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A necessidade de inclusão e educação digital para idosos
João Henrique
C1 Não encontrei erros semânticos, nem gramaticais. C2 Bom domínio do gênero dissertativo argumentativo. C3 Bom projeto de texto e argumentos bem coerentes. Seu desenvolvimento poderia ser maior, você só escreveu dois períodos em cada. C4 Repetiu muito o termo idosos, não utilizou nenhum sinônimos cLeia mais
C1 Não encontrei erros semânticos, nem gramaticais.
C2 Bom domínio do gênero dissertativo argumentativo. C3 Bom projeto de texto e argumentos bem coerentes. Seu desenvolvimento poderia ser maior, você só escreveu dois períodos em cada.
C4 Repetiu muito o termo idosos, não utilizou nenhum sinônimos como “os mais velhos” ou pronome, isso pode descontar pontos seus, já que uma das coisas analisadas nos vestibulares é justamente o domínio linguístico do participante. Além disso você repetiu “DESSE MODO” como conectivo de conclusão nos dois desenvolvimentos.
C5 A sua conclusão não está padrão ENEM, mas acredito que você não tinha a intensão de estar. Então, boa conclusão.
Nota (ilustrativa): 920
Ps: Você escreve muito bem e é muito acertiva nos seus argumentos! Deveria escrever mais, no entanto, pois geralmente em textos pequenos, os erros pequenos são mais destacáveis. Lembrando que sou um mero estudante sofredor, então desconta se minhas análises estiverem equivocadas em seu ponto de vista. Bons estudos!
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João Henrique
Analisando de acordo com as competências: C1 1 - Aqui ouve uma falha no uso da preposição, "dificuldade DE não conseguirem". "Outrossim, a dificuldade existente para muitas pessoas (de) não conseguirem ter acesso a uma segunda língua intensifica o problema." 2 - Talvez tenha acontecido um pequeno erLeia mais
Analisando de acordo com as competências:
C1
1 – Aqui ouve uma falha no uso da preposição, “dificuldade DE não conseguirem”.
“Outrossim, a dificuldade existente para muitas pessoas (de) não conseguirem ter acesso a uma segunda língua intensifica o problema.”
2 – Talvez tenha acontecido um pequeno erro de concordância aqui:
“[Essas tecnologias] podem ser, por exemplo, [o aplicativo “Duolingo]”, que fornece a possibilidade de aprendizado de diversos idiomas de maneira gratuita, auxiliando no aprendizado dos alunos.”
Você poderia ter posto: UMA DESSAS TECNOLOGIAS PODE…
3 – “Isto se torna”, certo seria “isto torna-se”
C1: 160
C2
Você domina a escrita do modelo de texto dissertativo argumentativo, apresentou as 3 partes do texto com repertório legítimo, pertinente e produtivo.
C2: 200
C3
Os seus parágrafos de desenvolvimento foram bem construídos e é perceptível a presença de um projeto de texto.
Entretanto, há pequenas partes contrastantes dentro dele. Por exemplo, na sua tese você aponta: “gerando um prejuízo a esses indivíduos e os distanciando de aproveitar o mundo globalizado”, você não especificou qual era o prejuízo, o que pode fazer a relação com seu desenvolvimento um pouco confusa. Talvez não tenha sido sua intenção colocar na sua tese os pontos principais a serem discutidos em D1 e D2, mas essa foi a impressão que ficou. Dessa forma, apesar dos parágrafos SEPARADAMENTE estarem bem descritos, pensando no texto articulado, as ideias ficaram um pouco confusas, descontando alguns pontos seus nessa competência.
C3: 160
C4
1 – “Segunda língua” – Você repete muito essas duas palavras, trocando algumas vezes pra “segundo idioma”. Mesmo fazendo parte do tema, fica um pouco repetitivo.
Obs: Sei que é chatíssimo essa coisa de repetição e sinônimos, mas fazer oq né?
2 – Consequentemente, essas pessoas [são prejudicadas] e sofrem uma limitação quando comparadas com indivíduos que possuem uma segunda língua, o que [prejudica os menos favorecidos] em relação a experiências e oportunidades.
– Há uma repetição de ideias aqui, acarretando uma incoesão no texto.
3 – Você repete o GERANDO nos parágrafos 1 e 2 como conclusão de uma ideia. Além de ser posto no gerúndio, o que deixa o texto cansativo, há outros sinônimos que podem ser usados para evitar repetição como “implicar, acarretar, etc”.
No mais, você usou bem os conectivos, atenção só para esses outros fatores.
C4: 160
C5
Apresenta todos os fatores necessários: ação, agente, modo, efeito e detalhamentos.
C5: 200
Nota final: 880
Ps: Desculpa se errei em algo estou aprendendo assim como você! As notas são meramente ilustrativas, mais pra você se basear mesmo, não sou nenhum especialista. Ótima redação, ótima escrita. Questão de detalhes pra aprimorar seu texto, que já está bom, bons estudos!
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João Henrique
Intro - Sua intro tá bem correta exceto por dois erros: 1. "existe negligencias..." é um erro de concordância, certo seria "existeM". 2. Além disso, ficaria mais coeso escrever: "Tal problemática ocorre, devido à irresponsabilidade de empresas e , também, [à] negligência governamental." D1 - RepertóLeia mais
Intro – Sua intro tá bem correta exceto por dois erros:
1. “existe negligencias…” é um erro de concordância, certo seria “existeM”.
2. Além disso, ficaria mais coeso escrever: “Tal problemática ocorre, devido à irresponsabilidade de empresas e , também, [à] negligência governamental.”
D1 – Repertório perfeito, argumentação muito boa e interligação bem enxuta dos fatos.
1 – “São (uma das) irresponsáveis…”, está errado. O correto seria “São responsáveis” pois você se refere às empresas, no plural.
D2 –
1 – Devido (à) muitas pessoas, está errado. Esse a é sem crase. Sempre que o a tiver crase antes de palavra plural ele tbm vai estar no plural (às).
2 – cuidado na utilização do gerúndio, isso deixa o texto cansativo.
Conclusão –
Proposta completa, teria os 200. Agora você poderia ter colocado que as empresas poderiam migrar para pequenas cidades fornecendo empregos em outras regiões menos populosas, fica a dica pra outra vez.
Análise geral: Você teve um bom projeto de texto e entende bem o gênero dissertativo-argumentativo. Precisa se atentar a alguns erros gramaticais e semânticos.
Nota: 800 – 900.
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João Henrique
Intro - Repertório muito bom, porém parágrafo curto com só 2 períodos, poderia ter desenvolvido um pouco mais. Eu não entendi o que você quis dizer em "no que concerne aos problemas econômicos do Brasil", qual foi a relação que você pretendeu criar? Ficou confuso para mim. Sem contar que você não deLeia mais
Intro – Repertório muito bom, porém parágrafo curto com só 2 períodos, poderia ter desenvolvido um pouco mais. Eu não entendi o que você quis dizer em “no que concerne aos problemas econômicos do Brasil”, qual foi a relação que você pretendeu criar? Ficou confuso para mim. Sem contar que você não deixou tese, não expressou seu ponto de vista sobre o tema.
D1 – Você não deixou repertório, claro que não é obrigatório mas é bom colocar para cituar o leitor do seu texto. Por que não citar um fato histórico? Você aponta o “efeito dominó histórico” e “corrupção” e depois diz que “medidas precisam ser assertivas”, mas não relaciona as duas informações, nem dá exemplo de medidas.
D2 – Bem desenvolvido, gostei muito.
Conclusão – Se for no modelo ENEM, faltou o meio. Mas em suma boa proposta de intervenção.
Análise geral:
1- Definitivamente, escreva mais! Faça numa folha de caderno primeiro e copie aqui depois pra saber a margem de linhas, vc teria um texto muito mais desenvolvido.
2- Seja confortável na sua escrita. Muitos termos difíceis que não são necessários e podem estar aplicados de forma errada.
3 – Você tem um bom domínio da gramática, parabéns.
See lessComo promover a inclusão social de ex-presidiários no Brasil
João Henrique
CORRIGINDO DE ACORDO COM AS COMPETÊNCIAS DO ENEM Competência 1 (Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa) - Falha na semântica [parag. 1]= "Segundo Immanuel Kant “O homem é aquilo que a educação faz dele”(,) partindo desta...) = Deveria ter concluído o período, com um ponLeia mais
CORRIGINDO DE ACORDO COM AS COMPETÊNCIAS DO ENEM
Competência 1 (Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa)
– Falha na semântica [parag. 1]= “Segundo Immanuel Kant “O homem é aquilo que a educação faz dele”(,) partindo desta…) = Deveria ter concluído o período, com um ponto (.).
Falha na semântica [parag.1] = “Assim, ao solucionar esses problemas () a reinserção dos ex-presidiários será mais fácil.” = Indicado em parênteses deveria ter uma vírgula.
– Desvio de concordância (Gramática) [parag. 1]= “…Brasil (é preciso) políticas públicas para a reinserção do…” = o verbo não concorda com o sujeito nem com o gênero, o correto seria “SÃO NECESSÁRIAS políticas públicas…”.
– Desvio de pontuação (Gramática) [parag. 2]= “É notório(,) = Não há vírgula .
– Falha na semântica [parag. 2] = “…tento em vista que dados do Conselho Nacional de Justiça(,) apontam que apenas 30% dos agressores não voltam a cometer crimes. = Não se separa sujeito do verbo!!!
– Falha na pontuação [parag.2] = “Sob essa perspectiva () é notável…” = Faltou vírgula.
– Falha na pontuação [parag.3] = A falta de confiança nos indivíduos(,)faz que inclusão destes na sociedade ainda mais difícil. = Não separa sujeito do verbo!!!
– Desvio de concordância [parag. 4] = É necessário que a sociedade confie na mudança do ex-preso e (os deem) oportunidades = Pronome e verbo não concordam com o tempo verbal de “ex-preso”.
Nota: 120
Competência 2 (Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo argumentativo )
– Entendeu o tema e não o tangenciou.
– Predomínio do gênero dissertativo-argumentativo
– Apresentou as três partes do texto (introdução, desenvolvimento, conclusão)
Nota:200
Competência 3 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. )
– Você organizou bem as ideias, entretanto, analisando o projeto de texto há uma inadequação em um de suas direçõs argumentativas: (é preciso políticas públicas para a reinserção do detento na sociedade). Talvez seria mais adequado citar explicitamente a FALTA de políticas públicas para desenvolver e encadear melhor isso ao seu segundo parágrafo, considerando que você já iria falar da necessidade delas no parágrafo de conclusão.
Nota: 140
Competência 4 (Demonstrar conhecimento dos mecanismos
linguísticos para a construção da argumentação. )
– Não encontrei problemas sobre coesão no seu texto, talvez quando você repete a palavra sociedade duas vezes no 1º paragrafo seja um pouco desconfortável à leitura, não vale um desconto.
Nota: 200
Competência 5 (Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos)
– Apresenta os 5 quesitos da competência 5.
Nota: 200
C1: 120
C2: 200
C3: 140
C4: 200
C5: 200
Nota final: 860
PS: Sou um mero estudante, posso cometer erros tbm. Bons estudos!
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João Henrique
Sobre gramática e semântica ---- desvio gramatical (parágrafo 1) = "atribuído À tramas" = O certo seria "atribuido a tramas", sem a crase. Talvez se você tivesse posto "às tramas" (no plural), faria algum sentido, mas ainda assim a (sem crase) é a melhor opção, pois veja: se substituirmos por um adjLeia mais
Sobre gramática e semântica —-
desvio gramatical (parágrafo 1) = “atribuído À tramas” = O certo seria “atribuido a tramas”, sem a crase. Talvez se você tivesse posto “às tramas” (no plural), faria algum sentido, mas ainda assim a (sem crase) é a melhor opção, pois veja: se substituirmos por um adjetivo masculino “atribuidos a/aos ENREDOS” os dois mantém sentido.
Falha sintática (parágrafo 2) = “Em essência, o IoT é o objeto comum que se torna capaz de analisar dados e identificar padrões. [,] De forma a atuar como … ” = Na minha concepção, você deveria ter continuado com vírgula, não ter o interrompido. Isso atrapalhou a continuidade da sua ideia.
Falha sintática (parágrafo 2) = Dependendo do sentido que você queria dar (continuidade ou interrupção da oração) você deveria ter usado vírgula ou ponto no lugar que está representado por colchete. “Isso é o futuro, assim como na frase atribuída a Steve Jobs “A tecnologia move o mundo”[, ou .] é fato que a tecnologia…”
desvio gramatical (parágrafo 3) = “com essa hiperconexão VÊM também a enorme dependência”. A palavra vem nesse caso estaria sem acento pois remete a um termo no singular (dependência).
Falha de concordância = “A exemplo disso está O EaD – Educação à distância – bastante impulsinadO…”, = Nesse caso como você frisou EDUCAÇÃO deveria usar o pronome A Ead e por conseguinte impulsonadA.
Você interpretou bem o tema e usou repertorio válido. Não sei se seu vestibular cobra projeto de texto (provavelmente cobra), mas de qualquer jeito, o seu projeto tá ótimo. Argumentou o que prometeu na introdução (os prós e contras). e a conclusão também se adequa ao resto do texto. Argumentos claros e acertivos, bom também.
Como não sei qual é o seu vestibular de aplicação, não há como atribuir nota. Em um esquema geral de dissertações e com a análise de um mero estudante, diria que você conseguria entre 80% a 90% da nota pela estrutura de argumentação. Precisa se atentar mais aos erros gramaticais e à semântica (desculpe por qualquer erro também).
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