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NAO É ENEM, PRECISO DE CORREÇÕES URGENTES (CORRIJO TODOS DE VOLTA) – Formacao de Cidadaos atraves da Educacao
ANGELMUSIC
Critérios avaliativos 1 – Demonstrar domínio da norma culta. • você possui Boa argumentação, nesse critério vc demonstrou bom domínio 2 – compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertatiLeia mais
Critérios avaliativos
1 – Demonstrar domínio da norma culta.
• você possui Boa argumentação, nesse critério vc demonstrou bom domínio
2 – compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
• Apreentou bom domínio, usou repertório (os).
3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
• Não ouve fuga do tema, os argumentos possui ligação com o repertório, bom domínio.
4 – Demonstrar reconhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
• Possui conectivos, todavia, Seria necessário utilizar mais conectivos de interligação entre os parágrafos para que assim as ideias não fiquem soltas entre os parágrafos.
5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos
• Desenvolvida corretamente. So uma dica, procura usar mais conectivos de conclusão, isso ajuda bastante na competência 5.
Feedback geral:
Atenção sempre ao uso da coesão textual
Cuidado com o tamanho dos parágrafos
Procure usar sempre conectivos, quanto mais usado mais sua chance de aumentar sua nota nas competências.
Nota : 880
Espero ter te ajudado. Bons estudos :D
See lessNÃO É PARA ENEM, PRECISO DE CORREÇÕES E OBSERVAÇÕES (CORRIJO TODOS DE VOLTA) – A Relação do Homem e a Natureza
ANGELMUSIC
Olá, Irei deixar a minha correção mediante os critérios avaliativos. Introdução: •Possui Boa argumentação, todavia, ficou um pouco extensa. Seria interessante vc deixar a introdução com mais ou menos 7 à 8 linhas. • Seria interessante você colocar também um repertório relacionado a relação do homemLeia mais
Olá, Irei deixar a minha correção mediante os critérios avaliativos.
Introdução:
•Possui Boa argumentação, todavia, ficou um pouco extensa. Seria interessante vc deixar a introdução com mais ou menos 7 à 8 linhas.
• Seria interessante você colocar também um repertório relacionado a relação do homem com a natureza na introdução, para chamar a atenção do leitor,
Desenvolvimento 1
• Possui bons argumentos
•Possui repertório
Atenção: Cuidado para não deixar as frases um pouco compridas sem o uso da vírgula, para não deixar a leitura confusa e cansativa.
Desenvolvimento 2
• Possui bom argumento
• Possui repertório
Conclusão
• Possui repertório
Atenção: Faltou um pouco mais de detalhamento, em relação a ação que deve ser feito para superar os “Desafios atuais”. Quais mudanças? Somente o ser humano será capaz de realizar essa superação, ou necessita de auxílio (por exemplo: do governo ) ?
Faltou somente esses detalhamentos para sua conclusão ficar excelente
Obs geral: Procure usar mais conectivos de interligação entre os parágrafos, isso ajuda bastante nas DISPOSIÇÕES dos argumentos, fazendo com que os mesmos não fiquem soltos “avulsos”.
Feedback geral
Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Comwptencia 5: 180
Nota final : 900
Continue praticando, espero ter te ajudado !
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ANGELMUSIC
Boa tarde. Primeiramente Parabéns pela redação ficou muito bem estruturada, vamos lá para a coração mais detalhada. Logo no início você Apresentou um repertório cultural, isso conta muitos pontos na competência 4. • possui repertório cultural • conectivos diversificados • argumentação objetiva • nãoLeia mais
Boa tarde.
Primeiramente Parabéns pela redação ficou muito bem estruturada, vamos lá para a coração mais detalhada.
Logo no início você Apresentou um repertório cultural, isso conta muitos pontos na competência 4.
• possui repertório cultural
• conectivos diversificados
• argumentação objetiva
• não houve fuga do tema
• apresentou a tese de maneira objetiva e concreta
• possui a presença de todos os agentes conclusivos.
• emprego das vírgulas, em pouco pontos ouve falha.
• presença de conectivos interparagrafais
• articulação do repertório em relação ao tema abordado foi feito com clareza e objetividade.
Pontos por competência:
C1: 180
C2: 160
C3:200
C4: 200
C5:200
Observação geral:
A comeptencia 2 da redação do Enem se refere a “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.
> Dentro do exposto eu te aconselho há sempre aplicar vários repertório socioculturais de maneira que se articule ao tema proposto, isso vai te ajudar muito na competência 2.
Espero de alguma forma ter ajudado. Obrigada
See lessA IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DA MULHER NO ESPORTE
Thamirysbds
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;) INTRODUÇÃO -- Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente.Leia mais
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;)
INTRODUÇÃO —
Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente. Entretanto, percebi 3 erros quanto à gramática:
-> Ausência de vírgula: “No filme “Mulan”[,] a personagem…” a preposição “no” pede a vírgula
-> Vírgula desnecessária: “…bem como[,] a carência…” a vírgula em “bem como” você só coloca antes do termo
-> Uso do ‘mesmo’: “gera a desvalorização do mesmo.” o termo ‘mesmo’ é adjetivo de igualdade, jamais o use para retomar palavras/termos anteriores, pois é gramaticalmente errado.
Tenho 2 observações:
-> Você repetiu “personagem”
-> Adjunto adnominal deslocado com 3/+ palavras você coloca entre vírgulas: “no exército[,] disfarçada de homem[,] para substituir…” deixa o texto e a leitura mais organizada.
D1 —
É fato que um parágrafo pequeno, principalmente os de argumentação, não dá pra você defender sua ideia com “unhas e dentes”. Por outro lado, um parágrafo enorme, cansa o leitor e dá a impressão que você está “enchendo linguiça”, em outras palavras, tá enrolando. Então, é sempre bom um parágrafo de tamanho mediano, cuja fundamentação seja a maior parte.
Não há muito o que falar sobre a estrtura, está correta, só está vazia. Você discorreu de forma enxuta sobre o assunto, tão enxuta que eu não consegui ligar a invisibilidade (dito na introdução) com o problema salarial (dito no presente parágrafo). Em uma argumentação mais elaborada, eu tenho certeza que você teria atingido seu objetivo, mas, infelizmente, não foi o caso.
Outro problema foi seu tópico frasal. Acredito que você saiba que o tópico é o “coração” do parágrafo, se você trouxer um tópico falando que 1+1 = 3, vai ter que discorrer e provar isso durante todo o seu parágrafo, trazendo fatos de outras áreas (C2) e, lógico, sua opinião (C3). Seguindo, você começou falando que a mídia não cobre os jogos femininos, porém, na hora de defender isso você acabou trazendo outro assunto, a falta de investimento salarial. Discrepância nítida. Ambos os assuntos têm a ver com a invisibilidade da mulher no esporte, mas faltou fundamentação, ou seja, conexões. Como fazer tais conexões? Simples, basta argumentar mais, defender seu ponto e sua opinião, mostrar ao corretor o que passa na sua cabeça, é isso que o Enem (ou a FGV) vai pedir de você.
Erros:
-> Adjunto adverbial deslocado: “midiática não cobre[,] em horários nobres[,] jogos femininos”
-> Concordância: “entre [a] seleção masculina e [a] feminina”
-> Concordância: “que é refletid[a] em várias áreas” o que é refletida? ‘a diferença de investimento’
D2 —
Aqui cabe tudo que eu falei sobre o D1
Seu tópico, o modo como você escreveu, está sem sentido. ‘Outrossim’ significa “igualmente”, esse “é” logo após não é necessário, ficou parecendo que você queria falar alguma coisa, mas desistiu no meio da frase e encerrou ela logo.
Cadê a tese? Foi ótima a citação de Freud, mas onde que eu leio a parte que você coloca seu ponto de vista? Seu maior problema é a quase ausência de opinião, procure trabalhar mais esse aspecto para poder subir a C3.
Erros:
-Vírgula: “e, por isso, são mais”, no meio da frase, você isola os termos conclusivos
-Uso do ‘mesmo’
CONCLUSÃO —
Completa.
Observação:
-> Coloca ‘atravessar’ no lugar de ‘através’ e veja se faz algum sentido, porque é isso que a palavra significa. O Enem releva tal erro, mas o correto seria “por meio/intermédio de”.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 880
Bons estudos!
See less“O problema da obesidade de do sobrepeso no Brasil” ENEM
ANGELMUSIC
Boa tarde. correção: introdução APRESENTOU CONECTIVOS UTILIZOU REPERTÓRIO APRESENTOU A TESE POSSUI COERÊNCIA Desenvolviemento 1 APRESENTOU REPERTÓRIO DESENVOLVEU EM COERNECIA AO TEMA Obs: Senti fallta de mais conectivos nesse parágrafo. Os paragrafos do desenvolvimento necessitam de uma conectivo quLeia mais
Boa tarde.
correção:
introdução
APRESENTOU CONECTIVOS
UTILIZOU REPERTÓRIO
APRESENTOU A TESE
POSSUI COERÊNCIA
Desenvolviemento 1
APRESENTOU REPERTÓRIO
DESENVOLVEU EM COERNECIA AO TEMA
Obs: Senti fallta de mais conectivos nesse parágrafo. Os paragrafos do desenvolvimento necessitam de uma conectivo que lhe introdutuza, por exemplo, EM PRIMEIRA INSTÃNCIA, EM PRIMEIRO LUGAR…. Cuidado !
importante ***
COESÃO TEXTUAL- COMPETÊNCIA 4
A coesão textual é um mecanismo linguístico que articula as
informações de um texto, relacionando sentenças com o que veio antes e com
o que virá depois, no propósito comunicativo de, conjuntamente, tecer o texto.
Desenvolviemento 2
APRESENTOU REPERTÓRIO
CONECTIVO INTRODUTORIO – PRESENTE
ARGUMENTO COERENTE
DEFENDEU O PONTO DE VISTA DE FORMA OBJETIVA
Conclusão
Presença de todos os agentes conclusivos
TÓPICO PARAGRAFAL
Conectivos
Conclusão paragrafal – ok
OBS: CONCLUSÃO ”Quem sabe assim”….. Troque por conectivos que se articule a competência 4. Por exemplo, EM SUMA, DESSE MODO, DESSA FORMA…..
Os conectivos têm um grande peso na estrutura de uma redação. Procure sempre diversificar seus elementos conectores, te ajudará muito na estrutura argumentativa da mesma.
CORREÇÃO POR COMPETENCIA :
C1: 180 – mostra um bom dominio da lingua formal
C2: 200
C3: 200
C4: 160 – Utilize mais conectivos, principalmente os interparagrafais.
C5: 200
NOTA FINAL: 940
Essa é apenas uma nota representativa
BOA SORTE !
See lessTEMA: O SUICÍDIO ENTRE OS JOVENS BRASILEIROS
Nildaline Rocha
Olá -Comentários iniciais- "No livro “Bird Box”, é retrato(1) um mundo caótico(2)dominado por criaturas obscuras. Ao longo da trama é revelado que os humanos são afetados mentalmente e(3) logo após o contato com esses seres, executam o suicídio. Fora da ficção, essa realidade não é distinta, visto qLeia mais
Olá
-Comentários iniciais-
“No livro “Bird Box”, é retrato(1) um mundo caótico(2)dominado por criaturas obscuras. Ao longo da trama é revelado que os humanos são afetados mentalmente e(3) logo após o contato com esses seres, executam o suicídio. Fora da ficção, essa realidade não é distinta, visto que as criaturas são análogas aos transtornos psíquicos e em como a sociedade se posiciona diante dessa problemática.(4)* Contudo, discutir sobre os transtornos mentais e os perigos para os jovens ainda é considerado “tabu” em uma sociedade marcadamente preconceituosa e em um Estado descrente que não propaga ações suficientes para evitar consequências desastrosas(5)*.”
1- retratado
2- coloque uma vírgula
3- coloque uma vírgula depois do “e”
4*- parabéns! Problematização impecável, juntamente com um repertório de uso produtivo
5*- sua tese é notadamente diferente daquelas que estou acostumada a fazer (e corrigir). No entanto, isso não significa que a sua maneira de deixar clara sua opinião ao leitor esteja errada. Pelo contrário, foi muito bem construída.
Exceto por esses erros de português, sua introdução está completa:
Apresenta repertório sociocultural legitimado, pertinente ao tema e produtivo;
Problematização;
Tese.
Desenvolvimento 1
“Primeiramente, é necessário analisar que os casos de suicídio são mais recorrentes entre jovens. De acordo com a Falcso (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais), jovens de 16 a 19 anos são os mais comuns a cometer suicídio, responsáveis por 3% dos casos,(1) e(2) as redes de comunicação exercem uma influência, visto que um padrão de vida “perfeito” é criado e propagado para toda uma comunidade, uma sociedade cega pela ideia de vida “perfeita”, excluindo qualquer indivíduo que não se encaixa nesse padrão utópico. Assim, os jovens ou até a família brasileira não é encorajada a abordar sobre essa temática.”
1- retire a vírgula
2- coloque uma vírgula
Ótima argumentação. Consistente e bem elaborada.
No entanto, o repertório sociocultural utilizado, embora legítimo e pertinente, não é de uso produtivo.
Desenvolvimento 2
Boa argumentação.
Bom uso do repertório.
Proposta de intervenção
See lessAgente ok
Ação ok
Meio / modo ok
Detalhamento ok
Finalidade ok
Notas
C1- 160
C2-180
C3- 160
C4- 200
C5- 200
🔥 COMO PREVENIR QUEIMADAS NO BRASIL
ANGELMUSIC
Boa noite Vamos lá. De início é possível observar que você sabe argumentar bem sobre a tipologia textual (Dissertativo argumentativo). Pontos positivos: Diversidade de conectivos Argumentação coesa Não houve fuga do tema Apresentou repertórios e os contextualizou Períodos desenvolvidos de forma corrLeia mais
Boa noite
Vamos lá.
De início é possível observar que você sabe argumentar bem sobre a tipologia textual (Dissertativo argumentativo).
Pontos positivos:
Diversidade de conectivos
Argumentação coesa
Não houve fuga do tema
Apresentou repertórios e os contextualizou
Períodos desenvolvidos de forma correta
Presença de tópicos frasais
Conclusão desenvolvida
………
CORREÇÃO POR COMPETÊNCIA:
C1: 180
Pouquíssimos desvios relacionados as virgulas
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 180
OLHA, NA CONCLUSÃO PROCURE SEMPRE DESENVOLVER SOMENTE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO,SE VC OPTAR POR MAIS DE UMA, ATENÇÃO A TODOS OS AGENTES CONCLUSIVOS. Isso pode acarretar perdas de pontos na competência. CUIDADO!
**** DICAS ****
1) Desenvolva sempre um texto coeso
2) Cuidado com os desvios de virgulas
3) Diversifique SEMPRE o uso dos repertórios sócio-culturais.
4) Nunca fuja do tema abordado.
5) Cuidado com os “FIOS SOLTOS DE IDEIAS”.
6) Pratique bastante
Bom é isso,espero ter ajudado.
See lessSUCESSO =)
Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. SE POSSÍVEL ME DEEM NOTA!!
ANGELMUSIC
Boa noite Julia, Vamos lá. Olha,de inicio pude observar que você domina bem a tipologia textual,isso não é uma tarefa fácil. Você apresentou dados, que sustentaram o seu ponto de vista. Conectivos variados. Argumentação coesa Não houve fuga do tema...... CORREÇÃO POR COMPETÊNCIA Competência 1: 140 ALeia mais
Boa noite Julia,
Vamos lá.
Olha,de inicio pude observar que você domina bem a tipologia textual,isso não é uma tarefa fácil.
Você apresentou dados, que sustentaram o seu ponto de vista.
Conectivos variados.
Argumentação coesa
Não houve fuga do tema……
CORREÇÃO POR COMPETÊNCIA
Competência 1: 140
Apresentou alguns erros relacionados ao uso das virgulas no decorrer do texto
Competência 2: 160
Presença de pessoas escritas na 1 pessoa do singular. Cuidado isso não pode acontecer.
Competência 3: 200
Competência 4: 140
Contém a presença de variáveis conectivos , todavia os períodos estão longos. Como por exemplo no desenvolvimento 1,são 8 linhas sem ponto final. Atente-se a isso,pois erros assim faz com que você perca pontos nessa competência e consequentemente nas demais.
Competência 5: 160
Ausência de um dos agentes conclusivos (MEIO/ MODO) —-Por meio do que a ação será realizada.
OUTRA COISA: “em dias úteis,….” Ficou um pouco vaga. Dependendo do corretor o mesmo pode não entender de fato o que isso significa,por isso para evitar perdas de pontos procure usar ,por exemplo, “em lugares acessíveis Á POPULAÇÃO,COMO POR EXEMPLO: ESCOLAS, PRAÇAS PÚBLICAS…..”
*** DICAS ****
1) PROCURE SEMPRE INOVAR SEU REPERTÓRIO
2) CUIDADO COM OS ERROS DE VIRGULAS
3) JAMAIS USE 1 PESSOA EM UMA REDAÇÃO, COLOQUE O SUJEITO SEMPRE NO INDEFINIDO.
4) USE LINGUAGEM COESA
5) ATENTE-SE AS PALAVRAS CHAVES DO TEMA
¨6) CONTINUE PRATICANDO
Bom é isso, espero ter te ajudado.
See lessBJSS, BOA NOITE
SUCESSO !!!
O Desafio na formação de professores no Brasil
Nildaline Rocha
Olá -Comentários iniciais- Introdução "Na animação indicada ao Óscar em 2019, “Klaus”, é retratada uma personagem professora que deixou a sua vocação para ser comerciante devido às dificuldades que ela enfrentou para exercer a sua(1)profissão. Assim como no filme, a carreira da docência no Brasil veLeia mais
Olá
-Comentários iniciais-
Introdução
“Na animação indicada ao Óscar em 2019, “Klaus”, é retratada uma personagem professora que deixou a sua vocação para ser comerciante devido às dificuldades que ela enfrentou para exercer a sua(1)profissão. Assim como no filme, a carreira da docência no Brasil vem passando por desafios ao longo dos anos, e (2)muitos deles envolvem a formação dos próprios docentes. Dentre esses impasses, é pertinente analisar acerca da baixa procura pela carreira, a qual está relacionada com o mau(3) investimento na graduação desses profissionais.”
1-retire o “sua”
2- vírgula depois do “e”
3- substitua “mau ” por “baixos”
Sua introdução está completa:
Apresenta repertório sociocultural legitimado, pertinente ao tema e produtivo;
Problematização;
Tese explícita.
Desenvolvimento 1
“É importante pontuar, de início, o pouco interesse entre os jovens pela profissão docente;(1)isso acontece devido aos desafios que o trabalho exige, e(2)que apesar de sua importância, não é remunerada(3) como deveria. Esta realidade é relatada pela humorista Criss Paiva, a qual trabalhou por dez anos na educação infantil,(4)e escolheu abrir mão da profissão devido à grande sobrecarga exigida. Assim, a disputa baixa pode acarretar na baixa qualidade dos profissionais que a escolhem e também da formação que eles recebem.”
1- retire o ponto e vírgula e coloque um ponto final
2- vírgula após o ” e”
3- remunerado
4- retire a vírgula
Ponto forte: tópico frasal
Erros: argumentação pouco consistente e repertório que não é produtivo
Desenvolvimento 2
“Paralelo a isso, a falta de investimentos para a excelência acadêmica dos profissionais está ligada diretamente à baixa valorização e procura da carreira, bem como à qualidade de todo o sistema educacional. Segundo a vice-presidente da fundação Carlos Chagas, Bernadete Gatti, se não cuidarmos dos professores da educação básica, estamos fadados a ter dados educacionais de baixo nível. Dessa forma, entende-se que uma vez que não há investimentos nos docentes, toda a educação do país é prejudicada.”
Mesmos erros do D1:
repertório que não é produtivo e argumentação expositiva.
Quando for argumentar, siga esse passo a passo:
Coloque o problema;
Explique como essa causa se dá no problema;
Relacione o repertório à discussão desenvolvida ao longo do parágrafo.
Proposta de intervenção
See lessAgente:ok
Ação:ok
Meio/ modo: inexistente
Detalhamento: inexistente
Finalidade: inexistente
Notas
C1: 160
C2: 180
C3: 160
C4: 200
C5: 80
Pobreza Menstrual no Brasil
ANGELMUSIC
Boa noite, Jotaveh. Redação muito bem escrita parabéns. Possui: CONECTIVOS ARGUMENTAÇÃO COESA AO TEMA IDEIAS APRESENTADAS DE FORMA OBJETIVA TÓPICOS FRASAIS DESENVOLVIDOS NÃO HOUVE FUGA DO TEMA CONCLUSÃO DESENVOLVIDA PRESENÇA DE REPERTÓRIOS TESE APRESENTADA _____ Correção por competência _________ CoLeia mais
Boa noite, Jotaveh.
Redação muito bem escrita parabéns.
Possui:
CONECTIVOS
ARGUMENTAÇÃO COESA AO TEMA
IDEIAS APRESENTADAS DE FORMA OBJETIVA
TÓPICOS FRASAIS DESENVOLVIDOS
NÃO HOUVE FUGA DO TEMA
CONCLUSÃO DESENVOLVIDA
PRESENÇA DE REPERTÓRIOS
TESE APRESENTADA
_____ Correção por competência _________
Competência 01: 160– ALGUNS ERROS DE VIRGULA ENCONTRADOS.
Competência 02: 180 —— NÃO HOUVE FUGA DO TEMA. TODAVIA, PROCURE SEMPRE DESENVOLVER UMA ARGUMENTAÇÃO COESA AO TEMA, OU SEJA, QUE EXPLIQUE A SUA TESE APRESENTADA NO INICIO DA REDAÇÃO. Cuidado com o “FIO SOLTO DE IDEIAS”.
Competência 03: 200—- PRESENÇA DE REPERTÓRIO QUE COMPLEMENTAM A ARGUMENTAÇÃO .
Competência 04: 180 —– POSSUI CONECTIVOS. ENTRETANTO, EM ALGUNS PERÍODOS NÃO HOUVE 100% DE COERÊNCIA.
Competência 05: 200 —- DESENVOLVE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COMPLETA COM TODOS OS AGENTES CONCLUSIVOS, RESPEITANDO OS DIREITOS HUMANOS.
_-_-_-_-_ FEEDBACK GERAL _-_-_-_-
*A redação ficou bem desenvolvida
* Você possui uma ótima bagagem argumentativa
* CUIDADO apenas com os erros de virgulas .
* Busque conhecer os sinônimos das palavras já utilizadas, para não repeti-lás.
* Continue praticando que logo chegarás aos 1000 no Enem.
*Sempre ao citar um repertório no paragrafo introdutório ( ou nos demais parágrafos) busque sempre desenvolver o mesmo mais um pouco, afim de não ocorrer que o parágrafo fique incompleto.
Bons estudos !!! Espero ter te ajudado, qualquer dúvida estou a disposição!
See less