente já irei dizer que não sou um professor, sou apenas um estudante, então talvez eu deixei algumas coisas passarem batido, mas farei o meu melhor!
PRIMEIRO PARÁGRAFO:
– Primeiramente, eu percebi que o seu parágrafo de introdução apresenta apenas 2 frases (apenas 2 pontos finais), algo que quando eu estava na escola os professores sempre apontavam que não era bom fazer. Para melhor estruturar sua introdução, eu recomendaria você utilizar 3-4 pontos finais (a introdução geralmente é mais curta se comparada aos parágrafos de argumentação, então eu acho melhor usar apenas 3 pontos).
– Além disso, o texto de redação modelo ENEM exige que haja 2 teses que sejam apresentadas claramente no primeiro parágrafo (então você teria que determinar claramente 2 aspectos do problema mostrado na frase tema – isso poderia ser, por exemplo, duas causas para aquele problema, ou uma causa e uma consequência – tem várias formas disso ser feito, você terá que julgar o que for melhor para você na hora que estiver escrevendo a redação), mas eu não consegui identificar as duas teses que você vai discursar no seu texto. É muito importante ficar atento a isso porque pode retirar alguns pontos nas competências II, III e IV visto que a coerência, coesão e argumentação do seu texto é prejudicada.
PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO:
– Pelo o que eu entendi, você quis fazer o seu texto com apenas uma tese que você desenvolveu em 2 parágrafos de desenvolvimento, porém eu não recomendo fazer isso. Acabou que um dos seus parágrafos de desenvolvimento ficou muito curto em relação ao outro, já que você não conseguiu desenvolver tanto sobre o mesmo fator em 2 parágrafos, e é muito importante que esses dois parágrafos que você usa para dispor os seus argumentos seja muito bem desenvolvidos e estruturados, de modo que eles sejam parágrafos maiores se comparados aos parágrafos de introdução e intervenção.
– Eu também percebi que o que você colocou no segundo parágrafo poderia ser reajustado para ser colocado no primeiro e melhorar a sua argumentação. Na redação do ENEM muitas pessoas conseguem perder pontos por deixarem algumas coisas em seus textos muito vagas. Eu acho que seria melhor que quando você mencionasse, por exemplo, que “é evidente que as iniciativas governamentais no âmbito da economia não têm sido satisfatórias.” você especificasse melhor *o que* não tá sendo satisfatório. V
“Diante desse cenário, é evidente que as iniciativas governamentais no âmbito da economia não têm sido satisfatórias. Outrossim, é perceptível que o número de empregos regulares vem caindo com o passar dos anos no Brasil. Thomas Hobbes havia escrito – em um período monárquico absolutista, vale ressaltar – que o povo deveria abrir mão de sua liberdade para que um líder onipotente garantisse a sua segurança. Entretanto, é indubitável que o “Leviatã” de Hobbes não tem sido eficiente no cenário brasileiro, já que muitas pessoas encontram-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Desse modo, é preciso perceber que o poder não está unicamente concentrado em um governo central, mas também está distribuído por todos os lugares onde o povo estiver. Nesse sentido, o filósofo Michel Foucalt conceituou as redes de micropoder. Assim, a população pode – e deve – se organizar para enfrentar as adversidades da economia.
See lessRedução da maioridade penal – Ação e consequência para jovens infratores.
Jadson_Butzk
Analisando o cenário atual percebe-se que a delinquência juvenil é um assunto muito discutido, sendo inclusive, um tema polêmico e com divergência de ideias. Somente em 2019, cerca de 300 mil casos de crimes juvenis no Brasil foram registrados e os números não param de subir[C2 - 1]. Supõe-se que, aLeia mais
Analisando o cenário atual percebe-se que a delinquência juvenil é um assunto muito discutido, sendo inclusive, um tema polêmico e com divergência de ideias. Somente em 2019, cerca de 300 mil casos de crimes juvenis no Brasil foram registrados e os números não param de subir[C2 – 1]. Supõe-se que, adolescentes de 15 a 17 anos são os maiores responsáveis pelos altos índices de violência e roubo no país, justamente por serem menores de idade e não serem punidos criminalmente[C2 – 2]. Desse modo, enxerga-se que reduzir a maioridade penal contribuirá para a melhoria na segurança, visto que, punir os infratores inibirá os atos violentos.[C3 ]
C2 – 1: Qual é a fonte dos dados apresentados?
C2 – 2: Novamente, qual é a fonte do dado?
C3: Dizer que inibirá é perigoso e, além disso, é necessário argumentar essa tese ao longo do texto.
Para muitos, a redução da maioridade penal não ameniza o problema da violência e muito menos resolve[C2]. Entretanto, Augusto Cury afirma em seu livro “20 Regras de ouro para educar filhos e alunos” que, “toda criança e jovem precisa de limites”. Desta forma, entende-se que os jovens que cometem crimes precisam arcar com as consequências dos seus atos e serem responsabilizados por suas decisões, pois é inadmissível que indivíduos que cometem pequenos delitos ou crimes possam, devido à sua idade, escapar de punições. Até porque, um adolescente tem plena consciência do que é certo e errado[C1]. Assim, sendo plenamente capaz de responsabilizar-se pelo crime cometido.
C2: Outra vez, dados devem ter embasamento – não generalizado;
C1: O texto dissertativo-argumentativo deve estar distante de pessoalidades;
Outro ponto a ser analisado é que, por conta dos[1] adolescentes não serem devidamente punidos, acabam sendo recrutados, muitas vezes[2] por traficantes, pois eles sabem que os mesmos logo estarão de volta nas ruas.[C3]
[1]Gramática: “por conta de os adolescentes”;
[2]Pontuação: “acabam sendo recrutados, muitas vezes, por traficantes”;
C3: De que modo isso é um problema, e porquê?
Portanto, a constante crescente dos crimes cometidos pelos adolescentes de 15 a 17 anos se dá pela impunidade de seus atos, pois os mesmos tem[1] a certeza que não serão devidamente punidos independente de suas ações. Logo, se quisermos uma sociedade mais segura, precisamos sim votar para a redução da maioridade penal, para enfim[2] impor limites a esses jovens infratores.[C1; C5]
[1]Gramática: têm;
[2]Pontuação: “para, enfim, impor”
C1: O texto dissertativo argumentativo exige impessoalidade(3ª pessoa do singular)
C5: Como isso pode ser viabilizado? Qual o efeito disso? É necessário detalhamento.
Conclusão:
C1: 120: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha
de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2: 120: Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do
texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
C3: 160: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada,
com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
C4: 200: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
C5: 120: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada
à discussão desenvolvida no texto.
Total: 720
See lessAs questões da gordofobia na sociedade brasileira
Jadson_Butzk
Nesse sentido você pode procurar fazer uma abstração das suas idéias. Perceba que você quase repete as constatações ao longo do parágrafo, apenas mudando as palavras e o encadeamento. Isso "pende" para um texto expositivo, não argumentativo. Assim, procure apresentar sua idéia, como, fez no início dLeia mais
Nesse sentido você pode procurar fazer uma abstração das suas idéias. Perceba que você quase repete as constatações ao longo do parágrafo, apenas mudando as palavras e o encadeamento. Isso “pende” para um texto expositivo, não argumentativo.
Assim, procure apresentar sua idéia, como, fez no início de cada parágrafo de desenvolvimento, e, depois disso, fazer uma análise breve, mas profunda sobre o problema, organizando uma linha de pensamento fluida para o leitor.
Confesso que é um desafio, pois para quem escreve sempre parece que tá nota dez. Mas você não precisa ficar desesperada, pois é com prática, correção e leitura que se desenvolve isso.
Lembre-se: você precisa argumentar para o convencimento, não apenas expor.
Bons estudos.
See lessAs questões da gordofobia na sociedade brasileira
Jadson_Butzk
O artigo primeiro da Constituição Federal,[1] estabelece o direito fundamental à dignidade da pessoa. Entretanto, embora indivíduos acima do peso tenham conquistado o benefício do respeito, a gordofobia ainda representa um problema. Essa adversidade é fruto inegável[C1] da mentalidade capitalista, qLeia mais
O artigo primeiro da Constituição Federal,[1] estabelece o direito fundamental à dignidade da pessoa. Entretanto, embora indivíduos acima do peso tenham conquistado o benefício do respeito, a gordofobia ainda representa um problema. Essa adversidade é fruto inegável[C1] da mentalidade capitalista, que promove o incentivo ao lucro em detrimento do bem-estar social. Desse modo, é necessária a análise da omissão do Estado e a[2] manipulação midiática.
[1]pontuação – não se coloca vírgula entre sujeito e verbo;
[2]concordância – da manipulação
[C1]Problema de adequação ao tipo de texto solicitado. O texto dissertativo-argumentativo não pode ter marcas de pessoalidade. Constatar que essa adversidade é fruto inegável é perigoso, pois trata-se de uma opinião muito particular de cada indivíduo.
Em primeiro plano, cabe elencar que a lacuna em leis frágeis solidifica as dificuldades na luta contra o preconceito exercido sobre os indivíduos obesos. Isso ocorre, pois, o Governo é falho quanto a[1] criação e a aplicação de leis, o que é determinante para a perseverança do infortúnio. De acordo com Thomas Jefferson, ex-presidente dos EUA[2], mais relevante do que a criação de uma lei é a sua aplicação. Sob esse viés, vê-se que essa concepção está corrompida no Brasil, pois o problema da gordofobia tem sido constante em razão do descumprimento ao direito à dignidade humana. Consequentemente, dificulta[3] a convivência social harmônica e a ocorrência de problemas psicológicas[4] nas vítimas desse preconceito.[C1]
[1]Crase – Criação é feminino, portanto, tem artigo e preposição se unindo
[2]Clareza – Siglas exigem que sejam escritas por extenso na primeira menção
[3]Sintática – Falta do pronome oblíquo átono. Dificulta-se
[4]Concordância – problemas é masculino
[C1]de que modo o governo é falho na criação das leis e descumpridor do artigo primeiro? Não seria a permanência da gordofobia causador do descumprimento do direito à dignidade? A gordofobia dificulta ou agrava a ocorrência de problemas psicológicos?
Em segundo plano, vale ressaltar que a postura midiática alicerça os empecilhos na superação da referida discriminação. Esse panorama acontece porque a mídia, visando apenas lucratividade, ao sustentar o padrão estético advindo das indústrias da beleza, perpetuando[1] a crença de corpos inalcançáveis, a exemplo da magreza extrema. Assim, as empresas de comunicação e demais mídias sociais apresentam pessoas acima do peso de forma ridicularizada e legitimam os estereótipos que causam a perseguição e a opressão desse grupo social. Disso resulta a insatisfação corporal[2] ocasionando o aumento, por exemplo, de transtornos alimentares no cenário brasileiro.[C1]
[1]Sintaxe. Perpetua
[2]Pontuação. Vírgula
[C1]De que modo as mídias apresentam pessoas acima do peso de forma ridicularizada? Não seria esse transtorno alimentar o de Anorexia Nervosa, oposto à discussão do texto?
Logo, é perceptível as dificuldades no combate ao preconceito, à intolerância ou a exclusão das pessoas gordas que se aprofundam na mentalidade capitalista. Desse modo, é função do Governo Federal atuar por via de um Plano Nacional de Combate à Gordofobia com verbas da União provenientes do Fundo Rotativo Orçamentário, bem como a criação e aplicação de leis específicas ao tema[C1]. Essa alternativa deve instruir o corpo social, através, inclusive, das midas[1] sociais sobre as consequências práticas da discriminação às pessoas que estão fora dos padrões estéticos admitidos como ideal. Com isso, as questões da gordofobia na sociedade brasileira será[2] resolvida[2] com harmonia social.
[1]Gramática – mídias
[2]Concordância. “As questões” está no plural, portanto, serão resolvidas.
[C1]De que modo a criação de novas leis poderá ser feito para que isso não seja novamente um entrave para o combate à gordofobia?
Dispenso notas à redação.
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