Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Mobilidade urbana, tempo é qualidade de vida.
keycaroline
Olá!! Colocarei em caps lock o que você pode melhorar, ok? Leia a minha biografia para mais informações, se puder :) Segundo a Constituição Federal de 1988, todos os brasileiros ou estrangeiros residentes no país tem direito AO amplo acesso A uma boa qualidade de vida. No entanto, na prática, tal gaLeia mais
Olá!! Colocarei em caps lock o que você pode melhorar, ok?
Leia a minha biografia para mais informações, se puder :)
Segundo a Constituição Federal de 1988, todos os brasileiros ou estrangeiros residentes no país tem direito AO amplo acesso A uma boa qualidade de vida. No entanto, na prática, tal garantia é deturpada (,) visto que a mobilidade nos centros urbanos se torna limitada (EXPLIQUE MELHOR) na sociedade nacional. Esse cenário nefasto ocorre não só em razão do deficitário sistema de transporte público, mas (SEM ,) também devido à falta de incentivo escolar, (CONFUSO>) a utilização de transportes alternativos, como por exemplo a bicicleta. Logo, faz-se imperiosa a análise dessa CONJUNTURA, com o intuito de mitigar os entraves para a consolidação dos direitos constitucionais. (ficou perfeito, tudo bem separado e os períodos bem definidos)
Em primeiro plano (USE UM CONECTIVO, COMO SOB ESSE VIÉS P/LIGAR A I AO D1), evidencia-se, por parte do (Estado), a ausência de políticas públicas suficientemente efetivas para aprimorar o transporte público no país. Essa lógica é comprovada pelo papel passivo (SEM ,) que o (Ministério de transportes) exerce na administração do país. Instituído com o objetivo de ser um órgão que promova a fluidez no deslocamento no território nacional, tal (M)inistério ignora ações que poderiam, potencialmente, fomentar o deslocamento rápido e ágil em centros urbanos brasileiros, como a implantação de um maior número de ciclovias e COMO a adoção de mais linhas de transporte ferroviário. Desse modo o (G)overno (SEM ,) atua como UM agente perpetuador do processo de atrofiação das vias urbanas. Logo (,) é (NOTÓRIO QUE A POSTURA GOVERNAMENTAL É UM EMPECILHO). (NESSE ÚLTIMO PERÍODO RECOMENDO QUE USE A REAFIRMAÇÃO DA TESE PRA NÃO FICAR REPETITIVO)
Outrossim (,) é imperativo pontuar que a negligência das instituições de ensino (SEM ,)também COLABORA para a dificuldade de se locomover NAS grandes cidades. Isso decorre, principalmente(,) em razão da postura conteudista adotada PELAS ESCOLAS, a qual prioriza o desenvolvimento de conhecimento técnico em detrimento do impacto (NÃO É EM DETRIMENTO DO IMPACTO, EM DETRIMENTO DA FORMAÇÃO…) social causado pela formação de jovens socialmente conscientes . Nesse sentido, há, de fato uma visão elitista (POR QUE ELITISTA?) advinda das escolas (SEM ,) com relação aos conteúdos a serem passados. Consequentemente (USE UM CONECTIVO DE CONCLUSÃO), a utilização da bicicletas e outros meios de transportes alternativos ficam no esquecimento da população. (NÃO FICOU BEM EXPLICADO PQ O TÓPICO FRASAL FOI SOBRE A DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO)
É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para facilitar o desenvolvimento do transporte urbano no país. Posto isso (,) o Ministério dos transportes deve (,) por meio de um amplo debate entre O estado E A sociedade civil (FICOU CORTADO PARECE QUE FALTAVA A INTERVENÇÃO) Ministério da (E)ducação e profissionais da área, lançar um Plano Nacional de Fluidez do Deslocamento urbano no Brasil, A FIM de fazer com que o maior número de indivíduos presentes no território nacional TENHAM uma forma eficaz de se movimentar nesse território. Tal plano deve focar principalmente em adotar novos meios de transportes públicos como a malha ferroviária, e incentivar a população a UTILIZAR meios de transporte alternativos. Assim(,) torna-se possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos alencados na Magna Carta.
Muito bom, desculpa “gritar” com você KKKKK
See lessC1- 160 ERRINHOS PONTUADOS
C2- 200 ÓTIMO
C3- 160 ALGUMAS PARTES SEM EXPLICAÇÃO
C4- 200 PERFEITOO
C5- 200, SEPARE OS AGENTES EM PERÍODOS!!
Tema: Problemas da mobilidade urbana no Brasil
keycaroline
Oláa!! Você arrasou, estou orgulhosa de você Peço que leia a minha biografia para mais informações :) C1- 160 C2- 200 C3- 160 C4- 200 C5- 200 920 Os períodos estão bem organizados, todos ligados por conectivos bem empregados. A palavra "entrave" foi repetida algumas vezes, substitua por sinônimos coLeia mais
Oláa!! Você arrasou, estou orgulhosa de você
Peço que leia a minha biografia para mais informações :)
C1- 160
C2- 200
C3- 160
C4- 200
C5- 200
920
Os períodos estão bem organizados, todos ligados por conectivos bem empregados.
A palavra “entrave” foi repetida algumas vezes, substitua por sinônimos como “obstáculo” ou “empecilho”.
O repertório do D1 não está relacionado ao tópico frasal e prejudicou a argumentação.
Enriqueça os últimos períodos dos desenvolvimentos, recomendo que no do D2 vc cite algo do tipo “Dessa forma, mostra-se que o aumento da violência decorrente dos acidentes automobilísticos precisa ser minimizado urgentemente.”
Busque repertórios diversificados e não fique presa à dados pois é decoreba e na hora da prova pode te confundir/vc pode não lembrar/não saber sobre o tema/não saber usar os do texto motivador. Você gosta de séries? Use. Livros? Filosofia? Use-os, é difícil no começo mas vc pega as “manhas” kkkkkk
A conclusão fechadinha com os 5 elementos, show!!
Alguns erros de vírgula e de concordância.
Bons estudos :)
See lessA QUESTÃO D FOME NO BRASIL E SEUS FATORES MOTIVADORES
keycaroline
Olá!! Que bom te ver por aqui, antes de tudo peço para que leia a minha biografia :) Vamos as avaliações? Laysa, a redação no ENEM é avaliada da seguinte forma: Intro, D1, D2 e Conclusão. Parabéns pela estrutura, porém recomendo que faça uma tabela de conectivos (no google mesmo você acha) e que busLeia mais
Olá!! Que bom te ver por aqui, antes de tudo peço para que leia a minha biografia :)
Vamos as avaliações?
Laysa, a redação no ENEM é avaliada da seguinte forma: Intro, D1, D2 e Conclusão.
Parabéns pela estrutura, porém recomendo que faça uma tabela de conectivos (no google mesmo você acha) e que busque, na próxima redação, fazer uso de três períodos por parágrafo (ou seja, “Conectivo -menos na introdução-, texto texto texto. Conectivo, texto texto texto. Conectivo, texto texto texto.”).
Busque equilibrar a quantidade de linhas, o seu D2 tá muito mais extenso que o D1.
Tente aprofundar mais a argumentação, explicando melhor o seu ponto de vista e desenvolvendo os repertórios.
Evite ao máaaaximo usar palavras como “a gente”, “nós”, “podemos” na redação, visto que primeira/terceira pessoa não são permitidas.
Sobre a conclusão são necessários 5 elementos:
É preciso que o Governo (AGENTE) tome uma iniciativa (AÇÃO), exportamos demais e importamos de menos. Crie Ongs (MEIO) para ajudar os mais necessitados (FINALIDADE), buscar também ajudar através de auxílios. Distribuir a renda da sociedade de forma justa também é necessário, para que a fome venha a ser diminuída.
Sua conclusão apresenta muitos agentes e propostas de intervenção, mas sem nenhuma completa. Busque modelos prontos sobre a conclusão na internet pois vai ajudar a organizar os 5 elementos necessários!!
Espero ter ajudado, lembrando que não sou professora mas aprendi muitas coisas com os meus professores. Irei realizar a prova definitivamente esse ano e tirei 940 como treineira no ano passado. Bons estudos, arrase!! :)
Nota:
C1 120
C2 120
C3 80
C4 120
C5 160
R: 600
See lessCaminhos para reduzir a violência urbana no Brasil- corrijo de volta
keycaroline
Oii A introdução ficou bem clara e específica. Atente-se a aspectos gramaticais como concordância nominal: Compara-se algo A algo. Quanto aos desenvolvimentos, busque equilibrar a quantidade de linhas pois quando ocorre a discrepância (ex: D1- 5 linhas D2- 10 linhas) o aluno acaba perdendo pontos peLeia mais
Oii
A introdução ficou bem clara e específica. Atente-se a aspectos gramaticais como concordância nominal: Compara-se algo A algo.
Quanto aos desenvolvimentos, busque equilibrar a quantidade de linhas pois quando ocorre a discrepância (ex: D1- 5 linhas D2- 10 linhas) o aluno acaba perdendo pontos pela falta de estrutura. Achei o desenvolvimento 1 bem argumentado e o desenvolvimento 2 muito curto e com muitos erros de gramática, como de vírgula e concordância. Busque responder também as causas dos jovens se inserirem nesse meio, sim, eu sei, eu sei, repetitivo. Mas se vc buscar sinônimos e outras informações o seu texto ficará completo.
Dica: retome a palavra “caminhos” em algum momento do seu texto.
Conclusão: “a fim” é separado e faltou a finalidade.
Amiga, notei seu potencial e acredito que vc é capaz de escrever boas argumentações mas que nessa situação vc estava com pressa porque tinha um compromisso depois kkkkkkk. Sucesso :)
C1- 120
C2- 160
C3- 140
C4- 140
C5- 160
Nota: 740
See lessDesafios para o aumento da doação de órgãos no Brasil
keycaroline
Oii Sobre o repertório que você usou na introdução: Qual seria a relação do livro com a doação de órgãos no Brasil? Tente relacionar mais o repertório com o tema. Não recomendo que seja utilizado o "e é incorporada* na protagonista Aza Holmes", porque não seria uma informação que acrescentaria na reLeia mais
Oii
Sobre o repertório que você usou na introdução: Qual seria a relação do livro com a doação de órgãos no Brasil? Tente relacionar mais o repertório com o tema.
Não recomendo que seja utilizado o “e é incorporada* na protagonista Aza Holmes”, porque não seria uma informação que acrescentaria na redação, pode ocupar muitas linhas. Fora esses dois detalhes, a introdução tá ótima e apresenta dois argumentos muito bons.
Dica: dê um espaço antes de cada parágrafo, exemplo: ” inserir introdução”
Ótimo tópico frasal, parabéns.
Faltou uma vírgula após o ” Em um dos episódios da série Grey’s* Anatomy”.
Em “…os médicos Dr. Sheppard e O’malic” não é necessário falar o nome dos médicos porque ocuparia muitas linhas.
Sobre o repertório do D1: ótima alusão, porém cuidado pois ele não “casou” com o problema que você abordou antes.
Informações demais em “lá morava sozinha a protagonista Kya Clark, uma menina abandonada pelos pais.”.
Sobre o repertório do D2: Tente debater um pouco mais a questão da falta de infraestrutura porque foi clicado novamente na tecla da família e bem vagamente em como a falta de infraestrutura impede o problema de ser resolvido.
Conclusão perfeita. Texto cíclico, 5 elementos de intervenção e tópico frasal.
C1- 160
C2- 160
C3- 140
C4- 180
C5- 200
Sucesso, espero ter ajudado :)
See lessAgropecuária e impactos ambientais.
keycaroline
C1- 140 C2- 160 C3- 140 C4- 180 C5- 200 Nota: 820 Obs: Introdução- ótima, com repertório, períodos bem organizados e dois argumentos a serem retomados posteriormente. Desenvolvimento- Não é recomendado o uso de dois repertórios por parágrafo, principalmente se eles forem prejudicar a sua nota. RevisLeia mais
C1- 140
C2- 160
C3- 140
C4- 180
C5- 200
Nota: 820
Obs:
See lessIntrodução- ótima, com repertório, períodos bem organizados e dois argumentos a serem retomados posteriormente.
Desenvolvimento- Não é recomendado o uso de dois repertórios por parágrafo, principalmente se eles forem prejudicar a sua nota. Revise o uso de vírgula.
Conclusão- Revise concordância. Parabéns pelos 5 elementos propostos.
Saúde mental : cyberbulling, depressão e suicídio
keycaroline
C1- 120 C2- 140 C3- 120 C4- 140 C5- 120 Nota: 640 Obs: Introdução- Muito bem, períodos organizados e dois argumentos evidentes. Revise uso da vírgula, reescreva o tema e o tenha sempre em mente. Desenvolvimentos- Inicie seus parágrafos com tópicos frasais e seus períodos com conectivos efetivos. SeuLeia mais
C1- 120
C2- 140
C3- 120
C4- 140
C5- 120
Nota: 640
Obs:
See lessIntrodução- Muito bem, períodos organizados e dois argumentos evidentes. Revise uso da vírgula, reescreva o tema e o tenha sempre em mente.
Desenvolvimentos- Inicie seus parágrafos com tópicos frasais e seus períodos com conectivos efetivos. Seu D1 foi um pouco confuso pela repetição de termos e teve uma argumentação inconsistente.
Conclusão- Foram apresentados 3 dos 5 elementos necessários. Revise-os.
Tema ENEM: A importância de discutir o abandono paternal no Brasil
keycaroline
C1- 160 C2- 160 C3- 200 C4- 200 C5- 200 Nota: 920 Obs: Introdução: repertório perfeito, amei essa série. O correto seria "trás" em vez de "traz". Em vez de "resolução", utilize "solução". Não vejo necessidade de utilizar o "– quanto ao eixo sociocultural –". Fora isso, introdução perfeita! Teses bemLeia mais
C1- 160
C2- 160
C3- 200
C4- 200
C5- 200
Nota: 920
Obs:
Introdução: repertório perfeito, amei essa série. O correto seria “trás” em vez de “traz”. Em vez de “resolução”, utilize “solução”. Não vejo necessidade de utilizar o “– quanto ao eixo sociocultural –”. Fora isso, introdução perfeita! Teses bem claras e períodos bem organizados.
Desenvolvimento 1- O conectivo “Substancialmente” pode ficar um pouco impertinente, busque outros como “Primeiramente” para dar essa noção de sequência, já que foi utilizado o “Outrossim” no D2. “Desvalorização DO”. Estado com letra maiúscula refere-se ao País, que foi o sentido proposto por Hobbes. Não se inicia um período em “devido à”.
Desenvolvimento 2- Erro de concordância e outros citados no D1
Conclusão- Amei o conceito da proposta pronta daquele youtuber lá kkkkkkkkkk.
Obs 2: Se puder, faça a correção da minha redação na minha conta por favor.
See lessTema: O tabagismo nos dias atuais
keycaroline
C1- 120 C2- 140 C3- 120 C4- 120 C5- 80 Nota: 580 Obs: Introdução- a série não "trás como repertório", a série retrata isso. Fora isso, introdução perfeita. Desenvolvimento 1- Falta de tópico frasal, falta de períodos e argumentação vaga. Desenvolvimento 2- Inicie a redação com um conectivo, pense eLeia mais
C1- 120
C2- 140
C3- 120
C4- 120
C5- 80
Nota: 580
Obs:
See lessIntrodução- a série não “trás como repertório”, a série retrata isso. Fora isso, introdução perfeita.
Desenvolvimento 1- Falta de tópico frasal, falta de períodos e argumentação vaga.
Desenvolvimento 2- Inicie a redação com um conectivo, pense e estude novos repertórios socioculturais.
Conclusão: Estude conectivos diversificados, Governo e Ministério se iniciam com letras maiúsculas. Foram apresentados 2 dos 5 elementos necessários na proposta de intervenção.
Trabalho escravo em discussão no Brasil
keycaroline
C1- 140 C2- 160 C3- 120 C4- 160 C5- 160 Nota: 740 Introdução: aborde questões como "visto que tal cenário é extremamente prejudicial e, portanto, precisa ser erradicado" e "o que contribui para a manipulação de menores à escravatura." nos desenvolvimentos, abordar essa problemática antes pode deixarLeia mais
C1- 140
C2- 160
C3- 120
C4- 160
C5- 160
Nota: 740
Introdução: aborde questões como “visto que tal cenário é extremamente prejudicial e, portanto, precisa ser erradicado” e “o que contribui para a manipulação de menores à escravatura.” nos desenvolvimentos, abordar essa problemática antes pode deixar o texto repetitivo ou até mesmo longo demais.
See lessDesenvolvimentos: Opte pelo uso de no máximo um repertório sociocultural por parágrafo. Boa argumentação, atente-se apenas aos conectivos que vc usou pois em alguns momentos soa contraditório e revise o uso da vírgula. Parabéns por retomar o tema várias vezes, isso contribui muito para sua nota.
Conclusão: Tópico frasal perfeito. Atente-se aos 5 elementos necessários na proposta de intervenção, você apresentou três propostas porém nenhuma completa.