Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
“Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”
Barbara Klaus
Oi Bia, tudo bem? vou corrigir sua redação por parágrafos, ok? 1-Nos dias de hoje a maioria da população mundial tem acesso à internet. A evolução de tal ferramenta possibilitou uma facilidade e ganho de tempo e recursos no dia-a-dia, porém junto com tantas coisas boas, veio a repentina exposição doLeia mais
Oi Bia, tudo bem? vou corrigir sua redação por parágrafos, ok?
See less1-Nos dias de hoje a maioria da população mundial tem acesso à internet. A evolução de tal ferramenta possibilitou uma facilidade e ganho de tempo e recursos no dia-a-dia, porém junto com tantas coisas boas, veio a repentina exposição dos usuários das redes, o que gerou durante muito tempo críticas sobre a pouca privacidade que a internet oferece.
* Você deve evitar termos genéricos como “Nos dias de hoje”, “atualmente” “hoje em dia”, pois eles generalizam um fato que não necessariamente seja verdade. Além disso, é sempre bom incluir um repertório na sua introdução, pode ser uma citação, um argumento de alguma autoridade no assunto, uma contextualização histórica, etc…
2-A tecnologia atualmente, rompe a logística altruísta, já que prioriza o lucro gerado pela manipulação do usuário. Na atual sociedade não se é aprendido a questionar tais assuntos, e atitudes, como é o caso da internet e de suas manipulações, muitas vezes despercebidas por quem a usa. Nesses meios tão vastos, é mostrado para seus usuários aquilo que é conveniente ao capitalismo por exemplo propagandas de empresas, produtos, etc. manipulando as pessoas e levando-as a adquirir tais produtos. Tal situação contraria a filosofia de Kant que diz que a pessoa deve ser um fim para si mesmo e não um meio para alcançar seus interesses.
*Você precisa utilizar de conectivos para iniciar sua argumentação, caso contrário o texto falta na coesão e na coerência, os parágrafos ficam “soltos”, sabe? Notei alguns erros de acentuação também, principalmente no uso de virgulas. Novamente, apesar do uso da referência de autoridade, não é bom se utilizar de termos genéricos como “atualmente”. Além disso, você precisa justificar o uso dessa citação, explicar por qual motivo ela se encaixa no contexto do problema que você apresentou na redação.
3-Ademais, atualmente os jovens, por mais que vivam em um mundo em que a internet seja dominante em suas vidas, não se é aprendido sobre tal manipulação e muito menos o que é certo e errado nesse quesito da internet, e sem saber discernir corretamente quais informações pode ser publicada nas redes, ou se seu dispositivo é realmente seguro.
*Aqui nesse parágrafos existem alguns erros de concordância, você pode reescrever a frase dessa forma ” Ademais, embora os jovens vivam em um mundo em que a internet tornou-se dominante, eles não aprendem sobre a manipulação que ocorre nesse meio digital”. É apenas um exemplo, mas já é possível notar a melhora. Você não precisa de uma linguagem extremamente rebuscada para escrever a redação do enem, mas é fundamental manter a concordância. Também notei que você apenas apresentou um fato, não argumentou sobre ele, esse parágrafo ficou bem vago.
4-Torna-se evidente a necessidade de intervenção a começar pela escola, que deve ensinar as crianças e os jovens sobre a manipulação que se pode fazer através de seus dados, além disso deve conscientizar as demais pessoas, através de palestras, por meio da própria internet, etc.
*Sua proposta de intervenção está muito vazia. Você precisa indicar mais de um agente de solução, como vão atenuar o problema e de quê forma, detalhando a sua justificativa.*
Dificuldade do acesso dos jovens ao mercado de trabalho
Barbara Klaus
Olá, estarei corrigindo sua redação por parágrafos. 1-A juventude é considerado um processo de suma importância no desenvolvimento do conhecimento humano. Acredita-se que a cada 10 jovens brasileiros, 9 fazem parte de um trabalho informal. A dificuldade de inserção destes ao mercado de trabalho formLeia mais
Olá, estarei corrigindo sua redação por parágrafos.
See less1-A juventude é considerado um processo de suma importância no desenvolvimento do conhecimento humano. Acredita-se que a cada 10 jovens brasileiros, 9 fazem parte de um trabalho informal. A dificuldade de inserção destes ao mercado de trabalho formal, deve-se à falta de experiência e qualificação do mesmo. Convêm analisarmos algumas causas decorrentes dessa problemática.
*Notei alguns errinhos de concordância. Você pode substituir “fazem parte de um trabalho informal” por “estão inseridos em algum meio de trabalho informal”. Além disso “do mesmo” não é um termo ideal para ser utilizado em um texto dissertativo. Outro erro que notei foi o uso de terceira pessoa em “analisarmos”, é só substituir por “analisar”.
2-Dessarte, percebe-se que a precarização educacional é um fator de extrema relação nestes dados. Tal fato, ocorre pela mínima influência familiar e do governo na educação. A DUDH – Declaração Universal dos Direitos Humanos – oferece repúdio à todo e qualquer sistema de trabalho infantil, uma vez que a necessidade e a falta de oportunidades leva-os a migrar do meio estudantil ao meio de trabalho informal imaturamente.
3-Dessa maneira, esta deficiência na educação os impossibilita de integrar neste ambiente. Outrossim, as altas taxas de desemprego que alcançam cerca de 13 milhões de brasileiros também atuam acerca dessas pessoas. Segundo o pensador Immanuel Kant, “o homem é aquilo que a educação faz dele”, transcorrendo ao nosso contexto, estes seres que abandonam a base educacional muito cedo não desenvolvem capacidades para serem inseridos no mercado de trabalho.
* Aqui percebo que você não utilizou o conectivo ideal, ao meu ver. Dessarte é para se referir a algo que ja foi mencionado, usualmente não se usa no inicio de parágrafos. Além do mais, não encontrei muita ligação entre a sua citação e a problemática que você dissertou, especificamente no quesito aos déficits educacionais que você citou. É preciso detalhar tudo que você escreve. Apesar disso, gostei muito da referência!
O correto seria substituir “esta” por “essa”, já que você já teria citado a ideia.
4-Em resumo, cabe ao sindicatos de trabalhadores juntamente com prefeituras municipais, promover uma melhoria na condição do serviço social do proletariado, por meio de greves e manifestações. A fim de que haja uma comoção geral de empresas e órgãos estatais, para que com investimentos gerados pela verba excedente governamental, financiem a entrada destes sujeitos à cargos empresariais e à área estudantil, respectivamente.
*Apesar de não discordar do seu posicionamento, acredito que a sugestão de greves não seja adequada para utilizar em uma redação para o Enem. Ademais, não consegui relacionar como verbas excedentes podem atenuar a problemática. Novamente, faltou detalhamento. *
A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO
Barbara Klaus
Oi, tudo bem? Estarei fazendo a correção por parágrafos. 1-Em 1904, a cidade do Rio de Janeiro passa por um surto de doenças, dentre elas a peste bubônica e a varíola diante do caos o governo vigente decreta vacinação obrigatória. Contudo, a população sem nenhum tipo de conhecimento foi as ruas protLeia mais
Oi, tudo bem? Estarei fazendo a correção por parágrafos.
See less1-Em 1904, a cidade do Rio de Janeiro passa por um surto de doenças, dentre elas a peste bubônica e a varíola diante do caos o governo vigente decreta vacinação obrigatória. Contudo, a população sem nenhum tipo de conhecimento foi as ruas protestar contra o que ficou conhecido, como “Revolta da vacina”. No Brasil, problemas com relação a vacinação ainda se fazem persistentes por conta da falta de informação e notícias falsas lançadas pelo grupo anti-vacina.
*Notei alguns erros de concordância, como o uso inadequado do tempo verbal. O correto seria “passou”. Além disso, notei o uso indevido de virgulas. Falta um pouco de detalhamento na sua introdução .*
2-Em primeira análise, destaca-se a falta de informação sobre a importância da vacinação. Ao contrário do que muitos pensam as vacinas são substâncias que visam aumentar o nosso sistema imunológico, por meio da introdução de um antígeno enfraquecido ou inativo para que o corpo produza anticorpos e células de memória no organismo, afim de combater uma possível infecção.
Segundo dados do Ministério da Saúde a vacinação de crianças de até 1 ano está em queda no Brasil. Infelizmente , é visível que o acesso à informação não está bem distribuída principalmente em bairros pobres o que leva à morte de adultos idosos e crianças.
* Gostei da ideia em geral do parágrafo. Parabéns pelo uso correto do conectivo. Apesar disso, você precisa complementar a sua base de dados, é sempre bom. Que pesquisa foi essa? Quando e onde foi realizada? Qual a relação disso com a falta de informação? Novamente notei o uso incorreto e a ausência de virgulas. *
3-Em segundo plano temos as fake News que circulam em favorecimento do grupo anti-vacina, comunidade esta que até então se baseia em pesquisas falsas como ,por exemplo, que a vacinação pode aumentar os casos de autismo no país ,o que claramente não tem nenhuma comprovação médica. Como diz Platão “O importante não é viver, mas viver bem”, o filósofo traz em sua citação a importância da qualidade de vida que deveria ultrapassar a própria existência .Diante disso , é inadmissível que grupos de anti-vacina estejam ganhando força no país afetando o bem-estar e a vida.
* Não é ideal utilizar primeira pessoa. Substitua “temos” por “tem-se”. Novamente, você possui idéias boas, mas falta detalhamento. Melhore a ligação da citação de Platão com a temática do seu texto. *
4-Portanto, a importância da vacinação está ligada à preservação da vida de toda uma população. A mídia como propulsora de informação deve criar debates tanto nas redes sociais quanto na TV aberta ,por meio de programas ,entrevistas, depoimentos afim de ajudar o Ministério da Saúde a combater o grupo anti-vacina em prol do bem-estar de todos. Só assim, esse problema sairia desse percurso continuo.
* Você precisa diversificar seu vocabulário. O termo “vacinação” está muito repetitivo. Falta detalhamento, principalmente em relação á função do Ministério da Saúde. Além disso, você citou a problemática da distribuição desigual e do acesso das vacinas no teu primeiro argumento, e não citou nenhuma possível solução para esse problema na P.I*
desafio do saneamento básico no Brasil
Barbara Klaus
Oi Laura, tudo bem? Vou corrigir seu texto por parágrafos, ok? 1-Desde os tempos passados, grande parte da população brasileira vive em condições precárias. Mostrando vários conflitos que deveriam tocar as pessoas como um todo. Um deles é a falta de saneamento básico, que é um problema não só por moLeia mais
Oi Laura, tudo bem? Vou corrigir seu texto por parágrafos, ok?
See less1-Desde os tempos passados, grande parte da população brasileira vive em condições precárias. Mostrando vários conflitos que deveriam tocar as pessoas como um todo. Um deles é a falta de saneamento básico, que é um problema não só por mostrar um ponto a desigualdade social, como também por ser uma ameaça à saúde pública.
* A sua introdução está muito vaga, muito superficial, é sempre bom você fugir do generalismo e utilizar algo mais concreto, como uma referência histórica ou da literatura. Além disso, encontrei o uso de gerúndios, falta de concordância e a repetição de palavras, o que não é adequado.
2-Antes de tudo, é necessário saber que o Brasil é um dos países com maior índice desigual do mundo. Tendo conhecimento da pirâmide social, é compreendido que existem pessoas com capacidade de solucionar os problemas dos menos favorecidos, porem não o fazem. Segundo Martin Luther King ” a injustiça num lugar qualquer, é uma ameaça a justiça em todo lugar” nesse sentido pode se relacionar a desigualdade, sendo um problema que resolvido, traz um bem a todos.
* Notei o uso correto do conectivo, parabéns. Sua argumentação também possui erros de concordância. Você pode reescrever o primeiro período simplesmente alterando algumas palavras. Ex: “Antes de tudo, é necessário saber que o Brasil é um dos países com maiores índices de desigualdades no mundo.”
Além disso, você mantém generalizações ao não exemplificar como poderia haver essa equidade por parte das pessoas privilegiadas. É sempre bom falar mais da pessoa que você está citando. Quem foi Martin Luther King? O que ele fez? Onde nasceu? É muito válido complementar a citação para aumentar sua validação.
3-Ademais, é notório que a questão de saúde pública é algo que afeta grande parte da população. Com base nas pesquisas brasileiras, 35 milhões de pessoas não tem acesso à agua tratada e 100 milhões sem coleta de esgoto, é inegável o quão séria essa situação é. A revolta da vacina nos mostra isso, como exemplo de que viver nessa situação precária, sem rede esgoto e a falta de saneamento em geral, afeta a saúde das pessoas, trazendo na grande maioria, doenças desconhecidas como resultado.
* Novamente, generalizações e superficialidade. Que pesquisas são essas? Quem fez? Quando? Quais as consequências disso para a saúde coletiva em aspectos reais e práticos?. Além disso, não achei válida a referência á revolta da vacina da forma que você exemplificou, novamente, é necessário sempre especificar. Notei também o uso incorreto e a falta de acentuações.
4-É certa a necessidade de solução para este problema, em suma de tornar-se um país menos desigual, o Ministério da saúde e o Ministério público, junto com todos os representantes governamentais devem olhar com um lado mais empático para a situação. Criando um amplo projeto que combata a falta de saneamento nos lugares, em especial as periferias. Isso pode ser feito por meio do tratamento da água e da rede de esgoto. Desse modo espera-se uma condição melhor de vida e uma sociedade menos desigual.
*Gostaria de novamente ressaltar a superficialidade. De quê maneira o MS e o MP podem efetivar esse projeto? Como isso vai ajudar no combate á problemática?*
Os transgênicos no Brasil e a problematização do acesso a informação
Barbara Klaus
Oi Keilane, tudo bem? Vou corrigir sua redação por parágrafos, ok? 1- Os alimentos transgênicos surgiram por volta da década de 1970, criados através da Engenheira Genética, com o intuito de combater a fome mundial. No entanto, esse recurso chegou no Brasil apenas em 1998. * Eu não consegui identifiLeia mais
Oi Keilane, tudo bem? Vou corrigir sua redação por parágrafos, ok?
See less1- Os alimentos transgênicos surgiram por volta da década de 1970, criados através da Engenheira Genética, com o intuito de combater a fome mundial. No entanto, esse recurso chegou no Brasil apenas em 1998.
* Eu não consegui identificar muito bem qual é a problemática que você quer identificar, apesar de você introduzir com fatos históricos. Acredito que o uso daquela conjunção “no entanto” é desnecessário.
2-Nosso país atualmente é um grande produtor de soja transgênica, do qual além de ser leguminosa, utiliza-se na produção de óleo refinado, bebidas e lacticínios. Entretanto, pelo fato de ter sua estrutura modificada pode agregar aos consumidoras problemas de Saúde,como alergias, além de prejudicar o meio ambiente causando erosões no solo e uma maior taxa de desmatamento para novas plantações.
Na população há uma falta de informação sobre tal assunto, o que leva as pessoas a não saberem quais as verdadeiras origens desses organismo geneticamente modificado.
*Você precisa colocar dados reais de fontes confiáveis na sua redação, caso contrário ela fica baseada apenas em achismos, o que não agrega muito valor. Além disso, não está correto o uso de “do qual além de ser leguminosa”. Você poderia escrever melhor esse período, da seguinte forma, por exemplo:
“O Brasil é um grande produtor de soja transgênica, leguminosa utilizada na produção de óleo refinado, bebidas e lacticínios.”
Essas simples alterações já tornam o período mais agradável. Note também o uso inadequado da virgula, e além disso, não é indicado usar termos genéricos como “atualmente” e nem o uso da primeira pessoa, ou seja, o termo “Nosso” está incorreto. Você deve ser impessoal e usar apenas a 3 pessoa.
3-Entretanto, pelo fato de ter sua estrutura modificada pode agregar aos consumidoras problemas de Saúde,como alergias, além de prejudicar o meio ambiente causando erosões no solo e uma maior taxa de desmatamento para novas plantações.
* novamente, você precisa enriquecer a sua redação, seja com dados ou conhecimento amplo de mundo, como citar documentários, obras, ativistas, enfim… Aqui você utiliza apenas do senso comum. Uma outra dica é, ao invés de citar vagamente diversos problemas causados pelo amplo cultivo de soja, é muito mais válido escolher dois ou três pontos e aprofundar-se neles.
4-Na população há uma falta de informação sobre tal assunto, o que leva as pessoas a não saberem quais as verdadeiras origens desses organismo geneticamente modificado.
* Uso de senso comum novamente. *
5- Diante disso, a CTNbio- Comissão Técnica Nacional de Biossegurança deve criar uma campanha explicando tudo sobre a transgenia presente na alimentação dos brasileiros, nas embalagens necessita de mais informações, criação de aplicativos ou sites onde podermos acessar aos esclarecimentos e explicação sobre essa produção, anúncios pelos meios de comunicação, assim as pessoas ficaram mais tranquilas e informadas.
* A sua P.I tem inúmeras falhas, como erros de concordância e a falta de aprofundamento. Você deixa as propostas muito vagas e superficiais, além de não citar mais de um agente e a forma que as soluções podem ser aplicadas para atenuar a problemática. Sugiro que se aprofunde mais no estudo da redação modelo Enem. Boa sorte!
Tema: O preconceito linguístico e seus efeitos em discussão no Brasil.
pedrogarcia123
Fala, Leo, tranquilo? Vamos lá, Há poucas coisas em sua redação que eu notei que, a meu ver, poderia ser fator de desconto dependendo do corretor. Começando pela vírgula, creio que no início esse trecho " a Constituição Federal, garante..." tenha sido apenas um erro de digitação em comparação com teLeia mais
Fala, Leo, tranquilo?
See lessVamos lá,
Há poucas coisas em sua redação que eu notei que, a meu ver, poderia ser fator de desconto dependendo do corretor. Começando pela vírgula, creio que no início esse trecho ” a Constituição Federal, garante…” tenha sido apenas um erro de digitação em comparação com texto, porém, noto em seu texto outros erros relacionados à virgula, Exemplificando só mais um para que não haja outros a posteriori este: “ao se expressar falando ou escrevendo fora da norma padrão da Língua Portugues”. uma vez que a oração é subordinada e não está na sua posição correta, isto é, após o S+V+O, tende a estar isolada por vígula a fim de manter a correção gramatical. Creio que você já saiba disso, porém é um reforço.
Outro ponto, é relacionado aos seus desenvolvimentos, uma vez que após o seu tópico frasal vem uma conjunção conclusiva que, na minha opinião, faz perder um pouco a fluidez do texto haja vista que a conclusão dá um sentido semântico de término de ideia e o D1 não tem esse sentido, fechou?
Ademais, não consegui notar outra incorreções que sejam prejudiciais à nota.
Outra dica é no término do parágrafo terminar com uma frase reflexiva, por exemplo, ” Dessa forma, se o preconceito linguístico continuar como regra, a liberdade de expressão, na prática, será exceção”. lembrando que isso é apenas uma ideia, haha.
C1: 160 pelas vírgulas que são cruéis para a coesão e principalmente a de introdução que já começa com o mais recorrente de todos que é a separação do sujeito e verbo.
C2: 200, impecável a estrutura dissertativo-argumentativo.
C3: 160, uma vez que comparações tão explícitas como essa: “Logo, não se espera que uma pessoa escreva em suas redes sociais com o mesmo vocabulário que Pero Vaz de Caminha usou na sua “Carta”, mesmo, ambos usando a Língua Portuguesa” faz com que o texto perca um pouco a formalidade exigida.
C4: 160, por conta das duas conjunções após os TF que faz, a meu ver, ficar desconexos.
C5: 200, belíssima proposta de intervenção.
uma obs na conclusão, faça uma breve retomada no início, pois demonstrará planejamento por exemplo ” Portanto, é mister que o preconceito linguístico seja atenuado” ou blá blá blá kkkk, entende?
Para finalizar tente reler de novo a redação a fim de encontrar todos os erros não só gramaticais, como semânticos, por exemplo “a importância do estudo gramatical, rompendo a visão de que a gramática é apenas algo inerte e aplicando seu uso no cotidiano do aluno.” demonstrar a importância do estudo gramatical, rompendo com a visão da gramática? confesso que fiquei bem confuso, porém, em sua proposta de intervenção, são encontrados os 5 elementos.
NOTA: 880.
O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO BRASIL
Barbara Klaus
Desde quando a inclusão de um vocabulário culto faz com que o texto perca sua coerência? Em que pontos isso aconteceu? Sugiro que, caso não consiga fazer a correta interpretação dos termos, melhore seu conhecimento. Além disso, não existem mais que dois agentes na P.I, que contem as consequências daLeia mais
Desde quando a inclusão de um vocabulário culto faz com que o texto perca sua coerência? Em que pontos isso aconteceu? Sugiro que, caso não consiga fazer a correta interpretação dos termos, melhore seu conhecimento. Além disso, não existem mais que dois agentes na P.I, que contem as consequências das medidas sugeridas. Sua correção é muito leviana.
See lessA IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL BRASILEIRO
pedrogarcia123
Gislaine! Irada a sua redação. Sugiro que, pelo tema ser referente ao patrimônio histório brasileiro, a introdução seria mais interessante ao citar a nossa CF e o direito à cultura no artigo 215 que diz sobre o acesso à cultura. Mas continua excelente a contextualização. Ademais, vale salientar queLeia mais
Gislaine! Irada a sua redação. Sugiro que, pelo tema ser referente ao patrimônio histório brasileiro, a introdução seria mais interessante ao citar a nossa CF e o direito à cultura no artigo 215 que diz sobre o acesso à cultura. Mas continua excelente a contextualização. Ademais, vale salientar que as vírgulas estão, em sua maioria, colocadas entre o famoso SVO, SUJEITO, VERBO E COMPLEMENTO, o que pode trazer grande perda de nota na C1.
See lessOutra ponto, Gi, é a proposta de intervenção que está faltando o detalhamento,nota que quando você fala “deve inserir a discussão sobre o tema” fica a pergunta, como, de qual modo, como será possível realizar essa discussão e onde? compreende?
Mas em si, o texto está lindo
c1 160
c2 200
c3 160. atente-se aos uso de aspas em citação direta!!!
c4 180, note que a conjunção do início do D2 é conclusiva, então deveria ser uma conjunção que introduz outra ideia e não um fechamento que é o papel da conclusão, compreende?
c5: 160, por faltar um aspecto só dos elementos: o detalhamento.
Dessa forma, sua nota é: 860.
TEMA: O papel do jovem nas modificações políticas na sociedade brasileira
pedrogarcia123
Muitíssimo obrigado! Então, preciso reler mais vezes a fim de notar esses erros gramaticais. Caracas, no decorrer da redação não veio o Eca para eu contextualizar. vou anotar para as futuras redações. muito obrigado pela correção. Estamos juntos, Ângela! Irei revisar as aulas de vírgulas rsrs. <3Leia mais
Muitíssimo obrigado! Então, preciso reler mais vezes a fim de notar esses erros gramaticais. Caracas, no decorrer da redação não veio o Eca para eu contextualizar. vou anotar para as futuras redações. muito obrigado pela correção. Estamos juntos, Ângela! Irei revisar as aulas de vírgulas rsrs. <3 <3 <3
See lessCaminhos para a redução de transmissões de HIV no Brasil
pedrogarcia123
Leonardo, tudo bem? Vamos lá, A sua redação compreende o tipo dissertativo-argumentativo e isso já é um passo grande. Porém, hão de se combater alguns erros principalmente gramaticais e semântico, Atente-se às palavras repetidas, logo na segunda linha de forma quase paralela há uma repetição da palaLeia mais
Leonardo, tudo bem?
See lessVamos lá,
A sua redação compreende o tipo dissertativo-argumentativo e isso já é um passo grande. Porém, hão de se combater alguns erros principalmente gramaticais e semântico,
Atente-se às palavras repetidas, logo na segunda linha de forma quase paralela há uma repetição da palavra “todos” o que pode acabar sendo prejudicial à sua redação. Outrossim, são os pronomes em sua redação que estão colocado de forma indevida e em excesso. Lembre-se de que o pronome “mesmo(a)” não pode ser usado como uma retomada de palavra dita antes. Tente buscar algum artigo em que fale a respeito de coesão entre pronomes, beleza? Outra coisa, não sei se você notou, mas sua introdução está bem grande e isso pode prejudicar a argumentação, uma vez que terá menos linhas para colocar as suas ideias. Outrossim, em seu encaminhamento argumentativo, você coloca três coisas: (1) prevenção e (2)conscientização para pessoas de todas as idades, além da (3)falta de investimentos adequados. Nesse sentido, em um texto dissertativo quando se evidencia 3 argumentos, há de se ter três parágrafos a fim de haver um aprofundamento de cada um, a dica é: atente-se a, apenas, dois argumentos.
+1 obs: leia o seu primeiro desenvolvimento, nele contém uma mini proposta de intervenção o que pode prejudicar no planejamento de texto.
c1: 120 uma vez que há muito erro relacionado ao pronome “mesmo” e a crase na primeira linha.
c2: 160, a sua estrutura é boa, você conseguiu demonstrar um conhecimento do texto dissertativo-argumentativo.
c3:100, Leo, em seus argumento há uma má-estruturação que deixa o texto pouco fluido e desconexo.
c4: 200, apesar de haver erro dos pronomes, vale a pontuação máxima pelos conectivos. obs os pronomes tirei na c1.
c5:80, Léo, a sua conclusão não atende aos 5 elementos exigidos. cade o agente? o detalhamento, o modo ou meio de realização? você evidencia apenas a ação e a finalidade.
reduz na introdução e organiza melhor a sua conclusão.
Espero ter ajudado, abraços e bons estudos.
NOTA: 660.