Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A escassez de água no século XXI
juliajuliajulia
Intro: está apenas em uma frase e, embora muito bem escrita, fica cansativo de entender. além disso talvez tenha ficado muito expositivo, apresentou a alusão histórica, o tema mas não sua tese. D1: poderia contar mais sobre o documentário, você falou o que é observável e o que fica evidente, mas nãoLeia mais
Intro: está apenas em uma frase e, embora muito bem escrita, fica cansativo de entender. além disso talvez tenha ficado muito expositivo, apresentou a alusão histórica, o tema mas não sua tese.
D1: poderia contar mais sobre o documentário, você falou o que é observável e o que fica evidente, mas não como o documentário deixa isso claro. Tirando isso, está muito bem argumentado, poderia apenas cortar o parágrafo em partes para não deixar em uma única frase.
D2: uma frase apenas novamente.
“marginalização o qual”: ao qual.
Segundo dados e estatísticas ou segundo o documentário? ficou confuso.
“o número de cabeças de gado brasileiras ter ultrapassado o número de brasileiros, evidenciando uma utilização excessiva e desmedida de recursos hídricos”: essa proporção evidencia o exagero da criação bovina, falta um dado sobre como o gado consome os recursos hídricos para ficar claro a relação entre o número de cabeças de gado e a utilização de recursos hídricos.
Conclusão: uma única frase.
“mais especificamente, a Secretaria da Educação”: crase.
Sua conclusão não resolução não parece solucionar os problemas citados nos desenvolvimentos, cidadãos comuns consumirem a água de forma eficiente não faz com que pessoas que não possuíam acesso à água o tenham repentinamente nem faz com que as fazendas de gado reduzam seu número de cabeças.
Comentário: você escreve bem, a coerência das frases está ótima, mas falta a coesão do texto como um todo, uma estrutura única, um objetivo principal para o texto.
Espero ter ajudado um pouco e me desculpe por qualquer erro!
See lessPersistência do Racismo
juliajuliajulia
Na sociedade atual,é presente a persistência do racismo,devido a[[crase]] escravidão de pessoas negras[[isso é presente hoje?]].No século XVI,foi implementado a escravatura no Brasil,na qual os afrodescendentes eram traficados através do navio negreiro,para fazer mão de obra sem custos para os colonLeia mais
Na sociedade atual,é presente a persistência do racismo,devido a[[crase]] escravidão de pessoas negras[[isso é presente hoje?]].No século XVI,foi implementado a escravatura no Brasil,na qual os afrodescendentes eram traficados através do navio negreiro,para fazer mão de obra sem custos para os colonizadores.No ano de 1888 a[[sem vírgula]]Lei Áurea[sem vírgula]aboliu o escravismo e diante desse histórico seguidos [[singular]] de liberdade sem suporte,nasceu o racismo[[a escravidão não era uma forma de racismo? ele só surgiu após a escravidão?]].
Em primeiro lugar,vale destacar o filme ”O ódio que você semeia” que demonstra uma problemática,a brutalidade policial.O protagonista é assasinado,[[sem vírgula]]após o policial confundir o pente na mão dele com uma arma.Por outro lado,na[[“na” desnecessário]] nossa realidade não é diferente,pois[[vírgula]] de acordo com,[[sem vírgula, +o]]IBGE,a cada 23 minutos um jovem negro morre.Dessa forma,é explicíto a desigualdade social vigente na comunidade em que vivemos,pois não há indícios de porcentagens de pessoas brancas mortas pela polícia[[há pessoas brancas mortas, só em menor quantidade, não utilize generalizações]].
Em segunda análise,é evidente a satirização dos fenótipos contra pretos.No programa -Zorra Total-,era utilizado de forma negativa personagens com características neggroides,porém com representação de cunho racista.Na qual[[conectivo não conecta com nenhum elemento anterior]],um dos intérprete[[s]] usava o cabelo Black Power,com objetos passando a mensagem de que o cabelo de pessoas afro são sujos ou que dar[[da]] pra[[para]] esconder utensílios[[nele]].Desta maneira,contribui para a baixa autoestima de um segmento da população adestrado a se sentir e [[se]]comportar como inferior,porque[[vírgula]] para os cidadões brasileiros[[vírgula]] a cultura africana não é bem aceita.
Em virtude dos fato mencionados,é necessário a aplicação de medidas objetivando o bem estar social.O [?-]Ministério da Educaçao[-?],deve estabelecer ações sistemáticas de conscientização em eventos e materiais didáticos,-uma vez que as ações da educação têm poder transformador,-a fim de que a sociedade no geral [[- vírgula]]por conseguinte[[-vírgula]] se conscientize.Desse modo,visando a inclusão dos negros nos âmbitos da corporação humana.
[[proposta poderia ter mais detalhamento]]
Feedback:
Suas ideias foram ótimas, só falta deixá-las mais claras e fundamentar melhor. cuide com a gramática e revise antes de enviar, acredito que alguns erros não foram falta de conhecimento, e sim descuido. Se você for fazer o enem digital, cuide com o espaçamento, algumas partes ficaram difíceis de entender por não ter espaço entre as palavras.
Me desculpe por qualquer equívoco e boa sorte!
See lessOs desafios para a implementação da educação sexual no Brasil
juliajuliajulia
Intro: Na série “Sex Education”, o jovem Otis tira dúvidas e dá conselhos para seus colegas sobre relações sexuais, as quais[[as duvidas/conselhos ou as relações?]] são feitas escondidas no ambiente escolar. Nesse sentido, fora da ficção, isso é uma realidade[[redundância- fora da ficção/realidade]]Leia mais
Intro: Na série “Sex Education”, o jovem Otis tira dúvidas e dá conselhos para seus colegas sobre relações sexuais, as quais[[as duvidas/conselhos ou as relações?]] são feitas escondidas no ambiente escolar. Nesse sentido, fora da ficção, isso é uma realidade[[redundância- fora da ficção/realidade]] no Brasil, devido ao silenciamento escolar[[a escola é silenciada ou a silenciadora?]] e à má influencia midiática.
D1: o silenciamento escolar[[repetição]]
[[não ficou clara a relação da citação com o tema, mas complementando essa última frase acho que melhoraria]]
D2: é imprescindível não[[não?]] mencionar à[[sem crase]] má influencia midiática
[[abordagem rasa do argumento]]
feedback:
pontos positivos: a alusão à Sex Education foi uma boa ideia, foi bem certeiro no tema, escolheu bons pontos para abordar e sua conclusão está perfeita.
pontos negativos: procure estruturar melhor seus argumentos, estabelecendo as relações de causa, consequência e necessidade de forma mais clara, use citações apenas se dialogarem bem com o tema e fundamentarem o que está dizendo.
Espero ter ajudado um pouco, me desculpe por qualquer erro
See lessA necessidade de respeito à identidade de gênero no Brasil
juliajuliajulia
Oi Rosangela, vou tentar ajudar pus uns comentarios entre [[ ]] no texto: A identidade de gênero diz respeito ao gênero que se identifica como fazendo parte. No Brasil, indivíduos não têm sua escolha respeitada caso essa escolha não seja considerada[[por quem?]] correta, limitando a definição[[ambigLeia mais
Oi Rosangela, vou tentar ajudar
pus uns comentarios entre [[ ]] no texto:
A identidade de gênero diz respeito ao gênero que se identifica como fazendo parte. No Brasil, indivíduos não têm sua escolha respeitada caso essa escolha não seja considerada[[por quem?]] correta, limitando a definição[[ambiguidade, se trata da definição/escolha do indivíduo ou à própria definição da palavra?]] por conta do preconceito. Essa intolerância se manifesta de diversas formas no país: seja pela violência física ou pelos crimes de ódio na Internet. Assim, há a necessidade de promover visibilidade ao tema para que o respeito à identidade de gênero no Brasil se torne realidade.
Em primeiro plano, é preciso analisar a perpetuação do preconceito na sociedade brasileira como motivação para o aumento do número de homicídios de pessoas transgêneras. Segundo a ONG Transgender Europe (TGEu), o Brasil lidera o ranking mundial de assassinatos de transexuais. Esses dados refletem o cotidiano[[seria melhor especificar a consequencia no cotidiano, o medo, etc, pois cada pessoa não é cotidianamente morta, contudo a ameaça é]] de pessoas trans, que possuem uma expectativa de vida menor que o restante dos brasileiros[[acho que seria interessante ressaltar que essa diferença mostra a consequencia do preconceito]]. Dessa forma, políticas precisam ser implementadas para superar a falha do Estado em prevenir e investigar esses crimes com uma parcela quase invisível da população brasileira.
Em segundo plano, os crimes de ódio na internet, consequente[[S]] da facilidade de criação de contas anônimas somado à falsa ideia de “terra sem lei”, possibilita uma rede de discriminação imensurável que coloca em risco o acesso igualitário por parte dos usuários. [[conectivo faltando]] Control Z, série mexicana do Netflix, traz consigo a personagem Isabela, uma aluna transexual que muda de cidade para recomeçar[[recomeçar o que]], mas agora[[mas então talvez ficaria melhor, pois não é agora que isso está acontecendo realmente]] vê seu passado de volta à tona e precisa lidar com os comentários ofensivos de seus colegas de classe após um hacker revelar sua identidade[[anterior?]] à todos. Fora da ficção, esse cenário[[acho que “cenários análogos” ou algo assim ficaria melhor, pois não é o mesmo cenário exatamente]] é vivido por pessoas trans, que constantemente recebem ataques virtuais e ameaças de morte por serem quem são.
Portanto, é importante que sejam criados mecanismos para evitar a exclusão de pessoas transexuais. O Governo Federal deve promover palestras educativas em todo o território nacional através de instituições de todos os níveis acadêmicos, bem como investir na segurança do ambiente virtual, por meio de aplicações de leis referentes ao Direito Digital com o objetivo de conscientizar a população dos direitos de todos os cidadãos e mantendo o respeito à identidade de gênero no Brasil. Assim, ataques como foram feitos à Isabela deixarão de fazer parte dos transexuais[[os ataques fazem parte dos transexuais?]].
Feedback: Seu texto ficou interessante, deu dados para fundamentar seus argumentos e a estrutura do texto está boa também, eu só aconselharia a cuidar mais com ambiguidades, tente especificar melhor seus argumentos, pois eles estão bons, dá pra entender o que você tentou dizer, porém poderia ficar mais claro.
Espero que não se incomode que eu tenha copiado o texto para por os comentários, acho que assim fica mais fácil de te ajudar. Além disso, sou inexperiente aqui, então me desculpe por qualquer erro e se quiser pontuá-los, pode vir conversar comigo!
See lessTEMA: Impacto das Redes Sociais na saúde mental
juliajuliajulia
Oi, eu copiei partes do texto e coloquei os comentários entre {{chaves}}, acho que fica melhor para entender. "No entanto, observa-se na realidade" {{me pareceu que foi usado como um "na verdade", não uma referencia ao mundo real, acho que ficou ambíguo}} " A afirmação do sociólogo é uma metáfora soLeia mais
Oi, eu copiei partes do texto e coloquei os comentários entre {{chaves}}, acho que fica melhor para entender.
“No entanto, observa-se na realidade” {{me pareceu que foi usado como um “na verdade”, não uma referencia ao mundo real, acho que ficou ambíguo}}
” A afirmação do sociólogo é uma metáfora sobre as relações da sociedade contemporânea, que vivem{{a sociedade… que vive}} de relacionamentos artificiais”
e as redes sociais está{{estão}} ligada{{ligadas}} diretamente a isso, causando um isolamento, onde o individuo só vive uma vida virtual{{“só vive virtualmente” retiraria a repetição}}, dificultando os relacionamentos na vida{{repetição}} real, ocasionando doenças mentais, como{{vírgula}} por exemplo, a depressão e a ansiedade.
Além disso, em Dezembro de 2020, um youtuber russo fez uma live{{o leitor saberá o que é uma live?}}, onde{{na qual, onde é para lugar}} transmitia para milhões de pessoas o corpo de sua namorada morta. O Russo não se preocupou em tentar ajuda-la de alguma forma, mas sim, em conseguir mais espectadores para sua transmissão.{{bela informação, deixou bem concreto o seu ponto}} Isso mostra que{{vírgula}} para conseguir mais fama nas redes sociais, os usuários estão dispostos a fazer qualquer coisa, prejudicando a saúde mental de todos os envolvidos, pois pode causar pânico a quem assiste, ou até mesmo incentivar para que outras pessoas façam o mesmo.{{acho que mais uma frase de fechamento cairia bem, mas gostei do parágrafo}}
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse problema. Então, é preciso que o Ministério da Educação, em parceria como Conselho Federal de Psicologia do Brasil desenvolva “Workshops” e palestras online como meio de conscientizar a sociedade sobre a importância de cuidar da saúde mental sua, e de seus familiares, ademais, palestrar sobre o uso correto das redes sociais,e de como utiliza-lá{{o uso correto… e de como utilizar: ficou redundante}} sem prejudicar sua sanidade. Desse modo atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo das redes sociais, e a coletividade alcançará a Utopia de More. {{se é uma utopia não é alcançável}}
Lembrando: são só opiniões, não sou profissional e posso ter cometido vários erros, se for o caso, me desculpe e pode me avisar se quiser!
See lessTema: as consequências da evasão escolar no Brasil (Se puderem, corrijam segundo as competências do enem)
juliajuliajulia
Oi, vou dar minha correção, mas são apenas opiniões, não certezas, então qualquer erro me desculpe, pode me chamar para mostrar o erro também, caso queira. Intro: "a qual é motivada pelas desigualdades sociais, assim como agrava a situação de pobreza." --o "assim como" deu a impressão de que você faLeia mais
Oi, vou dar minha correção, mas são apenas opiniões, não certezas, então qualquer erro me desculpe, pode me chamar para mostrar o erro também, caso queira.
Intro:
“a qual é motivada pelas desigualdades sociais, assim como agrava a situação de pobreza.”
–o “assim como” deu a impressão de que você falaria mais um motivo da conjuntura, talvez seria melhor usar outro conectivo.
D1
“para após poder desenvolver intervenções”
[para, após isso, poder desenvolver intervenções]
“Nesse sentido, é perceptível que a evasão escolar ocorre, pois crianças e adolescentes, muitas vezes, precisam abandonar seus estudo para cooperar com a renda familiar.”
[essa vírgula no “Ocorre, pois” faz parecer que o que vem a seguir é um argumento salientando a Percepção do caso e não a explicação de porque ocorre. (mas eu sou péssima com vírgulas, então sei la)]
“À vista disso, é pertinente apresentar um dado disponibilizado pelo IBGE para legitimar esse argumento, uma vez que, de acordo com o citado, o Brasil é um país com uma renda muito concentrada na mãos de poucos.” ~[essa frase poderia ser mais concisa, algo como: “Sobre isso, de acordo com o IBGE o Brasil é um país com uma renda muito concentrada na mãos de poucos.” o dado legitima a opinião sem você precisar falar que ele legitima.]
“Dessa maneira, essa discrepância leva ao problema, porque eles[eles quem?] têm a necessidade de ir em busca de um emprego e isso demanda uma carga horária que torna praticamente impossível conciliar o trabalho e a educação formal. Logo, uma das causas desse obstáculo é[são] as desigualdades existentes.”
D2
” Em segundo plano, é imperiosa a análise da consequência dessa prática” [parece que está se referindo às desigualdades sociais, algo que tinha acabado de citar]
Conclusão:
“Em vista dos fatores mencionados, uma proposta é indispensável. Dessa forma”[trocar o conectivo]
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 190
See lessCompetência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 190
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 100
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 200
(notas representativas, não possuo conhecimento para dar uma nota real)
A SAÚDE MENTAL DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
juliajuliajulia
Achei sua argumentação ótima, bem coerente, texto estruturado, vocabulário extenso e variedade nos recursos coesivos. Vi dois erros de digitação e minhas recomendações seriam essas: - que ao invés de criar seres pensantes[vírgula] forma pessoas padronizadas -a influência familiar e o paradoxo polítiLeia mais
Achei sua argumentação ótima, bem coerente, texto estruturado, vocabulário extenso e variedade nos recursos coesivos. Vi dois erros de digitação e minhas recomendações seriam essas:
– que ao invés de criar seres pensantes[vírgula] forma pessoas padronizadas
-a influência familiar e o paradoxo político são um[uns] dos pilares dessa problemática.
Repetições: nativos
-uma vez que em algumas áreas brasileiras não possuem: eu tiraria o “em”, mas não sei se está incorreto ou se só me deu a sensação de estranheza.
-casos de depressão com o mais marginalizado geograficamente: eu trocaria o “com”, pois considero uma doença que aconteça “no” indivíduo, mas seu texto foca na atitude do contexto para com as doenças mentais, então o com é cabível também (acho).
Mas eu não sou a melhor pessoa em gramática, então é contigo.
A proposta ficou completa e apropriada para os problemas que focou no texto, entretanto eles são somente sobre a conscientização, não falou sobre o tratamento de doentes nem de aumentar a quantidade de atendimento(algo que citou como problema), sendo assim se a proposta fosse realizada teríamos um país consciente, porém ainda com deficiência no tratamento. O que não tira totalmente a utilidade da sua proposta, já que os indivíduos conscientes serão mais propensos a lutar por seus direitos e provocar mudanças mais tarde. Resumindo: não sei se isso é realmente um problema para sua nota.
Se eu fosse a corretora não daria menos que 900.
See lessA importância da alfabetização como instrumento de democratização na sociedade brasileira
juliajuliajulia
Único erro notado foi a vírgula em "ao mesmo tempo, mais difícil", acho que ela não se encaixa, não tenho certeza porque sempre tenho problemas com vírgulas. Mas a meu ver, o restante do texto está impecável, boa argumentação, estrutura, coesão, coerência, repertório sociocultural e proposta de inteLeia mais
Único erro notado foi a vírgula em “ao mesmo tempo, mais difícil”, acho que ela não se encaixa, não tenho certeza porque sempre tenho problemas com vírgulas.
Mas a meu ver, o restante do texto está impecável, boa argumentação, estrutura, coesão, coerência, repertório sociocultural e proposta de intervenção aplicável, completa e eficaz para o problema.
parabéns
See lessSaúde Pública no Brasil
juliajuliajulia
intro: completa e fluida, errou apenas a concordância na palavra distancia(M) D1: às autoridades não vai crase, um macete é ver se pode trocar por para a(s), se sim, põe crase. Também não entendi a frase de fechamento, ficou ambíguo "moradores". Tirando isso, seu ponto foi bem apresentado. D2: "devaLeia mais
intro: completa e fluida, errou apenas a concordância na palavra distancia(M)
D1: às autoridades não vai crase, um macete é ver se pode trocar por para a(s), se sim, põe crase. Também não entendi a frase de fechamento, ficou ambíguo “moradores”. Tirando isso, seu ponto foi bem apresentado.
D2: “devaneio dos pacientes” eu interpreto como pacientes sonhando acordado, mas aí não faz muito sentido, então não sei se você utilizou errado ou falta a mim o conhecimento de outras interpretações da palavra. Ademais o parágrafo está muito bom.
Conclusão: verbas que garantaM, Sua proposta tem todos as partes necessárias, porém não resolveu o problema que citou na introdução, a falta de profissionais capacitados, acho que então seria melhor não ter focado o começo nisso ou resolvido no fim, pois nem todos os locais possuem médicos já disponíveis para serem contratados.
No geral gostei da argumentação, estrutura do texto e os conectivos foram bem utilizados. Acho que teria uma nota acima de 800.
See lessDesculpe qualquer falha minha e parabéns pelo texto!
Como combater o consumo de drogas no Brasil?
juliajuliajulia
Oi, Sou visivelmente menos competente que você, mas vou tentar comentar mesmo assim, desculpe por qualquer erro. A alusão da introdução ficou muito interessante, mas achei que a questão da fuga da realidade seria desenvolvida nos argumentos, porem você colocou na conclusão e um texto cíclico tambémLeia mais
Oi,
Sou visivelmente menos competente que você, mas vou tentar comentar mesmo assim, desculpe por qualquer erro.
A alusão da introdução ficou muito interessante, mas achei que a questão da fuga da realidade seria desenvolvida nos argumentos, porem você colocou na conclusão e um texto cíclico também aumenta a nota.
Os conectivos foram muito bem utilizados, não notei erros de coesão nem coerência. O texto está bem estruturado e fluido.
Seu texto focou na recuperação de viciados em drogas, mas não comentou sobre novos usuários, então não resolveria o problema do consumo de drogas a longo prazo, pois sempre haveria muita gente para tratar. porem como todo o texto focou no ponto da recuperação, ele ficou completo em si mesmo, então acho que não seria descontado nota, não sei.
Eu estimaria uma nota acima de 900, parabéns
See less