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A necessidade de inclusão e educação digital para idosos
João Henrique
C1 Não encontrei erros semânticos, nem gramaticais. C2 Bom domínio do gênero dissertativo argumentativo. C3 Bom projeto de texto e argumentos bem coerentes. Seu desenvolvimento poderia ser maior, você só escreveu dois períodos em cada. C4 Repetiu muito o termo idosos, não utilizou nenhum sinônimos cLeia mais
C1 Não encontrei erros semânticos, nem gramaticais.
C2 Bom domínio do gênero dissertativo argumentativo. C3 Bom projeto de texto e argumentos bem coerentes. Seu desenvolvimento poderia ser maior, você só escreveu dois períodos em cada.
C4 Repetiu muito o termo idosos, não utilizou nenhum sinônimos como “os mais velhos” ou pronome, isso pode descontar pontos seus, já que uma das coisas analisadas nos vestibulares é justamente o domínio linguístico do participante. Além disso você repetiu “DESSE MODO” como conectivo de conclusão nos dois desenvolvimentos.
C5 A sua conclusão não está padrão ENEM, mas acredito que você não tinha a intensão de estar. Então, boa conclusão.
Nota (ilustrativa): 920
Ps: Você escreve muito bem e é muito acertiva nos seus argumentos! Deveria escrever mais, no entanto, pois geralmente em textos pequenos, os erros pequenos são mais destacáveis. Lembrando que sou um mero estudante sofredor, então desconta se minhas análises estiverem equivocadas em seu ponto de vista. Bons estudos!
See lessA segunda língua como mecanismo de acesso a informações e culturas
João Henrique
Analisando de acordo com as competências: C1 1 - Aqui ouve uma falha no uso da preposição, "dificuldade DE não conseguirem". "Outrossim, a dificuldade existente para muitas pessoas (de) não conseguirem ter acesso a uma segunda língua intensifica o problema." 2 - Talvez tenha acontecido um pequeno erLeia mais
Analisando de acordo com as competências:
C1
1 – Aqui ouve uma falha no uso da preposição, “dificuldade DE não conseguirem”.
“Outrossim, a dificuldade existente para muitas pessoas (de) não conseguirem ter acesso a uma segunda língua intensifica o problema.”
2 – Talvez tenha acontecido um pequeno erro de concordância aqui:
“[Essas tecnologias] podem ser, por exemplo, [o aplicativo “Duolingo]”, que fornece a possibilidade de aprendizado de diversos idiomas de maneira gratuita, auxiliando no aprendizado dos alunos.”
Você poderia ter posto: UMA DESSAS TECNOLOGIAS PODE…
3 – “Isto se torna”, certo seria “isto torna-se”
C1: 160
C2
Você domina a escrita do modelo de texto dissertativo argumentativo, apresentou as 3 partes do texto com repertório legítimo, pertinente e produtivo.
C2: 200
C3
Os seus parágrafos de desenvolvimento foram bem construídos e é perceptível a presença de um projeto de texto.
Entretanto, há pequenas partes contrastantes dentro dele. Por exemplo, na sua tese você aponta: “gerando um prejuízo a esses indivíduos e os distanciando de aproveitar o mundo globalizado”, você não especificou qual era o prejuízo, o que pode fazer a relação com seu desenvolvimento um pouco confusa. Talvez não tenha sido sua intenção colocar na sua tese os pontos principais a serem discutidos em D1 e D2, mas essa foi a impressão que ficou. Dessa forma, apesar dos parágrafos SEPARADAMENTE estarem bem descritos, pensando no texto articulado, as ideias ficaram um pouco confusas, descontando alguns pontos seus nessa competência.
C3: 160
C4
1 – “Segunda língua” – Você repete muito essas duas palavras, trocando algumas vezes pra “segundo idioma”. Mesmo fazendo parte do tema, fica um pouco repetitivo.
Obs: Sei que é chatíssimo essa coisa de repetição e sinônimos, mas fazer oq né?
2 – Consequentemente, essas pessoas [são prejudicadas] e sofrem uma limitação quando comparadas com indivíduos que possuem uma segunda língua, o que [prejudica os menos favorecidos] em relação a experiências e oportunidades.
– Há uma repetição de ideias aqui, acarretando uma incoesão no texto.
3 – Você repete o GERANDO nos parágrafos 1 e 2 como conclusão de uma ideia. Além de ser posto no gerúndio, o que deixa o texto cansativo, há outros sinônimos que podem ser usados para evitar repetição como “implicar, acarretar, etc”.
No mais, você usou bem os conectivos, atenção só para esses outros fatores.
C4: 160
C5
Apresenta todos os fatores necessários: ação, agente, modo, efeito e detalhamentos.
C5: 200
Nota final: 880
Ps: Desculpa se errei em algo estou aprendendo assim como você! As notas são meramente ilustrativas, mais pra você se basear mesmo, não sou nenhum especialista. Ótima redação, ótima escrita. Questão de detalhes pra aprimorar seu texto, que já está bom, bons estudos!
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João Henrique
Sobre gramática e semântica ---- desvio gramatical (parágrafo 1) = "atribuído À tramas" = O certo seria "atribuido a tramas", sem a crase. Talvez se você tivesse posto "às tramas" (no plural), faria algum sentido, mas ainda assim a (sem crase) é a melhor opção, pois veja: se substituirmos por um adjLeia mais
Sobre gramática e semântica —-
desvio gramatical (parágrafo 1) = “atribuído À tramas” = O certo seria “atribuido a tramas”, sem a crase. Talvez se você tivesse posto “às tramas” (no plural), faria algum sentido, mas ainda assim a (sem crase) é a melhor opção, pois veja: se substituirmos por um adjetivo masculino “atribuidos a/aos ENREDOS” os dois mantém sentido.
Falha sintática (parágrafo 2) = “Em essência, o IoT é o objeto comum que se torna capaz de analisar dados e identificar padrões. [,] De forma a atuar como … ” = Na minha concepção, você deveria ter continuado com vírgula, não ter o interrompido. Isso atrapalhou a continuidade da sua ideia.
Falha sintática (parágrafo 2) = Dependendo do sentido que você queria dar (continuidade ou interrupção da oração) você deveria ter usado vírgula ou ponto no lugar que está representado por colchete. “Isso é o futuro, assim como na frase atribuída a Steve Jobs “A tecnologia move o mundo”[, ou .] é fato que a tecnologia…”
desvio gramatical (parágrafo 3) = “com essa hiperconexão VÊM também a enorme dependência”. A palavra vem nesse caso estaria sem acento pois remete a um termo no singular (dependência).
Falha de concordância = “A exemplo disso está O EaD – Educação à distância – bastante impulsinadO…”, = Nesse caso como você frisou EDUCAÇÃO deveria usar o pronome A Ead e por conseguinte impulsonadA.
Você interpretou bem o tema e usou repertorio válido. Não sei se seu vestibular cobra projeto de texto (provavelmente cobra), mas de qualquer jeito, o seu projeto tá ótimo. Argumentou o que prometeu na introdução (os prós e contras). e a conclusão também se adequa ao resto do texto. Argumentos claros e acertivos, bom também.
Como não sei qual é o seu vestibular de aplicação, não há como atribuir nota. Em um esquema geral de dissertações e com a análise de um mero estudante, diria que você conseguria entre 80% a 90% da nota pela estrutura de argumentação. Precisa se atentar mais aos erros gramaticais e à semântica (desculpe por qualquer erro também).
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