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O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. ENEM 2020 (corrigem com nota pfv eu tô anciões)
juliocsarx
Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 80 pontos. Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosaLeia mais
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 80 pontos.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200 pontos.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200 pontos.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 160 pontos.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160 pontos.
Nota final com base nas competências do ENEM: 800 pontos.
Comentários – introdução:
Parágrafo bem construído com uma contextualização, apresentação e problematização do tema e definição da tese em 2 ideias explícitas.
Erros: Usar o título do livro com inicial minúscula;
Escrever o sobrenome “More” com inicial minúscula;
Acentuação inadequada em “sócial”;
Ausência de vírgula em “[…] No entanto, isso não ocorre no Brasil uma vez que […]”, nesse caso teria uma outra vírgula após “Brasil”.
Esses erros implicaram na nota da competência I. Percebi que você escreve bem e possam ter sido apenas erros de digitação, caso seja isso, a nota se eleva até os 160 pontos, do contrário, fica na faixa dos 80 como eu avaliei.
Comentários – D1:
Parágrafo bem conectado com a relação tópico frasal – argumento – repertório – fechamento.
Erros: “A priori” escrito junto (implica na C-I e na C-IV, pois esse conectivo não é mais aceito pela banca corretora para começar o D1);
Erro de concordância no trecho “[…] Apriori, é fulcral pontuar que os veículos de comunicação com grande popularidade é um dos grandes causadores desse problema […]”, nesse caso seria “são um dos grandes causadores” (implica na C-1).
Comentários – D2:
Boa construção do argumento, repertório e uso de conectivos. O tópico frasal, contudo, está vago, é importante explicá-lo melhor.
Erros: uso incorreto de um termo como aposto no trecho “[…] acordo com o programa televisivo, “jornal nacional”, cerca de 80% […]”, nesse caso o Jornal Nacional não deve ficar entre vírgulas nem aspas (implica na C-I);
Erro ao escrever o nome do jornal em iniciais minúsculas (implica na C-I);
Uso inadequado do “pessoalmente” no trecho “[…] cerca de 80% das pessoalmente estado grave de saúde mental […]”, nesse caso seria “pessoas” (implica na C-I);
Erro da vírgula nos trechos “[…] estado grave de saúde mental, demostraram sinais antes […] e “[…] necessário, Dessa forma, tudo isso contribui para a pérpetuação desse quadro […]”, no primeiro caso não há vírgula e no segundo seria um ponto (implica na C-I);
Erro na escrita da palavra “perpetuação” – é sem acento (implica na C-I).
Comentários – proposta de intervenção:
Erros na grafia do Ministério da Educação e sobrenome More; você os escreveu com iniciais minúsculas (implica na C-I);
Ausência de conectivo para interligar a ação do ministério ao período anterior do parágrafo (implica na C-IV);
5 elementos válidos, porém sem o detalhamento do meio/modo pelo qual a ação seria realizada (implica na C-V).
É isso, eu tenho certeza que grande parte dos seus erros ortográficos foram devido a digitação no site. Você com certeza ira atingir uma nota maior a avaliada aqui, porém eu precisei levar em consideração esses desvios de ortografia na correção.
Se gostou, avalie como a melhor correção! (;
See lessBons estudos!
Estigmas associado a doenças mentais na sociedade brasileira ( Coloquem as notas por favor. Obrigada :) )
juliocsarx
Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 120 pontos. Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosLeia mais
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 120 pontos.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 160 pontos.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120 pontos.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 160 pontos.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160 pontos.
Nota final com base nas competências do ENEM = 720 pontos.
Comentários – introdução:
É necessário melhorar a ligação do contexto com o tema, ou seja, explicar o motivo dele ser aplicado à situação-problema, pois a única relação que você fez foi no período “[…] De modo similar, a mesma realidade pode ser vista na contemporaneidade. […]” (isso afetou na C-03). Use um conectivo para ligar a problemática e a tese (a ausência afetou na C-04). Você apresenta 2 ideias e tese explícita sem elaborada. Um adendo: não é necessário fazer um encaminhamento conclusivo na introdução como está escrito em “[…] Exposto isso, convém debater a temática e apontar soluções plausíveis. […]”, pois não é a função desse parágrafo (isso afeta na C-02 e C-03) erro no uso da vírgula em “[…] haja vista, que a desatenção […]”, nesse caso não tem o sinal de pontuação após “haja vista” (isso afeta na C-01).
Comentários – desenvolvimento 1:
O conectivo “A priori” não é mais aceito pela banca de corretores para ligar o D1 à introdução, substitua por “Diante disso,”; “A partir dessa perspectiva”; “Diante do exposto,”, etc (isso afeta na C-04). Erro gramatical na palavra “entriseca”, o correto é “intríseca” (isso afeta na C-01); a construção “não se dando conta” é uma marca de informalidade (isso afeta na C-01); erro em conjunção proporcional no trecho “[…] essas doenças acabam se sentindo cada vez piores por não […]”, o correto seria “cada vez mais” (isso afeta na C-01); o final desse parágrafo está sem um conectivo (isso afeta na C-04); a defesa de seu argumento e a relação com o conceito de Hannah Arendt estão bem estabelecidos.
Comentários – desenvolvimento 2:
Erro de regência em “[…] Consequentemente, devido a precariedade no sistema […]”, nesse caso o “a” é craseado (isso afeta na C-01); você argumenta sobre a questão da relação entre pais e filhos e deixa de lado o tópico frasal sobre a saúde pública precária, é importante falar um pouco mais dela (isso afeta na C-02 e C-03); parágrafo bem conectado e argumentação bem construída com repertório sociocultural.
Comentários – proposta de intervenção:
Não há retomada da tese no parágrafo (isso afeta na C-02 e C-03); o governo Estadual e Municipal não mexem no PIB, atenção a isso. Proposta sem detalhamento e finalidade (isso afeta na C-05); erro de vírgula em “[…] problemática social que têm matado pessoas, seria gradativamente minimizada.”, nesse caso não tem a vírgula (isso afeta na C-01); Sem retomada do repertório (isso afeta na C-03).
DICAS:
– Revise regência e o uso do acento grave;
– Atenção ao nome da autora Hannah Arendt;
– Revise o uso da vírgula;
– Aprimore seu vocabulário lendo livros e redações;
– Revise conectivos internos e externos para redação.
Gostou? avalie como a melhor correção! (;
See lessBons estudos!
A importância dos museus para a preservação da memória social
juliocsarx
Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 160 pontos. Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosLeia mais
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 160 pontos.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 160 pontos.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160 pontos.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 120 pontos.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 120 pontos.
Nota com base nas competências do ENEM: 720 pontos.
Comentários – introdução:
Boa relação do tema com o conceito de Émile Duckeim, apresenta a problematização dos museus não serem devidamente valorizados e uma tese implícita, ou seja, o leitor não sabe o que você irá defender nos parágrafos seguintes, é importante deixar isso claro.
Comentários – desenvolvimentos 1 e 2:
D1 – precisa começar o parágrafo com um conectivo que estabeleça ligação com a introdução, tais como “Diante disso”, “Diante do exposto”, “A partir dessa perspectiva”, etc (perca de pontos na C-04). Você traz uma sigla não muito conhecida, o IPHAN, o que seria? Deixe explícito o significado na sua redação. Erro no uso de “onde” no trecho “cultura brasileira, por meio da constituição federal, onde define por meio de estudos,” esse termo é usado para designar lugar fixo, substitua por “no qual”, “o qual”, etc (perca na C-01). Repetição da conjunção de finalidade “por meio” 2x nesse parágrafo (perca na C-04). Argumento bem construído e faz relação com o repertório apresentado.
D2 – Inicie o parágrafo com um conectivo que estabeleça ligação com o D1 (perca na C-04). O repertório sociocultural sobre o incêndio do museu deve ser legitimado, pertinente e produtivo, ou seja, cite de qual meio de comunicação você tirou essa notícia, seja de um jornal, revista, entrevista, site, etc (perca na C-02). O parágrafo está construído em um só período, sem conectivos internos, é importante estabelecer ligação entre ideias (perca na C-04). Argumento e relação com o repertório está bem feita.
Comentários – proposta de intervenção:
Você começa trazendo mais informações e não é o objetivo desse parágrafo, aqui você deve RESOLVER os problemas apresentados nos desenvolvimentos (perca na C-02 e C-03). A proposta é estabelecer maior segurança física aos museus, mas de qual forma? e para quê? Essas perguntas ficaram vagas e gerou perca na C-05. Por fim, o final desse parágrafo é com uma frase de efeito, que não é adequada para a dissertação-argumentação (perca na C-02). Sugiro que finalize o texto retomando o repertório da introdução.
Dicas:
– Estude conectivos externos e internos para a redação;
– Revise a aplicação do termo “onde” na língua portuguesa;
– Busque sinônimos para as palavras-chaves do tema, evitando repetir várias vezes como fez com a palavra “museu” (6 vezes);
– Revise a estrutura dos desenvolvimentos e proposta de intervenção.
Gostou? avalie como a melhor correção! (;
See lessBons estudos!
A questão da pedofilia no Brasil. (Se puderem dar nota, eu agradeço)
juliocsarx
Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 80 pontos. Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosaLeia mais
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 80 pontos.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 120 pontos.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120 pontos.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 120 pontos.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 120 pontos.
Nota final com base nas competências do ENEM: 560 pontos.
Comentários – introdução:
A relação entre o contexto de Thomas Hobbes e o tema foi bem estabelecida;
Há a problematização do tema bem construída;
Apresentação de teses com 2 ideias foi realizada, assim fica implícito que você vai abordar no D1 sobre o acesso à internet potenciar a pedofilia e no D2 sobre a ausência de conversas/debates entre pais e filhos.
Erro gramatical no uso de preposição: “[…] Thomas Hobbes é facilmente associada a questão de pedofilia no Brasil […]”, nesse caso seria “questão DA pedofilia”;
Erro gramatical no uso de pronome demonstrativo: ““O homem é o lobo do próprio homem”, esta analogia do pensamento […]”, nesse caso seria “ESSA analogia”. Esses erros fizeram você perder pontos na competência 01.
Há um erro de conectivo com o uso da conjunção “Contudo” (expressa contrariedade, mas você não aborda algo contrário), isso fez você perder pontos na competência 04.
Comentários – desenvolvimentos 1 e 2:
Desenvolvimento 1: você começa com um conectivo “Primordialmente”, que não é mais aceito pela banca corretora como um termo de ligação entre a introdução e o D1; isso fez você perder pontos na competência 04. Seguindo a lógica da introdução, o leitor acha que você vai abordar a questão do acesso à internet e como ele implica na ocorrência da pedofilia, mas você acaba trazendo uma lei, inclusive sem especificar qual lei é essa, sem fazer relação com o seu tópico frasal da introdução e sem argumentar; isso fez você perder pontos nas competências 02 e 03. Há erro gramatical com pronomes demonstrativos novamente no trecho “[…] indivíduos que praticam este ato ou são acusados de violentar”, deve-se trocar ESTE por ESSE; isso fez você perder pontos na competência 01. O parágrafo está expositivo e é importante que você argumente a respeito do tema e siga uma lógica de ideias.
No D2, infere-se que você vai falar sobre a ausência de conversas e debates entre pais e filhos, mas novamente não é o que acontece, você foge do próprio argumento apresentado da introdução, além de que ele só tem um período, ou seja, sem pontos e sem conectivos separando as ideias; isso fez você perder pontos nas competências 02, 03 e 04. Por outro lado, a argumentação está melhor. Há erro no uso de pronome demonstrativo “o acusado que realiza esta ação, o que”, troque ESTA por ESSA; erro na colocação do pronome “o mesmo”, isso fez você perder pontos na competência 01. É importante citar de onde você tirou o dado de 70% da população brasileira ter acesso a internet, seja de um site, revista, jornal, etc. ou o corretor vai achar que você está inventando números; isso fez você perder pontos nas competências 02 e 03.
Comentários – proposta de intervenção:
Há um erro de uso da vírgula em “[…] é necessário que, as escolas promovam palestras […]”, nesse caso não tem vírgula após o “que”; isso fez você perder pontos na competência 01. Você apresenta 3 propostas – palestras, alertar e criação de leis, todas com os agentes, porém falta responder à pergunta “como fazer isso?” (isso fez você perder pontos na competência 05. É interessante terminar a redação retomando o repertório da introdução; isso fez você perder pontos na competência 03.
DICAS:
Revise o uso de pronomes;
Estude conectivos para a redação;
Substitua o “Primordialmente” por “Diante desse cenário”, “Diante do exposto”, “Diante desse fato”, “A partir dessa perspectiva”, etc;
Revise a estrutura do desenvolvimento;
Na conclusão, responda as perguntas:
– Quem vai fazer?
– O que vai fazer?
– Como vai fazer?
– Para quê vai fazer?
Retome o contexto da introdução no final do seu texto.
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See lessVocê tem o ano inteiro para evoluir, espero que consiga seus objetivos. Bons estudos!
Se gostou, marca como a melhor correção.
DESAFIOS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NO BRASIL
juliocsarx
Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 120 pontos. Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosLeia mais
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 120 pontos.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 160 pontos.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120 pontos.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 160 pontos.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 120 pontos.
Nota final = 680 pontos.
Comentários – introdução:
Não há a presença de um contexto para relacionar o tema (isso afeta na C-02 e C-03). Você faz uso da 2ª pessoa do plural no termo “conseguimos”, o que não é próprio para uma dissertação-argumentação, é importante se manter na 3ª pessoa; também apresenta uma repetição de palavras com mesmo sentido em “desafios e dificuldades” (isso afeta a C-01).
Comentários – desenvolvimentos 1 e 2.
No D1 você inicia com um repertório, o ideal seria começar com o seu tópico frasal, retomando a tese da introdução (isso afeta na C-02). Conectivos com a mesma ideia de “Em primeiro lugar” não são mais aceitos pelo ENEM para estabelecer ligação com a introdução, tente usar “Diante disso” e seus sinônimos (isso afeta na C-04). O parágrafo está amplamente expositivo, ou seja, não há uma argumentação bem construída, apenas a apresentação de dados e uma tentativa de relacioná-los (isso afeta na C-03).
Já no D2, há um erro com o uso de letra maiúscula em “No Brasil” (isso afeta na C-01). Construção incorreta no trecho “em escolas”, o adequado seria “nas escolas” (isso afeta na C-01). E também a ausência de uma argumentação solidificada (isso afeta na C-02 e C-03).
Comentários – proposta de intervenção:
Construção incorreta no trecho “com intermédio”, o correto seria “por intermédio” (isso afeta na C-01); a proposta está sem o modo que a ação será realizada, detalhamento e finalidade (isso afeta na C-05). Por fim, sem retomada de contexto que não foi apresentado na introdução (isso afeta na C-02 e C-03).
Gostou? avalie como a melhor correção! ;)
See lessBons estudos.
A importância de valorizar a população indígena (redação para prova da PF)
juliocsarx
Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 160 pontos. Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosLeia mais
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 160 pontos.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200 pontos.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160 pontos.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 200 pontos.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160 pontos.
Nota em acordo com as competências do ENEM: 880 pontos.
Comentários – introdução:
Ótima divisão do parágrafo em contexto, apresentação do tema e tese. Sua linguagem é formal e convida o leitor a continuar a leitura do seu texto. Relação do repertório sociocultural muito bem construída e teses explícitas.
Comentários – desenvolvimentos 1 e 2.
No D1: Argumentação bem elaborada e relacionada com o seu repertório, o que faz perceber a autoria do seu texto. Há um erro de vírgula após o traço médio, não é necessário colocar ela (afeta na C-01).
No D2: Seria válido detalhar o que seria o grupo “Greenpeace”, pois nem todos podem conhecer ele (como eu, por exemplo, ou seu corretor). Acredito que você poderia relacionar e interpretar melhor esse repertório com o seu argumento, pois diferentemente do D1, nesse parágrafo a relação entre esses dois elementos ficou um pouco vaga (afeta na C-03).
Comentários – proposta de intervenção:
Há um erro de regência com o uso da crase no trecho “[…] técnicas de jardinagem correspondentes às dos índios […]” (afeta na C-01); você opta por construir 2 propostas, ambas estão sem a finalidade (para quê) e o detalhamento do modo pelo qual a ação será realizada (afeta na C-05). Bom fechamento com a retomada do contexto apresentado na introdução.
Se gostou, marca como a melhor correção” ;)
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Garantia do acesso à internet no Brasil
juliocsarx
Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 120 pontos. Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosLeia mais
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 120 pontos.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200 pontos.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160 pontos.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 200 pontos.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160 pontos.
Nota final = 840 pontos.
Comentários – introdução:
Percebe-se claramente os 3 elementos constituintes da introdução: contexto, apresentação do tema e definição da tese com 2 argumentos válidos. Há erros de ortografia que implicaram na nota da C-01: “Passados anos” foi um conectivo não adequado para a modalidade formal da língua, haja vista que ele denota uma marca informal/oralidade; erro na escrita de uma palavra: “[…] proporcionou à sociedade hodierna nímios avanços […]”.
Comentários – desenvolvimentos 1 e 2:
O D1 contém uma boa organização das informações, apresenta boa argumentação, conectivos utilizados de maneira correta e bem relacionados a sua defesa.
No D2, há erro na colocação dos parênteses no repertório sociocultural com dados estatísticos “(têm)” e no uso da vírgula em “[…] devido à indisponibilidade de bandas largas, nos locais que frequentam.”, o que afeta também a C-01.
Comentários – proposta de intervenção:
Erro de escrita “[…] população basílica […]”, pecando na C-01. Apresenta 4/5 elementos válidos, não contém a finalidade da sua proposta e sugiro detalhar o meio/modo para alcançar 200 pontos na C-05. Percebe-se que você retoma a citação mencionada no D1, no entanto os repertórios dos desenvolvimentos devem estar bem trabalhados em cada parágrafo, sem necessitar uma retomada deles. O mais adequado seria encerrar seu texto com o contexto da Guerra Fria apresentado na introdução. Isso afeta na C-03.
Dicas: busque sinônimos para as palavras-chaves do tema para evitar repetições (5x nos termos “internet” e “acesso”). Evite palavras rebuscadas que quase não aparecem na contemporaneidade, como “hodierna”, “revés” e “mitigar”. Sua linguagem é simples e usar essas palavras não proporciona u equilíbrio na forma de escrever. ;)
Se gostou marca como a melhor correção. Bons estudos!
See lessOs desafios para a valorização da arte urbana no Brasil
juliocsarx
Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 120 pontos. Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosLeia mais
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 120 pontos.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 160 pontos.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120 pontos.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 120 pontos.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos: 120 pontos.
humanos.
NOTA FINAL = 640 pontos.
Comentários – introdução:
O repertório com a lei está mal relacionado e interpretado, pois o documento estabelece a igualdade entre pessoas e não faz nenhuma ligação com a desvalorização artística (afeta na C-02 e C-03). Há apenas 1 conectivo, é importante separar os 3 elementos da introdução: contextualização | problematização | tese, usando 3 períodos com pelo menos 2 conectivos (afeta na C-02).
Comentários – desenvolvimento 1 e 2:
No D1: “Conseguinte do senso comum,” foi usado como conectivo de maneira incorreta (afeta na C-04), o seu repertório traz novamente uma lei, tente diversificar o que irá apresentar sem repetir o mesmo eixo (afeta na C-03), ainda assim essa lei não apresenta relação com a sua opinião sobre a sociedade marginalizar a arte urbana (afeta na C-02 e C-03).
No D2: Você usa o verbo “alavancar” para dizer que o preconceito ajuda na igualdade e respeito entre as culturas, logo esse termo foi colocado de maneira incorreta (afeta na C-01); há o termo “ainda não bastante” como marca de oralidade informal da língua portuguesa (afeta na C-01), e você usa o repertório filosófico e depois uma conclusão, mas sem o argumento (afeta na C-02).
Comentários – proposta de intervenção:
See lessNo trecho “Por fim, é preciso alterar a maneira visual humana a respeito do vandalismo,” dá ideia de alterar a forma com que as pessoas enxergam a arte no seu sentido literal (a imagem que os olhos captam), logo o termo correto no lugar de “maneira visual” seria “concepção” ou seus sinônimos próximos. A proposta inicial se dá com o governo “unindo forças”, mas quais forças seriam essas? armadas? ideológicas? física (braçal)? atenção a como você escreve e como o leitor vai entender a mensagem (afeta na C-03). Não há o meio/modo da ação + detalhamento (afeta na C-05), e a construção do parágrafo se dá em 2 períodos, relembro que é preciso separar para manter a leitura fluida e coesiva, usando sempre conectivos. (afeta na C-02). Feche seu texto retomando o contexto da introdução para de fato mostrar a relação com o problema. O conectivo inicial “Por fim” não é adequado para a dissertação-argumentação (afeta na C-01).
Tema: Problemas relacionados ao Sistema Carcerário Brasileiro
juliocsarx
Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 120 pontos. Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosLeia mais
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 120 pontos.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 120 pontos.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120 pontos.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 120 pontos.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos
humanos: 160 pontos.
NOTA FINAL = 640 pontos.
Comentários – introdução:
Há um duplo sentido no seu repertório, para quem assistiu a série, saberá o que você está falando, mas quem não a viu poderá interpretar de 2 formas: Archie assassinou Hiram e foi preso injustamente ou Hirom assassinou alguém e fez com que Archie levasse a culpa. É importante se atentar a deixar as informações explícitas para quem vai ler, independente do seu leitor conhecer ou não Riverdale (afeta a C-03). Percebe-se um erro de concordância em “os problemas do sistema carcerário brasileiro FAZ parte da realidade do corpo social”, seriam “fazem parte” (Afeta a C-01). Por fim, não há apresentação da sua tese, ou seja, do que você irá discorrer e argumentar nos desenvolvimentos. Aconteceu a troca da tese por um encaminhamento conclusivo, mas não é a função da introdução. (Afeta a C-02)
Comentários – desenvolvimentos 1 e 2:
No D1, você começa com um conectivo que não é mais adequado na concepção dos corretores do ENEM: “Em primeira análise […]”, troque por “Diante disso” e seus sinônimos (afeta a C-04). Há um erro gramatical no uso da vírgula nesse trecho “[…] nota-se, que no Brasil, grande parte […]”, as vírgulas separando “que no Brasil” não foram colocadas adequadamente, pois esse termo não é um aposto. (afeta na C-01). Erro de acento grave no trecho “[…] cabe também abordar à dificuldade daqueles […]”, pois não há o uso de crase (afeta na C-01). Por fim, não apresenta uma relação concreta entre o seu argumento e o repertório, é importante explicar o porquê do conceito de Bauman ser adequado a sua opinião (afeta na C-03).
Já o D2 está mais bem construído, porém alguns erros de: concordância – “[…] Isso acontece pelo fato de apenas os ricos conseguir […]” o verbo “conseguir” deveria estar flexionado no plural (afeta na C-01); além disso, seu repertório (dado estatístico) também não ficou bem relacionado com o argumento, na mesma lógica do parágrafo anterior, deixe claro para o leitor porque aquele dado é importante para discutir sua tese.
Comentários – proposta de intervenção:
See lessVocê opta por fazer 2 propostas, porém a primeira está sem finalidade (para quê) e detalhamento do meio/modo da ação, e a outra sem finalidade, meio/modo e detalhamento (afeta na C-05). Erro de regência no uso da crase em “[…] às pessoas que comprovarem renda per capita […]”, uma vez que não deve haver a acentuação nesse caso (afeta na C-01). E nenhuma das propostas resolve o problema tratado no primeiro desenvolvimento (afeta na C-02).
POSSÍVEIS TRAJETOS PARA COMBATER A QUESTÃO DO ANALFABETISMO FUNCIONAL NO PAÍS (nota pfvr)
juliocsarx
Competência 1 - Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: 160 pontos. Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 80 pontos. CompetênciaLeia mais
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: 160 pontos.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 80 pontos.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 80 pontos.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 160 pontos.
Competência 5 – Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 200 pontos.
NOTA FINAL: 680 pontos.
Comentários – Introdução: há uma ausência em estabelecer a relação entre o contexto e o problema, ou seja, uma sociedade ufanista, com valores exacerbados por seu país, só é composta por pessoas alfabetizadas? Ou qualquer um pode demonstrar esses sentimentos? É importante relacionar explicitamente o seu repertório inicial e o tema da redação, deixando uma interpretação clara para o leitor; isso gerou perca na C-III. Em relação a sua tese causa/consequência, a construção está boa, contudo há traços a serem aperfeiçoados, isso significa principalmente não utilizar exatamente essas palavras “causa” e “consequência”, pois demonstram um vocabulário imaturo; isso gerou perca na C-I.
Comentários – desenvolvimentos 1 e 2:
No D1, você inicia o parágrafo sem um conectivo que estabeleça relação com a introdução. Assim, o leitor já parte para o seu repertório com a série; isso gerou perca na C-IV. É importante frisar que não houve uma explicação entre o repertório e a sua opinião (por que a leitura dificulta esse combate?); esses fatos geram perca na C-II e C-III. Sugiro pesquisar sobre as expressões “o mesmo” e “a mesma”, uma vez que foram utilizadas erroneamente, perdendo pontos na C-I.
Já no D2, percebe-se um parágrafo embrionário, ou seja, sem todos os elementos de um desenvolvimento da tese. Não há a presença da argumentação, da relação entre a matemática e o analfabetismo, e do repertório, pois você não explica o porquê dele provar a consequência apresentada. Isso gerou perca na C-II e C-III.
Comentários – proposta de intervenção:
See lessHá a retomada do tema, estabelecimento de 5 elementos vários + detalhamento e fechamento com o repertório inicial da introdução. Atenção na construção “apoio à leitura”, pois não se usa crase. Isso gerou perca na C-I.