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A violência policial contra pessoas negras
Lolita Ros
Legal a seu ponto de vista. Falta elos coesivos e no Enem é mais comum ter 4 parágrafos cuidado. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa (180) Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema,Leia mais
Legal a seu ponto de vista. Falta elos coesivos e no Enem é mais comum ter 4 parágrafos cuidado.
See lessCompetência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa (180)
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo (180)
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista (160)
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (180)
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural (200)
Os desafios do combate ao tabagismo entre os brasileiros
Lolita Ros
Otima redaçao, foi bem objetivo direito ao ponto, só faltou mais informações adicionais para complemento. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa (160) Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolveLeia mais
Otima redaçao, foi bem objetivo direito ao ponto, só faltou mais informações adicionais para complemento.
See lessCompetência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa (160)
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo (200)
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista (160)
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (200)
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural (200)
Desaparecimento de pessoas
Lolita Ros
Gostei muito da sua redação, o repertório ficou bem desenvolvido e explicativo, citou citações e sua conclusão tá completa! Porém, faltou explanar mais os desenvolvimento e tem alguns erros gramaticais tirando isso, tá perfeito! Competência 1 : 180 Competência 2 : 200 Competência 3 : 160 CompetênciaLeia mais
Gostei muito da sua redação, o repertório ficou bem desenvolvido e explicativo, citou citações e sua conclusão tá completa! Porém, faltou explanar mais os desenvolvimento e tem alguns erros gramaticais tirando isso, tá perfeito!
Competência 1 : 180
Competência 2 : 200
Competência 3 : 160
Competência 4 : 180
Competência 5 : 200
Nota: 920. Parabéns pela nota
See lessCombate as Fake News
Chokmah
Olá, João tudo bem? Vamos lá •Vislumbro vários erros gramaticais, de pontuação e alguns de estética textual. •A sua introdução tem o tópico frasal, a frase declarativa, todavia, não possui as duas teses dos dois argumentos apresentados na elaboração do seu desenvolvimento. •O tema da sua redação refLeia mais
Olá, João tudo bem? Vamos lá
See less•Vislumbro vários erros gramaticais, de pontuação e alguns de estética textual.
•A sua introdução tem o tópico frasal, a frase declarativa, todavia, não possui as duas teses dos dois argumentos apresentados na elaboração do seu desenvolvimento.
•O tema da sua redação refere-se as fake news, mas não há nos argumentos um e dois no desenvolvimento, respectivamente, o reforço dito na introdução sobre a problemática você fala a respeito da insuficiência das normas na introdução sem apontar quais normas no DESENVOLVIMENTO.
• O DESENVOLVIMENTO ficou bom devido às citações diretas, um excelente recurso para utilizar argumentos de autoridade. Mas, a falta de conhecimento sobre as fake news está ligada à educação ou falta de instrução nas redes sociais sobre o assunto? Isso não ficou bem claro.
• Na CONCLUSÃO, você mencionou o Tribunal de Contas da União (TCU), cuidado ao citar órgãos, corporações e instituições governamentais sem saber as atribuições e competências das mesmas, uma vez que disse ; “fa-se mister que o Tribunal de Contas da União direcione capital para empresas especializadas em tecnologia, para que desenvolvam ferramentas de segurança nas redes sociais, para fiscalizar, por consequência responsabilizar os criadores dessas noticias”. Conforme a o artigo 70 a 75 da Constituição Federal de 1988 O TCU é incumbido de exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimônial da União e das entidades l Da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade economicidade aplicação das subvenções é renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional mediante controle externo e pelos sistemas de controle interno de cada poder. Subsidiáriamente o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com auxílio do TCU…
160 – Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
150 – Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
160 – Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
180 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
150 – Competência 5: Proposta de intervenção
TOTAL: 800
Parabéns!!
QUAL É O MELHOR MODO DE LIDAR COM O LIXO – CORREÇAO ENEM PFV –
Chokmah
Olá Júlia, tudo bem? Adorei sua redação! • A introdução ficou ótima, de modo a ensejar o que se propõe a expor nos dois argumentos que serão abordados no desenvolvimento Sua introdução está adequada de um texto dissertativo-argumentativo, pois aresenta, os seguintes elementos : 1.Explicitação do proLeia mais
Olá Júlia, tudo bem? Adorei sua redação!
See less• A introdução ficou ótima, de modo a ensejar o que se propõe a expor nos dois argumentos que serão abordados no desenvolvimento
Sua introdução está adequada de um texto dissertativo-argumentativo, pois aresenta, os seguintes elementos :
1.Explicitação do problema, de forma contextualizada;
2.Tese (afirmação ou negação de uma opinião impessoal, pautada em uma verdade com discurso de autoridade), ideia que será defendida, oração declarativa.
3. Apresentação dos argumentos.
•No desenvolvimento do texto você atentou-se quanto ao uso de conectivos que retomam o ponto que precisou ser abordado você o obteve ao usar o advérbios de forma coesa.
•Na conclusão senti falta apenas da intervenção do problema por outro agente, segundo os parâmetros e formas de avaliação do ENEM são dois agentes que irão atuar em condutas que tentar resolver o problema, ademais o texto ficou fenômenal.
Parabéns!
200 – Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
200– Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
200– Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
200 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
190 – Competência 5: Proposta de intervenção (atentar-se com o emprego de mais um agente que vai realizar o enfrentamento do problema)
TOTAL: 990
Parabéns!!
Os Desafios Enquanto Sociedade
Chokmah
• A introdução deixou a desejar no que tange aos temas que serão abordados no texto -ou problema – de modo a situar o interlocutor. (Faltou você expor o tema e os argumentos que serão utilizados na construção do DESENVOLVIMENTO). Uma introdução adequada de um texto dissertativo-argumentativo deve apLeia mais
• A introdução deixou a desejar no que tange aos temas que serão abordados no texto -ou problema – de modo a situar o interlocutor. (Faltou você expor o tema e os argumentos que serão utilizados na construção do DESENVOLVIMENTO).
See lessUma introdução adequada de um texto dissertativo-argumentativo deve apresentar, pelo menos, os seguintes elementos :
1.Explicitação do problema, de forma contextualizada;
2.Tese (afirmação ou negação de uma opinião impessoal, pautada em uma verdade com discurso de autoridade), ideia que será defendida, oração declarativa.
3. Apresentação dos argumentos.
•No desenvolvimento do texto atentar-se ao uso dos argumentos que foram expostos na introdução (sinceramente pensei que usaria “desigualdades sociais geradas por questões econômicas” e o “individualismo” como crítica ao egocentrismo. Você poderia ter um exposto esses argumentos que retomariam o ponto que precisa ser abordado ( o problema) você pode obter ao usar o advérbios numa oração, pois a intenção do locutor é voltar a uma informação anterior e acrescentar algo a ela.
•Você construiu o desenvolvimento todo pautado sobre o individualismo, tanto no parágrafo 2 e 3. Poderia ter mudado o assunto do parágrafo 3 com outros argumentos, visto que o individualismo fora abordado no parágrafo 2.
•Atentar-se quando for realizar a conclusão do texto. Utilizar conectivos, conjunções conclusivas e advérbios que dão a entender que se chega ao desfecho do texto, (lembre-se, é nesse momento que você retoma o tema do texto, você busca a solução para o problema exposto) . Assim, é Interessante apresentar à síntese da discussão , a retomada da tese (ideia principal) e além disso, a proposta de solução do tema com as observações finais.
• Proposta de intervenção ficou excelente, citou dois agentes (órgãos governamentais que irão atuar nas ações, ou sujeito que irá praticar alguma conduta com o propósito de enfrentar o problema) o que irá ser feito, onde e como pode ser feito (qual a finalidade da intervenção)
140 – Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
150 – Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
150 – Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
140 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
170 – Competência 5: Proposta de intervenção
TOTAL: 750
Parabéns!! (Dica : Leia mais artigos de curiosidades, notícias jornalísticas para ficar a par da realidade atula do país, bem como ler livros clássicos para possuir um arcabouço de ideias sobre mundo)
Força, nunca desista!!
A crise hídrica em questão do Brasil .
Chokmah
Olá Thaissa tudo bem? • “Neste contexto, desde 1500 o Brasil sempre fora deslumbrante com a sua natureza"... O pronome “neste” é utilizado quando o objeto ou a pessoa referidos se encontra próximo da pessoa que fala, ou então no tempo presente em relação ao interlocutor. Houve uma incongruência no eLeia mais
Olá Thaissa tudo bem?
See less• “Neste contexto, desde 1500 o Brasil sempre fora deslumbrante com a sua natureza”…
O pronome “neste” é utilizado quando o objeto ou a pessoa referidos se encontra próximo da pessoa que fala, ou então no tempo presente em relação ao interlocutor. Houve uma incongruência no emprego de tal pronome, pois você já inicia a introdução com a ideia de passado, mas usando um pronome que sugere um lapso temporal recente. (Poderia ter usado por exemplo; Há época, No século tal, Naquela época, um conectivo que demonstrasse a ideia de tempo decorrdo.
• A introdução deixou a desejar no que tange aos temas que serão abordados no texto -ou problema – de modo a situar o interlocutor.
Uma introdução adequada de um texto dissertativo-argumentativo deve apresentar, pelo menos, os seguintes elementos :
1.Explicitação do problema, de forma contextualizada;
2.Tese (afirmação ou negação de uma opinião impessoal, pautada em uma verdade com discurso de autoridade), ideia que será defendida, oração declarativa.
3. Apresentação dos argumentos.
•No desenvolvimento do texto atentar-se quanto ao uso de conectivos que retomam algum ponto que precisa ser abordado você pode obter ao usar o advérbio “ademais” numa oração, pois a intenção do locutor é voltar a uma informação anterior e acrescentar algo a ela.
200 – Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
150 – Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
150 – Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
140 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
200 – Competência 5: Proposta de intervenção
TOTAL: 840
Parabéns!!
Tema: Foro privilegiado: privilégio pessoal ou proteção do exercício de função?
Chokmah
Oi, Gisele, tudo bem? Notável temática sua redação possui . Tema complexo, pertencente a disciplina de Direito Constitucional e Processual Penal. Essa é minha revisão. 190 – Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita •Excelente conhecimento gramatical, pouquíssimos erros de pontuação eLeia mais
Oi, Gisele, tudo bem? Notável temática sua redação possui . Tema complexo, pertencente a disciplina de Direito Constitucional e Processual Penal.
See lessEssa é minha revisão.
190 – Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
•Excelente conhecimento gramatical, pouquíssimos erros de pontuação e gramática. Cuidado com o uso de numerais, lembre-se que tratando de números ordinais deve-se escrevê-lo. Ex: Primeiro, segundo, terceiro.
180 – Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema.
•Usou argumentos sólidos e de autoridades, tais como a Constituição Federal da República, dados estatísticos, que é crucial para uma excelente redação, no entanto houve algumas divergências quanto ao emprego de alguns conceitos derivados do Direito. A saber; “ao se averiguar a atuação do foro privilegiado no Brasil, depreende-se que tal mecanismo responsável pela alteração da competência penal sobre autoridades públicas pressupõe privilégios pessoais a estes, tendo em vista que muitos parlamentares acabam sendo absolvidos de crimes políticos”
Lembre-se imunidade é gênero na qual prerrogativa de função e inviolabilidade são espécies, nesse sentido a imunidade é uma prerrogativa conferida a certas pessoas devido a determinadas atividades por elas desempenhadas, garantindo, assim, o livre exercício de suas funções. É importante notar que imunidade não significa inviolabilidade. A imunidade pressupõe prática de ato ilícito não a excluindo, mas impede o respectivo processo, constituindo, desta forma, uma prerrogativa processual. A inviolabilidade, contudo, possui natureza material , que exclui o próprio crime. Segundo Eugênio Pacelli de Oliveira, Face a relevância de determinados cargos ou funções públicas, cuidou o constituinte brasileiro de fixar “foros privativos” para o processo e julgamento de infrações penais praticadas pelos seus ocupantes, atentando-se para as graves implicações políticas que poderiam resultar das respectivas decisões judiciais. Assim, para facilitar o estudo, lembre-se que o foro de prerrogativa de função é inerente ao cargo em que o agente público exerce e não propriamente um privélegio da pessoa que exerce tal cargo, vulgo “foro privilegiado”. O FORO PRIVILEGIADO NÃO É MECANISMO, MAS SIM, UM INSTITUTO DE DEFESA PROCESSUAL, INERENTE ÀS ATIVIDADES DESEMPENHADAS POR AGENTES PÚBLICOS NO EXERCÍCIO DE SUAS FUNÇÕES, COM O ESCOPO DE SE OBTER ISONOMIA, EQUIDADE, E UM JULGAMENTO JUSTO PERANTE TRIBUNAIS SUPERIORES.
150 – Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
•Argumentos com domínio mediano acerca do tema, mas bem embasados com teor de convencimento. No seguinte esquema temos de forma sucinta para a elaboração da sua redação , devendo conter : no primeiro parágrafo INTRODUÇÃO ; tema + tese + argumento 1 de forma bem tímida mais argumento 2 de forma bem tímida. Tais argumentos deverão ser abordados e utilizados de forma mais aprofundada no segundo e terceiro parágrafo do seu texto, a saber no DESENVOLVIMENTO.
Por fim, no quarto parágrafo lembre-se de fazer a retomada do tema abordado na introdução mais a proposta de intervenção. Se preferir com as considerações finais com a indicação dos dois agentes que irão resolver o problema ou não.
160 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação.
•A construção e estruturação da redação nãi está muito bem desenvolvida,pois, já no primeiro parágrafo INTRODUÇÃO, você inicia a argumentação baseada no tema, na introdução você apenas deve aludir a tese+tema de forma bem sucinta, sem dissertar, deixe para fazer isso no segundo e terceiro parágrafo, DESENVOLVIMENTO.
170 – Competência 5: Proposta de intervenção.
• Ficou deveras interessante a CONCLUSÃO, mas você menciona em sua proposta da intervenção maneira incongruente de se estabelecer “justiça” diante de tal problemática a respeito do foro privilegiado de função estimulando o leitor a concordar que o Congresso Nacional promova o “banimento” de tal instituto, uma atitude que atenta contra o principal primado da Constituição Federal que é o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, culminado por si só, total afronta às cláusula pétreas , uma l vez que estas são imutáveis por qualquer alteraçã Legislativa. Destarte, para o foro privilegiado “acabar” (algo totalmente arbitrário, deve-se o Constituinte instaurar uma nova ordem jurídico, acarretando em uma nova Constituição. Lembre-se que os agentes da proposta de intervenção devem executar ações que não firam a Carta Magna e tão pouco os Direitos Humanos, e as atitudes que poderão ser executadas para a resolução do problema? Se sim, responde com as considerações finais.
TOTAL: 850
Parabéns!!!
Avante! Nunca desista 👊❤
COMPORTAMENTO RACISTA E A PRÁTICA ESTEREOTIPADA DA SOCIEDADE
Chokmah
Olá Alice, tudo bem? Sua redação sobre está boa, contudo, pode melhorar em vários aspectos. Essa é minha revisão. 160– Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita •Excelente conhecimento gramatical, no entanto observa-se alguns erros de pontuação e sintáticos. 140 – Competência 2: CompreLeia mais
Olá Alice, tudo bem? Sua redação sobre está boa, contudo, pode melhorar em vários aspectos.
See lessEssa é minha revisão.
160– Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
•Excelente conhecimento gramatical, no entanto observa-se alguns erros de pontuação e sintáticos.
140 – Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema.
•Usou argumentos pouco sólidos e nenhum de autoridade para embasar o DESENVOLVIMENTO do texto , por exemplo a História, dados estatísticos, filmes ou notícias jornalisticas, que é crucial para uma excelente redação.
140– Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
•Os argumentos utilizados não cumpriu com a intenção promovida pela temática abordada com domínio mediano do assunto e médio teor de convencimento. Senti falta de uma introdução com a tese + tema, no caso você apenas fez alusão aos pontos em destaque, mas não os citou na introdução.
150 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação.
•No DESENVOLVIMENTO não foi elaborado um argumento que argumentasse e discutisse o assunto de forma mais aprofundada, com uma confecção de texto mais expositivo que dissertativo-argumentativo.
100 – Competência 5: Proposta de intervenção: Não mencionou o agente, Orgãos do Estado, entes ou organizações não governamentais, e não propôs a Proposta da intervenção de maneira coesa e congruente, lembre-se que no quarto parágrafo deve haver A retomada do tema mais a proposta de intervenção e ou consideração final na conclusão deve se reunir as ideias levantadas ao longo do texto contudo com o posicionamento por parte do escritor ou uma solução para o problema apresentado.
TOTAL: 690
Foco nos estudos!!!
Avante! Nunca desista 👊
Tema: Como enfrentar o aumento do consumo de drogas lícitas por adolescentes.
Chokmah
Oi, Giisele, tudo bem? Adorei a sua redação, ótimo tema. Trata-se de um tema social muito controverso. Essa é minha revisão. 190 – Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita (Excelente conhecimento gramatical, pouquíssimos erros de pontuação,e ao no parágrafo da conclusão observei pequeLeia mais
Oi, Giisele, tudo bem? Adorei a sua redação, ótimo tema. Trata-se de um tema social muito controverso.
See lessEssa é minha revisão.
190 – Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
(Excelente conhecimento gramatical, pouquíssimos erros de pontuação,e ao no parágrafo da conclusão observei pequeno erro gramatical, a saber, “encino”).
200 – Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema.
(Usou argumentos sólidos e de autoridades, tais como a Constituição Federal da República, História, dados estatísticos, que é crucial para uma excelente redação).
200 – Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
(Argumentos muito bem embasados com alto teor de convencimento).
200 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação.
(A construção e estruturação da redação está muito bem desenvolvida, induz o leitor ao questionamento sobre a realidade em que a sociedade brasileira se encontra).
200 – Competência 5: Proposta de intervenção.
(Ficou deveras interessante sua proposta, mencionou Orgãos do Estado e propôs a Proposta da intervenção de maneira coesa e congruente, indicando os agentes e as atitudes que poderão ser executadas para a resolução do problema) .
TOTAL: 990
Parabéns!!!
Avante! Nunca desista 👊❤