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O hábito de leitura entre os jovens
Késia Garcia
Correção: 1- "danifica o processo de aprendizagem dos mesmos" não é muito bom utilizar "dos mesmos" como forma de retomar um termo. O correto seria utilizar "deles" ou "desses" (que faz referência a algo já dito). 2- "contribuem para essa realidade, e a falta..." não deve existir essa vírgula por caLeia mais
Correção:
See less1- “danifica o processo de aprendizagem dos mesmos” não é muito bom utilizar “dos mesmos” como forma de retomar um termo. O correto seria utilizar “deles” ou “desses” (que faz referência a algo já dito).
2- “contribuem para essa realidade, e a falta…” não deve existir essa vírgula por causa da presença do “e”.
3- “não se cumpri” o correto seria “não se cumprE”
4- Segundo parágrafo bem argumentado, porém falta o indício de autoria, que serve para concluir a ideia do parágrafo e apresentar consequências da problemática dita no tópico frasal. Você poderia escrever a resposta para a pergunta: o que a falta de tempo para a leitura causa nos jovens/na sociedade brasileira?
5- o terceiro parágrafo não correspondeu ao seu projeto de texto da introdução. Ele, na verdade, teve a mesma ideia do segundo parágrafo, pareceu ser apenas uma continuação do aprofundamento com outro repertório. Levando em conta seu projeto de texto (“debater os fatores que contribuem para essa realidade e a falta do estímulo social para a manutenção da leitura na juventude.”), o primeiro argumento deveria falar sobre os fatores que geram a falta de tempo para os jovens, isso você conseguiu fazer. Mas o segundo devia falar sobre a falta de estímulo e isso não saiu como desejado. Minha dica é você falar nesse segundo argumento sobre o não estímulo que a escola oferece, devido ao seu modelo arcaico de apenas repassar conteúdos (decoreba), não incentivando outras áreas do conhecimento e o senso crítico que pode ser adquirido pela prática da leitura.
6- boa retomada do tema nesse último parágrafo!
7- “É de suma importância que a juventude” nessa frase seria melhor colocar algum conectivo (como exemplo o “Assim,”) no início do período.
8- “o Governo, precisa, por meio…” essa frase está incorreta. O certo seria “o Governo precisa, por meio…”. Não se separa o sujeito do predicado.
9- sobre a intervenção em si: você apresentou o agente, a ação e a finalidade, mas não apresentou o modo como esse projeto deverá ser feito e nem fez o detalhamento de nenhum dos elementos. Além disso, é importante refletir se sua proposta é cabível de ser feita. Ela não precisa ser a solução, mas precisa indicar uma iniciativa de mudar. Aí fica o questionamento: a flexibilização do horário do trabalho é realmente possível e mudaria em algo? Qual a garantia que as pessoas utilizariam esse tempo para a leitura? Levando em conta que nosso país vive sobre o neoliberalismo, cabe ao governo intervir na flexibilização dos horários dentro de uma empresa. Cabe a ele somente impor o máximo de horas de trabalho, mas não a distribuição delas. Minha dica seria você fazer uma proposta com base no estímulo à leitura por meio de projetos educativos, ou que utilizem a internet para conscientizar. Sobre as bibliotecas, é uma boa ideia, mas se não me engano, em muitas cidades já existem bibliotecas públicas, a questão é que as pessoas não vão, porque não há um incentivo, o que gera o desinteresse.
CORRIJO DE VOLTA. A falta de hábito de leitura entre os jovens.
Késia Garcia
Correção: 1- "Dados da pesquisa realizada pela Fundação pró-livro, mostram que..." não pode existir essa vírgula, visto que não se separa o sujeito do predicado. 2- "... o problema da falta de hábito de leitura entre os jovens continua presente, visto que ainda é um desafio para a população juvenilLeia mais
Correção:
See less1- “Dados da pesquisa realizada pela Fundação pró-livro, mostram que…” não pode existir essa vírgula, visto que não se separa o sujeito do predicado.
2- “… o problema da falta de hábito de leitura entre os jovens continua presente, visto que ainda é um desafio para a população juvenil ler um único livro ao ano…” essa parte poderia ter sido melhor desenvolvida, pois você discordou dos dados, mas não explicou porque ainda é um desafio ou não utilizou o conectivo correto para relacionar esse desafio com a última frase que aponta a escola e o governo como obstáculos.
3- Segundo parágrafo bem desenvolvido, apenas o último período ficou confuso. Usar a palavra “acabam” sem estar no seu sentido natural (findar algo) é indício de coloquialidade. Eu escreveria “Logo, os alunos crescem desmotivados e com pouco senso crítico.”
4- “A Constituição de 88, assegura o direito…” novamente é visto a separação do sujeito do predicado. O correto seria: “A Constituição de 1988 assegura o direito…”.
5- o terceiro parágrafo possui bom aprofundamento, mas falta o indício de autoria, que serve para concluir o parágrafo, apresentando consequências do que foi dito no tópico frasal.
6- no último parágrafo não houve uma boa retomada do tema. O indicado é na primeira frase você resumir a problemática, por exemplo: “Portanto, é fato que a falta do hábito de leitura entre os jovens brasileiros é prejudicial para o desenvolvimento desses, e medidas devem ser tomadas.” É sempre bom nessa primeira parte retomar palavras da própria proposta de redação.
7- pela minha visão, você quis colocar duas propostas de intervenção. Isso não é proibido, mas gera maior gastos de linhas e pode acontecer de alguma ficar incompleta. A minha dica é você juntar todas essas ações em um PROJETO. Explique que a ação deverá ser a criação do projeto “@@@@@” (invente um nome com sentido) e inclua essas ações ditas por você em um único projeto, não para que sejam realizadas separadamente. Isso facilita seu detalhamento e o modo como deverá ser feito.
8- “Tais medidas, tem como intuito…” novamente não existe essa vírgula.
9- De resto, parabéns pela escrita, é simples e objetiva. Gostei bastante!