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Enem 2020/2021
João.
Opa, olá. Acredito que ainda não tenha sido revelado nada sobre como ficará o ENEM 2021, de 2021 mesmo. Pesquisei e não achei nada a respeito. Pode ser que já tenham definido algo e eu não consegui achar. Mas acredito que, se até lá já estiver tudo nos conformes, será no final de 2021. Acho que aindLeia mais
Opa, olá. Acredito que ainda não tenha sido revelado nada sobre como ficará o ENEM 2021, de 2021 mesmo. Pesquisei e não achei nada a respeito. Pode ser que já tenham definido algo e eu não consegui achar. Mas acredito que, se até lá já estiver tudo nos conformes, será no final de 2021.
Acho que ainda não chegaram a discutir pra valer o ENEM 2021, vão esperar esse de agora passar. Mas, novamente, acredito que será no final desse ano.
Espero ter conseguido ajudar, boa tarde!
See lessAnalfabetismo no Brasil
João.
A sua conclusão está incompleta. Nela só têm: agente, ação e efeito, uns 120 pontos nela. Seria bom terr: agente, ação, meio e detalhamento e efeito , para atingir os 200. Sua competencia 1 está boa, mas creio que perderá pontos em competencia 3 e na competencia 4 também daria de 780/840 pra ela. AbLeia mais
A sua conclusão está incompleta.
Nela só têm: agente, ação e efeito, uns 120 pontos nela.
Seria bom terr: agente, ação, meio e detalhamento e efeito , para atingir os 200.
Sua competencia 1 está boa, mas creio que perderá pontos em competencia 3 e na competencia 4 também
daria de 780/840 pra ela.
Abraço
See lessOs desafios dos professores em tempos de quarentena
João.
Opa, olá. Gostei da sua introdução, conseguiu apresentar bem o tema. No seu desenvolvimento 1 você apresenta uma bom repertório, o problema mesmo está na organização dos argumentos. Lembrando que a competência 3 é: "Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumLeia mais
Opa, olá.
Gostei da sua introdução, conseguiu apresentar bem o tema.
No seu desenvolvimento 1 você apresenta uma bom repertório, o problema mesmo está na organização dos argumentos.
Lembrando que a competência 3 é: “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.”
Sendo assim, seu desenvolvimento 1 sofre no quesito de relacionar, não há um caminho lógico a ser seguindo. Ex: “Em primeiro plano, deve-se ressaltar medidas governamentais para combater a sobrecarga de deveres aos professores.” – Você começa seu desenvolvimento um falando de medidas governamentais para depois, no mesmo parágrafo, não citar mais nenhuma medida governamental. Não houve uma relação entre os argumentos.
No desenvolvimento 2 você também apresentou um bom repertório, mas novamente cai na competência 3. Lembre-se que ela pede “interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.”
E o que seria isso? Ir além da simples reprodução de ideias. Ou seja, você precisa interpretar essas ideias e saber argumentar e opinar com elas, fazendo com que sua argumentação tenha relação com essas ideias. Mas no seu desenvolvimento 2 foi mais uma reprodução de ideias do que uma argumentação em si.
Sua conclusão está boa, apresenta boas formas para se chegar ao seu objetivo. Só essa parte que acho que poderia ficar melhor.
De: “Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação, por intermédio da contratação de estagiários para auxiliar os lançamentos de informações no sistema escolar, e também uma promoção de atividades distrativas para os professores a fim de retirar a sobrecarga dos mesmos e ao mesmo tempo aliviar todo o estresse adquirido com esse trabalho desgastante.”
Para: Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação, tome atitudes, por intermédio da contratação de estagiários para auxiliar os lançamentos de informações no sistema escolar e também uma promoção de atividades distrativas para os professores, visando reduzir a sobrecarga em cima deles.
Em suma, sua redação apresenta bons repertórios socioculturais, o que é importante na competência 2. Mas lembre-se que a competência 3 já está interessada em saber como você usa esses repertórios socioculturais, e é aí que vejo que sua redação pode acabar caindo.
Bons estudos!!!
See lessCultura do consumismo precoce
João.
Opa, olá. Introdução: Acredito que sua introdução ficou bem estruturada. No entanto, busque sinônimos, evite usar as mesmas palavras uma perto da outra. Desenvolvimento 1: Faltou detalhar mais qual seria o perigo, qual seria o problema. Você nos aponta dados que mostram a parcela das crianças no merLeia mais
Opa, olá.
Introdução: Acredito que sua introdução ficou bem estruturada. No entanto, busque sinônimos, evite usar as mesmas palavras uma perto da outra.
Desenvolvimento 1: Faltou detalhar mais qual seria o perigo, qual seria o problema. Você nos aponta dados que mostram a parcela das crianças no mercado de consumo, mas de qual maneira isso é perigoso? Faltou explicar mais o que isso pode gerar nas crianças.
Desenvolvimento 2: Faltou algum dado ou repertório para embasar a sua argumentação, ficou tudo muito vago.
“essa covardia acaba gerando uma falsa sensação de bem estar nas crianças, levando-as ao consumismo precoce e acarretando vários problemas psicológicos e de saúde.”
Quais problemas psicológicos e de saúde seriam esses? Você teria algum exemplo para ilustrar isso? Ou alguma referência para embasar essa afirmação? Se tiver algo nesse sentido, seria bom colocar no texto.
Conclusão: Ela ficou muito boa, bem detalhada. Se o desenvolvimento tivesse sido bem detalhado também, essa conclusão faria o texto fluir naturalmente no final.
Bons estudos!!!
See lessRedemocratização do acesso ao cinema no Brasil
João.
Opa, olá. Na sua introdução foi bom você ter citado o filme para contextualizar o tema. No entanto, só senti que faltou você costurar mais ele à nossa realidade, expor mais os pontos que relacionam o filme à realidade do século XXI. Acho que seus parágrafos de desenvolvimento ficaram bom, você conseLeia mais
Opa, olá.
Na sua introdução foi bom você ter citado o filme para contextualizar o tema. No entanto, só senti que faltou você costurar mais ele à nossa realidade, expor mais os pontos que relacionam o filme à realidade do século XXI.
Acho que seus parágrafos de desenvolvimento ficaram bom, você conseguiu argumentar e embasar o seu argumento, além de costurar eles a sua introdução.
Achei boa a conclusão, você ofereceu boas alternativas. E quando se faz uma alusão a um filme, é interessante que na conclusão essa alusão seja retomada, que você consiga fazer uma relação.
Uma recomendação: O Lucas Felpi tem um vídeo no canal dele chamado “meu modelo de redação ENEM 2020”, vídeo lançado há uma semana atrás, em que ele ensina um bom modelo para quem gosta de usar referências da cultura pop (filmes, séries, livros etc) na redação, acredito que ele pode te ajudar muito.
Bons estudos!!!
See lessNova Educação no Brasil em 2020: Ead e Ensino remoto.
João.
Opa, olá. Sua introdução ficou bastante clara, expressou bem a ideia. No desenvolvimento, tem a questão do erro das datas ali, como trocar 2020 por 2019. Há alguns erros de concordância no desenvolvimento também: "Sendo assim, todas as escolas optaram ao ensino a distância, consequentemente os alunoLeia mais
Opa, olá.
Sua introdução ficou bastante clara, expressou bem a ideia.
No desenvolvimento, tem a questão do erro das datas ali, como trocar 2020 por 2019.
Há alguns erros de concordância no desenvolvimento também: “Sendo assim, todas as escolas optaram ao ensino a distância, consequentemente os alunos tanto de ensino fundamental, médio e superior teve dificuldade de aprendizagem em disciplinas”
O correto seria os alunos tanto de ensino fundamental, médio e superior, tiveram dificuldade, ao invés de teve. Seria bom utilizar alguns sinônimos também para evitar o uso de palavras repetidas uma perto da outra.
No segundo desenvolvimento a ideia ficou bem estruturada. Mas, novamente: “alguns por não ter o entendimento por serem criados com idosos e outros por não apresentar smartphone compatível a rede Wi-fi”
Seria correto e outros por não apresentarem smartphone, ao invés de apresentar.
Na sua conclusão você apresentou ótimas ideias, assim como ótimos meios para atingir essas ideias.
Bons estudos!!!
See lessO hábito de ler entre os jovens
João.
Opa, olá. Sua redação está bem desenvolvida, parabéns. Mostrou que compreendeu o tema, de forma que seu texto apresentou toda uma sequência lógica, ressaltando, com base, a importância da leitura e a falta de incentivo dos órgãos para com a situação. Como já citado pelos outros corretores, seria bomLeia mais
Opa, olá.
Sua redação está bem desenvolvida, parabéns.
Mostrou que compreendeu o tema, de forma que seu texto apresentou toda uma sequência lógica, ressaltando, com base, a importância da leitura e a falta de incentivo dos órgãos para com a situação.
Como já citado pelos outros corretores, seria bom retomar no final do seu texto alguma alusão que você fez. Dessa forma, além do texto possuir toda uma sequência lógica, ele fica bem fechadinho.
Bons estudos!!!
See lessAnalfabetismo no Brasil.
João.
Opa, olá. Sua redação à princípio está boa, bem estruturada. Só me ficou confuso algo que você escreveu na introdução: "Depreende-se, exemplificadamente, que entrar e manter-se em unidades educacionais são os principais óbices que 'perpetuam' o desconhecimento do alfabeto, da leitura e/ou da escritaLeia mais
Opa, olá.
Sua redação à princípio está boa, bem estruturada. Só me ficou confuso algo que você escreveu na introdução:
“Depreende-se, exemplificadamente, que entrar e manter-se em unidades educacionais são os principais óbices que ‘perpetuam’ o desconhecimento do alfabeto, da leitura e/ou da escrita.”
Esse trecho dá a entender que entrar e se manter em unidades educacionais é o principal obstáculo para o desconhecimento do alfabeto.
Acredito que para esclarecer melhor a sua ideia, deveria ter escrito:
“Depreende-se, exemplificadamente, que não conseguir entrar assim como não conseguir manter-se em unidades educacionais são os principais óbices que ‘perpetuam’ o desconhecimento do alfabeto, da leitura e/ou da escrita.” – Dessa forma a ideia fica mais clara e de acordo com o seu texto. Da forma como você escreveu, deu a entender que o fato de conseguir entrar e se manter em unidades educacionais fossem o obstáculo, como se as unidades educacionais que atrapalhassem, uma vez que é justamente o fato de entrar e se manter lá que é o entrave.
See lessPANDEMIA
João.
Olá. Se você estiver visando o Enem, seu texto não é um texto dissertativo argumentativo como costuma ser cobrado. No texto vemos apenas informações sendo lançadas, enquanto que em um texto dissertativo argumentativo é importante que haja o posicionamento a respeito do tema. Mas que não seja um posiLeia mais
Olá.
Se você estiver visando o Enem, seu texto não é um texto dissertativo argumentativo como costuma ser cobrado.
No texto vemos apenas informações sendo lançadas, enquanto que em um texto dissertativo argumentativo é importante que haja o posicionamento a respeito do tema. Mas que não seja um posicionamento na primeira pessoa (“eu acho que”, “eu penso que”), essa parte é importante. Jamais primeira pessoa.
O texto também deve ser estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução: apresente o assunto, apresente sua tese.
Desenvolvimento: Defenda sua tese (importante ter embasamentos teóricos aqui, a fim de fortalecer seus argumentos).
Conclusão: Desfecho, e apresentar uma proposta de intervenção para o problema. Proposta esta que respeite os direitos humanos.
Bons estudos!!!
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