Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Os riscos da escassez hídrica no Brasil
João_Lucas
Bom tarde, quase noite, segue correção comentada. MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM *EU ESTAREI COPIANDO A SUA REDAÇÃO E CORRIGINDO PONTO A PONTO DO QUE ESTIVER FORA DA MATRIZ. ENTÃO PEÇO PARA QUE CONTINUE LENDO MESMO QUE ACHE QUE EU NÃO TENHA FEITO NENHUMA CORREÇÃO *OS PARÊNTESES REFEREM-SE “( )” À COLeia mais
Bom tarde, quase noite, segue correção comentada.
MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM
*EU ESTAREI COPIANDO A SUA REDAÇÃO E CORRIGINDO PONTO A PONTO DO QUE ESTIVER FORA DA MATRIZ. ENTÃO PEÇO PARA QUE CONTINUE LENDO MESMO QUE ACHE QUE EU NÃO TENHA FEITO NENHUMA CORREÇÃO
*OS PARÊNTESES REFEREM-SE “( )” À CORREÇÃO.
Com o advento da Revolução Industrial, vários avanços importantes assolaram a sociedade moderna, em destaque, os de meios de produção. Nessa conjuntura, a diversificação e a variabilidade de mercadorias diversas, gera, por conseguinte, o aumento do consumo de água na extração da matéria prima e em sua produção. Hodiernamente, além da grande quantia de água virtual utilizada pelas unidades fabris e pela agricultura, a negligência estatal contribui avidamente para a escassez hídrica no país. (INTRODUÇÃO PERFEITA, SEM DEFEITOS, NEM GRAMÁTICAIS NEM ESTRUTURAIS)
Diante desse cenário, cabe salientar que as grandes empresas são as responsáveis pelo consumo desenfreado de água no país. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), cerca de 70% do montante de água do país é utilizado pelo processo produtivo de bens de consumo e pela irrigação e cerca de 10% na obtenção da matéria prima. Dessa maneira, a falta de responsabilidade no consumo de água por parte das grandes instituições privadas nas regiões mais ricas do país ocasiona, por conseguinte, a falta dela em outras partes deste (A UTILIZAÇÃO CORRETA “deste” É MUITO RARA, POR ISSO NO TEXTO ENRIQUECE BASTANTE, PARABÉNS). Vê-se, então, a necessidade de mudar a política de consumo e reuso das grandes companhias.
Outrossim, cabe salientar (USO DE “cabe salientar” DA MESMA MANEIRA QUE NO PARAGRAFO PASSADO É CANSATIVO. ACHO QUE UM “Outrossim, importa destacar…” SERIA MELHOR) que a ineficiência do governo é uma das principais razões para a persistência desse problema social. De acordo com (NOVAMENTE O USO DA MESMA FRASE NO MESMO PERÍODO QUE NO TEXTO PASSADO. UM “Segundo o…” JÁ SERIA MENOS CANSATIVO) o filósofo francês Barnett, o Estado é incapaz de obedecer às suas próprias leis e, consequentemente, inapto e contraditório como legislador. Logo, por mais que o governo tente, de forma jurídica, minimizar essa mazela social, ele próprio a acentua com sua incapacidade de fiscalizar e colocar leis em prática. Desse modo, é preciso reafirmar as normas jurídicas em vigor no país. (ÓTIMO!! NA CITAÇÃO EU FIQUEI MEIO CONFUSO, MAS TEVE A EXPLICAÇÃO EM SEGUIDA, ACHEI GENIAL)
Portanto, existe a necessidade de realizar medidas não somente no âmbito governamental, como no cultural, fazendo com que, os problemas sociais sejam atenuados (O QUE VOCÊ DISSE AQUI, É QUE: DEVE-SE MODIFICAR O ÂMBITO CULTURAL PRA ACENTUAR OS PROBLEMAS SOCIAIS?… E DEIXOU POR ISSO MESMO? DEIOU ABERTO À INTERPRETAÇÃO DE QUE VOCÊ QUER QUE HAJA MUDANÇAS PARA FAVORECER OS PROBLEMAS SOCIAIS?). Assim sendo, cabe ao governo federal [AGENTE], instância máxima de poder, reafirmar as leis sobre o consumo hídrico[AÇÃO], por meio de palestras com as instituições privadas[MODO], com o fim de diminuir o gasto com a água[DETALHAMENTO] (QUANDO VOCÊ DIZ “diminuir o gasto COM a água” VOCÊ ESTÁ DIZENDO QUE VAI DIMINUIR O VALOR DO LITRO DA ÁGUA; E NÃO QUE VAI DIMINUIR O GASTO DE ÁGUA. PELO CONTRÁRIO, AO DIMINUIR O CUSTO DA ÁGUA VOCÊ INSENTIVA UM MAIOR GASTO). Ademais, convém ao Ministério do Meio Ambiente[AGENTE] (DEVERIA TER UMA VIRGULA AQUI) desenvolver cartilhas informativas[AÇÃO], por intermédio das redes sociais[MODO], a fim de alertar os empresários sobre consumo consciente e a reutilização de água da chuva[FINALIDADE]. Neste sentido, os avanços conquistados na Revolução Industrial não serão em vão e nos acompanharão ao longo das décadas. (EM MOMENTO ALGÚM VOCÊ SUGERIU QUE O AVANÇO NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PODERIA SER INUTIL OU QUE A CRISE HÍDRICA FARIA RETROCESSO NOS AVANÇOS DA REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL. A TENTATIVA DE RETOMAR O PRIMEIRO PARÁGRAFO É ALGO A SER BUSCADO, MAS FOI FEITO DE FORMA INCORRETA)
COMPETÊNCIA1: avalia a sua gramática: 200 (SÓ ENCONTREI 1 ERRO DE PONTUAÇÃO, e é que sou bem chato com isso)
CONPETÊNCIA 2: avalia a coesão e coerência do seu texto: 160 (SEU TEXTO TINHA TUDO PRA SER PERFEITO, NO ENTANTO ERRA EM SER REPETITIVO NOS DOIS PARÁGRAFOS DE ARGUMENTAÇÃO. ALÉM DISSO, TEM UMA RESTROSPECTIVA, NO ULTIMO PARÁGRAFO, INCOERENTE COM O CITADO AO LONGO DO TEXTO)
COMPETÊNCIA 3: avalia o conhecimento sociocultural: 200 (USO DE DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E DE FORMAS CORRETAS)
COMPETÊNCIA 4: avalia a seus argumentos e capacidade de argumentação/convencer: 180 (APRESENTA ONTRADIÇÃO COM O OBJETIVO DO TEXTO NO PARÁGRAFO DE INTERVENÇÃO)
COMPETÊNCIA 5: valia sua proposta de intervenção: 150 (APRESENTA CONTRADIÇÕES DENTRO DO PRÓPRIO PRAGRAFO, ONDE VOCÊ AGRAVA O PROBLEMA QUE DEVERIA SOLUCIONAR)
TOTAL: 890 poxa… tinha tudo pra ser perfeito, faltou tão pouco, espero que corrija esses errinhos, espero ter ajudado
See lessA importância da preservação da saúde mental em atividades de alta performance
João_Lucas
Bom dia, segue correção comentada. MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM *EU ESTAREI COPIANDO A SUA REDAÇÃO E CORRIGINDO PONTO A PONTO DO QUE ESTIVER FORA DA MATRIZ. ENTÃO PEÇO PARA QUE CONTINUE LENDO MESMO QUE ACHE QUE EU NÃO TENHA FEITO NENHUMA CORREÇÃO *OS PARÊNTESES REFEREM-SE “( )” À CORREÇÃO. Ao longLeia mais
Bom dia, segue correção comentada.
MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM
*EU ESTAREI COPIANDO A SUA REDAÇÃO E CORRIGINDO PONTO A PONTO DO QUE ESTIVER FORA DA MATRIZ. ENTÃO PEÇO PARA QUE CONTINUE LENDO MESMO QUE ACHE QUE EU NÃO TENHA FEITO NENHUMA CORREÇÃO
*OS PARÊNTESES REFEREM-SE “( )” À CORREÇÃO.
Ao longo dos últimos anos, a saúde mental vem sendo um dos termos mais repercurtidos (“reperCUTIdo”) no mundo todo. A saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o bem estar fisico (“FÍsico”), mental, emocional e social de um indivíduo. Assim, é de suma importância estar saudavel (“sauDÁvel”), principalmente para atletas esportivos, que lidam com pressões e desafios constantes. Dessa forma, é de extrema importância um atleta estar bem psicológicamente (“psicoLOgicamente”) para exercer com melhor performance o esporte que prática.
Primeiramente, profissionais de qualquer área lidam com pressões e exigências nas funções em que exercem, caso não estiverem bem no ambiente ou não aguentarem as pressões, consequentemente o desempenho na função cai (VOCÊ TIROU ESSA INFORMAÇÃO DE ONDE? QUEM FOI QUE DISSE QUE O RENDIMENTO CAI? TEM QUE POR NO TEXTO). Para atletas esportivos, (ESSA VÍRGULA NÃO DEVERIA ESTAR AÍ) aguenatr (ESSA PALAVRA TEM UM ERRO DE DIGITAÇÃO, MAS MESMOA SSIM DEVERIA SER NO PLURAL “aguentarem”, POIS SE REFERE À “atletas” QUE ESTÁ NO PLURAL) todas as pressões – que podem ser vindas de treinados (“que podem ser vinda de treinados”? TUDO ERRADO, ACHO QUE QUIS DIZER “que podem ser oriundas de: treinos”), colegas de equipe, torcedores e as cobranaças (ISSO EU VOU CONSIDERAR ERRO DE DIGITAÇÃO E NÃO CONTAR, MAS TOME CUIDADO) internas- (DEVERIA SER UM PONTO “.”, POIS VOCÊ VAI PARAR DE FALAR O QUE ESTAVA FALANDO PRA FALAR UMA COISA TOTALMENTE DIFERENTE) é de suma importância para poderem competir com a melhor performance possível.
Outrossim, o bem estar psicológico do atleta deve ser sempre prezado pela instituição ou nação que defende. Pode-se citar como exemplo a atleta de ginastica dos Estados Unidos, que era esperança de ouro no país (VÍRGULA “,”) nas Olímpiadas de Tokyo (EM JAPONÊS “Tokyo” ESTÁ CORRETO, MAS EM PORTUGUÊS É “Tóquio”) 2020, se retirando das finais para focar na sua saúde mental. Dessa forma, apesar de ser uma grande promessa, a norte americana desistiu de competir, devido a problemas com a saúde mental, mostrando que é necessário estar bem psicológicamente (“psicoLOgicamente”) para apresentar os melhores resultados.
Portanto, é cábivel (“caBÍvel”) aos clubes e instituições esportivas (AGENTE) disponibilizarem psicólogos para acolher e fortalecer a mente de um atleta (AÇÃO). É necessário que o tema saúde mental repercurta (“reperCUTA”) nas mídias sociais (AÇÃO), meio que exerce muita influência sob a população (DETALHAMENTO), mostrando a importância de uma mente saudável para desempenhar melhor suas funçoes (CADÊ A ACENTUAÇÃO AQUI? VOU CONSIDERAR COMO ERRO DE DIGITAÇÃO E NÃO CONTAR. NOVAMENTE DIGO: CUIDADO) (FINALIDADE). Assim, a performance iria melhorar muito, melhorando resultados.
COMPETÊNCIA 1: avalia a sua gramática: 100 (MUITOS ERROS GRAMÁTICAIS E LINGUAGEM MUITO INFORMAL)
CONPETÊNCIA 2: avalia a coesão e coerência do seu texto: 160 (A COESÃO TÁ BOA, VOCÊ NÃO SAIU DO TEMA, MAS A COERÊNCIA NEM TANTO, TEM ALGUMAS FRASES CONFUSAS E DIFÍCEIS DE ENTENDER)
COMPETÊNCIA 3: avalia o conhecimento sociocultural: 160 (NÃO POR NENHUMA REFERÊNCIA, CITAÇÃO OU DADO EM UM PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO, DEMONSTRA QUE VOCÊ NÃO TINHA MUITO CONHECIMNETO SOCIOCULTURAL. PORÉM OS QUE FORAM UTILIZADOS NÃO FICARAM SOLTOS OU FORAM SÓ INFORMAÇÃO VAZIA, ELE ENCAIXA COM O TEXTO)
COMPETÊNCIA 4: avalia a seus argumentos e capacidade de argumentação/convencer: 180 (POR MAIS QUE TENHA PECADO FEIO EM CITAR UMA INFORMÇÃO TIRADA DE LUGAR NENHUM NO PARÁGRAFO 2: “caso não estiverem bem no ambiente ou não aguentarem as pressões, consequentemente o desempenho na função cai”, FOI BEM CONVINCENTE NO RESTO DO TEXTO)
COMPETÊNCIA 5: valia sua proposta de intervenção: 100 (SÃO 5 COISAS QUE SE PROCURA AO CORRIGIR ESSA COMPETÊNCIA, SÃO ELAS: agente (quem?); ação (o quê?); modo (como?); detalhamento (“com…?”); e finalidade (afim dê?), NO SEU PARÁGRAFO NÃO SE ENCONTRA O “MODO” EM CANTO ALGÚM, E ALGUNS DOS OUTROS SÃO DIFÍCEIS DE ACHAR.
QUEM TEM QUE SER INFORMADO DA “importância da preservação da saúde mental em atividades de alta performance” NÃO É A POPULAÇÃO, NÃO FAZ SENTIDO, ISSO QUEM DEVE ESTAR ATENTOS SÃO OS CLUBES, ENTÃO É INVIÁVEL ESSA PROPOSTA. O CORRETO É FAZER ALGO MAIS OBJETIVO, PARA RESOLVER O PROBLEMA DE FORMA MAIS EFICIENTE)
TOTAL: 700
See lessOs desafios para promover a integração dos moradores de rua á sociedade
João_Lucas
Bom dia, segue correção comentada. MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM *EU ESTAREI COPIANDO A SUA REDAÇÃO E CORRIGINDO PONTO A PONTO DO QUE ESTIVER FORA DA MATRIZ. ENTÃO PEÇO PARA QUE CONTINUE LENDO MESMO QUE ACHE QUE EU NÃO TENHA FEITO NENHUMA CORREÇÃO *OS PARÊNTESES REFEREM-SE “( )” À CORREÇÃO. No filmLeia mais
Bom dia, segue correção comentada.
MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM
*EU ESTAREI COPIANDO A SUA REDAÇÃO E CORRIGINDO PONTO A PONTO DO QUE ESTIVER FORA DA MATRIZ. ENTÃO PEÇO PARA QUE CONTINUE LENDO MESMO QUE ACHE QUE EU NÃO TENHA FEITO NENHUMA CORREÇÃO
*OS PARÊNTESES REFEREM-SE “( )” À CORREÇÃO.
No filme “O triste fim de Policarpo Quaresmo”, o protagonista vê o Brasil como uma nação perfeita e, por isso , é apaixonado por ela. Entretanto, caso ele visse que os desafios para promover a integração dos moradores de rua á ( O CORRETO SERIA “à”, PORÉM O ENEM NÃO COBRA O USO CORRETO DA CRASE “`”, MAS ELE COBRA O USO CORRETO DO ACENTO AGUDO “´”) sociedade é, ainda, um grande problema para a população brasileira, com certeza, teria seu patriotismo ufanista ferido. Esse empecilho ocorre, infelizmente, seja pela negligência governamental, seja pelo preconceito social.
(CARAMBA!!! BOM DE MAIS!!! <3 AMEI!!)
Em primeiro lugar, vale ressaltar a omissão estatal (GOSTEI DA MANEIRA QUE VOCÊ RESSALTOU: "negligência governamental", QUE É O MOTIVO APONTADO PELO QUAL A PROBLEMÁTICA OCORRE, SÓ QUE COM SINÔNIMOS. SÓ TOME CUIDADO, PQ SE O CORRETOR NÃO ENTENDER QUE É A MESMA COISA PODE NÃO RECONHECER O QUE VOCÊ FEZ, ENTÃO É BEM TÊNUE FAZER ISSO QUE FEZ. EU SUGIRO IR PELO MAIS SEGURO), no que tange a inclusão dos moradores de rua a (AQUI VOCÊ NÃO COMETEU O MESMO ERRO, ENTÃO O ANTERIOR PODE SER CONSIDERADO UM DESLISE, E ASSIM SER SIMPLESMENTE IGNORADO) sociedade, é um dos fatores que impedem esse processo. Nessa perspectiva, a escassez de projetos estatais que visem a assistência e incorporação desses indivíduos sem- (E ESSE HÍFEN " – "? ERRO NA DIGITAÇÃO?) moradia ao corpo social contribui para precariedade desse setor e para a continuidade dos desafios envolvendo essa temática. Dessa maneira, parte da população deixa de desfrutar uma moradia adequada, o que resulta na impossibilidade de integração social e na sua exclusão social. No entanto, apesar da Constituição Federal de 1988, determinar como direito fundamental do cidadão brasileiro o acesso á (OPA, AQUI VOCÊ VOLTA A CCOMETER O MESMO USO INCORRETO DO ACENTO AGUDO "´" ONDE ERA PRA SER O ACENTO GRAVE "`". MESMO QUE O ENEM NÃO VÁ CORRIGIR ERROS DE ACENTO GRAVE "`" ELES VÃO CORRIGIR DE ACENTO AGUDO "´") moradia e condições habitacionais , essa lei não é concretizada, pois, (AQUI ENCAIXARIA MELHOR UM ":" POIS VOCÊ VAI EXPLICAR ALGO) não há investimentos estatais suficiente e eficazes nessa área .Diante dos fatos apresentados, é imprescindível uma ação do Estado para mudar essa realidade.
Ademais, o preconceito efetuado pela sociedade, existente no território nacional dificulta a superação desses desafios. Nesse cenário, o Sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, em sua obra “O Homem Cordial”, expõe o egoísmo presente na comunidade brasileira que tende a priorizar ideais particulares em detrimento do bem-estar coletivo. Dessa modo, observa-se que os moradores de rua são frequentemente associados á (USO INCORRETO DO ACENTO AGUDO "´", ONDE DEVERIA SER ACENTO GRAVE "`") “vagabundos” ou “criminosos” por destoarem do ideal inalcançável de sucesso de vida ligado a dinheiro cultivado no ideal nacional , o que faz com que sejam alvos de preconceito e exclusão social, fatos que (VOCÊ VAI EXPLICAR ALGO, ENTÃO DEVERIA TER USADO O DOIS PONTOS ":") demonstram o egoísmo presente no povo brasileiro. Por conseguinte, evidencia-se a necessidade da construção de valores empáticos e solidários no Brasil,
Portanto, cabe ao Ministério da Educação (AGENTE), principal agente (KKK NOSSA É PRO CORRETOR NÃO ERRAR MESMO KKK. MAS É VÁLIDO, TEM ERRO AQUI NÃO) organizador do sistema de ensino no país (CADÊ A VÍRGULA "," ?) promover a informação segura a respeito do moradores de rua (AÇÃO) (E A VÍRGULA, DE NOVO?) desde os primeiros anos escolar ("escolar" ESTÁ NO SINGULAR POR QUÊ?) (A VÍRGULA, NOVAMENTE) por meio da adição de uma disciplina de empatia á Base Comum Curricular (MODO), além de realizar campanhas na mídia (AÇÃO… ACHO NESSE EU FIQUEI CONFUNSO EM IDENTIFICAR) de incentivo a doação destinada a esses indivíduos (MODO… ACHO NESSE EU FIQUEI CONFUNSO EM IDENTIFICAR), visando á plena educação da sociedade (FINALIDADE). Somando a isso, o Ministério do Trabalho e do Emprego (AGENTE, MAS O NOME É "ministério do trabalho e emprego" É UMA COISA SÓ E NÃO DOIS MINISTÉRIOS DIFERENTES) destinar vagas de emprego a essas pessoas (AÇÃO), por meio de programas voltado para a preparação (MODO) e (ARTIGO QUE INDICA SOMA, ENTÃO NESCESSÁRIAMENTE TEM QUE ESTAR FALANDO DA MESMA COISA, ENTÃO NÃO DEIXA DE SER MODO. NÃO SEI SE FOI A INTENÇÃO, MAS NÃO SUGIRO POR MAIS DE 1 DE CADA, PQ VOCÊ TEM POUCAS LINHAS PRA FICAR ENROLANDO COM MAIS E MAIS INFORMAÇÃO DESNECESSÁRIAS) inserção desses seres (A PALAVRA "seres" DESUMANIZA ELES) ao mercado de trabalho (MODO), a (ESSE ARTIGO "a" É MUITO DESNESCESSÁRIO, NÃO VOU ONTAR COMO ERRO GRAMATICAL, SÓ POR NÃO TER CERTEZA, MAS ACREDITO QUE É SIM) afim de ("afim de" INDICA FINALIDADE E NÃO DETALHAMENTO, QUE EU VEJO QUE A INTENÇÃO FOI DETALHAR, DO QUAL O QUE INDICARIA O DETALHAMENTO É "com") atenuar o números de pessoas em situações de rua (finalidade). Com essas medidas a realidade tratada em “O Homem Cordial” será apenas um retrato passado do Brasil (ÓTIMO!! UMA REFERÊNCIA AO PRÓPRIO TEXTO, MARAVILHOSO!)
COMPETÊNCIA 1: avalia a gramática e domínio de linguagem: 160 (ALGUNS ERROS DE PONTUAÇÃO NÃO TÃO GRAVES, E ACENTUAÇÃO, SUANDO O ACENTO AGUDO "´" NO LUGAR DO GRAVE "`". LEMBRANDO QUE NÃO RECOMENDO O USO DO ACENTO GRAVE "`" PORQUE ELES NÃO VÃO CORRIGIR ISSO)
COMPETÊNCIA 2: avalia a coesão, coerência e constância do texto: 180 (VOCÊ NÃO SAIU DO PROPÓSITO QUE O TEMA OFERECE, NEM DAS SUAS PRÓPRIAS PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA. PORÉM VOCÊ COMEÇA O TEXTO COM UM PARÁGRAFO PERFEITO, MAS DECAI CONFORME OS PARÁGRAFOS, ISSO É UMA INCONSTÂNCIA NA QUALIDADE DA REDAÇÃO)
COMPETÊNCIA 3: avalia o conhecimento sociocultural aplicado: 200 (DEU PARA A PARECER QUE TEM MUITO CONHECIMENTO SOBRE O TEMA, E FOI MUITO BEM ENCAIXADO AO LONGO DE TODO O TEXTO)
COMPETÊNCIA 4: avalia os argumentos e capacidade de argumentação/convencer: 200 (PASSOU MUITO BEM O SEU PONTO DE VISTA E FORAM MUITO BEM USADOS OS CONHECIMENTOS SOCIOCULTURAIS, DE MANEIRA QUE NÃO FICOU INFORMAÇÃO SOLTA NO TEXTO. DEMONSTRANDO UMA CAPACIDADE MUITO BOA EM ARGUMENTAÇÃO)
COMPETÊNCIA 5: avalia a proposta de intervenção: 150 (VOCÊ ESCREVEU 3 PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO, E NENHUM DELAS TEM AS 5 RESOLUÇÕES ESPERAS: agente (quem?); ação (o quê?); modo (como?); detalhamento ("com.."); finalidade (afim dê?), DE FORMA NÍTIDA E CLARA. O USO DE MAIS DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO É VÁLIDA, MAS NO MINIMO UMA DELAS PRECISA ESTAR COMPLETA E CLARA)
NOTA TOAL: 890
ESPERO TER AJUDADO, ME DESCULPA QUALQUER COISA, E SINCERAMENTE DESEJO QUE CONTINUE MELHORANDO.
See lessA questão da água: efeitos da escassez desse recurso no Brasil (Se possível coloquem nota)
João_Lucas
Bom dia, segue correção comentada. MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM *EU ESTAREI COPIANDO A SUA REDAÇÃO E CORRIGINDO PONTO A PONTO DO QUE ESTIVER FORA DA MATRIZ. ENTÃO PEÇO PARA QUE CONTINUE LENDO MESMO QUE ACHE QUE EU NÃO TENHA FEITO NENHUMA CORREÇÃO *OS PARÊNTESES REFEREM-SE "( )" À CORREÇÃO. No livrLeia mais
Bom dia, segue correção comentada.
MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM
*EU ESTAREI COPIANDO A SUA REDAÇÃO E CORRIGINDO PONTO A PONTO DO QUE ESTIVER FORA DA MATRIZ. ENTÃO PEÇO PARA QUE CONTINUE LENDO MESMO QUE ACHE QUE EU NÃO TENHA FEITO NENHUMA CORREÇÃO
*OS PARÊNTESES REFEREM-SE “( )” À CORREÇÃO.
No livro ‘’ O príncipe e o Mendigo’’, de Mark Twain, o protagonista Tom Cant é um garoto pobre que passa por muitas dificuldades (VÍRGULA) entre elas, (COMO VOCÊ VAI DIZER UMA DAS DIFICULDADES, EXEMPLIFICANDO-A E/OU ESMIUÇANDO O “dificuldades”, VOCÊ DEVERIA TER POSTO “:” E NÃO “,”) a escassez de água em sua casa. Fora do mundo fictício, no Brasil, este cenário não é diferente. (O “.” NÃO ESTÁ ERRADO, MAS EU SUGIRO UM “;”) É frequente casos, nos quais muitos brasileiros sofrem com as consequências da falta de água no dia a dia. Diante disso, este fato é sustentado pelo (VOCÊ VAI EXEMPLIFICAR PELO QUE ESSES CASOS SÃO SUSTENTADOS, DEVERIA HAVER UM “:” AQUI) uso inconsciente e exagerado desse recurso pela população (CONVENHAMOS QUE “exagerado desse recurso pela população” E “uso inconsciente” SÃO A MESMA COISA. SENDO ASSIM É REDUNDÂNTE) e por falta de medidas governamentais eficazes e eficientes para resolução do problema. (ESSE TÁ SUPIMPA)
Primordialmente, a ausência do recurso hídrico na vida do ser vivo causa inúmeros impactos, já que necessitamos dessa fonte para basicamente todas nossas atividades, como: na preparação dos alimentos, para nossa higiene, afazeres domésticos. Nessa perspectiva, é lícito citar o filme ‘’ Inácio Garapa (ESQUECEU DE FECHAR AS ASPAS)– O Matuto Sonhador, da produtora ‘’Barriguda Filmes’’, o personagem Inácio e sua família, enfrenta muitos impasses, inclusive a falta de água, que prejudicou e limitou suas necessidades diárias. De maneira semelhante a longa metragem, à (O USO DA CRASE “`” TÁ ERRADA. NO ENEM NÃO É COBRADO O USO CORRETO DA CRASE”`”, ENTÃO SUGIRO NÃO USAR. ALÉM DISSO O QUE VOCÊ QUERIA DIZER É “há” DE “haver” E NÃO “à” DE “a a”. SENDO ASSIM CONTA COMO ERRO ORTOGRÁFICO) muitos casos como esses no país, principalmente no Nordeste, em que é frequente a carência de chuvas durante o ano, em meio a circunstância, muitos vivem se adaptando com a escassez. E mesmo diante dessa situação, muitas pessoas persistem em gastar mais que o necessário para suas atividades, prejudicando e agravando ainda mais à situação. (VOCÊ ABORTA NA INTRODUÇÃO COMO CAUSA DA PROBLEMÁTICA: “efeitos da escassez de água no Brasil” o “uso inconsequente” SE QUER VOCÊ CITA ALGO PARECIDO, NEM MESMO DA SEGUNDA CAUSA “falta de medidas governamentais eficazes e eficientes para resolução do problema” VOCÊ CITA. O PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO É PARA DESENVOLVER OS PRONTOS CAUSADORES DA PROBLEMÁTICA, APONTADOS POR VOCÊ NA INTRODUÇÃO. VOCÊ SIMPLESMENTE ENVENTOU OUTRA PROBLEMÁTICA: “a ausência do recurso hídrico na vida do ser vivo”)
Além disso, vale ressaltar que embora a Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país (SUPIMPA, GOSTEI), garantir bem-estar, segurança (O QUE SEGURANÇA TEM HAVER COM CRISE HÍDRICA? PARA QUE CITAR ISSO?) e saúde, como inerente a todo cidadão brasileiro, tal benefício não é aplicado na prática, quando observamos a realidade da população, na qual grande parte não possui o acesso adequado a água limpa, para suas precisões, como: para a sua alimentação e para matar a sede e quando adquirem é por curto prazo e com pouca qualidade. Ademais, segundo o relatório do Desenvolvimento Humano 2006 do programa da ONU, quando comparado o uso diário de água limpa da população dos países desenvolvidos com (“com” NÃO ERA PRA SER “como”? TÁ… VOU LEVAR COMO ERRO DE DIGITAÇÃO) o Brasil, grande parte dos brasileiros usam em seu dia a dia em média 10% do total usado diariamente pelos indivíduos de países mais avançados, ficando bem abaixo da utilização dessa fonte. Em meio a isso, é evidente que esta temática precisa ser solucionada. (AQUI VOCÊ ABORDOU O PRIMEIRO CAUSADOR DO PROBLEMA CITADO NA SUA INTRODUÇÃO. ISSO SIGNIFICA QUE ESSE DEVERIA SER SEU PRIMEIRO PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO. E CADÊ A ABORDAGEM DO SEGUNDO CAUSADOR DO PROBLEMA, SE ERA PARA ELA ESTÁ AQUI?)
Portanto, cabe ao Ministério da Educação (AGENTE) promover projetos voltados para pais e alunos (QUE PROJETOS?), em dias uteis, por meio de palestras (ERA PRA SER A AÇÃO, MAS VOCÊ NÃO DISSE QUE PALESTRA, SOBRE O QUE SERIA A PALESTA [sim parece besteira e bem óbvio, mas você não pode fazer isso]) ministradas por docentes especializados no assunto, tal temática deve ser abordada em locais públicos (MODO), como: escolas e praças, para que todos consigam ter acesso (DETALHAMENTO), para desenvolver, então, o conhecimento sobre o uso correto da água (FINALIDADE). Outrossim, é importante que o Governo crie políticas públicas que visem alternativas para evitar a escassez de água, por exemplo, (VOCÊ VAI EXEMPLIFICAR, O USO DO “:” É INSUBISTITUÍVEL PELA “,”) alternar os dias que tal recurso estaria disponível, mas antes é considerável que haja um aviso para a população sobre tais medidas. Para que assim, seja possível que ocorra um cenário diferente do personagem Tom (NÃO É VIÁVEL PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA. COMO ISSO LEVARIA ÁGUA PARA LOCAIS ONDE “quando observamos a realidade da população, na qual grande parte não possui o acesso adequado a água limpa, para suas precisões” QUE FOI ABORDADO EM SEU TEXTO? E COMO VOCÊ PODE DIZER: “quando observamos a realidade da população, na qual grande parte não possui o acesso adequado a água limpa, para suas precisões” QUE INSINUA QUE O BRASIL NÃO É O CAUSADOR DO PROBLEMA DA ESCASSEZ HÍDRICA, E DIZER QUE PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA É NESCESSÁRIO QUE CONSUMAMOS METADE DA ÁGUA QUE JÁ CONSUMIMOS?)
COMPETÊNCIA 1: avalia a gramática e o domínio da norma culta de escrita: 120 (MUITAS PARTES ERAM INFORMAIS, DEIXANDO O SEU TEXTO COM LINGUAGEM INCONSISTENTE; MUITOS ERROS EM PONTUAÇÃO, E ALGUNS ACERTOS, DEMONSTRANDO QUE VOCÊ PODE ATÉ SABER USAR, MAS NÃO SABE INDENTIFICAR ONDE)
COMPETÊNCIA 2: avalia a consistência do texto em relação a proposta: “A questão da água: efeitos da escassez desse recurso no Brasil”: 80 O TEMA FOI PERDIDO NO SEGUNDO PARÁGRAFO, ONDE VOCÊ INVENTOU UM NOVO TEMA PARA ABORDAR: “a ausência do recurso hídrico na vida do ser vivo”, ERRO GRAVÍSSIMO; E NÃO FOI ABORDADO UM DOS CAUSADORES DO PROBLEMA, QUE FOI CITADO POR VOCÊ: “falta de medidas governamentais eficazes e eficientes para resolução do problema”, VOCÊ NÃO FEZ UM PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO EXPLICANDO POR QUE ISSO É UM PROBLEMA. E A ABORDAGEM DO CAUSADOR DA PROBLEMÁTICA É PARTE ESSENCIAL DE UM TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO)
COMPETÊNCIA 3: avalia o conhecimento sociocultural aplicado no texto: 100 ( VOÊ USOU UM DADO QUE ARGUMENTA CONTRA A PROBLEMÁTICA: “o Brasil, grande parte dos brasileiros usam em seu dia a dia em média 10% do total usado diariamente pelos indivíduos de países mais avançados, ficando bem abaixo da utilização dessa fonte” EM UM TEXTO QUE ERA PRA ABORDAR A MÁ ADMINISTRAÇÃO DA ÁGUA NO BRASIL, VOCÊ APONTA QUE O BRASIL ADMINISTRA ÁGUA MELHOR QUE OS PAÍSEES MAIS DESENVOLVIDOS)
COMPETÊNCIA 4: avalia sua capacidade de argumentar: 80 (VOCÊ NÃO CONVENSE EM APONTAR QUE A CRISE HÍDRICA NO BRASIL DEVE SER COMBATIDA, NA VERDADE VOCÊ SE CONTRADISSE EM UMA PARTE DO TEXTO: parágrafo 3)
COMPETÊNCIA 5: avalia sua proposta de intervenção e a capacidade de amenizar o problema: 60 (VOCÊ NÃO ESPECIFICA NENHUMA AÇÃO, DE MODO OBJETIVO E CLARO, ALÉM DE TENTAR FAZER A SEGUNDA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO QUE VAI CONTRA: “Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, garantir bem-estar” E UMA MEDIDA DRÁSTICA DE CORTAR A ÁGUA DIA SIM, DIA NÃO SÓ DEIXARIA PESSOAS QUE NÃO TEM CAIXAS D’ÁGUA, OU ATÉ TEM, MAS É PEQUENA, SEM ÁGUA POR UM TEMPO, NÃO SOLUCIONANDO O PROBLEMA E AINDA DIFICULTANDO O “bem-estar” QUE DEVERIA SER GARANTIDO PARA TODOS OS BRASILEIROS)
NOTA TOTAL: 440
ESPERO QUE TENHA AJUDADO,E QUE NÃO TENHA SIDO MUITO DURO NAS PALAVRAS.
See lessALÉM DISSO, PESSO QUE POR FAVOR CORRIJA ESSES PONTOS, QUE GARANTO QUE SUA NOTA VAI SUBIR BASTANTE :)
O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
camilaburity
Problema da INTRODUÇÃO 1: no primeiro período, a escolha das palavras ficou meio confuso, colocaria assim “como também, DEVIDO as causas econômicas, políticas e religiosas”. E outro ponto desse primeiro período, quem está à procura de novos lugares? Ficou muito esquisito, causas econômicas, politicaLeia mais
Problema da INTRODUÇÃO 1: no primeiro período, a escolha das palavras ficou meio confuso, colocaria assim “como também, DEVIDO as causas econômicas, políticas e religiosas”. E outro ponto desse primeiro período, quem está à procura de novos lugares? Ficou muito esquisito, causas econômicas, politicas e religiosas de que época?? Lembrem-se de SEMPRE colocar as informações no início, “Desde a década de noventa” deveria ter sido posto no primeiro período (seu texto ficou meio confuso)
Dica: Sempre após a conclusão de um período, ponha um conectivo, por exemplo: “Ademais, esses foram os principais fatores sucedidos…”
Problema INTRODUÇÃO 2: Suas teses não ficaram claras, ficou algo muito solto, eu particularmente deduzi que durante o seu texto você irá falar sobre “causas econômicas, políticas e religiosas”. Lembre-se que o corretor vai corrigir o seu texto em menos de 5 minutos, portanto, você precisa ser clara e objetiva. Além do mais, sua introdução ficou muito curta e sem muita informação.
Problema D1: No primeiro período, eu vi ausência de conectivos, ficou um período extremamente informativo, lembre-se que o texto precisa ser dissertativo, isto é, você precisa opinar de forma indireta.
Problema 2, D1: Nesse parágrafo, você não acrescentou muito, apenas jogou informações soltas, você precisa explicar, opinar. Se você citou a vinda da família real, você precisa dizer que influencia teve/tem nos dias atuais, lembre-se sempre de lincar. Fora que você não fechou o parágrafo.
Nesse segundo parágrafo você resolveu falar sobre a instabilidade social no Brasil, entretanto, essa não é a sua tese, se você pretende discutir sobre isso, ponha na introdução!! Eu não sei se o corretor iria levar em conta esse parágrafo, visto que ele não tem conexão com a introdução, entretanto, caso não penalizasse, eu achei até agora (não li a conclusão) o seu melhor parágrafo, você dissertou digamos assim. Mas as informações ainda estão um pouco jogadas.
Dica: LEMBRE-SE DOS TÓPICOS FRASAIS.
Ponto negativo da conclusão: Ficou muito longo a abertura da conclusão.
Problema da conclusão: Você falou (QUEM) vai resolver e o QUE SERÁ feito, entretanto, não disse COMO e nem a FINALIDADE.
C1: 160
See lessC2: 80-120
C3: 80-120
C4: 120
C5: 80
nota: 520-600
Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
camilaburity
Oie, serei direta (não estou sendo grossa), e outra sou estudante também. “Mesmo após a construção do colegio carioca” informação desnecessária, não colocaria, ficou encheção de linguiça. Problema 1: Suas teses não ficaram claras, na realidade eu vi apenas uma problemática que seria o fato das escolLeia mais
Oie, serei direta (não estou sendo grossa), e outra sou estudante também.
“Mesmo após a construção do colegio carioca” informação desnecessária, não colocaria, ficou encheção de linguiça.
Problema 1: Suas teses não ficaram claras, na realidade eu vi apenas uma problemática que seria o fato das escolas não apresentarem intérpretes. Lembre, ou seu texto será “causa e consequência” ou você precisará apresentar dois problemas, e eles DEVEM ser citados na introdução, seja direta, deixe tudo o mais claro possível.
Sobre o D1: Não agregou em nada, você não colocou nenhuma informação útil, não sei se você tentou usar o site “biolibras” como forma de repertório, porém não seria considerado, pois ele não acrescenta NADA no parágrafo, você poderia muito bem dizer que o intérprete funciona como ponte e tals, sem mencionar o site. O D1 ficou desorganizado também, você deveria ter usado o último período no início, poderia até citar a constituição e tals, ficaria muito melhor.
D2: vi agora que você citou a declaração universal, mas você falou no d1, ficou bem bagunçado as ideias. O dado ficou solto, lembre de completar.
*o ideal são 7 linhas (introdução e conclusao) 8 linhas (desenvolvimentos) usufrua. Entretanto, lembre que é uma redação discursiva argumentativa, você precisa argumentar, pôr sua opinião de forma imparcial, apresentar dados ou agregar valor ao seu texto através de livros, séries, alusões histórias, ou citar filósofos e sociólogos. Dá uma lida no modelo de redação mil.
Conclusão: Bom, a sua conclusão aparentemente cumpriu tudo direitinho, mas o seu texto de modo geral ficou fraquinho, mas tenho crtz que você consegue melhorar, tem muito tempo pela frente.
C1: 120 (gramática)
See lessC2: 80 (repertório)
C3: 120 (conectivos)
C4: 80 (Organização do texto, de modo geral)
C5: 160-200 (conclusao)
Analfabetismo no Brasil
camilaburity
Introdução: Interessante o que você citou e souber lincar, entretanto, não achei as teses claras. D1: Ficou bom. D2: informativo, você simplesmente jogou um informaçao e nao acrescentou sua opinião, não disse NADA. Portanto, você perderia pontos devido a isso. Fora que ficou mt curto. Conclusao: ficLeia mais
Introdução: Interessante o que você citou e souber lincar, entretanto, não achei as teses claras.
See lessD1: Ficou bom.
D2: informativo, você simplesmente jogou um informaçao e nao acrescentou sua opinião, não disse NADA. Portanto, você perderia pontos devido a isso. Fora que ficou mt curto.
Conclusao: ficou incompleta.
Voce disse o “quem”
Voce disse “como” (modo)
Voce disse a finalidade (nao ficou mt boa, mas eu entendi)
Faltou o detalhamento, e o “o que”
Dica: use “a fim de” (finalidade) e “por meio de”(modo) ficará mais fácil do corretor ver que você cumpriu com todos os quesitos.
C1: 200 (nao vi erros gramaticais)
C2: 160 (bom uso de repertório, entretanto no 2º parágrafo o texto ficou informativo…)
C3: 160 (pouco uso de conectivos)
C4: 120-160 (texto informativo… mal organizado, desenvolvimento curto…)
C5: 120 (faltou o que seria feito e o detalhamento)
O estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira.
camilaburity
Introducao: Bom, fico informativo, e nao dissertativo. As teses não estão claras, na verdade nem estão evidentes. Dica: Nao use dados assim, logo de cara na introdução. D1: ficou muito curto, busque iniciar os parágrafos com conectivos. Não acrescentou nada, você só colocou um dado e finalizou o parLeia mais
Introducao: Bom, fico informativo, e nao dissertativo. As teses não estão claras, na verdade nem estão evidentes.
See lessDica: Nao use dados assim, logo de cara na introdução.
D1: ficou muito curto, busque iniciar os parágrafos com conectivos. Não acrescentou nada, você só colocou um dado e finalizou o parágrafo, novamente informativo…
D2: você falou sobre o preconceito… Entretanto, na sua introdução voce nem menciona… Fora a coloquialidade do texto. PARÁGRAFO MUITO CURTO novamente.
Conclusao: Enorme… Enquanto você fez os desenvolvimentos minúsculos, a conclusão está gigante… Você tá arrumando soluções para problemas que nao foram mencionados.
Um ponto positivo foi que você fez uma retomada ao que ja tinha sido dito.
C1: 160-200 (nao vi erros gramaticais)
C2: 80-120 (uso de repertório fraco e o seu texto foi informativo e nao dissertativo…)
C3: 120 (pouco uso de conectivos)
C4: 80-120 (texto nada organizado)
C5: 80-120 (soluções para problemas que nem fora mencionados…) nao sei como o corretor iria pensar…
Nota: 560-680
estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
camilaburity
Caramba, eu gostei falando de modo geral. A introdução ficou perfeita, as teses claras. O D1 ficou muito extenso, e devido a isso você acabou não desenvolvendo muito o D2. Como a menina falou aí, houve tb alguns erros gramaticais. Em relação a conclusão, te dou um dica de sempre usar “por meio de” “Leia mais
Caramba, eu gostei falando de modo geral.
See lessA introdução ficou perfeita, as teses claras. O D1 ficou muito extenso, e devido a isso você acabou não desenvolvendo muito o D2. Como a menina falou aí, houve tb alguns erros gramaticais.
Em relação a conclusão, te dou um dica de sempre usar “por meio de” “a fim de”, pois facilita do corretor achar se os 5 elementos estão presentes. Creio eu que o meio da tua redação seja os professores, mas ficaria mais visível se tu tivesse colocado “por meio de professores”… além disso, houve alguns erros gramaticais -a fim de- é separado. E como a menina disse, é importante você resolver os dois problemas, pq fica sem sentido você apontar dois problemas e apenas uma solução, exceto se a solução acabar servindo para ambos os problemas, não sei se o corretor irá enxergar essa tua conclusão como solução para os dois problemas, por parte pode até ser, mas é melhor nao apostar na sorte, portanto, na próxima vez poe duas soluçoes (nao é necessário desenvolver as duas, apenas uma). Mas enfim, cumpre os 5 quesitos.
C1: 160
C2: 200
C3: 200
C4:160-200
C5:160-200
Nota: 880-960
Se você puder dá uma olhada na minha tb, ficarei grata❤️
Os estigmas associados às doenças mentais na sociedade brasileira (por favor tentem dar nota obg)
CeciliaSantanaC
Boa noite, tudo bem?? Amei seu texto!!! Vou tentar corrigir pelas competências C1-160 poucos desvios C2-200 bom repertório C3-160 faltou alguns elementos no texto dissertativo argumentativo C4-200 C5-160 são duas propostas incompletas, então estou dando ponto pela que tem mais elementos Total: 880 pLeia mais
Boa noite, tudo bem?? Amei seu texto!!! Vou tentar corrigir pelas competências
C1-160 poucos desvios
C2-200 bom repertório
C3-160 faltou alguns elementos no texto dissertativo argumentativo
C4-200
C5-160 são duas propostas incompletas, então estou dando ponto pela que tem mais elementos
Total: 880 parabéns
See less