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Possíveis ações de combate ao sedentarismo infantil no Brasil
Jorge_Junior
Sua redação está boa, deu pra ver que você teve um projeto de texto e que se preocupou em fundamentar sua argumentação. Entretanto, cabe algumas ressalvas: 1 - Não é bem um erro, mas a sua introdução apresenta um problema de estrutura sintática bem comum: ela é monofrásica. Com monofrásica quero dizLeia mais
Sua redação está boa, deu pra ver que você teve um projeto de texto e que se preocupou em fundamentar sua argumentação. Entretanto, cabe algumas ressalvas:
1 – Não é bem um erro, mas a sua introdução apresenta um problema de estrutura sintática bem comum: ela é monofrásica. Com monofrásica quero dizer que vc utilizou apenas um período em todo o parágrafo. Isso é potencialmente ruim para organização e apresentação das ideias, pois fica um tanto desorganizado. Por isso eu dei uma leve organizada nela:
“O sedentarismo no Brasil se tornou tão “comum” à sociedade, principalmente a população infantil, que medidas de combate são pouco utilizadas e buscadas em território nacional. Nesse sentido, observa-se que a influência da tecnologia é um grande empecilho ao combate, assim como a falta de incentivo dos familiares, tornando, assim, um cenário infantil necessitado de ações contra tal problema.”
2 – Além do problema de estrutura, observei alguns desvios gramaticais:
*Erro de vírgula: no trecho “(…) e tempo a eles, é um fator importante ” a vírgula está separando sujeito do verbo, o correto seria sem a vírgula.
* No trecho “(…) importante ser mencionando” faltou o artigo “a” antes do verbo “ser”.
*Erro de concordância: no trecho ” o público infantil deixou de praticar atividades físicas e se movimentarem” o verbo “movimentar” deveria estar concordando em número com o sujeito “o público infantil”. Por isso o correto seria “se movimentar”.
*Erro de vírgula: no trecho “acima do peso, pela fata de atividade” a vírgula está separando o verbo do complemento, o correto seria sem ela.
*Erro de crase: faltou a crase no trecho “(…) perigo a população.”
*Você se equivocou quanto ao uso da palavra “aja” no trecho “(…) familiar para que aja a busca (…)”. “Aja” vem do verbo “agir”, o que não faria sentido nesse contexto. O correto seria “haja”.
*Você se equivocou no uso da palavra “nociva” no trecho “(…) realização de atividades nocivas à saúde dos mesmo.” “Nocivo” significa algo ruim, maléfico, o que não faria sentido algum na frase, tipo eles iriam buscar atividades nocivas a sua própria saúde?
*Erro de concordância: no trecho “A falta de atividade física destroem (…)” o verbo “destruir” deveria estar concordando em número com o sujeito “a falta”. Por isso o correto seria “destrói”.
*Erro de crase: no trecho ” visando à prática de atividades” o verbo “visar” é transitivo direto, portanto a crase não deveria ser utilizada.
3 – Sua proposta de intervenção está boa, porém faltou o agente.
nota: 840
See lessC1: 120
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 160
CORRIJO DE VOLTA!!!!
Jorge_Junior
Olá, Angel, tudo bem? Irei corrigir sua redação a partir dos erros em suas respectivas competências. Desde já, desculpe a prolixidade. COMPETÊNCIA I - 160 - Mais de dois erros gramaticais: *"(...) ações do Estado frente a problemática". O "a" deveria ter crase. * "(...) garantam o bem estar coletivoLeia mais
Olá, Angel, tudo bem? Irei corrigir sua redação a partir dos erros em suas respectivas competências. Desde já, desculpe a prolixidade.
COMPETÊNCIA I – 160 – Mais de dois erros gramaticais:
*”(…) ações do Estado frente a problemática”. O “a” deveria ter crase.
* “(…) garantam o bem estar coletivo”. A palavra “bem-estar” é escrita com hífen.
* “(…) cabe ao Ministério da Cidadania, proporcionar”. Vírgula separado sujeito de verbo.
COMPETÊNCIA II – 160 – Houve a abordagem do tema proposto, porém você não conseguiu dar produtividade aos seus repertórios. Revisando: o repertório precisa ser legitimado, pertinente e produtivo para receber nota máxima na CII. Na sua redação, vc cumpriu os dois primeiros requisitos, menos a produtividade. Isso é notório no repertório do D1, que, embora vc tenha relacionado o “Contrato Social” com o problema em questão, não houve a articulação de argumentos para torná-lo produtivo ao tema.
COMPETÊNCIA III – 160 – Sua argumentação (principalmente no Desenvolvimento 1) foi demasiadamente expositiva, isto é, você expôs muitas informações mas não explicou ou detalhou o problema. No D1, por exemplo, vc fala que o Estado é negligente, mas em que especificamente ele falha? Por que ele é “um dos causadores do problema”? O que Estado faz ou deixa de fazer que o torna negligente? Percebe que há lacunas na sua argumentação? Recomendo que sempre que vc for escrever pergunte-se: “O que?”; “Por que?”; “Como?”. Tente responder essas perguntas no decorrer do seu parágrafo, isso ajuda a evitar lacunas argumentativas.
COMPETÊNCIA IV – 200 – Ótimo uso dos elementos coesivos intra e interparágrafos.
COMPETÊNCIA V – 200 – Proposta completa.
Nota: 880
Percebi que vc escreve muito bem e tem um ótimo domínio de gramática. Parabéns pela redação, ela está muito bem escrita e estruturada. Se estiver precisando de materiais de redação manda msg no e-mail [email protected], posso te enviar alguns arquivos que talvez lhe sejam úteis. No mais é isso, bons estudos!
See lessA crescente crise da mobilidade urbana no Brasil
Jorge_Junior
Correção Ctrl C Ctrl V pra ganhar ponto... francamente .... ...
Correção Ctrl C Ctrl V pra ganhar ponto… francamente
See less….
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A crescente crise da mobilidade urbana no Brasil
Jorge_Junior
Olá Adriele Almeida, obrigado pela correção. Na vdd, eu usei mais um aquele argumento no D2 apenas de forma adicional, por isso não citei na tese. No cursinho que faço eles pedem para ter dois argumentos em cada desenvolvimento, então escolhi um argumento principal (defasagem dos transportes coletivLeia mais
Olá Adriele Almeida, obrigado pela correção. Na vdd, eu usei mais um aquele argumento no D2 apenas de forma adicional, por isso não citei na tese. No cursinho que faço eles pedem para ter dois argumentos em cada desenvolvimento, então escolhi um argumento principal (defasagem dos transportes coletivos) e coloco um de forma secundária, sem se aprofundar muito. E você poderia me dizer onde há erro gramatical? é que tenho que enviar essa red pra correção e quero mandar sem erros.
See lessOs relacionamentos abusivos em evidência no Brasil
Jorge_Junior
Olá, Dhamarys, como vai? espero que bem! *Na introdução, adorei sua Outra Área do Conhecimento (OAC), achei genial usar a relação de Bentinho e Capitu, você apresentou bem a tese, apontando seus dois principais argumentos, mostrando, assim, que possui um projeto de texto. Objeção: a expressão "bem cLeia mais
Olá, Dhamarys, como vai? espero que bem!
See less*Na introdução, adorei sua Outra Área do Conhecimento (OAC), achei genial usar a relação de Bentinho e Capitu, você apresentou bem a tese, apontando seus dois principais argumentos, mostrando, assim, que possui um projeto de texto. Objeção: a expressão “bem como” foi utilizada de forma incorreta, sugiro que vc tire-a do texto, até por uma questão estilística:”(..) Capitu. No romance, Bentinho vê Capitu”. Há um erro de vírgula após “negligência”.
*No D1, vc cumpre o primeiro argumento da tese, fortalecendo a C3. Objeção: a primeira letra de uma citação direta é maiúscula “O marido é chefe (…). Sugestão: como sua argumentação gira em torno do fato que os relacionamentos abusivos derivam da cultura machista histórica, seria legal que vc deixasse isso claro no tópico frasal e na própria tese: “Sob esse viés, é lícito postular a cultura machista histórica como impulsionadora desse revés.”
*No D2, observei algumas umas lacunas argumentativas: no tópico frasal vc afirma que a sociedade naturaliza as práticas abusivas, mas no decorrer da argumentação vc diz que a mulher é cúmplice. Mas quem de fato naturaliza a opressão? É a sociedade? É a mulher? É a sociedade que faz a mulher naturalizar a opressão? Ou que segmento da sociedade faz a mulher ser cúmplice? Os homens? Percebe que não ficou clara sua linha argumentativa. Há uma vírgula isolando o “às vezes: “…abuso, porque, às vezes, (…)”. A expressão “bem como” foi utilizada de forma incorreta, pois vc inicia outro período, sugiro que use conectivos de adição.
*Na pi encontrei os 5 elementos
notas:
C1: 160 (mais de dois desvios gramaticais)
C2: 200 (fala do tema, é um texto diss-arg, OAC produtiva)
C3: 160 (lacuna argumentativa no D2)
C4: 160 (uso inadequado do “bem como” e “assim como”)
C5: 200 (PI completa)
total: 880
Como vc me disse que essa red valia nota, tentei ser um pouco mais rigoroso. Parabéns pelo texto, e se precisar de ajuda é só chamar :)
Tema: A integração social da pessoa com síndrome de down.
Jorge_Junior
Olá Gislene. Você corrigiu minha redação, então vim retribuir. *Vc faz uma introdução mt boa, apresenta o tema, problematiza e explicita a tese. Objeção: sugiro que quando for citar a CF aponte o artigo que tange o direito, pois os corretores podem achar que é uma estrutura pronta de texto e penalizLeia mais
Olá Gislene. Você corrigiu minha redação, então vim retribuir.
See less*Vc faz uma introdução mt boa, apresenta o tema, problematiza e explicita a tese. Objeção: sugiro que quando for citar a CF aponte o artigo que tange o direito, pois os corretores podem achar que é uma estrutura pronta de texto e penalizar sua marca de autoria. Nesse caso, o princípio da igualdade direitos é garantida no art. 5.
*No D1 vc argumentou mt bem, usou uma Outra Área do Conhecimento (OAC) pertinente e cumpriu o argumento da tese. Objeções: uso incorreto da vírgula antes de “Voltaire”. O uso da palavra “algoritmo” está expressado de forma incorreta, já que o significado desta não se relaciona com o contexto.
*No D2 vc novamente argumentou mt bem. Entretanto notei um problema de sintaxe: Vc fez um período mt longo, e usou a pontuação de forma equivocada após “Brasil”. Quando for usar a palavra “Estado”, no sentido de governo, deve vir com inicial maiúscula.
*Na Pi encontrei os 5 elementos. Nenhuma objeção. Adorei sua proposta e a forma como vc retomou a CF pra tornar seu texto “circular”.
notas:
C 1: 160 (mais de dois desvios gramaticas, mas que não comprometem o sentido do texto)
C 2: 200 (é um texto diss-arg, fala do tema, OAC pertinente)
C 3: 200 (Tem um projeto de texto, excelente argumentação)
C 4: 200 (excelente uso dos mecanismo coesivos interparágrafos e intraparágrafos)
C 5: 200 (contém os 5 elementos)
total: 960
notão! parabéns pelo texto :)
Idosos no Brasil do século XXI: negligenciados ou valorizados?
Jorge_Junior
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa 160 pts Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo 160 pts Competência III: seLeia mais
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa 160 pts
See lessCompetência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo 160 pts
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 120 pts
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 pts
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural 160 pts
720 pts
Os desafios enfrentados pelas mulheres na luta pela igualdade de gêneros
Jorge_Junior
Olá Maria do Carmo, tudo bem? Já que vc autorizou, irei corrigir sem dó KKKKK *Na introdução vc iniciou com uma Outra Área do Conhecimento (OAC) usando a declaração dos direitos humanos, problematizou e apresentou o tema. Entretanto achei que sua tese não ficou explícita, pois vc não apresentou seusLeia mais
Olá Maria do Carmo, tudo bem? Já que vc autorizou, irei corrigir sem dó KKKKK
See less*Na introdução vc iniciou com uma Outra Área do Conhecimento (OAC) usando a declaração dos direitos humanos, problematizou e apresentou o tema. Entretanto achei que sua tese não ficou explícita, pois vc não apresentou seus dois argumentos (machismo e falta de conhecimento.). Roteiro pra uma introdução ideal: contextualize (de preferência com uma OAC); problematize; deixe sua tese explícita. Sugiro que faça isso pois a tese explícita é fundamental para a competência 2.
*No D1 vc argumentou bem, trouxe uma OAC muito pertinente para o assunto (Simone de Beauvoir). Algumas objeções: NUNCA USE A PALAVRA “COISA”, pq “coisa” significa muita coisa KKKK então evite e sempre use palavras mais precisas. Achei que vc não explicou a parte do “devido lugar”, às vezes pode parecer óbvio para vc mas mts vezes n é, então se atente a isso. A mesma situação em “essencialismo”. O ideal é que vc faça uma breve explicação sobre conceitos “velados” ou subentendidos.
*No D2 achei sua argumentação um tanto vaga. E eu sei que pode parecer implicância, mas cuidado com referências “clichês”, como a do Kant. Desde de 2018 a banca corretora começou a analisar nas redações a “marca de autoria”, e no uso de referências muito clichês o corretor pode entender como sinal de inautenticidade e penalizar sua redação, por isso mt cuidado.
*Na Pi encontrei os 5 elementos (Agente, detalhamento, meio, ação e objetivo). Contudo foi difícil achar o “meio”. Sugiro que vc use expressões que deixe claro o meio, como: por meio de; por intermédio de: mediante; etc.
notas:
C 1: 160 (achei mais de dois desvios gramaticais: falta de acento em “filosofa”; no lugar de “baseia-se” deveria ser “basear-se”; erro de vírgula.)
C 2: 160 (falta de uma tese explícita)
C 3: 160 (argumentação vaga no D2)
C 4: 200 (excelente uso dos conectivos)
C 5: 200 (contém os 5 elementos)
total: 880
Fui rigoroso como vc pediu KKKK mas msm assim ótima nota, parabéns. Percebo que vc argumenta mt bem e tem tudo pra tirar uma nota melhor q essa no enem. Desculpa a prolixidade e parabéns pelo texto.
Aleitamento materno no Brasil ( não consegui encaixar nenhuma alusão ou citação ao tem, relevem :)
Jorge_Junior
Olá Vitória, tudo bem? Espero que sim. Irei fazer algumas colocações acerca da sua redação que podem, claro, estarem erradas, pois sou um mero aluno. Mas vamos lá *Você faz uma introdução curtinha, no entanto apresenta o tema, problematiza e explicita a tese, o que é ótimo pra competência 3, pois moLeia mais
Olá Vitória, tudo bem? Espero que sim. Irei fazer algumas colocações acerca da sua redação que podem, claro, estarem erradas, pois sou um mero aluno. Mas vamos lá
See less*Você faz uma introdução curtinha, no entanto apresenta o tema, problematiza e explicita a tese, o que é ótimo pra competência 3, pois mostra que vc tem um projeto de texto. Só tome cuidado com introduções curtinhas, pq podem parecer rasas dms
*No D1 vc inicia com um mecanismo coesivo de hierarquia (a priori) fortalecendo a competência 4, apresenta uma Outra Área do Conhecimento (OAC) ao citar os dados da ONU, e cumpre o argumento 1 da tese, oq é ótimo pra competência 3. objeção: sugiro que use tópicos frasais, pra deixar seu texto ainda mais coeso.
*No D2 vc cumpre o argumento 2 da tese, mostrando que tem um projeto de texto. Entretanto achei sua argumentação vaga, principalmente por falta de embasamento.
*Na pi achei os 5 elementos
notas:
C1: 160 (achei mais de dois desvios gramaticais, mas que não prejudicam o entendimento do texto)
C2: 160 (fala do tema, é um texto diss-arg, no entanto faltou uma outra área do conhecimento produtiva)
C3: 120 (Achei sua argumentação vaga no D2 e muito curta nos desenvolvimentos no geral, mas vc possui um projeto de texto, então penalização apenas de 80 pontos)
C4: 200 (bom uso dos conectivos, texto coerente e coeso)
C5: 200 (tem os 5 elementos)
total: 840
ótima nota, parabéns pelo texto! Redação é prática, vejo que vc tem potencial pra evoluir ainda mais :)
Questão hídrica no contexto brasileiro
Jorge_Junior
Olá Iana, tudo bem? espero que sim. irei fazer algumas colocações acerca da sua redação que podem, claro, estarem erradas, pois sou um mero aluno. Então vamos lá *Na introdução você começa bem, apresentando uma outra área do conhecimento (OAC) pertinente, problematizando e explicitando a tese, o queLeia mais
Olá Iana, tudo bem? espero que sim. irei fazer algumas colocações acerca da sua redação que podem, claro, estarem erradas, pois sou um mero aluno. Então vamos lá
See less*Na introdução você começa bem, apresentando uma outra área do conhecimento (OAC) pertinente, problematizando e explicitando a tese, o que fortalece o projeto de texto e consequentemente a competência 3. Objeção: na hora de mostrar a analogia entre a obra “vidas secas” e o tema vc não deixou claro em que especificamente o enredo “não difere da realidade”. É no que se refere à escassez de água certo? Então deixe isso claro, e leve sempre em conta que o corretor pode não conhecer a obra.
*No D1 você argumentou bem, trouxe uma Outra Área do Conhecimento (OAC) pertinente, e cumpriu o argumento apresentado na tese. objeção: cuidado com a repetição do conectivo explicativo “visto que”, pois pode ser penalizado na competência 4. Ademais, sugiro que vc use tópicos frasais, pois torna o texto mias palatável e de quebra passa impressão de coesão textual.
*No D2 você inicia com um mecanismo coesivo interparágrafo (por conseguinte) o que fortalece a competência 4 e mostra coesão no seu texto. Entretanto achei sua argumentação um tanto vaga, sobretudo pela falta de embasamento. E uma coisa que eu achei interessante na sua redação é o uso recorrente de advérbios (“indubitavelmente”; “exacerbadamente”; “analogamente” etc.) isso é positivo por um lado pq mostra sua marca de autoria, no entanto de forma exagerada pode prejudicar o texto, então cuidado.
*Na Pi achei os 5 elementos. Sugestão: seria interessante que vc retomasse “Vidas secas” no fechamento para legitimar a OAC e dar a impressão de texto circuito.
notas:
C1: 160 (achei mais de dois desvios gramaticais)
C2: 200 (OAC produtiva, é um texto diss-arg, fala do tema)
C3: 160 (argumentação vaga no D2, entretanto vc mostrou um projeto de texto, então penalização de apenas 40 pontos)
C4: 160 (repetição de “visto que”)
C5: 200 (proposta completa)
total: 880
Ótima nota, vejo que vc argumenta bem e tem potencial para evoluir ainda mais! parabéns pelo texto e sigamos progredindo :)