Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
camilaburity
Problema da INTRODUÇÃO 1: no primeiro período, a escolha das palavras ficou meio confuso, colocaria assim “como também, DEVIDO as causas econômicas, políticas e religiosas”. E outro ponto desse primeiro período, quem está à procura de novos lugares? Ficou muito esquisito, causas econômicas, politicaLeia mais
Problema da INTRODUÇÃO 1: no primeiro período, a escolha das palavras ficou meio confuso, colocaria assim “como também, DEVIDO as causas econômicas, políticas e religiosas”. E outro ponto desse primeiro período, quem está à procura de novos lugares? Ficou muito esquisito, causas econômicas, politicas e religiosas de que época?? Lembrem-se de SEMPRE colocar as informações no início, “Desde a década de noventa” deveria ter sido posto no primeiro período (seu texto ficou meio confuso)
Dica: Sempre após a conclusão de um período, ponha um conectivo, por exemplo: “Ademais, esses foram os principais fatores sucedidos…”
Problema INTRODUÇÃO 2: Suas teses não ficaram claras, ficou algo muito solto, eu particularmente deduzi que durante o seu texto você irá falar sobre “causas econômicas, políticas e religiosas”. Lembre-se que o corretor vai corrigir o seu texto em menos de 5 minutos, portanto, você precisa ser clara e objetiva. Além do mais, sua introdução ficou muito curta e sem muita informação.
Problema D1: No primeiro período, eu vi ausência de conectivos, ficou um período extremamente informativo, lembre-se que o texto precisa ser dissertativo, isto é, você precisa opinar de forma indireta.
Problema 2, D1: Nesse parágrafo, você não acrescentou muito, apenas jogou informações soltas, você precisa explicar, opinar. Se você citou a vinda da família real, você precisa dizer que influencia teve/tem nos dias atuais, lembre-se sempre de lincar. Fora que você não fechou o parágrafo.
Nesse segundo parágrafo você resolveu falar sobre a instabilidade social no Brasil, entretanto, essa não é a sua tese, se você pretende discutir sobre isso, ponha na introdução!! Eu não sei se o corretor iria levar em conta esse parágrafo, visto que ele não tem conexão com a introdução, entretanto, caso não penalizasse, eu achei até agora (não li a conclusão) o seu melhor parágrafo, você dissertou digamos assim. Mas as informações ainda estão um pouco jogadas.
Dica: LEMBRE-SE DOS TÓPICOS FRASAIS.
Ponto negativo da conclusão: Ficou muito longo a abertura da conclusão.
Problema da conclusão: Você falou (QUEM) vai resolver e o QUE SERÁ feito, entretanto, não disse COMO e nem a FINALIDADE.
C1: 160
See lessC2: 80-120
C3: 80-120
C4: 120
C5: 80
nota: 520-600
Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
camilaburity
Oie, serei direta (não estou sendo grossa), e outra sou estudante também. “Mesmo após a construção do colegio carioca” informação desnecessária, não colocaria, ficou encheção de linguiça. Problema 1: Suas teses não ficaram claras, na realidade eu vi apenas uma problemática que seria o fato das escolLeia mais
Oie, serei direta (não estou sendo grossa), e outra sou estudante também.
“Mesmo após a construção do colegio carioca” informação desnecessária, não colocaria, ficou encheção de linguiça.
Problema 1: Suas teses não ficaram claras, na realidade eu vi apenas uma problemática que seria o fato das escolas não apresentarem intérpretes. Lembre, ou seu texto será “causa e consequência” ou você precisará apresentar dois problemas, e eles DEVEM ser citados na introdução, seja direta, deixe tudo o mais claro possível.
Sobre o D1: Não agregou em nada, você não colocou nenhuma informação útil, não sei se você tentou usar o site “biolibras” como forma de repertório, porém não seria considerado, pois ele não acrescenta NADA no parágrafo, você poderia muito bem dizer que o intérprete funciona como ponte e tals, sem mencionar o site. O D1 ficou desorganizado também, você deveria ter usado o último período no início, poderia até citar a constituição e tals, ficaria muito melhor.
D2: vi agora que você citou a declaração universal, mas você falou no d1, ficou bem bagunçado as ideias. O dado ficou solto, lembre de completar.
*o ideal são 7 linhas (introdução e conclusao) 8 linhas (desenvolvimentos) usufrua. Entretanto, lembre que é uma redação discursiva argumentativa, você precisa argumentar, pôr sua opinião de forma imparcial, apresentar dados ou agregar valor ao seu texto através de livros, séries, alusões histórias, ou citar filósofos e sociólogos. Dá uma lida no modelo de redação mil.
Conclusão: Bom, a sua conclusão aparentemente cumpriu tudo direitinho, mas o seu texto de modo geral ficou fraquinho, mas tenho crtz que você consegue melhorar, tem muito tempo pela frente.
C1: 120 (gramática)
See lessC2: 80 (repertório)
C3: 120 (conectivos)
C4: 80 (Organização do texto, de modo geral)
C5: 160-200 (conclusao)
A democratização do acesso ao cinema no Brail.
ALESSANDRA20
VAMOS LÁ, SEU TEXTO É BOM, NO ENTANTO ELE DEIXA MUITO A DESEJAR EM ALGUNS PONTOS, COMO: CI: ATENTE-SE A METRICA DO TEXTO, BEM COMO A GRAMATICA. CII: LEMBRE-SE, A ARGUMENTAÇÃO DEVE SER CONSISTENTE, A PARTIR DE UM REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL PRODUTIVO CIII: DEFESA DE UM PONTO DE VISTA. BUSQUE FORMULAR MELeia mais
VAMOS LÁ, SEU TEXTO É BOM, NO ENTANTO ELE DEIXA MUITO A DESEJAR EM ALGUNS PONTOS, COMO:
See lessCI: ATENTE-SE A METRICA DO TEXTO, BEM COMO A GRAMATICA.
CII: LEMBRE-SE, A ARGUMENTAÇÃO DEVE SER CONSISTENTE, A PARTIR DE UM REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL PRODUTIVO
CIII: DEFESA DE UM PONTO DE VISTA. BUSQUE FORMULAR MELHOR SUAS TESES NA INTRODUÇÃO PARA QUE ASSIM POSSA ARGUMENTAR BEM EM AMBOS OS DESENVOLVIMENTOS.
CIV: NÃO APRESENTA DIVERSIDADE EM RECURSOS COESIVOS. SEU DOMINIO PARA CONTRUÇÃO DE UMA BOA ARGUMENTAÇÃO É POUCO, NOVAMENTE, ORGANIZE SUAS TESES E DIRECIONE SEU TEXTO A PARTI DELAS.
CV: SUA PROSPOSTA É UM POUCO VAGA, BUSQUE DIVERSIFICA-LA E DETALHA-LA
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. ENEM 2020 (corrigem com nota pfv eu tô anciões)
ALESSANDRA20
BLZZ, vamos lá, a princípio sua redação possui muito potencial, no entanto suas ideias ficaram desorganizadas, você colocou muito repertório e não argumentou de forma muito coerente e associando ao tema. Diga para sua INTRO: Busque enxergar como a "sinopse" do seu texto, apresente suas ideias de carLeia mais
BLZZ, vamos lá, a princípio sua redação possui muito potencial, no entanto suas ideias ficaram desorganizadas, você colocou muito repertório e não argumentou de forma muito coerente e associando ao tema.
See lessDiga para sua INTRO: Busque enxergar como a “sinopse” do seu texto, apresente suas ideias de cara, de forma clara e breve, pois, por meio do tópico frasal você irá desenvolve-las no D1 E D2.
Com relação aos Desenvolvimentos busque escrever e argumentar sempre, e sempre mesmo as teses que você apresentou na INTRO.
VAMOS LAAA, INTERVENÇÃO: lembre-se sempre, quem vai fazer? o que será feito? como será feito? e para que, ou seja a finalidade da sua proposta, recorde-se também do detalhamento.
DICA: OBESERVE O USO DOS CONECTIVOS, BEM COMO A ORGANIZAÇÃO DO TEXTO, PRINCIPALMENTE A RELAÇÃO ENTRE OS PERÍODOS. DICA IMPORTANTE EM RELAÇÃO AO ENEM: EVITE O USO DO “TAL” E O INEP NÃO CONSIDERA PRODUTIVO O TERMO “CONSIENTIZAR” COMO SOLÇÃO PARA SEU PROBLEMA. DESSA FORMA, BUSQUE APRIMORAR SUA INTERVENÇÃO!!
BONS ESTUDOSSS
CI: 160
CII:140
CIII:140
CIV:120
CV:80
Analfabetismo no Brasil
camilaburity
Introdução: Interessante o que você citou e souber lincar, entretanto, não achei as teses claras. D1: Ficou bom. D2: informativo, você simplesmente jogou um informaçao e nao acrescentou sua opinião, não disse NADA. Portanto, você perderia pontos devido a isso. Fora que ficou mt curto. Conclusao: ficLeia mais
Introdução: Interessante o que você citou e souber lincar, entretanto, não achei as teses claras.
See lessD1: Ficou bom.
D2: informativo, você simplesmente jogou um informaçao e nao acrescentou sua opinião, não disse NADA. Portanto, você perderia pontos devido a isso. Fora que ficou mt curto.
Conclusao: ficou incompleta.
Voce disse o “quem”
Voce disse “como” (modo)
Voce disse a finalidade (nao ficou mt boa, mas eu entendi)
Faltou o detalhamento, e o “o que”
Dica: use “a fim de” (finalidade) e “por meio de”(modo) ficará mais fácil do corretor ver que você cumpriu com todos os quesitos.
C1: 200 (nao vi erros gramaticais)
C2: 160 (bom uso de repertório, entretanto no 2º parágrafo o texto ficou informativo…)
C3: 160 (pouco uso de conectivos)
C4: 120-160 (texto informativo… mal organizado, desenvolvimento curto…)
C5: 120 (faltou o que seria feito e o detalhamento)
O estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira.
camilaburity
Introducao: Bom, fico informativo, e nao dissertativo. As teses não estão claras, na verdade nem estão evidentes. Dica: Nao use dados assim, logo de cara na introdução. D1: ficou muito curto, busque iniciar os parágrafos com conectivos. Não acrescentou nada, você só colocou um dado e finalizou o parLeia mais
Introducao: Bom, fico informativo, e nao dissertativo. As teses não estão claras, na verdade nem estão evidentes.
See lessDica: Nao use dados assim, logo de cara na introdução.
D1: ficou muito curto, busque iniciar os parágrafos com conectivos. Não acrescentou nada, você só colocou um dado e finalizou o parágrafo, novamente informativo…
D2: você falou sobre o preconceito… Entretanto, na sua introdução voce nem menciona… Fora a coloquialidade do texto. PARÁGRAFO MUITO CURTO novamente.
Conclusao: Enorme… Enquanto você fez os desenvolvimentos minúsculos, a conclusão está gigante… Você tá arrumando soluções para problemas que nao foram mencionados.
Um ponto positivo foi que você fez uma retomada ao que ja tinha sido dito.
C1: 160-200 (nao vi erros gramaticais)
C2: 80-120 (uso de repertório fraco e o seu texto foi informativo e nao dissertativo…)
C3: 120 (pouco uso de conectivos)
C4: 80-120 (texto nada organizado)
C5: 80-120 (soluções para problemas que nem fora mencionados…) nao sei como o corretor iria pensar…
Nota: 560-680
estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
camilaburity
Caramba, eu gostei falando de modo geral. A introdução ficou perfeita, as teses claras. O D1 ficou muito extenso, e devido a isso você acabou não desenvolvendo muito o D2. Como a menina falou aí, houve tb alguns erros gramaticais. Em relação a conclusão, te dou um dica de sempre usar “por meio de” “Leia mais
Caramba, eu gostei falando de modo geral.
See lessA introdução ficou perfeita, as teses claras. O D1 ficou muito extenso, e devido a isso você acabou não desenvolvendo muito o D2. Como a menina falou aí, houve tb alguns erros gramaticais.
Em relação a conclusão, te dou um dica de sempre usar “por meio de” “a fim de”, pois facilita do corretor achar se os 5 elementos estão presentes. Creio eu que o meio da tua redação seja os professores, mas ficaria mais visível se tu tivesse colocado “por meio de professores”… além disso, houve alguns erros gramaticais -a fim de- é separado. E como a menina disse, é importante você resolver os dois problemas, pq fica sem sentido você apontar dois problemas e apenas uma solução, exceto se a solução acabar servindo para ambos os problemas, não sei se o corretor irá enxergar essa tua conclusão como solução para os dois problemas, por parte pode até ser, mas é melhor nao apostar na sorte, portanto, na próxima vez poe duas soluçoes (nao é necessário desenvolver as duas, apenas uma). Mas enfim, cumpre os 5 quesitos.
C1: 160
C2: 200
C3: 200
C4:160-200
C5:160-200
Nota: 880-960
Se você puder dá uma olhada na minha tb, ficarei grata❤️
evasão escolar
GuilhermeDoc
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa devido ás adversidades = devido as adversidades 140 ---------------------------- Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites esLeia mais
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
devido ás adversidades = devido as adversidades
140
—————————-
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
>100
dissertativo-argumentativo
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
“poucos possuem acesso ao ensino superior”
-Por que nao possuem acesso?
“adversidades encontradas”
-quais adversidades?
“surgem cada vez mais exigências para exercer os mais diversos cargos”
-Quais exigencias?
>120
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
>120
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
– Lembre-se de responder a essas perguntas “quem, o que, modo, efeito e detalhamento” para fazer a conclusão. Dessa forma, na primeira intervenção “Assim sendo, o Ministério da Educação, deve realizar uma parceria com o Ministério da Economia, para com o auxílio de economistas, adaptar as matérias escolares de cada região, de forma a adequar estas para melhor atender as exigências do mercado” não há o efeito e nem o modo. De que forma isso vai mudar as coisas e de que modo a adaptação sera feita?
Alem disso, no “Além do mais, deve expandir projetos como os que realizam a doação de materiais escolares para famílias carentes, assim proporcionando a educação e reduzindo a evasão escolar.” a mesma situação ocorre.
>100
140+100+120+120+100= 580
— Oi Teddy, há alguns pontos para melhorar na sua redação. Minha dica é voce treinar com modelos ja prontos e ir adaptando-os conforme a necessidade. Pesquisa no youtube que tem bastante la!
See lessOs impasses éticos e morais do uso da inteligência artificial
GuilhermeDoc
"O filme Lucy, trás a tona.." -O filme Lucy trás a tona... "juntamente com ele o desenvolvimento" - juntamente com ele, o desenvolvimento "para inserção de avanços tecnológicos é preciso materiais" -para inserção de avanços tecnológicos, é preciso materiais Introdução: "O filme Lucy, trás a tona a iLeia mais
“O filme Lucy, trás a tona..”
-O filme Lucy trás a tona…
“juntamente com ele o desenvolvimento”
– juntamente com ele, o desenvolvimento
“para inserção de avanços tecnológicos é preciso materiais”
-para inserção de avanços tecnológicos, é preciso materiais
Introdução:
“O filme Lucy, trás a tona a inferioridade humana perante seres de inteligência artificial e isso é observado de forma abrangente no Brasil, pois há diversos impasses éticos e morais do uso da mesma na nação.”
-Jheniffer, quais são os impasses éticos e morais que éobservado no Brasil?
“Conseguinte da incapacidade de convivência pela falta de organização racional e emocional humana, além da despreparação de recursos para recebimento de uma I.A.”
– Sua tese parece estar incompleta. Veja, voce usou “Conseguinte…” como introdução da frase, “alem de” como conectivo entre as oraçoes mas não deu uma conclusão. Não deu um “ou seja, esses fatos fazem com que…”
Desenvolvimento:
“é importante ressaltar que a raça humana não possui relações afetuosas ou racionais nem com sua própria espécie, tornando-o incapaz de receber seres de oposta formação à sua.”
-De onde você tirou esse argumento? Houve uma pesquisa sobre isso? uma noticia? Se nao, descarte, esse argumento é invalido.
“a mesma pode ser capaz de desenvolver sua própria inteligência e agir por seus próprios instintos, como a personagem Ester da novela As Aventuras de Poliana”
-Você ta basendo seu argumento numa suposição. ela pode se desenvolver, assim como pode nao fazer nada. Seja mais clara nos argumentos.
“Sendo assim, são necessárias ações para reversão da situação e também para o avanço tecnológico no país.”
-essa é uma frase que ficaria muito boa se estivesse na introdução. No momento em que ela esta, da sentido de que todo o parágrafo é a sua introdução.
“o comportamento humano sofre alterações desde a pré-história”
-Que tipo de alterações?
“Continuante, o comportamento humano sofre alterações desde a pré-história e juntamente com ele o desenvolvimento de tecnologias para sua própria sobrevivência. Tendo isso em vista, é perceptível que o Brasil não possui recursos suficientes para um bom investimento em tecnologias avançadas, principalmente pela sua escassez de recursos obrigatórios, como o saneamento básico.”
-Por que o Brasil não possui recursos? e o que o saneamento basico tem a ver com o uso da inteligencia artificial?
“Todavia, para inserção de avanços tecnológicos é preciso materiais para a construção e também produtos para reparação de alguma falha no novo projeto”
-A proposta de intervenção deve ser inserida apenas no ultimo paragrafo do texto.
Conclusão:
“Por fim, para solucionar facilmente as falhas citadas, é prescindível que o governo estadual e municipal se unam e distribuam palestras sobre as relações psicológicas da humanidade e cursos de inteligência emocional nas escolas públicas, além de enfatizar nas redes sociais mudança no comportamento humanitário para assim ser possível a criação de uma nova raça em meio aos humanos. Direcionando-se também para a solução de recursos necessários no Brasil, por meio de investimento dos impostos concedidos pela população, equilibrando e solucionando os impasses citados.”
-Jheniffer, atente às 4 regras para uma boa contrução da proposta de intervenção: O que deve ser feito? Quem deve fazer? Como deve ser feito? Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações?
–Jheniffer, foque em entender sobre o tema. “Os impasses éticos e morais do uso da inteligência artificial” não é sobre a possível a criação de uma nova raça em meio aos humanos, e sim sobre o uso IA como um computador que se autodesenvolve para o uso humano.
Foque, tambem, no planejamento do texto em sí. Por exemplo, na introdução, Contextualize e dê a Tese, que deve problematizar o contexto dado. No desenvolvimento, disserte sobre o que faz com que a sua tese seja válida. Por fim, na conclusão, você deve SOLUCIONAR o problema, com soluçoes que realmente afete o que foi debatido nos paragrafos anteriores.
COMPETÊNCIA 1
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 140
COMPETÊNCIA 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 100
COMPETÊNCIA 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 100
COMPETÊNCIA 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160
COMPETÊNCIA 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 120
NOTA:620
See lessgravidez na adolescência
Chernoboy
intro: ❌ não trouxe repertório pra contextualizar melhor; ✅ mas contextualizou com as proprias palavras; ❌ só fez um periodo, é bom no mínimo dois; ❌ faltou conectivos; ❌ não tem tese D1: ✅ argumentou bem; ❌ não comprovou seu raciocinio; ❌ não colocou conectivos no segundo; periodo.
intro:
See less❌ não trouxe repertório pra contextualizar melhor;
✅ mas contextualizou com as proprias palavras;
❌ só fez um periodo, é bom no mínimo dois;
❌ faltou conectivos;
❌ não tem tese
D1:
✅ argumentou bem;
❌ não comprovou seu raciocinio;
❌ não colocou conectivos no segundo; periodo.