Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Negacionismo da ciência
Jubs
Olá, irei tomar como base o Enem: - Gostei bastante da introdução, bem objetiva e tese exposta de forma clara; - No segundo parágrafo, você diz "essa incompreensão vem ocasionando problemas secundários ", mas, não explicita tais problemas no próprio parágrafo; - Terceiro parágrafo está bem estruturaLeia mais
Olá, irei tomar como base o Enem:
See less– Gostei bastante da introdução, bem objetiva e tese exposta de forma clara;
– No segundo parágrafo, você diz “essa incompreensão vem ocasionando problemas secundários “, mas, não explicita tais problemas no próprio parágrafo;
– Terceiro parágrafo está bem estruturado, argumento consistente por ter um exemplo concreto. Cuidado: você utilizou “onde” se referindo ao movimento antivacina, porém, o onde deve ser usado somente em relação a um lugar físico, você poderia ter usado “o qual”;
– Na conclusão, você não expôs o agente interventor, partiu direto para a ação, cuidado;
– Há erros de uso de vírgula e erro de acentuação no segundo parágrafo;
Notas:
c1: 160
c2: 160
c3: 160
c4: 160
c5: 120
total = 760
Espero ter ajudado, bons estudos.
Soluções para acabar com o Bullying
Jubs
Oi Karina, abaixo segue alguns pontos que identifiquei erros ou que podem ser melhorados: - Cuidado com erros ortográficos : "vivência >> vivencia"; "período escola>>período escolar"; - Essa palavra "vexaminosos" é um pouco coloquial de mais para redação, poderia ser substituída por "humLeia mais
Oi Karina, abaixo segue alguns pontos que identifiquei erros ou que podem ser melhorados:
See less– Cuidado com erros ortográficos : “vivência >> vivencia”; “período escola>>período escolar”;
– Essa palavra “vexaminosos” é um pouco coloquial de mais para redação, poderia ser substituída por “humilhantes”;
– Falta de acento em “ocorrências similares tem…” >>”ocorrências similares têm…”;
– ” principalmente no meio do público juvenil”, poderia ter dito somente “principalmente ao público juvenil”;
– “transformando-se em ódio”>>”transformando-as em ódio” porque está concordando com mágoas;
– “ao deparam com”>>”ao se depararem com”;
– “podem se submeter” o uso é estranho pois parece que a vítima que se submete ao bullying, então, talvez fique mais coerente dizer “são submetidos”;
– “ocasionados pelos praticantes”, fica melhor dizer “ocasionados pelos praticantes do bullying” já que você não utilizou o termo neste parágrafo ainda;
– “dentre eles: violência e depressão” não há necessidade de utilizar “:”, então poderia dizer somente “a violência e a depressão”;
– ” deprimindo-se até cometer suicídio” meio pesado relacionar assim tão diretamente, poderia ter dito “aumentando a sensação de inferioridade diante do opressor, esta que pode transformar-se em depressão, entre outros problemas psicológicos e, por fim mais trágico, o suicídio da vítima”; Nesse caso, você deixaria de citar no início do parágrafo “”violência e depressão;
– “ministério da educação” inicie os nomes dos agentes com letra maiúscula “Ministério da Educação”;
– ” normais as”, cuidando com erro de digitação e uso da crase >>>”normas às”;
– “providenciem semanalmente, palestras” sem necessidade desta vírgula;
– ” o quando antes.” >> “o quanto antes”
– Cuidado com a proposição de duas intervenções, se atente para não deixar uma menos detalhada que a outra. Se possível, faça apenas uma que atenda aos problemas que você colocou;
– Eu sugiro que na conclusão siga a ordem que os corretores da banca procuram: agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade;
– Tese bem estruturada;
– Um texto-circuito é muito bem visto pelos corretores, então, sugiro que comece a tentar seguir esse método;
– Bom uso de recursos coesivos;
Notas:
c1: 120
c2: 120
c3: 160
c4: 200
c5: 120
total = 720
Espero ter ajudado, karina.
A tolerância aos agrotóxicos e seus efeitos no Brasil
Jubs
Olá, abaixo listo alguns pontos que identifiquei como equívocos ou que podem ser melhorados: - Falta o uso correto da vírgula em muitos períodos ao longo do texto; - Falta de crase e também uso incorreto dela - introdução - - É estranho você utilizar "tóxicos" no segundo parágrafo, seria melhor agroLeia mais
Olá, abaixo listo alguns pontos que identifiquei como equívocos ou que podem ser melhorados:
See less– Falta o uso correto da vírgula em muitos períodos ao longo do texto;
– Falta de crase e também uso incorreto dela – introdução –
– É estranho você utilizar “tóxicos” no segundo parágrafo, seria melhor agrotóxicos visto que este é o assunto;
– Falta de acentuação;
– Erro de digitação, penso eu;
– Essa informação de que o Estado não possui lei para regulação do uso de agrotóxicos não é verídica. Nesse caso, você poderia ter abordado o fato do Brasil ter leis, porém bem menos que outros países e ainda sobre a falha na execução dessas leis;
– A conclusão não está ruim, mas você poderia ter abordado mais o fato da não execução plena das leis que já existem, ou seja, uma maior fiscalização delas;
Outros apontamentos:
– Você faz bom uso de recursos coesivos, porém cuidado com os erros ortográficos, como o uso de vírgula;
– É notório que você tem o que dizer, mas cuidado com os excessos de certas estratégias argumentativas;
Notas:
c1: 80
c2: 160
c3: 120
c4: 200
c5: 160
Total = 720
Espero ter ajudado.
O acesso à internet em questão no brasil
Jubs
Olá, segue abaixo alguns pontos que identifiquei equívocos ou que podem ser melhorados: - Na introdução você coloca uma data -1969 - e não diz o que foi criado, eu sei que foi a internet, mas você diz somente "tecnologia" que é um termo vago nesse contexto; - "conquanto" é uma conjunção que indica cLeia mais
Olá, segue abaixo alguns pontos que identifiquei equívocos ou que podem ser melhorados:
See less– Na introdução você coloca uma data -1969 – e não diz o que foi criado, eu sei que foi a internet, mas você diz somente “tecnologia” que é um termo vago nesse contexto;
– “conquanto” é uma conjunção que indica concessão, o que não condiz com o contexto que foi usado; Você poderia usar “nesse cenário” ou “portanto”
– Uso repetido de conectivos;
– Algumas partes pedem conectivo para ficarem mais interligadas, porém, não há;
– erro de digitação em “ser serviços”;
– Erro de concordância em “Poder Público destinar” pois o verbo não está conjugado de acordo com o sujeito; caso você dissesse “cabe ao Poder Público destinar…” não estava equivocado;
– Seria interessante você especificar mais o agente na conclusão, algum ministério…
Notas:
c1: 140
c2: 140
c3: 140
c4: 140
c5: 160
Total = 720
Espero ter ajudado. Explore mais os conectivos e atenção aos erros gramaticais. Bons estudos!
Entraves da educação à distância durante a paralisação escolar.
Jubs
Olá. - Redação muito bem estruturada, com bom repertório sociocultural e adequação à norma culta. -Não encontrei erros em questão de técnica. - Cuidado com a repetição da palavra "fato"; - Ótima diversificação dos recursos coesivos; - Proposta de intervenção bem plausível, com todos os elementos essLeia mais
Olá.
See less– Redação muito bem estruturada, com bom repertório sociocultural e adequação à norma culta.
-Não encontrei erros em questão de técnica.
– Cuidado com a repetição da palavra “fato”;
– Ótima diversificação dos recursos coesivos;
– Proposta de intervenção bem plausível, com todos os elementos essenciais;
– Preocupo-me um pouco quanto ao tamanho do texto, claro que não dá para eu dizer que este texto é inviável dentro de 30 linhas pois não sei o tamanho de sua letra.
– Mesmo com uso de períodos longos você conseguiu deixar as ideias bem explícitas;
Notas:
c1: 180 >> pela repetição de palavras
c2: 200
c3: 200
c4: 200
c5: 200
total = 980
Parabéns pelo texto!!
Assassinatos de jovens no Brasil
Jubs
Olá, abaixo indico alguns pontos que identifiquei como equívocos ou que podem ser melhorados: - Ficaria mais coerente dizer na introdução que a deficiência está no poder executivo e judiciário, pois sabemos que há inúmeras leis neste país, porém, muitas não são aplicadas de forma consistente; - O usLeia mais
Olá, abaixo indico alguns pontos que identifiquei como equívocos ou que podem ser melhorados:
See less– Ficaria mais coerente dizer na introdução que a deficiência está no poder executivo e judiciário, pois sabemos que há inúmeras leis neste país, porém, muitas não são aplicadas de forma consistente;
– O uso de “outrossim” dá a ideia de “do mesmo modo; igualmente” ao que já foi dito, mas pelo contexto dá para entender que você utiliza como ideia de adição. Logo, no lugar de outrossim, poderia ser “ademais”;
– Erro de concordância em “manter-se”, deveria ser “manterem-se” pois está a concordar com “indivíduos”;
Observações positivas:
– Poucos erros gramaticais e de semântica;
– Bom repertório sociocultural;
-Adequado à estrutura dissertativa-argumentativa;
-Conclusão suficiente para a problemática
– Ideias coerentes
Notas:
c1:160
c2: 200
c3: 200
c4: 160 >>> Por conta do uso de outrossim, já explicado acima
c5: 200
total: 920
Espero ter ajudado.
ÉTICA E DEMOCRACIA
Jubs
Olá Carlos, segue abaixo pontos que identifiquei como erros ou que podem ser melhorados nesse tipo de texto: - Em um texto dissertativo-argumentativo, é necessário uma estrutura básica em cada parágrafo, cada um com no mínimo 3 períodos - introdução, desenvolvimento e conclusão - o que não ocorre emLeia mais
Olá Carlos, segue abaixo pontos que identifiquei como erros ou que podem ser melhorados nesse tipo de texto:
See less– Em um texto dissertativo-argumentativo, é necessário uma estrutura básica em cada parágrafo, cada um com no mínimo 3 períodos – introdução, desenvolvimento e conclusão – o que não ocorre em todos os parágrafos do seu texto;
– O termo “encabeçada” fica meio estranho nesse tipo de texto que exige uma linguagem não-coloquial;
– As partes do texto não estão bem interligadas, procure usar mais recursos coesivos;
– Aparentemente a sua tese trata sobre o papel do cidadão na sociedade para
TEMA: As manifestações de violência dentro dos estádios brasileiros de futebol
Jubs
Olá, abaixo indico alguns pontos que identifiquei erros ou que poderiam estar melhores: - Na introdução e na conclusão você não seguiu a estrutura básica de um parágrafo dissertativo-argumentativo, este que deve ter no mínimo 3 períodos, indicando introdução, desenvolvimento e conclusão do parágrafoLeia mais
Olá, abaixo indico alguns pontos que identifiquei erros ou que poderiam estar melhores:
See less– Na introdução e na conclusão você não seguiu a estrutura básica de um parágrafo dissertativo-argumentativo, este que deve ter no mínimo 3 períodos, indicando introdução, desenvolvimento e conclusão do parágrafo;
– Erro de concordância verbal na introdução em “os agressores tem”, deveria sem “os agressores têm”;
– penso que os argumentos poderiam ter sido mais aprofundados;
– Conclusão deveria estar mais detalhada;
Observações positivas:
– embora a redação pareça bem simples, está bem escrita;
– bom uso de recursos coesivos;
– repertório bom;
– poucos erros gramaticais e de semântica;
– texto coerente ao tema proposto.
Notas:
c1: 160
c2: 120
c3: 160
c4: 200
c5: 160
total = 800
Espero ter ajudado!
Os entraves da educação a distância durante a paralisação escolar.
Jubs
Olá, abaixo há alguns pontos que identifiquei erros ou que podem ser melhorados: - Você deveria ter dito o que significa a a pesquisa TIC, pois, deve-se levar em consideração que o leitor não conhece tais siglas; - Quando for citar alguma obra, como novela, livro, música, coloque entre aspas e iniciLeia mais
Olá, abaixo há alguns pontos que identifiquei erros ou que podem ser melhorados:
See less– Você deveria ter dito o que significa a a pesquisa TIC, pois, deve-se levar em consideração que o leitor não conhece tais siglas;
– Quando for citar alguma obra, como novela, livro, música, coloque entre aspas e inicie com letra maiúscula;
– Cuidado com o início de períodos com letra minúscula;
– Seria interessante deixar claro que os professores que vão à domicílio irão tomar todas as precauções sanitárias indicadas pela ANVISA, OMS;
Notas:
c1: 160
c2: 160
c3: 200
c4: 200
c5: 160
total = 880
Espero ter ajudado!
tema : Os desafios do necessário isolamento social no Brasil em casos de Pandemia
Jubs
Oi Sarah, segue abaixo alguns pontos que identifiquei como erros ou que podem ser melhorados: INTRODUÇÃO - "conjunta contemporânea..." > não seria "conjuntura contemporânea..."? - " Na conjunta contemporânea não só o Brasil como a maior parte do mundo" >>> " Na conjuntura contemporânea,Leia mais
Oi Sarah, segue abaixo alguns pontos que identifiquei como erros ou que podem ser melhorados:
See lessINTRODUÇÃO
– “conjunta contemporânea…” > não seria “conjuntura contemporânea…”?
– ” Na conjunta contemporânea não só o Brasil como a maior parte do mundo” >>> ” Na conjuntura contemporânea, não só o Brasil, mas também a maior parte do mundo, …”
– “vírus contagioso – Covid-19-, para diminuir a transmissão às pessoas…” >>> “vírus contagioso, o Covid-19. Para diminuir a transmissão do mesmo, as pessoas …”; Tem quem diga que o correto é dizer coronavírus, pois covid-19 é a doença;
– Uso de conquanto de forma errada, o conquanto traz uma ideia de concessão e, obviamente, no seu texto você quer deixar uma ideia de conclusão;
ARGUMENTO 1 – 2° PARÁGRAFO
– Uso errado do “mas”, você deveria ter usado “mais”, pois a ideia lá é de quantidade, e não adversidade;
– “[…] mas pobres ficará, dessa maneira, a taxa de desemprego aumenta cada vez mais”>>> ” mas pobres ficará e, dessa maneira, a taxa de desemprego aumenta cada vez mais”;
ARGUMENTO 2 – 3° PARÁGRAFO
– Falta acentuação em “ate”;
– Uso desnecessário do consoante;
CONCLUSÃO
– “tranquilizar e auxiliar a população através de palestras ao vivo na mídia, a fim de diminuir rapidamente o contágio do Covid-19” >>> “realçar a importância do isolamento social através de mídias sociais para que diminua a disseminação do coronavírus”, penso que dessa forma fica mais coerente o texto;
– Uso repetido de palavras: através, a fim de;
NOTAS:
C1: 120
C2: 160
C3: 120
C4: 80
C5: 160
TOTAL = 640
Espero ter ajudado de alguma forma, bons estudos.