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Caminhos para Garantir o Letramento Digital dos Idosos no Brasil
KazuroRock
Introdução muito boa. D1 tem uma repetição do termo "empatia" que causa cansaço. Duas vezes nele, uma no fim da introdução. Procure substituir por outro termo. Creio que excetuando isto, seu D1 está bom! D2 ótimo. Proposta de intervenção bem completa, com todas as 5 características necessárias. C1:Leia mais
Introdução muito boa.
D1 tem uma repetição do termo “empatia” que causa cansaço. Duas vezes nele, uma no fim da introdução. Procure substituir por outro termo. Creio que excetuando isto, seu D1 está bom! D2 ótimo.
Proposta de intervenção bem completa, com todas as 5 características necessárias.
C1: 180 – Alguns erros gramaticais e de digitação (suponho).
C2: 200
C3: 200
C4: 180 – Algumas frases poderiam ser menores, porém conectadas através de palavras de ligação ou mesmo reestruturadas.
C5: 200
Num geral, ótimo texto, parabéns.
See lessCorona Vírus
KazuroRock
Estou supondo que você queira a correção no modelo ENEM. Vamos lá: Recomenda-se fortemente o uso de somente a terceira pessoa no modelo dissertativo-argumentativo. Nada de "[nós] notamos", "podemos", etc. A introdução não está boa, já que ela não introduz nada, parece que você já está num parágrafoLeia mais
Estou supondo que você queira a correção no modelo ENEM.
Vamos lá: Recomenda-se fortemente o uso de somente a terceira pessoa no modelo dissertativo-argumentativo. Nada de “[nós] notamos”, “podemos”, etc. A introdução não está boa, já que ela não introduz nada, parece que você já está num parágrafo argumentativo. Introdução é para introduz o que será falado, de forma breve.
Seu D1 e seu D2 não possuem argumentos, tampouco dados. São conclusões que você tirou e decidiu escrever, porém sem colocar nada para dar ênfase/base/confiabilidade ao que é dito. Honestamente, tem muitos problemas no desenvolvimento do texto. Creio que você desconheça o modelo de redação do ENEM, vale a pena dar uma pesquisada sobre.
Não existe bem uma proposta de intervenção na conclusão. Ela é ESSENCIAL para pontuar na competência 5. Forçando um pouco dá para dizer que a solução aí é a vacinação e a finalidade é ter a liberdade reconquistada. Falta agente, meio/modo e detalhamento.
Olha, sinceramente, não espere uma nota alta no ENEM com uma redação desse nível. Você precisa melhorar em muitos pontos, o que é longe de ser impossível, mas leve um tempo que pode ser de semanas a meses. Não basta escrever bem. Para falar a verdade, você só precisa saber escrever minimamente bem para tirar um 800+. O mais importante é compreender bem o modelo de redação do ENEM, o que é cobrado e o que é esperado!!
Não desanime e boa sorte nos seus estudos. Se não é uma redação orientada para o ENEM, peço desculpas.
C1: 120
See lessC2: 40
C3: 40
C4: 0
C5: 80
Estratégias para conter a pobreza menstrual no Brasil contemporâneo
KazuroRock
D1 está muito curto. Citou dados e fez construção argumentativa alguma em cima deles, mesmo tendo espaço para tal. Dados devem ser utilizados para reforçar o seu argumento, não podem ser enfeite. Mesmo problema no D2. Desenvolvimento é para escrever bastante, argumentando, dando dados para seu argumLeia mais
D1 está muito curto. Citou dados e fez construção argumentativa alguma em cima deles, mesmo tendo espaço para tal. Dados devem ser utilizados para reforçar o seu argumento, não podem ser enfeite. Mesmo problema no D2. Desenvolvimento é para escrever bastante, argumentando, dando dados para seu argumento e aí colocando ênfase nele!!
Proposta de intervenção tem vários agentes, um meio e uma ação. Sem detalhamento.
Parece que você detalhou mais os agentes do que a ação.
C1: 160
See lessC2: 120
C3: 120
C4: 120
C5: 120
A redução da criminalidade em questão no país (se possível com nota)
KazuroRock
'Quando se observa a criminalidade em questão no país'. Esse 'em questão' é redundante. Sua proposta de intervenção está pouco detalhada, bem vaga, não significa muita coisa. Na verdade, significa quase nada. A ação meio que não existe aí. De resto, ótima redação! C1: 200 C2: 200 C3: 200 C4: 200 C5:Leia mais
‘Quando se observa a criminalidade em questão no país’. Esse ‘em questão’ é redundante.
Sua proposta de intervenção está pouco detalhada, bem vaga, não significa muita coisa. Na verdade, significa quase nada. A ação meio que não existe aí.
De resto, ótima redação!
C1: 200
See lessC2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 160
VÍCIO EM VIDEOGAMES NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA (corrija modelo ENEM)
KazuroRock
"Nesse contexto, é nítido que essa autoexclusão social, traz consigo um aumento da timidez em interações públicas e impulsiona comportamentos depressivos, já que o indivíduo cresce distante da sociedade. Diante disso, é crucial que haja uma intervenção nessa realidade lamentável". Por que traz compoLeia mais
“Nesse contexto, é nítido que essa autoexclusão social, traz consigo um aumento da timidez em interações públicas e impulsiona comportamentos depressivos, já que o indivíduo cresce distante da sociedade. Diante disso, é crucial que haja uma intervenção nessa realidade lamentável”.
Por que traz comportamentos depressivos? Esse tipo de comportamento não é consequência direta de um convívio de isolamento, exceto que tenha existido forte interação social prévia. Existem pessoas que são pouco sociáveis, mas nem por isso são depressivas, por isso é bom apontar as razões para tal com mais cautela.
“Deveria praticar o máximo possível de atividade física em brincadeiras propícias”.
Tira esse “brincadeiras propícias”. É algo exclusivo às crianças, não cobrindo os adolescentes, além de desnecessário.
C1: 200 – Não identifiquei erros gramaticais de relevância.
See lessC2: 200 – Ótima compreensão da proposta de redação e do modelo textual.
C3: 180 – Seleção pontual e bem utilizada, com algumas ressalvas na hora da argumentação.
C4: 180 – A conexão de algumas frases não esteve tão ideal para uma boa compreensão.
C5: 200 – Proposta de Intervenção com todos os itens necessários.
Tolerância da sociedade à violência doméstica (enem)
KazuroRock
"A Construção Federal de 1988, documento de mais importante do país, prevê em seu sexto artigo a importância da segurança como dependente de todo cidadão brasileiro. Entretanto isso não acontece quando observamos a violência doméstica no Brasil, dificultando que este papel tão importante aconteça."Leia mais
“A Construção Federal de 1988, documento de mais importante do país, prevê em seu sexto artigo a importância da segurança como dependente de todo cidadão brasileiro. Entretanto isso não acontece quando observamos a violência doméstica no Brasil, dificultando que este papel tão importante aconteça.”
Não adianta utilizar da CONSTITUIÇÃO Federal como argumento, se você não explorar as razões pra tal. Por que a segurança não é presente dentro da violência doméstica? Você precisa construir a ligação de um com o outro, mesmo que pareça bem óbvio. É necessário apontar seu ponto de partida.
Desenvolvimento está muito curto. Teria sido melhor quebrar em dois parágrafos e aprofundar o que foi dito neles, pois a ideia ainda está muito rasa. Que população é essa que sofre de violência doméstica? Como isso se dá? Quais as razões? Você trouxe um dos pontos importantes sobre o assunto, que as vítimas se mantêm caladas, mas e os outros?
Apresentou dados com fonte, isso é bom.
“Conclui-se, portanto, que medidas devem ser tomadas, para isso necessário que o governo pare de banalizar o assunto e procure a divulgar mais a importância da denúncia, assim poderemos construir uma sociedade melhor e cumprir o “contrato social” como afirma John Locke”.
Pare de banalizar -> desbanalize
Assunto -> problema
A solução é um pouco rasa, você poderia ter explicitado o “meio” por qual seria feito a desbanalização, as dilvulgações, etc.
Ação+Agente+Meio/modo+Detalhamento+Finalidade. Os 5 pontos-chave de uma boa proposta de intervenção.
C1: 40 – MUITOS erros gramaticais. Vírgulas, palavras escritas sem revisão, por aí vai.
C2: 80 – Não compreendeu muito bem, apesar de não haver fuga da proposta, esteve muito dispersa dos objetivos do modelo dissertativo->>argumentativo<<.
C3: 80 – Houveram algumas citações externas, mas foram mal colocadas no contexto geral.
C4: 40 – Você precisa estudar melhor as palavras-chave e conectivos para formar uma melhor ligação argumentativa.
C5: 100 – Agente + Ação com algo que dá para ser compreendido como finalidade.
Recomendo que leia redações nota 1000 de edições passadas do ENEM, pode ajudar bastante.
See lessA garantia do direito integral à infância no Brasil.
KazuroRock
No filme “Peter Pan” *é retratado a história de Peter, uma criança que vive na chamada terra do nunca. Ao longo da trama, ele leva Wendy e seus dois irmãos, João e Michael a esse lugar, onde é possível aproveitar e ser criança para sempre. Fora da ficção*** a infância é primordial ao ser humano, poiLeia mais
No filme “Peter Pan” *é retratado a história de Peter, uma criança que vive na chamada terra do nunca. Ao longo da trama, ele leva Wendy e seus dois irmãos, João e Michael a esse lugar, onde é possível aproveitar e ser criança para sempre. Fora da ficção*** a infância é primordial ao ser humano, pois o desenvolvimento nos primeiros anos de vida, tem impacto direto na fase adulta. Entretanto, a garantia do direito integral à infância no Brasil é ferida, no que tange os fatores do abuso e trabalho nessa faixa etária.
* = Vírgula não pode separar sujeito de predicado.
** = Aproveitar o quê?
*** = Não precisa desse “fora da ficção”, ele não acrescenta em muita coisa.
Não vejo muito como a citação da obra “Peter Pan” influencia no texto >>da forma que você colocou< redundante nessa frase.
Erros estruturais e gramaticais aí, principalmente gramaticais. Com base nessa e na sua mais recente redação a qual corrigi, você tem como algoz a competência 1. Trabalhe em cima dela. Leia mais. Se já lê bastante, tente estudar melhor o que lê.
E, mais uma vez, reescrevi uma parágrafo:
Então, urge-se que o Governo Federal, aliado ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)*, insiram em todas as escolas do país, psicólogos que atendam os alunos, por meio de atendimentos semanais que visem cuidar, alertar, saber e orientar em caso de algum problema referente a essas questões. Além disso, uma reforma deve ser feita para reduzir os salários dos políticos, de forma a encaminhar mais recursos a população carente onde há crianças afetadas pelo quadro de trabalho infantil. Só assim, tal realidade pode se amenizar, garantindo, desse modo a vivência da infância.
* = Instituição deve ter letra maiúscula ao que se refere as letras de sua sigla. Corrigi ali.
C1: 120 (Acho que não preciso citar por causa das correções que fiz).
C2: 160
C3: 120 (Citou um caso, mas foi bem a exemplo, não trabalhou em cima de nada fora ele. Acabou contribuindo mais para esse parágrafo que acabou sendo o de menos peso na tua dissertação. Talvez fazer o que disseram aqui (inverter d1 com d2) desse mais peso a este argumento.
C4: 120 (Repetição demasiada de termos chave, uso não totalmente apropriado dos conectivos…).
C5: 180 (Proposta 1 boa, cabível e resolve o problema).
Tirei 20 pontos por causa de uma parada que um cara da plataforma me disse que faz MUITO sentido. Pra que colocar uma proposta de intervenção secundária? Pô, a primeira tá ótima, basta. Essa segunda não é muito realista, não casa bem com a primeira e é completamente desnecessária. Se sua proposta for bem ruim, então tire-a e coloque a segunda.
Do contrário, não importa, deixa só essa. Dificilmente você se verá numa situação de precisar de 2 propostas. Só vejo urgência disso se elas forem bem casadas e quase dependentes uma da outra. Se a proposta faz sentido e é realista, ela é boa. C5 não é difícil de pontuar!!
See lessDISSERTAÇÃO: Assédio moral
KazuroRock
Parágrafo de Introdução, linhas 1 a 5 - Você escreveu uma frase MUITO longa, estendida em 5 linhas. Cuidado, isso é exaustivo e pode lhe custar pontos. Reescrevi corrigindo alguns errinhos bobos, como a separação de sujeito verbo e predicado por vírgula (não pode!!), omissão desnecessária de um "se"Leia mais
Parágrafo de Introdução, linhas 1 a 5 – Você escreveu uma frase MUITO longa, estendida em 5 linhas. Cuidado, isso é exaustivo e pode lhe custar pontos. Reescrevi corrigindo alguns errinhos bobos, como a separação de sujeito verbo e predicado por vírgula (não pode!!), omissão desnecessária de um “se” (isso é coisa linguagem coloquial), pleonasmo/redundância e repetição do “Observar” e derivados logo no mesmo parágrafo.
>> No livro “Utopia”, do escritor Thomas More é narrada uma sociedade na qual o corpo social não possui defeitos, contudo, ao se observar a real situação das sociedades capitalistas, tal narrativa está longe disso. Analisando-se o ambiente de trabalho, pode-se concluir que ele é potencialmente desgastante e depreciativo, principamente devido ao assédio moral que ronda tal ambiente. <> cujos principais alvos são mulheres **(VÍRGULA)** as quais são subjugadas a tratamentos humilhantes pelo simples fato de serem do sexo oposto **(VÍRGULA)** o que advém da raiz machistas ainda ser persistente no mundo contemporâneo <> Ademais, é necessário ressaltar que tal consequência se marca iintensifica-se **(repetição de um mesmo termo – ainda mais – duas vezes no mesmo parágrafo)** devido ao processo hierárquico em empresas, pois **(VIRGULA)** partindo desse pressuposto submetem seus subordinados a situações de humilhação, estresse, maiores horas de trabalho **(VÍRGULA)** entre outros, inferiorizando ainda mais o funcionário <>Além disso, consequentemente, tal realidade pode causar ao indivíduo problemáticas psicológicas tais como estresse pós-traumático, perda de autoestima, depressão, problemas com sono **e** podendo também atrair ao suicídio. <> Logo, ao estar diariamente submetida a maus tratos e sendo obrigada a presenciar e viver tal realidade por necessidade de trabalho para sobreviver ela aguenta tal realidade. Desse modo, é necessário medidas para o fim de tal mazela. <<
See lessQuem está
Desigualdade social no Brasil: causas e consequências
KazuroRock
C1: 120 Você tem um bom vocabulário, mas comete muitos desvios relacionadas a pontuação, principalmente com vírgulas. C2: 160 Bom repertório, coerente com o que você quis argumentar no tema. C3: 80 Muitos dados simplesmente jogados, você não soube organizar bem o que trouxe. C4: 120 Cabia um uso maiLeia mais
C1: 120
Você tem um bom vocabulário, mas comete muitos desvios relacionadas a pontuação, principalmente com vírgulas.
C2: 160
Bom repertório, coerente com o que você quis argumentar no tema.
C3: 80
Muitos dados simplesmente jogados, você não soube organizar bem o que trouxe.
C4: 120
Cabia um uso maior de conectivos.
C5: 100
Tem agente, ação e finalidade. Existe uma tentativa de meio/modo, mas achei inválida. Parece mais um outro agente. Detalhamento ausente, proposta extremamente vaga, o que acaba quase penalizando a ‘ação’. Tem uma, mas não diz muita coisa.
Vou te dar um exemplo: existem colégios públicos de boa qualidade, como ETECs e IFs. Você poderia colocar como ação, a criação de novas dessas instituições, alcançando regiões de interior. Ou o aumento de vagas nelas, enfim. Por sinal, >por meio da criação de novas instituições públicas de alta qualidade, como ETECs e IFs<. Isso é um meio/modo claro.
Bons estudos, espero ter ajudado!
See lessNão adianta falar de melhorar o ensino, se você nem
Violência no trânsito brasileiro
KazuroRock
A carta magna brasileira é de 1988, ok? Só um detalhe. Tem alguns outros errinhos gramaticais aí, mais atenção. (ex.: indúbitavel -> indubitável). "[...]meio social brasileiro, pois segundo estudos" que estudos? De onde? Feitos por quem? Precisa de referência para se ganhar valor no argumento. "SLeia mais
A carta magna brasileira é de 1988, ok? Só um detalhe.
Tem alguns outros errinhos gramaticais aí, mais atenção. (ex.: indúbitavel -> indubitável).
“[…]meio social brasileiro, pois segundo estudos” que estudos? De onde? Feitos por quem? Precisa de referência para se ganhar valor no argumento.
“Segundo dados, o número de pessoas, no Brasil, as quais morrem por acidentes de trânsito, todos os anos, são aproximadamente 42,4 mil.” De onde são os dados? Em alguns casos, você não precisa colocar fontes, mas se tem, coloca. Torna o argumento mais sólido e confiável. Vai te custar quanto de espaço dizer – “Segundo o portal X, o número de pessoas…” Sacou?
O desenvolvimento é a parte mais importante do texto, é onde você expões seus argumentos e os >desenvolve muitos errinhos, trabalha mais nisso. Pontuação, principalmente.
See lessC2: 120
C3: 80 -> a seleção do conteúdo e aplicação dele não está clara.
C4: 80 -> poucos conectivos, a leitura seria mais fluida com eles.
C5: 120 -> os pontos que falei já, você precisa de mais organização.