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O AUMENTO DE HOMICIDIOS ENTRE OS JOVENS BRASILEIROS E SEUS FATORES MOTIVADORES
Lulugu
Oi, Vitória. Tudo bem? De início, seu texto está muito bom. Parabéns! Porém, você cometeu alguns impasses que proporcionou uma mal interpretação em algumas partes e que deve ser corrigidos! A primórdio, quando você cita "Black Mirror", não consegue adequá-la corretamente ao contexto. Isso fere a comLeia mais
Oi, Vitória. Tudo bem? De início, seu texto está muito bom. Parabéns! Porém, você cometeu alguns impasses que proporcionou uma mal interpretação em algumas partes e que deve ser corrigidos!
A primórdio, quando você cita “Black Mirror”, não consegue adequá-la corretamente ao contexto. Isso fere a competência 2 (alusão histórica) e 3 (Projeto de texto). Tente perceber o porquê da igualdade entre os temas e traga com mais clareza de objetividade ao leitor. (Você poderia incrementar um apenas “De modo análogo à ficção, a realidade brasileira se enquadra nesse contexto, à medida que muitos jovens ,por fala de oportunidades e falha na educação paternal, acabam cometendo homicídio.”)
Ademais, ainda na introdução, seja mais sucinta na análise de suas teses e não esqueça que todo conteúdo parágrafo de ter COMEÇO, MEIO E FIM. Logo, finalize seu paragrafo. Seja com um: “Dessa maneira, é ideal que medidas sejam tomadas para sanar tais problemática.”
No seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, você não articulou muito ao tema sua opinião, não sendo muito clara. Dessa forma, sugiro que sempre quando for fazer o texto, pense muitooo nas palavras chaves e jogue ela em todos os parágrafos ( claro que com seus sinônimos). Você poderia falar que a pobreza é a causa pq devido a ela, muitos jovens não têm oportunidade e acabam encontrando o cenário de homicídio atrativo para conseguir dinheiro, devido as propostas de alto valor. Essa falta de clareza, impede a conquista de nota na competência 3, que mede o projeto textual.
No segundo parágrafo de desenvolvimento, você cometeu o mesmo erro pela falta de objetividade. Preste mais atenção da próxima. ;)
Na Conclusão, vc está bem articulada ao modelo ENEM. Dessa forma, interpretou que existe um AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO. Todavia, necessita-se que vc preencha todas essas “lacunas” com todos esses elemento e vc não conseguiu concluir, perdendo ponto na competência 3 e 5. (Pois a 5 visa a conclusão). ADEMAIS, um erro típico da maioria é confundir o “CONTUDO” com o “COM TUDO”. Esse exprime uma ideia de oposição, enquanto com tudo, de conclusão. Cuidado, pois ao colocar “CONTUDO”, vc está negando todo seu texto acima. No mais, é só :) Parabéns pela produção e continue firme. Você vai arrasar! <3
See lessNOTAS:
COMP1: (linguegem) 180
COMP2: (alusão histórica) 140
COMP3: (projeto) 100
COMP4: (coesão, {conectivos}) 160
COMP5: (proposta de intervenção) 140
TOTAL: 720. ÓTIMA NOTA, PARABÉNS!
A superexposição de crianças e adolescentes na internet
karinarjo
Vamos lá... Comp 1- Domínio na Norma 80 ''...proporciona as crianças...'' -- No caso o A tem crase, dica pra ficar mais fácil: sempre use crase antes de palavras femininas no plural ...''O Ministério da Educação(MEC) atrelado ao Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA)..'' -- Usa-se vírgula pra sepLeia mais
Vamos lá…
See lessComp 1- Domínio na Norma
80
”…proporciona as crianças…” — No caso o A tem crase, dica pra ficar mais fácil: sempre use crase antes de palavras femininas no plural
…”O Ministério da Educação(MEC) atrelado ao Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA)..” — Usa-se vírgula pra separar agentes, você colocou um período completo sem vírgula alguma,no caso deve corrigir, e ficar:
”O Ministério da Educação(MEC), atrelado ao Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA),por meio da internet e comercias devem incentivar e ensinar os pais como monitorar e proibir sites com aplicativos que possuem esse recurso, para administração e acompanhamento do jovem”
DICA QUE VAI SERVIR PRA OUTRAS COMPETÊNCIAS:: Na intervenção mostre sempre que o agente D E V E fazer o que você esta propondo, então no lugar de ”podem” você pode usar ”devem” ”precisam” ”necessitam”.
LEMBRE-SE:: A comp 1 é a pior (na minha opinião) pois ela so aceita dois desvios e uma falha de escrita
Comp 2 – Compreender Conceitos
200
Você mostra ter conhecimento sobre o tema, e trouxe três repertorios pertinêntes e legitimados, vinculando cada um com o tema. certo,parabéns
Comp 3- Opiniões em defesa do ponto (Selecionar,relacionar…)
100
Então……aqui o ngc desandou um pouco.
1- Sua introdução tem tudo que ela exige (no caso tese e introdução ao tema) contudo o desenvolvimento (1 e 2) e a conclusão não…Não vou analisar passo a passo porquê tô com pressa,qualquer coisa chama por mensagem que eu vejo depois
Seu desenvolvimento não demonstra desenvolvimento de argumento,dessa forma não posso te dar uma nota acima de 100 migles
Dica:: desdobre ao MAXIMO as informações que você tem
Comp 4- Coesão Textual
200
Parabénsss tem uma boa quantidade de conectivos, com no mínimo dois em cada periodo (o que é obrigatorio no enem), não repetiu, tendo presença, zero repetição e adequação…okay
Comp 5- Proposta Intervenção
180
Aqui não exige muito não, somente as 5 exigências;
AÇÃO- incentivar e ensinar os pais como monitorar
AGENTE- O Ministério da Educação(MEC)
MODO/MEIO- internet e comercias
EFEITO- para administração e acompanhamento do jovem
DETALHE- ?? faltou ( no caso você poderia ter detalhado qualquer coisa acima)
Enfim, parabéns, mas já corrigi redações ótimas suas e acredito que com um pouco de esforço você vai longe demais.
OBS– Sou estudante também então corrigi com os meus conhecimento
OBS2– Faltou eu analisar outras coisas, como repetição de palavras e uso do gerúndio
OBS3- Se gostar coloca como melhor correção pfvzin
TEMA: As condições de trabalho dos profissionais de saúde no Brasil
Lulugu
Olá, Luis. Você já conhece da estrutura, mas lhe carece um embasamento forte na sua argumentação. Lembre-se: ARGUMENTAR=EXPLICAR SEU PONTO DE VISTA. Vou explicar de acordo com as competências Comp. 1- GRAMÁTICA -> !20, Você deslizou várias vezes no uso incorreto da vírgula e também na precariedadLeia mais
Olá, Luis. Você já conhece da estrutura, mas lhe carece um embasamento forte na sua argumentação. Lembre-se: ARGUMENTAR=EXPLICAR SEU PONTO DE VISTA.
See lessVou explicar de acordo com as competências
Comp. 1- GRAMÁTICA -> !20, Você deslizou várias vezes no uso incorreto da vírgula e também na precariedade de sinônimos,como o etc) Busque revisar como usar a esse mecanismo linguístico gramatical da pausa. Como por exemplo, na frase: ” Configurando assim aplicar…” era necessário um par de vírgulas entre o “assim” para enfatizar sua ideia. (REVISE TB PRONOMES NA PRÓCLISE, MESÓCLISE E ÊNCLISE)
Comp. 2 Contexto externo! Parabéns! você trouxe muitos embasamentos para comprovar sua ideia, mas lembre-se: o corretor gosta de vários tipos de conhecimento. Nesse sentido, você pegou utilizando a música em dois argumentos consecutivos. Por mais que o ENEM exija apenas um deles, sendo bem crítico, te darem a nota 180
Comp 3: Aqui é que calcula o seu nível de argumentação e exposição EXPLICATIVA DAS IDEIAS. Desse modo, nos parágrafos de argumentação, sua opinião ficou muito “jogada” não indo com objetividade ao ponto. Como por exemplo no desenvolvimento ! você fala sobre a falta de infraestrutura, porem, por que ela acontece???? SEJA MAIS PROFUNDO DIZENDO QUE OS CAPITAIS DESTINADOS A ESSA INSTITUIÇÃO DA SAÚDE SÃO ESCASSOS E INCAPAZES DE SUPRIR A NECESSIDADE DE UMA ESFERA MAIOR DE PESSOAS. ACRESCENTE MAIS_> O GOVERNO, CUJO TEM OBRIGAÇÃO DEFENDER A SAÚDE, MAL PRESTA AS CIDADES INTERIORANAS SUPORTES ADEQUADOS DE EXAMES E SUPORTES A MEDICINA PREVENTIVA. Logo, notando alguns deslizes pela falta de um planejamento de texto externo, sua nota é 100 (lembre-se, estou sendo muito crítico!)
Competência 4: Aqui cobra o uso de diversos conectivos a fim de ligar ideias dentro do texto. Você tem um repertório bom de conectivos, pelo que li,não repetiu ou quase não repetiu nenhum, porém, as retomadas durante a oração, fez você perder bastante nota. Como exemplo da frase:”Eles referenciam os impasses…” Note que o pronome eles, na verdade teria que ser ELAS, pois são AS MÚSICAS. Nessa perspectiva, ao usar eles, você deslocou sua ideias lá no princípio quando fala sobre enfermeiros. Além desse, há vários outros conectivos que precisam ser revisados. Nota 140
Competência 5: Aqui é a parte da proposta. É legal que se façam duas propostas para atender as duas problemáticas. Dessa forma, você apenas colocou uma, concluindo-a certificadamente.Sua nota será a metade:100
No mais, você já está no caminho, basta agora praticar! UMA DICA: FAÇA UM PLANEJAM NETO TEXTUAL ANTES DE EXPOR SUAS IDEIAS NO PAPEL. PARABÉNS E BOA SORTE
NOTA TOTAL: 640
Desaparecimento de Crianças
karinarjo
Comp 1- Domínio na Norma 120 Você apresenta uma gramatica normativa muito boa, contudo há erros de pontuação, e infelizmente essa comp. só aceita dois desvios e uma falha de escrita. - ''...floresta ao fugir. O que leva...'' O uso do ponto é incorreto,deve-se colocar vírgula por dois motivos: 1- AinLeia mais
Comp 1- Domínio na Norma
See less120
Você apresenta uma gramatica normativa muito boa, contudo há erros de pontuação, e infelizmente essa comp. só aceita dois desvios e uma falha de escrita.
– ”…floresta ao fugir. O que leva…” O uso do ponto é incorreto,deve-se colocar vírgula por dois motivos:
1- Ainda está falando falando da serie, se separar por ponto da sentido de que aquele período foi encerrado,quando na verdade você retoma a mesma pauta (o acontecido na serie)
2- ”Cortar” uma alusão por ponto torna cansativo e desnecessário,essa pontuação é obrigatória quando vamos comparar/ mudar o assunto com a realidade do tema Yago
– ”…pasta..” (?)
– ”…segurança, dificulta…” Ocorreu a separação do verbo e objeto
Comp 2 – Compreender Conceitos
160
Ótima base do assunto.O corretor vai perceber,facilmente,que o aluno sabe sobre o que esta escrevendo.Contudo,senti falta de retomada de algum repertório na intervenção.
(opinião minha) —— Quando você coloca uma alusão é muito bom tirar o máximo de ligação com o tema dela, isso vai mostrar para o corretor que você não colocou por colocar (como muitas pessoas fazem).
Comp 3- Opiniões em defesa do ponto
200
Bem organizado,informações,fatos e opiniões desenvolvidas de formas consistentes.
Apresentou conhecimentos socioculturais e expôs sua defesa em cima deles.
Comp 4- Coesão Textual
160
Essa comp. é resumida praticamente em conectivo e pontuação correta,embora você tenha apresentado alguns desvios de pontuação tem uma vasta gama de conectivos (principalmente apos pontuação) então por isso da nota.
Comp 5- Proposta Intervenção
160
Ficou boa,só duas coisinhas:
1- Quando menos intervenções você apresenta mais detalhada ela deve ser,ou seja, 2 bem detalhadas, senti falta disso na segunda
2- Faça retomada da alusão no final ouuu um ”final bonitinho”
ex alusão- ”…ao cuidado com os jovens. Dessa forma, o Estado cumprira seu devido dever de proteger seus filhos”
ex final fofinho- ”…ao cuidado com os jovens. Desse modo, o desaparecimento de crianças no Brasil sera evitado,desenvolvendo melhor segurança à população.”
OBS1- Sou aluna também,então corrigi com base nas aulas do meu professor,pdf de redação,meus conhecimentos e também fiz uma pesquisar sobre o tema da sua redação antes de vim opinar sobre…
OBS2- Demorei q só pra corrigir,se gostar vota em melhor redação,vou ficar muito agradecida.
TOTAL — 800
Realmente é uma redação muito boa,bem desenvolvida,você vai longe
Minimizando a desigualdade adiando o Enem
DaviMCutrim
Olá Roger, blz? Vou corrigir seu texto e tentar trazer algumas contribuições para vc. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- INTRODUÇÃO: Vc delimitou bem o tema e tem uma tese clara (é um problema). Contudo, achei a introduçãLeia mais
Olá Roger, blz?
See lessVou corrigir seu texto e tentar trazer algumas contribuições para vc.
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INTRODUÇÃO: Vc delimitou bem o tema e tem uma tese clara (é um problema). Contudo, achei a introdução grande ( 7 linhas). E o segundo periodo está muito longo. Isso pode dificultar a leitura e a compreensao das ideias. Cuidado com periodos muitos longos , pois podem afetar a C4. Além disso, vc usou a palavra ENEM e esqueceu-se de usar ‘minimizando” e “desigualdade”. Sempre utilize todas as palavras do tema, para não correr o risco de o corretor achar que vc tangenciou e, por isso, perder pontos na C2. Alguns usos inadequados do emprego de vírgula. Sugestão de reescrita:
//O novo coronavírus (COVID-19) tem assolado e afetado todo o mundo. Uma vez que o alto grau de transmissão do vírus faz do afastamento social uma necessidade. No Brasil, instituições de ensino foram afetadas por tal pandemia, como escolas e faculdades. De modo que a realização do ENEM ( Exame Nacional do Ensino médio) torna-se uma alternativa para minimizar a desigualdade para o estudantes da rede pública, por conta do ensino de baixa qualidade e da falta de internet.//
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DESENVOLVIMENTO: Uma dica: construa seus parágrafos de desenvolvimento com o seguintes elementos: tópico frasal + argumentação+ registro de autoria.
D1- As ideias são boas, mas vc carece de colocar fontes ou dados embasados para fundamentar a sua argumentação. 80% sao de rede publica, qual a fonte? traga alguma materia ou noticia de sites do G1, DATAFOLHA, FOLHA DE SAO PAULO, IBGE que respaldem os problemas que vc citou na rede publica, okay. Uma dica pra vc: pra comecar o seu D1, use: Primeiramente, Em primeiro plano, Inicialmente, Em primeira análise. O conectivo ALEM DISSO fica legal pra inicio do D2 ou quando vc ja colocou uma ideia anteriormente. O segundo periodo está muito longo.
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D2- Vc traz uma discussão importante que pela falta de internet no Brasil. Mas cade a fonte, ou dados de órgaos oficiais para corroborar o que vc disse? Coloque sempre, para que o corretor não te penalize na C3.
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CONCLUSÃO: Lembre-se que na prova do ENEM, vc terá apenas 30 linhas. O primeiro periodo tá muito grande e vc não usa nada dele para a proposta. Vc poderia fazer uma retomada de forme breve com duas linhas. Use na conclusao o PORTANTO, é um conectivo receita de bolo para não erra. Seja claro, técnico e objetivo nas palavras.
A sua proposta está um pouco confusa. E segunda proposta é surreal. Alem disso, vc precisa ser direito ao ponto. Uma dica, use sempre essa estrutura : agente +DEVERÁ/ DEVE + VERBO DE AÇÃO… evite usar ‘poderia, outra sugestão, outra maneira, talvez’ assim, pois sao coisas incertas, saca. Repito, vc tem boas ideias , mas precisa saber relacioná-las com clareza e objetividade. Sugestão de reecrita:
// Portanto, para estabelecer uma igualdade no ENEM 2020 faz-se necessário algumas medidas. Então, cabe ao MEC (ministério da educação), por meio do INEP, que é o órgão responsável pelo exame, analisar E ADIAR a aplicação do concurso por 60 ou 90 dias. Tal medida tem como objetivo garantir um período maior de preparação para os estudantes, sobretudo os alunos da rede pública. Além disso, o Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com as prefeituras, deverá fornecer internet via wi-fi para que alunos carentes possam estudar em casa de forma online por plataformas d ensino e YOUTUBE. Isso será feito por meio de parcerias com as empresas que prestam serviços de acesso à internet. Espera-se, com isso, minimizar a desigualdade entre os alunos no país. //
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OBS GERAL: VC TEM MUITO POTENCIAL, TEM BOAS IDEIAS, MAS ATENTE-SE NAS OBSEVAÇÕES. SEJA CLARO, OBJETIVO E CONCISO NAS IDEIAS, TRAGA REPERTORIO SOCIOCULTURAL LEGITIMADO, OU SEJA, COMPROVE A SUA IDEIA COM DADOS, CITAÇÕES, ALUSOES HISTÓRICAS, EXEMPLOS DA REALIDADE QUE FORAM NOTICIADOS EM REVISTAS E JORNAIS. PEGA ESSA DICA: PROBLEMATIZE E TENTE SOLUCIONAR OS PROBLEMAS QUE VC CRIOU PARA ARGUMENTAR OU CRITICAR NO TEXTO. OBSERVE OS 4 ELEMENTOS DA CONCLUSÃO + O DETALHAMENTO.
Espero ter contribuido, boa sote!
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AVALIAÇÃO e JUSTIFICATIVA DAS NOTAS:
C1- 160 (erros de pontuação e alguns registros de oralidade)
C2- 160 (explorou parte do tema)
C3- 120 (falta de fontes ou dados para legitimação)
C4- 140 (alguns conectivos empregados de forma errada e alguns periodos longos demais)
C5- 140 ( a proposta não respondeu todos os problemas do texto, além de que está incompleta e a ultima é fora de possibilidades reais, pois a universidades nao tem condições, estruturas, dinheiro para oferecer as vagas em dobro do que o normal, ou seja, resolva o problemas com sem sair da realidade e em viajar muito nas ideias)
NOTA: 720
Mobilidade urbana sustentável
DaviMCutrim
Olá, Ana Marina, td bm? Vou tentar te ajudar em alguns pontos. INTRODUÇÃO: Vc fez uma boa contextualização. Eu identifiquei a sua tese, porém, vc poderia deixa-lá mais clara. Veja que o tema é Mobilidade Urbana Sustentável, NÃO é sobre a qualidade do transporte público. No entanto, vc precisaria relLeia mais
Olá, Ana Marina, td bm?
See lessVou tentar te ajudar em alguns pontos.
INTRODUÇÃO: Vc fez uma boa contextualização. Eu identifiquei a sua tese, porém, vc poderia deixa-lá mais clara. Veja que o tema é Mobilidade Urbana Sustentável, NÃO é sobre a qualidade do transporte público. No entanto, vc precisaria relacionar que as péssimas condiçoes dos transportes púbicos fazem com que muitas pessoas com maior pode aquisitivo deixem de usá-lo e priorize o carro. E isso ja seria o gancho pro segundo argumento.
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DESENVOLVIMENTO:
D1- o tópico frasal ficou solto e sem relação ao tema porque vc não relacionou, conforme citei acima. A argumentação faz sentido com seu TF, mas não, necessariamente, com o tema. Te pergunto, ” a ausência de uma estrutura boa nos meios de condução contribui para que não haja uma melhor flexibilidade urbana ” afeta a mobilidade urbana sustentável de que forma ? Percebe que vc falou algo muito importante, mas não relacionou com a temática da redação?
Reescreveria seu parágrafo, assim:
//Primeiramente, cabe destacar que a inexistência de condução pública adequada é um dos entraves para a locomobilidade urbana, pois a má qualidade deste serviço faz com que um maior número de pessoas com bom poder aquisitivo prefira comprar e trafegar em um veiculo próprio. Tal fato pode ser visto em uma reportagem publicada pelo G1, a qual diz que 34% dos ônibus não possuem conforto e , também, meios de acessibilidade, ou seja, muitas pessoas deficientes físicas não podem usufruir desses serviço públicos, e isto encoraja a compra de automotores e o aumento da frota de carros nas ruas. Logo, infere-se que a ausência de uma estrutura boa nos meios de condução contribui de forma indireta para o problema da mobilidade urbana.//
Percebeu que usei o seu argumento, porém relacionei com a temática?
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D2- o segundo período está muito longo e um pouco confuso. Isso pode dificultar a leitura e fazer o corretor descontar pontos na C4 (coesão) e C1 (ausencia de pontuação).
As ideias são muito boas, vc , porém, precisa relacionar de forma mais objetiva e com maior clareza. Reescreveria, assim:
//Além disso, outro desafio a ser enfrentado é a forma como a mídia influencia as pessoas verem o carro um símbolo de empoderamento e status social elevado. Isso começou a ser evidenciado por Juscelino Kubitschek, então presidente do Brasil em 1956, o qual criou uma “cultura do carro”, em que ter um carro é sinônimo de alta qualidade de vida e poder de compras. Nesse sentido, as pessoas que tivessem um carro demonstravam estar em uma boa posição social. E, com o passar do tempo, a sociedade começou a abandonar o uso dos transportes públicos, o que ficou como opção apenas para os mais pobres. Assim, o crescimento da população e a maio aquisição de carros tem contribuído para os congestionamentos no trânsito.//
OBS: vc so usou a palavra “sustentável” na introdução e na conclusao so pra citar msm, mas não abordou nada relacionado a isso.
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CONCLUSÃO:
Vc tem duas propostas de intervenção. E ambas estão confusas.
Pergunta, vc sabe o que fazia o Ministério dos Transportes? Hoje, ele não existe mais. Agora o que há é o Ministério da Infraestrutura.
Veja bem quem fiscaliza o transito dentro das cidades são as Prefeituras por meio das Secretarias de Transportes. Mecânicos são profissionais que consertam e fazem seu trabalho em oficinas. Sobre as condições de acessibilidade dos ônibus, as empresas devem cumprir a legislação vigente, Caso contrário, qualquer cidadão pode fazer denuncias ao Ministério Público e ate chamar a imprensa. Além disso, vc tentou resolver o problema que vc criou na D1, mas que nao teve ligação com o tema.
Na segunda proposta, fica aquela pergunta, qual Poder Legislativo? A Câmara dos Deputados (Federal), Assembléia Legislativa (Estadual) ou a Câmara dos Vereadores (Municipal) ? Todos eles criam leis em diferentes esferas. Outra coisa, vc não pode propor que leis sejam criadas para restringir o direito de as pessoas comprarem carros. Isso fere o principio da liberdade. Todo mundo é livre, Vc poderia sugerir o rodizio de carros pela placa, para diminuir os congestionamentos.
Acho que teria sido melhor vc ter focado em solucionar so o segundo problema e ter feito uma propostas mais completa.
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AVALIAÇÃO: as observações justificando estão ao lado
C1- 160 (alguns desvios no uso da virgula, palavras grafadas erradas e oralidade)
C2- 160 (dissertou e argumentou bem , faltou explorar mais o tema)
C3- 160 (Tem bom repertório sociocultural, so falta articular melhor as ideias ao tema)
C4- 160 ( alguns períodos longos e a falta de alguns conectivos prejudicam a fluidez do texto)
C5- 160 (vou considerar, porém, nenhumas delas está completa)
NOTA: 800 – Vc tem muito potencial e excelentes ideias. Esta no caminho certo para escrever cada vez melhor. Se atente nas dicas que dei. Seja bem clara e objetiva, relacione bem as partes, o corretor vai te avaliar por aquilo que vc disse, e nao por aquilo que quis dizer. Na proposta, seja coerente com os problemas que vc apresentou no texto. Evite fugir do tema. Ah, coloque os espaços antes e depois das vírgulas.
Espero ter contribuído. :)
Bons estudos e boa sorte nessa jornada. Treine bastante e vc chegará à perfeição.
Fuga de Cérebros
DaviMCutrim
Olá, Yaho! Td blz? :D Vc fez uma redação de alto nível! Parabéns! Vou fazer uma breve análise do seu texto. INTRODUÇÃO: Vc construiu um ótimo parágrafo. Delimitou bem o tema e tem uma tese clara. Tbm gostei da sua alusão do migração de cientistas europeus para os EUA após a II GM. OBS1: 'haviam trabLeia mais
Olá, Yaho! Td blz? :D
See lessVc fez uma redação de alto nível! Parabéns!
Vou fazer uma breve análise do seu texto.
INTRODUÇÃO: Vc construiu um ótimo parágrafo. Delimitou bem o tema e tem uma tese clara. Tbm gostei da sua alusão do migração de cientistas europeus para os EUA após a II GM.
OBS1: ‘haviam trabalhando”- haviam trabalhado*
OBS2: ‘A Fuga de Cérebros”- a fuga de cérebros*
obs3: A Fuga de Cérebros torna-se um problema no Brasil, tanto* pela falta de apoio governamental quanto= pela insuficiente valorização social. (tanto…quanto)= construção sintática correta.
obs4: A Fuga de Cérebros torna-se um problema no Brasil, seja pela falta de apoio governamental OU pela insuficiente valorização social.
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DESENVOLVIMENTO:
D1- o parágrafo está bem estruturado, contem um tópico frasal, argumentação embasada e registro de autoria. Muito bem! O argumento é muito bom e pertinente. Contudo, acho que vc poderia explorar mais esse problema falando qnt por cento PIB diminuiu para a educação comparando a períodos anteriores. Esse valor é pouco, em relação a o que ? Entende?
obs1: o verbo atenuar não tem o sentido que vc quis dizer. (significa amenizar, diminuir, mitigar, reduzir). Pode ser considerado um erro de emprego de palavra pelo corretor.
Sugestão de reescrita:
“De início, convém pontuar que a negligência das autoridades competentes (potencializa/maximiza/ contribui) essa questão.”
D2- o parágrafo está bem estruturado tbm, tem um tópico frasal, argumentação embasada e registro de autoria.
obs: Fora da Ficção, esse é um cenário vivido no Brasil.*(uso da vírgula)
CONCLUSÃO: Há duas propostas, a principal está completa, porém, a segunda não.
obs1:Assim, cabe ao Ministério da Ciência e Tecnologia, junto ao MEC, desenvolver…* (uso da vírgula)/ (o nome do ministério é no singular)
obs2: Paralelamente, a Receita Federal deve direcionar mais impostos para pesquisas no país, com o intuito de manter os profissionais em terras brasileiras.* (uso da vírgula)
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OBS FINAL: VC ESCREVE MUITO BEM , ARTICULA BEM AS IDÉIAS E TEM UM BOM REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL, ALEM DISSO O TEXTO ESTÁ COESO E COERENTE. HÁ ALGUNS DESVIOS DE VÍRGULAS, ALGO FÁCIL DE RESOLVER.
Nota 01 – 160 – demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
Nota 02 – 200 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos do tipo textual (dissertativo-argumentativo).
Nota 03 – 200 – A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Essas características mostram que o texto está estruturado de maneira a deixar claro o ponto de vista do autor, disposto em apresentação da tese, argumentos e conclusão.
Nota 04 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 05 – 200 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA: 960
tema: o panorama da descrença no sistema político
DaviMCutrim
Olá, Gaby, td bem? :D Vou tentar contribuir na sua correção. INTRODUÇÃO: tese e delimitação do tema estão claros. Boa contextualização com a alusão da REV. FRANCESA. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ DESENVOLeia mais
Olá, Gaby, td bem? :D
See lessVou tentar contribuir na sua correção.
INTRODUÇÃO: tese e delimitação do tema estão claros. Boa contextualização com a alusão da REV. FRANCESA.
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DESENVOLVIMENTO:
D1- O movimento Diretas Já nao foi pelo fim do regime militar, mas um apelo por eleições diretas para presidente.
A frase de Mostesquieu ficou solta, pois vc não a relacionou com “poder popular” para significar que o povo tem um poder de realiza pressões e manifestações populares. . Além disso, ele falou de poderes do Estado (Legislativo, Judiciário e Executivo), rompendo com o modelo político de Monarquia. Relacione com mais clareza as ideias. Eu reescreveria seu parágrafo assim:
“A princípio, é importante destacar os casos de corrupção como o Mensalão e o esquema de lavagem de dinheiro da Petrobrás ocorridos no país , os quais continuarão
a ocorrer se não houver um posicionamento dos cidadãos. Nesse sentido, cabe citar, como exemplo, o movimento Diretas Já, em que houve grande manifestação popular para haver eleições diretas para Presidente da República, e, isso, trouxe resultados imediatos. Tal ação popular corrobora o pensamento do filósofo francês Montesquieu, que diz “só o poder freia o poder”, uma vez que o poder do povo gera efeitos. Ou seja, a força da pressão popular contra a má administração do governo se faz necessário para mudar o cenário.”
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D2- A democracia não está em colapso, e sim as instituições politicas e governamentais. A democracia é o regime politico adotado no Brasil. Alem disso, o segundo período está muito grande. Isso prejudica a C4 (coesão) e a C1 (pontuação).
Vc não relacionou bem a ideia de Platão com a argumentação. Vc possui ótimas ideias, mas precisa relacionar de forma clara e coerente àquilo que vc defende.
Eu reescreveria seu parágrafo assim:
“Além disso, é evidente que as instituições políticas estão em colapso no país e desacreditadas pela população brasileira. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, a qual mostrou que 94 % dos eleitores não se sentem representados por quem votaram. Ademais, uma parcela da sociedade brasileira tem uma visão equivocada sobre “exercer a cidadania”, visto que pensam que, apenas, votar é suficiente, e ignoram os papeis de fiscalizar, cobrar e exigir a efetividade do que o candidato eleito prometeu em campanhas eleitorais. Esse panorama sintetiza bem a ideia do filósofo grego Platão, que diz “o castigo dos bons que não fazem política é serem governados pelos maus”.
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CONCLUSÃO: Excelente! tem todos o 4 elementos + o detalhamento de um deles. E uma boa retomada da RF usada na introdução.
obs: “Dessa forma, o panorama da descrença no sistema político só aumenta, pois o povo não tem conhecimento do poder da democracia”- na verdade o povo sabe o que é democracia, porem, perdeu a fé e a credibilidade nas instituições politicas, nos governos e ate nos partidos. Agora, acho que vc quis dizer que o povo não sabe exercer forma plena a sua cidadania ou a democracia deste pais.
obs: o segundo período está muito grande. Dica: faça períodos de no máximo 3 linhas.
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C1- 160 ( alguns desvios gramaticais, sobretudo, de virgula e registro de oralidade).
C2- 180 (abordou bem a parte de descrença politica e pouco sobre sistema politico)- aqui é avaliado o padrão dissertativo-argumentativo e o tema.
C3- 160 (boas ideias, e vc tem bons repertórios socioculturais, porem, vc poderia relacionar e argumentar melhor em defesa de seu ponto de vista)
C4- 180 ( a falta de algumas pausas e períodos longos prejudica a leitura e fluidez do texto)- Fiz essa análise na parte de DESENVOLVIMENTO
C5- 200
NOTA- 880
A dizimação da cultura indígena
DaviMCutrim
Nota 01 – 160 – demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita. Nota 02 – 180 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos. obs: A tese não está muito clara. Ademais, é importante vc nãoLeia mais
Nota 01 – 160 – demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
See lessNota 02 – 180 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
obs: A tese não está muito clara. Ademais, é importante vc não confundir tese com encaminhamento argumentativo. O ultimo período da introdução é um encaminhamento de texto. Já o segundo período é a sua tese, certo? Então a sua tese é que o tema é um desafio. Acho que ficaria mais claro se vc dissesse que é um problema.
Eu te sugeria fazer assim:
“Tal realidade se evidencia no Brasil, por conta da dizimação da cultura indígena, visto que é um PROBLEMA causado tanto pela presença da tecnologia quanto pelos conflitos territoriais nas áreas aborígenes . Logo, cabe analisar as causas, consequências e possível solução.”
Nota 03 – 160– A argumentação é consistente e revela bom e domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Essas características mostram que o texto está estruturado de maneira a deixar claro o ponto de vista do autor, disposto em apresentação da tese, argumentos e conclusão.
obs: No D1, tome cuidado para não passar a ideia de que a tecnologia é algo ruim. Na verdade, acho que vc não quis dizer isso, mas que o abandono das práticas antigas e tradicionais em detrimento do uso excessivo de aparatos tecnológicos pode fazer com que haja um abandono das raízes culturais.
o D2 faltou vc utilizar um dado para dar robustez ao seu argumento.
Nota 04 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 05 – 200 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA: 900
TEMA: Desafios para inclusão de idosos no ensino superior
thainadutral
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. NOTA: 120 Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo NOTA: 180 Competência IILeia mais
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. NOTA: 120
See lessCompetência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo NOTA: 180
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista NOTA: 120
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação NOTA: 60
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural NOTA: 120
TOTAL: 600