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REESCRITURA: Brasil, o país da impunidade?
Samir soares
Brasil, o país da impunidade? _________ “Se gritar pega ladrão não fica um, meu irmão”. Esse é um trecho do refrão de música interpretada por Bezerra da Silva. Tal obra reflete a impunidade reiterada para ricos, não obstante ela também [1]estar nas demais classes sociais brasileiras. Esse fenômeno gLeia mais
Brasil, o país da impunidade?
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“Se gritar pega ladrão não fica um, meu irmão”. Esse é um trecho do refrão de música interpretada por Bezerra da Silva. Tal obra reflete a impunidade reiterada para ricos, não obstante ela também [1]estar nas demais classes sociais brasileiras. Esse fenômeno gravíssimo é presente no Brasil, apesar de o país possuir uma das maiores populações carcerárias do mundo. Com efeito, para haver punibilidade justa, deve ser reavaliada a postura social brasileira e o sistema eleitoral vigente de uso do legislativo.
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[1]= está
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Nesse viés, destaca-se que há pouca cobrança por parte da população para a responsabilização efetiva de criminosos, o que representa grave problema. Basta observar que, na história do Brasil, houve diversos casos de transgressão da lei, os quais foram amplamente divulgados pela mídia [1]a sociedade, e ficaram impunes. Essa realidade revela que os brasileiros assumem postura inerte frente à problemática e também,[2] que contam com esta para um eventual deslize legal. Um exemplo disso é o suborno dado a policiais em blitz de trânsito quando da incoerência em alguma irregularidade. Desta forma, o comportamento da população inviabiliza punibilidade equitativa e coloca em risco um país mais seguro e justo.
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[1]= crase
[2]= sem vírgula
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Além disso, outro elemento que corrobora para a manutenção da impunidade é o atual sistema eleitoral proporcional, usado para eleição dos membros do poder legislativo (com exceção de senador). Ocorre auxílio no círculo vicioso de cometimento de crimes e não punibilidade,[1] na medida em que este dificulta a cobrança por promulgação de leis e realização de reformas importantes para a luta contra a impunidade, como a do sistema judiciário, o qual com suas 4 instâncias recursais favorece os de maior poder aquisitivo que protelam o litígio até a prescrição do delito, saem, pois, impunes. Desta forma, urge a mudança do sistema proporcional, uma vez que neste — mesmo que haja voto consciente do cidadão em candidato idôneo – os votos recebidos pelo candidato não irão para o escolhido pelo povo e sim para o partido, o qual escolherá aqueles que [2]irá figuraram nas casas legislativas, [3] consequentemente provoca um distanciamento do eleitorado com seus representantes.
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[1]= sem vírgula
[2]= ???
[3]= .Como consequência…
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Diante do exposto, para romper com a cultura absurda de que – mesmo se cometido crime – tudo acabará bem, a sociedade brasileira deve se posicionar ativamente, por meio de protestos, com o objetivo imediato de estabelecer o sistema eleitoral distrital, no qual dará para saber exatamente quais são os representantes do distrito eleitos diretamente pelo povo e, logo[1] proporcionar proximidade dos representantes com os cidadãos[2] facilitando a fiscalização social e a cobrança por formulação de leis, assim como reformas necessárias ao combate à impunidade. Desta forma, o Brasil mudará gradativamente sua cultura social impunitiva, o que encontrará, por certo, reflexos nas produções artísticas.
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[1]= vírgula
[2]= vírgula
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Competência 1- 160
Competência 2- 160
Competência 3- 160
Competência 4- 140
Competência 5- 200
Nota: 820
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* No D1, quando fala da punibilidade, para que valide como repertório tem que dar um exemplo, matar a cobra e mostrar o pau, não tem problema mostrar posicionamento político tbm n, o problema é o corretor do Enem n gostar do q vc for falar se é que me entende kkk, mas busque referências da realidade para contar, como repertório histórico, mostre um exemplo disso acontecendo com algum político importante, ou uma notícia repercutida, não só dizer apenas “diversos casos de transgressão das leis”
* No D2 e na conclusão o período está muito grande, isso prejudica de mais a nota C3, busque um desenvolvimento com 4 pontos finais e uma conclusão com 3, no mínimo, isso deve ajudar no seu caso. Quando vc explica uma ideia depois explica a ideia da ideia e detalha a explicação e continua desenvolvendo tudo em um só período fica tudo muito grande, busque cortar mais as ideias, mas sem algo muito curto, claro.
* Toda hora que começar uma frase, use conectores dentro do parágrafo. Exemplo: no D1 é afirmado que “Basta observar que…”, mas nenhum conector foi colocado. Sempre que iniciar uma frase coloque algum conector “Nesse âmbito, basta observar que” essa falta tira muitos pontos da competência 4, é algo simples de consertar
A perspectiva do racismo estrutural na sociedade brasileira.
Samir soares
A perspectiva do racismo estrutural na sociedade brasileira. _________ Em 1988, a sociedade conheceu um dos documentos mais importantes da história do Brasil: a Constituição Cidadã, cujo conteúdo assegura a igualdade a todos. Contudo, apesar do dispositivo legal, o racismo estrutural — discriminaçãoLeia mais
A perspectiva do racismo estrutural na sociedade brasileira.
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Em 1988, a sociedade conheceu um dos documentos mais importantes da história do Brasil: a Constituição Cidadã, cujo conteúdo assegura a igualdade a todos. Contudo, apesar do dispositivo legal, o racismo estrutural — discriminação racial sistêmica presente nas estruturas sociais — ainda castiga o negro, segregando-o e, consequentemente, gerando desigualdade. Com efeito, para haver enfrentamento efetivo do problema, há de se combater suas causas: concentração de renda e a má qualidade educacional pública.
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Sem erros
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[1]Primeiramente, após abolição, o negro liberto não recebeu nenhum apoio para sua inserção na sociedade, pelo contrário, até mesmo os meios de trabalho os foram negados ao se importar mão de obra branca em substituição [2]a escravocrata. Tal contexto histórico relegou o negro,[3] quando de sua entrada no mercado de trabalho,[4] a funções de menor prestígio e remuneração. Essa situação encontra-se presente e normalizada nas relações sociais ainda hoje, o que representa grave problema.[5] Já que,[6] impede a ascensão social negra e mantém a renda concentrada em mãos brancas, gerando pobreza e marginalização do povo negro. Desta forma, enquanto não houver oportunidades iguais de promoção financeira, o negro continuará condenado [7]a discriminação.
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[1]= esse conectivo NÃO PODE SER MAIS USADO, corre-se um sério risco colocando ele na redação podendo perder 40 pontos na C4 por causa disso, substitua por “Nesse contexto”, “Nesse viés”…
[2]= crase
[3]= sem vírgula
[4]= sem vírgula
[5]= vírgula ao invés de ponto
[6]= sem vírgula depois de conectores explicativos com a excessão de adjunto adverbial deslocado
[7]= crase
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Ademais, outro fator que perpetua o racismo estrutural é a má qualidade educacional ofertada em escolas públicas, principalmente as localizadas em periferias. [1]Uma vez que, são o instrumento mais usado pelo negro para sua instrução.[2] Essas, quando comparadas com as particulares ou as localizadas em zonas nobres, revelam o racismo enraizado na formação social,[3] ao se constatar o nível deveras superior de qualidade das últimas. Portanto, há um esforço intencional das autoridades para manter, por meio da ignorância, o negro longe dos espaços de poder, decisão e prestígio.[4] Impedindo-o de ocupar cargos — como de chefia ou políticos — importantes para mudança do estado atual de preconceito.
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[1]= se o parágrafo inicial for uma tese, substitua por “Nessa veia”, “Nessa égide”, “Nesse âmbito”… Se não, crie uma tese
[2]= período muito curto
[3]= sem vírgula
[4]= vírgula ao invés de ponto
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Assim, para a promoção da diversidade racial na estrutura de formação da sociedade brasileira, o [1]ministério público — órgão responsável pela defesa da dignidade das minorias — deve dar visibilidade [2]as necessidades dos afro-brasileiros, por meio de políticas públicas como investimentos em ensino, bibliotecas e laboratórios em zonas periféricas, além de desenvolver programas que visem [3]a distribuição de renda. Essa iniciativa terá a finalidade garantir a todos o direito [4]a isonomia previsto na Carta Magna, uma vez que dará ao negro a mesma oportunidade de posicionamento social que atualmente [5]branco detém.
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[1]= maiúsculo (Ministério Público)
[2]= crase
[3]= acredito que tenha crase, veja a concordância do verbo visar de forma mais profunda com seu professor ou então não use
[4]= crase
[5]= o branco
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Competência 1- 160
Competência 2- 200
Competência 3- 160
Competência 4- 120
Competência 5- 200
Nota: 840
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* No início do D1 precisa de uma tese, uma frase para introduzir o parágrafo que diga de modo geral o que vai ser dito
* Perceba que a “concentração de renda” seria melhor trabalhada se se fosse colocada como uma consequência. Observe no final do D1, então se o negro tivesse dinheiro ele seria respeitado? Ao contrário né, se ele tivesse respeito ele ganharia dinheiro, mais ou menos isso, ent caberia melhor como consequência vc abordar esse tema
* cuidado com as palavras, o tema fala de racismo e a conclusão fala de proposta para afro-brasileiros, mas nem todo negro é proveniente da África, é um erro que passaria batido para alguns corretores ent vou fazer vista grossa
* Senti muita falta de conectivos dentro do parágrafo. Sempre que começar uma frase, use um conectivo, seja “Nesse viés” ou “Apesar disso” dependendo do contexto, mas encaixe o conectivo certo sempre que iniciar uma frase com excessão do início da introdução
(ENEM) O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil
Samir soares
O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil _________ O Brasil, em 1988, [1]viu nascer o mais importante documento da sua história: [2]A Constituição Federal. Neste marco, não só estava sendo defendido os direitos e deveres do cidadão, mas também, a isonomia, isto é, a igualdadeLeia mais
O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil
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O Brasil, em 1988, [1]viu nascer o mais importante documento da sua história: [2]A Constituição Federal. Neste marco, não só estava sendo defendido os direitos e deveres do cidadão, mas também, a isonomia, isto é, a igualdade de todos perante a lei. Então, para reduzir as desigualdades espalhadas pelo solo brasileiro[3] se faz necessário diminuir o atraso no desenvolvimento das regiões menos assistidas do país, para que todos usufruam da mesma qualidade de vida.
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[1]= na dissertação não aconselha-se usar personificação… Atribuir ações umas a seres inanimado, o Brasil não tem olhos
[2]= “A” minúsculo
[3]= vírgula
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Segundo dados do IBGE, em 2019, a disparidade entre os Estados da Federação foi discrepante e isto só expressa o quão distante está um Estado da Região Centro-oeste, por exemplo, de um Estado da Região Nordeste — esta que apresentou o menor IDH no estudo realizado. Logo, fica evidente que há regiões mais beneficiadas que outras por diversos fatores, desde o custo de vida até a qualidade de moradia de seus indivíduos.
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Sem erros
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Ainda convém lembrar que,[1] a carência de articuladores sociais para promoção do desenvolvimento dessas regiões,[2] ainda é alta, visto que é muito mais confortável investir em sociedades que dão lucros aos seus investidores,[3] do que alavancar investimentos para uma região instável financeiramente. Sendo assim, o desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil se torna utópico, uma vez que o corpo social já está habituado a desenvolver aquilo que está em progresso.
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[1]= sem virgula
[2]= sem vírgula
[3]= sem vírgula
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Assim sendo, urge a necessidade do poder governamental destinar verbas para os Estados e Municípios que estão com atraso de desenvolvimento, a fim de que estes criem políticas públicas direcionadas a favorecerem os principais setores, como: Educação e Saúde. Dessa forma, o entrave social entre as regiões brasileiras será mitigado dando, assim, luz a um futuro mais promissor ao que rege a nossa Carta Magna no tocante à igualdade social.
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Sem erros
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Competência 1- 160
Competência 2- 200
Competência 3- 140
Competência 4- 160
Competência 5- 140
Nota: 800
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* Existem dois jeitos de aprender vírgula: o primeiro é pela prática de errar, ser corrigido e vc entende o padrão, mas isso nem sempre dá certo, o msm com crase, mas o português tem muita excessão e regras que tem hora que foge completamente na lógica. O segundo é mais eficaz e ajuda mais pra fazer alguns vestibulares que é aprender quando ela é usada de acordo com suas regras, tem uma série delas, adjunto adverbial deslocado, depois de conectivo, é mais aconselhável saber as regras e estudar assim
* Separe duas causas para trabalhar na introdução: uma que vc joga no D1 e outra no D2, aqui vc só colocou uma pra jogar nos dois
* No D1 vc fala de distância, mas essa distância é sobre distância msm ou discrepância de renda, desigualdade social? Não deixe ambiguidades
* No D1 vc joga um dado inicialmente… Coloque uma frase inicial, o famoso “tópico frasal” e introduza o q vc vai falar naquele parágrafo, além de colocar no início do D1 o conectivo. Comece com “Nesse contexto”, por exemplo.
* Faltou a consequência no D1 e o melhor conectivo seria um de continuidade de ideias, não o “logo”, por exemplo: “Nesse âmbito, vê -se que…”
* Percebi que o início do seu D2 é meio que um tópico frasal, mas ele está enorme, o tópico frasal agente n explica, vc só joga o problema, coloca lá que tem que lembrar da carência na região, ponto final, ae depois vc fala que muitas regiões são carentes pq tananam tananam, tendeu?
* Na conclusão vc tem que abordar o que disse nos desenvolvimentos, ok, mas vc tinha falado do pouco investimento no D2 das áreas pobres, ent coloque na conclusão uma medida para solucionar isso
* Falar do poder do Governo não é muito aconselhável, o Enem deixou de atribuir o Governo como agente, pq muita gente só tava colocando isso e tava dando certo, é um órgão bem amplo, tem que especificar
* Diga, na conclusão como que vai enviar a verba, fica difícil, mas é por isso mesmo que agente não costuma falar mais de verba como ação, usa outra coisa, pq se não vai faltar o modo… Por meio de q essa verba vai ser enviada? Tendeu?
* É muito provável que quando algum professor corrigir sua redação ele te dê 160 na competência 2, um dado e uma citação curinga tem muito pouco peso, é recomendável fazer 3 citações, uma na intro, que nem CF msm, e outras duas no desenvolvimento, pode citar anime, filme, série, mas que caiba com o tema e sua argumentação dps que, claro, já foi abordada na intro… Tem até filme coringa que dá pra citar em vários temas como Wall•E, mas eles n consideram coringa pq é filme, enfim, são diversas as possibilidades, pesquise bem, aumente seu repertório, sempre que ver um tema procure citações, n vai estar colando n, vai ganhar repertório
* A competência 5 alguns iriam dar menos justamente pelo que eu falei do agente
ENEM: “Combate à violência doméstica contra crianças e adolescentes no Brasil”
Samir soares
ENEM: “Combate à violência doméstica contra crianças e adolescentes no Brasil” _________ No filme “O quarto de Jack”, observa-se um menino que vive em situação de cativeiro com sua mãe, [1]onde vê sua genitora ser violentada por [2]seu pai diariamente. Longe das telas, a situação não é diferente emLeia mais
ENEM: “Combate à violência doméstica contra crianças e adolescentes no Brasil”
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No filme “O quarto de Jack”, observa-se um menino que vive em situação de cativeiro com sua mãe, [1]onde vê sua genitora ser violentada por [2]seu pai diariamente. Longe das telas, a situação não é diferente em muitos lares brasileiros, pois a coerção é utilizada como meio para punir a criança — ou o adolescente — que, muitas vezes, é coagida(o) a viver em silêncio. Esses casos viram rotina, [3]infelizmente, por causa da omissão estatal e por medo que o violentado tem de denunciar o agressor.
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[1]= “onde” só é usado em sentido de lugar
[2]= evite a ambiguidade na dissertação, seria o pai da mãe do menino ou o pai do menino? Eu suponho que seja do menino, mas o corretor do Enem n vai
[3]= “infelizmente” indica posicionamentos subjetivo, evite usar essas expressões “sentimentalistas” na redação
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Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é conferido, por lei, a esse público em questão, o direito [1]a família, lazer, educação, saúde, bem como criminaliza qualquer abuso que o menor venha sofrer por meios físicos, sexuais,[2] ou psicológicos,[3] por parte de seus [4]genitores. Porém, a sociedade brasileira, ainda, é refém desses criminosos que o Poder Público insiste em deixar impunes e diante de tal situação os mais prejudicados são as vítimas que vivenciam essa natureza cotidianamente.
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[1]= crase
[2]= sem vírgula
[3]= sem vírgula
[4]= procure diversificar seu repertório de sinônimos. Ex: responsáveis, pais, origem familiar…
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É evidente que o receio de denunciar o agressor imobiliza a vítima, fazendo com [1]essa viva uma vida transtornada e sem perspectivas de um futuro, pois se vê presa a um estilo de vida bárbaro, o que pode [2]acarretar a esse menor sérios problemas psicológicos e podendo, também, [3]torna-lo um sedento por vingança, eis aí a consequência de menosprezar a violência doméstica: revolta que gera mais criminosos para a malha social, numa espécie de ciclo vicioso.
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[1]= o correto seria “que esta”.
[2]= o que “acarreta” acarreta algo, e não “a algo” então o correto seria sem a preposição “a”
[3]= torná-lo
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Vale salientar, que é obrigação do Estado punir os que praticam qualquer tipo de violência doméstica contra menores de idade, fazendo com que cumpram pena em regime fechado como qualquer criminoso. Cabe, ainda, aos Estados Federativos criação de políticas públicas que fomentem a criação de projetos sociais que incentivem a população a saber como, quando e por [1]onde agir em situações que lhes tirem o direito de ir e vir sob qualquer coação.
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[1]= onde só é em sentido de lugar, mas já que cabe com o contexto da pra relevar, mas tome cuidado
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Competência 1- 160
Competência 2- 200
Competência 3- 160
Competência 4- 120
Competência 5- 160
Nota: 800
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* Trabalhe bem com seu professor os conceitosde está e essa.
* No D1 vc aborda a tese e diz seu posicionamento, o que ocorre, mas o desenvolvimento é formado por: tese, citação, (opcional) explicação (da citação e depois das ideias [opcional]), consequência disso para a sociedade e a conclusão das ideias é opcional, isso nos dois parágrafos, veja q vc só falou a tese e posicionamento, tem que falar tbm o pq de a sociedade ser refém dos criminosos, é a falta de monitoramento? É a pouca penalidade das leis ou cumprimento delas? Vc tem que dizer o pq do Estado estar sendo negligente, depois disso, vai falar a consequência. Ex: “Dessa maneira, diversos mancebos são marginalizados e sofrem com doenças mentais…” Algo assim, mas lembre que se fizer isso, as doenças mentais e a falta de monitoramento e cumprimento das leis, seja lá o que for que colocar no D1, tudo isso tem que estar na conclusão, Ok?
* Na hora de começar o desenvolvimento, o um e o dois, comece colocando a tese e o ponto final, só falando: “Nesse contexto, vale salientar que o receio de denunciar o agressor é um fator problemático que imobiliza a vítima.” Algo assim, pra introduzir o parágrafo, isso nos dois D. lembrando tbm de começar com um conector cada um… Não fazer isso tira 40 pontos da C4
* Diga, no D2 o pq de n haver denúncias, quem é culpado nessa história… O Governo? A Escola? Bom, eu sempre uso Durkheim, pq ele dizia que têm 4 instituições: escola, Estado, igreja e família, quando um desses falha não é possível estabelecer uma sociedade plena, ent sempre dá pra citar, é um repertório curinga pode-se dizer, fique à vontade.
* No início da conclusão comece com uma frase inicial, tipo uma tese: Portanto, deve haver medidas para amenizar essa chaga… Algo assim, só pra introduzir msm, e com um conectivo CONCLUSIVO, lembre sempre disso, depois da tese e no início dela tbm.
* Na conclusão, explique as políticas públicas e os projetos sociais, como vão ser feitos eles, o que são eles… A ação é algo que deve ser explicado bem e para conseguir o ponto de detalhamento vc tem que explicar o modo, ent explique os dois
* Termine a redação com uma frase de fechamento abordando a primeira citação, é imprescindível isso em uma boa dissertação
Mercado de trabalho: desafios enfrentados por pessoas com deficiência
Samir soares
Mercado de trabalho: desafios enfrentados por pessoas com deficiência _________ Para Platão “O importante não é viver, mas viver bem”. No entanto, diante das dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência no mercado de trabalho[1] essa realidade é impossibilitada, já que o preconceito e o desiLeia mais
Mercado de trabalho: desafios enfrentados por pessoas com deficiência
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Para Platão “O importante não é viver, mas viver bem”. No entanto, diante das dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência no mercado de trabalho[1] essa realidade é impossibilitada, já que o preconceito e o desinteresse social ocasionam a exclusão e a privação de direitos desse grupo. Dessa forma, urgem medidas estatais pra lidar com a problemática.
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[1]= vírgula
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Com efeito, cabe destacar que as dificuldades para inserção de PCDs (pessoas com deficiência) no mercado de trabalho é uma realidade reconhecida, ainda que, lamentavelmente, nenhuma medida efetiva é tomada para reverter tal situação. Nesse viés, reconhecendo a invisibilidade dos sujeitos, o contexto se encaixa na tese da pensadora Simone de Beauvoir, [1]onde ela afirma que “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles.”. É fato então, que os agentes causadores da [2]problemática são tanto o preconceito capacitista, que julga a ineficiência de PCDs, quanto o desinteresse geral de empregadores, que [3] irresponsavelmente, fecham os olhos diante da [4]problemática, [5]já que, [6]segundo o senso comum, é mais fácil ignorar esse grupo minorizado socialmente,[7] do que inserir plataformas e campanhas de acessibilidade para garantir oportunidades igualitárias entre os [8]sujeitos.
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[1]= “onde” só é permitido usar quando tiver sentido de lugar. Ex: No Brasil é onde eu queria estar
[2]= repetição de palavra (final do primeiro p.)
[3]= vírgula
[4]= “problemática” novamente
[5]= “já que” novamente
[6]= evite colocar que algo em senso comum, bom, essas são palavras do meu professor, não me pergunte o porquê
[7]= sem vírgula
[8]= repetição de palavra no mesmo p.
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[1]Dessa forma, inevitavelmente, ainda que a constituição de 1988, artigo 5°, diga que perante a lei todos têm direitos iguais,[2] esse grupo se vê isolado dos próprios direitos quanto cidadão, impossibilitados de exercerem um trabalho digno e garantirem forma de sustento, além de terem a sua autoestima e manutenção da saúde física e emocional afetadas, já que o ambiente de trabalho também funciona como forma de interação social. [3]Logo, por razões preconceituosas, 24% da população brasileira, segundo o IBGE, é impedida de contribuir da melhor maneira possível com a produção econômica do país e de exercer livre cidadania.
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[1]= Existem outros conectivos mais prezados pelo Enem no início do D2 como “outrossim”, “além disso”…
[2]= coloque o ponto final, deixe uma tese, depois a citação e depois a abordagem da ideia, pq senão o parágrafo fica grande
[3]= Sinceramente, me esqueci sobre jogar um dado no final de desenvolvimento, converse com alguém que tenha propriedade acerca disso
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[1]Portanto, cabe ao Ministério do Trabalho e da Cidadania,[2] promoverem melhor fiscalização de leis já instituídas, como a Lei de Cotas para PDCs de 1991, por exemplo, por meio de agentes especializados[3], a [4]fim de garantir que elas sejam cumpridas e, logo, efetivadas. Só dessa forma a tese de Platão pode ser aplicada da melhor maneira.
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[1]= É preferível colocar uma frase para introduzir o parágrafo. Ex: Portanto, deve haver medidas a serem tomadas pelo Governo a fim de minimizar esse óbice
[2]= sem vírgula
[3]= o modo e a ação na dissertação é algo que tem que ser explicado bem, alguns iriam te dar 200 outros 160
[4]= Não é que está errado, mas pode melhorar, tente abordar, como finalidade, a finalidade da sua proposta, diga o que vai acontecer se monitorarem melhor as leis sem ser dizer que elas vão ser cumpridas Ex: “com a finalidade de diminuir a intolerância de forma que promova uma sociedade plena”. Algo assim, dessa maneira, como eu fiz, abordei o que vc tinha falado no primeiro parágrafo.
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Competência 1- 160
Competência 2- 200
Competência 3- 160
Competência 4- 160
Competência 5- 200
Nota: 880
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* Fazer um parágrafo de consequências é bem difícil, nele vc precisa abordar o tema que é a consequência, uma causa da consequência(ex: pq as pessoas deficientes sofrem com a falta de emprego sem ser por causa do preconceito? Acrescente mais ideias além da intolerância, sem deixar de aborda-la, claro) e uma conclusão das ideias
Basicamente, é o mesmo que perguntar o pq do pq ser preconceituoso problematizar a sociedade
* Seu D2 tem apenas 2 pontos finais
* Seu D1 vc tbm abordou o emprego, diversifique suas teses, evite colocar lamentavelmente na dissertação, indica posicionamentos emocional do escritor.
* Vc colocou “fechem os olhos” no D1, tome cuidado com essas nomenclaturas metafóricas sem aspas na redação que elas tiram ponto, tente diminuir seu parágrafo pra economizar linhas, tem muita coisa ae que dá pra tirar, na hora do Enem o professor n vai gostar, na verdade de tudo agente n faz a redação do jeito que agente quer, é do jeito que o corretor quer, pq a quantidade de nota q vc pode perder só pq o corretor não foi com a sua redação pode ser uns 80 pontos, mas apesar que n foi seu caso, para tirar 200 na C3 precisava de outros quesitos
* Detalhe bem os especializações no final, a finalidade tbm, como eu tinha dito, isso tudo impacta na nota, uma proposta completa, que, em outras palavras, deu trabalho pra fazer, é bem vista pelos corretores do Enem
” A importância da educação financeira na vida dos cidadãos brasileiros do século XX “
Samir soares
Competência 1- 160 Competência 2- 200 Competência 3- 200 Competência 4- 200 Competência 5- 200 Nota: 960 ||||||||||||||||| ” A importância da educação financeira na vida dos cidadãos brasileiros do século XX “ Segundo a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE), educação financLeia mais
Competência 1- 160
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Competência 5- 200
Nota: 960
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” A importância da educação financeira na vida dos cidadãos brasileiros do século XX “
Segundo a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE), educação financeira é definida da seguinte forma: “O processo pelo qual consumidores e investidores melhoram sua compreensão sobre conceitos e produtos financeiros”. Dentro dessa perspectiva, a realidade atual da nação brasileira revela um cenário divergente [1]a essência do pensamento acerca da educação financeira. Dentre os fatores que contribuem para esse panorama lamentável, [2]cumpri destacar a inserção tardia desse tema na vida dos cidadãos e a falta de democratização. Nesse sentido, é necessário avaliar tal problemática para que haja uma reversão do quadro,[3] ligado às visões econômicas e educacionais.
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[1]= ã
[2]= cumpre
[3]= sem vírgula
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Nesse contexto, cabe pontuar a ausência de uma orientação monetária desde a infância, e também na juventude. Diante disso, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 72,9% das famílias brasileiras estavam endividadas no mês de agosto de 2021. Vê-se, portanto, que o endividamento na vida adulta é uma das consequências da falta de preparo da população brasileira,[1] no que diz respeito às questões financeiras, pois não são capazes de administrar seus ganhos ou gerenciar o seu próprio dinheiro, o que colabora para a perpetuação do problema supracitado.
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[1]= sem vírgula
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Não obstante, vale salientar também que há uma elitização,[1] em relação ao acesso a esse ensino. À vista disso, o sociólogo e ativista peruano José Carlos Mariátegui afirmou que “Não é possível democratizar a educação de um país sem democratizar sua economia e sem democratizar, por fim, sua superestrutura política”. Isto é, os elevados índices e a alta inflação comprometem as classes menos favorecidas e prejudica a busca por um direcionamento financeira por parte da minoria social, visto que essa educação muitas vezes tem um custo que não corresponde ás condições econômicas dessa esfera da sociedade.
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[1]= sem vírgula
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Torna-se evidente, portanto, que são necessárias medidas efetivas a fim de difundir a educação financeiras no território nacional. Desse modo, compete ao Governo Federal -em razão do seu poderio de abrangência nacional – em parceria com Ministério da Educação, promover a inserção de oficinas e projetos lúdicos em escolas,[1] que aluminem as crianças, visto que são os futuros cidadãos. Ademais, o Estado, através do Ministério da Economia deve proporcionar cursos de finanças gratuitos e interativos,[2] com o fito de amparar o corpo social. Dessa maneira, esse panorama será uma mazela passada na nação brasileira.
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[1]= sem vírgula
[2]= sem vírgula
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__Corrigi isso 2 vezes, apaguei sem querer, na moral, enfim
* Procure diminuir o tamanho dos períodos no final de cada desenvolvimento
* As expressões “através do Ministério” e “em parceria com”, na conclusão, são vistas como um erro por alguns corretores. Uma por indicar “atravessar”, a outra por ser pleonasmo. Digo isso, mas eu não tiro ponto por essas coisas n
* A expressão “será uma mazela passada”, na conclusão, é uma realidade remota, difícil de saber se vai dar certo, então eu indico colocar: ” poderá ser uma mazela passada”, com isso eu geralmente sou mais chato na hora de corrigir
__ isso é tudo
Diferenças e hierarquias nas atuais relaçoes de genero no Brasil
Samir soares
Competência 1- 40 Competência 2- 120 Competência 3- 80 Competência 4- 120 Competência 5- 120 Nota: 480 ||||||||||||||||| Diferenças e hierarquias nas atuais relaçoes de genero no Brasil A igualdade de oportunidades para homens e mulheres [1]e um [2]principeo essencial da democracia, [3]ja dizia DilmLeia mais
Competência 1- 40
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Competência 5- 120
Nota: 480
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Diferenças e hierarquias nas atuais relaçoes de genero no Brasil
A igualdade de oportunidades para homens e mulheres [1]e um [2]principeo essencial da democracia, [3]ja dizia Dilma Rousseff, porem [4]na atualidade em que vivemos[5] isso ainda [6]esta longe de ser nossa realidade, exemplo dessas desigualdade [7]sao a desigualdade salarial, [8]ausencia da mulher na politica, baixos [9]numeros de mulheres em cargos gerenciais [10]e entre outros.
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[1]= é
[2]= princípio
[3]= já
[4]= colocar vírgula
[5]= colocar vírgula
[6]= está
[7]= é
[8]= ausência
[9]= números
[10]= retirar o “e”
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Primeiramente[1] muitas dessas [2]consequencias foram causadas por todo um contexto [3]historico que [4]des de sempre [5]reprimem a mulher e exalta o homem,[6] atualmente [7]no Brasil uma mulher recebe 19% a menos que um homem trabalhando na mesma [8]profiçao,e em cargos de chefia esse numero pode chegar a 30% a menos,[9] e mulheres negras ainda recebem menos do que mulheres brancas.
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[1]= colocar vírgula
[2]= consequências
[3]= histórico
[4]= desde
[5]= reprime
[6]= ponto final
[7]= “no Brasil” entre vírgulas
[8]= profissão
[9]= retirar vírgula
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[1]Alem disso[2] a estimativa [3]e que o tempo [4]necessario para [5]alcançar-se a plena [6]igualdade igualdade entre homens e mulheres no mundo e [7]de 100 anos, no Brasil[8] as mulheres [9]sao quase 50% [10]dos [11]filiados a partidos politicos ,mas para a vaga de [12]deputadon federal elas ficam com apenas 30%dos cargos das vagas [13]um percentual minimo imposto pela legislaçao eleitoral.
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[1]= além
[2]= colocar vírgula
[3]= é
[4]= necessário
[5]= se alcançar
[6]= repetição de palavras
[7]= ???
[8] colocar vírgula
[9]= são
[10]= retire
[11]= filiadas
[12]= deputado
[13]= ???
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[1]Por tanto[2] podemos concluir que cabe ao [3]governo a formulaçao de leis que [4]garatao a inclusao e direitos das mulheres perante a democracia, [5]encerir [6]nas escolas os conceitos do feminismo para que as pessoas [7]intendam sua [8]importancia, para que [9]em futuro seja realidade a igualdade de genero.
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[1]= Portanto
[2]= colocar vírgula
[3]= Governo
[4]= promovam
[5]= inserir
[6]= termo entre vírgula
[7]= entendam
[8]= importância
[9]= no
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* Dica para usar a vírgula antes do “e”: sempre que houver vírgula antes do “e”, significa que aquele “e” está substituindo um “mas”. Ex: ele estava com sono, e ficou acordado. Nessa frase o “e” substitui facilmente um “mas”: ele estava com sono, mas ficou acordado
* Diga o órgão ou site que divulga os dados que você coloca na dissertação no D1
* No final deve usar: para que no futuro amenize o problema da igualdade de gênero, ou algo do tipo, não dá pra afirmar que a desigualdade de gênero vai acabar por completo
* Não use o Governo, somente, como órgão que vai sanar a problemática
* Revise seu texto, bem como as palavras dentro dele antes de enviar a redação
* Procure fazer a enumeração de ideias no desenvolvimento, não na conclusão
* Busque colocar uma relação de causa e consequência na introdução e retomar isso nos desenvolvimentos
* Coloque o porquê, e o “idai” da ideia que você aborda nos desenvolvimentos
* Você repete a falar as mesma ideias do D1 no D2, isso pesa sua C4, procure explorar seu tema
* Use mais conectivos no seu texto, não crie frases muito longas no seu desenvolvimento e coloque mais ideias neles
As consequências da romantização de crimes na sociedade brasileira
Samir soares
Competência 1- 160 Competência 2- 200 Competência 3- 200 Competência 4- 160 Competência 5- 200 Nota: 920 ||||||||||||||||| As consequências da romantização de crimes na sociedade brasileira Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, há a representação de uma sociedade perfeita, cujo corpo socLeia mais
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Nota: 920
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As consequências da romantização de crimes na sociedade brasileira
Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, há a representação de uma sociedade perfeita, cujo corpo social padroniza-se pela falta de conflitos e problemas.Todavia, o [1]que repara-se no cenário atual é o contrário do que é pregado pelo autor, uma vez que a romantização de crimes no Brasil impedem a materialização dos planos de More. Esse cenário contraditório é fruto tanto da ausência da execução das leis,[2] quanto da romantização da mídia. Assim, torna-se essencial a discussão dessas questões, a fim de promover o desempenho da comunidade.
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[1]= se repara ( o “que” puxa o “se”
[2]= retirar vírgula
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A princípio, é crucial pontuar que a idealização de crimes [1]no país origina-se da baixa atuação dos setores políticos, no que concerne à criação de meios que impeçam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, mas isso não ocorre no Brasil. Devido à ausência de ações das autoridades, a inaplicabilidade das leis brasileiras,[2] acaba por normalizar a prática desses crimes perante a visão da sociedade, consequentemente, aumentando os casos de violência. Desse modo, é fundamental a alteração dessa postura estatal urgentemente.
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[1]= adjunto adverbial deslocado precisa ser entre vírgulas
[2]= retirar vírgula
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Ademais, é necessário ressaltar a banalização midiática como influenciadora e promotora do problema. Como influenciadora, a mídia influi na indústria cultural, que por sua vez[1] ameniza os atos brutais dos malfeitores, [2]como pode-se notar em músicas e séries, cujo público-alvo são jovens. Segundo a advogada Lívia Arcângelo, “Divulgar excessivamente é perigoso. Romantizar e vender esse conteúdo para jovens também, principalmente por conta do comportamento manada”. Baseando-se nisso, os jovens tendem a ser mais influenciados por esses comportamentos, admirando a atitude desses criminosos. Tudo isso retarda a resolução do problema, já que a normalização da mídia contribui para a persistência desse quadro degradante.
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[1]= colocar vírgula
[2]= como se pode ( conjunção subordinativa puxa o “se”)
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Assim, são necessárias ações viáveis para reduzir o problema na sociedade brasileira. Portanto, é essencial que o Governo Federal e a Mídia,[1] unam-se para amenizar a normalização de crimes no Brasil, por meio de aplicações de leis mais rígidas, de palestras que exponham os atos e consequências dos malfeitores e a problematização das ações do infrator, tanto na produção cultural quanto em notícias sobre [2]o mesmo – que deverão atingir crianças e adolescentes – a fim de conscientizar os indivíduos [3]sobre seus posicionamentos em relação a tais atos. Desse modo, a coletividade [4]atingirá o que foi proposto na Utopia de More.
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[1]= retirar vírgula
[2]= não se utiliza “o mesmo” para substituir o termo anterior, sim, mesmo que já tenha passado no JORNAL NACIONAL em uma folha lá e tudo sobre política e acabaram que fizeram esse uso incorreto, mas fazer o que né, todo lugar eu vejo isso, mas está errado
[3]= repetição próxima ( sugiro substituir por “acerca” ou algum sinônimo)
[4]= poderá atingir (não dá para afirmar que sua proposta vai dar certo, alguns corretores não olham esse erro, mas outros olham, então.. né… Tira essa bglh, se n quiser tirar ent n tira, mas já perdi ponto por causa disso)
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* Estude mesóclise, ênclise e próclise (erro [1] do 1º parágrafo).
Ex: quero que me ajude (correto)
Ex: quero que ajude-me (errado)
* A competência 4 eu pesei, pq faltou conectivos dentro do primeiro parágrafo de desenvolvimento. Ex: nessa perspectiva. Ex: nesse viés. Ex: nesse âmbito
* Dessa vez eu fui bem de boa na hora de avaliar a C3, mas poderia existir corretores que iriam pesar 40 pontos, é isso
PROBLEMAS DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL
Samir soares
Competência 1- 120 Competência 2- 200 Competência 3- 160 Competência 4- 160 Competência 5- 160 Nota: 800 ||||||||||||||||| PROBLEMAS DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL No século XX, a maior parte da população brasileira vivia em áreas rurais. Com a modernização e mecanização do trabalho nas fazendas, ocLeia mais
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Nota: 800
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PROBLEMAS DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL
No século XX, a maior parte da população brasileira vivia em áreas rurais. Com a modernização e mecanização do trabalho nas fazendas, ocorreu o chamado desemprego estrutural, onde o trabalho humano foi substituído, desencadeando[1] assim, o êxodo rural. Desse modo, houve a migração em massa para as cidades, causando consequências,[2] que podem, até hoje, serem vistas. A grande demanda populacional,[3] acarretou a necessidade dos meios de locomoção, e[4] junto a eles, trouxe também,[5] os problemas de mobilidade urbana.
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[1]= colocar vírgula
[2]= retirar vírgula
[3]= retirar vírgula
[4]= colocar vírgula
[5]= retirar vírgula
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Sob esse viés, o crescimento rápido das áreas urbanas agravou os problemas atuais,[1] de locomoção de pessoas nas grandes cidades. Segundo o IBGE, em 2010, 38 municípios tinham a população superior a 500 mil habitantes,[2] e somente 15,[3] superior a 1 milhão. Já em 2020, 49 cidades somam a sua população superior a 500 mil pessoas,[4] e 17,[5] com mais de 1 milhão. Isso indica que, quanto maior o número de pessoas dentro de uma determinada área, maior é o problema, e as consequências que ele gera, uma vez que a mobilidade urbana se deteriorou nos últimos anos.
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[1]= retirar vírgula
[2]= retirar vírgula
[3]= retirar vírgula
[4]= retirar vírgula
[5]= retirar vírgula
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Ademais, há consequências sociais e ambientais para tal problema, tendo em vista que medidas como o rodízio de carros em grandes metrópoles,[1] já foram tomadas. De acordo com o Detran, na cidade de São Paulo, o número total de frota de veículos ultrapassa 9 milhões, entretanto, somente 12.814 são transportes coletivos. Dessa forma, enquanto circularem poucos transportes coletivos, e as pessoas optarem pelos meios de locomoção individuais, os prejuízos irão aumentar, como a emissão de gases poluentes,[2] que agravam o efeito estufa,[3] e serão[4] inevitavelmente, irreparáveis.
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[1]= retirar vírgula
[2]= retirar vírgula
[3]= retirar vírgula
[4]= colocar vírgula
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Portanto, para reduzir e amenizar os problemas de mobilidade urbana[1] no Brasil, é necessário que o Detran, órgão do Poder Executivo, juntamente com a população, promovam o uso de transporte público,[2] ou ecológico, acessibilizando ou optando pelo [3]mesmo.[4] A fim de solucionar os problemas de mobilidade urbana e suas respectivas consequências. Em síntese, somente dessa forma,[5] será possível combater, ou ao menos amenizar[6] esses problemas e os possíveis danos futuros, que serão evitados.
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[1]= colocar vírgula
[2]= retirar vírgula
[3]= este
[4]= substituir o ponto final pela vírgula
[5]= retirar vírgula
[6]= colocar vírgula
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* Não se pode usar “do mesmo” para se referir ao termo anterior. Ex: A Constituição Federal de 1988 prevê a saúde, e, portanto, espera-se que a população usufrua do mesmo. Nessa parte, o termo “o mesmo” não é valido, mas existe algumas horas que ele vai ser permitido. Ex: o mesmo que eu disse a você, também disse a ela.
* Estude a vírgula, faça exercícios todos os dias e tente entender o padrão de uso desta
* Cite, na introdução, o fator da problemática ambiental e discorra sobre a causa do problema no final do D1 em “mobilidade urbana se deteriorou nos últimos anos.”, Explique isso, diga o porquê de a mobilidade ter se deteriorado
* Faltou falar o “por meio de q” na conclusão
* Você usa poucos conectivos ao longo dos seus desenvolvimentos, atente-se a usa-los ao iniciar um período
A falta de empatia nas relações sociais no Brasil
Samir soares
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Nota: 880
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A falta de empatia nas relações sociais no Brasil
Empatia, que por definição é compreender o sentimento da próxima pessoa, encontra-se cada vez mais escassa no mundo moderno, no qual os indivíduos se conectam mais com problemas ou objetos inexistentes do que com o próximo. Nesse sentido, torna-se evidente a falta de proximidade com as pessoas, e[1] como agravante disso, a tecnologia.
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[1]= colocar vírgula
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A princípio, o filósofo Zygmunt Bauman já exemplificou essa carência de empatia no seu conceito de “Modernidade Líquida”, em que as relações sociais acabam se tornando superficiais, frágeis e voláteis, tendo como resultado uma sociedade pobre empaticamente. Dessa forma, quanto menos importância atribui-se [1]as relações sociais, e maior é a notoriedade dada ao individualismo (que é propagado como “muito bom” por diversas mídias), menor será a afetividade designada a alguma pessoa, chegando nas “relações líquidas” descrita por Bauman.
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Sem erros
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Outrossim, a tecnologia se transforma em um grande impasse para a resolução da problemática. Como visto na obra cinematográfica “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”, em que um casal procura uma empresa que é capaz de apagar suas memórias sobre [1]alguma pessoas, utilizando da tecnologia como meio de apagar uma relação social[2]. Embora essa ferramenta ainda não seja possível no mundo atual, a obra não [3]encontra-se distante da realidade, na qual pessoas reais são esquecidas por ferramentas evitáveis, como redes sociais, jogos, filmes e séries.
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[1]= algumas
[2]= vírgula ao invés de ponto
[3]= se encontra (advérbio de negação puxa o “se”)
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Torna-se imperativo, então, desenvolver medidas que ajam sobre o problema. Para que isso ocorra, a sociedade como um todo deve se mobilizar por intermédio dos meios de comunicação, como jornais, rádios, televisão e redes sociais — especialmente por ser um ambiente utilizado para construir relações pessoais —, para que os indivíduos aprendam a [1]“calçar” o sapato da outra pessoa, colocando-se nas emoções do próximo, e[2] assim, aprendendo a construir uma empatia pelos outros cidadãos. Dessa maneira, espera-se promover um Brasil mais empático.
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[1]= “calçar o sapato de outra pessoa”
[2]= colocar vírgula
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* Seu texto precisa de mais conectivos nos desenvolvimentos
* Faltou citar as consequências
* Explique o porquê de os jogos afastarem as pessoas de relações sociais saudáveis, desenvolva melhor essa ideia